Tapete flor camélia passo a passo parte 1 | Croche.com.br

Tapete flor camélia passo a passo parte 1

Vamos aprender passo a passo a confecção do TAPETE CAMÉLIA do professor Marcelo Nunes? Espero que consigam executar este trabalho seguindo as explicações deste passo a passo, mas em caso de dúvidas entre em contato através do formulário de contato ou nos comentários e vamos ajudar você.
Este passo a passo está dividido em 3 partes, e esta é a 1ª parte do passo a passo e vamos aprender como preparar os motivos e dar inicio ao nosso tapete. Abaixo estão os links para acessar as outras partes do passo a passo.

MATERIAIS  

IMG_6127 IMG_6129 IMG_6130
01 – Cada flor tem uma alça de 5 correntes entre uma folha e outra, justamente nela que vamos fazer a primeira volta. Então amarre o fio, faça ponto baixo e suba com duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, fala mais dois pontos alto, duas correntes de espaço e 3 pontos alto (este conjunto de pontos chamamos de leque)

IMG_6164 IMG_6165 IMG_6166 IMG_6167

02 – Faça uma correntinha de separação e vamos prender com ponto baixo pegando dois fios embaixo da folha. Veja as imagens abaixo.

IMG_6134 IMG_6167

03 – Após prender com ponto baixo faça uma corrente e na alça seguinte faça outro leque. 

Vai ficar da seguinte forma:
1 leque
1 corrente
1 ponto baixo embaixo da folha
1 corrente
e segue para fazer leque na alça seguinte.

IMG_6135

04 – Ao finalizar a primeira volta, prenda com ponto baixíssimo, siga fazendo ponto baixíssimo até alcançar o meio do primeiro leque.

IMG_6137 IMG_6138 IMG_6139
04 – No meio do leque faça ponto baixo, e faça novamente mais um leque:
IMG_6140 IMG_6141 IMG_6142
05 – Faça uma corrente de separação, 1 ponto alto em cima do ponto baixo que foi feito embaixo da folha, faça 2 correntinhas e mais um ponto alto ainda em cima do mesmo ponto baixo, 1 correntinha e siga para fazer o leque seguinte. Veja as imagens:
IMG_6143 IMG_6144 IMG_6145 IMG_6146 IMG_6147 IMG_6148
06 – Ao completar esta volta, prenda com ponto baixo e suba com duas correntes, agora vamos trabalhar ponto alto em cima de ponto alto até chegar ao meio do leque onde faremos 2 pontos alto.
IMG_6150 IMG_6151 IMG_6152 IMG_6153

07 – Faça 2 correntes de separação, novamente 2 pontos alto dentro do leque e segue fazendo ponto alto em cima dos 3 pontos altos do leque

IMG_6154 IMG_6155

08 – Fica como a imagem abaixo, então faça uma corrente de separação e prenda com ponto baixo no intervalo de duas correntes entre os dois pontos alto.

IMG_6156

09 – Faça 1 correntinha e repita no leque seguinte o mesmo passo feito no anterior, segue assim até completar esta volta, finalize com ponto baixo, corte e arremate. Assim fica pronto o primeiro motivo, agora vamos repetir na segunda flor porém emendá-los.

IMG_6157 IMG_6159 IMG_6160 IMG_6161 IMG_6162 IMG_6163

10 – Na ultima volta do segundo motivo, ao chegar na metade de um dos leques não faça corrente de separação, prenda direto com ponto baixo no primeiro motivo e siga fazendo a volta, emenda-se em duas pontas como nas imagens abaixo:

IMG_6168 IMG_6169 IMG_6170 IMG_6171 IMG_6172 IMG_6173 IMG_6174 IMG_6176 IMG_6178

11 – Ao completar a volta, corte e arremate e vamos trabalhar o terceiro motivo.  Se for fazer um tapete com apenas duas flores não corte o fio, pule diretamente para o passo seguinte:
IMG_6179
12 – No terceiro motivo, veja que 5 leques e meio, para emendar, assim ele fica em uma ótima posição para continuar o trabalho
IMG_6180 IMG_6181 IMG_6182

13 – Ao emendar o terceiro motivo fica assim:

IMG_6183

Para que a postagem não fique muito longa, vou continuar o passo seguinte em outra postagem mas você encontra facilmente aqui no blog.

PARTE 2 – TAPETE CAMÉLIA PASSO A PASSO PARE 2
PARTE 3 – TAPETE CAMÉLIA PASSO A PASSO PARTE 3

FLOR CAMÉLIA PASSO A PASSO – FLOR CAMÉLIA PASSO A PASSO

114 comentários em “Tapete flor camélia passo a passo parte 1

    1. Oi, Adriana! Veja que na parte que eu não queria redonda eu deixei de fazer o leque na flor, então para fazer redondo basta seguir fazendo leques em todas as pétalas da flor como ficou na frente da capa. :)

  1. ola boa tarde ,gostaria de saber em media quanto gasto de barbante 4/6 euroma branco e barraco multicolor para fazer uma passadeira de 160

    1. Oi Lais, 1 kg e 600g será suficiente. Estou fazendo o calculo levando em conta os meus pontos… Pode ser que precise de um pouco mais ou gaste um pouco menos pq artesanato varia muito de pessoa para pessoa.
      Só como garantia, compre 2kg de fio branco, assim dá com sobra e você pode fazer outras peças.

      Já o Multicolor 400g para as flores, já nas folhas gasta pouquíssimo, nem 200g

  2. O meu jogo de cozinha eu usei 2 rolo de 700g mais fiz com 2 flores o pequeno e 6 o grande acredito que com 3 rolo de 600g da

  3. Gostaria de saber qual a quantidade de material preciso para fazer um jogo para cozinha, com 3 peças.
    Os dois tapetes com 3 flores e o maior com 6 flores.
    Desde ja obrigada!

    1. Oi Bhrenda, acredito que 3kg de barbante será suficiente. Não tem como cravar a quantidade porque depende da espessura do fio, marca… algumas marcas vem maior metragem por ter um fio mais leve… Então o melhor mesmo é comprar o mesmo lote sobrando e caso isso aconteça utilizar para novos trabalhos.

  4. Muito lindo amei, estou fazendo e esta saindo certinho!
    Parabens por estar sempre colocando o passo a passo isso ajuda muito as pessoas a confeccionar o trabalho!

  5. Este é o segundo modelo de jogo de banheiro que faço, tudo explicado com riqueza de detalhes. Parabéns! E obrigado por disponibilizar estes passos a passo. Sempre que vou confeccionarelatar alguma peça primeiro dou uma olhada aqui pra ver se tem algum modelo. Bjs!

    1. Obrigado Jucy!!!!
      Fico feliz que tenha gostado das explicações aqui do blog. Um grande beijo e tudo de bom sempre!!!!