Flor rasteirinha premium – Passo a passo

Hoje estou trazendo a adaptação de uma flor que sempre fez muito sucesso aqui no blog. Fiz a FLOR RASTEIRINHA PREMIUM e para alegria de vocês o passo a passo está completinho mostrando como fazer base para continuação de um trabalho.

Para esta flor utilizei os fios Barroco Multicolor Premium da CÍRCULO S.A. Você que já está acostumado com lindas cores do Barroco Multicolor vai se encantar com as cores ainda mais vivas deste maravilhoso fio mercerizado. Barroco Multicolor Premium veio para nunca mais nos abandonar :)

Flor rasteirinha premium blog


Inscreva-se

 MATERIAIS

1 – Inicie com anel mágico, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com mais 15 pontos altos dentro do anel mágico.

Flor rasteirinha premium passo a passo (1) Flor rasteirinha premium passo a passo (2) Flor rasteirinha premium passo a passo (3)

2 – Feche o anel mágico e finalize a volta com ponto baixo.

Flor rasteirinha premium passo a passo (4) Flor rasteirinha premium passo a passo (5)

3 – Faça 6 correntes, volte na segunda corrente contando da agulha para trás e faça ponto baixíssimo pegando apenas 1 dos fios.

Flor rasteirinha premium passo a passo (6) Flor rasteirinha premium passo a passo (7) Flor rasteirinha premium passo a passo (8)

4 – Continue fazendo ponto baixíssimo pegando apenas 1 dos fios… siga até chegar no ponto baixo e faça ponto baixíssimo nele também, veja que apontei com a agulha.

Flor rasteirinha premium passo a passo (9) Flor rasteirinha premium passo a passo (10) Flor rasteirinha premium passo a passo (11) Flor rasteirinha premium passo a passo (12)

5 – Siga com 2 pontos baixos nos próximos pontos de base e em seguida faça novamente 6 correntes.

Flor rasteirinha premium passo a passo (13) Flor rasteirinha premium passo a passo (14) Flor rasteirinha premium passo a passo (15)

6 – Agora só repetir… votar com ponto baixíssimo nas correntes e seguir até o primeiro ponto baixo, fazer 2 pontos baixos nos pontos de base… siga até completar a volta e vou explicar como finalizar a volta.

Flor rasteirinha premium passo a passo (16) Flor rasteirinha premium passo a passo (17) Flor rasteirinha premium passo a passo (18) Flor rasteirinha premium passo a passo (19) Flor rasteirinha premium passo a passo (20)

7 – Chegando no final da volta vai terminar com ponto baixo antes da primeira haste certo?

Flor rasteirinha premium passo a passo (21)

8 – Retire a agulha da laçada e introduza de trás para frente no ponto baixo que fizera para finalizar a volta de pontos altos que forma o miolinho. Lace o fio e passe-o para parte de trás da flor.

Flor rasteirinha premium passo a passo (22) Flor rasteirinha premium passo a passo (23) Flor rasteirinha premium passo a passo (24) Flor rasteirinha premium passo a passo (25)

9 – Já na parte de trás, alongue um pouco o fio e prenda com ponto baixo na mesma direção, ou seja, entre as duas hastes.

Flor rasteirinha premium passo a passo (26)

10 – Faça 3 correntes, pule a haste seguinte e prenda com ponto baixo pegando apenas os fios de trás do miolinho… isso entre as hastes.

Flor rasteirinha premium passo a passo (27) Flor rasteirinha premium passo a passo (28) Flor rasteirinha premium passo a passo (29) Flor rasteirinha premium passo a passo (30) Flor rasteirinha premium passo a passo (31) Flor rasteirinha premium passo a passo (32)

11 – Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo e alongue bem o fio, corte, e com ajuda de uma agulha de costura, conduza o fio até a ponta inicial e amarre bem. Se optar com colocar a pérola esta é a melhor hora!

Flor rasteirinha premium passo a passo (33)

12 – Com o fio na agulha, passe-o para a parte da frente da flor.

Flor rasteirinha premium passo a passo (34) Flor rasteirinha premium passo a passo (35) Flor rasteirinha premium passo a passo (36)

13 – Passe dentro da pérola, passe o fio para a parte de trás pulando o buraquinho do miolo, assim a pérola ficará centralizada.

Flor rasteirinha premium passo a passo (37)

14 – Desta forma os fios estarão novamente cada um de um lado do miolinho… amarre bem, esconda parte do fio e corte as sobras.

Flor rasteirinha premium passo a passo (38) Flor rasteirinha premium passo a passo (39) Flor rasteirinha premium passo a passo (40) Flor rasteirinha premium passo a passo (41) Flor rasteirinha premium passo a passo (42)

15 – Agora vamos trabalhar com o fio 9587 – O lilás! Prenda o fio com ponto baixo no ponto baixo que fica entre duas hastes.

Flor rasteirinha premium passo a passo (43) Flor rasteirinha premium passo a passo (44) Flor rasteirinha premium passo a passo (45) Flor rasteirinha premium passo a passo (46)

16 – Em seguida faça ponto baixo no fio do ponto baixo inicial da haste a frente. Observe na segunda imagem que sobraram 5 fios bem aparente se contar até a pontinha da haste.

Flor rasteirinha premium passo a passo (47) Flor rasteirinha premium passo a passo (48)

17 – Enrole o fio na agulha e faça meio ponto alto no próximo fio. (para fazer meio ponto alto basta enrolar o fio na agulha como se faz ponto alto, buscar o fio e passar dentro das 3 laçadas de uma só vez)

Flor rasteirinha premium passo a passo (49) Flor rasteirinha premium passo a passo (50) Flor rasteirinha premium passo a passo (51)

18 – Faça ponto alto nos próximos 3 fios, ou seja, uma sequência de 3 pontos altos.

Flor rasteirinha premium passo a passo (52)

19 – No último fio vamos fazer 4 pontos altos.

Flor rasteirinha premium passo a passo (53) Flor rasteirinha premium passo a passo (54)

20 – Hora de trabalhar a outra lateral, observe que temos também a mesma quantidade de fios… vamos trabalhar pegando sempre apenas 1… Neste primeiro fio [apontei com a agulha] faça 4 pontos altos.

Flor rasteirinha premium passo a passo (55) Flor rasteirinha premium passo a passo (56)

21 – Continue com uma sequência de 3 pontos altos sendo 1 em cada fio… apontei com a agulha onde termina, assim facilita.

Flor rasteirinha premium passo a passo (57) Flor rasteirinha premium passo a passo (58)

22 – Faça meio ponto alto no próximo fio…

Flor rasteirinha premium passo a passo (59)

23 – Em seguida faça ponto baixo no pé da haste… tem um fiozinho do ponto baixo que fizemos para iniciar a haste… não é o ponto baixo que está entre as hastes ok.

Flor rasteirinha premium passo a passo (60) Flor rasteirinha premium passo a passo (61)

24 – Faça ponto baixíssimo no ponto baixo que está entre as hastes. Assim finalizamos a primeira pétala.

Flor rasteirinha premium passo a passo (62) Flor rasteirinha premium passo a passo (63) Flor rasteirinha premium passo a passo (64) Flor rasteirinha premium passo a passo (66)

25 – Agora é só repetir nas hastes seguintes… veja que mostrei com a agulha de costura onde faremos o ponto baixo, depois faça meio ponto alto… sequência de 3 pontos altos e no último fio faça 4 pontos altos… faça até completar a volta e vou explicar como finalizar.

Flor rasteirinha premium passo a passo (67) Flor rasteirinha premium passo a passo (68) Flor rasteirinha premium passo a passo (69) Flor rasteirinha premium passo a passo (70)

26 – Quando concluir a última pétala logo após o ponto baixo, retire a agulha da laçada. Introduza de trás para frente no primeiro ponto baixo que fizemos para prender o fio lilás e passe-o para a parte de trás.

Flor rasteirinha premium passo a passo (71) Flor rasteirinha premium passo a passo (72) Flor rasteirinha premium passo a passo (73)

27 – Com o fio já na parte de trás faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes que tem na mesma direção da pétala.

Flor rasteirinha premium passo a passo (74) Flor rasteirinha premium passo a passo (75) Flor rasteirinha premium passo a passo (76)

28 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto.

Flor rasteirinha premium passo a passo (77) Flor rasteirinha premium passo a passo (78) Flor rasteirinha premium passo a passo (79)

29 – Prenda com ponto baixíssimo no terceiro fio da haste contando da ponta da pétala em direção ao pé. Observe que apontei com a agulha de crochê onde vou prender.

Flor rasteirinha premium passo a passo (81) Flor rasteirinha premium passo a passo (82) Flor rasteirinha premium passo a passo (83)

30 – Enrole o fio na agulha e faça 2 pontos altos ainda na mesma alça de 3 correntes.

Flor rasteirinha premium passo a passo (84) Flor rasteirinha premium passo a passo (85)

31 – Faça uma corrente de espaço e vamos seguir para a próxima alça.

Flor rasteirinha premium passo a passo (86)

32 – Faremos o mesmo processo, faça 2 pontos altos na segunda alça, prenda com ponto baixíssimo no terceiro fio da haste contando a partir da ponta da pétala… faça novamente 2 pontos altos na alça… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.

Flor rasteirinha premium passo a passo (87) Flor rasteirinha premium passo a passo (88) Flor rasteirinha premium passo a passo (89) Flor rasteirinha premium passo a passo (90) Flor rasteirinha premium passo a passo (91)

33 – Ainda sem cortar o fio… siga com ponto baixíssimo nos pontos altos e faça ponto baixo no próximo espaço de uma corrente… aquela corrente que fizemos para separar um bloquinho e outro entre as pétalas.

Flor rasteirinha premium passo a passo (92) Flor rasteirinha premium passo a passo (93) Flor rasteirinha premium passo a passo (94)

34 – Faça 5 correntes, siga para o próximo espaço de uma corrente e prenda com ponto baixo formando a primeira alça.

Flor rasteirinha premium passo a passo (95) Flor rasteirinha premium passo a passo (96) Flor rasteirinha premium passo a passo (97)

35 – Agora só continuar fazendo 5 correntes e prendendo com ponto baixo no espaço de uma corrente, finalize a volta com ponto baixíssimo no inicio da primeira alça, alongue o fio, corte e arremate.

Flor rasteirinha premium passo a passo (98) Flor rasteirinha premium passo a passo (99) Flor rasteirinha premium passo a passo (100) Flor rasteirinha premium passo a passo (101)

As pétalas ainda não ficam tão organizadas quanto você deseja, mas não se preocupe… elas vão ficar retinhas!

36 – Com o fio Barroco Multicolor Premium cor 9384 faremos a base para as folhas e também as folhinhas.

Flor rasteirinha premium passo a passo (102)

37 – Amarre o fio verde em uma das laças de 5 correntes, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

Flor rasteirinha premium passo a passo (103) Flor rasteirinha premium passo a passo (104) Flor rasteirinha premium passo a passo (105)

38 – Faça mais 2 pontos altos e vamos prender com ponto baixíssimo pegando 2 fios da ponta da pétala… lembra que fizemos 4 pontos altos de cada lado na ponta da pétala? Então, mostrei com a agulha que vamos prender pegando 1 de cada lado.

Flor rasteirinha premium passo a passo (106) Flor rasteirinha premium passo a passo (107) Flor rasteirinha premium passo a passo (108) Flor rasteirinha premium passo a passo (109)

39 – Após o ponto baixíssimo enrole o fio na agulha e faça 3 pontos baixos na mesma alça de 5 correntes.

Flor rasteirinha premium passo a passo (110) Flor rasteirinha premium passo a passo (111)

40 – Faça uma corrente de espaço e vamos seguir para a segunda alça… faça 3 pontos altos, prenda com ponto baixíssimo na ponta da pétala, enrole o fio na agulha e faça 3 pontos altos na alça… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.

Flor rasteirinha premium passo a passo (112) Flor rasteirinha premium passo a passo (113) Flor rasteirinha premium passo a passo (114) Flor rasteirinha premium passo a passo (115) Flor rasteirinha premium passo a passo (116) Flor rasteirinha premium passo a passo (117) Flor rasteirinha premium passo a passo (118) Flor rasteirinha premium passo a passo (119) Flor rasteirinha premium passo a passo (120)

41 – Siga com ponto baixíssimo até o penúltimo ponto alto antes da corrente de espaço. Pule o último ponto alto e faça ponto baixo na corrente… Isso fará nossa folha ficar retinha e não repuxando para um dos lados.

Flor rasteirinha premium passo a passo (121) Flor rasteirinha premium passo a passo (122)

42 – Faça 7 correntes, prenda com ponto baixo no mesmo espaço, faça 10 correntes e prenda ainda no mesmo espaço, novamente 7 correntes e prenda novamente no mesmo espaço.

Flor rasteirinha premium passo a passo (123) Flor rasteirinha premium passo a passo (124) Flor rasteirinha premium passo a passo (125) Flor rasteirinha premium passo a passo (126) Flor rasteirinha premium passo a passo (127) Flor rasteirinha premium passo a passo (128)

43 – Pule o primeiro ponto alto [na verdade ele fica bem escondido debaixo da folha] e siga com ponto baixíssimo até o penúltimo ponto de base… como pulamos o primeiro, teremos 4 pontos baixíssimos, é só conferir, como temos 6 pontos altos no bloquinho vai sobrar o último como apresentado na imagem. Agora só seguir repetindo, fazendo folha nos espaços de uma corrente.

Flor rasteirinha premium passo a passo (129) Flor rasteirinha premium passo a passo (130) Flor rasteirinha premium passo a passo (131)

44 – Chegando no final alongue bem o fio, corte e com ajuda de uma agulha passe o fio de trás para frente no segundo ponto baixíssimo, passe dentro do último ponto baixo que prende a folha e saia com o fio na parte de trás da flor onde fará o arremate.

Flor rasteirinha premium passo a passo (132) Flor rasteirinha premium passo a passo (133) Flor rasteirinha premium passo a passo (134) Flor rasteirinha premium passo a passo (135) Flor rasteirinha premium passo a passo (136) Flor rasteirinha premium passo a passo (137) Flor rasteirinha premium passo a passo (138) Flor rasteirinha premium passo a passo (139)

Veja como fica a flor:

Flor rasteirinha premium passo a passo (140) Flor rasteirinha premium passo a passo (141)

45 – O toque final no miolinho faremos com o fio lilás, introduza a agulha no alto de um dos pontos altos que foma o miolinho… posicione o fio lilás na parte de trás da flor, lace o fio e puxe apenas a laçadinha para a frente da flor.

Flor rasteirinha premium passo a passo (142) Flor rasteirinha premium passo a passo (143) Flor rasteirinha premium passo a passo (144) Flor rasteirinha premium passo a passo (146)

46 – Veja como fica no avesso da flor:

Flor rasteirinha premium passo a passo (145)

47 – Agora só introduzir a agulha no próximo ponto alto, buscar o fio e passar dentro da laçada… siga fazendo em todos os pontos altos até chegar no final da volta. Para finalizar sem aparecer é bem simples!

Flor rasteirinha premium passo a passo (147) Flor rasteirinha premium passo a passo (148) Flor rasteirinha premium passo a passo (149)

48 – Veja na imagem acima que não finalizei onde comecei… parei no último ponto alto de base… alongue bem o fio, corte e coloque na agulha. Passe o fio pegando os 2 primeiros fios da laçada inicial, em seguida passe dentro do último ponto saindo com ele na parte de trás da flor.

Flor rasteirinha premium passo a passo (150) Flor rasteirinha premium passo a passo (151) Flor rasteirinha premium passo a passo (152) Flor rasteirinha premium passo a passo (153) Flor rasteirinha premium passo a passo (154) Flor rasteirinha premium passo a passo (155)

49 – Agora só amarrar bem apertando a partir do segundo nó, esconder parte do fio e cortar as sobras.

Flor rasteirinha premium passo a passo (156) Flor rasteirinha premium passo a passo (157) Flor rasteirinha premium passo a passo (158)

Agora vamos trabalhar a base para continuar um trabalho.

50 – A base lilás tem uma divisão no meio por terem sido feitos 2 pontos altos, ponto baixíssimo na pétala e novamente 2 pontos altos, certo? Introduza a agulha no meio destes pontos e prenda o fio branco [ou o fio que for fazer o restante do trabalho] com ponto baixo. Observe que prendi com ponto baixo na alça que fiz com o fio amarelo.

Flor rasteirinha premium passo a passo (161) Flor rasteirinha premium passo a passo (162)

51 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no meio do bloquinho seguinte.

Flor rasteirinha premium passo a passo (163) Flor rasteirinha premium passo a passo (164) Flor rasteirinha premium passo a passo (165)

52 – Agora só seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo. Pronto! teremos 8 alças prontinhas para iniciar o trabalho.

Flor rasteirinha premium passo a passo (166) Flor rasteirinha premium passo a passo (167)

53 – Como temos 8 alças, para fazer um motivo quadrado basta fazer leque na primeira alça. [O leque é formado por 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos] – faça uma corrente de espaço e na alça seguinte faça bloquinho com 3 pontos altos… Na terceira alça faça leque novamente e siga intercalando até finalizar a volta.

Flor rasteirinha premium passo a passo (168) Flor rasteirinha premium passo a passo (169)

54 – A segunda volta fiz leque dentro de leque, uma corrente de espaço e bloquinho entre os bloquinhos da volta anterior. Fiz apenas duas voltas para você observar, mas a partir daqui é só seguir com o trabalho!

Flor rasteirinha premium passo a passo (170)

Aqui tenho a flor prontinha!

Flor rasteirinha premium passo a passo (171) Flor rasteirinha premium passo a passo (172) Flor rasteirinha premium passo a passo (174)

Flor rasteirinha premium passo a passo (159)

Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham gostado! Eu amei trabalhar com o fio Barroco Multicolor Premium e tenho certeza que vocês vão adorar.

Conte pra mim! Fizeram a flor? :)

Me sigam no Instagram, só buscar por @blogdocroche ou clicar AQUI. Ao compartilhar seu trabalho me marque na postagem pra eu ver!

 

Um forte abraço e tudo de bom sempre!

Samuel Ramos.

6 comentários em “Flor rasteirinha premium – Passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.