Tapete aranha – passo a passo e GRÁFICO | Croche.com.br

Tapete aranha – passo a passo e GRÁFICO

Se recordar é viver… Lá vamos nós com mais um modelo clássico de TAPETE EM CROCHÊ FILÉ, passo a passo detalhado e gráfico redesenhado e disponível para download. Aliás AQUI no blog tem vários modelos clássicos e com gráfico para download aproveite!

Este trabalho é originalmente utilizado como trilho de mesa e foi adaptado para utilizar como tapete. Para fazer um jogo de tapetes para cozinha basta fazer tamanhos diferentes. Utilizei o fio BARROCO MAXCOLOR da CÍRCULO S/A.  Esta cor maravilhosa é a tutti-frutti, 6156 – Gastei 1 novelo de 400g + meio novelo de 200g para fazer este trabalho com 48 x 95.

1 (1)

MATERIAIS

Para fazer maior basta continuar repetindo os motivos (estes desenhos no centro do tapete) e para facilitar não deixe de fazer download do gráfico! Uma dica é fazer numero par de motivos vai deixar o início e o final do trabalho exatamente iguais :)

1 (2)

01 – Inicie com 77 correntes, volte na penúltima e faça ponto baixo.

Tapete aranha - passo a passo (1) Tapete aranha - passo a passo (2)

02 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em todas as correntes restantes. Ao final teremos um total de 76 pontos altos contando com as correntes iniciais que formam o primeiro ponto.

Tapete aranha - passo a passo (3) Tapete aranha - passo a passo (4) Tapete aranha - passo a passo (5)

03 – Faça duas correntes, vire o trabalho e volte com ponto alto em cima de ponto alto. Tome o cuidado de continuar sempre a partir do segundo ponto de base já que as correntes estão formando o primeiro ponto alto. Ao final teremos os mesmos 76 pontos altos.

Tapete aranha - passo a passo (6) Tapete aranha - passo a passo (7) Tapete aranha - passo a passo (8) Tapete aranha - passo a passo (9) Tapete aranha - passo a passo (10) Tapete aranha - passo a passo (11)

04 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha, vire o trabalho e faça mais 3 pontos altos. Contando com as correntes que fizemos para virar teremos 4 pontos altos formando a lateral.

Tapete aranha - passo a passo (12) Tapete aranha - passo a passo (13)

05 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto. Duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto… veja que estamos formando bloquinhos vazios… siga até completar um total de 23 bloquinhos vazios. Complete com 3 pontos altos para finalizar a carreira e formar a outra lateral.

Tapete aranha - passo a passo (14) Tapete aranha - passo a passo (15) Tapete aranha - passo a passo (16) Tapete aranha - passo a passo (17) Tapete aranha - passo a passo (18) Tapete aranha - passo a passo (19) Tapete aranha - passo a passo (20)

06 – Faça duas correntes, vire e complete a lateral com mais 3 pontos altos. Siga com 3 bloquinhos vazios.

Tapete aranha - passo a passo (21) Tapete aranha - passo a passo (22) Tapete aranha - passo a passo (23) Tapete aranha - passo a passo (24)

07 – Em seguida faça 3 bloquinhos cheios o que corresponde a uma sequência de 10 pontos altos. Após o último ponto alto que forma o bloquinho vazio faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes, faça ponto alto em cima do ponto alto… siga até completar 10 pontos altos. Observe as imagens:

Tapete aranha - passo a passo (25) Tapete aranha - passo a passo (26) Tapete aranha - passo a passo (27)

08 – Faça 3 bloquinhos vazios e 2 bloquinhos cheios

Tapete aranha - passo a passo (28) Tapete aranha - passo a passo (29) Tapete aranha - passo a passo (30)

09 – Faça 1 bloquinho vazio e novamente 2 bloquinhos cheios.

Tapete aranha - passo a passo (31) Tapete aranha - passo a passo (32)

10 – Faça 3 bloquinhos vazios, 3 bloquinhos cheios, novamente 3 bloquinhos vazios e complete a carreira com mais 3 pontos altos formando a lateral.

Tapete aranha - passo a passo (33) Tapete aranha - passo a passo (34) Tapete aranha - passo a passo (35) Tapete aranha - passo a passo (36)

11 – Inicie a carreira fazendo a lateral com 4 pontos altos e siga com 2 bloquinhos vazios.

Tapete aranha - passo a passo (37) Tapete aranha - passo a passo (38)

12 – Em seguida faça 3 bloquinhos cheios, observe que vamos terminar a sequência de 10 pontos altos faltando 3 pontos de base da sequência que fizemos na carreira anterior.

Tapete aranha - passo a passo (39) Tapete aranha - passo a passo (40)

13 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto e continue com mais 2 bloquinhos vazios.

Tapete aranha - passo a passo (41) Tapete aranha - passo a passo (42) Tapete aranha - passo a passo (43)

14 – Agora vamos fazer o primeiro ponto “pompom”. Enrole o fio na agulha como quem vai fazer ponto alto e busque a laçada. Observe que vai ficar como o que apresento na imagem abaixo:

Tapete aranha - passo a passo (44)

15 – Reserve na agulha e enrole o fio novamente e mais uma vez busque o fio como se fosse fazer ponto alto… exatamente o mesmo que fizemos no passo anterior… desta forma já teremos 5 laçadas na agulha.

Tapete aranha - passo a passo (45) Tapete aranha - passo a passo (46)

16 – Repita mais uma vez… Enrole o fio na agulha e busque o fio… teremos um total de 3 pontos altos iniciados apenas com a primeira fase na agulha. Então lace o fio e passe entre todas as laçadas de uma só vez. Quer ver como faço isso em VÍDEO? não é exatamente neste tapete mas o ponto é o mesmo, veja AQUI.

Tapete aranha - passo a passo (47) Tapete aranha - passo a passo (48) Tapete aranha - passo a passo (49)

17 – Após o ponto pompom faça uma corrente e faça ponto alto em cima do ponto alto formando o bloquinho. Veja que o ponto pompom vai ficar dentro de um bloquinho, fiz a corrente após o ponto pompom apenas para que fique com o espaço igual aos demais.

Tapete aranha - passo a passo (50) Tapete aranha - passo a passo (51)

18 – Faça 1 bloquinho vazio e siga com 2 bloquinhos cheios.

Tapete aranha - passo a passo (52) Tapete aranha - passo a passo (53) Tapete aranha - passo a passo (54)

19 – Faça 1 bloquinho vazio e novamente 2 bloquinhos cheios.

Tapete aranha - passo a passo (55)

20 – Faça 3 bloquinhos vazios e 3 bloquinhos cheios.

Tapete aranha - passo a passo (56) Tapete aranha - passo a passo (57) Tapete aranha - passo a passo (58)

21 – Para completar a carreira faça 2 bloquinhos vazios e a lateral com 4 pontos altos.

Tapete aranha - passo a passo (59) Tapete aranha - passo a passo (60)

22 – Inicie a carreira fazendo a lateral com 4 pontos altos, siga com 1 bloquinho vazio e 3 bloquinhos cheios.

Tapete aranha - passo a passo (61) Tapete aranha - passo a passo (62) Tapete aranha - passo a passo (63) Tapete aranha - passo a passo (64)

23 – Faça 3 bloquinhos vazios, 2 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio e 2 bloquinhos cheios.

Tapete aranha - passo a passo (65) Tapete aranha - passo a passo (66) Tapete aranha - passo a passo (67) Tapete aranha - passo a passo (68)

24 – Faça 1 bloquinho vazio e e no próximo espaço faça o ponto pompom, uma corrente de espaço e faça ponto alto.

Tapete aranha - passo a passo (69) Tapete aranha - passo a passo (70) Tapete aranha - passo a passo (71) Tapete aranha - passo a passo (72) Tapete aranha - passo a passo (73)

25 – Faça 1 bloquinho vazio, faça ponto pompom, corrente de espaço e ponto alto… (Sempre tem uma corrente após o ponto pompom então se eu me esquecer de mencionar esta corrente não deixe de fazer pois ela sempre completa o espaço/largura de um bloquinho).

Tapete aranha - passo a passo (74) Tapete aranha - passo a passo (75)

26 – Faça 3 bloquinhos vazios, 3 bloquinhos cheios e complete a carreira com 1 bloquinho vazio e 4 pontos altos.

Tapete aranha - passo a passo (76) Tapete aranha - passo a passo (77) Tapete aranha - passo a passo (78) Tapete aranha - passo a passo (79) Tapete aranha - passo a passo (80)

27 – Inicie a carreira fazendo a lateral com 4 pontos altos, faça 1 bloquinho vazio e siga com 2 bloquinhos cheios, os 2 bloquinhos cheios equivale a uma sequência de 7 pontos altos.

Tapete aranha - passo a passo (81) Tapete aranha - passo a passo (82) Tapete aranha - passo a passo (83) Tapete aranha - passo a passo (84)

28 – Faça 3 bloquinhos vazios, ponto pompom,

Tapete aranha - passo a passo (85) Tapete aranha - passo a passo (86)

29 – Bloquinho vazio, ponto pompom. Novamente bloquinho vazio e então o terceiro ponto pompom.

Tapete aranha - passo a passo (87) Tapete aranha - passo a passo (88) Tapete aranha - passo a passo (89) Tapete aranha - passo a passo (90) Tapete aranha - passo a passo (91)

30 – Faça 11 correntes, pule 3 pontos de base e siga com 7 pontos altos que formam 2 bloquinhos cheios.

Tapete aranha - passo a passo (92) Tapete aranha - passo a passo (93) Tapete aranha - passo a passo (94)

31 – Faça 1 bloquinho vazio e 2 bloquinhos cheios.

Tapete aranha - passo a passo (95)

32 – Faça 3 bloquinhos vazios, 2 bloquinhos cheios e para completar a carreira faça 1 bloquinho vazio e a lateral com 4 pontos altos.

Tapete aranha - passo a passo (96) Tapete aranha - passo a passo (97) Tapete aranha - passo a passo (98)

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. Na próxima postagem vamos dar sequência em nosso trabalho! Não deixe de fazer o download do gráfico, aliás este é apenas um entre muitos modelos que tem gráfico disponível. Veja outros AQUI.

Parte 2     – Parte 3

Faça download do gráfico

60 comentários em “Tapete aranha – passo a passo e GRÁFICO

  1. Boa noite! Estou seguindo a risca o passo a passo, porém não estou usando o barbante Max Color. Estou utilizando barbante no fio 6 e não está saindo o mesmo efeito do ponto pompom,está saindo sem formato igual ao seu vc sabe me dizer se esse efeito do pompom será só com max Color?

    1. Olá Ana, pode sim desde que mencione o blog no inicio do vídeo, coloque o link do passo a passo na descrição e avise que o gráfico está disponível aqui para download. Combinado? :)

      Bom trabalho e sucesso! Ah, quando postar o vídeo mande o link em crochetapetes@gmail.com para eu assistir!

      Abraço.

      1. Bom achei muita coisa legal aqui no seu blog e gostaria de ensinar algumas coisas posso ?claro que deixo o credito para você !

        1. Oi Ana, seguindo as dicas de falar o nome do blog no início do vídeo, colocar o link na descrição e avisar caso queiram ver mais… tudo bem :)

  2. Aaah que alegria! ja é o segundo tapete que faço com seu passo a passo, o primeiro foi o russo, ficou tão bem feitinho que até eu duvidei. Obrigada por sua ajuda primorosa, tão explicadinha, tão bem executada.

    1. Oi Bruna, fico muito feliz que você tenha gostado do resultado e já está fazendo mais uma peça :)
      Um grande beijo minha querida. Tudo de bom sempre!!!

  3. Adoro seus trabalhos são lindos,sempre tento fazer seguindo o passo a passo ,queria muito fazer o tapete Aranha só que maior no comprimento e mais estreito na largura é possivel,como faço?
    obrigada

    1. Oi Priscila, obrigado pelo carinho!
      Infelizmente não dá para diminuir muito a largura, para fazer isso teria que eliminar as bordas que tem 4 pontos altos de cada lado e mesmo assim seriam apenas 8 pontos de diferença :(

  4. achei lindo esse tapete, vou tentar fazer um igual. feliz 2018 a todos,com muita saúde e q Deus nos conceda a graça d viver por mais um ano com muitas bençâos…

    1. Amém Cleusa!! Um 2018 de muito sucesso, com muita saúde e abençoado por Deus.
      Forte abraço e bom trabalho!

  5. Amei ! Estou aprendedo muito com suas dicas , e com o passo a passo fica ainda mais facil. #aprendendomuitocomcroche.com

  6. Parabéns lindo tapete! Aproveito para agradecer também pelo passo a passo que publica tem me ajudado muito em meus trabalhos eles estão ficando a cada dia mais bonitos, suas explicações são simples e fáceis de entender. Faz pouco tempo que encontrei seu blog, e estou adorando tudo!!!
    Bjs.

    1. Que legal Regina!
      Fico feliz em saber que minha forma simples agrada :) Um grande beijo e tudo de bom sempre!!!

  7. Adorei o tapete
    Vou usar o motivo para fazer colcha.
    Só não encontrei onde fazer o download do gráfico
    Um abraço
    Sucesso sempre

    1. Oi Regina, a colcha deve ficar linda!
      No final do passo a passo tem o nome “Faça download do gráfico” – só clicar!

  8. Amo seus trabalho de croché. O tapete aranha achei muito interessante e gostei muito. Vcs estão de parabéns!

  9. Parabéns amigo lindo seu trabalho aliás todos são perfeito vc deveria gravar os videos seria ótimo.Grande abraço.