Tapete estrela passo a passo parte 1

TAPETE ESTRELA passo a passo – Um lindo tapete com um efeito maravilhoso! Acredito que muitos estavam esperando este passo a passo aqui no blog. Então vamos aproveitar, finalmente ele está disponível!

Este tapete pode ser feito com ou sem flores, escolhi fazer com a flor catavento. Você pode fazer ele menor, combinar cores diferentes… ou seja, o que vale é a criatividade. Fiz com apenas 4 cores (duas cores nas flores e duas cores no tapete)

Este tapete foi inspirado no trabalho da artesã Heloisa Manzoni, publicado na revista Barroco n°17

PARTE 2 – TAPETE ESTRELA PASSO A PASSO PARTE 2

PARTE 3 – TAPETE ESTRELA PASSO A PASSO PARTE 3

FLOR CATAVENTO PASSO A PASSO – FLOR CATAVENTO PASSO A PASSO

MATERIAIS

Tamanho do tapete: 170cm de diâmetro

(Para fazer um tapete de tamanho menor faça o motivo menor sempre terminando com número ímpar de bloquinhos entre um canto e outro. Neste passo a passo  o motivo tem 13 bloquinhos entre os dois cantos/leques. Para fazer menor pode fazer com 11, 09, 07, 05, 03… para um tapete ainda maior faça com 15, 17,19… Assim o acabamento também fica correto.)

Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (3)  Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (9) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (8)

Clique nas imagens para ampliar!

As flores foram feitas seguindo o passo a passo que temos aqui no blog, no passo a passo da flor ela eu expliquei como fazer as alças e formar a base quadrada. Se você utilizar uma flor que já tenha uma base quadrada siga apenas as orientações no número de bloquinhos que tem nas voltas. Vejam nas imagens abaixo o quadradinho da flor, mas não se esqueça, temos o passo a passo explicando como fazer a flor e este primeiro passo no seguinte link:

FLOR CATAVENTO PASSO A PASSO Neste link tem a explicação da flor e o detalhamento da base, por este motivo não vou me aprofundar neste inicio.

01 – Inicie fazendo as alças na flor catavento. Prenda com ponto baixo e faça 5 correntes, prenda na pétala seguinte…

Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (10) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (11) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (12)

02 – Em seguida, inicie com um leque, faça uma corrente de espaço e na alça seguinte um bloquinho com 3 pontos altos, uma corrente de espaço e na terceira alça outro leque… complete a volta finalizando com ponto baixíssimo.

Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (13) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (14) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (15)

Aqui vemos o avesso da flor com uma base quadrada simples, apenas uma volta.

Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (16)

03 – Com uma flor já com a base pronta, vamos então iniciar nosso tapete estrela. Vamos trabalhar 7 motivos iguais, estes primeiros passos são simples, para iniciar a volta prenda com ponto baixo no meio do leque, suba com duas correntes para dar altura de um ponto alto e faça mais dois pontos alto, duas correntes de espaço e mais 3 pontos alto ainda dentro do leque, ou seja, leque dentro de leque.

Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (17) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (18) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (19) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (20)

04 – Faça uma corrente de espaço e entre os bloquinhos trabalhe bloquinho com 3 pontos alto… complete a volta finalizando com ponto baixíssimo.

Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (21) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (22) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (23) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (24)

O avesso fica assim:

Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (25)

05 – Contando com a primeira volta que formou a base, faça até completar 6 voltas. Corte o fio e arremate e vamos trocar de cor.

Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (26) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (27) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (28) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (29) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (30) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (32)

06 – Amarre o barbante marrom em um dos cantos e novamente trabalhe como anteriormente, leque dentro de leque e bloquinhos com 3 pontos alto entre os bloquinhos da volta anterior, sempre com uma corrente de espaço. Somente dentro dos leques que tem duas correntes. Faça por duas voltas corte o fio e arremate.

Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (33) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (34) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (35) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (36) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (37) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (38) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (39)

07 – De volta com o barbante branco vamos trabalhar da mesma forma por mais 5 voltas.

Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (40) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (41) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (42) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (43)

08 – Ao final o trabalho fica como nas imagens abaixo. Um quadrado com 13 voltas, mas se sua flor for mair veja o seguinte: Entre um leque e outro que formam os cantos este quadrado tem 13 bloquinhos de 3 pontos alto. Este é um motivo pronto, você vai fazer 6 iguais sempre cortando o barbante e arrematando, o 7º motivo não precisa cortar o fio, pois vamos aproveitar para unir um ao outro e continuar nosso trabalho.

Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (44) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (45)

Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (46) Tapete estrela parte 1 - www.croche.com (47)

Bem chegamos ao final desta primeira parte do passo a passo. A seguir vamos ver como continuar nosso trabalho unindo um motivo ao outro para formar a estrela.

PARTE 2 – TAPETE ESTRELA PASSO A PASSO PARTE 2

81 comentários em “Tapete estrela passo a passo parte 1

    1. Oi Floiz, você pode iniciar em qualquer uma das 7 flores do inicio. Só não dá pra começar da flor do meio já que este modelo é trabalhado de fora pra dentro.

  1. ctba, 06/11/2017

    e lindo este tapete, pena q/os passo n são bem claros ate o fim
    gostaria de entender melhor, amo crochet

    1. Oi Floiz, tudo bem? Se você iniciar o tapete vai ver que mais pro final será uma repetição do que eu explico no tapete… logo não precisa detalhar tanto já que é uma repetição.
      Após fazer o início você vai ver que não há nada de novo, ele vai se fechando se seguir fazendo o que ensino no inicio!

  2. Hi there..what a lovely pattern and beautiful result you have here. Thank you for sharing it. I’m wondering what kind of fibre did you use for this rug?

  3. I have used Google to translate this page to English. I would love to have this pattern. Can you advise me how to get a copy of the pattern please.
    Best regards, Di Wade

    1. Olá Socorro, sim!
      Aliás você pode utilizar qualquer flor que tenha a base quadrada assim como a flor estrela.

  4. Parabéns, pelos lindos trabalhos.eu sei fazer croche mas ainda nao sou profissional ,chegarei lá kkk ,obrigado e continuem partilhando os seus bonitos crocher .

  5. Ola! eu fiz o tapete e gostaria de saber o valor q posso vende-lo. Gastei uns 110,00 reais em materias, e nao sei quanto cobrar.

    Desde ja Agradeço!

    1. Olá Isabela, tudo bem?
      Você pode substituir por qualquer flor que tenha uma base quadrada e não terá problemas.
      Grande beijo e bom trabalho!

  6. Boa noite!! Amei esse trabalho achei diferente estamos acostumados com quadrado, oval e redondos. Mas estou um pouco ensegura de começar. Os quadros não será problema mas acho que na hora da emenda acredito que vou quebrar a cabeça. Beijosss agradeço a sua bondade de compartilhar e pelo seu respeito em responder as nossas dúvidas. Que Deus abençoe ricamente.

    1. Olá,
      peço desculpas pela demora na resposta, estava em recesso e retornei hoje.

      Bom trabalho Janaina, se precisar estarei por aqui para ajudá-la

      Forte abraço.

  7. Bom dia!
    Gostaria de saber quanto será gasto de barbante branco e marrom? Pq compro pela net os fios e já quero comprar certo a quantidade para não ter q parar o trabalho.. Obg! Ah, seus PAP são ótimos..

  8. Olá, boa tarde!
    Tenho uma dúvida, gostara de saber se a quantidade de bloquinhos entre um bloco e outro interfere no resultado final da peça, por exemplo no meu caso ao invés de 13 bloquinhos de 3 PA entre um leque e outro, o meu tem 11, pois fiz uma flor maior que essa do PAP.
    Desde já agradeço!
    Amo esse site!😍😄

  9. Oi, gostaria muito de tirar uma duvida! estou fazendo o tapete, estou terminando os motivos, mais alguns estão tendo uma diferença de tamanho um do outro(pequena, mais tem), gostaria de saber se é normal e se posso continuar mesmo assim.

    1. Oi Andressa. A diferença de tamanho pode ocorrer nos seguintes casos:
      – Os trabalhos feitos na parte da manhã sem fazer aquecimento/alongamento nas mãos tendem a ficar maiores. Para melhorar sempre faça um alongamento nas mãos para já começar a trabalhar com um ritmo melhor.
      – Outra coisa que pode ocorrer é mudar a pressão que está colocando nos pontos… tente manter os pontos sempre do mesmo tamanho para que não fiquem uns mais apertados que os outros…

      Se a diferença for pequena (até meio centímetro) acredito não ter problema já que ao emendá-los faria volta em todos e isso já fariam com que todos ficassem iguais… mas se a diferença for mais de meio centímetro é melhor fazer outros. Neste caso opte por ficar com os que estão menores se trabalha mais na parte da tarde ou ficar com os maiores se trabalha mais na parte da manhã. (digo isso por experiência própria, não é regra… mas experimente fazer uma flor no final de um dia de trabalho… no dia seguinte sem fazer aquecimento faça outra flor do mesmo modelo e veja o resultado)

      Bom trabalho!

  10. Aí na postagem vç fala seis quadrados mas na verdade é sete né e mais uma florer para colocar no centro, pelo que eu vi no final do trabalho

    1. Olá Laine, são apenas 6 mesmo. O final não é formado por um quadrado, apenas uma flor finalizando mas não será trabalhado em volta dela até que se termine o tapete.

  11. Bom dia!!!
    Amo seus trabalhos e especialmente os PAP, são maravilhosos… Gostaria de saber se vc puder me informar, nunca trabalhei com barbante colorido, o EuroRoma nâo sai tinta ou desbota muito? não mancha o branco?
    Abraços e fique com Deus.

    1. Olá Rosangela, não é pra manchar nem desbotar, mas se isso acontecer ligue no 0800 da eurofios que eles resolvem pra você. Não se esqueça de guardar a etiqueta com número do lote do material.

  12. olá adoreiseu trabalho quero fazer um desse,mas tenho uma duvida fiz os sete quadrados da primeira parte ,mas no meu caso fiz duas carreiras a mais .se eu proseguir dara certo? pra formar a estrela na parte do meio?

  13. Olá, por favor tem como me tirar uma dúvida ?
    Se eu fizer o aumento pra 19 , com qual medida vai ficar o tapete ?
    Muito obrigada!

    1. Joanice, depende da altura do seu ponto! Veja a altura do ponto e multiplica por 2 e terá o aumento dos quadrados, mais 5 vezes a altura por conta da quantidade de voltas para finalizar o tapete.
      Ex. se meu ponto mede 1cm aumentaria então 15cm no tamanho do tapete.

  14. fiz o tapete estrela. mas nao deu muito certo, depois que uni os quadrados e iniciei as reduçooes. ficou esquisito, no final ele ficou enrrugado, me decepcionei , vc saberia dizer pq ficou assim.

    1. Oi Renata, para saber a medida basta ver a altura do seu ponto alto, para cada volta a menos você vai diminuir duas vezes a altura do seu ponto e terá o tamanho correto.

  15. Eu tenho um cone de 1.800g de barbante e um novelo de azul só para o tapete fora as flores da para fazer me responda por favor , eu já comecei a fazer.

  16. Ola querido adorei o pap, , pois acho lindo esse tapete, qual seria
    a qntde exata de cada novelo psra ele, 1 nov d2 cada cor é suficiente

    1. Tatiane, para este tamanho precisa de 3 novelos na cor branca, um pouco mais de um novelo na cor marrom (novelos de 610mt) Para as flores um novelo amarelo de 200g é o suficiente. para as folhas um pouquinho de verde.

      1. Esse site e o melhor página de artesanato ! Parabéns continue assim Deus te dará em dobro✂👏👍🙏😻

  17. maravilhoso muito bem explicado adorei DEUS que te deu este talento e dará a você muito mais parabens!!!!!!