Joaninha passo a passo

Hoje vou ensinar como confeccionar a JOANINHA de crochê. Este bichinho fica muito bonito nas peças com aplicações. Ao olhar o bichinho pronto muitos imaginam ser muito difícil fazê-lo e acabam desistindo… mas é muito simples e rápido de confeccionar este bichinho, vamos trabalhar?

 

MATERIAIS

(Se você quer uma joaninha maior utilize fio Duna por exemplo…)

01 – Inicie com 8 correntinhas e feche com ponto baixíssimo.

 joaninha-de-croche Joaninha passo a passo (3) Joaninha passo a passo (4)

02 – Faça 14 pontos baixo e não finalize com ponto baixíssimo. Veja na segunda imagem que logo após o 14º ponto baixo vamos iniciar a segunda volta pegando já os dois fios do primeiro ponto, vamos trabalhar em espiral sem finalizar as voltas… sempre em espiral, desta forma vai fechando e termina com apenas 1 ponto baixo.

Joaninha passo a passo (5) Joaninha passo a passo (6) Joaninha passo a passo (7) Joaninha passo a passo (8) Joaninha passo a passo (9) Joaninha passo a passo (10) Joaninha passo a passo (11)

O Bichinho é tão fácil de fazer que não tenho sequer o que explicar… vou apenas dar algumas dicas. Se seu bichinho começar ficar comprido ao invés de fechar como nas imagens verifique o seguinte:

03 – Corte o fio, introduza a agulha através do orifício inicial e puxe a sobra para a parte de dentro.

A joaninha de crochê feita com fio Anne não precisa de enchimento, mas se você quiser colocar, use este buraquinho inicial. Utilize manta acrílica, assim quando lavar ele vai continuar com volume e secar facilmente. Com fio anne vai continuar com volume mesmo após a lavagem, não se preocupe, mas se fizer maior coloque o enchimento.

Joaninha passo a passo (12) Joaninha passo a passo (13) Joaninha passo a passo (14)

04 – Finalizado essa primeira parte a peça fica assim:

Joaninha passo a passo (15)

05 – Agora com o fio Anne preto vamos fazer a cabeça da joaninha. Prenda com ponto baixo, circule toda a argolinha inicial com pontinho baixo… não precisa se preocupar em fazer estos 14 pontos, Faça então a primeira volta e não finalize com ponto baixíssimo.

Joaninha passo a passo (16) Joaninha passo a passo (17) Joaninha passo a passo (19)

06 – Inicie a segunda volta no segundo ponto baixo… faça 1 ponto baixo e pule 1 ponto baixo sempre em espiral que rapidinho ele se fecha formando então a cabecinha da joaninha.

Joaninha passo a passo (20)

07 – Corte o fio, introduza a agulha de trás para a frente e puxe a sobra de fio para dentro do bichinho fazendo então o acabamento.

Joaninha passo a passo (21) Joaninha passo a passo (22)

08 – Fica assim:

Joaninha passo a passo (23)

09 – Com pedacinhos de fio preto vamos fazer as anteninhas e as perninhas da joaninha. Se você não tem agulha de mão pode utilizar a agulha de crochê mesmo para transpassar o fio de um lado pro outro do bichinho como mostrei na segunda imagem… basta puxar o fio. Utilize cola relevo para tecido preto na fixação das anteninhas e perninhas. Para colar bem puxe o fio mais para um lado e passe a cola, puxe para o outro e passe a cola e reposicione da forma que vai ficar… assim a cola relevo vai pra dentro da peça deixando bem fixa.

Joaninha passo a passo (24) Joaninha passo a passo (25) Joaninha passo a passo (26)

10 – Assim como as anteninhas é feito as perninhas… só observe que as pernas ficam concentradas sempre mas a frente do bichinho. Não saia colocando pernas lá no bumbum da joaninha :)

Joaninha passo a passo (27) Joaninha passo a passo (28) Joaninha passo a passo (29)

11 – Para fazer a divisão das asinhas introduza a agulha com linha no centro da cabeça saindo na traseira do bichinho… posicione o fio dividindo bem, amarre, corte o fio e esconda as sobras dentro da joaninha.

Joaninha passo a passo (30) Joaninha passo a passo (31) Joaninha passo a passo (32)

12 – Utilize cola relevo para fazer as pintinhas e os olhos. Os olhos ficam bem centralizados mais encima da cabeça… já as pintinhas não tem um padrão… basta sair pontinhando com o próprio biquinho do vidro de tinta.

Joaninha passo a passo (33) Joaninha passo a passo (34)

Agora só esperar um tempinho para secagem e a joaninha estará pronta!!!

Joaninha passo a passo (35) Joaninha passo a passo (36) Joaninha passo a passo (37) Joaninha passo a passo (38) Joaninha passo a passo (39) Joaninha passo a passo (40) Joaninha passo a passo (41) Joaninha passo a passo (42)

 

A flor que está neste passo a passo é a Roseta aberta, uma adaptação da artesã Shirley Lucimar e temos o passo a passo disponível no link abaixo:

FLOR ROSETA ABERTA PASSO A PASSO

 

Bem, viram como é fácil fazer este bichinho de crochê? Espero que tenham conseguido. Em caso de dúvida envie um e-mail para crochetapetes@gmail.com e vamos responder você. Se utilizar o formulário de contatos, revise seu e-mail, tenho recebido emails que não tem como responder porque foi preenchido errado e a mensagem volta, então verifique se seu e-mail foi digitado corretamente antes de enviar.

Cola relevo e os outros materiais utilizados neste passo a passo você encontra em armarinhos de sua cidade ou nas lojas online.

 

17 comentários em “Joaninha passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Gostaria de receber em meu email receitas e graficos de tapetes infantis com cara de urso, joaninha e outros animaizinhos
    Achei tudo lindo e maravilhoso e quero aprender a fazer.
    Grata,
    Ataice Cássia de Melo

  2. Boa noite, amo os seus trabalhos, cada um mais lindo que o outro, você pode me dizer como eu faço pra usar as aplicações no meu trabalho de croche? Usa cola, ou é costurado? Se for cola, que tipo de cola? Obrigada!

  3. Eu pedi aulas passo a passo de saias de bonecas; para pano de prato pintar eu sei eu não tenho esquemas das saias rodadas lindas e as aulas de vc são otimas muito bem explicadas, e eu estou precisando muito.

  4. Es preciosa!! No entiendo portugués pero con las fotos lo has explicado muy bien. Parece fácil, lo voy a hacer. Gracias!!!!

  5. Parabéns! Lindos os trabalhos. Eu amooooo flores de crochet.
    Obrigado por compartilhar.

    Abraços daqui

  6. I love everything You presented here, I am a bignner and I am in love with this lady bug, and flowers.
    Thanks so much for sharing !
    liaze

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.