Rosa enrolada passo a passo

No passo a passo de hoje vamos aprender como confeccionar a ROSA ENROLADA. Uma belíssima flor para enriquecer ainda mais os seus trabalhos. Esta flor é uma criação do professor Marcelo Nunes.

MATERIAIS

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR!

01 – Faça um anel mágico (ou uma argolinha com 6 correntes). Faça 16 pontos altos, feche o anel mágico e finalize com ponto baixíssimo.

rosa-enrolada Rosa enrolada passo a passo (1) Rosa enrolada passo a passo (2) Rosa enrolada passo a passo (3) Rosa enrolada passo a passo (4)

02 – Faça duas correntes e no próximo ponto de base faça 2 pontos baixos juntos.

Rosa enrolada passo a passo (6) Rosa enrolada passo a passo (7)

03 – No ponto de base seguinte faça apenas 1 ponto baixo, em seguida novamente 2 pontos baixos juntos… siga intercalando por toda a volta, se fizer corretamente vai chegar ao ultimo ponto de base com 2 pontos baixos.

Rosa enrolada passo a passo (8) Rosa enrolada passo a passo (9) Rosa enrolada passo a passo (10) Rosa enrolada passo a passo (11)

04 – Para finalizar prenda com ponto baixíssimo no alto da segunda correntinha das duas que iniciaram esta volta, corte o fio e arremate.

Rosa enrolada passo a passo (12)

05 – Vejam minha maneira de arreatar, após fazer os 2 pontos baixos não finalizo com ponto baixíssimo, alongo o fio e corto. Em seguida faço o acabamento com a ajuda da agulha de costura, desta forma o miolinho da flor fica bem redondinho e não dá pra saber onde terminou a volta.

Rosa enrolada passo a passo (13) Rosa enrolada passo a passo (14) Rosa enrolada passo a passo (15)

06 – Ainda com a ajuda da agulha, conduza o fio até o centro da flor, amarre bem mas aperte apenas o segundo nó para não repuxar os pontos, em seguida esconda parte do fio ainda no avesso para depois cortar as sobras.

Rosa enrolada passo a passo (16) Rosa enrolada passo a passo (17) Rosa enrolada passo a passo (18) Rosa enrolada passo a passo (19) Rosa enrolada passo a passo (20) Rosa enrolada passo a passo (21) Rosa enrolada passo a passo (22)

07 – Agora com o fio rosa, amarre em qualquer um dos pontos baixos ou apenas prenda-o com ponto baixo. Em seguida faça 5 correntes.

Rosa enrolada passo a passo (23) Rosa enrolada passo a passo (24)

08 – Pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo no 4º ponto. Apenas a primeira pétala vamos pular 3 pontos de base…

Rosa enrolada passo a passo (25) Rosa enrolada passo a passo (26)

09 – Após prender com ponto baixo, faça 6 correntes, observe na segunda imagem que estou apontando o ponto de base do meio (dos 3 que pulamos) para prender vire a flor (para a direita) e prenda com ponto baixo no ponto do meio como mostram as imagens abaixo.

Rosa enrolada passo a passo (27) Rosa enrolada passo a passo (28) Rosa enrolada passo a passo (29) Rosa enrolada passo a passo (30)

10 – Em seguida, faça 6 correntes, volte na quarta correntinha e faça 1 ponto baixo, desta forma ele vai ficar semelhante a um ponto alto com ponto picô.

Rosa enrolada passo a passo (31) Rosa enrolada passo a passo (32) Rosa enrolada passo a passo (33)

11 – Vire a flor novamente (vire para a esquerda) faça 1 ponto alto.

Rosa enrolada passo a passo (34) Rosa enrolada passo a passo (35) Rosa enrolada passo a passo (36)

12 – Após o ponto alto, faça novamente ponto picô (3 correntes e prenda com ponto baixo no alto do ponto alto)

Rosa enrolada passo a passo (37) Rosa enrolada passo a passo (38) Rosa enrolada passo a passo (39)

13 – Novamente ponto alto… ponto picô… siga fazendo até completar 5 picôs e 6 pontos altos contando com as correntinhas que ao virar formaram o primeiro ponto alto.

Rosa enrolada passo a passo (40) Rosa enrolada passo a passo (41)

14 – Agora vamos trabalhar a segunda fase da primeira pétala, sem fazer corrente de espaço enrole o barbante na agulha e vamos fazer 12 pontos altos na primeira alça com 5 correntes, veja que ao introduzir a agulha, vire a flor (para a esquerda) facilitando então o trabalho.

Rosa enrolada passo a passo (42) Rosa enrolada passo a passo (43) Rosa enrolada passo a passo (44) Rosa enrolada passo a passo (45) Rosa enrolada passo a passo (46)

15 – Após completar os 12 pontos altos, desvire a flor (para a direita) e prenda com ponto baixo no segundo ponto de base que está sobrando no meio da pétala. Veja que apontei com a agulha, este primeiro ponto sobrando vai ficar sozinho para que possamos finalizar a oitava pétala.

Rosa enrolada passo a passo (47) Rosa enrolada passo a passo (48) Rosa enrolada passo a passo (49) Rosa enrolada passo a passo (50)

16 – Após prender com ponto baixo, vamos iniciar a segunda pétala. Faça 5 correntes, pule apenas 2 pontos de base e prenda com ponto baixo.

Rosa enrolada passo a passo (51) Rosa enrolada passo a passo (52) Rosa enrolada passo a passo (53)

17 – Faça 6 correntes, vire a flor e prenda no ponto baixo mais distante após virar, veja que com a flor de frente é o primeiro, mas ao virar a flor ele será o segundo ponto…

Rosa enrolada passo a passo (54) Rosa enrolada passo a passo (55) Rosa enrolada passo a passo (56)

18 – Agora basta repetir os passos da primeira pétala. Faça 6 correntes, volte na quarta correntinha e faça ponto baixo.

Rosa enrolada passo a passo (57) Rosa enrolada passo a passo (58) Rosa enrolada passo a passo (59)

19 – Vire a flor novamente, faça ponto alto, ponto picô… até completar 5 pontos picôs e 6 pontos altos. Sem fazer corrente de intervalo, vire a flor e faça 12 pontos altos na primeira alça de 5 correntes…

Rosa enrolada passo a passo (60) Rosa enrolada passo a passo (61) Rosa enrolada passo a passo (62) Rosa enrolada passo a passo (63) Rosa enrolada passo a passo (64)

20 – Vire a flor e prenda no ponto baixo que está sobrando entre a segunda pétala. Repita estes passos até completar 7 pétalas. A oitava é um pouquinho diferente.

Rosa enrolada passo a passo (65) Rosa enrolada passo a passo (66) Rosa enrolada passo a passo (67)

21 – Após concluir a sétima pétala veja que sobrou apenas 1 pontinho de base, mas lembre-se que deixamos 1 ponto sobrando na primeira pétala? Veja que puxei a primeira pétala e marquei ele pra ficar bem visível.

Rosa enrolada passo a passo (68) Rosa enrolada passo a passo (69)

22 – Então faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no ponto que está entre a primeira pétala, veja que puxei a pétala para frente para que a oitava pétala fique encaixada atrás da primeira.

Rosa enrolada passo a passo (70) Rosa enrolada passo a passo (71) Rosa enrolada passo a passo (72)

23 – Faça 6 correntes, vire a flor e prenda com ponto baixo no único pontinho que está sobrando. Em seguida faça a pétala normalmente como as anteriores, após finalizar prenda com ponto baixíssimo no mesmo ponto onde iniciou a primeira pétala, veja que marquei com a agulha.

Rosa enrolada passo a passo (73) Rosa enrolada passo a passo (74) Rosa enrolada passo a passo (75) Rosa enrolada passo a passo (76)

24 – Alongue um pouquinho o fio e retire da agulha, em seguida introduza a agulha de trás para frente, lace a alcinha e puxe-a para trás onde vamos trabalhar as alças para formar a base da flor.

Rosa enrolada passo a passo (77) Rosa enrolada passo a passo (78) Rosa enrolada passo a passo (79) Rosa enrolada passo a passo (80) Rosa enrolada passo a passo (81)

25 – Já na parte de trás, prenda com ponto baixo, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no pé da pétala seguinte. Observe que será preso sempre no ponto baixo que faz a junção das duas fases da pétala.

Rosa enrolada passo a passo (82) Rosa enrolada passo a passo (90) Rosa enrolada passo a passo (91)

26 – Siga fazendo alças com 5 correntes e prendendo no pé das pétalas, finalize com ponto baixíssimo e teremos então 8 alças com 5 correntes para que possa trabalhar a base que desejar (redonda, quadrada…)

Rosa enrolada passo a passo (92) Rosa enrolada passo a passo (93)

27 – Vou fazer nesta flor uma base quadradinha clássica. Após finalizar a volta faça 1 ponto baixo na primeira alça. Faça duas correntes e mais 2 pontos altos.

Rosa enrolada passo a passo (94) Rosa enrolada passo a passo (95)

28 – Em seguida, faça 4 correntes, enrole o barbante na agulha e faça 1 ponto alto no alto do terceiro ponto. Desta forma o ponto alto vai ficar atravessado.

Rosa enrolada passo a passo (96) Rosa enrolada passo a passo (97) Rosa enrolada passo a passo (98) Rosa enrolada passo a passo (99)

29 – Em seguida faça 3 pontos altos ainda na mesma alça formando então um canto.

Rosa enrolada passo a passo (100)

30 – Faça uma corrente de espaço e na próxima alça faça apenas um bloquinho com 3 pontos altos. Novamente uma corrente de espaço e na terceira alça faça novamente 1 canto como o primeiro… siga intercalando, finalize a volta com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. Teremos então uma base quadradinha.

Rosa enrolada passo a passo (104) Rosa enrolada passo a passo (105) Rosa enrolada passo a passo (106) Rosa enrolada passo a passo (107)

31 – Para fazer as folhas, amarre o barbante verde em um dos cantos, observe que amarrei no ponto alto atravessado deixando a alça com 4 correntes livre para trabalhar futuramente.

Rosa enrolada passo a passo (108)

32 – Prenda com ponto baixo e faça 5 correntes. Em seguida prenda com ponto baixo na mesma alça.

Rosa enrolada passo a passo (109) Rosa enrolada passo a passo (110)

33 – Faça 8 correntes e novamente prenda com ponto baixo. Faça 5 correntes e prenda mais uma vez com ponto baixo na mesma alça formando a primeira folha.

Rosa enrolada passo a passo (111) Rosa enrolada passo a passo (112) Rosa enrolada passo a passo (113) Rosa enrolada passo a passo (114)

34 – Para seguir para a segunda folha faça 5 correntes de espaço e prenda com ponto baixo no ponto alto do meio dos 3 que formam um bloquinho. Neste mesmo ponto faça a segunda folha sempre prendendo no mesmo ponto como mostram as imagens.

Rosa enrolada passo a passo (115) Rosa enrolada passo a passo (116) Rosa enrolada passo a passo (117)

35 – Após concluir a segunda folha, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto atravessado no segundo canto onde fará a terceira folha… siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Rosa enrolada passo a passo (118) Rosa enrolada passo a passo (119)

36 – Veja o avesso como fica…

Rosa enrolada passo a passo (120) Rosa enrolada passo a passo (121)

37 – Para concluir o trabalho apliquei uma pérola no miolinho da flor!

Rosa enrolada passo a passo (122) Rosa enrolada passo a passo (123) Rosa enrolada passo a passo (124) Rosa enrolada passo a passo (128) Rosa enrolada passo a passo (129) Rosa enrolada passo a passo (130) Rosa enrolada passo a passo (131) Rosa enrolada passo a passo (132) Rosa enrolada passo a passo (133) Rosa enrolada passo a passo (135)

Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham gostado e conseguido fazer, em caso de dúvidas entre em contato conosco através do email crochetapetes@gmail.com e vamos ajudar você. Participe do nosso grupo no FACEBOOK e compartilhe seus trabalhos! (Aqui)

Até o próximo passo a passo!

44 comentários em “Rosa enrolada passo a passo

  1. Amei as rosas enroladas, já Fasso um pouco de crochê mas não sei fazer essas rosas como posso aprender?

  2. amoooooo! Vejo estes sites sempre que posso e acabo tendo ideias de criacoes novas estao ficando lindas as pecas que estou confeccionando OBRIGADA!FICA COM DEUS BJO!

  3. eu 1sou a lenir mesavilla ´´usando o face da minha filha estouapaixonada por estas flores amo amo amo amo!!!

  4. Adorei. Ficou linda minha rosa, deu certinho seu passo a passo.
    Adoro crochê e estava precisando de uma rosa modelo diferente.
    Muito obrigada.

    1. Para fazer uma base quadrada basta fazer um leque em uma das alças, na alça seguinte apenas um bloquinho, na terceira alça outro leque… até completar a volta. Uma flor com 8 alças será sempre igual para fazer uma basa quadrada como em qualquer outra flor.

  5. LINDISSIMAS ESTOU ENCANTADA OU MELHOR MARAVILHADA COM DELICADEZA PARA ENSINAR EU NUNCA CONSEGUI FASER CROCHET ESTOU MUITO AGRADECIDA E PARABENS CONTINUEM COM ESTE MARAVILHOSO TRABALHO E QUE SERVE DE RENDA AO PESSOAL QUE ASSISTE VCS

  6. Estou encantada , com estes modelos lindos , acabei de fazer a rosa. excelente a explicaçao . Obrigada .

  7. Estou encantada com tantas flores e o passo à passo com muita clareza e ótima explicação
    muito obrigado liege