Tapete Dual – Passo a passo | Croche.com.br

Tapete Dual – Passo a passo

Que tal confeccionar um tapete diferente? O TAPETE DUAL combina os modelos oval e retangular deixando este modelo bem interessante. Certamente será uma peça que vai chamar muita atenção em qualquer ambiente.

Utilizei os fios Barroco Maxcolor e Multicolor da Círculo S.A. Fios 100% algodão com cores vibrantes que dão um toque todo especial aos trabalhos sem contar a maciez… Mesmo com fio número 8 o trabalho fica super leve, facilita muito o trabalho.

tapete-dual-cabecalho

Criação e execução: Samuel Ramos

MATERIAIS

Utilizei a FLOR CARACOL BICUDA – Confeccione as 3 flores seguindo o passo a passo que temos AQUI no blog. Fiz o miolinho da flor utilizando o amarelo 9368, as pétalas com a cor 9317 e as folhas com a cor 9384. Para as flores utilize a agulha de crochê 3.0mm

Tapete dual passo a passo  tapete-dual-parte-3-41

ATENÇÃO: Não autorizo PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.

01 – Amarre o fio Barroco Maxcolor 4707 em uma das alças que fica nos cantos da flor. Prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-2 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-3 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-4

02 – Faça 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos formando o primeiro canto.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-6 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-7

03 – Faça uma corrente de espaço e faça um bloquinho com 3 pontos altos logo após os 3 primeiros pontos que formam o canto da base da flor. Na base da flor não tem corrente de espaço, mas não se preocupe, basta fazer os 3 pontos altos entre os pontos da base como apresentado nas imagens.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-8 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-9 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-10

04 – Faça uma corrente de espaço, pule 3 pontos da base da flor e faça novamente um bloquinho com 3 pontos altos. Faça uma corrente de espaço e faça o canto seguinte na alça que fica em baixo da flor.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-11 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-12 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-13

05 – Agora basta seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-14 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-15 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-16

Veja como fica o avesso da peça… agora a base tem 2 bloquinhos entre um canto e outro.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-17

06 – Siga com ponto baixíssimo até a primeira das duas correntes que ficam dentro do canto. Faça ponto baixo, duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o canto dentro do canto da volta anterior.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-18 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-19 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-20

07 – Faça uma corrente de espaço, trabalhe bloquinhos entre os bloquinhos da volta anterior e leque dentro dos leques formando os cantos… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. Se quiser um acabamento melhor finalize com agulha de tapeceiro!

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-21 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-22 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-23 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-24

08 – Alongue bem o fio logo após a corrente de espaço e corte. Coloque na agulha de tapeceiro, passe o fio de trás para frente no alto do segundo ponto alto (o primeiro é formado por correntes) Em seguida passe dentro dentro da última corrente que ficará como espaço, passe no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto do leque saindo na parte de trás do trabalho. Arremate e corte as sobras.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-25 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-26 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-27 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-28

Fica assim… Reserve este primeiro motivo.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-32 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-34 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-35 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-36

09 – Com a segunda flor faça a primeira volta na base exatamente como foi feito na primeira. Já após iniciar a

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-37 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-38 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-39

10 – Já na segunda volta vamos aproveitar para emendar os motivos…  Ao iniciar a segunda volta faça o primeiro canto… faça a lateral e ao chegar no segundo canto faça apenas 3 pontos altos e uma corrente de espaço.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-40   tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-41 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-42

11 – Prenda com ponto baixo em um dos cantos do primeiro motivo, logo após prender com ponto baixo não faça corrente de espaço, apenas complete o leque com 3 pontos altos do segundo motivo como apresentado nas imagens…

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-43 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-44 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-45 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-46 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-47 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-48

12 – Faça uma corrente de espaço, prenda com ponto baixo no espaço entre o primeiro bloquinho do primeiro motivo.. (observe as imagens…)

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-50 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-51 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-49tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-52

13 – Sem fazer corrente de espaço faça o bloquinho com 3 pontos altos no segundo motivo. Faça uma corrente de espaço, prenda com ponto baixo entre o segundo e terceiro bloquinho do primeiro motivo e em seguida faça o segundo bloquinho do segundo motivo.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-53 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-54 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-55

14 – Agora vamos inverter, após fazer o segundo bloquinho não faça corrente de espaço, prenda com ponto baixo no espaço seguinte do primeiro motivo e depois de prender faça uma corrente de espaço para então fazer o terceiro bloquinho do segundo motivo.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-56 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-57 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-58 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-59 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-60

15 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo no último espaço antes do canto do primeiro motivo, faça uma corrente de espaço e faça 3 pontos altos dentro do canto do segundo motivo. Prenda com ponto baixo no canto do segundo motivo, faça uma corrente e complete o leque com 3 pontos altos dentro do canto do segundo motivo.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-61 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-62 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-63 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-64

16 – Agora basta seguir a volta normalmente e finalizar com ponto baixíssimo ou ajuda de uma agulha de tapeceiro.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-65 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-66 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-68 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-69

17 – Para unir a terceira flor faça a primeira volta da base normalmente como as outras. Já na segunda volta logo após iniciar o leque, faça apenas metade do leque como na imagem, faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo no canto dos motivos que já estão emendados.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-70 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-71 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-72 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-73

18 – Faça a emenda como explicado no segundo motivo, ao completar a volta vamos finalizar com ponto baixíssimo próximo da emenda, assim estaremos em uma ótima posição para continuar o trabalho. Faça a união, complete a volta e finalize com ponto baixíssimo, desta vez não corte o fio.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-74 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-75 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-76

Vai ficar assim…

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-77

19 – Siga com ponto baixíssimo nos pontos de base e faça ponto baixo dentro do primeiro espaço. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos ainda no mesmo espaço.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-78 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-79 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-80

20 – Faça uma corrente de espaço e faça 3 pontos altos dentro do espaço seguinte que já fica no outro motivo. Eles vão aparentar muito juntos, mas não se preocupe… é isso mesmo. Siga fazendo bloquinhos em todos os espaços sempre com uma corrente de espaço. Nos cantos são leques como já fizemos na base, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-81 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-82 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-83 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-84 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-85 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-86 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-87 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-88 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-89

21 – 2º volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos de base, faça ponto baixo dentro do primeiro espaço e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto… siga fazendo bloquinhos entre os bloquinhos da lateral até o penúltimo espaço antes do canto, no último espaço faremos diferente.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-90 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-91

22 – Chegando no último espaço faça apenas 1 ponto alto, faça ponto alto em cima dos pontos altos da primeira parte do leque. Dentro do leque faça 4 pontos altos, siga com ponto alto em cima de ponto alto e 1 ponto alto apenas no primeiro espaço de uma corrente. Faça uma corrente e siga com bloquinhos entre os bloquinhos como na volta anterior até chegar no outro canto onde fará exatamente igual a este… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-92 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-93 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-94 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-95 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-96 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-97 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-98 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-99 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-100

Fica assim, os cantos já estão arredondados.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-101

23 – 3º volta – Após finalizar a volta faça duas correntes (Você pode iniciar a volta com duas ou três correntes, depende da altura do seu ponto alto… se preferir também pode inicial com FALSO PONTO ALTO) Siga com ponto alto em cima de ponto alto, nos espaços de uma corrente raça apenas 1 ponto alto. Na parte oval faremos aumento de pontos…

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-102 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-103 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-104

24 – Chegando na parte oval logo após o último espaço de uma corrente da volta anterior faça uma sequência de 2 pontos altos, no terceiro ponto de base faça 2 pontos altos.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-105 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-106

25 – Faça novamente uma sequência de 2 pontos altos e no 6º ponto de base da parte oval faça 2 pontos altos juntos… sequência de 2 pontos altos nos pontos de base e no oitavo ponto de base faça novamente 2 pontos altos. Veja que sobrou 3 pontos de base da sequência que temos na parte oval.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-107 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-108

26 – Siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços de uma corrente até chegar na segunda parte oval.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-109 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-110 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-111

27 – Observe trabalhamos a largura, então desta vez logo após fazer ponto alto no último espaço de uma corrente faça uma sequência de 3 pontos altos nos pontos de base e faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base apenas no 4º ponto de base e não no terceiro como fizemos ao chegar na parte oval. Isso é necessário para que as duas pontas fiquem exatamente igual. Se contar entre o último aumento da primeira parte oval e o primeiro aumento da segunda parte oval teremos um total de 19 pontos altos na largura do tapete.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-112 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-113 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-114 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-115

28 – Faça uma sequência de 2 pontos altos e faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base (segundo aumento) Novamente uma sequência de 2 pontos altos e faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base… Veja que sobraram apenas 2 pontos de base da parte oval ao chegar na lateral, exatamente igual ao que fizemos ao iniciar a primeira parte oval… Agora siga com ponto alto em cima de ponto alto e nos espaços de uma corrente… Na outra parte oval repita os passos desta primeira parte… Finalize a volta com ponto baixíssimo no alto das correntes que formam o primeiro ponto alto.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-116 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-117 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-118 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-119

29 – 4º volta – Siga com ponto alto em cima de ponto alto até chegar na parte oval onde faremos os aumentos…

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-120 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-121

30 – Ao chegar na direção do primeiro ponto alto dos 2 que foram feitos juntos na volta anterior faça 2 pontos altos… Ou seja, na primeira parte oval os 2 pontos altos vão ficar sempre em cima do primeiro ponto dos 2 que foram feitos na volta anterior, apontei com a agulha para facilitar.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-122 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-123 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-124 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-125 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-126 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-127

31 – Já na segunda parte oval os 2 pontos juntos são feitos em cima do segundo ponto dos 2 que foram feitos na volta anterior. Entre o último aumento da primeira parte oval e o primeiro da parte seguinte teremos um total de 21 pontos altos. Observe as imagens… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto das correntes que formam o primeiro ponto alto.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-128 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-129 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-130 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-131 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-132 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-133

32 – 5º volta – Faça exatamente igual a volta anterior… os aumentos ao chegar na parte oval são sempre no primeiro ponto de aumento dos 2 que foram feitos na volta anterior… já na segunda parte oval sempre no segundo ponto de aumento… na largura do do tapete desta vez teremos um total de 23 pontos altos…

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-134

33 – 6º volta – ATENÇÃO –  Agora vamos fazer algumas mudanças que exigem um pouquinho mais de atenção.

Lembra que em cada parte oval temos 3 pontos de aumentos? Desta vez ao chegar na parte oval não faça o primeiro aumento. Veja que apontei com a agulha que não foi feito o primeiro aumento.

 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-136

34 – Já no segundo ponto de aumento vamos fazer na direção do segundo ponto de aumento, veja que apontei com a agulha… Após fazer este aumento basta fazer uma sequência de 5 pontos altos e faça o próximo aumento, vai ficar na direção do segundo ponto de aumento da volta anterior. Ao chegar na segunda parte oval você vai inverter também… fazer 2 pontos altos em cima do primeiro ponto de aumento da volta anterior, ou seja, o contrário do que fizemos nas voltas anteriores… o segundo aumento também em cima do primeiro ponto de aumento da volta anterior… já o terceiro aumento será ignorado como fizemos ao iniciar a parte oval… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-135

35 – 7º volta – Esta volta não tem aumentos… siga com ponto alto em cima de ponto alto por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Se fez tudo corretamente teremos um total de 240 pontos altos.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-142

36 – 8º volta – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 2 pontos altos.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-143 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-144

37 – Faça 5 correntes, pule 3 pontos de base e faça uma sequência com 3 pontos altos formando um bloquinho.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-145 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-146

38 – Agora basta seguir repetindo por toda a volta, as alças sempre com 5 correntes… Se fez tudo certo nas voltas anteriores vai dar certinho. Finalize com ponto baixíssimo e corte o fio para arrematar ou faça o acabamento com agulha de tapeceiro.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-147 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-148 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-149 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-150 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-151 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-152

39 – 9ª e última parte oval – Para fazer o detalhe (pétalas) prenda com ponto baixo (o fio Barroco Multicolor 9317) no ponto alto do meio de um dos bloquinhos, assim facilita o inicio e no final a gente desmancha este ponto baixo inicial… Prenda com ponto baixo na primeira alça, faça uma corrente e 4 pontos altos.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-153 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-154 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-155 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-156

40 – Faça um PONTO PICÔ, 4 pontos altos, uma corrente e prenda com ponto baixo ainda na mesma alça formando a primeira pétala.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-157 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-158 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-159 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-160

41 – Faça uma corrente de espaço, prenda com ponto baixo na alça seguinte e repita os passos da primeira pétala… siga por toda a volta. Chegando no final desmanche o primeiro ponto baixo, finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo da primeira pétala, corte o fio e arremate.

tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-161 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-162 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-163 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-164 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-165 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-166 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-167 tapete-dual-com-flor-caracol-bicuda-168

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, abaixo temos o link para continuar o trabalho!

TAPETE DUAL – Passo a passo parte 2

36 comentários em “Tapete Dual – Passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Olá, Samuel! Olha só estou tentando fazer o tapete dual, (o laranja) so q não seio q está acontecendo, qdo chego na segunda carreira de pontos alto,começa a embabafar ja desmanchei 3 vzs,ai mim dá uma dica por favor! Achei ele lindo quero muito fazer! Abços querido!

    1. Oi Juciene, será que seus pontos não estão muito apertados?
      Se estiver utilizando a mesma numeração de agulha experimente mudar para uma numeração maior para ver se melhora!

      1. Obrigada,pela atenção! Eu conseguir…finalmente…uffaaa! Já estou na segunda parte e está tudo Lindooo , mais uma vez, muito obrigada!abços!

  2. Bom dia!!! Gostei muito desse modelo,porém queria fazer sem as flores. Tem como VC me passar uma dica? Obrigada desde ja

    1. Olá Pri, substitua as flores por quadradinhos simples sem relevo!
      AQUI no blog tem o passo a passo, basta fazer com a mesma cor do tapete e substituir as flores normalmente.

  3. Oi Samuel tudo bem olha queria dizer que cada vez mais e mais me apaixono pelo blog pelos trabalhos bom eu queria te perguntar se nesse tapete eu posso fazer a parte redondo com o barroco decore e se teria que fazer alguma modificação como mudar os aumentos pró tapete não ficar torto e mais uma vez parabéns o blog e um sucesso abracos

    1. Olá Natalia, o Barroco Decore equivale ao fio número 8… então seria interessante manter a numeração do fio na parte retangular e não teria problema nenhum nem alteração na substituição.

      Agradeço o carinho, fico feliz em saber que você gosta do blog e espero que volte muitas vezes :)

      Um forte abraço e tudo de bom sempre!!!

  4. Olá, Samuel. Adorei executar esse modelo, porem, eu mudei a flor. Ficou lindo. Obrigada por compartilhar o modelo. Vou partir para executar outros modelos do site.

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.