Tapete Felpudo – Passo a passo

No passo a passo de hoje vou explicar como fazer o lindo TAPETE FELPUDO utilizando apenas 1 novelo de Barroco Decore Luxo, 1 novelo de Barroco Maxcolor e um pouquinho de fio Barroco Multicolor para confecção da flor. Este tapete fica com 115cm x 55cm, gastando muito pouco você consegue oferecer aos clientes um trabalho de qualidade e com valor agregado.

O Barroco Decore Luxo é um fio da Círculo S.A. Ele tem os pelos ainda mais longos que o já tradicional Barroco Decore. Estes fios são uma verdadeira maravilha para todos que trabalham com artesanato, conseguimos dar um toque especial em uma peça simples utilizando as mesmas técnicas que já trabalhamos com os fios lisos.

Algumas pessoas podem sentir dificuldade no inicio, uma dica é sempre utilizar agulha com numeração correta para cada tipo de fio, pois isto facilita a pegada dos pontos. Outra dica bem interessante ao trabalhar com o Barroco Decore ou Barroco Decore Luxo é não fazer os pontos apertados. Como nossa intenção é ter um trabalho bem macio e os pelos ocultam os pontos, não terá problema alongar um pouco mais os pontos. Se precisar desmanchar alguma parte não puxe com força tentando desmanchar rápido, se fizer isto os pelos prendem o ponto, o ideal é desmanchar os pontos com calma e se precisar utilize a ponta da agulha para desfazer os nós que por acaso seja formado puxar o fio.

Se você precisa calcular o valor de venda dos seus trabalhos e não sabe como, temos um artigo no blog explicando, veja AQUI.

MATERIAIS

Utilizei a FLOR CATAVENTO que temos o passo a passo aqui no blog. Você pode utilizar a flor de sua preferência, se a flor escolhida for maior ou com de 8 alças você só precisa adaptar a quantidade de voltas caso queira fazer seu tapete do mesmo tamanho.

Tapete Felpudo Decore Luxo (1) Tapete Felpudo Decore Luxo (2) Tapete Felpudo Decore Luxo (3) Tapete Felpudo Decore Luxo (4) Tapete Felpudo Decore Luxo (5)

01 – Na parte de trás da flor, prenda  o fio Barroco Maxcolor (6525) com ponto baixo em uma das folhas. Faça 5 correntes e em seguida prenda com ponto baixo embaixo da folha seguinte formando a primeira alça.

Tapete Felpudo Decore Luxo (6) Tapete Felpudo Decore Luxo (7) Tapete Felpudo Decore Luxo (8) Tapete Felpudo Decore Luxo (9) Tapete Felpudo Decore Luxo (10)

02 – Faça 5 correntes novamente e prenda com ponto baixo embaixo da terceira folha… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete Felpudo Decore Luxo (11) Tapete Felpudo Decore Luxo (12) Tapete Felpudo Decore Luxo (13)

03 – Agora no lado correto da flor faça ponto baixíssimo na primeira corrente das 5 que formam a primeira alça e em seguida faça ponto baixo pegando por dentro da alça.

Tapete Felpudo Decore Luxo (14) Tapete Felpudo Decore Luxo (15)

04 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 2 pontos altos, duas correntes de espaço e mais 3 pontos altos ainda na mesma alça formando um leque que vai servir de canto no tapete.

Tapete Felpudo Decore Luxo (16) Tapete Felpudo Decore Luxo (17) Tapete Felpudo Decore Luxo (18)

05 – Faça uma corrente de espaço e na alça seguinte faça apenas um bloquinho com 3 pontos altos, novamente uma corrente de espaço e na terceira alça faça leque novamente.

Tapete Felpudo Decore Luxo (19) Tapete Felpudo Decore Luxo (20) Tapete Felpudo Decore Luxo (21) Tapete Felpudo Decore Luxo (22)

06 – Siga intercalando as alças entre leques e  bloquinhos com 3 pontos altos e finalize com ponto baixíssimo, veja que teremos então uma base quadrada formando a primeira volta.

Tapete Felpudo Decore Luxo (23) Tapete Felpudo Decore Luxo (24) Tapete Felpudo Decore Luxo (25)

07 – Para iniciar a segunda volta faça ponto baixíssimo em cima dos 2 pontos altos que formam a metade do primeiro leque e faça ponto baixo dentro do leque. Faça duas correntes para das altura do primeiro ponto alto, faça 2 pontos altos, duas correntes de espaço e mais 3 pontos altos ainda no mesmo espaço ficando então com leque em cima de leque.

Tapete Felpudo Decore Luxo (26) Tapete Felpudo Decore Luxo (27) Tapete Felpudo Decore Luxo (28) Tapete Felpudo Decore Luxo (29)

08 – Faça uma corrente de espaço e faça 1 bloquinho com 3 pontos altos no espaço entre os bloquinhos da volta anterior. Novamente uma corrente de espaço e outro bloquinho com 3 pontos altos no espaço seguinte, outra corrente de espaço e então faça leque dentro de leque… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete Felpudo Decore Luxo (30) Tapete Felpudo Decore Luxo (32) Tapete Felpudo Decore Luxo (33) Tapete Felpudo Decore Luxo (34) Tapete Felpudo Decore Luxo (35)

09 – Para iniciar a terceira volta faça exatamente como na segunda volta, ande com ponto baixíssimo sobre os pontos altos de base e faça ponto baixo no meio do leque. Faça leque em cima de leque e faça bloquinhos com 3 pontos altos nos espaços de uma corrente. Faça um total de 6 voltas, na última vamos finalizar com auxílio de uma agulha de mão para dar um acabamento perfeito.

Tapete Felpudo Decore Luxo (36) Tapete Felpudo Decore Luxo (37) Tapete Felpudo Decore Luxo (38) Tapete Felpudo Decore Luxo (39) Tapete Felpudo Decore Luxo (40)

10 – Quando completar a 6ª volta ao invés de finalizar com ponto baixíssimo alongue o fio e corte. Com uma agulha de tapeceiro passe o fio de trás para frente no alto do ponto alto que está logo após as duas correntes que formam o primeiro ponto alto…

Tapete Felpudo Decore Luxo (41) Tapete Felpudo Decore Luxo (42) Tapete Felpudo Decore Luxo (43) Tapete Felpudo Decore Luxo (44)

11 – Passe o fio na última corrente que completou a volta e em seguida no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto saindo na parte de trás do trabalho.

Tapete Felpudo Decore Luxo (45) Tapete Felpudo Decore Luxo (46) Tapete Felpudo Decore Luxo (47)

Veja como fica perfeito o acabamento!

Tapete Felpudo Decore Luxo (48)

12 – Agora basta conduzir o fio até a base da volta, dividir em dois, amarre bem e corte as sobras.

Tapete Felpudo Decore Luxo (49) Tapete Felpudo Decore Luxo (50)

13 – Com o fio Barroco Decore Luxo (944) faremos a 7ª volta no avesso da peça para conseguir um resultado melhor. Como o fio é sempre puxado de baixo para cima quando estamos fazendo os pontos altos os pelinhos do fio ficam mais aparente no avesso da peça, se trabalharmos no avesso ele ficará então na parte da frente do tapete :)

Tapete Felpudo Decore Luxo (53) Tapete Felpudo Decore Luxo (54)

O Barroco Decore Luxo é tão felpudo que não dá para visualizar os pontos, mas não se preocupe, esta volta é exatamente como todas as outras que você já fez.

14 – Amarre o fio em um dos cantos, prenda com ponto baixo, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça 2 pontos altos no mesmo espaço, duas correntes de espaço e mais 3 pontos altos no mesmo espaço formando então leque em cima de leque.

Tapete Felpudo Decore Luxo (55) Tapete Felpudo Decore Luxo (56) Tapete Felpudo Decore Luxo (57) Tapete Felpudo Decore Luxo (58)

15 – Nas laterais faça bloquinhos com 3 pontos altos entre os bloquinhos da volta anterior sempre com uma corrente de espaço… Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Tapete Felpudo Decore Luxo (60) Tapete Felpudo Decore Luxo (61) Tapete Felpudo Decore Luxo (62) Tapete Felpudo Decore Luxo (63) Tapete Felpudo Decore Luxo (64) Tapete Felpudo Decore Luxo (65)

16 – 8ª volta –  Novamente com o fio Barroco Maxcolor (6525) amarre em um dos cantos do tapete, prenda com ponto baixo e faça leque em cima de leque e bloquinhos entre os bloquinhos da volta anterior… Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo… Faça até completar 5 voltas, alongue o fio, corte e finalize com a agulha de tapeceiro como já explicado na primeira faze do tapete.

Tapete Felpudo Decore Luxo (66) Tapete Felpudo Decore Luxo (67) Tapete Felpudo Decore Luxo (68) Tapete Felpudo Decore Luxo (69) Tapete Felpudo Decore Luxo (70) Tapete Felpudo Decore Luxo (71)

Vai ficar assim… um quadrado de mais ou menos 41cm x 41cm (digo mais ou menos porque depende muito do tamanho dos pontos de cada pessoa). Entre um canto e outro teremos então 12 bloquinhos com 3 pontos altos cada.

Tapete Felpudo Decore Luxo (72) Tapete Felpudo Decore Luxo (73) Tapete Felpudo Decore Luxo (74)

Agora vamos trabalhar mais 7 carreiras com o fio Barroco Decore Luxo. Não faremos voltas completas e por isso chamei de “carreira”. O fio não permite a visualização correta dos pontos, mas não se preocupe! Teremos mais uma fase depois desta que é exatamente igual, porém ela é feita com o Barroco Maxcolor. Vou digitar o passo a passo normalmente, mas caso queira vá diretamente para o passo número 22 e faça esta parte seguindo os mesmos passos.

Barroco Decore Luxo – Inicie no avesso a da peça.

17 – Amarre o fio Barroco Decore Luxo no 4ª espaço contando sem contar com o canto do trabalho. Observe bem a primeira imagem que logo após o terceiro bloquinho vamos começar o trabalho… Faremos a carreira passando por um dos cantos e até ficar faltando 3 espaços para chegar no terceiro canto. Após amarrar prenda com ponto baixo, faça duas correntes para das altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos no mesmo espaços para completar o primeiro bloquinho com 3 pontos altos.

Tapete Felpudo Decore Luxo (75) Tapete Felpudo Decore Luxo (76)

18 – Siga fazendo bloquinhos entre os bloquinhos da volta anterior… Chegando no canto faça leque dentro de leque como de costume e continue até que fique faltando 3 espaços para chegar no próximo canto como mostrado na terceira imagem.

Tapete Felpudo Decore Luxo (77) Tapete Felpudo Decore Luxo (78) Tapete Felpudo Decore Luxo (79)

19 – Faça 4 correntes, vire o trabalho e faça 3 pontos altos no primeiro espaço de uma corrente… Veja que ficou com uma alça de 4 correntes porém já estamos retornando com bloquinho nos espaços da carreira anterior… faça até chegar no ultimo espaço de uma corrente entre os bloquinhos no inicio da carreira…

Tapete Felpudo Decore Luxo (80) Tapete Felpudo Decore Luxo (81) Tapete Felpudo Decore Luxo (82)

Aqui uma imagem contra a luz para que possa ver melhor.

Tapete Felpudo Decore Luxo (83)

20 – Após fazer o bloquinho no último espaço faça uma corrente e faça ponto alto em cima da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto da primeira carreira, veja a imagem contra a luz…

Tapete Felpudo Decore Luxo (84) Tapete Felpudo Decore Luxo (85)

21 – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça 2 pontos altos dentro do primeiro espaço de uma corrente. Contando com as duas correntes que fizemos antes de virar teremos então um bloquinho com 3 pontos altos… Agora basta seguir com bloquinho entre os espaços de uma corrente até chegar no final da carreira novamente. Chegando no final faça 2 pontos altos na alça de 4 correntes e o terceiro ponto alto faça na terceira corrente. Faça até completar 7 carreiras e então ficará exatamente com o mesmo comprimento do canto formado pelo primeiro quadrado.

Tapete Felpudo Decore Luxo (86) Tapete Felpudo Decore Luxo (87) Tapete Felpudo Decore Luxo (88) Tapete Felpudo Decore Luxo (89) Tapete Felpudo Decore Luxo (90) Tapete Felpudo Decore Luxo (91) Tapete Felpudo Decore Luxo (92)

Barroco Maxcolor – Lado direito da peça (se você pulou do passo 17 direto para o 22 e vai trabalhar com o Barroco Decore Luxo, inicie no avesso da peça)

22 – Agora com o fio Barroco Maxcolor vamos fazer outra aba igual a que fizemos com o Barroco Decore luxo. Pule 3 espaços contando a partir da ponta e amarre no 4º espaço.

Tapete Felpudo Decore Luxo (93)

23 – Prenda com ponto baixo, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos no mesmo espaço formando o primeiro bloquinho. Faça uma corrente de espaço e siga fazendo bloquinhos com 3 pontos altos nos espaços de uma corrente da carreira anterior.

Tapete Felpudo Decore Luxo (94) Tapete Felpudo Decore Luxo (95) Tapete Felpudo Decore Luxo (96)

24 – Chegando no canto faça leque dentro de leque e siga com bloquinhos de 3 pontos altos até que fique faltando 3 espaços para chegar no canto.

Tapete Felpudo Decore Luxo (97) Tapete Felpudo Decore Luxo (98)

25 – Faça 4 correntes, vire o trabalho e faça 3 pontos altos dentro do espaço de uma corrente entre os bloquinhos da carreira anterior. Veja que teremos então uma alça com 4 correntes. Siga com bloquinhos entre os bloquinhos, leque dentro de leque… siga até chegar no último espaço.

Tapete Felpudo Decore Luxo (99) Tapete Felpudo Decore Luxo (100) Tapete Felpudo Decore Luxo (101)

26 – Faça o bloquinho normalmente no último espaço de uma corrente, faça uma corrente de espaço e faça ponto alto em cima das duas correntes que forma o primeiro ponto alto do bloquinho onde iniciou a carreira anterior.

Tapete Felpudo Decore Luxo (102) Tapete Felpudo Decore Luxo (103)

27 – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça 2 pontos altos dentro do espaço de uma corrente, contando com as duas correntes que fizemos para virar teremos então o primeiro bloquinho com 3 pontos altos. Faça uma corrente de espaço e siga fazendo bloquinhos com 3 pontos altos nos espaços de uma corrente por toda a carreira até chegar na alça com 4 correntes onde iniciamos a carreira anterior.

Tapete Felpudo Decore Luxo (104) Tapete Felpudo Decore Luxo (105) Tapete Felpudo Decore Luxo (106) Tapete Felpudo Decore Luxo (107)

28 – Chegando no último espaço como mostrado na primeira imagem, faça uma corrente e o último bloquinho será feito dentro da alça com 4 correntes, marquei a terceira corrente com a agulha de tapeceiro para que você veja que após fazer 2 pontos altos faremos o terceiro ponto alto do bloquinho pegando na terceira corrente (a mesma que está a agulha de tapeceiro) Assim o trabalho fica bem retinho.

Tapete Felpudo Decore Luxo (108) Tapete Felpudo Decore Luxo (109) Tapete Felpudo Decore Luxo (110) Tapete Felpudo Decore Luxo (111)

29 – Para iniciar mais uma carreira faça 4 correntes, vire o trabalho e faça bloquinho com 3 pontos altos dentro do primeiro espaço de uma corrente… Siga repetindo até completar 7 voltas, corte o fio e arremate. Faça o outro lado do tapete exatamente como este, porém ao finalizar esta parte não corte o fio, assim faremos o acabamento…

Tapete Felpudo Decore Luxo (112) Tapete Felpudo Decore Luxo (113) Tapete Felpudo Decore Luxo (114) Tapete Felpudo Decore Luxo (115)

30 – Ao completar a segunda ponta do tapete, ao invés de cortar o fio e arrematar, faça 3 correntes e faça ponto picô prendendo com ponto baixo no mesmo ponto de base.

Tapete Felpudo Decore Luxo (116) Tapete Felpudo Decore Luxo (117) Tapete Felpudo Decore Luxo (118)

31 – Em seguida faça 1 ponto baixo na metade do ponto alto como mostrado na primeira imagem e 1 ponto baixo na mesma corrente onde foi feito o último ponto alto como mostrado na segunda imagem.

Tapete Felpudo Decore Luxo (119) Tapete Felpudo Decore Luxo (120)

32 – Faça 1 ponto baixo no espaço entre uma carreira e outra, faça novamente o ponto picô e em seguida prenda com ponto baixo ainda no mesmo espaço.

Tapete Felpudo Decore Luxo (121) Tapete Felpudo Decore Luxo (122) Tapete Felpudo Decore Luxo (123) Tapete Felpudo Decore Luxo (124)

33 – Novamente faremos 3 pontos baixo no ponto alto que forma o bloquinho seguinte sendo 1 no inicio do ponto como mostra a primeira imagem, um ponto baixo no meio como mostra a segunda imagem e o terceiro ponto baixo no pé do ponto alto como mostra a terceira imagem… Depois faça ponto baixo no espaço, faça o ponto picô e prenda com ponto baixo no mesmo espaço… siga contornando toda a peça.

Tapete Felpudo Decore Luxo (129) Tapete Felpudo Decore Luxo (130) Tapete Felpudo Decore Luxo (131) Tapete Felpudo Decore Luxo (132) Tapete Felpudo Decore Luxo (133)

34 – Onde foi feito com Barroco Decore Luxo faça normalmente… siga por toda a peça e finalize com ponto baixíssimo ou com o auxílio de uma agulha de mão como explicamos no inicio do tapete.

Tapete Felpudo Decore Luxo (134) Tapete Felpudo Decore Luxo (135) Tapete Felpudo Decore Luxo (136) Tapete Felpudo Decore Luxo (137)

Veja como fica lindo este acabamento apesar de simples…

Tapete Felpudo Decore Luxo (138) Tapete Felpudo Decore Luxo (140)

Na parte onde os pontos altos estão “em pé” será feito ponto baixo em cima de ponto alto, são 3 pontos de base então entre um espaço e outro vai ficar com a mesma quantidade de pontos baixos…

Tapete Felpudo Decore Luxo (141) Tapete Felpudo Decore Luxo (142) Tapete Felpudo Decore Luxo (143) Tapete Felpudo Decore Luxo (144) Tapete Felpudo Decore Luxo (145)

Aqui o tapete prontinho! Quando coloquei no chão para fotografar a cadelinha pulou em cima como sempre, acho que ela aprovou :)

Tapete Felpudo Decore Luxo (146) Tapete Felpudo Decore Luxo (151) Tapete Felpudo Decore Luxo (152) Tapete Felpudo Decore Luxo (153) Tapete Felpudo Decore Luxo (154) Tapete Felpudo Decore Luxo (156) Tapete Felpudo Decore Luxo (158) Tapete Felpudo Decore Luxo (159) Tapete Felpudo Decore Luxo (163) Tapete Felpudo Decore Luxo (164)   Tapete Felpudo Decore Luxo (167) Tapete Felpudo Decore Luxo (171) Tapete Felpudo Decore Luxo (173) Tapete Felpudo Decore Luxo (174) Tapete Felpudo Decore Luxo (175) Tapete Felpudo Decore Luxo (176) Tapete Felpudo Decore Luxo (177) Tapete Felpudo Decore Luxo (178)

Espero que tenham gostado de mais este passo a passo. Um forte abraço a todos e até o próximo!

34 comentários em “Tapete Felpudo – Passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Olá. Estou fazendo esta peça mas queria que ficasse com 1,5m como posso aumentar o comprimento? Lindo trabalho!

  2. Oi estou fazendo este tapete mais tem uma dúvida o quadrado de 41 cm que vc descreve na explicação é entre um leque e outro uma ponta outra ou é nas laterais? Por que o meu não está dando e estou fazendo com a agulha 4.0

    1. Oi Tatiane, são 41cm medindo na lateral.
      Após fazer a 8ª volta com quantos centímetros ficou o seu?

  3. Bom dia. Já troquei a agulha, estou usando a número 4, você pode me dizer se com essa diferença nos pontos eu consigo fazer todos os seus trabalhos ou corro o risco de algum dar errado?
    Obrigada pelo carinho😃😃😉

    1. Oi Janaina, se seus pontos são mais apertados acredito que não terá problemas utilizando a agulha 4.0 para fazer outros trabalhos. Eu que agradeço o carinho.

  4. Boa noite, Amooooo todos os seus trabalhos, estou fazendo esse tapete felpudo, na descrição o seu está 41 x 41, o meu ficou 35 x 35, meu ponto é tão pequeno assim? 🤔🤔😉😉

    1. Oi Janaina, é possível que seu ponto seja bem mais apertado que o meu. Você está utilizando agulha 3.5 também? Se sim tente utilizar uma numeração maior que isso vai alongar seus pontos naturalmente.

  5. Ola Esse tapete é simplesmente maravilhoso. se for pra mim montar um jogo de cozinha esse tapete serviria como tapete da pia ? teria que diminuir que tanto pra um tapete de fogao e geladeira ?
    Obrigada!

    1. Oi Milaine tudo bem?
      Este tamanho serve sim como tapete de pia. Para fazer os menores você pode diminuir umas 3 voltas no quadrado central e depois diminuir de 7 para 4 o número de carreiras de ida e volta. Atenção ao iniciar as carreiras de ida e volta, pois elas também precisam começar nos bloquinhos mais na ponta do quadrado para não ficarem mais baixo.

  6. muito obrigada pela a oportunidade de fazer peças lindas pois morro no interior e não tenho acesso a cursos.qual outro flor posso usar para fazer essa peça.muito obrigada..

    1. Olá Nádia, você pode utilizar qualquer fio número 6 para fazer este trabalho. Felpudo existe de outras marcas também e você pode utilizar sem problemas. Obrigado pelo carinho! Grande beijo.

  7. Nossa, que trabalho lindo. explica de um jeito que parece tão fácil. vou tentar fazer na próxima semana.. Achei linda a arte.. Parabéns pelo trabalho e dedicação…

  8. Oi Estou com dificuldade pra encontrar o decore luxo… sou de Porto Alegre e todas as lojas que encontrei nem conheciam o decore luxo… apenas o decore! Tem alguma dica? Muito obrigada! Seu trabalho é maravilhoso! Estou encantada! 😘

    1. Olá Jessica, visite a página da Círculo S/A http://www.circulo.com.br/ e mande uma mensagem para que possam te informar onde encontrar este fio em sua cidade. Por ser um lançamento pode ser que muitas lojas ainda não tenham mas quando repor o estoque já disponibilizem. Outra dica é procurar em alguma loja online.

  9. As fotos e as explicações dos seus trabalhos são o que há de melhor!!! Já esclareci várias dúvidas com seus passo a passo. E já fiz algumas flores para montar tapetes. Muito obrigada pela sua disponibilização em compartilhar conosco. bjkas

  10. Tapete perfeito!Já estou fazendo um pra mim! Sempre quis um trilho de mesa assim,será que posso pegar o mesmo modelo,mas usar a linha Duna ou tem que diminuir alguns pontos?

  11. Amo tudo que vejo aqui!
    Sempre apreciei a arte do crochê, mas nunca tinha nem tentado fazer, através dos seus pap’s eu consegui de primeira, e já fiz vários!!
    Muito obrigada, que Deus te abençõe cada dia mais
    Bjos

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.