Tapete caramelo – Passo a passo parte 3 | Croche.com.br

Tapete caramelo – Passo a passo parte 3

Esta é a terceira e última parte do passo a passo e estamos confeccionando o TAPETE CARAMELO.

Este trabalho é uma criação da artesã MARCIA SARTORI e você pode conferir este e outros belíssimos trabalhos AQUI. A Marcia também tem loja virtual e você pode adquirir seus trabalhos AQUI.

Este tapete fiz em parceria com a artesã Rudinea Angelini como não tínhamos um gráfico fizemos de nossa maneira,  A artesã Rudinea é parceira do blog recomendo a todos visitar sua página e conhecer seus trabalhos, ela também faz passo a passo com vídeos e você pode visitar seu canal no YouTube AQUI.

A - Tapete caramelo (1)

MATERIAIS

Confeccionar o tapete caramelo é muito prazeroso, os aumentos foram feitos de forma que fica bem fácil compreender e o resultado é magnífico! Utilizei os fios Barroco da Círculo S/A. As cores são maravilhosas e a maciez deixa qualquer um encantado com este trabalho.

A - Tapete caramelo (2)

61 – 26ª volta – (Fio marro 7738) Prenda com ponto baixo em cima de um dos pontos de base e siga com ponto baixo por toda a volta. Não tem aumento. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (221) Tapete caramelo - passo a passo (222) Tapete caramelo - passo a passo (223) Tapete caramelo - passo a passo (224) Tapete caramelo - passo a passo (225) Tapete caramelo - passo a passo (226) Tapete caramelo - passo a passo (227) Tapete caramelo - passo a passo (228) Tapete caramelo - passo a passo (229) Tapete caramelo - passo a passo (230)

62 – 27ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto.

Tapete caramelo - passo a passo (231) Tapete caramelo - passo a passo (232)

63 – Faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e faça uma sequência de 3 pontos altos. O primeiro bloquinho tem 2 pontos altos mas, não tem problema, no final vamos completar… e se você fez tudo certinho não vai faltar nem sobrar pontos. Basta seguir por toda a volta fazendo duas correntes de espaço, pulando 2 pontos de base e fazendo os bloquinhos com 3 pontos altos. Finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete caramelo - passo a passo (233) Tapete caramelo - passo a passo (234) Tapete caramelo - passo a passo (235) Tapete caramelo - passo a passo (236) Tapete caramelo - passo a passo (237) Tapete caramelo - passo a passo (238) Tapete caramelo - passo a passo (239) Tapete caramelo - passo a passo (240) Tapete caramelo - passo a passo (241)

64 – 28ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima do próximo ponto de base e faça ponto baixo dentro do primeiro espaço. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 3 pontos altos formando 1 leque.

Tapete caramelo - passo a passo (242) Tapete caramelo - passo a passo (243) Tapete caramelo - passo a passo (244) Tapete caramelo - passo a passo (245)

65 – Assim como já fizemos anteriormente não tem espaço entre os leques, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (246) Tapete caramelo - passo a passo (247) Tapete caramelo - passo a passo (248) Tapete caramelo - passo a passo (249)

66 – 29ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo dentro do primeiro leque. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos.

Tapete caramelo - passo a passo (250) Tapete caramelo - passo a passo (251)

67 – Faça 3 correntes de espaço, siga para o próximo leque e faça bloquinho com 3 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (252) Tapete caramelo - passo a passo (253) Tapete caramelo - passo a passo (254) Tapete caramelo - passo a passo (255) Tapete caramelo - passo a passo (256) Tapete caramelo - passo a passo (257)

68 – 30ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 24 pontos altos e contando com as correntes iniciais teremos um total de 25 pontos altos.

Tapete caramelo - passo a passo (258) Tapete caramelo - passo a passo (259)

69 – Faça o aumento de pontos em cima do próximo ponto de base. Faça novamente uma sequência de 25 pontos altos para só depois fazer o aumento novamente… Siga por toda a volta sempre pulando 25 pontos altos entre um aumento e outro… no final vai dar certinho terminar com ponto baixíssimo logo após um aumento de pontos.

Tapete caramelo - passo a passo (260) Tapete caramelo - passo a passo (261) Tapete caramelo - passo a passo (262) Tapete caramelo - passo a passo (263) Tapete caramelo - passo a passo (264) Tapete caramelo - passo a passo (265) Tapete caramelo - passo a passo (266)

70 – 31ª volta – Nesta volta não teremos aumento… Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (267) Tapete caramelo - passo a passo (268) Tapete caramelo - passo a passo (269) Tapete caramelo - passo a passo (270) Tapete caramelo - passo a passo (271)

71 – 32ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 12 pontos altos (contando com as correntes iniciais teremos 13 pontos altos) Faça então o primeiro aumento nesta volta. Faça 26 pontos altos e então faça o próximo aumento… Durante toda a volta teremos 26 pontos altos entre uma aumento e outro. O primeiro bloquinho tem apenas 13 pontos? Não tem problema, no final da volta completaremos e ele ficará exatamente igual. Estamos intercalando o aumento apenas para não formar as pontas evidenciando os aumentos no tapete. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (272) Tapete caramelo - passo a passo (273) Tapete caramelo - passo a passo (274) Tapete caramelo - passo a passo (275) Tapete caramelo - passo a passo (276) Tapete caramelo - passo a passo (277) Tapete caramelo - passo a passo (278)

72 – 33ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e no próximo ponto de base já faça o primeiro aumento.

Tapete caramelo - passo a passo (279) Tapete caramelo - passo a passo (280) Tapete caramelo - passo a passo (281)

73 – Faça 27 pontos altos para só então fazer o segundo aumento… siga por toda a volta e sempre faça o aumento após 27 pontos altos. Durante toda a volta teremos um espaço de 27 pontos altos entre um aumento e outro. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (282) Tapete caramelo - passo a passo (283) Tapete caramelo - passo a passo (284)

74 – 34ª volta – Nesta volta não teremos aumento… Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (286) Tapete caramelo - passo a passo (287) Tapete caramelo - passo a passo (289)

75 – 35ª volta – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto no próximo ponto de base.

 Tapete caramelo - passo a passo (290)

76 – Faça 3 correntes, pule 3 pontos de base e faça um bloquinho com 3 pontos altos… Agora só seguir repetindo por toda a volta sempre fazendo um bloquinho com 3 pontos altos, 3 correntes de espaço e pulando 3 pontos de base. Ao final da volta complete o primeiro bloquinho e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (291) Tapete caramelo - passo a passo (292) Tapete caramelo - passo a passo (293) Tapete caramelo - passo a passo (294) Tapete caramelo - passo a passo (295)

77 – 36ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima do próximo ponto de base e faça ponto baixo dentro da primeira alça. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque com mais 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos.

Tapete caramelo - passo a passo (296) Tapete caramelo - passo a passo (297)

78 – Siga repetindo por toda a volta, entre um leque e outro não tem espaço… finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (298) Tapete caramelo - passo a passo (299) Tapete caramelo - passo a passo (300)

79 – 37ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo dentro do primeiro leque.

Tapete caramelo - passo a passo (301)

80 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos no mesmo espaço. Faça 3 correntes e siga para o próximo leque e faça novamente 3 pontos altos.

Tapete caramelo - passo a passo (302) Tapete caramelo - passo a passo (303) Tapete caramelo - passo a passo (304)

81 – Siga repetindo por toda a volta sempre fazendo os bloquinhos com 3 pontos altos e 3 correntes de espaço. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (305) Tapete caramelo - passo a passo (306) Tapete caramelo - passo a passo (307) Tapete caramelo - passo a passo (308)

82 – 38ª volta – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e no próximo ponto de base já faremos o primeiro aumento.

Tapete caramelo - passo a passo (309)

83 – Faça 28 pontos altos e só depois faça o segundo aumento. Siga por toda a volta fazendo aumentos sempre com intervalo de 28 pontos altos entre um aumento e outro. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (310) Tapete caramelo - passo a passo (311) Tapete caramelo - passo a passo (312) Tapete caramelo - passo a passo (313)

84 – 39ª volta – Nesta volta não teremos aumentos, inicie a volta com 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (314) Tapete caramelo - passo a passo (315)

85 – 40ª volta – Nesta volta teremos um intervalo de 29 pontos altos entre um aumento e outro, mas para que fiquem intercalados com os aumentos da volta anterior faça o primeiro aumento após fazer 15 pontos altos já contando com as correntes.

Tapete caramelo - passo a passo (316)

86 – Faça 29 pontos altos e só depois faça o segundo aumento. Siga por toda a volta fazendo aumentos sempre com intervalo de 29 pontos altos entre um aumento e outro. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (317) Tapete caramelo - passo a passo (318) Tapete caramelo - passo a passo (319) Tapete caramelo - passo a passo (320)

87 – 41ª volta – Nesta volta não teremos aumentos, inicie a volta com 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (321) Tapete caramelo - passo a passo (322)

88 – 42ª volta – Nesta volta também não faremos aumentos, inicie a volta com 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (323) Tapete caramelo - passo a passo (324) Tapete caramelo - passo a passo (325)

89 – 43ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no próximo ponto de base.

Tapete caramelo - passo a passo (326)

90 – Faça 3 correntes, pule 3 pontos de base e faça 3 pontos altos sendo 1 em cada ponto de base. Agora só seguir repetindo por toda a volta… são sempre 3 correntes de espaço, pula-se 3 pontos de base e faça 3 pontos altos. No final da volta complete o primeiro bloquinho e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (327) Tapete caramelo - passo a passo (328) Tapete caramelo - passo a passo (329) Tapete caramelo - passo a passo (330) Tapete caramelo - passo a passo (331) Tapete caramelo - passo a passo (332) Tapete caramelo - passo a passo (333)

91 – Siga com ponto baixíssimo em cima do próximo ponto de base e faça ponto baixo dentro da primeira alça. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque com mais 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos.

Tapete caramelo - passo a passo (334) Tapete caramelo - passo a passo (335)

92 – Entre um leque e outro não tem corrente de espaço, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete caramelo - passo a passo (336) Tapete caramelo - passo a passo (337) Tapete caramelo - passo a passo (338) Tapete caramelo - passo a passo (339) Tapete caramelo - passo a passo (340)

93 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos, faça ponto baixo dentro do leque, faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto.

Tapete caramelo - passo a passo (342)

94 – Faremos uma sequência de 3 pontos picô. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé da primeira corrente formando o primeiro ponto picô. 

Tapete caramelo - passo a passo (343) Tapete caramelo - passo a passo (344) Tapete caramelo - passo a passo (345)

95 – Faça 3 correntes novamente e prenda com ponto baixo no pé da primeira corrente formando o segundo ponto picô.

Tapete caramelo - passo a passo (346) Tapete caramelo - passo a passo (347) Tapete caramelo - passo a passo (348)

96 – Por fim faça 3 correntes, prenda com ponto baixo no pé da primeira corrente formando o terceiro ponto picô.

Tapete caramelo - passo a passo (349) Tapete caramelo - passo a passo (350) Tapete caramelo - passo a passo (351)

97 – Faça 3 pontos altos ainda no mesmo leque.

Tapete caramelo - passo a passo (353)

98 – Sem fazer corrente de espaço, siga para o próximo leque, faça 3 pontos altos, 3 pontos picô e 3 pontos altos.

Tapete caramelo - passo a passo (354) Tapete caramelo - passo a passo (355) Tapete caramelo - passo a passo (356)

99 – O primeiro leque ficou com apenas 2 pontos altos no inicio certo? No final vamos fazer o ponto alto que ficou faltando e finalizar com ponto baixíssimo… Observe as imagens:

Tapete caramelo - passo a passo (357) Tapete caramelo - passo a passo (358) Tapete caramelo - passo a passo (359) Tapete caramelo - passo a passo (360) Tapete caramelo - passo a passo (361)

100 -Prontinho, corte o fio e arremate e seu tapete estará concluído!

Tapete caramelo - passo a passo (362)

Veja que lindo fica este tapete!

Tapete caramelo Tapete caramelo - passo a passo (363) Tapete caramelo - passo a passo (364) Tapete caramelo - passo a passo (365) Tapete caramelo - passo a passo (366)

Chegamos ao final de mais um passo a passo. Espero que tenham gostado do resultado, mas se aparecer alguma dúvida deixe seu comentário!

Aproveito para agradecer a cooperação da amiga Rudinea Angelini que muito contribuiu para a confecção deste lindo modelo. Tenho certeza que vocês vão aproveitar muito estas dicas e confeccionar belíssimos tapetes.

Um forte abraço e até o próximo passo a passo.

Parte 1 – Parte 2

Samuel Ramos.

61 comentários em “Tapete caramelo – Passo a passo parte 3

  1. Maravilhoso.. o meu também ficou perfeito. Mande mais modelos ..
    Vc fez um passo a passo perfeito. Obrigada por esse trabalho lindo.abraços.
    .

  2. Fiz e ficou maravilhoso, poderia me dar uma dica de como faço para que fique maior? Já quero fazer outro😁

    1. :) Oi, Tatiane! Veja que fui aumentando em fases, tente repetir esta última fase! Após os leques faça as alças e inicia com ponto alto dentro das alças. Se ondular diminua pontos, se repuxar aumente pontos :)

  3. Bom dia Samuel
    Fiz este tapete mas as pontas estao ficando enroladas para dentro do tapete oqye eu faço??

    1. Oi, Angelica! Está em forma de chapéu, certo?
      Neste caso significa que está faltando ponto para que ele fique certinho. Quando digo “faltando pontos” é pq depende dos pontos de cada pessoa. O ideal seria aumentar pontos no trabalho para ele voltar ao normal.
      Você fez ele todo? Seguiu até qual volta?

  4. Olá meu amigo Samuel , só agora estou vendo todo os seus tapetes antigos , quero dizer não tão recentes, mais como sempre lindos. Este por exemplo tapete Caramelo parece uma torta de chocolate e creme de tão gostoso de ver.
    Não me canso de te elogiar , pois seus trabalhos são verdadeiras obras de artes
    Um forte abraço amigo

    1. Muito obrigado por todo o carinho com meu trabalho! Este tapete realmente é lindo d+++
      :) Um grande beijo no coração e tudo de bom sempre!!!

  5. OI SAMUEL BOA NOITE?…NAO ENTENDI COMO VC DISSE QUE TEM QUE FAZER,,,ME DE UMA EXPLICAÇAO DETALHADA PARA QUE EU POSSO ENTENDER…COMO DEVO CONTINUAR PARA ELE FICAR COM 1 METRO E 45????..SERA QUE TERIAMOS COM CONVERSAR PELO WHATSAP///…MANDAREI FOTO DELE…DESDE JA AGRADEÇO..OBRIGADA

    1. Olá Jussara, infelizmente não tenho a fórmula para que fique com 1 metro e 45. Trabalhos manuais dependem do tamanho do ponto de cada pessoa e todas as peças vão sofrer variações.
      Dei sugestão de como ADAPTAR o seu trabalho já que fez com agulha mais fina do que mostrei que fiz. Não atendo por whathsapp, mas posso ver as imagens no e-mail crochetapetes@gmail.com

      O passo a passo está super detalhado, não estou entendendo é sua dúvida! Chegou no final não deu o tamanho eu disse:
      “Faça uma nova etapa” – Olhe pro tapete, ele é feito em etapas e tais etapas são separadas por cor. Se prestar bem atenção vai perceber que a cor marrom no final tem duas destas etapas, sugeri fazer mais uma seguindo o mesmo passo a passo do blog e inclusive indiquei em que passo começar!

      Fico no aguardo das imagens,
      Samuel Ramos

  6. bom dia samuel…parei na 42 carreira visto que so falta 3 carreiras para terminar eu medi e nao vai dar um metro queria terminar ele com 1 metro e 45 ou se puder maior ainda…me ajuda a terminar ele samuel…usei o fio 6 da barroco com agulha 3…o que faço ??…este tapete e pra minha netinha que vai nascer em maio ..por favor me explique o que faço..desde ja agradeço…..

    1. Oi Jussara, bom dia!
      Como fez com agulha de numeração menor os pontos ficam menores e por isso a diferença de tamanho.

      Para aumentar:
      Quando chegar no passo nº79 (37ª volta) volte no passo nº42 (15ª volta) e repita toda a ultima etapa!

      Bom trabalho!

      1. desculpe samuel nao entendi sua explicaçao?..me ajuda…vc nao tem telefone pra te enviar a foto pelo wahtsap???

        1. Olá Jussara, o que sugeri foi:
          Ao chegar no passo 93 já teríamos que fazer o acabamento. Neste caso ao invés do acabamento fazer uma nova etapa igual a que inicia no passo nº61 – Ou seja, uma nova etapa com o fio marrom.

  7. bom dia samuel…parei na 42 carreira visto que so falta duas carriras para terminar eu medi e nao vai dar um metro queria terminar ele com 1 metro e 45…me ajuda a terminar ele samuel…usei o fio 6 da barroco com agulha 3…o que faço…este tapete e pra minha netinha que vai nascer..por favor me explique o que faço..desde ja agradeço…

  8. Olá Samuel! Esse tapete é maravilhoso! Meus clientes amam !!! Obrigada por compartilhar conosco essas lindezas,Deus abençoe !
    Queria saber como faço pra continuar o pap e fazer maior, um que fique com dois metros. Obrigada!

    1. Oi Naty, se você olhar bem os aumentos de pontos são progressivos… sempre aumenta 1 ponto entre um aumento e outro quando munda de volta.
      :)

  9. Eu amo esse site! Estou terminando o meu primeiro tapete modelo Caramelo, fiz ele todinho em barbante cru a pedido da Cliente, mas agora quero fazer um todo colorido pra minha casa.

    Tudo tão bem explicadinho, muito obrigada por compartilhar o conhecimento com a gente!

    1. :) Obaaaa, fico feliz que tenha gostado e se animado a fazer um pra você também.