Tapete corações passo a passo | Croche.com.br

Tapete corações passo a passo

Hoje venho com mais uma opção de tapete simples que pode ser confeccionado em tamanhos e larguras diferentes para compor jogo de cozinha ou passadeira. Continuando a série de tapetes em crochê filé vamos aprender a confeccionar o TAPETE CORAÇÕES. Apesar de ser um tapete simples os desenho no tapete fica lindo e combina com qualquer ambiente. Fiz o contorno com pontos baixos no acabamento mantendo o tapete reto e o desenho central do tapete com maior destaque, porém você pode fazer o bico de acabamento que precisar facilmente. Para facilitar fiz também o gráfico de forma bem clara para quem está iniciando e sente dificuldade em trabalhar com gráficos que apresentam apenas quadradinhos e não o desenho do ponto. O gráfico está disponível para download gratuitamente no link abaixo.

Download

MATERIAIS

01 – Inicie com 73 correntes, volte na 5ª corrente e faça ponto alto. Veja que desta forma já teremos 2 pontos altos contando com as correntes que forma o primeiro ponto alto.

Tapete corações passo a passo (1) Tapete corações passo a passo (3) Tapete corações passo a passo (4) Tapete corações passo a passo (5)

02 – Volte fazendo ponto alto em cada uma das correntes e teremos um total de 70 pontos altos contando as correntes que ao virar formaram o primeiro ponto alto.

Tapete corações passo a passo (6) Tapete corações passo a passo (7)

03 – Para esconder a ponta inicial veja que antes de iniciar a próxima carreira puxo a ponta do barbante para cima para prender parte dele com a segunda carreira e depois quando for fazer a terceira carreira já podemos dividir em 2 para amarrar. (veja no passo 6 como amarrei a ponta do barbante)

Tapete corações passo a passo (8) Tapete corações passo a passo (9)

04 – Faça duas correntes, vire o trabalho e volte com mais 6 pontos altos. Contando com as correntes que usamos para virar teremos uma sequência com 7 pontos altos.

Tapete corações passo a passo (10) Tapete corações passo a passo (11) Tapete corações passo a passo (12)

05 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto… siga até completar 19 bloquinhos. Fala mais 6 pontos altos que somado ao ponto alto do ultimo bloquinho também teremos 7 pontos altos nesta lateral. Observe que o último ponto alto é feito na corrente que fizemos para virar na carreira anterior.

Tapete corações passo a passo (13) Tapete corações passo a passo (14) Tapete corações passo a passo (15) Tapete corações passo a passo (16) Tapete corações passo a passo (17)

06 – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça mais 6 pontos altos para formar a lateral… siga fazendo duas correntes e ponto alto em cima de ponto alto até completar 9 bloquinhos… Como já temos 3 carreiras no trabalho já dá para amarrar a ponta do fio que havíamos puxado para a segunda carreira, veja as imagens…

Tapete corações passo a passo (18) Tapete corações passo a passo (19) Tapete corações passo a passo (20) Tapete corações passo a passo (21) Tapete corações passo a passo (22) Tapete corações passo a passo (23) Tapete corações passo a passo (24) Tapete corações passo a passo (25) Tapete corações passo a passo (26) Tapete corações passo a passo (27) Tapete corações passo a passo (28) Tapete corações passo a passo (29) Tapete corações passo a passo (30) Tapete corações passo a passo (31)

07 – O 10º bloquinho é feito fechado, observe que após o ponto alto que completa o 9º bloquinho aberto basta fazer 2 pontos altos no espaço de duas correntes e em seguida ponto alto em cima de ponto alto. Se você ainda não fez o download do GRÁFICO aproveite que é gratuito! BAIXE seu arquivo agora mesmo, o link está logo no início do passo a passo. 

 

Tapete corações passo a passo (32) Tapete corações passo a passo (33)

08 – Após o bloquinho fechado siga com duas correntes e ponto alto em cima de ponto alto. Faça a lateral seguinte igual fizemos na carreira anterior, ponto alto em cima de ponto alto. Para comparar basta dobrar o trabalho e observar o início da carreira. Uma dica para quem tem dificuldade em entender o crochê filé: Sempre que fizer até a metade, dobre o trabalho e siga com o restante igual. 

Tapete corações passo a passo (34) Tapete corações passo a passo (35) Tapete corações passo a passo (36)

09 – Faça duas correntes, vire o trabalho e volte com ponto alto em cima de ponto alto. Já estamos na quarta carreira. Siga com bloquinhos como nas carreiras anteriores porém desta vez faça até completar 8 bloquinhos, ou seja, um antes do anterior.

Tapete corações passo a passo (38) Tapete corações passo a passo (39) Tapete corações passo a passo (40) Tapete corações passo a passo (43) Tapete corações passo a passo (44) Tapete corações passo a passo (45)

10 – Agora faremos uma sequência de 3 bloquinhos fechados, observe as imagens. Fica um antes, um em cima do anterior e um depois.

Tapete corações passo a passo (46) Tapete corações passo a passo (47) Tapete corações passo a passo (48)

11 – Após os bloquinhos fechados siga com os mais 8 bloquinhos abertos e a lateral seguinte.

Tapete corações passo a passo (49) Tapete corações passo a passo (52) Tapete corações passo a passo (54)

12 – 5ª carreira – Faça duas correntes, vire e faça a lateral com ponto alto em cima de ponto alto… Siga com 7 bloquinhos abertos e então faça uma sequência de 2 bloquinhos fechados como mostram as imagens.

Tapete corações passo a passo (55) Tapete corações passo a passo (56) Tapete corações passo a passo (57) Tapete corações passo a passo (58) Tapete corações passo a passo (59)

13 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e em seguida faça mais 2 bloquinhos fechados. Veja que o bloquinho aberto fica bem centralizado, na mesma direção do bloquinho fechado na terceira carreira.

Tapete corações passo a passo (60) Tapete corações passo a passo (61) Tapete corações passo a passo (62)

14 – Após o bloquinho fechado basta seguir com a lateral seguinte igual o início da carreira.

Tapete corações passo a passo (64) Tapete corações passo a passo (65) Tapete corações passo a passo (66)

15 – 6ª carreira – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça a lateral fechada. Siga com 6 bloquinhos abertos e em seguida 2 bloquinhos fechados.

Tapete corações passo a passo (67) Tapete corações passo a passo (68) Tapete corações passo a passo (69) Tapete corações passo a passo (70)

16 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 1 bloquinho fechado. Veja que ele fica na direção do bloquinho aberto da carreira anterior… Faça novamente duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 2 bloquinhos fechados. Siga com o restante da lateral como no inicio.

Tapete corações passo a passo (71) Tapete corações passo a passo (72) Tapete corações passo a passo (73)

17 – 7ª carreira – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça a lateral fechada com ponto alto em cima de ponto alto. Faça uma sequência de 5 bloquinhos abertos e em seguida faça 2 bloquinhos fechados. Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 3 bloquinhos fechados.

Tapete corações passo a passo (74) Tapete corações passo a passo (75) Tapete corações passo a passo (76) Tapete corações passo a passo (77) Tapete corações passo a passo (78) Tapete corações passo a passo (79) Tapete corações passo a passo (80)

18 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 2 bloquinhos fechados. Siga fazendo bloquinhos abertos e a lateral como o início da carreira. Veja como fica o desenho centralizado no trabalho.

Tapete corações passo a passo (81) Tapete corações passo a passo (82) Tapete corações passo a passo (83)

19 – 8ª carreira – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça a lateral fechada com ponto alto em cima de ponto alto. Faça uma sequência com 4 bloquinhos abertos e em seguida faça 2 bloquinhos fechados. Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça uma sequência com 5 bloquinhos fechados. Veja que na verdade serão 16 pontos altos sendo que começa um bloquinho antes e termina um bloquinho depois. Como o trabalho terá sempre a mesma quantidade de pontos até o final mesmo sendo pontos altos juntos eles mantém o mesmo direcionamento dos bloquinhos e por este motivo mesmo sendo sequência com pontos altos chamo-os de bloquinhos.

Tapete corações passo a passo (84) Tapete corações passo a passo (85) Tapete corações passo a passo (86) Tapete corações passo a passo (87) Tapete corações passo a passo (88) Tapete corações passo a passo (89)

20 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça mais 2 bloquinhos fechados. Siga com bloquinhos abertos e faça a lateral como o início do trabalho.

Tapete corações passo a passo (90) Tapete corações passo a passo (91) Tapete corações passo a passo (92) Tapete corações passo a passo (93)

21 – A 9ª carreira é muito parecida e a única diferença é que após a lateral faremos uma sequência de 3 bloquinhos abertos, 2 bloquinhos fechados. Uma sequência de 22 pontos altos, duas correntes e pula 2 pontos de base e 2 faça 2 bloquinhos fechados. Siga com 3 bloquinhos abertos e faça a lateral.

Tapete corações passo a passo (95) Tapete corações passo a passo (96) Tapete corações passo a passo (97) Tapete corações passo a passo (98)

22 – 10ª carreira. Veja que desta vez teremos apenas 2 bloquinhos abertos após a lateral. Observe o desenho. São 2 bloquinhos abertos, 2 fechados, duas correntes e pula 2 pontos de base e faça uma sequência com 28 pontos altos, faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 2 bloquinhos fechados. Faça 2 bloquinhos abertos e a lateral como no início.

Tapete corações passo a passo (99) Tapete corações passo a passo (100) Tapete corações passo a passo (101) Tapete corações passo a passo (102) Tapete corações passo a passo (103) Tapete corações passo a passo (104) Tapete corações passo a passo (105) Tapete corações passo a passo (106)

23 – 11ª carreira -Faça duas correntes, vire o trabalho e faça a lateral com ponto alto em cima de ponto alto. Faça os 2 bloquinhos vazados e em seguida apenas 1 bloquinho fechado. Observe as imagens

Tapete corações passo a passo (107) Tapete corações passo a passo (108)

24 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça uma sequência de 34 pontos altos, duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e faça um bloquinho fechado. Faça os 2 bloquinhos abertos e a lateral do tapete como já fizemos anteriormente…

Tapete corações passo a passo (109) Tapete corações passo a passo (110) Tapete corações passo a passo (111) Tapete corações passo a passo (112) Tapete corações passo a passo (113) Tapete corações passo a passo (114) Tapete corações passo a passo (115) Tapete corações passo a passo (116) Tapete corações passo a passo (119) Tapete corações passo a passo (120)

25 – 12ª carreira – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça exatamente como a carreira anterior. Veja que será feito ponto alto em cima de ponto alto e corrente na direção dos bloquinhos abertos.

Tapete corações passo a passo (121) Tapete corações passo a passo (122) Tapete corações passo a passo (123)

26 – 13ª carreira – Esta carreira será semelhante as duas anteriores porém no desenho central faça uma sequência com 16 pontos altos, faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com mais 16 pontos altos. Veja que teremos um bloquinho vazado na metade do tapete. Nas próximas carreiras vamos encerrar o desenho do coração porém já vamos iniciar outro.

Tapete corações passo a passo (124) Tapete corações passo a passo (125) Tapete corações passo a passo (126) Tapete corações passo a passo (127) Tapete corações passo a passo (128) Tapete corações passo a passo (129) Tapete corações passo a passo (130) Tapete corações passo a passo (131) Tapete corações passo a passo (132) Tapete corações passo a passo (133) Tapete corações passo a passo (135) Tapete corações passo a passo (136)

27 – 14ª carreira – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça ponto alto em cima de ponto alto, faça os 2 bloquinhos vazados e em seguida uma sequência com 7 pontos altos que equivale 2 bloquinhos fechados. Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça uma sequência com 10 pontos altos. Observe que vai ficar faltando 3 pontos de base para chegar no bloquinho vazado que temos no meio do tapete e fizemos na carreira anterior.

Tapete corações passo a passo (137) Tapete corações passo a passo (138) Tapete corações passo a passo (139) Tapete corações passo a passo (140) Tapete corações passo a passo (141)

28 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 1 bloquinho fechado na mesma direção do bloquinho vazado central da carreira anterior. (este bloquinho já equivale a pontinha do coração seguinte)

Tapete corações passo a passo (142)

29 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base, faça uma sequência com 10 pontos altos, duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 7 pontos altos formando os 2 bloquinhos como no inicio da carreira… Faça os 2 bloquinhos vazados e a lateral do tapete.

Tapete corações passo a passo (143) Tapete corações passo a passo (144) Tapete corações passo a passo (145) Tapete corações passo a passo (146) Tapete corações passo a passo (148)

30 – 15ª carreira – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça a lateral com ponto alto em cima de ponto alto. Faça uma sequência com 3 bloquinhos abertos e em seguida 7 pontos altos que equivale a 2 bloquinhos fechados.

Tapete corações passo a passo (149) Tapete corações passo a passo (150)

31 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 1 bloquinho fechado. Novamente duas correntes de espaço e faça uma sequência com 3 bloquinhos fechados (são 10 pontos altos)

Tapete corações passo a passo (151) Tapete corações passo a passo (152) Tapete corações passo a passo (154) Tapete corações passo a passo (155)

32 – Faça duas correntes e pule 2 pontos de base para fazer um bloquinho fechado, duas correntes pule 2 pontos de base e faça 2 bloquinhos fechados. Faça a sequência com 3 bloquinhos abertos encerrando a lateral.

Tapete corações passo a passo (157) Tapete corações passo a passo (158)

33 – Observe que já temos o desenho do coração pronto e o início do coração seguinte. Para fazer os demais basta repetir as sequências anteriores.

Tapete corações passo a passo (161)

34 – A 16ª carreira será igual a 8ª carreira que ensinamos no passo 19 – Sendo assim basta voltar ao passo 19 para dar sequência ao próximo coração caso tenha dúvida. Você pode olhar a oitava carreira em seu trabalho e fazer igual… em seguida a 17ª carreira será igual a 9ª e assim por diante… Só faremos diferente no último coração para que fique com o acabamento correto, vamos ver?

Tapete corações passo a passo (159) Tapete corações passo a passo (160)

35 – Após fazer a quantidade desejada, ao invés de iniciar um novo desenho de coração vamos apenas encerrar o último e fazer bloquinhos vazados na parte central do trabalho. Veja que logo após fazer o bloquinho vazado no meio do trabalho a próxima carreira seria iniciando um novo desenho… Então faça duas correntes, vire o trabalho e faça a lateral normalmente.

Tapete corações - acabamento (1) Tapete corações - acabamento (2)

36 – Faça os 2 bloquinhos vazados, 2 bloquinhos fechados como se fossemos repetir a oitava carreira do trabalho…. Chegando na parte central ao invés de fazer um bloquinho fechado faça 3 bloquinhos vazados e siga com a carreira normalmente como a oitava carreira do seu trabalho. A única diferença será o desenho central.

Tapete corações - acabamento (6) Tapete corações - acabamento (7) Tapete corações - acabamento (8) Tapete corações - acabamento (9)

37 – As carreira seguintes são para finalizar o ultimo desenho e no lugar do desenho central teremos apenas bloquinhos vazados…

Tapete corações - acabamento (10) Tapete corações - acabamento (11) Tapete corações - acabamento (12) Tapete corações - acabamento (13)

38 – Após concluir o desenho do ultimo coração vamos fazer uma carreira igual a segunda carreira mencionada no passo 5 – Somente as laterais fechada. Para finalizar uma carreira toda com ponto alto. ATENÇÃO: Para iniciar a última carreira com pontos altos faça 3 correntes para virar e não apenas duas como nas carreiras anteriores, assim o canto do tapete não ficará arredondado.

Tapete corações - acabamento (14) Tapete corações - acabamento (15) Tapete corações - acabamento (16) Tapete corações - acabamento (17) Tapete corações - acabamento (18) Tapete corações - acabamento (19) Tapete corações - acabamento (20)

39 – Após a última carreira de pontos altos faça um contorno com pontos baixos em todo o tapete, corte o fio, amarre e corte as sobras.

Tapete corações - pronto (1)

Veja como ficou meu tapete pronto, fiz com 10 desenhos.

 Tapete corações - pronto (2) Tapete corações - pronto (4) Tapete corações - pronto (5) Tapete corações - pronto (6) Tapete corações - pronto (7) Tapete corações - pronto (8) Tapete corações - pronto (9) Tapete corações - pronto (10) Tapete corações - pronto (14) Tapete corações - pronto (18)

Espero que tenham gostado de mais este passo a passo!

No início da página tem o link par fazer o download do gráfico deste tapete.

Até o próximo.

81 comentários em “Tapete corações passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Parabéns pelo seu site, estou começando há aprender e essa sua forma de ensina passo a passo ajuda muito.

  2. Parabéns,,amei ,vou tentar fazer, pensei num centro de mesa,vai ficar lindo.Compartilhei no face ,vou salvar e quando comprar a linha fazer.Um abraço, e fica com Deus.

  3. Já é a segunda vez que faço essa passadeira, pois é bem simples e fica linda. O passo a passo é bem claro. Obrigada por esses trabalhos lindos, redescobri o crochê e descobri o site. Estou me divertindo, porque não faço pra vender.

    1. Muito obrigado pelo carinho e fico feliz por você ter descoberto meu site!!!
      Um forte abraço, Célia!!

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.