Tapete estrela simples – Passo a passo

Você também gosta de tapetes simples e fáceis de fazer? Veja o passo a passo que preparei especialmente pra você!

Tapete estrela simples passo a passo

Fiz este modelo utilizando o fio Barroco Maxcolor nº8 da Círculo S.A  cor 7136 (Marsala) Caso queira fazer como toalhinha de mesa basta substituir o fio por Duna ou Anne por exemplo.

MATERIAIS

Nesta primeira parte do passo a passo vamos fazer um total de 16 voltas. Abaixo ou no final da página você pode conferir o link para a continuação do trabalho.

Tapete redondo parte 2 (105) Tapete redondo parte 2 (107)

01 – Inicie com anel mágico, após prender com ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 15 pontos altos dentro do anel mágico. Contando com as correntes iniciais teremos um total de 16 pontos altos.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (1) Tapete redondo passo a passo parte 1 (2) Tapete redondo passo a passo parte 1 (3)

02 – Puxe a laçada para fechar o anel mágico e finalize a volta com ponto baixíssimo formando um círculo.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (4)

03 – 2ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto em cima do próximo ponto de base.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (5) Tapete redondo passo a passo parte 1 (6)

04 – Faça duas correntes de espaço e sem pular pontos de base faça mais 2 pontos altos (em sequência como apresentado nas imagens…)

Tapete redondo passo a passo parte 1 (7) Tapete redondo passo a passo parte 1 (8)

05 – Siga fazendo 2 pontos altos separados por duas correntes até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (9) Tapete redondo passo a passo parte 1 (10)

06 – 3ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (11) Tapete redondo passo a passo parte 1 (12)

07 – Faça 2 pontos altos em cima do próximo ponto de base e teremos um grupinho com 4 pontos altos.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (13)

08 – Faça duas correntes de espaço e nos próximos pontos faça sempre 2 pontos altos no mesmo ponto de base… Entre os grupinhos são sempre duas correntes. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (14) Tapete redondo passo a passo parte 1 (15) Tapete redondo passo a passo parte 1 (16) Tapete redondo passo a passo parte 1 (17)

09 – 4ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Nos 2 pontos do meio não tem aumento, faça apenas ponto alto em cima de ponto alto e no último ponto de base repita novamente 2 pontos altos no mesmo ponto de base.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (18) Tapete redondo passo a passo parte 1 (19) Tapete redondo passo a passo parte 1 (20) Tapete redondo passo a passo parte 1 (21)

10 – Observe que os aumentos são feitos sempre nos primeiro e no último ponto de base de cada grupinho como apontado com a agulha na imagem abaixo. Entre um grupinho e outro continua com duas correntes de espaço… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (22) Tapete redondo passo a passo parte 1 (23) Tapete redondo passo a passo parte 1 (24) Tapete redondo passo a passo parte 1 (25) Tapete redondo passo a passo parte 1 (26)

11 – 5ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto nos 2 próximos pontos de base, observe que não tem ponto alto junto como na volta anterior…

Tapete redondo passo a passo parte 1 (27) Tapete redondo passo a passo parte 1 (28) Tapete redondo passo a passo parte 1 (29)

12 – Faça duas correntes de espaço e sem pular ponto de base siga com mais 3 pontos altos finalizando o bloquinho.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (30) Tapete redondo passo a passo parte 1 (31)

13 – Para passar de um bloquinho ao outro faça duas correntes de espaço… repita uma sequência de 3 pontos altos, duas correntes de espaço e 3 pontos altos… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto. Observe que cada bloquinho saindo da base agora são divididos formando um “motivo”, sempre que eu mencionar “motivo” entenda como o desenho que estamos fazendo desde a base e são 8 no total.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (32) Tapete redondo passo a passo parte 1 (33) Tapete redondo passo a passo parte 1 (34)

14 – 6ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Nos próximos dois pontos de base não tem aumento, faça duas correntes de espaço e faça ponto alto em cima de pontos alto nos 2 primeiros pontos do próximo bloquinho e no último ponto de base do primeiro motivo faça 2 pontos altos como apresentado na imagem.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (35) Tapete redondo passo a passo parte 1 (36) Tapete redondo passo a passo parte 1 (37) Tapete redondo passo a passo parte 1 (38) Tapete redondo passo a passo parte 1 (39) Tapete redondo passo a passo parte 1 (40) Tapete redondo passo a passo parte 1 (41) Tapete redondo passo a passo parte 1 (42) Tapete redondo passo a passo parte 1 (43)

15 – Para passar de um motivo para o outro são duas correntes de espaço e vai continuar assim até completar o desenho. Apenas as correntes no meio do motivo vai mudar a quantidade e então exige um pouco de atenção para não confundir, mas não se preocupe que vou detalhar. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (44) Tapete redondo passo a passo parte 1 (45) Tapete redondo passo a passo parte 1 (46) Tapete redondo passo a passo parte 1 (47) Tapete redondo passo a passo parte 1 (48)

16 – 7ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Nos próximos 3 pontos de base não tem aumento, faça 3 correntes de espaço e faça ponto alto em cima de pontos alto nos 3 primeiros pontos do próximo bloquinho e no último ponto de base do primeiro motivo faça 2 pontos altos como apresentado na imagem.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (49) Tapete redondo passo a passo parte 1 (50) Tapete redondo passo a passo parte 1 (51) Tapete redondo passo a passo parte 1 (52) Tapete redondo passo a passo parte 1 (53) Tapete redondo passo a passo parte 1 (54)

Observe que a alça no meio do motivo tem 3 correntes e não duas como anteriormente…

Tapete redondo passo a passo parte 1 (55)

17 – Faça duas correntes de espaço e siga para o próximo motivo, sempre no primeiro e no último ponto de base do motivo são 2 pontos altos. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (56) Tapete redondo passo a passo parte 1 (57) Tapete redondo passo a passo parte 1 (58) Tapete redondo passo a passo parte 1 (59) Tapete redondo passo a passo parte 1 (60) Tapete redondo passo a passo parte 1 (61)

18 – 8ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Nos próximos 4 pontos de base não tem aumento, faça 3 correntes de espaço e faça ponto alto em cima de pontos alto nos 4 primeiros pontos do próximo bloquinho e no último ponto de base do primeiro motivo faça 2 pontos altos como apresentado na imagem.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (62) Tapete redondo passo a passo parte 1 (63) Tapete redondo passo a passo parte 1 (64) Tapete redondo passo a passo parte 1 (65) Tapete redondo passo a passo parte 1 (66)

19 – Faça duas correntes para passar de um motivo para o outro e siga repetindo por toda a volta como feito no primeiro motivo. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (67) Tapete redondo passo a passo parte 1 (68) Tapete redondo passo a passo parte 1 (69)

20 – As voltas 9 e 10 são exatamente como a anterior, a única diferença é que vai aumentando a quantidade de pontos naturalmente como se pode observar nas duas últimas voltas… Sempre dentro do motivo a alça tem 3 correntes, para passar de um motivo para o outro a alça tem apenas duas correntes. Abaixo a imagem do trabalho com 10 voltas e finalizado com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto. Cada bloquinho vai ficar com 8 pontos altos.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (70) Tapete redondo passo a passo parte 1 (72) Tapete redondo passo a passo parte 1 (73)

21 – 11ª volta – Siga com ponto baixíssimo por mais 2 pontos de base, desta forma vamos iniciar em cima do terceiro ponto de base. Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (74) Tapete redondo passo a passo parte 1 (75) Tapete redondo passo a passo parte 1 (76)

22 – Siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto, na alça de 3 correntes faça 3 pontos altos e siga com ponto alto em cima de ponto alto até sobrar os 2 últimos pontos do primeiro motivo como apresentado na imagem. Teremos uma sequência de 15 pontos altos contando com as correntes que formam o primeiro ponto.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (77) Tapete redondo passo a passo parte 1 (78) Tapete redondo passo a passo parte 1 (79) Tapete redondo passo a passo parte 1 (80)

23 – Para passar de um motivo para o outro faça duas correntes e ponto alto na alça de duas correntes.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (81) Tapete redondo passo a passo parte 1 (82) Tapete redondo passo a passo parte 1 (83)

24 – Faça duas correntes e novamente ponto alto no mesmo espaço, faça duas correntes, pule os 2 primeiros pontos de base e siga novamente com uma sequência de 15 pontos altos sendo que 3 deles são feitos na alça de 3 correntes do motivo… vai sobrar os 2 últimos pontos do motivo como anteriormente… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente das 3 que formam o primeiro ponto alto.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (84) Tapete redondo passo a passo parte 1 (85) Tapete redondo passo a passo parte 1 (86) Tapete redondo passo a passo parte 1 (87) Tapete redondo passo a passo parte 1 (88) Tapete redondo passo a passo parte 1 (89) Tapete redondo passo a passo parte 1 (90) Tapete redondo passo a passo parte 1 (91)

25 – 12ª volta – Siga com ponto baixíssimo por mais 2 pontos de base, desta forma vamos iniciar em cima do terceiro ponto de base. Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto até sobrar os 2 últimos pontos de base e então teremos uma sequência de 11 pontos altos.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (92) Tapete redondo passo a passo parte 1 (93) Tapete redondo passo a passo parte 1 (94) Tapete redondo passo a passo parte 1 (95)

26 – Faça duas correntes de espaço e faça ponto alto na alça a frente, faça duas correntes de espaço e ponto alto no próximo espaço da volta anterior… novamente duas correntes e ponto alto no último espaço. Por fim faça duas correntes, pule 2 pontos de base do próximo motivo e siga com ponto alto em cima de ponto alto até sobrar apenas 2 pontos e teremos novamente a sequência de 11 pontos altos… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente das 3 que formam o primeiro ponto alto.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (96) Tapete redondo passo a passo parte 1 (97) Tapete redondo passo a passo parte 1 (98) Tapete redondo passo a passo parte 1 (99) Tapete redondo passo a passo parte 1 (100) Tapete redondo passo a passo parte 1 (101) Tapete redondo passo a passo parte 1 (102)

27 – 13ª volta – Siga com ponto baixíssimo por mais 2 pontos de base, desta forma vamos iniciar em cima do terceiro ponto de base. Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto até sobrar os 2 últimos pontos de base e então teremos uma sequência de 7 pontos altos.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (103) Tapete redondo passo a passo parte 1 (104) Tapete redondo passo a passo parte 1 (105) Tapete redondo passo a passo parte 1 (106) Tapete redondo passo a passo parte 1 (107) Tapete redondo passo a passo parte 1 (108)

28 – Faça duas correntes e ponto alto no primeiro espaço da volta anterior, duas correntes e ponto alto no segundo espaço, novamente duas correntes e faça ponto alto em cima do ponto alto como apresentado na imagem.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (109) Tapete redondo passo a passo parte 1 (110)

29 – Após o ponto alto em cima do ponto alto faça duas correntes ponto alto no próximo espaço logo a frente… novamente duas correntes e ponto alto no último espaço, por fim duas correntes, pule os 2 primeiros pontos de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até sobrar os 2 últimos do próximo motivo e assim teremos novamente a sequência de 7 pontos altos… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente das 3 que formam o primeiro ponto alto.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (111) Tapete redondo passo a passo parte 1 (112) Tapete redondo passo a passo parte 1 (113) Tapete redondo passo a passo parte 1 (114)

30 – 14ª volta – Siga com ponto baixíssimo por mais 2 pontos de base, desta forma vamos iniciar em cima do terceiro ponto de base. Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 2 pontos altos em cima dos pontos de base e irá sobrar os 2 últimos pontos, teremos uma sequência de 3 pontos altos.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (115) Tapete redondo passo a passo parte 1 (116)

31 – Faça duas correntes  e ponto alto no primeiro espaço, duas correntes e ponto alto no segundo espaço, duas correntes e ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (117) Tapete redondo passo a passo parte 1 (118)

32 – Faça duas correntes  e ponto alto no 3º espaço, duas correntes e ponto alto no 4º espaço, duas correntes e ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (119) Tapete redondo passo a passo parte 1 (120) Tapete redondo passo a passo parte 1 (121)

33 – Siga com duas correntes e ponto alto no 5º espaço, duas correntes e ponto no 6º espaço, duas correntes, pule os 2 primeiros pontos de base do próximo motivo e faça a sequência de 3 pontos altos. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente das 3 que formam o primeiro ponto alto.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (122) Tapete redondo passo a passo parte 1 (123) Tapete redondo passo a passo parte 1 (124) Tapete redondo passo a passo parte 1 (125) Tapete redondo passo a passo parte 1 (126) Tapete redondo passo a passo parte 1 (127) Tapete redondo passo a passo parte 1 (128) Tapete redondo passo a passo parte 1 (129)

34 – 15ª volta – Faça ponto baixíssimo no próximo ponto de base, desta forma vamos iniciar em cima do ponto do meio. Faça 5 correntes e faça ponto alto no primeiro espaço… Siga fazendo duas correntes e ponto alto nos espaços da volta anterior até chegar no próximo motivo.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (130) Tapete redondo passo a passo parte 1 (131) Tapete redondo passo a passo parte 1 (132) Tapete redondo passo a passo parte 1 (133) Tapete redondo passo a passo parte 1 (134)

35 – Chegando no próximo motivo faça duas correntes e ponto alto em cima do ponto alto do meio como apresentado nas imagens… Siga por toda a volta sempre com alças de duas correntes e ponto alto. Finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 5 que fizemos para iniciar a volta e assim o primeiro espaço também vai ficar com duas correntes. (Teremos um total de 80 alças de duas correntes)

Tapete redondo passo a passo parte 1 (135) Tapete redondo passo a passo parte 1 (136) Tapete redondo passo a passo parte 1 (137) Tapete redondo passo a passo parte 1 (138) Tapete redondo passo a passo parte 1 (139)

36 – 16ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Nas alças faça 2 pontos altos e faça ponto alto em cima de ponto alto por toda a volta. Não tem aumentos e no total teremos 240 pontos altos. Finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete redondo passo a passo parte 1 (140) Tapete redondo passo a passo parte 1 (141) Tapete redondo passo a passo parte 1 (142) Tapete redondo passo a passo parte 1 (143)

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, mas não se preocupe, siga os links abaixo para continuar seu trabalho!

43 comentários em “Tapete estrela simples – Passo a passo

  1. Amei esse tapete quanto ele mede.com fio 6 .da certo também.pra ficar com 1.30.como posso fazer..beijos e obrigada.

    1. Oi Veja, com fio 6 ele ficará um pouco menor, nunca fiz e por isso não posso dizer precisamente o tamanho. Para aumentar precisaria criar algo… neste caso continuar fazendo voltas no tapete e entre um leque e outro dá para fazer um abacaxi que combina super bem com este modelo.

    1. Olá Elielma, neste caso teria que criar algo para completar as voltas. Acredito que algumas voltas todas com bloquinhos em volta do tapete ficará ótimo.

  2. Parabéns, um lindo trabalho.
    Nunca fiz um trabalho em crochê, mas com este Pap,
    tenho certeza, que farei. Sei os pontos, mas nunca
    arrisquei.
    Obrigada em compartilhar.

  3. Gostaria por favor de saber pq ñ consigo copiar seus lindos trabalhos, são perfeitos!!! boa noite, bjs

  4. Pela primeira vez estou fazendo o tapete usando seu pasaso a passo.Estou encantada pois estou conseguindo acertar.Obrigada pela generosidade de dividir conhecimentos.Boa semana.

  5. Fiz um trabalho por este passo a passo, apenas mudei a cor fiz com rosa e crua ficou lindo, nunca imaginei fazer um trabalho desses obrigada mesmo por dividir seu dom, estou SEMPRE nesse blog olhando as novidades e sempre que me dá um branco corro aqui rsrsrs. Abraços mais uma vez obrigada!! #inspiração ♥♥♥…. Deus abençoe!!! =D

    1. Fico muito feliz por seu comentário Beatriz. O prazer em ter vocês por aqui é que me estimula a fazer cada vez melhor. Deus abençoe a todos nós sempre.

    1. Olá Silvana, neste caso precisaria criar algo para deixá-lo maior… infelizmente nunca fiz maior e por isso não tenho imagens para auxiliar você.

  6. parabens!!! é o segundo passo a passo que eu pego aqui!muito obrigada!Vc nos ajuda bastante que Deus te abençoe sempre!! bjos

  7. Puxa vida, pena não ter a opção de imprimir os paps, gosto de ter na pasta nem sempre temos internet pra fazer tudo.. Lindo

  8. Maravilhoso esse site. Deus abençoe por compartilhar conosco esses lindos trabalhos e com passo a passo super bem explicado. Obrigado, obrigadoooooo. Estou iniciando e mui maravilhada.

  9. Adorei este tapete, estou fazendo mas meu trabalho está ficando em babado, será que posso diminuir nos aumentos, você tem alguma sugestão.

    Obrigada

      1. Estava no passo 25 e já estava bem babado, acabei desmanchando e voltei ao passo 14. Até aqui parece que tava normal,

        Obrigada

          1. Sim….. Fiz um número menor de aumentos e no final deu certo e ficou lindo. Muito obrigado e parabéns pelo trabalho…. Agora Estou fazendo o mesmo tapete porém com um fio beeeem grosso e agulha idem….. Tá ficando ótimo…. Abraço e obrigada