Esta é a FLOR PRISCILA passo a passo, uma belíssima criação da artesã LUCIANA DE ASSUNÇÃO que gentilmente nos presenteou com a possibilidade de postar o passo a passo aqui. Uma flor que com certeza vai valorizar seus trabalhos.

 MATERIAIS:

  • Barbante barroco multicolor amarelo – 9368
  • Barbante barroco multicolor Rosa claro – 9284
  • Barbante barroco multicolor Rosa – 9427
  • Barbante barroco multicolor Verde – 9384
01 – Inicie com um anel mágico ou uma argolinha com 6 correntes, faça duas correntes para dar altura de um ponto alto e mais 15 pontos alto totalizando 16 pontos alto.
priscila 01a 01b 01c
02 –  Finalize a volta com ponto baixíssimo.
2

03 – Faça 6 correntes e prenda com ponto baixo no próximo ponto de base pegando apenas um fio, sempre deixando a parte de trás do ponto alto. Veja as imagens…

04 – Faça novamente 6 correntes e prenda com ponto baixo no próximo ponto de base… siga por toda a volta e finalize no inicio desta volta com ponto baixíssimo.

Fica assim o miolinho da flor.

4d

05 – Introduza a agulha de trás para frente e puxe o barbante para a parte de trás da flor, vamos trabalhar as alças para iniciar as pétalas.

06 – Já na parte de trás da flor, prenda com ponto baixo pegando os dois fios do mesmo ponto que foi preso com ponto baixo anteriormente, veja que fica no meio de cada alcinha da primeira volta.

07 – Faça 3 correntes, pule 1 ponto de base e prenda novamente com ponto baixo. Siga assim e no final terá um total de 8 alças. Finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Veja que aproveito para guiar o fio com a agulha de tapeceiro até o miolo da flor, no avesso onde será feito o arremate.

08 – Para iniciar as pétalas da flor priscila, primeiro trabalhei com o barbante barroco multicolor rosa claro, prenda com ponto baixo encima do ponto baixo que divide as alças.

8

09 – Faça duas correntes.

9

10 – Dentro da primeira alça faça 6 pontos alto

10

11 – Faça duas correntes e vire a flor e vamos trabalhar no avesso.

11

12 – Já no lado avesso, enrole o barbante na agulha e inicie o ponto alto

12

13 – Veja que fiz a primeira fase do ponto alto mas não terminei, ficando então com duas alças na agulha, reserve assim e vamos enrolar o barbante na agulha novamente para fazer outro ponto alto…

14 – Novamente faça apenas a primeira fase do ponto alto e antes de terminar deixe-o na agulha. Veja na sequência de imagens que vamos fazer desta forma em todos os pontos ficando então com um total de 6 pontos sem finalizar na agulha.

15 – Com os 6 pontos por finalizar, enrole o barbante na agulha e passe por duas das 6 argolinhas que tem na agulha.

15

15 – Veja que então ficou 5 argolinhas na agulha…

15b

16 – Novamente enrole o barbante na agulha e passe por mais duas argolinhas….

16a

Siga assim até que sobre apenas uma na agulha… sempre passando de duas em duas..

17 – Faça duas correntinhas, vire a flor novamente para o direito.

18 – Prenda com ponto baixo no alto das duas correntes da primeira fase da pétala (veja que é na metade da pétala)

19 – Faça mais duas correntes e prenda novamente com ponto baixo encima do ponto baixo que divide as alças.

20 – Para iniciar a próxima pétala faça duas correntes e repita todos os passos da primeira pétala.

21 – Finalize a pétala com ponto baixíssimo. Alongue um pouco o fio para puxar para a parte de trás, corte o fio e arremate. (caso queira continuar com a mesma cor não corte o fio)

22 – Veja que entre uma pétala e outra tem um ponto baixo que marquei com a agulha. Prenda o barbante rosa (9427) com ponto baixo.

23 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no ponto que divide as duas pétalas seguintes.

Siga até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo.

24 – A segunda camada de pétalas é semelhante a primeira, só aumenta o número de pontos, faça ponto baixo e duas correntes.

24

25 – Dentro da primeira alça faça 7 pontos alto, faça duas correntes e vire a flor para trabalhar na parte de trás,…

26 – Repita os passos da primeira camada de pétalas, só que desta vez vai ficar com 7 pontos alto inacabados na agulha… em seguida finalize dois a dois…

27 – Faça duas correntes, vire a flor novamente e penda com ponto baixo na metade da pétala. Mais duas correntes e prenda entre uma alça e outra.

28 – Repita os passos até completar todas as pétalas e finalize com ponto baixíssimo.

29 – Puxe o barbante para a parte de trás da pétala e vamos trabalhar as alças para formar a base da flor.

30 – Já na parte de trás da flor, prenda com ponto baixo e faça 5 correntes,

31 – Prenda com ponto baixo entre uma pétala e outra… siga fazendo as alças e finalize com ponto baixíssimo no inicio desta volta.

32 – Para fazer a base, prenda com ponto baixo dentro da primeira alça. Faça duas correntes para dar altura de um ponto alto.

33 – Faça mais 4 pontos alto totalizando então 5 pontos alto.

33

34 – Faça duas correntes de espaço e na argola seguinte faça 5 pontos alto…. siga fazendo grupinhos de 5 pontos alto com duas correntes de intervalo, ao final corte o fio e arremate.

35 – Para fazer as folhas da flor priscila, amarre o barbante barroco multicolor  verde (9384) em qualquer um dos intervalos da base. Prenda com ponto baixo.

36 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo, faça 8 correntes e prenda com ponto baixo, novamente 5 correntes e prenda com ponto baixo, tudo dentro do mesmo intervalo. Assim a primeira folha fica pronta.

Para seguir para o próximo intervalo onde será feita a segunda folha, faça 4 correntes…

36c

prenda com ponto baixo e repita os passos da primeira folha.

36d

37 – Repita todos os passos e ao final corte o fio e arremate, sua flor estará pronta! Veja que flor linda!!!

Chegamos ao final desta maravilhosa FLOR PRISCILA passo a passo, Espero que tenham conseguido entender, mas em caso de dúvida envie e-mail para [email protected] que vamos ajudar você!