Tapete corações passo a passo

Hoje venho com mais uma opção de tapete simples que pode ser confeccionado em tamanhos e larguras diferentes para compor jogo de cozinha ou passadeira. Continuando a série de tapetes em crochê filé vamos aprender a confeccionar o TAPETE CORAÇÕES. Apesar de ser um tapete simples os desenho no tapete fica lindo e combina com qualquer ambiente. Fiz o contorno com pontos baixos no acabamento mantendo o tapete reto e o desenho central do tapete com maior destaque, porém você pode fazer o bico de acabamento que precisar facilmente. Para facilitar fiz também o gráfico de forma bem clara para quem está iniciando e sente dificuldade em trabalhar com gráficos que apresentam apenas quadradinhos e não o desenho do ponto. O gráfico está disponível para download gratuitamente no link abaixo.

Download

MATERIAIS

01 – Inicie com 73 correntes, volte na 5ª corrente e faça ponto alto. Veja que desta forma já teremos 2 pontos altos contando com as correntes que forma o primeiro ponto alto.

Tapete corações passo a passo (1) Tapete corações passo a passo (3) Tapete corações passo a passo (4) Tapete corações passo a passo (5)

02 – Volte fazendo ponto alto em cada uma das correntes e teremos um total de 70 pontos altos contando as correntes que ao virar formaram o primeiro ponto alto.

Tapete corações passo a passo (6) Tapete corações passo a passo (7)

03 – Para esconder a ponta inicial veja que antes de iniciar a próxima carreira puxo a ponta do barbante para cima para prender parte dele com a segunda carreira e depois quando for fazer a terceira carreira já podemos dividir em 2 para amarrar. (veja no passo 6 como amarrei a ponta do barbante)

Tapete corações passo a passo (8) Tapete corações passo a passo (9)

04 – Faça duas correntes, vire o trabalho e volte com mais 6 pontos altos. Contando com as correntes que usamos para virar teremos uma sequência com 7 pontos altos.

Tapete corações passo a passo (10) Tapete corações passo a passo (11) Tapete corações passo a passo (12)

05 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto… siga até completar 19 bloquinhos. Fala mais 6 pontos altos que somado ao ponto alto do ultimo bloquinho também teremos 7 pontos altos nesta lateral. Observe que o último ponto alto é feito na corrente que fizemos para virar na carreira anterior.

Tapete corações passo a passo (13) Tapete corações passo a passo (14) Tapete corações passo a passo (15) Tapete corações passo a passo (16) Tapete corações passo a passo (17)

06 – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça mais 6 pontos altos para formar a lateral… siga fazendo duas correntes e ponto alto em cima de ponto alto até completar 9 bloquinhos… Como já temos 3 carreiras no trabalho já dá para amarrar a ponta do fio que havíamos puxado para a segunda carreira, veja as imagens…

Tapete corações passo a passo (18) Tapete corações passo a passo (19) Tapete corações passo a passo (20) Tapete corações passo a passo (21) Tapete corações passo a passo (22) Tapete corações passo a passo (23) Tapete corações passo a passo (24) Tapete corações passo a passo (25) Tapete corações passo a passo (26) Tapete corações passo a passo (27) Tapete corações passo a passo (28) Tapete corações passo a passo (29) Tapete corações passo a passo (30) Tapete corações passo a passo (31)

07 – O 10º bloquinho é feito fechado, observe que após o ponto alto que completa o 9º bloquinho aberto basta fazer 2 pontos altos no espaço de duas correntes e em seguida ponto alto em cima de ponto alto. Se você ainda não fez o download do GRÁFICO aproveite que é gratuito! BAIXE seu arquivo agora mesmo, o link está logo no início do passo a passo. 

Tapete corações passo a passo (32) Tapete corações passo a passo (33)

08 – Após o bloquinho fechado siga com duas correntes e ponto alto em cima de ponto alto. Faça a lateral seguinte igual fizemos na carreira anterior, ponto alto em cima de ponto alto. Para comparar basta dobrar o trabalho e observar o início da carreira. Uma dica para quem tem dificuldade em entender o crochê filé: Sempre que fizer até a metade, dobre o trabalho e siga com o restante igual. 

Tapete corações passo a passo (34) Tapete corações passo a passo (35) Tapete corações passo a passo (36)

09 – Faça duas correntes, vire o trabalho e volte com ponto alto em cima de ponto alto. Já estamos na quarta carreira. Siga com bloquinhos como nas carreiras anteriores porém desta vez faça até completar 8 bloquinhos, ou seja, um antes do anterior.

Tapete corações passo a passo (38) Tapete corações passo a passo (39) Tapete corações passo a passo (40) Tapete corações passo a passo (43) Tapete corações passo a passo (44) Tapete corações passo a passo (45)

10 – Agora faremos uma sequência de 3 bloquinhos fechados, observe as imagens. Fica um antes, um em cima do anterior e um depois.

Tapete corações passo a passo (46) Tapete corações passo a passo (47) Tapete corações passo a passo (48)

11 – Após os bloquinhos fechados siga com os mais 8 bloquinhos abertos e a lateral seguinte.

Tapete corações passo a passo (49) Tapete corações passo a passo (52) Tapete corações passo a passo (54)

12 – 5ª carreira – Faça duas correntes, vire e faça a lateral com ponto alto em cima de ponto alto… Siga com 7 bloquinhos abertos e então faça uma sequência de 2 bloquinhos fechados como mostram as imagens.

Tapete corações passo a passo (55) Tapete corações passo a passo (56) Tapete corações passo a passo (57) Tapete corações passo a passo (58) Tapete corações passo a passo (59)

13 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e em seguida faça mais 2 bloquinhos fechados. Veja que o bloquinho aberto fica bem centralizado, na mesma direção do bloquinho fechado na terceira carreira.

Tapete corações passo a passo (60) Tapete corações passo a passo (61) Tapete corações passo a passo (62)

14 – Após o bloquinho fechado basta seguir com a lateral seguinte igual o início da carreira.

Tapete corações passo a passo (64) Tapete corações passo a passo (65) Tapete corações passo a passo (66)

15 – 6ª carreira – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça a lateral fechada. Siga com 6 bloquinhos abertos e em seguida 2 bloquinhos fechados.

Tapete corações passo a passo (67) Tapete corações passo a passo (68) Tapete corações passo a passo (69) Tapete corações passo a passo (70)

16 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 1 bloquinho fechado. Veja que ele fica na direção do bloquinho aberto da carreira anterior… Faça novamente duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 2 bloquinhos fechados. Siga com o restante da lateral como no inicio.

Tapete corações passo a passo (71) Tapete corações passo a passo (72) Tapete corações passo a passo (73)

17 – 7ª carreira – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça a lateral fechada com ponto alto em cima de ponto alto. Faça uma sequência de 5 bloquinhos abertos e em seguida faça 2 bloquinhos fechados. Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 3 bloquinhos fechados.

Tapete corações passo a passo (74) Tapete corações passo a passo (75) Tapete corações passo a passo (76) Tapete corações passo a passo (77) Tapete corações passo a passo (78) Tapete corações passo a passo (79) Tapete corações passo a passo (80)

18 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 2 bloquinhos fechados. Siga fazendo bloquinhos abertos e a lateral como o início da carreira. Veja como fica o desenho centralizado no trabalho.

Tapete corações passo a passo (81) Tapete corações passo a passo (82) Tapete corações passo a passo (83)

19 – 8ª carreira – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça a lateral fechada com ponto alto em cima de ponto alto. Faça uma sequência com 4 bloquinhos abertos e em seguida faça 2 bloquinhos fechados. Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça uma sequência com 5 bloquinhos fechados. Veja que na verdade serão 16 pontos altos sendo que começa um bloquinho antes e termina um bloquinho depois. Como o trabalho terá sempre a mesma quantidade de pontos até o final mesmo sendo pontos altos juntos eles mantém o mesmo direcionamento dos bloquinhos e por este motivo mesmo sendo sequência com pontos altos chamo-os de bloquinhos.

Tapete corações passo a passo (84) Tapete corações passo a passo (85) Tapete corações passo a passo (86) Tapete corações passo a passo (87) Tapete corações passo a passo (88) Tapete corações passo a passo (89)

20 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça mais 2 bloquinhos fechados. Siga com bloquinhos abertos e faça a lateral como o início do trabalho.

Tapete corações passo a passo (90) Tapete corações passo a passo (91) Tapete corações passo a passo (92) Tapete corações passo a passo (93)

21 – A 9ª carreira é muito parecida e a única diferença é que após a lateral faremos uma sequência de 3 bloquinhos abertos, 2 bloquinhos fechados. Uma sequência de 22 pontos altos, duas correntes e pula 2 pontos de base e 2 faça 2 bloquinhos fechados. Siga com 3 bloquinhos abertos e faça a lateral.

Tapete corações passo a passo (95) Tapete corações passo a passo (96) Tapete corações passo a passo (97) Tapete corações passo a passo (98)

22 – 10ª carreira. Veja que desta vez teremos apenas 2 bloquinhos abertos após a lateral. Observe o desenho. São 2 bloquinhos abertos, 2 fechados, duas correntes e pula 2 pontos de base e faça uma sequência com 28 pontos altos, faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 2 bloquinhos fechados. Faça 2 bloquinhos abertos e a lateral como no início.

Tapete corações passo a passo (99) Tapete corações passo a passo (100) Tapete corações passo a passo (101) Tapete corações passo a passo (102) Tapete corações passo a passo (103) Tapete corações passo a passo (104) Tapete corações passo a passo (105) Tapete corações passo a passo (106)

23 – 11ª carreira -Faça duas correntes, vire o trabalho e faça a lateral com ponto alto em cima de ponto alto. Faça os 2 bloquinhos vazados e em seguida apenas 1 bloquinho fechado. Observe as imagens

Tapete corações passo a passo (107) Tapete corações passo a passo (108)

24 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça uma sequência de 34 pontos altos, duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e faça um bloquinho fechado. Faça os 2 bloquinhos abertos e a lateral do tapete como já fizemos anteriormente…

Tapete corações passo a passo (109) Tapete corações passo a passo (110) Tapete corações passo a passo (111) Tapete corações passo a passo (112) Tapete corações passo a passo (113) Tapete corações passo a passo (114) Tapete corações passo a passo (115) Tapete corações passo a passo (116) Tapete corações passo a passo (119) Tapete corações passo a passo (120)

25 – 12ª carreira – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça exatamente como a carreira anterior. Veja que será feito ponto alto em cima de ponto alto e corrente na direção dos bloquinhos abertos.

Tapete corações passo a passo (121) Tapete corações passo a passo (122) Tapete corações passo a passo (123)

26 – 13ª carreira – Esta carreira será semelhante as duas anteriores porém no desenho central faça uma sequência com 16 pontos altos, faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com mais 16 pontos altos. Veja que teremos um bloquinho vazado na metade do tapete. Nas próximas carreiras vamos encerrar o desenho do coração porém já vamos iniciar outro.

Tapete corações passo a passo (124) Tapete corações passo a passo (125) Tapete corações passo a passo (126) Tapete corações passo a passo (127) Tapete corações passo a passo (128) Tapete corações passo a passo (129) Tapete corações passo a passo (130) Tapete corações passo a passo (131) Tapete corações passo a passo (132) Tapete corações passo a passo (133) Tapete corações passo a passo (135) Tapete corações passo a passo (136)

27 – 14ª carreira – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça ponto alto em cima de ponto alto, faça os 2 bloquinhos vazados e em seguida uma sequência com 7 pontos altos que equivale 2 bloquinhos fechados. Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça uma sequência com 10 pontos altos. Observe que vai ficar faltando 3 pontos de base para chegar no bloquinho vazado que temos no meio do tapete e fizemos na carreira anterior.

Tapete corações passo a passo (137) Tapete corações passo a passo (138) Tapete corações passo a passo (139) Tapete corações passo a passo (140) Tapete corações passo a passo (141)

28 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 1 bloquinho fechado na mesma direção do bloquinho vazado central da carreira anterior. (este bloquinho já equivale a pontinha do coração seguinte)

Tapete corações passo a passo (142)

29 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base, faça uma sequência com 10 pontos altos, duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 7 pontos altos formando os 2 bloquinhos como no inicio da carreira… Faça os 2 bloquinhos vazados e a lateral do tapete.

Tapete corações passo a passo (143) Tapete corações passo a passo (144) Tapete corações passo a passo (145) Tapete corações passo a passo (146) Tapete corações passo a passo (148)

30 – 15ª carreira – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça a lateral com ponto alto em cima de ponto alto. Faça uma sequência com 3 bloquinhos abertos e em seguida 7 pontos altos que equivale a 2 bloquinhos fechados.

Tapete corações passo a passo (149) Tapete corações passo a passo (150)

31 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 1 bloquinho fechado. Novamente duas correntes de espaço e faça uma sequência com 3 bloquinhos fechados (são 10 pontos altos)

Tapete corações passo a passo (151) Tapete corações passo a passo (152) Tapete corações passo a passo (154) Tapete corações passo a passo (155)

32 – Faça duas correntes e pule 2 pontos de base para fazer um bloquinho fechado, duas correntes pule 2 pontos de base e faça 2 bloquinhos fechados. Faça a sequência com 3 bloquinhos abertos encerrando a lateral.

Tapete corações passo a passo (157) Tapete corações passo a passo (158)

33 – Observe que já temos o desenho do coração pronto e o início do coração seguinte. Para fazer os demais basta repetir as sequências anteriores.

Tapete corações passo a passo (161)

34 – A 16ª carreira será igual a 8ª carreira que ensinamos no passo 19 – Sendo assim basta voltar ao passo 19 para dar sequência ao próximo coração caso tenha dúvida. Você pode olhar a oitava carreira em seu trabalho e fazer igual… em seguida a 17ª carreira será igual a 9ª e assim por diante… Só faremos diferente no último coração para que fique com o acabamento correto, vamos ver?

Tapete corações passo a passo (159) Tapete corações passo a passo (160)

35 – Após fazer a quantidade desejada, ao invés de iniciar um novo desenho de coração vamos apenas encerrar o último e fazer bloquinhos vazados na parte central do trabalho. Veja que logo após fazer o bloquinho vazado no meio do trabalho a próxima carreira seria iniciando um novo desenho… Então faça duas correntes, vire o trabalho e faça a lateral normalmente.

Tapete corações - acabamento (1) Tapete corações - acabamento (2)

36 – Faça os 2 bloquinhos vazados, 2 bloquinhos fechados como se fossemos repetir a oitava carreira do trabalho…. Chegando na parte central ao invés de fazer um bloquinho fechado faça 3 bloquinhos vazados e siga com a carreira normalmente como a oitava carreira do seu trabalho. A única diferença será o desenho central.

Tapete corações - acabamento (6) Tapete corações - acabamento (7) Tapete corações - acabamento (8) Tapete corações - acabamento (9)

37 – As carreira seguintes são para finalizar o ultimo desenho e no lugar do desenho central teremos apenas bloquinhos vazados…

Tapete corações - acabamento (10) Tapete corações - acabamento (11) Tapete corações - acabamento (12) Tapete corações - acabamento (13)

38 – Após concluir o desenho do ultimo coração vamos fazer uma carreira igual a segunda carreira mencionada no passo 5 – Somente as laterais fechada. Para finalizar uma carreira toda com ponto alto. ATENÇÃO: Para iniciar a última carreira com pontos altos faça 3 correntes para virar e não apenas duas como nas carreiras anteriores, assim o canto do tapete não ficará arredondado.

Tapete corações - acabamento (14) Tapete corações - acabamento (15) Tapete corações - acabamento (16) Tapete corações - acabamento (17) Tapete corações - acabamento (18) Tapete corações - acabamento (19) Tapete corações - acabamento (20)

39 – Após a última carreira de pontos altos faça um contorno com pontos baixos em todo o tapete, corte o fio, amarre e corte as sobras.

Tapete corações - pronto (1)

Veja como ficou meu tapete pronto, fiz com 10 desenhos.

 Tapete corações - pronto (2) Tapete corações - pronto (4) Tapete corações - pronto (5) Tapete corações - pronto (6) Tapete corações - pronto (7) Tapete corações - pronto (8) Tapete corações - pronto (9) Tapete corações - pronto (10) Tapete corações - pronto (14) Tapete corações - pronto (18)

Espero que tenham gostado de mais este passo a passo!

No início da página tem o link par fazer o download do gráfico deste tapete.

Até o próximo.

74 comentários em “Tapete corações passo a passo

  1. BT. estou fazendo o tapete coração com o fio ANE mas estou achando ele pequeno na largura, quantas correntinhas posso colocar para atingir o tamanho desejado. tem que ser par ou impar de números.

    1. Olá Guaraciara, para aumentar a largura você pode aumentar de 6 em 6, desta forma faça uma carreira a mais de bloquinhos vazios antes e depois dos desenhos de coração… logo após a lateral.
      Se aumentar apenas 3 pontos vai aumentar uma carreira apenas e vai ficar torto, por isso aumenta 6 correntes que corresponde a duas carreiras e coloca uma de cada lado.

      Se quiser colocar mais carreiras basta aumentar 12, 18, 24… ou seja, múltiplo de 6 :)

  2. Olá. Tenho uma encomenda dessa peça…. mas ela pediu que tenha pelo menos 60cm de largura por pelo menos 1,20m de comprimento, qto devo aumentar na base? Sera q fica desproporcional o tamanho dos corações?

  3. É lindo esse tapete e muito bem explicado,não tem como errar.
    Vou começar a fazer o meu.
    Obrigado pelo passo a passo
    Deus te abençoe

  4. Adorei esse seu passo a passo muito didático e de fácil realização. Parabéns seu trabalho é lindo!!!

  5. Terminei meu tapete com sete coração, fiz co barroco natural, pporém ao terminarficou uns 6 cm maior que o fcomeço, o que será? Iniciei com as 73 correntes como no papel. ..obrigada por esse canal, Abraço.

    1. Oi Maria, essa diferença pode ocorrer devido ao tamanho do ponto e isso varia de pessoa para pessoa por ser um trabalho manual. O tamanho citado é para terem noção do quanto gastei para fazer determinado trabalho mas é normal ficar maior ou menor :)

      Forte abraço e muito obrigado pelo carinho.

  6. Acabei de fazer o meu com 12 corações, na cor verde que combina com o meu sofá.
    Amei.
    Obrigada pelo passo a passo.

  7. Fiz o tapete de coração através das suas publicações. Deus te abençoe. Não sou profissional mas consegui fazer graças a você.

  8. Oi Samuel boa tarde.amo seus trabalhos. .vc poderia me dizer qual cor é essa e a marca que vc usou ??? Recebi uma encomenda e ela quer dessa cor .desde já agradeço.bjoos

  9. Achei lindo copiei o grafico e não vejo a hora de começar a tentar fazer meu !!! obrigada

  10. Eu amo seus trabalhos. Muito bem feito o passo a passo. Obrigada por dividir conosco o seu talento. Já fiz vários trabalhos seus.

  11. Oi Flor! Obrigada pelo passo a passo tão explicadinho. Vou começar esse, porque já terminei o oval simples e ficou LINDO. Beijos e Deus te abençoes.

  12. oie boa noite vc pode me falar qual a melhor numeração de agulha para trabalhar com o barbante de numero 8

  13. Adorei esse modelo… Parabéns pelo site… Fiz o meu em pouco tempo, fácil e muito lindo… O passo a passo é maravilhoso. Além desse já fiz outros modelos graças aos seus passos… Excelente trabalho!

    1. Obrigado pelo carinho Rosiane! fico feliz em saber que gostou do passo a passo, seja sempre muito bem vinda!

  14. Ola professora, estou fazendo o tapete e estou conseguindo, só queria saber qual é a cor dessa linha,pois fui comprar e tinha uns marron, mas não era esse.

    Obrigada.

  15. Adorei fazer o tapete corações,à muito tempo eu estava procurando esse modelo, o meu ficou lindo.

  16. Bom dia, muito obrigado por ensinar tanta coisa linda e tão bem explicadas, aprendo muito aqui e já fiz varias peças.

  17. Parabéns pelo nível do site.
    Show de bola.
    Fiz esse tapete coraçoes em poucos dias, tamanha facilidade de entender diante dos detalhes na explicaçao.
    Vou fazer um jogo. Fiz o maior e ja estou fazendo os dois menores para presentear minha filha.
    Muito agradecida.

  18. Boa tarde, já fiz esse tapete de coração através do passo a passo de vcs. Ficou lindo. Gostaria de saber se tb é possível fazer com barbante número 8?
    Obrigada.

  19. Ola professor,vou te perguntar,fala pra mim qual a marca dos barbantes que vcs usam(exceto o barroco)???? Parecem bem torcidinho,gosto de barbante bom,e limpo,responde pra mim por favor.

  20. Olá minha professora, tudo bem?? bom dia
    Quero tirar uma duvida com você sobre esse tapete, eu sou uma “iniciante” no crochê, mas já sei muitas coisas, já vendi várias confecções minhas, maaaas, esse tapete tem um probleminha comigo. Sabe a primeira carreira do inicio e da ultima? Então ela fica mais larga que o meio do tapete, fica anduladinho como se tivesse esticado. Como que eu faço para ficar perfeitinho como o seu ficou? Pois ficou retinho, igualzinho do começo ao fim (lógico). Beijos e obrigada

    1. Oi Pâmela tudo bem? Desta vez será um “pofessor” respondendo você :)
      Bom, normalmente o que acontece é calcular errado a quantidade de correntes que corresponde a altura do seu ponto alto, como o último ponto alto é formado por correntes (aquelas que fazemos para virar e voltar fazendo pontos altos) se forem muitas elas já vão formar um canto mais largo, se forem poucas vai ficar arredondado… O ideal é mesmo ver como fica já ao virar para fazer ponto alto.
      Outra causa muito comum de ficar mais larga é se ao voltar com ponto alto pegar apenas um dos fios da corrente… como o ponto fica mais pesado, acaba alargando a alça da corrente e deixando esta parte diferente das demais já que nas outras os pontos vão formando uma trama e utilizando a carreira anterior como base. Então o correto mesmo é pegar 2 fios da corrente para fazer o ponto alto.

      Nas demais carreiras sempre faço uma corrente a menos do que o de costume sempre que vou virar, você notou? Ao invés das tradicionais 3 correntes para dar altura do ponto alto, faço apenas duas correntes, fica mais baixa, mas ao completar a volta e fazer o ponto alto em cima da segunda corrente as carreiras já estarão iguais.

      No mais acredito que seja prática mesmo… fazer mais trabalhos em crochê filé para ir se acostumando… Quanto mais fazer mais vai pegando a prática. Bom trabalho!
      (Samuel Ramos)

      1. Ah que legal que me deu essa dica, eu vou segui-la…

        Me responde só mais uma dúvida.
        O que poderia ser errado, quando terminamos esse tipo de tapete (retangular) e as pontas ficam mais largas que a lateral do tapete?

        Abraço, e agradeço muito por me responder, me ajuda muito muito mesmo!

        1. Oi Pâmela, eu que agradeço o carinho e visita. No final é a mesma coisa. Como pode ver em todas as vezes que virei para continuar eu fiz apenas duas correntes, mas quando chegou na última carreira fiz 3 correntes e ao invés de trabalhar “abraçando” o espaço com ponto alto fiz pegando dentro da corrente como no início. Ou seja, são praticamente as mesmas dicas do inicio.

  21. Nossa é syper facil para aprender eu vou aprender vou comprar as coisas quero fazer sa flores ok

  22. ! !Outro tapete maravilhoso q consegui fazer. Desta vez aumentei um tantinho a largura e diminui o número de corações. ..sem dificuldade! Obrigada mais uma vez! Abraços. ..

  23. Adorei teus trabalhos,parabéns.Sou uma principiante no croche.
    Gostaria de receber alguns trabalhos mais fáceis.

    1. Olá Vanessa, sim! basta diminuir o número de desenhos. Disponibilizei o gráfico com o tamanho que fiz porém no passo a passo expliquei que após o primeiro desenho basta repetir a quantidade necessária até atingir o comprimento desejado.