Passadeira em crochê filé passo a passo | Croche.com.br

Passadeira em crochê filé passo a passo

Sabe aquele tapete simples mas que é um verdadeiro coringa? Pois bem, os tapetes com flores, coloridos, peludinhos… São uma graça! Mas sempre gostamos do clássico tapete crú e simples não é mesmo? Digo que é um coringa porque você pode fazer o comprimento que desejar, a largura que desejar, montar um jogo de cozinha com peças de diferentes tamanhos, fazer bico de acabamento ou não, aplicar flores… Viram só quanta coisa dá pra fazer com este trabalho?

No passo a passo de hoje vamos aprender a fazer uma passadeira em crochê filé, o terror de todo iniciante é quando os cantos do tapete ficam repuxando ou arredondados e então vamos aprender ponto a ponto e mostrar que não existe mistério.

Para iniciar o trabalho vamos fazer um cordão de correntes para servir de base para a primeira carreira de pontos altos. Sempre temos que redobrar a atenção para não faltar correntes e qualquer distração temos que recomeçar a contagem… Posso dizer com autoridade no assunto que uma das piores coisas é descobrir que faltou uma correntinha que seja para completar a quantidade exata. Pensando nisso faça sempre algumas correntes a mais, assim conferimos os pontos que precisamos e desmanchamos o restante das correntes sem prejudicar o trabalho! Veja no final do passo a passo algumas dicas bem interessantes para mudar o comprimento e largura do seu trabalho.

MATERIAIS

01 – Precisamos de um cordão com 92 correntes, volte na 5ª corrente e faça ponto alto.

Tapete em crochê filé passo a passo (1) Tapete em crochê filé passo a passo (2) Tapete em crochê filé passo a passo (3)

Veja que desta forma teremos 2 pontos altos contando com as correntes que voltamos.

Tapete em crochê filé passo a passo (4)

02 – Continue fazendo 1 ponto alto em cada corrente e teremos um total de 88 pontos altos.

Tapete em crochê filé passo a passo (5) Tapete em crochê filé passo a passo (6) Tapete em crochê filé passo a passo (7) Tapete em crochê filé passo a passo (8)

03 – Agora puxe a sobra para cima e assim podemos prendê-lo com a próxima carreira e depois amarrá-lo antes de cortar as sobras.

Tapete em crochê filé passo a passo (9) Tapete em crochê filé passo a passo (10) Tapete em crochê filé passo a passo (11)

04 – Faça duas correntes, enrole o barbante na agulha e vire o trabalho para voltar com ponto alto em cima de ponto alto por mais 6 vezes, contando com as correntes que viramos teremos um total de 7 pontos altos.. Aproveite para esconder parte da sobra de fio por uns 4 pontos…

Tapete em crochê filé passo a passo (12) Tapete em crochê filé passo a passo (13) Tapete em crochê filé passo a passo (14)

Com o auxílio de uma agulha costure ele nos pontos altos de base em ida e volta, abra o fio no meio e amarre bem. Corte as sobras.

Tapete em crochê filé passo a passo (15) Tapete em crochê filé passo a passo (16) Tapete em crochê filé passo a passo (17) Tapete em crochê filé passo a passo (18) Tapete em crochê filé passo a passo (19) Tapete em crochê filé passo a passo (20) Tapete em crochê filé passo a passo (21) Tapete em crochê filé passo a passo (22)

05 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto. Novamente duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e faça ponto alto… faça até obter 5 espaços. Veja as imagens…

Tapete em crochê filé passo a passo (23) Tapete em crochê filé passo a passo (24) Tapete em crochê filé passo a passo (25) Tapete em crochê filé passo a passo (26)

06 – Faça uma sequência de 22 pontos altos. Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e novamente uma sequência de 22 pontos altos.

Tapete em crochê filé passo a passo (27) Tapete em crochê filé passo a passo (28) Tapete em crochê filé passo a passo (29) Tapete em crochê filé passo a passo (30) Tapete em crochê filé passo a passo (31) Tapete em crochê filé passo a passo (32) Tapete em crochê filé passo a passo (33)

07 – Agora vamos repetir os 5 espaços de duas correntes, para isto basta fazer duas correntes, pular 2 pontos de base e fazer ponto alto. Veja que dobrei o trabalho para que veja que é exatamente igual ao que fizemos na outra lateral.

Tapete em crochê filé passo a passo (34) Tapete em crochê filé passo a passo (35) Tapete em crochê filé passo a passo (36)

08 – Após os 5 espaços faça 7 pontos altos. Observe que o 7º ponto alto será feito em cima da corrente que forma o primeiro ponto alto de base.

Tapete em crochê filé passo a passo (37) Tapete em crochê filé passo a passo (38)

09 – Faça duas correntes, enrole o barbante na agulha e vire o trabalho, volte com ponto alto em cima de ponto alto (São 7 pontos altos na lateral já contando com as correntes que fizemos para virar)

OBSERVAÇÃO: Sempre enrolo o barbante na agulha antes de virar todas as vezes. Assim o ponto formado por correntes fica sempre igual em toda a lateral do tapete.

Tapete em crochê filé passo a passo (39) Tapete em crochê filé passo a passo (40) Tapete em crochê filé passo a passo (41)

10 – Na parte vazada do tapete faça como na volta anterior. São duas correntes de espaço e ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete em crochê filé passo a passo (42) Tapete em crochê filé passo a passo (43) Tapete em crochê filé passo a passo (44)

11 – Na parte fechada siga com ponto alto em cima de ponto alto até que falte apenas 3 pontos de base para chegar no espaço. Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto em cima do ultimo ponto alto de base antes do espaço. Observe as imagens…

Tapete em crochê filé passo a passo (45) Tapete em crochê filé passo a passo (46) Tapete em crochê filé passo a passo (47)

12 – No espaço de duas correntes faça 2 pontos altos, em seguida faça ponto alto em cima do primeiro ponto alto da sequência seguinte. Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até chegar na parte vazada na outra lateral do tapete.

Tapete em crochê filé passo a passo (48) Tapete em crochê filé passo a passo (49) Tapete em crochê filé passo a passo (50) Tapete em crochê filé passo a passo (51) Tapete em crochê filé passo a passo (52) Tapete em crochê filé passo a passo (53)

13 – Na outra lateral será feito como no inicio da carreira. Não se esqueça que o ultimo ponto alto será sempre feito na segunda corrente das duas que fizemos para virar o trabalho.

Tapete em crochê filé passo a passo (54) Tapete em crochê filé passo a passo (55) Tapete em crochê filé passo a passo (56) Tapete em crochê filé passo a passo (57) Tapete em crochê filé passo a passo (58)

14 – Como nas voltas anteriores faça duas correntes, enrole o barbante na agulha e volte com ponto alto em cima de ponto alto, faça a parte vazada e siga com ponto alto até que falte 3 pontos de base.

Tapete em crochê filé passo a passo (59) Tapete em crochê filé passo a passo (60) Tapete em crochê filé passo a passo (61)

15 – Como vamos intercalar, sempre faremos o espaço com duas correntes como na volta anterior e faça ponto alto encima do ultimo ponto de base. Faça 2 pontos altos nos espaços de duas correntes e em seguida faça ponto alto encima do primeiro ponto alto do bloquinho. Faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos do bloquinho e faça ponto alto em cima do 4º ponto alto do bloquinho como mostrado na imagem.

Tapete em crochê filé passo a passo (62) Tapete em crochê filé passo a passo (63) Tapete em crochê filé passo a passo (64)

16 – Logo a frente temos um espaço de duas correntes, como vamos sempre intercalar, faça 2 pontos altos e em seguida ponto alto encima do primeiro ponto de base da sequência a frete.

Tapete em crochê filé passo a passo (65)

17 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto em cima de ponto alto. Siga até chegar na lateral vazada onde fará a repetição.

Tapete em crochê filé passo a passo (66) Tapete em crochê filé passo a passo (67) Tapete em crochê filé passo a passo (68) Tapete em crochê filé passo a passo (69)

18 – Observe que o desenho central vai se abrindo… Na quarta carreira teremos 3 espaços vazados. As carreiras seguintes são sempre repetições intercalando os bloquinhos e o desenho central vai se abrindo…

Tapete em crochê filé passo a passo (70) Tapete em crochê filé passo a passo (71)

19 – A lateral não tem mudanças, já na parte central seguirá sempre com ponto alto até que falte 3 pontos de base onde fará um espaço como mostra na segunda imagem…

Tapete em crochê filé passo a passo (72) Tapete em crochê filé passo a passo (73) Tapete em crochê filé passo a passo (74)  Tapete em crochê filé passo a passo (76)

20 – Nos bloquinhos segue sempre intercalando. Onde está vazado faça fechado e onde está fechado faça correntes e pule 2 pontos de base.

Tapete em crochê filé passo a passo (77)

21 – Se ao iniciar a sequência fizemos o espaço quando faltavam 3 pontos de base você precisa sempre lembrar que ao iniciar a sequência seguinte precisará fazer um espaço como mostra na primeira imagem… Nesta carreira teremos então 4 espaços vazados no desenho central.

Tapete em crochê filé passo a passo (78) Tapete em crochê filé passo a passo (79) Tapete em crochê filé passo a passo (80) Tapete em crochê filé passo a passo (81) Tapete em crochê filé passo a passo (82) Tapete em crochê filé passo a passo (83)

22 – Siga repetindo até que sobre apenas 4 pontos altos de base no desenho central. Veja que apontei com a agulha que como o desenho central vai se abrindo chegará um momento que restará apenas 4 pontos de base separando o desenho da lateral. Isto deverá ocorrer na oitava carreira (Conto como primeira carreira a que foi feita toda em ponto alto e não o cordão de correntes)

Tapete em crochê filé passo a passo (84) Tapete em crochê filé passo a passo (85) Tapete em crochê filé passo a passo (86) Tapete em crochê filé passo a passo (87) Tapete em crochê filé passo a passo (88) Tapete em crochê filé passo a passo (89) Tapete em crochê filé passo a passo (90) Tapete em crochê filé passo a passo (91)

23 – Após a oitava carreira basta fazer o inverso, ou seja, a 9ª carreira será feita exatamente como a 7ª carreira. A 10ª carreira como a 6ª carreira… a 11ª como a 5ª carreira… até que sobrará apenas um espaço central na 14ª carreira que é igual ao que temos na segunda carreira do trabalho.

Tapete em crochê filé passo a passo (92) Tapete em crochê filé passo a passo (93) Tapete em crochê filé passo a passo (94) Tapete em crochê filé passo a passo (95) Tapete em crochê filé passo a passo (96) Tapete em crochê filé passo a passo (97) Tapete em crochê filé passo a passo (101)

24 – A 15ª carreira seria toda com pontos altos, mas como pretendemos continuar o trabalho observe que faremos pontos altos apenas no desenho central, assim as laterais do tapete permanecem vazadas com o desenho em forma de “rede”

Tapete em crochê filé passo a passo (102) Tapete em crochê filé passo a passo (103) Tapete em crochê filé passo a passo (104) Tapete em crochê filé passo a passo (105) Tapete em crochê filé passo a passo (106) Tapete em crochê filé passo a passo (107)

Para continuar o trabalho basta fazer repetições do desenho quantas vezes precisar…

25 – Após atingir o comprimento desejado então sim a ultima carreira do tapete será fechada também na lateral para que fique igual a primeira. Para iniciar a última carreira faça 3 correntes e não duas como de costume. Assim o cantinho do tapete ficará perfeito. Siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto e também nas correntes que formam a rede de espaço como mostrado nas imagens.

Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (1) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (2) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (3)

26 – Veja que a carreira ficou toda fechada com ponto alto finalizando o tapete, mas ainda não terminamos… Vamos fazer uma volta com ponto baixo para igualar todo o tapete?

 Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (6) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (7) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (8)

27 – Após o último ponto alto, faça uma corrente e em seguida faça 1 ponto alto no mesmo ponto alto final.

Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (9) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (10)

28 – Depois siga com ponto baixo na lateral do tapete. Observe que no espaço de ponto alto ou das correntes que fizemos para virar faremos apenas 1 ponto alto. Desta forma teremos 1 ponto alto no meio da carreira e 1 ponto alto no pé da carreira. Se fizer mais pontos o tapete ficará desproporcional.

Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (11) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (12) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (13) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (14) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (15) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (16)

29 – Quando chegar no cantinho, após o último ponto alto faça uma corrente e em seguida faça mais um ponto alto no mesmo espaço, caso contrário o canto ficará repuxando…

Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (19) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (20)

30 – Quando chegar na corrente inicial do tapete veja que temos uma alça da corrente no pé de cada ponto alto, faça os pontos baixos utilizando-as!

Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (17) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (18)   Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (21)

31 – Ao completar toda a volta, logo após o último ponto alto faça uma corrente, alongue o fio e corte. Para que fique um acabamento perfeito vamos utilizar a agulha de tapeceiro para fazer o acabamento.

Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (22) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (23) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (24)

32 – Com o fio já na agulha, passe no alto do primeiro ponto baixo e em seguida passe de volta pelo último ponto baixo saindo na parte de trás. Esconda parte do fio, divida-o em duas partes e dê dois nós, corte as sobras.

Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (25) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (26) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (27) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (28) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (29) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (30) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (31)

Pronto! Sua passadeira estará prontinha! Caso queira pode sim fazer outro bico de acabamento, a carreira de ponto baixo facilita na contagem de pontos para dividir corretamente e adaptar ao acabamento que você desejar. Eu gosto assim, liso, simples… Clássico.

Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (32) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (33) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (34) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (37) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (41) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (42)

No meu tapete repeti o desenho por 7 vezes e ficou com 126cm, (um metro e vinte e seis) Perfeito para meu espaço!

IMG_7268   IMG_7273 IMG_7274 IMG_7279 IMG_7280 IMG_7269 IMG_7270

Se faltar alguns centímetros para atingir o comprimento desejado você pode fazer mais carreiras com pontos altos nas duas pontas. Outra dica é fazer um bico de acabamento, neste caso faça o tapete já pensando nisto desde o início, pois vai aumentar a largura.

Para calcular quantas carreiras vai precisar para atingir o comprimento, faça a medida da altura do seu ponto alto ou com quantos centímetros ficou o primeiro desenho pronto, assim  basta fazer as contas.

E o truque para mudar largura e comprimento do tapete?

Os aumentos e diminuições precisam ser de 6 em 6 pontos, assim podemos deixar o tapete com a mesma aparência. Se a diferença for pouca coisa pode mudar de 2 em 2 pontos apenas na lateral fechada.

Veja que na lateral temos 7 pontos altos, você pode adicionar ou retirar 1 ponto em cada uma das laterais…

Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (1)

Observe que temos uma “rede” com 5 bloquinhos em cada lateral. Se aumentar 3 pontos dá para adicionar um bloquinho a mais, se retirar 3 pontos então podemos diminuir um dos bloquinhos. Para ficar igual faça dos dois lados serão 6 pontos a mais ou 6 pontos menos!

Tapete em crochê filé passo a passo (69)

Espero que tenham gostado de mais este trabalho, até o próximo!

130 comentários em “Passadeira em crochê filé passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

    1. Oi, Raquel! O meu ficou com 52cm de largura então para chegar a 1 metro tem que dobrar. OU faz duas vezes o tapete um ao lado do outro ou cria algo para completar essa largura.

  1. Parabéns! Seu ponto é excelente e vc um professor nota 1000!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
    Muito obrigada.
    😘

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.