Porta-copos passo a passo

Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar o PORTA-COPOS em crochê. Para quem faz para vender, temos uma tabela para ajudar no cálculo do valor a ser cobrado, veja AQUI. Uma peça completa (Porta-prato + porta-copo) você vai gastar em média 200g de barbante número 6 o que ajuda bastante na hora de oferecer um excelente preço para seus clientes.

Veja também…

MATERIAIS

01 – Inicie com um anel mágico (ou uma argola com 5 correntes). Prenda com ponto baixo e em seguida faça 4 correntes.

Jogo americano - passo a passo (1)

02 – Em seguida faça 1 ponto alto dentro do anel mágico, uma corrente de espaço e novamente ponto alto… siga repetindo até completar 12 pontos altos contando com as correntes iniciais. Faça uma corrente após o ultimo ponto alto, feche o anel mágico e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 4 iniciais, assim fica uma sobrando para formar o espaço antes do ponto alto.

Jogo americano - passo a passo (2) Jogo americano - passo a passo (3) Jogo americano - passo a passo (4) Jogo americano - passo a passo (5)

03 – Após finalizar com ponto baixíssimo, passe para o primeiro espaço de uma corrente e faça 1 ponto baixo, em seguida faça duas correntes e mais 1 ponto alto no mesmo espaço.

Jogo americano - passo a passo (6) Jogo americano - passo a passo (7) Jogo americano - passo a passo (8)

04 – Faça uma corrente de espaço e em seguida faça novamente 2 pontos altos no espaço de uma corrente, siga repetindo e finalize com ponto baixíssimo.

Jogo americano - passo a passo (9) Jogo americano - passo a passo (10) Jogo americano - passo a passo (11)

05 – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça novamente ponto baixíssimo encima do próximo ponto alto e no espaço de uma corrente faça 1 ponto baixo.

Jogo americano - passo a passo (12)

06 – Faça duas correntes e em seguida mais 2 pontos altos no mesmo espaço. Faça uma corrente de separação e no espaço seguinte faça 3 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Jogo americano - passo a passo (13) Jogo americano - passo a passo (14) Jogo americano - passo a passo (15) Jogo americano - passo a passo (16) Jogo americano - passo a passo (17) Jogo americano - passo a passo (18)

07 – A quarta volta faça toda fechada com pontos altos, para isso suba com duas correntes e em seguida faça ponto alto encima de ponto alto, nos espaços de uma corrente faça 2 pontos altos. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Porta-copos passo a passo (1) Porta-copos passo a passo (2) Porta-copos passo a passo (3) Porta-copos passo a passo (4) Porta-copos passo a passo (5) Porta-copos passo a passo (6)

08 – Após finalizar a volta anterior faça mais 3 pontos baixíssimos e em seguida faça 1 ponto baixo entre os dois pontos altos que ficam no espaço de uma corrente, observe as imagens.

Porta-copos passo a passo (7) Porta-copos passo a passo (8) Porta-copos passo a passo (9)

09 – Faça 5 correntes e em seguida prenda com ponto baixo entre os 2 pontos altos que ficam no intervalo seguinte, veja que sinalizei com a agulha. Siga fazendo alças com 5 correntes por toda a volta, caso seu ponto seja mais apertado faça 6 correntes para que fiquem mais soltas. Faça por toda a volta, apenas a ultima corrente faremos diferente.

Porta-copos passo a passo (10) Porta-copos passo a passo (11) Porta-copos passo a passo (12) Porta-copos passo a passo (13) Porta-copos passo a passo (14)

10 – Para fazer a ultima alça, faça duas correntes e em seguida faça 1 ponto alto no mesmo ponto que iniciou a volta como mostra as imagens, assim faremos a alça e a agulha fica posicionada no meio para continuar o trabalho.

Porta-copos passo a passo (15) Porta-copos passo a passo (16) Porta-copos passo a passo (17) Porta-copos passo a passo (18)

11 – Faça 1 ponto baixo logo após fazer o ponto alto, para isso apenas introduza a agulha por dentro da alça e já faça o ponto baixo.

Porta-copos passo a passo (19) Porta-copos passo a passo (20)

12 – Agora vamos trabalhar na alça seguinte. Faça 10 pontos altos (caso tenha feito alças com 6 correntes faça 12 pontos altos) Caso seu ponto seja muito apertado você pode fazer mais pontos altos nesta alça para que fique mais solta. Após fazer a pontos altos na primeira alça, prenda com ponto baixo na segunda alça, trabalhe pontos altos na terceira alça e em seguida prenda com ponto baixo na alça seguinte… siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo, corte o fio e arremate.

Porta-copos passo a passo (21) Porta-copos passo a passo (22) Porta-copos passo a passo (23) Porta-copos passo a passo (24)

Aqui a peça pronta!

Porta-copos passo a passo (25) Porta-copos passo a passo (26) Porta-copos passo a passo (28)

Jogo americano passo a passo (11) Porta-copos (1) Porta-copos (2) Porta-copos (3) Porta-copos (4) Porta-copos (5)

Até o próximo passo a passo.

34 comentários em “Porta-copos passo a passo

  1. Já é o terceiro jogo americano que faço,amei fazer, dos pratos e porta copos e as clientes tb gostaram.

  2. HOLA, ME GUSTARIA SABER PORQUE EL POSAVASOS NO ME QUEDA PLANO,RECTO. LAS ULTIMAS 2 VUELTAS SE SUBEN PARA ARRIBA Y ME QUEDA COMO UN CUENCO, CESTA. GRACIAS. ME GUSTA MUCHO TODOS TUS TRABAJOS. GRACIAS.

    1. Hola, creo que sus puntos están más apretados. Utilice una aguja más grande y haga los puntos más sueltos.

      1. HOLA , QUISE DECIR QUE ME GUSTA MUCHO SUS TRABAJOS. PROBARE HACERLO DE ESA MANERA . GRACIAS.AQUI EN ESPAÑA NO ENCUENTRO LOS HILOS DE MULTICOLOR PARA HACER LAS FLORES. SI PUDIERAS DECIRME DONDE. GRACIAS.

        1. Olá Belen, realmente é difícil encontrar o mesmo fio que utilizo aí na Espanha. A loja mais próxima de você que encontrei foi a YARNSTÍCK Não sei se ela vende todos os produtos da Círculo. Vale a pena dar uma conferida.

  3. Muit lindo esse porta copos e sousplat, você teriam um modeo de porta talheres para combinar, aguardo postagem , se vocês tiverem, já estou terminando o meu para as festas, ficou lindo, mas quera fazer um porta talheres tb.

    Grata

    1. Olá Maria, para este trabalho utilizei a marca barbantex e infelizmente ele não tem numeração de cores. Porém esta cor é praticamente equivalente a cor número 270 da EuroFios.

  4. Nunca tinha feito crochê, iniciei com o porta copos e estou completamente apaixonada. Seus trabalhos são belíssimos. Por quanto em média posso vender o conjunto com 8 peças, 4 de cada??
    Obrigada.

  5. Agradeço de coração sua explicação, fácil, clara até para iniciantes como eu. Parabéns por disponibilizar e compartilhar o seu talento.

  6. Olá, mas olhando as fotos do PAP, não parece que foi usado o barbante nº 6, como aparece nos materiais. Está mais com cara de barbante nº 4. Trabalho muito com barbante, e achei estranho esse 6 muito fino……Adorei a receita do jogo americano. 😉

    1. Oi Rosana, nunca trabalhei com o fio número 4, acho ele muito fino. Este é sim um trabalho com barbante número 6 o mesmo que utilizei no tapete redondo cor grafite.

  7. Estou tendo dificuldades para medir o meu trabalho, o porta prato tem quantos cm em diâmetro? Esse que do passo-a passo. Obrigada

  8. não me canso de apreciar seus trabalhos,tu é maravilhoso gostaria de obter em apostilas todos esses trabalhos,se for possivel me diga o que devo fazer por favor bjs eobrigado.

    1. Olá Olivia, agradeço de coração o carinho. Não temos apostilas prontas porém temos os arquivos do mesmo passo a passo que está aqui só que em PDF e você poderá imprimir ou ler offline. Visite a página AQUI e veja como proceder.

  9. Olá mais uma vez gostaria de parabenizar pelos lindos trabalhos e agradecer pois vcs tem me ajudado muito com os passo-a-passo aqui divulgados! Deus abençoe muito vcs!
    Gostaria de perguntar quantos centímetros em diametro tem o porta prato, preciso de fazer um com 38cm de diâmetro, quantas carreiras preciso fazer?
    Desde já agradeço beijos

    1. Olá Jordana, agradeço o carinho. A quantidade de voltas depende muito da altura que mede o seu ponto e isto varia de pessoa para pessoa. Veja quanto mede seu ponto alto. Você vai precisar calcular para saber quantas voltas vai precisar a partir desta medida.