Tapete camélia redondo passo a passo

 Materiais 

Criação: Marcelo Nunes
Execução:www.croche.com.br
Tamanho do trabalho: 75cm de diâmetro (Se fizer com agulha 3,5 ele ficará com 85cm de diâmetro)
Vale lembrar que o tamanho muda bastante de acordo com o ponto de cada um.
 Para este trabalho vamos utilizar 9 flores, mas não se preocupe! Temos o passo a passo da FLOR CAMÉLIA aqui no blog, veja: – FLOR CAMÉLIA PASSO A PASSO
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (6)
01 – Após finalizar as flores cada uma tem uma argolinha de 5 correntes nos intervalos das folhas. Amarre o fio EuroRoma em qualquer uma delas, faça ponto baixo e mais duas correntinhas (para dar altura de 1 ponto alto) vamos trabalhar um leque.

Vai ficar assim:

3 pontos alto (neste primeiro considere as correntinhas como o primeiro ponto alto)
2 correntes de intervalo
3 pontos alto

Veja as imagens abaixo:

Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (12) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (13)
02 – Faça 1 corrente de intervalo e prenda com ponto baixo pegando embaixo da folha seguinte, pegue sempre os dois fios do meio. Veja a sequência…
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (14) Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_15_
03 – Após prender com ponto baixo, faça uma corrente de espaço e na próxima argolinha faça outro leque… siga repetindo até completar a volta.
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (18) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (19) Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_16_ Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_17_
 04 – Finalize a volta com ponto baixíssimo no alto das correntinhas iniciais. “ande” com ponto baixíssimo para o próximo ponto alto. (nesta primeira fase sempre pule o primeiro e o ultimo ponto do leque, então sempre que finalizar uma volta ande com ponto baixíssimo até o próximo ponto alto)
Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_20_ Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_21_
05 – Já no segundo ponto alto faça duas correntes e ponto alto em cima do próximo ponto alto.
Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_22_
06 – No intervalo do leque faça 2 pontos alto, duas correntes de intervalo e novamente 2 pontos alto no mesmo intervalo.
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (23)
07 – Faça 2 pontos alto em cima dos pontos de base (tem 3 pontos de base e sobra o último)
Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_24_
08 – Faça 1 corrente de intervalo e 1 ponto em relevo pegando o ponto baixo que está preso atrás da folha. Veja abaixo:
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (25) Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_26_
09 – Após o ponto relevo faça 1 corrente, pule o primeiro ponto do leque seguinte e inicie com ponto alto no segundo ponto de base. Repita em toda a volta.
Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_27_ Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_28_
Veja que estou apontando com a agulha que sempre deve pular o primeiro e o ultimo ponto da volta anterior.
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (29) Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_30_
Ao final da segunda volta fica assim:
– Cada leque com 4 pontos alto
Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_31_
10 – 3ª volta: Pular o primeiro ponto de base, fazer duas correntes para dar altura do ponto alto, fazer ponto alto em cima de ponto e dentro do leque fazer 2 pontos alto, duas correntes e 2 pontos alto (dentro do leque é sempre uma repetição) As voltas são todas iguais e a única diferença é que vai aumentando a quantidade de pontos. Nos pontos relevo faça ponto relevo também.
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (33) Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_34_ Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_35_
A terceira volta ficou assim:
– cada leque com 5 pontos alto.
Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_36_ Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (37)
11 – 4ª volta fica assim:
– cada leque com 6 pontos alto.
Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_38_ Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (39) 
12 – 5ª volta fica assim:
– cada leque com 7 pontos alto.
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (40) Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_41_
13 – 6ª volta fica assim:
– cada leque com 8 pontos alto.
1 2 13
14 – 7ª volta fica assim:
– cada leque com 9 pontos alto. No final desta volta corte o fio e arremate.
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (45) Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_46_ Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (47) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (48) 
15 – 8ª volta é feita com o fio Barroco Multicolor na mesma cor da flor, fica assim:
– cada leque com 10 pontos alto.Prenda-o com ponto baixo no segundo ponto em um dos leques da volta anterior, suba duas correntes e em seguida continue com pontos alto como nas voltas anteriores. Ao final corte o fio e arremate.
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (49) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (50) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (51)
A primeira fase do tapete está pronta. Agora vamos iniciar a aplicação de flores.
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (52)
16 – Agora vamos fazer a primeira volta em uma flor igual já fizemos lá no primeiro passo. Amarre em uma das alças e faça leque, uma corrente de intervalo e prenda com ponto baixo atrás da folha seguinte… Só que não complete a volta e já iremos unir com a primeira parte do tapete.Vai ficar assim:3 pontos alto (neste primeiro considere as correntinhas como o primeiro ponto alto)
2 correntes de intervalo
3 pontos altoVeja as imagens abaixo:
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (12) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (13)
17 – Faça 1 corrente de intervalo e prenda com ponto baixo pegando embaixo da folha seguinte, pegue sempre os dois fios do meio. Veja a sequência…
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (14) Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_15_

18 – Após prender com ponto baixo, faça uma corrente de espaço e na próxima argolinha faça outro leque… Faça uns 4 leques completo e na metade do outro vamos unir.

Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_16_

 19 – Para unir após fazer a metade do leque (3 pontos alto e 1 correntinha) prenda com ponto baixo em um dos leques da primeira fase do tapete.

Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (54)
20 – Após prender com ponto baixo faça uma corrente de separação e complete o leque na mesma alça da flor.
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (55)
21 – Faça até a metade do outro leque e prenda em cima do ponto relevo.

Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (56)

22 – Novamente até a metade do leque seguinte e prenda em outro leque da primeira fase do tapete. Veja a imagem como fica:

Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (56)

Em seguida complete a volta na flor, corte o fio e arremate, assim a primeira flor fica unida.

Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (58)

Aqui o avesso:

Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (59)
23 – A segunda flor você vai repetir os passos anteriores (do 16 ao 22) e comece a unir no leque da flor que foi unida anteriormente, veja:
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (60)
Veja que primeiro você vai unir no leque da flor que foi unida anteriormente.. depois no leque da primeira fase do tapete sendo que no mesmo que utilizou na ultima flor… em seguida no ponto baixo, no leque seguinte.. e termine a volta corte o fio e arremate.

Siga unido as flores sempre cortando e arrematando o fio, somente na última flor não corte o fio e vamos continuar o tapete… vale lembrar que em cada flor será feito apenas uma volta com o barbante crú e unir nesta mesma volta ok.

Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (61) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (62)
24 – A 8ª flor desta segunda fase precisa ser unida por completo e não vamos cortar o barbante. Faça então apenas 2 leques e meio antes de começar a unir, assim vamos terminar a volta em uma ótima posição para continuar o trabalho.
Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_63_ Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (64) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (65) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (66)
25 – Veja que ao completar a volta o fio estará no alto da flor, então vamos começar as voltas circulando as flores. Ande com ponto baixíssimo até o segundo ponto baixo como na primeira fase. Aliás nos leques é exatamente igual, então vamos ver como fica nas emendas?
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (67) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (68) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (69) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (70) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (71)
26 – Após o ponto relevo antes da emenda, faça 3 correntes, um ponto alto exatamente na emenda, novamente 3 correntes e faça o ponto relevo seguinte… em seguida 1 corrente de espaço e vá pro leque seguinte… faça assim em toda a volta. Veja imagens:
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (72) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (73) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (75) Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_74_
27 – Ao completar a volta, ande com ponto baixíssimo até o meio do leque e então faça um leque simples como nas imagens abaixo:(3 pontos alto, duas correntes e 3 pontos alto)
Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_76_ Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_77_ Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_78_
28 – Faça 11 correntinha e vá pro leque seguinte onde será feito outro leque simples. Siga assim em toda a volta.
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (79) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (80)
Veja que no local da emenda continuará igual, pule direto pro leque seguinte…
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (81)
Finalize a volta com ponto baixíssimo
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (82)
29 – 3ª volta nas flores:  Ande com ponto baixíssimo até o meio do leque, prenda com ponto baixo e faça 2 correntinhas.
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (83)
30 – Agora na argola de 11 correntes vamos trabalhar 13 pontos alto.
Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_84_
31 – Faça duas correntinhas, prenda com ponto baixo no meio do leque seguinte… novamente duas correntinhas e siga com 13 pontos alto na corrente seguinte… repita até completar a volta e finalize com PONTO BAIXO no inicio da volta.
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (85) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (87) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (88) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (89) Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_86_
32 – Ao finalizar com ponto baixo, faça uma correntinha de separação e trabalhe ponto alto em cima de ponto alto nos 13 pontos que tem na volta anterior, veja as imagens:
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (90) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (91)
33 – Faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo em cima do ponto baixo anterior, novamente uma corrente de espaço e segue para trabalhar ponto alto novamente.
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (92) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (93) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (94)
34 – Novamente finalize a volta com PONTO BAIXO. Faça uma correntinha e vamos trabalhar 7 pontos baixo, sendo que neste sétimo ponto baixo faremos uma “Folha” para fazer o acabamento do tapete.
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (95) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (96)
35 – Ao prender o 7º ponto baixo, faça 5 correntes, prenda com ponto baixo no mesmo ponto, faça 8 correntes e prenda novamente no mesmo ponto, mais 5 correntes e mais uma vez prenda com ponto baixo no mesmo ponto, então siga com ponto baixo nos 6 pontos alto seguintes.Então fica assim, na volta anterior tem 13 pontos pontos alto, a folha vai ficar no 7º ponto sobrando então 6 para cada lado e assim ficará centralizado em cada arco.
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (97) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (98) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (99)
Novamente uma corrente de separação e ponto baixo em cima do ponto baixo, uma corrente e siga pro arco seguinte. Repita até completar a volta, corte o fio e arremate e seu tapete estará pronto!
Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (100) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (101) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (102) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (103) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (104) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (105) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (106) Tapete camélia redondo - PAP - www.croche.com (107) Tapete_cam_lia_redondo_PAP_www.croche.com_108_
Espero que tenham gostado do resultado e também tenham conseguido fazer seu tapete. Em caso de dúvida entre em contato conosco para que possamos ajudar você! crochetapetes@gmail.com
Para fazer como centro de mesa sem a flor do meio, segue uma explicação para substituir a flor:
2ª volta
3ª volta:
4ª votla.
Sem-a-flor-200x174

 Veja quanto passo a passo temos aqui no blog!

Clicando nos links acima você encontra todos os passo a passo que estão nestas categorias categorias!

74 comentários em “Tapete camélia redondo passo a passo

  1. Achei este trabalho maravilhoso,
    faço pouco croche nao vendo
    Este tapete redondo me facinou.
    penso fazê-lo.

    1. Olá Tainara, infelizmente não faço para vender :(
      Se você pretende fazer e quer saber o valor para ter noção, tem um artigo AQUI no blog que pode ser útil. VEJA AQUI.

  2. Adorei fazer o tapete redondo om flor camelia o passo a passo e formidavel nao deixa nehuma duvida parabens.

  3. Parabéns ficou lindo.
    Pra fazer o aumento dele ( quero ele maior) aonde eu devo aumentar ?
    Estava pensando em aumentar após a aplicação fãs flores. Subir ate o leque ficar com os 10 pontos e fazer novas aplicações. Você acha que da certo ?
    Agradeço desde já.
    Obrigada
    Sucesso sempre beijos.

    1. Olá Thaiane, você vai gastar em média 600g Fio Barroco Multicolor Nº 9157 (Laranja)
      1 Cone pequeno (612m) Barbante nº6 EuroRoma Crú

  4. Seus trabalhos são maravilhos, com o passo a passo fica mais fácil para fazer, já fiz vários estou apreendendo muito com eles, obrigada bjss

  5. Qual e a tamanho final desse tapete? Qual valor poderia ser cobrado por um desse? Teria como fazer aumento nele? Muito obrigada ele e lindo.. Espero sua resposta…

    1. Olá Joyce, este modelo mede cerca de 75cm de diâmetro. O valor a ser cobrado você pode calcular usando a tabela que temos AQUI no blog. Para fazer maior seria preciso você criar algo, infelizmente não temos passo a passo.

  6. olá!sou iniciante em artesanato de crochê … fiz 3 modelos do seu site e gostei muito,os passo a passo são muito bem explicado as fotos bem nítidas parabéns pelo trabalho e obrigado por nos ajudar gostaria d saber como fazer o tapete camélia redondo em tamanho maior?

    1. Olá Denise, muito obrigado por seu carinho, visitas e mensagem. Teria que criar algo e infelizmente ainda não tenho uma amostra para ajudar você. Em breve teremos um tapete seguindo mais ou menos o mesmo padrão só que bem maior e espero ajudar. Bjsss

      1. Obrigado aguardo anciosa 😀
        Quando iniciei uma luta contra um cancêr passei a fazer crochê como terapia enquanto passava horas em hospitais aguardando consultas e exames,foi então que procurando sites encontrei o seu e fiquei encantada .
        (Ah!!! hoje graças a Deus estou ótima )

  7. Fiz esse trabalho, porem quando terminei de fazer a emenda das flores o trabalho ficou todo engomado. Será que fiz algo errado?

  8. Bom dia td bom? Amo esta pagina ja fiz varias coisas seus pap sao maravilhosos. Vc poderia por favor encaminhar no meu email esta parte do centro de mesa sem a flor pois nao estou conseguindo ampliar nem enxergar direito. Muito obrigada abraços

  9. Olá. Muito lindo o trabalho e muito bem explicado consegui fazer esse sem nenhum problema. Gostaria de saber qual o valor de venda dessa peça?

  10. Oi boa tarde, eu queria saber no total quanto de linha vc gastou para fazer o tapete e se tem como aumentar mais um pouco..
    E parabéns o seus trabalhos são lindos…

  11. Obrigada, que pena, , então vou aumentar menos pra não fugir desse seu modelo lindo.

    Obrigada♡♡.

  12. Olá boa noite amei muito seu trabalho é perfeito quero fazer ele mas tem que ser bem grande, pelo menos de 1,50 tem como?
    Desde já obrigada.
    Você é mil……
    Deus te abençoe.

  13. Muito obrigada por compartilhar seus trabalhos conosco! Adorei o resultado, já fiz três destes e ficaram lindos.

  14. Gostaria de agradecer a você por dividir o conhecimento. Posso fazer com outra flor e qual você sugere. Beijos obrigada…

  15. Boa tarde! Parabéns por seus trabalhos,e sua explicações são perfeitas.Vc poderia me ajudar a aumentar esse tapete camélia redondo? Precisava atingir a metragem +- de 1,5metros de diâmetro.
    Obrigado pela atenção.

    1. Oi Liliane, aumentar mantendo o mesmo desenho não é possível ja que se aumentar o meio não dá pra encaixar as flores, se fazer o aumento depois tem que modificar a modelagem do tapete por conta da quantidade de pontos.

  16. Olá, primeiro gostaria de agradecer por compartilhar os PAP, pois nem todos gostam de ensinar aos outros o que sabem… Você está de parabéns.

    Gostaria de saber em média por quanto pode ser vendido um tapete deste?

    Obrigada.

  17. Muito obrigada pelo PAP …para fazer um centro de mesa maior onde devo aumentar? Desde já eu agradeço e Parabéns pelo seus trabalhos são maravilhos.

  18. Os trabalhos são simplesmente divinos cada um mais lindo que o outro …Parabéns ..Que Deus continue abençoando a sua vida e que te de muita saúde para realizar esses trabalhos maravilhosos…

  19. GOSTE MUITO DO TAPETE, JA FIZ UM TRILHO DE MESA FICOU MUITO LINDO. GOSTARIA DE PEDIR A PAP- DE UM CONJUNTO DE BANHEIRO, COM CORUJA. AGRADEÇO DESDE JÁ. ABRAÇO…

  20. Olá! Também gostaria que me enviasse o centro ampliado para fazer sem a flor. É muito lindo!!! E muito bem explicado o PAP, parabéns pelo seu trabalho!! Bjs

  21. Bom dia
    Amei este tapete, mas gostaria de fazer como centro de mesa e sem a flor no meio.
    Vi que vc fez um sem a flor no meio. Comprei alguns novelos de Duna para fazer, mas não acertei esta parte do centro sem a flor. Vc teria algum PAP? Procurei e não achei.
    Bjs