Passadeira em crochê filé passo a passo

Sabe aquele tapete simples mas que é um verdadeiro coringa? Pois bem, os tapetes com flores, coloridos, peludinhos… São uma graça! Mas sempre gostamos do clássico tapete crú e simples não é mesmo? Digo que é um coringa porque você pode fazer o comprimento que desejar, a largura que desejar, montar um jogo de cozinha com peças de diferentes tamanhos, fazer bico de acabamento ou não, aplicar flores… Viram só quanta coisa dá pra fazer com este trabalho?

No passo a passo de hoje vamos aprender a fazer uma passadeira em crochê filé, o terror de todo iniciante é quando os cantos do tapete ficam repuxando ou arredondados e então vamos aprender ponto a ponto e mostrar que não existe mistério.

Para iniciar o trabalho vamos fazer um cordão de correntes para servir de base para a primeira carreira de pontos altos. Sempre temos que redobrar a atenção para não faltar correntes e qualquer distração temos que recomeçar a contagem… Posso dizer com autoridade no assunto que uma das piores coisas é descobrir que faltou uma correntinha que seja para completar a quantidade exata. Pensando nisso faça sempre algumas correntes a mais, assim conferimos os pontos que precisamos e desmanchamos o restante das correntes sem prejudicar o trabalho! Veja no final do passo a passo algumas dicas bem interessantes para mudar o comprimento e largura do seu trabalho.

MATERIAIS

01 – Precisamos de um cordão com 92 correntes, volte na 5ª corrente e faça ponto alto.

Tapete em crochê filé passo a passo (1) Tapete em crochê filé passo a passo (2) Tapete em crochê filé passo a passo (3)

Veja que desta forma teremos 2 pontos altos contando com as correntes que voltamos.

Tapete em crochê filé passo a passo (4)

02 – Continue fazendo 1 ponto alto em cada corrente e teremos um total de 88 pontos altos.

Tapete em crochê filé passo a passo (5) Tapete em crochê filé passo a passo (6) Tapete em crochê filé passo a passo (7) Tapete em crochê filé passo a passo (8)

03 – Agora puxe a sobra para cima e assim podemos prendê-lo com a próxima carreira e depois amarrá-lo antes de cortar as sobras.

Tapete em crochê filé passo a passo (9) Tapete em crochê filé passo a passo (10) Tapete em crochê filé passo a passo (11)

04 – Faça duas correntes, enrole o barbante na agulha e vire o trabalho para voltar com ponto alto em cima de ponto alto por mais 6 vezes, contando com as correntes que viramos teremos um total de 7 pontos altos.. Aproveite para esconder parte da sobra de fio por uns 4 pontos…

Tapete em crochê filé passo a passo (12) Tapete em crochê filé passo a passo (13) Tapete em crochê filé passo a passo (14)

Com o auxílio de uma agulha costure ele nos pontos altos de base em ida e volta, abra o fio no meio e amarre bem. Corte as sobras.

Tapete em crochê filé passo a passo (15) Tapete em crochê filé passo a passo (16) Tapete em crochê filé passo a passo (17) Tapete em crochê filé passo a passo (18) Tapete em crochê filé passo a passo (19) Tapete em crochê filé passo a passo (20) Tapete em crochê filé passo a passo (21) Tapete em crochê filé passo a passo (22)

05 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto. Novamente duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e faça ponto alto… faça até obter 5 espaços. Veja as imagens…

Tapete em crochê filé passo a passo (23) Tapete em crochê filé passo a passo (24) Tapete em crochê filé passo a passo (25) Tapete em crochê filé passo a passo (26)

06 – Faça uma sequência de 22 pontos altos. Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e novamente uma sequência de 22 pontos altos.

Tapete em crochê filé passo a passo (27) Tapete em crochê filé passo a passo (28) Tapete em crochê filé passo a passo (29) Tapete em crochê filé passo a passo (30) Tapete em crochê filé passo a passo (31) Tapete em crochê filé passo a passo (32) Tapete em crochê filé passo a passo (33)

07 – Agora vamos repetir os 5 espaços de duas correntes, para isto basta fazer duas correntes, pular 2 pontos de base e fazer ponto alto. Veja que dobrei o trabalho para que veja que é exatamente igual ao que fizemos na outra lateral.

Tapete em crochê filé passo a passo (34) Tapete em crochê filé passo a passo (35) Tapete em crochê filé passo a passo (36)

08 – Após os 5 espaços faça 7 pontos altos. Observe que o 7º ponto alto será feito em cima da corrente que forma o primeiro ponto alto de base.

Tapete em crochê filé passo a passo (37) Tapete em crochê filé passo a passo (38)

09 – Faça duas correntes, enrole o barbante na agulha e vire o trabalho, volte com ponto alto em cima de ponto alto (São 7 pontos altos na lateral já contando com as correntes que fizemos para virar)

OBSERVAÇÃO: Sempre enrolo o barbante na agulha antes de virar todas as vezes. Assim o ponto formado por correntes fica sempre igual em toda a lateral do tapete.

Tapete em crochê filé passo a passo (39) Tapete em crochê filé passo a passo (40) Tapete em crochê filé passo a passo (41)

10 – Na parte vazada do tapete faça como na volta anterior. São duas correntes de espaço e ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete em crochê filé passo a passo (42) Tapete em crochê filé passo a passo (43) Tapete em crochê filé passo a passo (44)

11 – Na parte fechada siga com ponto alto em cima de ponto alto até que falte apenas 3 pontos de base para chegar no espaço. Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto em cima do ultimo ponto alto de base antes do espaço. Observe as imagens…

Tapete em crochê filé passo a passo (45) Tapete em crochê filé passo a passo (46) Tapete em crochê filé passo a passo (47)

12 – No espaço de duas correntes faça 2 pontos altos, em seguida faça ponto alto em cima do primeiro ponto alto da sequência seguinte. Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até chegar na parte vazada na outra lateral do tapete.

Tapete em crochê filé passo a passo (48) Tapete em crochê filé passo a passo (49) Tapete em crochê filé passo a passo (50) Tapete em crochê filé passo a passo (51) Tapete em crochê filé passo a passo (52) Tapete em crochê filé passo a passo (53)

13 – Na outra lateral será feito como no inicio da carreira. Não se esqueça que o ultimo ponto alto será sempre feito na segunda corrente das duas que fizemos para virar o trabalho.

Tapete em crochê filé passo a passo (54) Tapete em crochê filé passo a passo (55) Tapete em crochê filé passo a passo (56) Tapete em crochê filé passo a passo (57) Tapete em crochê filé passo a passo (58)

14 – Como nas voltas anteriores faça duas correntes, enrole o barbante na agulha e volte com ponto alto em cima de ponto alto, faça a parte vazada e siga com ponto alto até que falte 3 pontos de base.

Tapete em crochê filé passo a passo (59) Tapete em crochê filé passo a passo (60) Tapete em crochê filé passo a passo (61)

15 – Como vamos intercalar, sempre faremos o espaço com duas correntes como na volta anterior e faça ponto alto encima do ultimo ponto de base. Faça 2 pontos altos nos espaços de duas correntes e em seguida faça ponto alto encima do primeiro ponto alto do bloquinho. Faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos do bloquinho e faça ponto alto em cima do 4º ponto alto do bloquinho como mostrado na imagem.

Tapete em crochê filé passo a passo (62) Tapete em crochê filé passo a passo (63) Tapete em crochê filé passo a passo (64)

16 – Logo a frente temos um espaço de duas correntes, como vamos sempre intercalar, faça 2 pontos altos e em seguida ponto alto encima do primeiro ponto de base da sequência a frete.

Tapete em crochê filé passo a passo (65)

17 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto em cima de ponto alto. Siga até chegar na lateral vazada onde fará a repetição.

Tapete em crochê filé passo a passo (66) Tapete em crochê filé passo a passo (67) Tapete em crochê filé passo a passo (68) Tapete em crochê filé passo a passo (69)

18 – Observe que o desenho central vai se abrindo… Na quarta carreira teremos 3 espaços vazados. As carreiras seguintes são sempre repetições intercalando os bloquinhos e o desenho central vai se abrindo…

Tapete em crochê filé passo a passo (70) Tapete em crochê filé passo a passo (71)

19 – A lateral não tem mudanças, já na parte central seguirá sempre com ponto alto até que falte 3 pontos de base onde fará um espaço como mostra na segunda imagem…

Tapete em crochê filé passo a passo (72) Tapete em crochê filé passo a passo (73) Tapete em crochê filé passo a passo (74)  Tapete em crochê filé passo a passo (76)

20 – Nos bloquinhos segue sempre intercalando. Onde está vazado faça fechado e onde está fechado faça correntes e pule 2 pontos de base.

Tapete em crochê filé passo a passo (77)

21 – Se ao iniciar a sequência fizemos o espaço quando faltavam 3 pontos de base você precisa sempre lembrar que ao iniciar a sequência seguinte precisará fazer um espaço como mostra na primeira imagem… Nesta carreira teremos então 4 espaços vazados no desenho central.

Tapete em crochê filé passo a passo (78) Tapete em crochê filé passo a passo (79) Tapete em crochê filé passo a passo (80) Tapete em crochê filé passo a passo (81) Tapete em crochê filé passo a passo (82) Tapete em crochê filé passo a passo (83)

22 – Siga repetindo até que sobre apenas 4 pontos altos de base no desenho central. Veja que apontei com a agulha que como o desenho central vai se abrindo chegará um momento que restará apenas 4 pontos de base separando o desenho da lateral. Isto deverá ocorrer na oitava carreira (Conto como primeira carreira a que foi feita toda em ponto alto e não o cordão de correntes)

Tapete em crochê filé passo a passo (84) Tapete em crochê filé passo a passo (85) Tapete em crochê filé passo a passo (86) Tapete em crochê filé passo a passo (87) Tapete em crochê filé passo a passo (88) Tapete em crochê filé passo a passo (89) Tapete em crochê filé passo a passo (90) Tapete em crochê filé passo a passo (91)

23 – Após a oitava carreira basta fazer o inverso, ou seja, a 9ª carreira será feita exatamente como a 7ª carreira. A 10ª carreira como a 6ª carreira… a 11ª como a 5ª carreira… até que sobrará apenas um espaço central na 14ª carreira que é igual ao que temos na segunda carreira do trabalho.

Tapete em crochê filé passo a passo (92) Tapete em crochê filé passo a passo (93) Tapete em crochê filé passo a passo (94) Tapete em crochê filé passo a passo (95) Tapete em crochê filé passo a passo (96) Tapete em crochê filé passo a passo (97) Tapete em crochê filé passo a passo (101)

24 – A 15ª carreira seria toda com pontos altos, mas como pretendemos continuar o trabalho observe que faremos pontos altos apenas no desenho central, assim as laterais do tapete permanecem vazadas com o desenho em forma de “rede”

Tapete em crochê filé passo a passo (102) Tapete em crochê filé passo a passo (103) Tapete em crochê filé passo a passo (104) Tapete em crochê filé passo a passo (105) Tapete em crochê filé passo a passo (106) Tapete em crochê filé passo a passo (107)

Para continuar o trabalho basta fazer repetições do desenho quantas vezes precisar…

25 – Após atingir o comprimento desejado então sim a ultima carreira do tapete será fechada também na lateral para que fique igual a primeira. Para iniciar a última carreira faça 3 correntes e não duas como de costume. Assim o cantinho do tapete ficará perfeito. Siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto e também nas correntes que formam a rede de espaço como mostrado nas imagens.

Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (1) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (2) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (3)

26 – Veja que a carreira ficou toda fechada com ponto alto finalizando o tapete, mas ainda não terminamos… Vamos fazer uma volta com ponto baixo para igualar todo o tapete?

 Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (6) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (7) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (8)

27 – Após o último ponto alto, faça uma corrente e em seguida faça 1 ponto alto no mesmo ponto alto final.

Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (9) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (10)

28 – Depois siga com ponto baixo na lateral do tapete. Observe que no espaço de ponto alto ou das correntes que fizemos para virar faremos apenas 1 ponto alto. Desta forma teremos 1 ponto alto no meio da carreira e 1 ponto alto no pé da carreira. Se fizer mais pontos o tapete ficará desproporcional.

Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (11) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (12) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (13) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (14) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (15) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (16)

29 – Quando chegar no cantinho, após o último ponto alto faça uma corrente e em seguida faça mais um ponto alto no mesmo espaço, caso contrário o canto ficará repuxando…

Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (19) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (20)

30 – Quando chegar na corrente inicial do tapete veja que temos uma alça da corrente no pé de cada ponto alto, faça os pontos baixos utilizando-as!

Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (17) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (18)   Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (21)

31 – Ao completar toda a volta, logo após o último ponto alto faça uma corrente, alongue o fio e corte. Para que fique um acabamento perfeito vamos utilizar a agulha de tapeceiro para fazer o acabamento.

Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (22) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (23) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (24)

32 – Com o fio já na agulha, passe no alto do primeiro ponto baixo e em seguida passe de volta pelo último ponto baixo saindo na parte de trás. Esconda parte do fio, divida-o em duas partes e dê dois nós, corte as sobras.

Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (25) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (26) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (27) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (28) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (29) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (30) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (31)

Pronto! Sua passadeira estará prontinha! Caso queira pode sim fazer outro bico de acabamento, a carreira de ponto baixo facilita na contagem de pontos para dividir corretamente e adaptar ao acabamento que você desejar. Eu gosto assim, liso, simples… Clássico.

Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (32) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (33) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (34) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (37) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (41) Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (42)

No meu tapete repeti o desenho por 7 vezes e ficou com 126cm, (um metro e vinte e seis) Perfeito para meu espaço!

IMG_7268   IMG_7273 IMG_7274 IMG_7279 IMG_7280 IMG_7269 IMG_7270

Se faltar alguns centímetros para atingir o comprimento desejado você pode fazer mais carreiras com pontos altos nas duas pontas. Outra dica é fazer um bico de acabamento, neste caso faça o tapete já pensando nisto desde o início, pois vai aumentar a largura.

Para calcular quantas carreiras vai precisar para atingir o comprimento, faça a medida da altura do seu ponto alto ou com quantos centímetros ficou o primeiro desenho pronto, assim  basta fazer as contas.

E o truque para mudar largura e comprimento do tapete?

Os aumentos e diminuições precisam ser de 6 em 6 pontos, assim podemos deixar o tapete com a mesma aparência. Se a diferença for pouca coisa pode mudar de 2 em 2 pontos apenas na lateral fechada.

Veja que na lateral temos 7 pontos altos, você pode adicionar ou retirar 1 ponto em cada uma das laterais…

Passadeira em croche filé passo a passo parte 2 (1)

Observe que temos uma “rede” com 5 bloquinhos em cada lateral. Se aumentar 3 pontos dá para adicionar um bloquinho a mais, se retirar 3 pontos então podemos diminuir um dos bloquinhos. Para ficar igual faça dos dois lados serão 6 pontos a mais ou 6 pontos menos!

Tapete em crochê filé passo a passo (69)

Espero que tenham gostado de mais este trabalho, até o próximo!

120 comentários em “Passadeira em crochê filé passo a passo

  1. Amo seus trabalhos me ajudam muito pois. Não sei fazer muitos coisa principalmente acabamento sou péssima

  2. Boa tarde amei essa passadeira mas eu queria fazer com barbante número 8 e que ficasse com a largura do seu mas ficou muito largo,quantas correntes tenho que fazer? obrigada

  3. Eu amo os seus passa passos, gostaria de saber quantas correntes preciso pra fazer essa passadeira com 1 metro de largura 🙏por favor me ajude,pq sou iniciante 😊

    1. Oi Maria, depende de como são seus pontos… neste caso é mais fácil fazer um cordão com um metro de comprimento, contar as correntes e centralizar o desenho já que vai precisar alterar.

  4. Nossa!!!! Achei lindo a maneira como vc repassa.
    Com riqueza de detalhes, até quem está aprendendo
    (como eu) fica fácil. Muito obrigada.

    1. Muito obrigado, Roseneide! Fico feliz que tenha gostado do passo a passo e espero que possamos aprender juntos aqui no blog. Forte abraço.

  5. Gostaria de parabenizar e agradecer por compartilhar seus conhecimentos. Confesso que já reproduzi várias peças seguindo o passo a passo que é sempre muito claro. Grande abraço!

    1. Muito obrigado Vera!!! Fico muito feliz com seu comentário e saber que gosta da minha forma de explicar o passo a passo :)
      Um forte abraço e seja sempre muito bem-vinda sempre!!!

  6. Olá, que belo trabalho!
    Gostaria de estar realizando o mesmo utilizando o fio 8 pois a minha cliente prefere será que ficará bom?

    1. Oi Ivanilde, tudo bem?
      No crochê filé é super simples fazer este comprimento.
      Você vai iniciar com a mesma quantidade de correntes (92) porque esta quantidade determina a largura do trabalho. Em seguida vai fazendo até atingir o comprimento desejado :)

  7. Bom, gosto de fazer cochet de barbante como tapetes e passadeiras, nao gosto de nada muito complicado, esse estilo de passadeira sao as q mais gosto. Quando vc colocou esse passadeira ja pensei vou fazer pro meu sofa da area . Beijos.

  8. Gosto muito de fazer croché e relaxante e rende um trocado, suas aulas são bem explicadas e as peças maravilhosas. Não tem como ficar só olhando, é tipo, visualizou partiu mãos a obra. Um abraço

  9. Ola, gostaria de saber se voces mandam modelos e receitas de trabalhos de croche, pois gostaria de alguns em meu e-mail, grata.

  10. Já fiz essa passadeira é muito linda e muito fácil de faser ..com esse mesmo ponto fiz também um caminho de mesa ficou lindo amei.

    1. Que legal Diva!
      Fico feliz que tenha gostado e espero que faça sim muitos outros :)
      Forte abraço e tudo de bom sempre.

  11. Parabéns pela postagem, um passo a passo rico em detalhes com fotos muito esclarecedoras.Obrigada por compartilhar.

    1. Oi Lorraine, não fiz o gráfico deste modelo… mas pretendo fazer sim e colocar o link aqui para download.

  12. Parabéns parabéns o site é maravilhoso já fiz vários trabalhos com os seus passo passo.obrigado por compartilhar seus trabalhos .deus o abençoai

  13. Olá, parabéns pelo seu trabalho sinceramente é o melhor passo a passo em crochê que eu já vi tive a oportunidade de fazer varias receitas sua e as clientes adoram. Muito obrigada por compartilhar Deus abençoe !!!

    1. Fico muito honrado com sua mensagem!
      Saber que o site está contribuindo com seus trabalhos é muito gratificante. Um forte abraço Sandra e que Deus abençoe a todos nós sempre!!!

  14. Samuel, como faço pra te mandar foto da minha passadeira pronta? Estou muito feliz com meu primeiro contato com crochê, obrigada por esse trabalho que você faz passando as receitas passo a passo, que Deus te abençoe cada dia mais.

    1. Olá Tatiane, a largura não vai mudar em nada então inicie com a mesma quantidade. O comprimento você faz de acordo com o tamanho que desejar e neste caso basta parar de fazer ao atingir o comprimento desejado. Bom trabalho!

  15. Boa tarde, eu me perdi na hora de juntar o a linha restante na primeira carreira. Goataria de ajuda.

      1. Samuel, boa tarde. Eu vou começar meu tapete de novo. Descobri que estou fazendo o ponto alto errado desde o começo.

  16. Olá Samuel!
    Lindo essa passadeira…quero fazer
    Pra minha cozinha.
    Quantas correntinha eu faço para
    ter uma largura de 45cm?
    Obrigado.

    1. Olá Juliana, para manter o desenho a quantidade mímnima correntes para iniciar vai ser 86 assim deixaria apenas 4 pontos altos nas laterais ao invés de 7 em cada lada.

      Veja se iniciando com essa quantidade de correntes já fica com os 45cm que você deseja, acredito que vai dar certinho :)

  17. adorei todos os graficos que eu vi,vou fazer todos,voce tem apostilas passo a passo para vender, se tem,quanto custa.

  18. Oi Samuel
    eu so tenho um rolo de barroco max color de 475 metros sera que da para fazer desse tamanho? e no ponto baixo da de colocar outra cor…me ajuda sou iniciante.bju lindos trabalho.

    1. Olá Raquel essa quantidade dá para fazer um tapete menor :) Se quiser maior vai precisar mais fios. Ah, no ponto baixo dá sim para fazer com outra cor, basta arrematar e reiniciar normalmente. Grande beijo e muito obrigado pelo carinho!

  19. Bom dia,
    Adoro os tabalhos publicados e já fiz vários. Obrigada.
    Recebi um encomenda desta passadeira (5,00×0,80) e não sei bem calcular o preço.
    Gastei aproximadamente 7kg de barbante, fio 6 (17,00).
    Poderia me dar sugestão de preço?

    1. Olá Sônia, temos uma tabela para auxiliar você. No artigo explico a importância da formação justa do preço de venda, veja para que possa entender melhor e calcular o valor de venda do seu trabalho apenas inserindo o valor gasto e o valor do seu trabalho. CLIQUE AQUI.

  20. Olá, eu fiz esse só que na cor verde água e com 9 desenhos, amei a explicação, achei que nunca ia conseguir fazer um tapete tao maravilhoso mas ficou lindo lindo. O que eu fiz com 9 desenhos vc acha que eu devo vender por quanto?

  21. Amei o seu trabalho, sou apaixonada.por.crochê principalmente colchas, gostaria de saber se vc mais gráficos, mas uma vez parabéns pelo belo trabalho e site bem elaborado e as explicações detalhadas

    1. Olá Rose, obrigado pelo carinho! Infelizmente meu foco é mais em passo a passo e por isso não tenho gráfico de todos os trabalhos, mas sempre que tiver disponibilizo na postagem para download. Grande beijo.

  22. Olá, gostaria de saber se você tem o arquivo PDF desse passo a passo.
    Muito obrigada, e parabéns pelo seu talento.

  23. Eu não entendi o começo, ficou meio confuso. A barra inicial do tapete é ou não com 88 p.a.? Você falou sobre desmanchar o trabalho… até o 88 ponto. Não entendi isso…

    1. Oi Cíntia, o que expliquei é que são 88 correntes, mas sempre faço mais porque correntes são mais difíceis contar principalmente para quem está começando. Então dei a dica de fazer mais de 88 e depois que fazer os pontos altos conferir e desmanchar as que sobrarem porque se faltar teria que desmanchar toda a carreira de ponto alto para fazer mais correntes.

    1. Oi Ana Paula, neste caso você precisa controlar a mão e tentar manter o tamanho dos pontos. Infelizmente só praticando para ter este controle e seus pontos ficarem todos iguais. Uma dica boa é sempre fazer um aquecimento pela manhã antes de iniciar o trabalho. Além de ajudar a prevenir dores, tendinites e LER (Lesão por Esforço Repetitivo) ajuda você retomar o mesmo ritmo de trabalho de quando parou no dia anterior por exemplo. Assim seus pontos ficaram mais parecidos já que pela manhã sem aquecimento nossos pontos tendem a ficar maiores e mais soltos.

  24. Ola, estou perdida na finalizaçao do tapete onde diz que terá um ponto alto no meio e pé da carreira…
    Estou fazendo um ponto baixo e um alto intercalado está certo desta forma é isso mesmo?

  25. Olá,gostaria de saber como posso diminuir o tamanho do tapete, gostaria de fazer ele como jogo de cozinha quantos pontos altos tenho que fazer para não ficar com 5 bloquinhos e sim 3 . Obrigada

  26. Gosto de trabalhar com barroco…dois novelos de 700gr daria pra fazer essa passadeira e mais dois pequenos??

  27. Amei, a muito tempo queria fazer esse modelo, mas não tenho muita prática em fazer só olhando foto. Obrigado por disponibilizar o PAP desse lindo trabalho. Bjs.

    1. São perfeitos, eu não tenho muita prática, mas queria muito fazer aquele retangular de Natal, tem como voce mostrar passo a passo como os outros em que voce fez as postagens dos trabalhos desde o início? Deus abençoe você!

      1. Olá Evaci, como este é um trabalho com barroco decore eu deixei o gráfico. Ele é bem simples, basta fazer quadradinhos e emendar… Baixe o gráfico pra você ver.