Tapete estrela simples – Passo a passo parte 2 | Croche.com.br

Tapete estrela simples – Passo a passo parte 2

Vamos dar continuidade e concluir nosso trabalho? Vou relembrar os materiais e medidas do tapete que estamos fazendo.

MATERIAIS

Esta é a segunda parte do passo a passo do tapete estrela simples. Faremos mais 9 voltas para finalizar o trabalho. Abaixo você pode conferir o link da primeira parte do passo a passo:

Tapete redondo parte 2 (105) Tapete redondo parte 2 (109) Tapete redondo parte 2 (110)

37 – 17ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no ponto de base seguinte.

Tapete redondo parte 2 (1) Tapete redondo parte 2 (2)

38 – Faça 3 correntes, pule 3 pontos de base e faça um conjuntinho de 3 pontos altos sendo um em cada ponto de base. Siga fazendo alças com 3 correntes, pulando 3 pontos de base e fazendo o conjuntinho de 3 pontos altos por toda a volta.

Tapete redondo parte 2 (3) Tapete redondo parte 2 (4) Tapete redondo parte 2 (5)

39 – Chegando no final complete o primeiro bloquinho que fizemos apenas 2 pontos altos e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto. Se você fez tudo correto nas voltas anteriores não vai faltar nem sobrar pontos.

Tapete redondo parte 2 (6) Tapete redondo parte 2 (7) Tapete redondo parte 2 (8)

40 – 18ª volta – Para trabalhar de forma melhor precisamos iniciar a próxima volta no terceiro espaço a frente (como apresentado na primeira imagem) siga fazendo ponto baixíssimo nas correntes e nos pontos de base até chegar na primeira corrente da terceira alça.

Tapete redondo parte 2 (9) Tapete redondo parte 2 (10) Tapete redondo parte 2 (11)

41 – Faça ponto baixo dentro da alça, duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e mais 2 pontos altos no mesmo espaço.

Tapete redondo parte 2 (12) Tapete redondo parte 2 (13) Tapete redondo parte 2 (14) Tapete redondo parte 2 (15)

42 – Faça duas correntes e mais 3 pontos altos ainda na mesma alça formando um leque. Sem fazer corrente de espaço siga para a próxima alça e faça leque… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete redondo parte 2 (16) Tapete redondo parte 2 (17) Tapete redondo parte 2 (18) Tapete redondo parte 2 (19) Tapete redondo parte 2 (20)

43 – 19ª volta – Siga com ponto baixíssimo para o próximo ponto de base, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no próximo ponto de base. Dentro do espaço de duas correntes do leque faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos…

Tapete redondo parte 2 (21) Tapete redondo parte 2 (22) Tapete redondo parte 2 (23) Tapete redondo parte 2 (24)

44 – Siga com mais 2 pontos altos em cima dos pontos de base e vai sobrar 1 ponto do leque. Faça duas correntes e prenda com ponto baixo no espaço de duas correntes do leque seguinte.

Tapete redondo parte 2 (25) Tapete redondo parte 2 (26) Tapete redondo parte 2 (27)

45 – Faça duas correntes e faça ponto alto entre um leque e outro… faça duas correntes e prenda com ponto baixo no próximo leque. (Atençao: Se seus pontos forem mais apertados e ficarem repuxando ao invés de duas correntes de espaço como se pede faça 3 correntes sem problemas)

Tapete redondo parte 2 (28) Tapete redondo parte 2 (29) Tapete redondo parte 2 (30)

46 – Siga fazendo as correntes e ponto alto entre os leques até prender no quinto leque. Contei como primeiro o que fizemos ponto alto em cima dele ok.

Tapete redondo parte 2 (31) Tapete redondo parte 2 (32)

47 – Após prender com ponto baixo em cima do 5º leque faça duas correntes, pule o primeiro ponto de base do 6º leque e faça ponto alto em cima de ponto alto, 2 pontos altos no espaço de duas correntes, duas correntes de espaço e mais 2 pontos altos dentro do leque, faça mais 2 pontos altos em cima dos pontos de base exatamente como no primeiro leque…

Tapete redondo parte 2 (33) Tapete redondo parte 2 (34)

48 – Agora basta seguir repetindo, sempre pulando 4 leques e trabalhando pontos altos como apresentado nas imagens… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. No total teremos 8 pontas mais salientes e se fez tudo correto entre uma ponta e outra pulamos a mesma quantidade de leques.

Tapete redondo parte 2 (35) Tapete redondo parte 2 (36) Tapete redondo parte 2 (37) Tapete redondo parte 2 (38) Tapete redondo parte 2 (39)

49 – 20ª volta – Desta vez logo após finalizar a volta já faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Diferente da primeira volta não vamos mais pular o primeiro e último ponto de base. Siga com ponto alto em cima de ponto alto, dentro do leque são 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e teremos um total de 12 pontos altos contando as duas laterais do leque.

Tapete redondo parte 2 (40) Tapete redondo parte 2 (41) Tapete redondo parte 2 (42) Tapete redondo parte 2 (43)

50 – Faça 3 correntes, pule a primeira alça e prenda com ponto baixo na segunda alça de duas correntes. (se seus pontos forem mais apertados e ficar repuxando muito pode fazer esta primeira alça com 4 correntes) 

Tapete redondo parte 2 (44) Tapete redondo parte 2 (45)

51 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte… siga fazendo alças com 3 correntes até chegar na penúltima alça.

Tapete redondo parte 2 (46) Tapete redondo parte 2 (47) Tapete redondo parte 2 (48) Tapete redondo parte 2 (49)

52 – Faça 3 correntes e trabalhe ponto alto em cima de ponto alto do leque exatamente como no primeiro… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto. (novamente, se seus pontos forem mais apertados pode fazer esta última alça com 4 correntes)

Tapete redondo parte 2 (50) Tapete redondo parte 2 (51) Tapete redondo parte 2 (52) Tapete redondo parte 2 (53) Tapete redondo parte 2 (54) Tapete redondo parte 2 (55) Tapete redondo parte 2 (56) Tapete redondo parte 2 (57)

53 – 21ª volta – Desta vez logo após finalizar a volta já faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Siga com ponto alto em cima de ponto alto, dentro do leque são 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e teremos um total de 16 pontos altos contando as duas laterais do leque.

Tapete redondo parte 2 (58) Tapete redondo parte 2 (59) Tapete redondo parte 2 (60) Tapete redondo parte 2 (61)

54 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo dentro da segunda alça (digo segunda porque a primeira sempre liga o leque enquanto que as outras formam o desenho entre os leque. Se ficar repuxando é sinal que seus pontos estão mais apertados que os que fiz, basta fazer uma corrente a mais antes e depois dos leques… sempre uma a mais do que digo no passo a passo) 

Tapete redondo parte 2 (62) Tapete redondo parte 2 (63) Tapete redondo parte 2 (64) Tapete redondo parte 2 (65)

55 – Siga fazendo alças com 3 correntes e prendendo com ponto baixo dentro das alças da volta anterior… Entre um leque e outro vai ficar com 4 alças de 3 correntes… Faça 3 correntes e siga com ponto alto em cima de ponto alto do próximo leque… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.

Tapete redondo parte 2 (66) Tapete redondo parte 2 (67)

56 – 22ª volta – Desta vez logo após finalizar a volta já faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Siga com ponto alto em cima de ponto alto, dentro do leque são 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e teremos um total de 20 pontos altos contando as duas laterais do leque.

Tapete redondo parte 2 (68) Tapete redondo parte 2 (69) Tapete redondo parte 2 (70)

57 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo dentro da segunda alça… siga fazendo as alças de 3 correntes… (quero relembrar que as alças antes e depois do leque podem ser feitas com uma corrente a mais caso fique repuxando… apenas as que estão entre os leques seria interessante manter com 3 correntes para manter o desenho) Teremos apenas 3 alças formando o desenho entro os leques…

Tapete redondo parte 2 (71) Tapete redondo parte 2 (72) Tapete redondo parte 2 (73)

58 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.

Tapete redondo parte 2 (74) Tapete redondo parte 2 (75)

59 – 23ª volta – Desta vez logo após finalizar a volta já faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Siga com ponto alto em cima de ponto alto, dentro do leque são 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e teremos um total de 24 pontos altos contando as duas laterais do leque.

Tapete redondo parte 2 (76) Tapete redondo parte 2 (77)

60 – Faça 4 correntes (ou 5 se estiver trabalhando com uma a mais nas anteriores) e prenda com ponto baixo dentro da primeira das 3 alças de 3 correntes… siga fazendo alças com 3 correntes e desta vez teremos apenas duas entre os leques. Faça 4 correntes e siga trabalhando no próximo leque, faça por toda a volta e finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete redondo parte 2 (78) Tapete redondo parte 2 (79) Tapete redondo parte 2 (80) Tapete redondo parte 2 (81) Tapete redondo parte 2 (82) Tapete redondo parte 2 (83) Tapete redondo parte 2 (84)

61 – 24ª volta – Após finalizar a volta já faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Siga com ponto alto em cima de ponto alto, dentro do leque são 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e teremos um total de 28 pontos altos contando as duas laterais do leque.

Tapete redondo parte 2 (85) Tapete redondo parte 2 (86)

62 – Faça 5 correntes (ou 6 se estiver trabalhando com uma a mais nas anteriores) e prenda com ponto baixo dentro da primeira das duas alças de 3 correntes… faça 3 correntes e prenda com poto baixo na próxima alça… Faça 5 correntes e trabalhe no próximo leque, faça por toda a volta e finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete redondo parte 2 (87) Tapete redondo parte 2 (88) Tapete redondo parte 2 (89) Tapete redondo parte 2 (90) Tapete redondo parte 2 (91) Tapete redondo parte 2 (92) Tapete redondo parte 2 (93) Tapete redondo parte 2 (94) Tapete redondo parte 2 (95)

63 – 25ª e última volta – Após finalizar a volta já faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Siga com ponto alto em cima de ponto alto, dentro do leque são 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e teremos um total de 32 pontos altos contando as duas laterais do leque.

Tapete redondo parte 2 (96) Tapete redondo parte 2 (97)

64 – Faça 6 correntes (ou 7 se estiver trabalhando com uma a mais) e prenda com ponto baixo dentro da alça de 3 correntes… Faça 7 correntes e siga para o próximo leque. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou com ajuda de uma agulha de tapeceiro. Arremate, corte as sobras e o tapete estará pronto!

Tapete redondo parte 2 (98) Tapete redondo parte 2 (99) Tapete redondo parte 2 (100) Tapete redondo parte 2 (101) Tapete redondo parte 2 (102)Tapete redondo parte 2 (103) Tapete redondo parte 2 (104)

65 – Se for finalizar com agulha de tapeceiro alongue bem o fio logo após a 7ª corrente da alça, corte o fio e coloque-a na agulha. Passe o fio de trás para frente no alto do segundo ponto alto (o primeiro é formado por correntes e pulamos apenas ele)

20160905_155743 20160905_155756 20160905_155809

66 – Passe o fio na última corrente da alça de 7 correntes e depois no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto saindo com o fio na parte de trás da peça… Agora basta costurar um pouco mais na parte de trás, dividir em dois e amarrar bem antes de cortar as sobras.

20160905_155823 20160905_155824 20160905_155841

Aqui o tapete pronto.

Tapete redondo parte 2 (106) Tapete redondo parte 2 (107) Tapete redondo parte 2 (108) Tapete redondo parte 2 (109) Tapete redondo parte 2 (110) Tapete redondo parte 2 (111) Tapete redondo parte 2 (112)

Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham gostado de mais este trabalho. Agradeço o carinho de todos com comentários e compartilhamentos. Um forte abraço e tudo de bom sempre!

 

Samuel Ramos.

31 comentários em “Tapete estrela simples – Passo a passo parte 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Achei belíssimo esse tapete mas, gostaria de ter essa receita salva em minha área de trabalho. Não consegui fazer isso. Pode me ajudar?

  2. Olá, terminei agora meu tapete, fiz no barbante cru.. ficou lindo e muito facíl de fazer.
    agora vou fazer ele em vinho. obrigada..

    adorei….

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.