Este é o TAPETE MUSGO e estamos na terceira e última parte do passo a passo. Se você está procurando o início ou continuação do trabalho veja os links abaixo:
Você também pode fazer o download do gráfico, link no final da postagem. Aliás, este é apenas um dos muitos modelos que temos gráfico para download, se quiser ver todos CLIQUE AQUI e aproveite para aumentar sua coleção.
Se você optou por fazer o acabamento, vamos iniciar trabalhando na largura do tapete. Importante fazer exatamente igual estou iniciando já que no comprimento será diferente.
58 – Contando a partir do cantinho, pule 6 pontos de base e prenda com ponto baixo. Continue com mais 6 pontos baixo, contando com o que utilizamos para prender teremos 7 pontos baixos.
59 – Faça 4 correntes, pule 3 pontos de base e siga com 13 pontos baixos. (A próxima alça faremos diferente…)
60 – Novamente 4 correntes, pule 3 pontos de base e siga com 13 pontos baixos, faça 4 correntes, pule 4 pontos de base e siga com 13 pontos baixos.
61 – Faça 13 pontos baixos e as próximas alça na largura do tapete são sempre com 4 correntes e pulando 3 pontos de base… siga até chegar no cantinho e se fez tudo correto teremos os 13 pontos baixos chegando certinho no canto.
62 – Faça 4 correntes e vamos para trabalhar no comprimento do tapete, inicie com ponto baixo no primeiro ponto de base do comprimento e siga até completar 13 pontos. As alças são diferente…
63 – Faça 4 correntes, pule 2 pontos de base e siga com 13 pontos baixos. Desta vez você vai seguir fazendo alças com 4 correntes pulando 2 pontos de base e intercalado com 13 pontos baixos… apenas uma das alças faça com 4 correntes pulando 3 pontos de base. Então escolha fazer ela mais ou menos quando chegar na metade.
64 – Veja, apenas uma das alças no comprimento do tapete fiz pulando 3 pontos de base, todas as demais pulei apenas 2 pontos de base.
65 – Se fez tudo correto vai chegar no cantinho completando 13 pontos, agora só fazer 4 correntes e seguir para a outra lateral que forma a largura, lembre-se, na largura pule 3 pontos de base e em apenas uma alça pule 4 pontos 🙂
66 – Faça por toda a volta, complete o primeiro bloquinho de 13 pontos já que iniciamos no meio e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.
67 – Para iniciar a segunda volta faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo e siga com mais 4 pontos baixos. Observe que vai sobrar 2 pontos de base.
68 – Faça uma corrente de espaço e em seguida faça 3 pontos altos dentro da alça. Faça duas correntes de espaço e novamente 3 pontos altos no mesmo espaço formando um leque.
69 – Faça uma corrente de espaço, pule 2 pontos de base e faça 9 pontos baixos. Observe que vai sobrar 2 pontos de base.
70 – Siga repetindo até chegar no cantinho onde faremos diferente…
71 – Faça duas correntes de espaço, faça o leque normalmente no canto, faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e siga com 9 pontos baixos… Só seguir repetindo por toda a volta e apenas os leques do canto tem duas correntes de espaço antes e após os pontos baixos, as demais apenas uma corrente.
72 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na primeira corrente que fizemos para o primeiro ponto baixo.
73 – Para iniciar mais uma volta faça uma corrente e siga com mais 3 pontos baixos. Observe que vai sobrar apenas 1 ponto de base.
74 – Faça 3 correntes, 3 pontos altos dentro do leque. Duas correntes e complete o leque fazendo mais 3 pontos altos no mesmo espaço.
75 – Faça 3 correntes, pule 1 ponto de base e siga com 7 pontos baixos. Agora só seguir repetindo até chegar no canto onde faremos diferente.
76 – Chegando no cantinho faça 5 correntes antes do leque, faça o leque normalmente e faça 5 correntes novamente antes de continuar com 7 pontos baixos. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na corrente que forma o primeiro ponto baixo.
77 – Força nos dedinhos, faltam apenas 3 voltas! Após finalizar com ponto baixíssimo faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo e faça mais 1 ponto baixo. Observe que vão sobrar 2 pontos de base.
As próximas imagens aparece de cor diferente por eu ter fotografado a noite, peço desculpas, mas é a mesma peça!
78 – Sem fazer corrente de espaço vamos seguir com 4 pontos altos na alça antes do leque.
79 – Faça uma corrente de espaço e faça leque dentro do leque.
80 – Faça uma corrente de espaço, 4 pontos altos na alça e sem corrente de espaço pule 2 pontos de base e siga com 3 pontos baixos.
81 – Agora só seguir repetindo e no cantinho faremos diferente.
82 – Chegando no canto faça 7 pontos altos, uma corrente de espaço e faça o leque normalmente com 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos.
83 – Faça uma corrente de espaço e faça novamente 7 pontos altos.
84 – Sem fazer corrente de espaço pule 2 pontos de base e siga com 3 pontos baixos. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na corrente que forma o primeiro ponto baixo.
85 – Após finalizar com ponto baixo faça 8 correntes (a primeira corrente vai servir como ponto baixo, as outras 7 como alça) Faça o leque normalmente com 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos.
86 – Faça 7 correntes e prenda com ponto baixo no ponto baixo do meio.
87 – Siga repetindo até chegar no canto onde faremos diferente.
88 – Chegando no canto faça 10 correntes, faça o leque normalmente, faça 10 correntes e prenda com ponto baixo no ponto do meio… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na primeira corrente das 8 que fizemos no início da volta.
89 – Siga com ponto baixíssimo por mais duas correntes e em seguida faça ponto baixo abraçando a alça.
90 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 6 pontos altos.
91 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé das correntes formando um ponto picô.
92 – Sem fazer corrente de espaço, faça 3 pontos altos dentro do leque.
93 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no pé das correntes formando um ponto picô maior.
94 – Complete o leque fazendo mais 3 pontos altos dentro do leque.
95 – Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo no pé das correntes formando um ponto picô menor, sem fazer corrente de espaço siga com 7 pontos altos na alça a frente.
96 – Ainda sem fazer corrente vamos seguir para a laça seguinte e fazer 7 pontos altos… agora só seguir repetindo e faremos diferente no canto.
97 – Chegando no cantinho a única diferença é que faremos 12 pontos altos na alça, os pontos picôs permanecem iguais… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou com ajuda de agulha de tapeceiro.
98 – Se optar por finalizar com agulha de tapeceiro, após o último ponto alto alongue o fio e corte.
99 – Com o fio já na agulha, passe o fio de trás para frente em cima do segundo ponto alto. Lembre-se que o primeiro é formado por correntes e estamos pulando ele.
100 – Passe o fio dentro do último ponto alto, passe por dentro da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto saindo na parte de trás do trabalho.
101 – Com o fio já na parte de trás basta seguir com ele até a ponta de fio que iniciamos, amarrar bem e esconder parte dos fios antes de cortar a sobra.
Finalmente nosso tapete pronto!
O Tapete Musgo é uma ótima opção para quarto ou sala. Ele fica com um excelente tamanho gastando pouco fio.
Espero que tenham gostado de mais este passo a passo. Agradeço por compartilharem e não se esqueçam de deixar sua opinião! Ficarei feliz em ler seu comentário 🙂
Forte abraço,
Samuel Ramos
–
Samuel, boa tarde!!!
Como você faz para deixar os pontos alinhadinhos e certinhos? Os meus são feitos normalmente, porém, nos tapetes quadrados ou retangulares, as bordas ficam esquisitas. Tem alguma dica para melhorar este aspecto de “torto” nas bordas? O seu fica certinho, bem RETO!!!
Obrigada desde já!
Abraços.
Oi Bruna, bem… Sempre que for finalizar ou iniciar uma carreira tome o cuidado de olhar se o ponto está da mesma altura dos pontos que vinha fazendo no meio do tapete. Outra coisa que faço em meus tapetes são voltas com pontos baixos antes no final. Mesmo se for fazer bico de acabamento como é no caso deste modelo faço as duas voltas… pode ser isso. 🙂 Grande beijo.
Gostaria de receber o gráfico desse lindo tapete Musgo.Parabéns…é lindo
Oi Teodomira, tem o link no final do passo a passo. Dá uma olhadinha que tem parte 1 parte 2 e GRÁFICO
só clicar la que faz o download