Porta-papel higiênico passo a passo | Croche.com.br

Porta-papel higiênico passo a passo

Vamos aprender passo a passo como confeccionar um PORTA-PAPEL HIGIÊNICO? Este é bem simples mas serve como base para que possa fazer outros trabalhos mais elaborados.

Criação e execução: croche.com.br

MATERIAIS

Para confeccionar este porta-papel higiênico utilizei a FLOR CATAVENTO e temos o passo a passo AQUI no blog. Para confecção das flores utilizei barbante Milano na cor Vermelha e verde para as folhas. Você pode utilizar a flor que desejar, temos uma grande variedade de flores aqui no blog e você pode conferir clicando AQUI. 

Se desejar utilizar a mesma flor, no passo a passo já está explicando como fazer as alças da FLOR CATAVENTO deixando ela prontinha para continuar o passo a passo do porta-papel higiênico.

Porta papel higiênico passo a passo (1) Porta papel higiênico passo a passo (2) Porta papel higiênico passo a passo (3)

01 – Com as flores já prontas vamos fazer um motivo com apenas 3 voltas. Na primeira alça prenda com ponto baixo, faça duas correntes para dar altura de um ponto alto e mais 2 pontos altos. Duas correntes de espaço e mais 3 pontos altos no mesmo espaço formando um “leque”. Faça uma corrente de espaço e na alça seguinte faça apenas um bloquinho com 3 pontos altos. Na terceira alça faça novamente um leque, siga intercalando para que forme uma base quadrada. Finalize com ponto baixíssimo e siga até o meio do leque para iniciar a segunda volta.

Porta papel higiênico passo a passo (4) Porta papel higiênico passo a passo (5) Porta papel higiênico passo a passo (6) Porta papel higiênico passo a passo (7)

02 – Na segunda volta faça leque dentro de leque e bloquinho entre os bloquinhos da volta anterior. Finalize a volta com ponto baixíssimo e siga até o meio do leque para iniciar mais uma volta. A terceira volta é semelhante a segunda. Ao final finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Porta papel higiênico passo a passo (8) Porta papel higiênico passo a passo (9) Porta papel higiênico passo a passo (10) Porta papel higiênico passo a passo (11)

Teremos então um motivo com 3 voltas em barbante crú. Nas imagens abaixo pode visualizar o avesso também. (reserve)

Porta papel higiênico passo a passo (12) Porta papel higiênico passo a passo (13)

03 – Com a segunda flor, faça duas voltas e na terceira volta faça apenas uma lateral e vamos iniciar a união com o primeiro motivo. Ao chegar no cato, faça apenas uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo no cantinho do primeiro motivo.

Porta papel higiênico passo a passo (14) Porta papel higiênico passo a passo (15) Porta papel higiênico passo a passo (16)

 

04 – Agora sem fazer corrente de espaço, faça os 3 pontos baixos no canto do segundo motivo completando o leque e em seguida prenda com ponto baixo no espaço entre o leque e o bloquinho do primeiro motivo como nas imagens abaixo.

Porta papel higiênico passo a passo (17) Porta papel higiênico passo a passo (18) Porta papel higiênico passo a passo (19)

05 – Sem fazer corrente de espaço, faça o bloquinho com 3 pontos altos no segundo motivo e em seguida prenda com ponto baixo no primeiro motivo. Nesta lateral não tem corrente de espaço porque o ponto baixo que faz para prender no primeiro motivo forma o espaço necessário. Após prender com ponto baixo no canto seguinte do primeiro motivo então sim faça uma corrente de espaço.

Porta papel higiênico passo a passo (20) Porta papel higiênico passo a passo (21)

06 – Agora basta continuar até completar toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. (reserve)

Porta papel higiênico passo a passo (22) Porta papel higiênico passo a passo (23) Porta papel higiênico passo a passo (24)

07 – Com a terceira flor, faça duas voltas completas e duas laterais na terceira volta para iniciar a união. Faça a emenda assim como a segunda flor, mas ao final não corte o barbante, vamos continuar o trabalho. Inicie uma quarta volta para circular os 3 motivos já emendados.

Porta papel higiênico passo a passo (25) Porta papel higiênico passo a passo (26)

08 – Quando chegar na emenda, faça um bloquinho no primeiro espaço, uma corrente de espaço e um bloquinho no espaço do segundo leque como nas imagens abaixo.

Porta papel higiênico passo a passo (27) Porta papel higiênico passo a passo (28) Porta papel higiênico passo a passo (29)

09 – Siga contornando por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. Teremos então as 3 flores emendadas formando um retângulo que servirá de base para o porta-papel higiênico.

Porta papel higiênico passo a passo (30) Porta papel higiênico passo a passo (31)

09 – Agora vamos trabalhar uma trama na parte de trás (avesso) deste retângulo. Observe as imagens abaixo, amarre o barbante em um dos cantos porém na penúltima volta, vamos trabalhar na parte mais estreita do retângulo, veja que estou apontando com a agulha na segunda imagem onde vamos fazer um ponto alto que será no meio do bloquinho da penúltima volta… na terceira imagem mais um ponto alto no pé do bloquinho da ultima volta e assim sucessivamente.

Porta papel higiênico passo a passo (32) Porta papel higiênico passo a passo (34) Porta papel higiênico passo a passo (35)

10 – Após amarrar o barbante, prenda com ponto baixo e faça 5 correntes. Em seguida faça um ponto alto pegando o ponto do meio do bloquinho da penúltima volta como demonstrado na segunda imagem no passo anterior. Faça duas correntes de espaço e prenda com ponto baixo no pé do ponto alto do meio do bloquinho da ultima volta. Siga fazendo duas correntes de espaço e ponto alto até chegar no canto seguinte.

Porta papel higiênico passo a passo (36) Porta papel higiênico passo a passo (37) Porta papel higiênico passo a passo (38) Porta papel higiênico passo a passo (39) Porta papel higiênico passo a passo (40)

11 – Ao atingir o canto, faça 5 correntes, vire o trabalho e siga fazendo ponto alto encima de ponto alto com duas correntes de espaço, no final da carreira faça o ponto alto na 3ª corrente, como são 5 correntes iniciais, duas vão dar altura de um ponto alto e duas vão formar a largura da trama.

Porta papel higiênico passo a passo (41) Porta papel higiênico passo a passo (42) Porta papel higiênico passo a passo (43) Porta papel higiênico passo a passo (44) Porta papel higiênico passo a passo (45)

12 – Faça 46 carreiras, não se esqueça; sempre que for virar faça 5 correntes e sempre que chegar ao final da carreira faça o ponto alto na terceira correntinha para que seu trabalho fique uniforme.

 Porta papel higiênico passo a passo (46) Porta papel higiênico passo a passo (47) Porta papel higiênico passo a passo (48)

13 – Agora faremos a 47ª carreira, mas já vamos aproveitar para prender na outra ponta do retângulo. Ao invés de fazer 5 correntes para virar, faça apenas duas correntes, vire o trabalho e em seguida prenda com ponto baixo no meio do leque da penúltima volta da outra ponta do retângulo.

Porta papel higiênico passo a passo (50)

14 – Sem fazer corrente de espaço, faça 1 ponto baixo no bloquinho do meio da penúltima volta do retângulo como mostra nas imagens abaixo. Em seguida, faça ponto alto encima do ponto alto na trama.

Porta papel higiênico passo a passo (52) Porta papel higiênico passo a passo (53) Porta papel higiênico passo a passo (54)

15 – Sem fazer corrente de espaço, prenda com ponto baixo no pé do bloquinho da ultima volta do retângulo como mostra a primeira imagem e em seguida faça ponto alto na trama… siga fazendo ponto alto e prendendo no retângulo com ponto baixo até completar a carreira, finalize prendendo o ultimo ponto alto no meio do leque na outra ponta, corte o fio e arremate.

Porta papel higiênico passo a passo (55) Porta papel higiênico passo a passo (56) Porta papel higiênico passo a passo (57) Porta papel higiênico passo a passo (58)

Veja que temos uma trama bem maior que o tamanho do retângulo, não se preocupe, isso é necessário para comportar a altura do rolo de papel higiênico.

Porta papel higiênico passo a passo (59) Porta papel higiênico passo a passo (60)

16 – Corte um pedaço de barbante  e amarre passando o barbante da frente para a parte de trás da peça pegando no meio da emenda (penúltima volta do retângulo) dos motivos e amarre pegando na 16ª carreira da trama na parte de trás. Faça essa amarração nas duas laterais, tome sempre o cuidado de não amarrar na ultima volta, precisa ser amarrada na penúltima volta. Amarre nas duas emendas e sempre deixando 15 carreiras livres para encaixar o rolo de papel higiênico.

Porta papel higiênico passo a passo (61) Porta papel higiênico passo a passo (62) Porta papel higiênico passo a passo (63) Porta papel higiênico passo a passo (64)

Veja nesta imagem abaixo na frente da peça onde passa o barbante para amarrar. Clique na imagem para ampliar.

 

Amarrações

17 – Faça dois cordões com + ou – 60 correntes cada um (digo mais ou menos porque depende do tamanho do laço que você vai querer)

Porta papel higiênico passo a passo (71) 

18 – Na parte de trás da trama pegando no meio da 16ª carreira (na direção da emenda dos motivos) passe o cordão saindo com ele na parte da frente bem no meio da emenda dos motivos e faça um laço como nas imagens abaixo. Faça nas duas emendas, utilize as pérolas para acabamento no cordão caso queira.

 

 

Porta papel higiênico passo a passo (65) Porta papel higiênico passo a passo (66) Porta papel higiênico passo a passo (67) Porta papel higiênico passo a passo (68)

19 – Veja como encaixa perfeitamente um rolo de papel higiênico. Na imagem estou utilizando um rolo grande (60m)

Porta papel higiênico passo a passo (69) Porta papel higiênico passo a passo (70)  Porta papel higiênico passo a passo (72)

Veja no avesso como fica…

 

 

 

Porta papel higiênico passo a passo (73) Porta papel higiênico passo a passo (74)

20 – Agora vamos fazer o acabamento e finalizar nosso trabalho. Com o barbante da mesma cor utilizado nas flores, faça 12 correntes, feche com ponto baixíssimo formando um anel e dentro do anel faça 24 pontos baixos. Finalize, corte e arremate. (reserve)

Porta papel higiênico passo a passo (75) Porta papel higiênico passo a passo (76) Porta papel higiênico passo a passo (77) Porta papel higiênico passo a passo (78) Porta papel higiênico passo a passo (79)

21 – Agora voltando ao retângulo, na parte da frente da peça amarre o barbante (mesma cor utilizado nas flores) no segundo espaço próximo ao canto do trabalho, vamos trabalhar primeiro no comprimento da peça. Prenda com ponto baixo, faça duas correntes para dar altura de um ponto alto e mais 2 pontos altos. (veja a primeira imagem para ter uma noção exata de onde inicia o acabamento)

Porta papel higiênico passo a passo (94) Porta papel higiênico passo a passo (80) Porta papel higiênico passo a passo (81)

22 – Faça 1 ponto picô e mais 3 pontos altos no mesmo espaço formando um “cogumelo”

Porta papel higiênico passo a passo (82) Porta papel higiênico passo a passo (83)

23 – Prenda com ponto baixo no espaço seguinte e faça um ponto picô, novamente prenda com ponto baixo no mesmo espaço.

Porta papel higiênico passo a passo (84) Porta papel higiênico passo a passo (85) Porta papel higiênico passo a passo (86)

24 – No espaço seguinte repita outro “cogumelo”…. siga trabalhando por toda a lateral.

Porta papel higiênico passo a passo (87) Porta papel higiênico passo a passo (88) Porta papel higiênico passo a passo (89)

25 – Quando chegar no canto da peça, faça um “cogumelo” com 4 pontos altos para não ficar repuxando. Se você seguiu o passo a passo corretamente vai dar certinho o acabamento. Siga fazendo o acabamento até chegar no terceiro canto.

Porta papel higiênico passo a passo (90) Porta papel higiênico passo a passo (91) Porta papel higiênico passo a passo (92) Porta papel higiênico passo a passo (93) Porta papel higiênico passo a passo (94)

26 – Ao chegar no canto como mostrado na imagem abaixo, faça 4 pontos altos e no lugar do ponto picô faça 20 correntes e prenda com ponto baixo no círculo que fizemos anteriormente.

Porta papel higiênico passo a passo (95) Porta papel higiênico passo a passo (96) Porta papel higiênico passo a passo (97) Porta papel higiênico passo a passo (98)

27 – Em seguida, faça novamente 20 correntes e mais 3 pontos altos no mesmo espaço do canto como mostra as imagens abaixo.

Porta papel higiênico passo a passo (99) Porta papel higiênico passo a passo (100)

28 – No segundo espaço prenda com ponto baixo e faça um ponto picô.  No espaço seguinte faça 3 pontos altos, 18 correntes e prenda com ponto baixo no círculo. Em seguida volte com 18 correntes e faça 3 pontos altos no mesmo espaço.

Porta papel higiênico passo a passo (101) Porta papel higiênico passo a passo (102) Porta papel higiênico passo a passo (103) Porta papel higiênico passo a passo (104) Porta papel higiênico passo a passo (105) Porta papel higiênico passo a passo (106)

29 – Repita os passos anteriores, nos espaços do meio são sempre 18 correntes e no canto 20 correntes. Finalize o acabamento, arremate e sua peça estará pronta!

Porta papel higiênico passo a passo (107) Porta papel higiênico passo a passo (108) Porta papel higiênico passo a passo (109) Porta papel higiênico passo a passo (110) Porta papel higiênico passo a passo (111) Porta papel higiênico passo a passo (112) Porta papel higiênico passo a passo (113) Porta papel higiênico passo a passo (114) Porta papel higiênico passo a passo (115) Porta papel higiênico passo a passo (116) Porta papel higiênico passo a passo (117) Porta papel higiênico passo a passo (118) Porta papel higiênico passo a passo (119) Porta papel higiênico passo a passo (120) Porta papel higiênico passo a passo (121) Porta papel higiênico passo a passo (122) Porta papel higiênico passo a passo (123)

 

Bem, chegamos ao final de mais um passo a passo. Espero que tenham gostado e conseguido fazer esta peça, mas em caso de dúvidas escreva para crochetapetes@gmail.com e responderemos o mais rápido possível. Espero ver os trabalhos de vocês! Visite nosso grupo no FACEBOOK e compartilhe! VER O GRUPO NO FACEBOOK

64 comentários em “Porta-papel higiênico passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

    1. Oi Letícia,fiz medindo em um rolo com 30m – Para rolo de 60m é só você fazer a rede da parte de trás da peça um pouco maior já medindo no rolo.

  1. Gente, terminei!!!
    Fiquei superfeliz por fazer um trabalho lindo destes. Nunca me imaginei fazendo uma flor! Obrigada por dividir seus dons. Será o primeiro de muuuuuuuitos!!!!

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.