Tapete Max Luxo – Passo a passo | Croche.com.br

Tapete Max Luxo – Passo a passo

Vamos aprender mais um tapete felpudo? Neste passo a passo vou explicar como fazer um lindo TAPETE MAX LUXO, um trabalho fácil de fazer e com um resultado maravilhoso. Estou utilizando tonalidades de azul que foram algumas das cores mais votadas em uma enquete que fiz a algum tempo atrás aqui no blog.

Aproveitei para gravar um vídeo explicando a forma correta de emendar os motivos para que o tapete não fique repuxando nem formando ondulações, para assistir o vídeo clique AQUI.

MATERIAIS

Veja como vai ficar o trabalho pronto, com estas medidas fica ótimo para colocar nos pés de uma cama de casal tamanho padrão, mas você pode fazer com quantos motivos desejar e o acabamento continuará perfeito!

Tapete Max luxo 1 Tapete max luxo 2 Tapete max luxo 3

01 – Inicie com ANEL MÁGICO, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e em seguida faça mais 3 pontos altos dentro do anel mágico, contando com o primeiro ponto que será formado por correntes teremos 4 pontos altos.

Tapete Max Luxo (1) Tapete Max Luxo (2) Tapete Max Luxo (3)

02 – Faça duas correntes de espaço e novamente 4 pontos altos dentro do anel mágico.

Tapete Max Luxo (4) Tapete Max Luxo (5)

03 – Após o bloquinho faça duas correntes de espaço e faça novamente 4 pontos altos… siga intercalando até completar 4 bloquinhos, faça as duas correntes de espaço, ajuste o anel mágico e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.

Tapete Max Luxo (6) Tapete Max Luxo (7)

04 –  Siga com ponto baixíssimo no alto dos pontos de base e faça ponto baixíssimo na primeira corrente das duas que formam o primeiro espaço. Em seguida faça ponto baixo dentro do leque, duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, mais 2 pontos altos ainda no mesmo espaço.

Tapete Max Luxo (8) Tapete Max Luxo (9) Tapete Max Luxo (10)

05 – Faça duas correntes de espaço e complete o leque fazendo mais 3 pontos altos ainda no mesmo espaço.

Tapete Max Luxo (11)

06 – Faça uma corrente de espaço e faça um leque formado por 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos no espaço seguinte como apresentado na imagem…

Tapete Max Luxo (12) Tapete Max Luxo (13)

07 – Siga intercalando e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda correntes das duas que formam o primeiro ponto alto ou com ajuda de uma agulha de tapeceiro.

Tapete Max Luxo (14)

08 – Se for finalizar com agulha de tapeceiro alongue bem o fio e corte.

Tapete Max Luxo (15) Tapete Max Luxo (16) Tapete Max Luxo (17)

09 – Com ajuda da agulha passe o fio no alto do segundo ponto alto que está logo após as correntes iniciais. (digo o segundo porque o primeiro é formado por correntes)

Tapete Max Luxo (18) Tapete Max Luxo (19)

10 – Em seguida passe o fio na última corrente da volta e no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto saindo com o fio na parte de trás do trabalho.

Tapete Max Luxo (20) Tapete Max Luxo (21)

11 – Prontinho, agora só arrematar, com ajuda da agulha conduza o fio até o centro do miolinho onde está a outra ponta de fio, amarre os dois juntos, esconda parte deles no miolinho e corte as sobras.

Tapete Max Luxo (23) Tapete Max Luxo (24) Tapete Max Luxo (25)

Esta será a base para fazer os motivos (quadradinhos) e montar o tapete. Para fazer o tapete exatamente igual o apresentado na imagem você vai precisar de 12 quadradinhos iguais.

Tapete Max Luxo (26) Tapete Max Luxo (27)

12 – Com o fio Barroco Decore Luxo precisamos trabalhar no avesso do quadradinho, assim ao completar o trabalho a parte mais felpuda ficará no lado correto do tapete. Amarre o fio em um dos 4 cantinhos, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, em seguida complete o leque com mais 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos no mesmo espaço. É exatamente igual o que já foi feito com o fio Maxcolor porém no avesso.

Tapete Max Luxo (28) Tapete Max Luxo (29) Tapete Max Luxo (30) Tapete Max Luxo (31)

13 – Observe que nesta volta logo após o leque será feito uma corrente de espaço e um bloquinho com 3 pontos altos no espaço de uma corrente que tem entre um leque e outro do quadradinho feito com o fio maxcolor. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete Max Luxo (32) Tapete Max Luxo (33) Tapete Max Luxo (35) Tapete Max Luxo (37)

14 – Faça mais 4 voltas com o fio Barroco Decore Luxo, contando com esta primeira que já está completa teremos 5 voltas, sempre fazendo leque nos cantos e bloquinhos com 3 pontos altos entre os bloquinhos da volta anterior, não tem segredo, mas como o fio barroco decore esconde os detalhes não vou mostrar volta por volta. Finalize com ponto baixíssimo ou com ajuda de uma agulha de tapeceiro, o motivo completo ficará igual ao apresentado na imagem abaixo, reserve.

Tapete max luxo (1) Tapete max luxo (2)

15 – Os próximos motivos são todos iguais porém sempre emendados na 5ª volta. Para auxiliar na emenda fiz um vídeo explicando como unir os motivos, veja o vídeo no link abaixo:

união-002

Veja algumas imagens do avesso,  apesar de ter os pelinhos não fica tão felpudo. As numerações estão na ordem que emendei os motivos.

20160707_135626 20160707_135654

Já o lado correto do tapete fica muito felpudo!

Tapete max luxo 2 (3) Tapete max luxo 2 (9)

16 – Aqui mais algumas imagens da emenda porém o vídeo detalhado você pode ver AQUI.

Tapete max luxo 2 (4) Tapete max luxo 2 (5) Tapete max luxo 2 (6)

17 – Para fazer um bico de acabamento vamos utilizar o fio barroco maxcolor, mesma cor que utilizamos no miolinho dos motivos. Não se esqueça, desta vez vamos trabalhar já no lado correto do tapete e não mais no avesso. Esta sugestão de acabamento deixa as bordas do tapete bem firme e sem ondulações. Logo após o canto do tapete, pule 2 pontos altos dos 3 que completam o leque e prenda com ponto baixo.

Tapete max luxo 3 (1) Tapete max luxo 3 (2)

18 – Faça ponto baixo no espaço de uma corrente e ponto baixo em cima do primeiro ponto alto do bloquinho. (lembre-se, os bloquinhos das laterais são formados por 3 pontos sempre com uma corrente de espaço)

Tapete max luxo 3 (3)

19 – Após fazer o ponto baixo em cima do primeiro ponto alto do bloquinho, faça 3 correntes, prenda com ponto baixo no pé da corrente formando um ponto picô.

Tapete max luxo 3 (4) Tapete max luxo 3 (5) Tapete max luxo 3 (6)

20 – Pule o segundo ponto alto de base (dos 3 que formam o bloquinho) e prenda com ponto baixo em cima do terceiro ponto alto de base.

Tapete max luxo 3 (7)

21 – Após prender com ponto baixo em cima do ponto alto faça ponto baixo na corrente de espaço e ponto baixo em cima do primeiro ponto alto do bloquinho seguinte…. Veja a imagem:

Tapete max luxo 3 (8)

22 – Veja que o ponto picô ficará sempre no meio do bloquinho, nos espaços entre um bloquinho e outro faremos apenas ponto baixo e introduzi a agulha para dividir o bloquinho para ver que os espaços continuam livres.

Tapete max luxo 3 (9)

23 – Chegando na emenda entre um motivo e outro, faça ponto baixo no último espaço do primeiro motivo, faça ponto picô e prenda com ponto baixo no primeiro espaço do segundo motivo.

Tapete max luxo 3 (10) Tapete max luxo 3 (12)

Veja que um ponto picô ficará na direção da emenda entre um motivo e outro.

Tapete max luxo 3 (13)

24 – Chegando no canto, faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes, faça o ponto picô e prenda com ponto baixo ainda no mesmo espaço, em seguida faça ponto baixo em cima do primeiro ponto alto dos 3 que completam o leque, faça ponto picô e ponto baixo no terceiro ponto alto dos 3 que completam o leque… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo em cima do primeiro ponto baixo.

Tapete max luxo 3 (14) Tapete max luxo 3 (15) Tapete max luxo 3 (16) Tapete max luxo 3 (17) Tapete max luxo 3 (18)

25 – Na segunda volta faremos bloquinhos com 3 pontos altos nos espaços entre um bloquinho e outro normalmente sempre com uma corrente de espaço, como fizemos a primeira volta já utilizando os espaços a próxima volta deixará o trabalho bem firme.  Após finalizar com ponto baixíssimo faça ponto baixo pegando dentro do primeiro espaço entre os bloquinhos do tapete e abraçando o ponto baixo que já está neste espaço.

Tapete max luxo 3 (19) Tapete max luxo 3 (20)

26 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos ainda no mesmo espaço. Faça uma corrente de espaço e faça bloquinho com 3 pontos altos no espaço seguinte…

Tapete max luxo 3 (21) Tapete max luxo 3 (22) Tapete max luxo 3 (23)

27 – Veja que o ponto picô ficará sempre na direção da corrente de espaço, ou seja, entre um ponto picô e outro faremos um bloquinho com 3 pontos altos.

Tapete max luxo 3 (24) Tapete max luxo 3 (25)

28 – Chegando no canto faça 3 pontos altos, duas correntes, pule o ponto picô e faça 3 pontos altos… na lateral faça apenas uma corrente de espaço entre um bloquinho e outro. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.

Tapete max luxo 3 (26) Tapete max luxo 3 (27) Tapete max luxo 3 (28) Tapete max luxo 3 (29) Tapete max luxo 3 (30)

29 – Última volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos do bloquinho e faça ponto baixíssimo na corrente de espaço também. Em seguida faça ponto baixo no mesmo espaço, duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e mais 2 pontos altos no mesmo espaço.

Tapete max luxo 3 (31) Tapete max luxo 3 (32)

30 – Faça duas correntes e em seguida faça 2 pontos altos utilizando o último ponto alto do passo anterior como alça, veja que apontei com a agulha.

Tapete max luxo 3 (33) Tapete max luxo 3 (34)

31 – Em seguida faça 3 pontos altos na base, no mesmo espaço entre os bloquinhos completando o “cogumelo”

Tapete max luxo 3 (35)

32 – Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo no espaço seguinte.

Tapete max luxo 3 (36)

33 – Também sem fazer espaço, enrole o fio na agulha e faça 3 pontos altos no próximo espaço e então repita o cogumelo, veja as imagens:

Tapete max luxo 3 (37) Tapete max luxo 3 (38) Tapete max luxo 3 (39) Tapete max luxo 3 (40) Tapete max luxo 3 (41) Tapete max luxo 3 (42) Tapete max luxo 3 (43) Tapete max luxo 3 (44) Tapete max luxo 3 (45)

34 – Chegando no canto o cogumelo ficará da seguinte forma:

Desta forma o “cogumelo” ficará maior e não vai ficar repuxando.

Tapete max luxo 3 (46) Tapete max luxo 3 (47) Tapete max luxo 3 (48) Tapete max luxo 3 (49) Tapete max luxo 3 (50)

35 – Agora só prender com ponto baixo no espaço seguinte e continuar por toda a volta. Se você fez as etapas anteriores corretamente os cantos ficarão certinhos, vai sempre coincidir de fazer o “cogumelo” nos cantinho do tapete.

Tapete max luxo 3 (51) Tapete max luxo 3 (52) Tapete max luxo 3 (53)

36 – Para finalizar faça ponto baixíssimo no alto da segunda corrente ou faça o acabamento com agulha de tapeceiro.

Tapete max luxo 3 (54) Tapete max luxo 3 (55)

37 – Se optar por fazer o acabamento com agulha de tapeceiro veja que o fio é passado primeiro no alto do segundo ponto alto do cogumelo, passa dentro do ponto baixo e no alto do primeiro ponto alto saindo com o fio na parte de trás do tapete. Conduza o fio para encontrar a outra ponta, amarre bem e corte as sobras.

Tapete max luxo 3 (56) Tapete max luxo 3 (57) Tapete max luxo 3 (58) Tapete max luxo 3 (59)

Aqui o tapete prontinho! Meu tapete ficou com 143 cm (um metro e quarenta e três centímetros) de comprimento e 50 cm (cinquenta centímetros) de largura. Excelente para colocar no pé de uma cama casal tamanho padrão.

Tapete max luxo 3 (60) Tapete max luxo 3 (61)

Tapete max luxo (1) Tapete max luxo (2)

Tapete max luxo (4) Tapete max luxo (7) Tapete max luxo (8) Tapete max luxo (9) Tapete max luxo (11) Tapete max luxo (12) Tapete max luxo (14) Tapete max luxo (16)

Chegamos ao final de mais um passo a passo, agradeço o carinho e espero que tenham gostado! Agradeço por utilizarem os botões de redes sociais para compartilhar.

Um forte abraço e até o próximo!

12 comentários em “Tapete Max Luxo – Passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. muito lindo!!! nunca trabalhei com o fio decore luxo,sempre tive medo de não dar certo o trabalho,mas depois que vir esse trabalho vou me aventurar com certeza.
    sou apaixonada por todos seus trabalhos e ja fiz alguns e farei mais….
    obrigada por compartilhar Deus lindos trabalhos que Deus abençoe vc sempre.

    1. Legal Maria, pode fazer seu tapete sem medo, vai dar certo e ficar maravilhoso. Muito obrigado pelo carinho!

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.