Qual o melhor barbante para crochê?

Um determinado fio solta tinta? O mais escuro mancha o mais claro? Veja o teste para não correr este risco!

A resposta não é tão simples, quem faz crochê sempre tem preferência por uma marca, espessura ou textura de fio. Sabemos que espessura de fio varia de acordo com a peça a ser produzida e se analisar bem, a textura também precisa ser levado em conta. Ex. uma tapete para colocar na porta de entrada, se for muito macio e leve corre o risco de ficar escorregadio então uma textura mais firme seria o mais indicado, mas isso é papo pra muitas e muitas horas de crochê.
Outro ponto que conta muito na hora da escolha do barbante/fio é: As cores serem firme, não soltar tinta durante a lavagem. Não podemos correr o risco de produzir uma peça e ao lavar ficar toda manchada e perder todo o trabalho não é mesmo?
Vou apresentar pra vocês dois exemplos:

Acima a imagem do resultado que fiz com os fios que não soltam tinta. Já na imagem abaixo você pode notar que o vermelho contaminou o fio branco…

 

 

Nas duas imagens podemos ver claramente que um barbante solta tinta durante o processo de  lavagem e contamina o barbante branco. Se a espessura, textura ou marca é sempre uma escolha pessoal, escolher entre o que solta tinta ou não não é uma escolha necessária e unanimidade entre todos.

Como fazer a escolha correta?
       Quem faz crochê a bastante tempo já tem um certo conhecimento entre um barbante e outro, este conhecimento não pode deixar você ficar sem experimentar um novo produto já que sempre estão lançando novidades. Já quem está iniciando acaba se deparando com essa a dúvida se o fio mancha ou não. Pensando nestas possibilidades resolvi preparar um teste e disponibilizei o resultado aqui pra vocês, vejam:
Comprou o fio e está em dúvida? Antes de iniciar seu crochê vamos ao teste.
Retire um pedaço do barbante colorido a ser testado
Retire um pedaço de barbante branco
Neste teste estou utilizando duas marcas diferentes para que possam ver o resultado.
    
Em um copo descartável, coloque uma colherinha de sabão em pó (ou sabão líquido). Use pouco sabão.
 
Coloque água e mexa bastante pra dissolver o sabão, em seguida pegue os dois pedaços de barbante (um pedaço branco e um pedaço colorido) e molhe antes e em seguida mergulhe no copo com água e sabão.
Deixe de molho por cerca de 30 minutinhos, em seguida retire e veja se o barbante branco ficou contaminado com a cor do outro barbante.
As vezes acontece de soltar um leve tom de cor na água, mas em seguida esfregue com as mãos os dois barbantes juntos, enxague e veja se continua manchado.
No meu teste, um manchou e o outro não, veja:
 
 Para que não sobre nenhuma dúvida fotografei os dois juntos pra que possa comparar.
 
Devo fazer a seguinte observação:
Mesmo que você já utilize um determinado barbante, sabe que ele normalmente não solta tinta já que alguns barbantes ecológicos não sofrem processo de tingimento… precisamos tomar alguns cuidados.
Ao iniciar um trabalho, guarde o número de lote do seu produto (guarde o rótulo dentro do cone) Se ocorrer algum problema certamente o fornecedor do barbante vai cuidar de corrigir o problema, porem precisará do número de lote do produto para analisar e lhe oferecer uma solução.
O número de lote é importante também em outros casos. Se você está confeccionando uma peça e o barbante acaba é sempre bom comprar um novo cone do mesmo lote para continuar o trabalho, assim você garante cor uniforme ao seu trabalho.
Outro cuidado que devemos ter é seguir as orientações de lavagem que estão no rótulo. Ás vezes, você nem percebe, mas sabia que uma peça pode ter se desgastado ou soltou tinta porque você não lavou do jeito certo?
Estes cuidados devem ser transmitidos aos seus clientes para que tenham uma peça sempre linda em sua casa.
Para entender melhor os cuidados que devemos ter com a lavagem vejam esta sequência dos símbolos:
1ª Coluna – É o símbolo da lavagem, que envolve temperatura, enxágue, centrifugação e instruções pra lavar a peça à mão ou não.
2ª Coluna – É de alvejamento, que indica o uso ou não do cloro no processo da lavagem.
3ª Coluna – Corresponde ao processo de secagem, que pode ser natural (em varal) ou em tambor (na secadora roupas), e como ela deve ser feita.
4ª Coluna  – este símbolo mostra as recomendações na hora de passar, se ela pode ser passada à ferro e qual a temperatura ideal pra isso. A quantidade de pontinhos indica o grau de temperatuda, já quando está riscado significa que não se deve utilizar o ferro de passar.
5ª Coluna  – O último símbolo fala sobre a limpeza a seco. Mas com esse, você não precisa se preocupar tanto, essas informações são pra equipe da lavanderia, quando a sua peça precisar de um tratamento mais profissional.
Conte pra gente sua experiencia e forma de escolher o seu barbante preferido! Só não deixe de fazer uma coisa, CROCHÊ :)
 
Até a próxima.

111 comentários em “Qual o melhor barbante para crochê?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Parabéns pelo belíssimo blog !Deus lhê inspire cada dia de sua vida pra que possa nos ajudar com seus conhecimentos !!Muito grata

  2. Comecei um trabalho com barbante Amazonas fio 4 lote 4785, na cor 17 (amarelo bebe clarinho), Tex 590.6 Ficou lindo e quero continuar. Mas estou com dificuldade de encontrar no mercado, pois e um lote antigo.
    Voce tem alguma dica de onde conseguir? Obrigada!

    1. Olá Cris, é difícil encontrar produtos de um mesmo lote após passar um tempo de ter adquirido. Acredito que será pouco provável que encontre, normalmente as lojas só fazem novos pedidos de fios quando já estão reduzido os estoques o que significa ter vendido os novelos do lote que você comprou e colocou novos novelos com lotes diferentes. Neste caso, tente a mesma cor mesmo sendo de outro lote e torça para não ficar muito diferente.
      O ideal é sempre adquirir os fios com sobra.
      Forte abraço.

  3. O barbante da marca Euroroma colorido mancha, pois estou fazendo um jogo de banheiro na cor Bordô e percebi que estou usando esta soltandi muito pelo.

    1. Oi Isabele, não é para manchar, mas por via das dúvidas guarde os rótulos e se manchar ligue no atendimento ao cliente da EuroFios!

    1. Oi Graciele, Já utilizei essa marca a bastante tempo mas infelizmente foi cor cru e por isso não posso afirmar. Se comprar faça o teste como explicado.

      Peço a outros leitores que já utilizaram para opinar e assim ficarmos sabendo com segurança.

      Grato.

    1. Oi Sandra, não tenho experiência com esta marca mas já ouvi falar muito bem dele. Sempre tive boas recomendações.
      Mesmo assim não se esqueça, o fabricante sempre vai garantir uma boa qualidade e se tiver problemas não deixe de ligar. Guarde o rótulo do fio por um período ou uma fotografia do rótulo.

      Se mais alguma leitora tiver alguma experiência e puder comentar eu agradeço.

      Forte abraço Sandra!

    2. Sandra, já usei varias cores do barbante Fial e nunca mancharam. Aliás, é o meu barbante preferido.

  4. gostei de suas dicas, mas a minha duvida é com o barbante das marcas sao francisco e dubom. gostaria de saber se desbotam ou tem cor firmes é que preciso encomendar alguns cones

    1. Oi Nadia, não conheço estes fios… então deixo sua pergunta aqui e espero que alguém que conheça responda você.
      Forte abraço.

    1. Olá Mariza, estou trabalhando a mais de 2 anos apenas com os fios maxcolor da Círculo e nunca tive uma peça manchada. Mesmo se manchar eles sempre resolvem o problema rapidamente, basta entrar em contato com o SAC.

  5. Olá,tenho dúvidas na hora de comprar linhas, a dúvida é sobre as numeração 4/4,4/6,4/8 oq q dizer? Obg

    1. Olá Cleane, estes números indicam a espessura do fio.
      4/4 é conhecido como fio número 4
      4/6 é conhecido como fio número 6
      4/8 é conhecido como fio número 8
      Ou seja, basta olhar o número que está após a / e pedir o vendedor… quero o fio número 4, 6 ou 8

      :)
      Forte abraço.

  6. Como faço pra dar o meu primeiro passo pra fazer crochê pois eu sou iniciante nessas coisas de crochê e nem sei por onde começa tá difícil não sei por onde começa eu não sei qual e o meu primeiro passo que eu devo dar

  7. Eu fiz um tapete e tá soltando muito fios gostaria de saber qual o barbante e melhor para não soltar fios ou pó ou e melhor fazer de lã obrigada fico no aguardo da resposta

    1. Pode acontecer de manchar, mas não é comum e nem normal. Se isso ocorrer entre em contato com o fabricante que eles resolvem com muita rapidez. EuroFios é uma marca confiável.

  8. Ola..comecei fazer um tapete e o barbante acabou. Fui comprar outro e nao achei da mesma marca dai comprei assim mesmo, cheguei em casa e percebi q o tom era diferente…tem problema? A cor fo barbante é cru. Obg.

    1. Olá Eliane, o ideal é sempre comprar fios do mesmo lote para não acontecer isso. Como o fio é cru possivelmente ele tende a ficar com as cores iguais após algumas lavagens, mas o que garantiria mesmo seria procurar o mesmo lote já utilizado antes.

  9. Oi exite algum barbante colorido. ..q caindo alvejante …nao mancha….Qual marca.??? Assim como algumas linhas pra crochê.

    1. Olá Meire, acredito que não exista no mercado… resistente a alvejante teria que ser nylon e neste caso existe o cordão que é um pouco mais grosso que os barbantes.

      Tem fios também que são de nylon, se não me engano o fio “princesinha” é de nylon e resistente a alvejante, mas claro, se abusar na quantidade ele também não vai aguentar.

  10. Fiz um jogo de coruja com os barbantes bacana e no fim mavhou usei o vermelho com o cru o q posso fazer anyes d aprimeira lavagem PR não manchar?

    1. Olá Ana, infelizmente antes da primeira lavagem o único procedimento seria fazer o teste. Já Na primeira lavagem seguir as recomendações de pouco sabão, lavagem rápida…

      Agora que já manchou você pode ligar no fabricante dos fios para solucionarem o problema ou lavar mais algumas vezes que em alguns casos saem as manchas.

    1. Olá Jevana, a lã normalmente é utilizada para fazer gorros, casacos, chales, mantas para cama ou sofá, colcha de cama, meias, luvas, polainas… Qualquer peça que for utilizada em dias mais frios com certeza vai combinar com a lã.

      Se for fazer tapete prefira a técnica de ponto cruz, como vai ter uma peça para utilizar como base isso evita deslisar como as peças feitas em crochê.

  11. Gostaria de saber pra fazer aquele jogo de banheiro da coruja e barbante ou linha e que linha ou barbante minha cabeça está confusa

    1. Olá Teresinha, você pode utilizar barbante sem nenhum problema!

      O que muita gente não sabe é que o barroco é fio e não barbante. O barroco é 100% algodão e é muito macio, muita gente não sabe e pensa que é tudo igual. Barbante é mais seco e duro para trabalhar. :)

  12. Oi gostaria de saber se o barbante boca azul desbota estou fazendo um conjunto de banheiro da coruja e agora fiquei com medo que venha a desbotar :(

    1. Olá Rose, não conheço esta marca para te responder, aconselho guardar os rótulos e se tiver problemas com os fios entre em contato com o fabricante para que eles resolvam pra você.

  13. Olá gostei de suas explicações sobre a tintura dos barbantes, mas a minha pergunta se refere a qualidade deles: Qual o barbante que é melhor para decoração? Por exemplo fazer sousplat. A cliente quer um mais durinho, já usei o roma mas achei que ele era muito cheio de pontos brancos, no colorido. O duna é muito caro para fazer para venda apesar de muito bom, mas não tão durinho como um barbante….

    1. Oi Regina, se você quer um trabalho mais duro realmente a opção por barbante seria a ideal, neste caso teria que procurar uma marca com cores mais firmes e sem tanta contaminação.

      Outra dica legal seria trabalhar com os fios de algodão como o Maxcolor por exemplo, ele tem a numeração 4/6 que vai ajudar bastante na produção e economizar. Ele é um fio extremamente macio, mas neste caso utilize goma de endurecer crochê (você encontra este produto da marca Círculo S/A) Ela rende muito, sua peça ficará durinha como precisa e com cores maravilhosas!

      Forte abraço.

  14. Olá, gostaria de saber se posso utilizar o barbante comum (sem ser barroco) número 8, numa receita que vc indica o barroco 8. Exemplo: tapete espiral. Obrigada

    1. Oi Patricia, pode sim!
      Sempre digo o fio e espessura para que saibam exatamente o que utilizei e encontrar as cores facilmente, mas pode fazer com qualquer fio sem problemas. Bom trabalho!!!

  15. Boa tarde,sei que é muito triste quando mancha um trabalho vou fazer uma colcha de vermelho e branco gostaria de saber se com os fios barroco vai ficar sem desbotar,a cliente quer saber se com o tempo perde a cor.?

    1. Olá Dulce, os fios Barroco tem cores firmes e nunca tive problemas. Tenho tapetes com barroco multicolor, sempre lavo na máquina e já estão com mais de 7 anos e as cores estão perfeitas!

  16. Oi, boa tarde…

    Vc diz que para um tapete de cozinha tem q ser um tapete mais firme, isso significa em usar um barbante de 8 fios?

    Em relação a marca de linhas e barbantes, quais marcas vc indica?

    1. Olá Michele, o ideal seria utilizar barbante 6 ou 8. Gosto muito das marcas Círculo e Eurofios. (A família barroco da Círculo e EuroRoma da Eurofios são os que mais utilizo)

  17. fiz um caminho de mesa branco com barbante euroroma …..branco ,,,,vermelho,,,,verde mesclado…pra minha dececpçao mancharam.

  18. Boa tarde estou numa decepção com o supremo fiz um jogo de coruja A uma passadeira vermelho no cru e mancharam fiz o teste não soutou tinta seguir fazendo meu trabalho agora estou com este broca e vendedora garantio que não manchada que raiva que decepção

    1. Olá, não deixe de reclamar com o fabricante dos fios! Eles precisam te ressarcir de alguma maneira. Cuidar do cliente não é apenas fornecer o fio, se eles fabricaram eles precisam garantir que seu trabalho não fique perdido. Não deixe de reclamar com o fabricante dos fios supremo.

  19. Olá boa tarde!
    Fiz um jogo de banheiro branco e vermelho coruja, um tapete azul e branco e outro tapete vermelho e branco usei o barbante supremo me decpicionei ao usar as duas cores o vermelho e azul mancharam toda o barbante branco, Souta e muito a tinta era por encomenda minha cliente ficou decpionada e eu também.

    1. Que pena Ireni, acredito que com estas dicas teria evitado todo este transtorno. Nos próximos trabalhos faça o teste antes e então faça suas peças com segurança. Um forte abraço e não desista, este fica como aprendizado.

  20. Ola…fiz um conjunto de tapetes de banheiro na cor azul, da marca Barrocoo e a parte cru da marca Euro Roma..e infelizmente manchou. E muito.A parte cru ta azulada. Decepcionada. Achei que Barroco fosse a melhor.

  21. Olá. Gosto muito do seu blog aprendo muito com ele. Existe algum barbante que pode lavar na maquina? Ja falei com algumas pessoas que lavam seus tapetes na maquina e não estragaram. E o que você acha dos barbantes da marca bacana? Bjos

    1. Oi Jennifer, também lavo meus tapetes na máquina e nunca tive problemas. Quanto ao barbante da marca citada infelizmente não conheço e por isso não saberia opinar. Grande beijo.

  22. Obrigada pela dica, amo esse site tem muitos trabalhos lindos, mas gostaria de saber se o barbantextil tem para vender em site pq aqui a onde moro não tem essa marca. Obrigada.

      1. olha o barbante apolo fiz um trabalho com ele usei o verde e o rosa eles mancharam todo o trabalho :/

      2. Eu acho o barbante apolo muito ruim de trabalhar,não desliza dá bolinha depois de lavar e desbota muito. Chega dar calo nas mãos de tão difícil de trabalhar. Eu comprei 5 cores e estão encostadas de tanta decepção. O trabalho fica feio fosco sem brilho apagado parece que você já lavou várias vezes. Prefiro trabalhar com o barroco

        1. Olá Bernadete, legal você relatar!
          Os barbantes Apolo são do mesmo fabricante dos fios Barroco, mas como são produtos diferentes o resultado também realmente fica diferente. Barroco é maravilhoso e realmente os trabalhos ficam muito bonitos.

          1. Oi Valdirene, nunca utilizei esta marca… Se algum visitante do blog já usou e puder responder seremos gratos.

  23. Olá, boa tarde!
    Fiz um jogo de corujas com barbantes, não desbotou, mas está soltando pelos, são da marca B & B Barbantes Bazan & Batallini, por que será?
    Obrigada, fico no aguardo!
    Já não sei se comprarei desta mesma marca da próxima vez…

  24. olá meninas! gostaria de saber quais as marcas de barbantes para confeccionar um jogo de banheiro coruja, mas eu to morrendo de medo de dar errado,, ou seja de manchares porque é bem colorido, sou iniciante e queria dar um presente pra minha sogra,não quero passar vergonha rssssss, se é que me entende… obrigada á todas!!

        1. Olá Ediva, já utilizei em vários trabalhos que estão no site, só tive problemas uma vez mas a EuroFios prontamente solucionou.

  25. Bom dia !!!

    Tive sérios problemas com o fio SUPREMO FLORES da ENOVELAR>
    Guardei a NF e a embalagem, eles me enviaram alguns novelos, no entanto fiz o teste e continua desbotando.

    Bjus

    1. Oi Adriana, muito boa sua informação… Assim os outros ficam sabendo e a marca precisa rever a produção, afinal de contas, não adianta ser bonito e desbotar, tem que ter cores firmes. Bjsss

  26. Olá. Sou iniciante na arte do croche. Meu interesse maior sao em Sousplat. Ouvi falar que os barbantes da EuroRoma sao otimos para esse trabalho. (O numero 4)
    Mas estou na duvida qdo vou comprar. Nao entendo mto a numeraçao.
    4/4
    4/6
    4/8

    ????
    Qual a diferença entre eles?

    1. Oi Jaqueline, este primeiro número significa a torção do fio e não deve ser levando em conta na hora da compra, é Algo mais técnico apenas informando a que torção o fio foi submetido. Já o número após a barra significa a quantidade de fios que formam o barbante. Portanto um barbante 4/4 significa que tem torção 4 de 4 fios. 4/6 significa que tem uma torção 4 de 6 fios. Se você pegar um barbante 4/6 e desfiar vai notar que ele é formado por um total de 6 fios finos torcidos.

      Portanto se você pretende comprar o barbante número 4 o correto é o 4/4 já que o que precisa levar em conta é o segundo número que está após a “/”
      4/4 = 4
      4/6 = 6
      4/8 = 8

      Bom trabalho!

  27. Muito obrigada as dicas são ótimas. O passo a passo simples de fácil entendimento. já executei dois trabalhos.

  28. Ã QDO ESTIVER PRONTA GOSTARIA DE MOSTRAR MEU TRAB, COMO FAZER P´RA PUBLICAR AQUI.. POIS AS MELHORES DICAS Q APRENDI FOI AQUI…. OBRIGADA!!!

  29. ADORO TODAS AS DICAS.. VOU COMEÇAR FAZER UMA COLCHA DE BARBANTE, SERIA IDEAL SABER QUAL O NUMERO BASICO PRA TAL… FAREI MIOLO COM FLOR DUMA E OS RESTANTE QUADRADOS COM BARBANTE…… MAS AS DICAS FORAM ÓTIMAS VOU COMPRAR NUMERO 4 ESPERO DAR CERTO.. TAMBÉM DEPENDE DO PONTO DE CADA UM NÉ?? BEIJOS OBRIGADA PELAS DICAS..

  30. Nossa, eu aprendi crochê com minha mãe a uns 10 anos atrás. Aprendi o basico, correntinha, ponto baixo e alto. Hoje, resolvi voltar a fazer e estou encantada com meu entusiasmo quero fazer tudo, amei esse blog, pois tem tudo que precisamos para confeccionar peças… o Passo a Passo é incrivel, não tem como ter duvidas, amei. Estarei sempre por aqui de agora me diante, parabens pelo trabalho incrivel.

  31. Amoooooo demais vcs não me canso de ver as coisas maravilhosas que vcs nos ensinam, muito obrigado e que Deus abençoe vcs cada vez mais muitos bjs em seus corações

  32. Amei seu blog, parabéns !!! Sou nova no crochê e estou em dúvida nos fios para flores,para fazer porta pano de prato e porta papel higiênico qual seri o melhor o Barroco ou o supremo ? Obg !

    1. Shirley, as duas marcas que você citou tem a mesma espessura, ou seja, correspondem ao número 6. Você pode utilizar qualquer um dos dois sem problema porque são parecidos e apenas de marcas diferentes.

  33. tive muito problema com fio da euroroma, como vc citou era iniciante fiz um tapete lindo manchou todinho estragou todas as peças que fiz só que infelismente não guardei os rotulos para reclamar com a empresa ,gosto muito tb de tapetes lisos de uma cor só, resolvi então fazer um teste com um novo cone vermelho e continua soltando tinta ,eu gostaria de saber de barbante vermelho que não solte tinta pois não compro mais euroroma para confeccionar tapetes de 2 cores

    1. Ana, já tive problemas com essa marca também e após ligar me enviaram 2 cones para repor. Fiz o teste e não soltou tinta, fiz tapetes vermelho com branco e lavei na máquina não soltou tinta. Já estava igual a você, não compraria mais nunca! Mas voltei a acreditar que eram cones com problemas. Se você enviar foto do trabalho foto do restante do barbante eles podem tentar fazer alguma coisa por você, tente!

      Quanto a marca que não solta tinta é complicado… uma marca muito boa pode acontecer de ter algum cone com problemas e soltar, mas a marca Barbantextil é muito boa também.

      1. Os barbantes da Barbantextil realmente são excelentes, sempre uso nos meus trabalhos assim como uso também os da São João, e fora os da circulo que são ótimos mas infelizmente caros.

  34. Descobri esse blog e simplesmente: Amei.
    Todas as informações, o passo a passo perfeito, o cuidado e atenção com quem visita.
    Muito obrigada,
    Magali

  35. gostei muito da dica, me será mto util na proxima compra de fios. sempre compro esses mesclado com medo de comprar de uma só cor e manchar outro fio e não sabia como proceder. muito obrigada pela partilha.

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.