Flor roseta passo a passo

A FLOR ROSETA é uma das criações do professor Marcelo Nunes. Com este efeito de rosa dobrada em camadas deixa ela com uma aparência de rosa natural e quando aplicada nos trabalhos agrada em cheio. Vamos ver como é confeccionado a FLOR ROSETA PASSO A PASSO?

Criação: Marcelo Nunes
Execução: www.croche.com.br

roseta

MATERIAIS:

  1. Barbante barroco multicolor mescla rosa nº9427
  2. Barbante barroco multicolor mescla verde nº9384
  3. Agulha para crochê nº 3,0mm
  4. Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
  5. 1 Pérola para o miolinho da flor (opcional)
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (2)
01 – Inicie com um anel mágico (ou uma argolinha de 6 correntes), prenda com ponto baixo e suba com duas correntinhas.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (3) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (4)
02 – Faça mais 15 pontos altos que somados as correntinhas iniciais totalizam 16 pontos alto.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (5)
03 – Feche o anel mágico e prenda com ponto baixíssimo no alto das duas correntinhas iniciais.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (6)
04 – Faça 3 correntes, pule um ponto de base e prenda com ponto baixo, esta volta faremos 8 argolinhas de 3 correntes. Então siga repetindo 3 correntes, pule um ponto de base e prenda com ponto baixo… veja as imagens:
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (7) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (8) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (9)
Veja que sempre vamos pulando um ponto de base…
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (10)
05 – Ao final prenda com ponto baixíssimo na primeira das 3 correntinhas.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (11)
06 – Faça 1 ponto baixo dentro da primeira alça e vamos trabalhar com pontos alto na alça seguinte.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (12) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (13)
07 – Após prender com ponto baixo veja que só enrola o barbante na agulha e segue direto para a próxima argolinha, faça um total de 7 pontos alto.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (14) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (15)
08 – Ao completar os 7 pontos alto, prenda com ponto baixo na argolinha seguinte… siga para a próxima argolinha e novamente faça 7 pontos alto. Siga assim intercalando e ao final teremos um total de 4 pétalas.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (16) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (17) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (18) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (19)

 09 – Finalize a 4ª pétala com ponto baixíssimo no ponto baixo inicial.

 Flor roseta passo a passo - www.croche.com (20) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (21)
10 – Alongue o fio e agora vamos trabalhar uma volta de alças na parte de trás da flor.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (22)
11 – Veja que estou passando a agulha no pé da pétala para prender com ponto baixo.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (23)
Aqui na parte de trás como fica preso.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (24)
12 – Após prender com ponto baixo faça 4 correntes
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (25)
13 – Prenda novamente com ponto baixo no ponto baixo seguinte, aqueles que ficam no pé de cada pétala.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (27)
Aqui pra vocês visualizarem que estou trabalhando na parte de trás da pétala só que pegando o pé dela passando a agulha na parte da frente da flor.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (28)
Finalize com ponto baixíssimo na primeira correntinha e termos um total de 8 alças com 4 correntes cada.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (29)
A frende da flor fica assim:
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (30)
14 – Agora vamos trabalhar a segunda carreira de pétalas, faça 2 pontos baixíssimos para chegar até o meio da primeira alça de 4 correntes e em seguida faça 1 ponto baixo.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (31) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (32)
Veja que esta primeira alça prendi com ponto baixo…
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (33)
15 – Enrole o barbante na agulha e vamos trabalhar 9 pontos alto na alça seguinte. É semelhante as pétalas anteriores, só que desta vez faremos 9 pontos alto e em seguida prende com ponto baixo na alça seguinte. Veja as imagens…
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (34) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (35) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (36) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (37)
Novamente finalize com ponto baixíssimo e repita o mesmo procedimento de alongar o fio e vamos trabalhar mais uma volta de alças.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (38) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (39)
16 – Após prender com ponto baixo faça 5 correntinhas, prenda com ponto baixo no pé da pétala seguinte… faça até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo e teremos novamente 8 alças.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (40) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (41) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (42) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (43)
17 – Faremos mais uma volta de pétalas, faça 3 pontos baixíssimo na primeira alça e em seguida 1 ponto baixo.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (44) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (45)
18 – Enrole o fio na agulha e faça 11 pontos alto na alça seguinte.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (46) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (47)
Prenda com ponto baixo na próxima alça… siga intercalando e ao final prenda com ponto baixíssimo e estará completa a 3ª volta de pétalas.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (48) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (49) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (50)
Novamente alongue o fio e vamos trabalhar a ultima volta de alças.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (51)
Esta ultima volta eu sempre gosto de puxar o fio direto no pé da pétala pela parte de dentro da flor para não ficar aparecendo, veja na imagem que introduzi a agulha de fora para dentro, pega o fio e puxa para a parte de trás da flor.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (52) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (53)
Em seguida prendi com um ponto baixo justamente onde vou iniciar a primeira alça.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (54)
19 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no pé da pétala seguinte… repita por toda a volta e teremos novamente 8 alças de 5 corrente onde vamos trabalhar a base da flor.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (55) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (56) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (58)
A frente da flor fica assim:
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (59)
Aqui o avesso…
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (60)
20 – Para trabalhar a base da flor, faça 1 ponto baixo na primeira alça e em seguida duas correntes para dar altura de 1 ponto alto, faça mais dois pontos alto, duas correntes de espaço e mais 3 pontos alto (leque) este é um canto. Veja as imagens…
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (61) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (62) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (63)
21 – Faça uma corrente de separação (se seu ponto for apertado faça duas correntes de espaços que não vai interferir)
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (64)
22 – Na alça seguinte faça apenas um bloquinho com 3 pontos alto.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (65)
23 – Na terceira alça faça novamente um leque, 3 pontos alto, duas correntes e 3 pontos alto… siga intercalando e ao final teremos uma base quadrada. Finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. Para fazer os arremates utilizo a agulha de tapeceiro para guiar o fio até o que sobrou no inicio, dou dois nós e em seguida escondo as pontas antes de recortar.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (66)
Fica assim no avesso da flor…
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (67)
E assim a frente…
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (68)
24 – Aproveitei para colocar a pérola no centro da flor e vamos trabalhar uma volta com o barbante barroco, utilizei o verde 9384.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (69)
25 – Após prender o fio em um dos 4 cantos, faça 1 leque encima do leque, uma corrente de espaço e um bloquinho com 3 pontos alto entre cada bloquinho da volta anterior.
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (70)
Veja uma lateral pronta…
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (71)
Siga intercalando, arremate o fio e corte, fica assim o avesso da flor…
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (72)
Aqui a flor prontinha!
Flor roseta passo a passo - www.croche.com (73) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (74) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (75) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (76) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (77) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (78) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (79) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (80) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (81) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (82) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (83) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (84) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (85) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (86) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (87) Flor roseta passo a passo - www.croche.com (88)
Chegamos ao final do passo a passo da flor roseta! Espero que tenham conseguido entender e principalmente fazer esta linda flor. Em caso de dúvida envie um email para crochetapetes@gmail.com e vamos ajudar você.
Um forte abraço e até a próxima!

18 comentários em “Flor roseta passo a passo

  1. Parabéns a todos do croche.com.br e ao Marcelo Nunes. Muito bem explicado esse tutorial da flor roseta. Fiz. Foi muito fácil a execução com as explicações aqui deixadas. Deus os abençoe a todos vocês por partilhar essa maravilha.
    Beijokas
    Edna

    1. achei muito lindo todos e parabens por compartilhar essa maravilha com a gente muito obrigado se todos pensasse dessa forma sem egoismo teriamos um mundo melhor beijo

  2. Nossa amei sua explicação, fiz minha roseta direitinho, ficou muito linda. Estou muito feliz! Obrigada, Deus te abençoe! Milhões de bjus.