Mega flor escamas passo a passo

Neste passo a passo vamos aprender como fazer a MEGA FLOR ESCAMAS. Uma  adaptação da flor escamas feita pela artesã SHIRLEY LUCIMAR, para conhecer mais trabalhos visite a página no Facebook clicando AQUI.

Esta artesã deu todas as dicas para que pudéssemos disponibilizar o passo a passo aqui no blog. Nosso agradecimento!

Apesar de parecida com a Flor escamas, tem algumas diferenças na execução e isso precisa ser levado em conta para que sua flor fique bem bonita!

MATERIAIS

01 – Inicie com um anel mágico (Veja como se faz o anel mágico aqui) Após prender o anel com ponto baixo faça 8 pontos baixos e em seguida puxe a ponta do fio para fechar e formar o miolinho da flor.

mega-flor-escamas Flor escamas passo a passo (1) Flor escamas passo a passo (2) Flor escamas passo a passo (3)

02 – Cada ponto baixo tem 2 fios encima, veja que peguei os dois com a agulha na primeira imagem, porém vamos trabalhar em apenas um dos fios de cada ponto baixo, desta forma o segundo fio ficará livre para a segunda etapa da flor. Após fazer os 8 pontos baixos e fechar o anel mágico finalize com ponto baixo pegando apenas o primeiro fio do primeiro ponto baixo.

Flor escamas passo a passo (4) Flor escamas passo a passo (5) Flor escamas passo a passo (6)

03 – Faça 3 correntes e em seguida vamos fazer 5 pontos altos no próximo ponto de base, faça os 5 pontos no mesmo ponto de base novamente pegando apenas o fio da parte de cima do miolinho da flor.

Flor escamas passo a passo (8) Flor escamas passo a passo (9) Flor escamas passo a passo (10)

04 – Retire a agulha da alça e introduza no alto do primeiro dos 5 pontos altos, lace a argolinha, puxe e prenda com ponto baixíssimo formando 1 ponto pipoca. Em seguida faça 3 correntes e no próximo ponto de base prenda com ponto baixo pegando apenas o primeiro fio e deixando o fio de trás para a próxima etapa.

Flor escamas passo a passo (11) Flor escamas passo a passo (12) Flor escamas passo a passo (13) Flor escamas passo a passo (14) Flor escamas passo a passo (15) Flor escamas passo a passo (16)

05 – Novamente suba com 3 correntes e em seguida no próximo ponto de base novamente 5 pontos altos para fazer o ponto pipoca… siga repetindo e ao final prenda com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo e teremos então um total de 4 pontos pipocas. Corte o fio e com a ajuda de uma agulha de costura (utilizei a de tapeceiro) passe o fio para a parte de trás e amarre junto com a ponta inicial (aquela do anel mágico).

Flor escamas passo a passo (17) Flor escamas passo a passo (18) Flor escamas passo a passo (19) Flor escamas passo a passo (20) Flor escamas passo a passo (21)

06 – Veja que na parte de trás temos então 8 fios dos 8 pontos baixos já que utilizamos apenas os fios da frente para fazer os pontos pipocas. Indiquei com a agulha de costura. Prenda o fio laranja em um deles com ponto baixo e em seguida faça uma corrente para dar altura do primeiro meio ponto alto. Em seguida faça novamente meio ponto alto no mesmo ponto de base.

Mega flor escamas passo a passo (1) Mega flor escamas passo a passo (2) Mega flor escamas passo a passo (3) Mega flor escamas passo a passo (4) Mega flor escamas passo a passo (5) Mega flor escamas passo a passo (6)

07 – Vá para o próximo ponto de base e então faça 2 meio pontos altos… como são 8 pontos de base teremos um total de 16 meio pontos altos.

Mega flor escamas passo a passo (7) Mega flor escamas passo a passo (8)

08 – Vamos finalizar com ponto baixo. Só que novamente vamos utilizar apenas um dos fios de cada ponto alto. Como o primeiro meio ponto alto é formado por uma corrente, veja que temos então os 2 fios da corrente e vamos prender pegando apenas 1 dos fios para que o outro fique na parte de trás para a terceira etapa da flor. Prenda com ponto baixo finalizando a volta.

Mega flor escamas passo a passo (9) Mega flor escamas passo a passo (10) Mega flor escamas passo a passo (11)

09 – Faça uma corrente de espaço e em seguida enrole o fio duas vezes na agulha para fazer ponto alto duplo. Pule um ponto de base e faça o ponto alto duplo pegando apenas 1 dos fios do terceiro ponto de base. Veja que ele fica meio atravessado.

Mega flor escamas passo a passo (12) Mega flor escamas passo a passo (13) Mega flor escamas passo a passo (14) Mega flor escamas passo a passo (15) Mega flor escamas passo a passo (16)

Aqui veja que pulamos 1 ponto de base…

Mega flor escamas passo a passo (17)

10 – Após o ponto alto duplo, faça duas correntes e em seguida utilize o ponto alto duplo como alça e faça 7 pontos altos. Contando com as correntes iniciais teremos então 8 pontos altos. Como esta é uma mega flor vamos fazer apenas 7 pontos dentro deste espaço para que ela fique mas aberta.

Mega flor escamas passo a passo (18) Mega flor escamas passo a passo (19) Mega flor escamas passo a passo (20) Mega flor escamas passo a passo (21)

11 – Pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo. Após prender faça uma corrente e enrole o fio duas vezes na agulha para repetir um ponto alto duplo e assim fazer a segunda pétala, não se esqueça, pegue sempre apenas um dos fios do ponto de base….

Mega flor escamas passo a passo (22) Mega flor escamas passo a passo (23) Mega flor escamas passo a passo (24) Mega flor escamas passo a passo (25)

12 – Siga por toda a volta e teremos então 4 pétalas. Finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

Mega flor escamas passo a passo (26) Mega flor escamas passo a passo (27) Mega flor escamas passo a passo (28)

13 – Alongue o fio e em seguida pegue o fio na parte de trás da pétala. Lembra que utilizamos apenas 1 dos fios para fazer as pétalas? Então teremos os 16 fios dos pontos de base. Prenda com ponto baixo como mostrei na imagem…

Mega flor escamas passo a passo (29) Mega flor escamas passo a passo (30) Mega flor escamas passo a passo (31)

14 – Já na parte de trás e após prender com ponto baixo faça duas correntes e em seguida faça 1 ponto alto no mesmo ponto de base.

Mega flor escamas passo a passo (32) Mega flor escamas passo a passo (33)

15 – Vá para o próximo ponto de base… Faça 2 pontos altos em cada ponto de base… Siga por toda a volta e teremos então um total de 32 pontos altos. Novamente vamos finalizar a volta com ponto baixo pegando apenas um dos fios da corrente que forma o primeiro ponto, pois teremos ainda uma terceira camada de pétalas…

Mega flor escamas passo a passo (34) Mega flor escamas passo a passo (35) Mega flor escamas passo a passo (36) Mega flor escamas passo a passo (37) Mega flor escamas passo a passo (38) Mega flor escamas passo a passo (39)

16 – Após finalizar com ponto baixo faça uma corrente, enrole o fio duas vezes na agulha para fazer ponto alto duplo…

Mega flor escamas passo a passo (40) Mega flor escamas passo a passo (41) Mega flor escamas passo a passo (42) Mega flor escamas passo a passo (43) Mega flor escamas passo a passo (44)

17 – Pule 1 ponto de base e faça o ponto alto duplo para repetir novamente o mesmo que foi feito para a primeira camada de pétalas… Desta vez teremos 8 pétalas! Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Mega flor escamas passo a passo (45) Mega flor escamas passo a passo (46) Mega flor escamas passo a passo (47) Mega flor escamas passo a passo (48) Mega flor escamas passo a passo (49) Mega flor escamas passo a passo (50)

18 – Alongue o fio e em seguida pegue o fio na parte de trás da pétala como já fizemos anteriormente. Desta vez vamos fazer novamente uma volta preparando para a terceira e ultima camada de pétalas. Lembra que utilizamos apenas 1 dos fios para fazer as pétalas? Então teremos os 16 fios dos pontos altos. Prenda com ponto baixo como mostrei na imagem…

Mega flor escamas passo a passo (51) Mega flor escamas passo a passo (52) Mega flor escamas passo a passo (53) Mega flor escamas passo a passo (54)

19 – Faça duas correntes e em seguida faça mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base… siga para o próximo ponto de base e faça 2 pontos altos… siga por toda a volta e teremos um total de 64 pontos altos.

Mega flor escamas passo a passo (55) Mega flor escamas passo a passo (56) Mega flor escamas passo a passo (57) Mega flor escamas passo a passo (58)

20 – Desta vez pode finalizar a volta com ponto baixo pegando os dois fios da corrente que forma o primeiro ponto alto.

Mega flor escamas passo a passo (59) Mega flor escamas passo a passo (60)

21 – Agora para fazer a terceira camada de pétalas basta repetir o passo 16… enrolar o fio duas vezes na agulha, pular um ponto de base e fazer ponto alto duplo. Como esta é a última camada de pétalas pode fazer pegando os dos fios do ponto de base… siga por toda a volta e teremos um total de 16 pétalas. Finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo da primeira pétala.

Mega flor escamas passo a passo (61) Mega flor escamas passo a passo (62) Mega flor escamas passo a passo (63) Mega flor escamas passo a passo (64) Mega flor escamas passo a passo (65)

22 – Alongue o fio e retire a agulha da laçada. Introduza a agulha de trás para a frente e puxe a laçada para a parte de trás da flor.

Mega flor escamas passo a passo (66) Mega flor escamas passo a passo (67) Mega flor escamas passo a passo (68)

23 – Já na parte de trás pegue o pé da pétala e prenda com 1 ponto baixo, observe as imagens…

Mega flor escamas passo a passo (69) Mega flor escamas passo a passo (70) Mega flor escamas passo a passo (71)

24 – Faça 4 correntes e em seguida prenda no pé da pétala seguinte. Observe bem que não é preso no pé do ponto alto duplo que forma a pétala e sim no ponto baixo e corrente onde termina uma pétala e inicia a outra… Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo no pé da primeira alça, corte o fio e arremate.

Mega flor escamas passo a passo (72) Mega flor escamas passo a passo (73) Mega flor escamas passo a passo (74) Mega flor escamas passo a passo (75) Mega flor escamas passo a passo (76) Mega flor escamas passo a passo (77) Mega flor escamas passo a passo (78) Mega flor escamas passo a passo (79) Mega flor escamas passo a passo (80) Mega flor escamas passo a passo (81)

25 – Agora para fazer as folhas vamos utilizar o fio verde (9392) Amarre-o em uma das alças, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura de 1 ponto alto.

Mega flor escamas passo a passo (82) Mega flor escamas passo a passo (83)

26 – Ainda na mesma alça faça mais 3 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos um bloquinho com 4 pontos altos… faça duas correntes de espaço e vá para a próxima alça e faça novamente um bloquinho com 4 pontos altos… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.

Mega flor escamas passo a passo (84) Mega flor escamas passo a passo (85) Mega flor escamas passo a passo (86) Mega flor escamas passo a passo (87) Mega flor escamas passo a passo (88)

Veja o avesso…

Mega flor escamas passo a passo (89)

27 – Após finalizar com ponto baixíssimo, ande com mais um ponto baixíssimo no segundo ponto alto do bloquinho e em seguida faça 1 ponto baixo entre o terceiro e quarto ponto alto como mostra a segunda imagem.

Mega flor escamas passo a passo (90) Mega flor escamas passo a passo (91)

28 – Enrole o fio na agulha e em seguida faça meio ponto alto dentro do espaço de duas correntes que fica entre um bloquinho e outro…

Mega flor escamas passo a passo (92) Mega flor escamas passo a passo (93)

29 – Faça 3 pontos altos e em seguida 1 ponto picô.

Mega flor escamas passo a passo (94) Mega flor escamas passo a passo (95)

30 – Após o ponto picô faça 3 pontos altos, faça meio ponto alto e em seguida prenda com ponto baixo entre os pontos altos do bloquinho seguinte… Como são 4 pontos altos sempre vai pular 2 pontos e prender com ponto baixo pegando no meio dos pontos… não tem espaço, basta introduzir a agulha no meio dos pontos e fazer ponto baixo para prender.

Mega flor escamas passo a passo (96) Mega flor escamas passo a passo (97) Mega flor escamas passo a passo (98)

31 – Após prender com ponto baixo basta repetir o passo 28 para fazer a folha seguinte! Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo inicial

Mega flor escamas passo a passo (99) Mega flor escamas passo a passo (100) Mega flor escamas passo a passo (101) Mega flor escamas passo a passo (103) Mega flor escamas passo a passo (104)

32 – Caso queira a flor para aplicação basta cortar o fio e arrematar, caso queira fazer alças puxe a laçada para a parte de trás da flor para fazer as alças..

Mega flor escamas passo a passo (105) Mega flor escamas passo a passo (106) Mega flor escamas passo a passo (107)

33 – Com o fio já na parte de trás prenda com ponto baixo, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo entre uma folha e outra. Observe as imagens…

Mega flor escamas passo a passo (108) Mega flor escamas passo a passo (109) Mega flor escamas passo a passo (110)

34 – Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo na primeira corrente da primeira alça, corte o fio e arremate.

Mega flor escamas passo a passo (111) Mega flor escamas passo a passo (112) Mega flor escamas passo a passo (113)

35 – Para colocar uma pérola no miolinho da flor utilizei um pedaço de fio amarelo e uma agulha de tapeceiro (número 16) Basta passar o fio na pérola e passar as pontas do fio para a parte de trás da flor…

Mega flor escamas passo a passo (114) Mega flor escamas passo a passo (115) Mega flor escamas passo a passo (116) Mega flor escamas passo a passo (117)

36 – Já na parte de trás amarre bem, esconda parte dos fios e corte as sobras, sua flor estará pronta!

Mega flor escamas passo a passo (118) Mega flor escamas passo a passo (119) Mega flor escamas passo a passo (120)

Mega flor escamas passo a passo (121) Mega flor escamas passo a passo (122) Mega flor escamas passo a passo (123) Mega flor escamas passo a passo (124) Mega flor escamas passo a passo (125) Mega flor escamas passo a passo (126) Mega flor escamas passo a passo (127) Mega flor escamas passo a passo (128) Mega flor escamas passo a passo (129) Mega flor escamas passo a passo (130)

Agradecimentos especial à artesã Shirley Lucimar. Sua adaptação desta flor ficou maravilhosa!

Espero que tenham gostado de mais este passo a passo, até o próximo!

22 comentários em “Mega flor escamas passo a passo

  1. Parabéns. Fiquei impressionada com os detalhes de cada passo. Sou iniciante mais consegui entender com clareza. Belíssimas peças.