Mega flor escamas passo a passo

Neste passo a passo vamos aprender como fazer a MEGA FLOR ESCAMAS. Uma  adaptação da flor escamas feita pela artesã SHIRLEY LUCIMAR, para conhecer mais trabalhos visite a página no Facebook clicando AQUI.

Esta artesã deu todas as dicas para que pudéssemos disponibilizar o passo a passo aqui no blog. Nosso agradecimento!

Apesar de parecida com a Flor escamas, tem algumas diferenças na execução e isso precisa ser levado em conta para que sua flor fique bem bonita!

MATERIAIS

01 – Inicie com um anel mágico (Veja como se faz o anel mágico aqui) Após prender o anel com ponto baixo faça 8 pontos baixos e em seguida puxe a ponta do fio para fechar e formar o miolinho da flor.

mega-flor-escamas Flor escamas passo a passo (1) Flor escamas passo a passo (2) Flor escamas passo a passo (3)

02 – Cada ponto baixo tem 2 fios encima, veja que peguei os dois com a agulha na primeira imagem, porém vamos trabalhar em apenas um dos fios de cada ponto baixo, desta forma o segundo fio ficará livre para a segunda etapa da flor. Após fazer os 8 pontos baixos e fechar o anel mágico finalize com ponto baixo pegando apenas o primeiro fio do primeiro ponto baixo.

Flor escamas passo a passo (4) Flor escamas passo a passo (5) Flor escamas passo a passo (6)

03 – Faça 3 correntes e em seguida vamos fazer 5 pontos altos no próximo ponto de base, faça os 5 pontos no mesmo ponto de base novamente pegando apenas o fio da parte de cima do miolinho da flor.

Flor escamas passo a passo (8) Flor escamas passo a passo (9) Flor escamas passo a passo (10)

04 – Retire a agulha da alça e introduza no alto do primeiro dos 5 pontos altos, lace a argolinha, puxe e prenda com ponto baixíssimo formando 1 ponto pipoca. Em seguida faça 3 correntes e no próximo ponto de base prenda com ponto baixo pegando apenas o primeiro fio e deixando o fio de trás para a próxima etapa.

Flor escamas passo a passo (11) Flor escamas passo a passo (12) Flor escamas passo a passo (13) Flor escamas passo a passo (14) Flor escamas passo a passo (15) Flor escamas passo a passo (16)

05 – Novamente suba com 3 correntes e em seguida no próximo ponto de base novamente 5 pontos altos para fazer o ponto pipoca… siga repetindo e ao final prenda com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo e teremos então um total de 4 pontos pipocas. Corte o fio e com a ajuda de uma agulha de costura (utilizei a de tapeceiro) passe o fio para a parte de trás e amarre junto com a ponta inicial (aquela do anel mágico).

Flor escamas passo a passo (17) Flor escamas passo a passo (18) Flor escamas passo a passo (19) Flor escamas passo a passo (20) Flor escamas passo a passo (21)

06 – Veja que na parte de trás temos então 8 fios dos 8 pontos baixos já que utilizamos apenas os fios da frente para fazer os pontos pipocas. Indiquei com a agulha de costura. Prenda o fio laranja em um deles com ponto baixo e em seguida faça uma corrente para dar altura do primeiro meio ponto alto. Em seguida faça novamente meio ponto alto no mesmo ponto de base.

Mega flor escamas passo a passo (1) Mega flor escamas passo a passo (2) Mega flor escamas passo a passo (3) Mega flor escamas passo a passo (4) Mega flor escamas passo a passo (5) Mega flor escamas passo a passo (6)

07 – Vá para o próximo ponto de base e então faça 2 meio pontos altos… como são 8 pontos de base teremos um total de 16 meio pontos altos.

Mega flor escamas passo a passo (7) Mega flor escamas passo a passo (8)

08 – Vamos finalizar com ponto baixo. Só que novamente vamos utilizar apenas um dos fios de cada ponto alto. Como o primeiro meio ponto alto é formado por uma corrente, veja que temos então os 2 fios da corrente e vamos prender pegando apenas 1 dos fios para que o outro fique na parte de trás para a terceira etapa da flor. Prenda com ponto baixo finalizando a volta.

Mega flor escamas passo a passo (9) Mega flor escamas passo a passo (10) Mega flor escamas passo a passo (11)

09 – Faça uma corrente de espaço e em seguida enrole o fio duas vezes na agulha para fazer ponto alto duplo. Pule um ponto de base e faça o ponto alto duplo pegando apenas 1 dos fios do terceiro ponto de base. Veja que ele fica meio atravessado.

Mega flor escamas passo a passo (12) Mega flor escamas passo a passo (13) Mega flor escamas passo a passo (14) Mega flor escamas passo a passo (15) Mega flor escamas passo a passo (16)

Aqui veja que pulamos 1 ponto de base…

Mega flor escamas passo a passo (17)

10 – Após o ponto alto duplo, faça duas correntes e em seguida utilize o ponto alto duplo como alça e faça 7 pontos altos. Contando com as correntes iniciais teremos então 8 pontos altos. Como esta é uma mega flor vamos fazer apenas 7 pontos dentro deste espaço para que ela fique mas aberta.

Mega flor escamas passo a passo (18) Mega flor escamas passo a passo (19) Mega flor escamas passo a passo (20) Mega flor escamas passo a passo (21)

11 – Pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo. Após prender faça uma corrente e enrole o fio duas vezes na agulha para repetir um ponto alto duplo e assim fazer a segunda pétala, não se esqueça, pegue sempre apenas um dos fios do ponto de base….

Mega flor escamas passo a passo (22) Mega flor escamas passo a passo (23) Mega flor escamas passo a passo (24) Mega flor escamas passo a passo (25)

12 – Siga por toda a volta e teremos então 4 pétalas. Finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

Mega flor escamas passo a passo (26) Mega flor escamas passo a passo (27) Mega flor escamas passo a passo (28)

13 – Alongue o fio e em seguida pegue o fio na parte de trás da pétala. Lembra que utilizamos apenas 1 dos fios para fazer as pétalas? Então teremos os 16 fios dos pontos de base. Prenda com ponto baixo como mostrei na imagem…

Mega flor escamas passo a passo (29) Mega flor escamas passo a passo (30) Mega flor escamas passo a passo (31)

14 – Já na parte de trás e após prender com ponto baixo faça duas correntes e em seguida faça 1 ponto alto no mesmo ponto de base.

Mega flor escamas passo a passo (32) Mega flor escamas passo a passo (33)

15 – Vá para o próximo ponto de base… Faça 2 pontos altos em cada ponto de base… Siga por toda a volta e teremos então um total de 32 pontos altos. Novamente vamos finalizar a volta com ponto baixo pegando apenas um dos fios da corrente que forma o primeiro ponto, pois teremos ainda uma terceira camada de pétalas…

Mega flor escamas passo a passo (34) Mega flor escamas passo a passo (35) Mega flor escamas passo a passo (36) Mega flor escamas passo a passo (37) Mega flor escamas passo a passo (38) Mega flor escamas passo a passo (39)

16 – Após finalizar com ponto baixo faça uma corrente, enrole o fio duas vezes na agulha para fazer ponto alto duplo…

Mega flor escamas passo a passo (40) Mega flor escamas passo a passo (41) Mega flor escamas passo a passo (42) Mega flor escamas passo a passo (43) Mega flor escamas passo a passo (44)

17 – Pule 1 ponto de base e faça o ponto alto duplo para repetir novamente o mesmo que foi feito para a primeira camada de pétalas… Desta vez teremos 8 pétalas! Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Mega flor escamas passo a passo (45) Mega flor escamas passo a passo (46) Mega flor escamas passo a passo (47) Mega flor escamas passo a passo (48) Mega flor escamas passo a passo (49) Mega flor escamas passo a passo (50)

18 – Alongue o fio e em seguida pegue o fio na parte de trás da pétala como já fizemos anteriormente. Desta vez vamos fazer novamente uma volta preparando para a terceira e ultima camada de pétalas. Lembra que utilizamos apenas 1 dos fios para fazer as pétalas? Então teremos os 16 fios dos pontos altos. Prenda com ponto baixo como mostrei na imagem…

Mega flor escamas passo a passo (51) Mega flor escamas passo a passo (52) Mega flor escamas passo a passo (53) Mega flor escamas passo a passo (54)

19 – Faça duas correntes e em seguida faça mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base… siga para o próximo ponto de base e faça 2 pontos altos… siga por toda a volta e teremos um total de 64 pontos altos.

Mega flor escamas passo a passo (55) Mega flor escamas passo a passo (56) Mega flor escamas passo a passo (57) Mega flor escamas passo a passo (58)

20 – Desta vez pode finalizar a volta com ponto baixo pegando os dois fios da corrente que forma o primeiro ponto alto.

Mega flor escamas passo a passo (59) Mega flor escamas passo a passo (60)

21 – Agora para fazer a terceira camada de pétalas basta repetir o passo 16… enrolar o fio duas vezes na agulha, pular um ponto de base e fazer ponto alto duplo. Como esta é a última camada de pétalas pode fazer pegando os dos fios do ponto de base… siga por toda a volta e teremos um total de 16 pétalas. Finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo da primeira pétala.

Mega flor escamas passo a passo (61) Mega flor escamas passo a passo (62) Mega flor escamas passo a passo (63) Mega flor escamas passo a passo (64) Mega flor escamas passo a passo (65)

22 – Alongue o fio e retire a agulha da laçada. Introduza a agulha de trás para a frente e puxe a laçada para a parte de trás da flor.

Mega flor escamas passo a passo (66) Mega flor escamas passo a passo (67) Mega flor escamas passo a passo (68)

23 – Já na parte de trás pegue o pé da pétala e prenda com 1 ponto baixo, observe as imagens…

Mega flor escamas passo a passo (69) Mega flor escamas passo a passo (70) Mega flor escamas passo a passo (71)

24 – Faça 4 correntes e em seguida prenda no pé da pétala seguinte. Observe bem que não é preso no pé do ponto alto duplo que forma a pétala e sim no ponto baixo e corrente onde termina uma pétala e inicia a outra… Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo no pé da primeira alça, corte o fio e arremate.

Mega flor escamas passo a passo (72) Mega flor escamas passo a passo (73) Mega flor escamas passo a passo (74) Mega flor escamas passo a passo (75) Mega flor escamas passo a passo (76) Mega flor escamas passo a passo (77) Mega flor escamas passo a passo (78) Mega flor escamas passo a passo (79) Mega flor escamas passo a passo (80) Mega flor escamas passo a passo (81)

25 – Agora para fazer as folhas vamos utilizar o fio verde (9392) Amarre-o em uma das alças, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura de 1 ponto alto.

Mega flor escamas passo a passo (82) Mega flor escamas passo a passo (83)

26 – Ainda na mesma alça faça mais 3 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos um bloquinho com 4 pontos altos… faça duas correntes de espaço e vá para a próxima alça e faça novamente um bloquinho com 4 pontos altos… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.

Mega flor escamas passo a passo (84) Mega flor escamas passo a passo (85) Mega flor escamas passo a passo (86) Mega flor escamas passo a passo (87) Mega flor escamas passo a passo (88)

Veja o avesso…

Mega flor escamas passo a passo (89)

27 – Após finalizar com ponto baixíssimo, ande com mais um ponto baixíssimo no segundo ponto alto do bloquinho e em seguida faça 1 ponto baixo entre o terceiro e quarto ponto alto como mostra a segunda imagem.

Mega flor escamas passo a passo (90) Mega flor escamas passo a passo (91)

28 – Enrole o fio na agulha e em seguida faça meio ponto alto dentro do espaço de duas correntes que fica entre um bloquinho e outro…

Mega flor escamas passo a passo (92) Mega flor escamas passo a passo (93)

29 – Faça 3 pontos altos e em seguida 1 ponto picô.

Mega flor escamas passo a passo (94) Mega flor escamas passo a passo (95)

30 – Após o ponto picô faça 3 pontos altos, faça meio ponto alto e em seguida prenda com ponto baixo entre os pontos altos do bloquinho seguinte… Como são 4 pontos altos sempre vai pular 2 pontos e prender com ponto baixo pegando no meio dos pontos… não tem espaço, basta introduzir a agulha no meio dos pontos e fazer ponto baixo para prender.

Mega flor escamas passo a passo (96) Mega flor escamas passo a passo (97) Mega flor escamas passo a passo (98)

31 – Após prender com ponto baixo basta repetir o passo 28 para fazer a folha seguinte! Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo inicial

Mega flor escamas passo a passo (99) Mega flor escamas passo a passo (100) Mega flor escamas passo a passo (101) Mega flor escamas passo a passo (103) Mega flor escamas passo a passo (104)

32 – Caso queira a flor para aplicação basta cortar o fio e arrematar, caso queira fazer alças puxe a laçada para a parte de trás da flor para fazer as alças..

Mega flor escamas passo a passo (105) Mega flor escamas passo a passo (106) Mega flor escamas passo a passo (107)

33 – Com o fio já na parte de trás prenda com ponto baixo, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo entre uma folha e outra. Observe as imagens…

Mega flor escamas passo a passo (108) Mega flor escamas passo a passo (109) Mega flor escamas passo a passo (110)

34 – Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo na primeira corrente da primeira alça, corte o fio e arremate.

Mega flor escamas passo a passo (111) Mega flor escamas passo a passo (112) Mega flor escamas passo a passo (113)

35 – Para colocar uma pérola no miolinho da flor utilizei um pedaço de fio amarelo e uma agulha de tapeceiro (número 16) Basta passar o fio na pérola e passar as pontas do fio para a parte de trás da flor…

Mega flor escamas passo a passo (114) Mega flor escamas passo a passo (115) Mega flor escamas passo a passo (116) Mega flor escamas passo a passo (117)

36 – Já na parte de trás amarre bem, esconda parte dos fios e corte as sobras, sua flor estará pronta!

Mega flor escamas passo a passo (118) Mega flor escamas passo a passo (119) Mega flor escamas passo a passo (120)

 

Mega flor escamas passo a passo (121) Mega flor escamas passo a passo (122) Mega flor escamas passo a passo (123) Mega flor escamas passo a passo (124) Mega flor escamas passo a passo (125) Mega flor escamas passo a passo (126) Mega flor escamas passo a passo (127) Mega flor escamas passo a passo (128) Mega flor escamas passo a passo (129) Mega flor escamas passo a passo (130)

Agradecimentos especial à artesã Shirley Lucimar. Sua adaptação desta flor ficou maravilhosa!

Espero que tenham gostado de mais este passo a passo, até o próximo!

22 comentários em “Mega flor escamas passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Parabéns. Fiquei impressionada com os detalhes de cada passo. Sou iniciante mais consegui entender com clareza. Belíssimas peças.

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.