Flor rasteirinha com seis pétalas | Croche.com.br

Flor rasteirinha com seis pétalas

A flor rasteirinha pode ser confeccionada de várias maneiras dependendo do trabalho que for empregado. Aqui no blog temos outros passo a passo da flor rasteirinha sendo com oito pétalas e também aquela formando as pétalas com biquinhos e miolinho de pontos altos para aplicações. Esta com seis pétalas vamos utilizar em trabalho que estará disponível aqui no blog. Para ver todos os passo a passo de flores que temos aqui no blog navegue na categoria FLORES ou clique AQUI.

MATERIAIS

01 – Inicie com anel mágico (ou 5 correntinhas formando um círculo) faça 13 pontos baixos, feche o anel mágico e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

flor-rasteirinha-com-6-petalas Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (1) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (2) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (3)

02 – Faça 6 correntinhas, pule 1 ponto de base e faça 1 ponto alto.

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (8) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (9)

03 – Faça 3 correntes de espaço e novamente pule 1 ponto de base e faça 1 ponto alto… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira correntinha das 6 que iniciou esta volta.

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (10) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (11) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (12) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (13)

04 – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça 1 ponto baixo dentro do primeiro espaço de 3 correntes, em seguida faça meio ponto alto e 3 pontos altos.

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (14) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (15) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (16)

05 – Faça novamente meio ponto alto e 1 ponto baixo no mesmo espaço finalizando a primeira pétala.

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (17) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (18)

06 – Para iniciar a segunda pétala faça ponto baixo dentro da alça seguinte e repita os passos anteriores, faça por toda a volta completando então 8 pétalas, após fazer o ponto baixo da ultima pétala faça 1 ponto baixíssimo no ponto baixo da primeira pétala. Alongue o fio.

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (19) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (20) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (21) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (22)

07 – Introduza a agulha de trás para frente e puxe o fio para a parte de trás para trabalharmos as alças para a segunda camada de pétalas.

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (23) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (24)

08 – Com o fio já na parte de trás da flor, faça 1 ponto baixo e 4 correntes, prenda com ponto baixo na junção das pétalas seguintes como mostra a segunda imagem abaixo… Faças alças por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo formando então um total de 8 alças com 4 correntes.

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (25) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (26) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (27)

09 – A segunda camada de pétalas é semelhante a primeira, a diferença é que faremos 4 pontos altos e não 3 como na camada anterior. Para iniciar a primeira pétala prenda com ponto baixo, faça meio ponto alto e 4 pontos altos.

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (28) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (29) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (30)

10 – Em seguida faça meio ponto alto e 1 ponto baixo na mesma alça finalizando a primeira pétala.

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (31)

11 – Para a pétala seguinte prenda com ponto baixo e repita os passos anteriores. Após a oitava pétala alongue o fio, introduza a agulha de trás para frente e puxe o fio para a parte de trás.

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (32) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (33) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (34) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (35)

12 – Na parte de trás prenda com ponto baixo e faça 5 correntes em seguida prenda com ponto baixo na junção das pétalas seguinte.

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (36) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (37)

13 – Siga por toda a volta fazendo alças com 5 correntes, finalize com ponto baixíssimo.

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (38) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (39) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (40)

14 – Para fazer a terceira e última camada de pétalas, faça ponto baixo na primeira alça, meio ponto alto e 5 pontos altos.

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (41) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (42) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (43)

15 – Faça meio ponto alto e 1 ponto baixo na mesma alça finalizando a primeira pétala. Para fazer a pétala seguinte faça ponto baixo e repita os passos anteriores… Faça por toda a volta e após fazer a última pétala faça 1 ponto baixíssimo no ponto baixo da primeira pétala desta volta, Alongue e corte o fio para fazer o arremate.

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (44) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (45) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (46) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (47) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (48)

16 – Com a ajuda da agulha de costura guie a sobra de fio até o miolinho da flor e arremate com o fio inicial, com a mesma sobra passe o fio para a parte da frente, passe por uma pérola, volte o fio para a parte de trás e arremate.

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (49) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (50) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (51) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (52) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (53) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (54) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (55) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (56) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (57)

Antes de cortar as sobras esconda um pouco o fio no centro da flor na parte do avesso. Corte as sobras.

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (58) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (59) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (60)

17 – Com o fio verde, amarre-o em uma das junções de duas pétalas, prenda com ponto baixo e faça 5 correntes. Em seguida prenda com ponto baixo na junção das pétalas seguintes, semelhante as alças anteriores. Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo e teremos então 8 alças com 5 correntes para trabalhar a base da flor. Com esta base pode fazer a folha que desejar, vamos fazer uma base diferente para dar sequencia a um trabalho posteriormente…

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (61) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (62) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (63)

18 – Para  a primeira volta faça 1 ponto baixo dentro da primeira alça e duas correntes para dar altura de 1 ponto alto.

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (64)

19 – Agora vamos fazer mais 2 pontos altos deixando a ultima laçada na agulha… Enrole o fio para o ponto alto, passe apenas uma vez e deixe a ultima laçada na agulha.

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (65)

Enrole o fio novamente na agulha para outro ponto alto e passe novamente apenas uma vez ficando então com os 3 pontos sem finalizar na agulha como mostra a primeira imagem abaixo. Em seguida finalize os 3 pontos juntos com ponto baixíssimo.

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (66) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (67)

20 – Faça 5 correntes e vamos fazer outro grupinho de 3 pontos juntos na mesma alça.

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (68)

21 – faça 3 pontos altos sem finalizar a ultima fase do ponto ficando então com os 3 pontos na agulha finalize os 3 juntos com ponto baixíssimo.

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (69) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (70) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (71) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (72)

22 – Faça 5 correntes de espaço para repetir dois grupinhos com 3 pontos altos na segunda alça sempre com 5 correntes de espaço. Faça por toda a volta e finalize a volta com ponto baixíssimo.

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (73) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (74) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (75) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (76)

23 – Para a segunda volta, faça ponto baixíssimo dentro da primeira alça e mais duas correntes para dar altura de 1 ponto alto

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (77) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (78)

24 – Em seguida faça mais 3 pontos altos totalizando 4 pontos altos na mesma alça. Faça 5 correntes de espaço e na alça seguinte faça 4 pontos altos…. siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate e a flor estará pronta!

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (79) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (80) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (81) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (82) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (83)

Esta é a flor pronta, 6 pétalas e uma base com 12 alças prontinha para dar sequencia em um trabalho.

Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (84) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (85) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (86) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (89) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (90) Flor rasteirinha com 6 pétalas passo a passo (91)

Bem, chegamos ao final de mais um passo a passo, em caso de dúvidas escreva para crochetapetes@gmail.com e vamos ajudar você!

31 comentários em “Flor rasteirinha com seis pétalas

    1. Welcome! I’m happy for your visit and I hope you come back more often. Strong embrace of a Brazilian.

  1. fiz a flor muito linda perfeita pra qualquer trabalho, só que no passo a passo fala em pétalas, eu conseguir vê fiz varias vezes só encontrei seis bjo obrigado

  2. Olá, eu consigo fazer essa flor com uma linha um pouco mais fina, como por exemplo a linha utilizada em vagonite?

  3. Olá, estou com dificuldades na hora de finalizar cada passo, o miolo da minha flor não fica retinho, ele fica virado pra cima, e eu não consigo finalizar (por exemplo, finalize com ponto baixissimo em ta lugar), pois quando vou fazer isso fica bem estranho. Você poderia me ajudar? Obrigada desde ja!