Tapete fuxico – Passo a passo | Croche.com.br

Tapete fuxico – Passo a passo

Sabe aquelas sobras de fios que vai acumulando e você não sabe o que fazer? Tenho uma ideia legal pra você! Um tapete bem colorido que lembra o estilo FUXICO. Além de evitar o desperdício dá para ganhar uma grana, vamos ver?

Utilizei sobras de fio Barroco Maxcolor da Círculo S/A. Além de cores belíssimas ele é super macio, como se não bastasse fiz o tapete fuxico em ponto pom-pom. Para o acabamento utilizei o barroco multicolor 9368

tapete-fuxico-1 o-que-fazer-com-as-sobras

Numeração das cores:

Para fazer o tapete maior siga a seguinte regra:

tapete-pronto-11

01 – Faça um cordão com 100 correntes, volte na segunda corrente contando da agulha para trás e faça ponto baixo. (com esta quantidade de correntes meu tapete ficou com 50cm de largura)

tapete-fuxico-passo-a-passo-1 tapete-fuxico-passo-a-passo-2 tapete-fuxico-passo-a-passo-3 tapete-fuxico-passo-a-passo-5

02 – Faça 3 correntes, enrole o fio na agulha e vamos fazer um ponto “pom-pom” com duas laçadas. (Não sabe fazer o ponto pom-pom? Tem um vídeo explicando, a única diferença é que fiz este com duas laçadas e não 3. Veja AQUI.)

tapete-fuxico-passo-a-passo-8 tapete-fuxico-passo-a-passo-9

03 – Após enrolar o fio na agulha pegue na corrente seguinte, puxe a laçada e deixe na agulha. Enrole o fio na agulha novamente e busque o fio para fazer uma segunda laçada… Veja que contando a laçada da corrente teremos um total de 5 laçadas na agulha.

tapete-fuxico-passo-a-passo-10 tapete-fuxico-passo-a-passo-11

04 – Pegue o fio e passe em 4 laçadas, pegue o fio novamente e passe nas duas laçadas formando o primeiro ponto pom-pom.

tapete-fuxico-passo-a-passo-12 tapete-fuxico-passo-a-passo-13 tapete-fuxico-passo-a-passo-14

05 – Faça mais 2 pontos pom-pons, conte 3 correntes e prenda com ponto baixo na 4ª corrente.

tapete-fuxico-passo-a-passo-15 tapete-fuxico-passo-a-passo-16 tapete-fuxico-passo-a-passo-17 tapete-fuxico-passo-a-passo-18 tapete-fuxico-passo-a-passo-19

06 – Agora vamos repetir este bloquinho… Faça 3 correntes, faça a sequência com 3 pontos pom-pons, pule 3 correntes e prenda com ponto baixo na 4ª corrente. Siga até o final do cordão e teremos um total de 14 bloquinhos. Para o primeiro bloquinho, utilizamos 9 correntes e para os demais utilizaremos 7 correntes. Se quiser fazer o tapete no comprimento ou aumentar a largura basta seguir esta lógica… 7 correntes para cada bloquinho a mais.

tapete-fuxico-passo-a-passo-20 tapete-fuxico-passo-a-passo-21 tapete-fuxico-passo-a-passo-22 tapete-fuxico-passo-a-passo-23 tapete-fuxico-passo-a-passo-24 tapete-fuxico-passo-a-passo-25

07 – Para trocar o fio ao finalizar o último bloquinho com ponto baixíssimo na última corrente vamos aproveitar para puxar o fio de cor diferente, no meu caso o amarelo.

tapete-fuxico-passo-a-passo-1 tapete-fuxico-passo-a-passo-2 tapete-fuxico-passo-a-passo-3

08 – Faça 3 correntes, vire  o trabalho e aproveite para amarrar as pontas de fio. Siga fazendo ponto pom-pom em cima de ponto pom-pom, em seguida faça 3 correntes e prenda com ponto baixíssimo no pé do último ponto pom-pom. Ao fazer os pontos esconda as sobras de fio!

tapete-fuxico-passo-a-passo-6 tapete-fuxico-passo-a-passo-7 tapete-fuxico-passo-a-passo-8  tapete-fuxico-passo-a-passo-9 tapete-fuxico-passo-a-passo-10 tapete-fuxico-passo-a-passo-11

09 – Faça 3 correntes e pegando na alça de 3 correntes do primeiro bloquinho da carreira anterior faça 3 pontos pom-pons.

tapete-fuxico-passo-a-passo-12 tapete-fuxico-passo-a-passo-13 tapete-fuxico-passo-a-passo-14

10 – Prenda com ponto baixo (ou ponto baixíssimo) no alto do ponto pom-pom do bloquinho seguinte… observe as imagens:

tapete-fuxico-passo-a-passo-15 tapete-fuxico-passo-a-passo-16

11 – Agora basta seguir repetindo os bloquinhos… No final faremos diferente da ponta anterior…

tapete-fuxico-passo-a-passo-17 tapete-fuxico-passo-a-passo-18

12 – Ao chegar no final da carreira faça bloquinho com a cor amarelo até a alça do último bloquinho vermelho. Desta vez não faça corrente, apenas vire o trabalho e siga com ponto baixíssimo até o penúltimo ponto pom-pom.

tapete-fuxico-passo-a-passo-43 tapete-fuxico-passo-a-passo-44 tapete-fuxico-passo-a-passo-45 tapete-fuxico-passo-a-passo-46

13 – Vamos trocar a cor novamente? Utilizei o lilás… Ao introduzir a agulha para fazer o ponto baixíssimo em cima do último ponto pom-pom abandone o fio amarelo e puxe o fio lilás. Faça 3 correntes  e corte o fio amarelo deixando uma ponta para amarrar.

tapete-fuxico-passo-a-passo-47 tapete-fuxico-passo-a-passo-48 tapete-fuxico-passo-a-passo-49

14 – Veja que se virar o trabalho fica bem fácil amarrar as duas pontas antes e depois fazer os pontos pom-pons na alça do bloquinho amarelo. Siga fazendo até o final da carreira onde faremos a troca de fio novamente

tapete-fuxico-passo-a-passo-50 tapete-fuxico-passo-a-passo-51 tapete-fuxico-passo-a-passo-52 tapete-fuxico-passo-a-passo-53 tapete-fuxico-passo-a-passo-54 tapete-fuxico-passo-a-passo-55

15 – Ao final da terceira carreira, ou seja, impar como a primeira… faremos a troca de fio exatamente igual ao que fizemos ao trocar da primeira para a segunda carreira, veja:

tapete-fuxico-passo-a-passo-56 tapete-fuxico-passo-a-passo-57 tapete-fuxico-passo-a-passo-22

16 – Prenda com ponto baixíssimo no alto do ponto pom-pom do último bloquinho e ao puxar a laçada abandone a cor lilás e puxe o azul.

tapete-fuxico-passo-a-passo-23 tapete-fuxico-passo-a-passo-24 tapete-fuxico-passo-a-passo-25 tapete-fuxico-passo-a-passo-26 tapete-fuxico-passo-a-passo-27 tapete-fuxico-passo-a-passo-28

17 -Faça 3 correntes, vire o trabalho e aproveite para amarrar bem as pontas e volte com ponto pom-pom em cima de ponto pom-pom. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixíssimo no pé do último ponto pom-pom.

tapete-fuxico-passo-a-passo-29 tapete-fuxico-passo-a-passo-30 tapete-fuxico-passo-a-passo-31 tapete-fuxico-passo-a-passo-32 tapete-fuxico-passo-a-passo-33 tapete-fuxico-passo-a-passo-34 tapete-fuxico-passo-a-passo-35

Veja que ficou exatamente ao que fizemos com o amarelo….

tapete-fuxico-passo-a-passo-36

18 – Faça 3 correntes e siga fazendo pontos pom-pons nas alças do lilás, ao final da carreira a troca de fio é semelhante ao que fizemos do amarelo para o lilás… vamos ver?

tapete-fuxico-passo-a-passo-37 tapete-fuxico-passo-a-passo-38 tapete-fuxico-passo-a-passo-39 tapete-fuxico-passo-a-passo-40

19 –  Ao chegar no final da quarta carreira (par) volte com ponto baixíssimo até o penúltimo ponto pom-pom e ao fazer o ponto baixíssimo em cima do último ponto pom-pom abandone o fio azul e puxe o fio rosa… amarre as pontas na parte de trás da peça e siga fazendo os pontos pom-pons nas alças dos bloquinhos azuis.

tapete-fuxico-passo-a-passo-72 tapete-fuxico-passo-a-passo-73 tapete-fuxico-passo-a-passo-74 tapete-fuxico-passo-a-passo-75 tapete-fuxico-passo-a-passo-76

Agora só repetir, meu tapete fiz com 51 carreira e ficou com

Veja como vai ficando…

tapete-fuxico-passo-a-passo-43 tapete-fuxico-passo-a-passo-44 tapete-fuxico-passo-a-passo-45 tapete-fuxico-passo-a-passo-46

20 – Se preferir um tapete mais rústico não precisa acabamento… basta deixar da mesma forma que foram feitas todas as carreiras… mas da para fazer um bico de acabamento, veja:

20161018_135916 tapete-fuxico-acabamento-2

21 – Prenda o fio  com ponto baixo em uma das pontas dos bloquinhos. Faça 2 pontos altos no vinco entre um bloquinho e outro, faça uma corrente de espaço e novamente 2 pontos altos no mesmo lugar.

tapete-fuxico-acabamento-4 tapete-fuxico-acabamento-5 tapete-fuxico-acabamento-6 tapete-fuxico-acabamento-7 tapete-fuxico-acabamento-8

22 – Em seguida prenda com ponto baixo no alto do bloquinho seguinte… viram que fácil! Nos cantos faremos diferente….

tapete-fuxico-acabamento-9 tapete-fuxico-acabamento-10

23 – Nos cantos os pontos altos também são feitos no vinco entre as duas cores… mas faça 3 pontos altos, uma corrente e 3 pontos altos. Em seguida prenda com ponto baixo no alto do ponto pom-pom do bloquinho seguinte :) Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo ou com ajuda de uma agulha de tapeceiro.

tapete-fuxico-acabamento-11 tapete-fuxico-acabamento-12 tapete-fuxico-acabamento-13 tapete-fuxico-acabamento-14 tapete-fuxico-acabamento-15 tapete-fuxico-acabamento-16 tapete-fuxico-acabamento-17 tapete-fuxico-acabamento-18

Veja como ficou o tapete pronto!

tapete-pronto-2 tapete-pronto-3 tapete-pronto-5 tapete-pronto-6 tapete-pronto-8 tapete-pronto-11 tapete-pronto-14

Chegamos ao final de mais um passo a passo, em caso de dúvidas deixe seu comentário ou utilize o formulário de contato para enviar uma mensagem!

Um forte abraço e até a próxima!

63 comentários em “Tapete fuxico – Passo a passo

  1. Samuel, amei esse seu trabalho. Estava a procura de alguma coisa que fosse feito com resto de barbante,e esse tapete fiquei muito animada em fazer. Não sei se vou conseguir, mas vou tentar. Você ainda não faz vídeo? Pense na possibilidade fica mais fácil para as pessoas que estão iniciando, assim como eu rsrsrs. Lindíssimo esse tapete!
    Bjs