Tapete para banheiro passo a passo | Croche.com.br

Tapete para banheiro passo a passo

Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar o tapete para banheiro em crochê para colocar no pé do aparelho sanitário. Espero que consigam compreender bem e para isso fotografei em detalhes cada passo.

Materiais:

Vou continuar exatamente onde parei com o passo a passo da flor catavento para que possam dar continuidade em seu trabalho.
IMG_4568 IMG_4569
No passo a passo havia parado com uma fotografia semelhante a esta abaixo
IMG_4570
Após amarrar o barbante e fazer a primeira volta de alças na flor, fiz os seguintes pontos:
1ª alça: prendi com 1 ponto baixo
2 Correntes
2 Pontos alto
2 Correntes
3 Pontos alto
formando então o leque visto na imagem acima:
Fiz uma correntinha para seguir então na segunda alça.
2ª alça: 3 pontos alto, 1 corrente.
3ª alça: 3 pontos alto
2 correntes
3 pontos alto
1 corrente de espaço para irmos então para a quarta alça, antes veja na foto abaixo o lado avesso como ficou.
IMG_4571
4ª alça: 3 pontos alto, uma correntinha de espaço
5ª alça: 3 pontos alto, 2 correntes, 3 pontos alto, uma correntinha de espaço
6ª alça: 3 pontos alto, uma correntinha de espaço
7ª alça: 3 pontos alto, 2 correntes, 3 pontos alto, uma correntinha de espaço
8ª alça: 3 pontos alto, uma correntinha de espaço e prende com ponto baixíssimo no alto da segunda correntinha do nosso primeiro leque. Veja na imagem abaixo que temos então um quadradinho que também é conhecido como square.
IMG_4572 IMG_4573
Após preder com ponto baixo, precisamos “caminhar” com o barbante até as duas correntinhas de intervalo do leque. Para isso faça ponto baixíssimo pegando os dois fios dos pontos alto até chegar ao espaço e prenda com ponto baixo. Veja a sequência abaixo.
IMG_4574 IMG_4575
Para iniciar a segunda volta faça novamente 2 correntes, isso significa um ponto alto. Faça então mais 2 pontos alto e duas correntes de intervalo, veja as imagens abaixo.
IMG_4576 IMG_4577 IMG_4578
Vale lembrar que apenas nos cantos que são formados por leques faremos duas correntes de separação, no meio do trabalho faça apenas uma correntinha de intervalo e trabalhe 3 pontos altos nos intervalos da volta anterior, confira como fica:
IMG_4579 IMG_4580
Chegando no canto novamente repita o mesmo procedimento do leque e complete a volta.
IMG_4581 IMG_4582
Novamente prenda com ponto baixíssimo, e vá fazendo ponto baixíssimo encima dos pontos alto até chegar novamente no intervalo do leque seguinte para iniciar a terceira volta.
IMG_4583 IMG_4584 IMG_4585
A terceira volta você repete os mesmos passos anteriores e ao chegar no final corte o barbante e arremate.
IMG_4586 IMG_4587 IMG_4588 IMG_4589
Repita o procedimento com a segunda flor, porem ao terminar a primeira lateral da terceira volta vamos emendar com o quadradinho/square da primeira flor. Veja que trabalhei uma lateral completa, sendo que no canto seguinte fiz apenas metade do leque:
3 pontos alto, 1 corrente
Então vamos prender com ponto baixo no quadradinho da primeira flor: Veja a sequência de imagens abaixo.
IMG_4590 IMG_4591 IMG_4592 IMG_4593 IMG_4594
Veja como ficou: após prender com ponto baixo, faço novamente 3 pontos alto completando o leque no quadradinho da segunda flor.
IMG_4596
Agora não faremos uma correntinha de intervalo, prenda diretamente com ponto baixo no intervalo do quadradinho da primeira flor. Veja que estou apontando com a agulha onde você vai prender.
IMG_4597 IMG_4598
Após prender ficará  como na imagem abaixo. Em seguida vamos repetindo este procedimento:
3 pontos alto no quadradinho da segunda flor e prende com ponto baixo no quadradinho da primeira flor, relembrando… não faça correntinha, o ponto baixo vai dar este mesmo espaço que precisamos. Veja a sequência abaixo.
IMG_4599 IMG_4600 IMG_4601
Chegamos então no canto do quadradinho da segunda flor.
Faça 3 pontos alto, prenda com ponto baixo no meio do leque da primeira flor.
IMG_4602 IMG_4603
Após prender faça:
1 corrente de separação e 3 pontos alto completando então o leque.
IMG_4604 IMG_4605 IMG_4606
A seguir continue normalmente como nos passos anteriores para completar o quadradinho desta segunda flor. Veja que os dois quadradinhos ficaram unidos para que possamos continuar nosso trabalho.
IMG_4607
Agora vamos trabalhar duas outras duas voltas e desta vez nos dos quadrados unidos.
IMG_4608
Repita o mesmo procedimento já demonstrado para iniciar a volta.
IMG_4609
Veja que faremos igual trabalhamos em volta de uma flor, como estão unidas veremos como fica na emenda.
IMG_4610 IMG_4611
Nossos quadradinhos foram unidos exatamente nos cantos certo? Agora eles ficaram no meio do nosso trabalho, para continuar normalmente faça 3 pontos alto no canto do primeiro quadradinho, uma correntinha de espaço e 3 pontos alto no canto do segundo quadradinho. Veja nas imagens abaixo.
IMG_4612 IMG_4613
Aqui a imagem bem aproximada.
IMG_4614
Veja que nosso retângulo está ficando perfeito! Você pode até achar que na emenda não está muito coerente com o restante, mas  não se preocupe.
IMG_4615 IMG_4616
Terminando a volta inicie então a segunda volta neste retângulo.
IMG_4617 IMG_4619
Veja que desta vez a “incoerência” da primeira volta já não aparece mais!
IMG_4620 IMG_4621
Completou a segunda volta? Ótimo! Só que agora não faça ponto baixo até o meio do leque.
IMG_4623
Prenda com ponto baixíssimo e suba com 2 correntes
IMG_4624 IMG_4625
Agora trabalhe com ponto alto encima dos dois pontos alto da carreira anterior.
IMG_4626
Dentro do leque faremos apenas 2 pontos alto, duas correntes de separação e 2 pontos altos. Veja nas imagens abaixo:
IMG_4627 IMG_4628 IMG_4629 IMG_4630
Feito isso vamos seguir trabalhando com ponto alto encima dos pontos da carreira anterior. Lembre-se de pegar as duas linhas de cima do ponto para que fique sempre bem firme.
IMG_4631
Nos intervalos de uma corrente da carreira anterior faça apenas 1 ponto alto.
IMG_4632
Continue então toda a volta em ponto alto para que termine a volta toda fechada. vale lembrar que nos cantos não será trabalhado como nas voltas anteriores, daqui em diante faremos 2 pontos alto, 2 correntes e 2 pontos alto nos cantos.
IMG_4633 IMG_4634
Terminando esta volta toda fechada, prenda com ponto baixíssimo no alto da segunda correntinha onde iniciamos a volta.
IMG_4635 IMG_4636
Novamente suba com 2 correntes para iniciarmos mais uma volta.
IMG_4637
Desta vez faremos intervalos, subimos com duas correntes, faça então mais 2 pontos altos encima dos pontos da carreira anterior (totalizando 3 contando com as correntinhas que subimos) e faça uma correntinha de espaço. Veja na imagem abaixo.
IMG_4638
Pule um ponto da carreira anterior e faça 1 ponto alto, veja que chegamos no canto.
IMG_4639
Faça então 2 potos alto dentro do cantinho, duas correntes e mais 2 pontos alto, veja abaixo. Aqui vale uma observação, como vamos trabalhar sempre 3 pontos alto e um intervalo de uma correntinha, veja que nos cantos também temos 3 pontos alto juntos!
IMG_4640 IMG_4641
Encima do primeiro ponto alto desta lateral da volta anterior, faça 1 ponto alto. Faça uma corrente de separação, pule um ponto de base e faça novamente 3 pontos alto.
IMG_4642
Segue então este mesmo padrão durante toda a volta.
IMG_4643 IMG_4644 IMG_4645 IMG_4646
Ao completar a volta, não prenda com ponto baixo, faça uma correntinha, puxe o barbante, corte e faça o arremate com a agulha de tapeceiro. Caso você não tenha agulha de tapeceiro não tem problema, neste caso prenda com ponto baixo e faça o arremate de forma que não fique aparente.
IMG_4647 IMG_4648 IMG_4649 IMG_4650
Veja como faço este arremate.
IMG_4651 IMG_4652 IMG_4653 IMG_4654 IMG_4655 IMG_4656 IMG_4657 IMG_4658
Agora vamos trabalhar uma volta com o vermelho. Se você está trabalhando com outras cores, faça esta volta com a mesma cor que utilizou na flor. Assim vamos manter uma coerência deixando o trabalho bem padronizado.
Eu não amarro o barbante, apenas puxo ele com a agulha fazendo uma argolinha e prendo com ponto baixo encima de um ponto alto da volta anterior.
IMG_4659 IMG_4661
Agora faça mais duas correntes entrelaçando a ponta do barbante. Caso sinta dificuldade, marre o barbante e continue normalmente.
IMG_4662 IMG_4663 IMG_4664
Esta volta com o barbante vermelho é feita toda de ponto alto como já vimos anteriormente, repita o mesmo procedimento. Não se esqueça dos cantos, isso é importante para que o trabalho fique realmente com linhas retas. veja a sequência abaixo.
IMG_4665 IMG_4666 IMG_4667
Completando a volta, minha boa e velha agulha de tapeceiro entra em cena novamente para fazer o acabamento.
IMG_4669 IMG_4670
Inicie novamente com o barbante branco. É interessante iniciar neste mesmo local, assim não vamos precisar cortar o barbante para fazer a aba do tapete futuramente.
IMG_4671 IMG_4673
Agora faremos voltas intercaladas, uma com intervalos e outra toda fechada até completar 6 voltas.
IMG_4674 IMG_4675
Completando 6 voltas, veja que terminamos com uma volta toda fechada. Se fossemos fazer o tapete da pia, aqui faríamos mais uma volta, o arremate e acabamento, mas não faça o arremate ainda.
IMG_4681
Prenda com ponto baixíssimo, faça duas correntes como fizemos em todas as votas anteriores, porém desta vez vamos trabalhar uma aba do tapete. Para isso inicie uma volta com intervalos porem faremos somente até o canto.
IMG_4682 IMG_4683 IMG_4684 IMG_4685
Chegando no canto, faça duas correntes e vire o trabalho no avesso.
IMG_4686 IMG_4687
Com o trabalho no avesso vamos voltar encima deste pedacinho com ponto alto encima de ponto alto e nos intervalos também somente um ponto alto.
IMG_4688
Chegando novamente onde iniciamos, faça duas correntes, vire novamente o trabalho e vamos trabalhar carreira com intervalos. As próximas carreiras serão assim, repetindo até atingir 9 carreira terminando pelo avesso e com carreira fechada. Não arremate ainda.
 IMG_4689 IMG_4690 IMG_4691 IMG_4692 IMG_4693
Faça uma correntinha, e vamos trabalhar com ponto baixo, veja as imagens seguintes antes de prosseguir para entender.
IMG_4694
Veja que o trabalho está do lado avesso e estou descendo com ponto baixo, sendo um no inicio, um no meio e outro no final de cada ponto alto.
IMG_4695 IMG_4696 IMG_4697 IMG_4698 IMG_4699
Veja que continuei fazendo ponto baixo, mas não vá até o final, faça apenas até que ultrapasse 9 grupinhos de pontos altos da volta de intervalos, vai ficar faltando 6 grupinhos pra chegar no final, clique na imagem pra você entender. vamos trabalhar a segunda aba do tapete e precisamos que fique exatamente com a mesma largura da anterior.
IMG_4700
Veja que chegando na mesma direção do ponto alto que expliquei, pare de fazer ponto baixo e faça duas correntes, e nos dois pontos de base seguintes faça mais dois pontos alto. Veja as imagens abaixo.
IMG_4701 IMG_4702 IMG_4703
Agora trabalhe até chegar no cantinho, faça duas correntinhas, vire o trabalho e volte… repetindo o mesmo procedimento já visto anteriormente para fazer esta aba igualzinha a anterior.
IMG_4704 IMG_4705
Ao completar 10 carreiras, estaremos com o trabalho no lado direito, frente das flores, então vamos descer com ponto baixo até o ponto que paramos da outra vez.
IMG_4706 IMG_4707 IMG_4708 IMG_4709 IMG_4710
chegando no pé desta aba vamos encontrar onde paramos de fazer ponto baixo anteriormente, então puxe o barbante, corte e faça o arremate.
IMG_4711 IMG_4712 IMG_4713 IMG_4714 IMG_4715 IMG_4716
Agora pelo lado direito do tapete (flores viradas pra cima)
Amarre o barbante branco no inicio da aba do lado esquerdo.
IMG_4718
Vamos fazer uma volta completa com intervalos como você pode conferir nas imagens abaixo.
3 pontos alto,
uma corrente de separação,
pula uma ponto de base
3 pontos alto, segue…
IMG_4719 IMG_4720
Ao chegar no canto, faça duas correntes e 1 ponto alto no mesmo lugar do ultimo ponto alto, confira.
IMG_4721
Logo em seguida, faça 1 ponto alto pegando no meio do ponto que está atravessado e outro no pé dele formando então 3 pontos alto na lateral também.
faça duas correntinhas de intervalo, porem preste atenção que faremos isso apenas na aba. Isso porque os pontos estão na horizontal e as duas correntes farão com que fiquem do mesmo comprimento não deixando seu tapete encolhido.
IMG_4723
Ao chegar onde iniciamos a aba, veja que fiz 1 ponto alto no pé do ponto alto que está atravessado,
1 ponto alto no meio do intervalo.
1 ponto alto no primeiro ponto alto seguinte. Veja nas imagens.
IMG_4725 IMG_4727
Agora vamos continuar normalmente e somente com uma correntinha de separação.
Feito a corrente, pula um ponto de base e faça 3 pontos alto encima dos pontos da carreira anterior. Só faremos duas correntes de separação quando chegar na aba do outro lado.
IMG_4728 IMG_4729 IMG_4730 IMG_4731 IMG_4732 IMG_4733
Chegando na aba do outro lado do tapete, teremos feito um ponto alto no ultimo ponto alto que está “em pé” antes da aba, um ponto alto no intervalo e 1 ponto alto no pé do ponto alto que está na horizontal.
Faça duas correntes de separação e segue como feito na aba anterior.
IMG_4734 IMG_4735 IMG_4736 IMG_4737
Ao chegar no canto novamente, faça duas correntes e um ponto alto no pé do ultimo ponto alto feito deste lado, mais 2 pontos alto nos pontos seguintes, uma corrente de separação e siga normalmente até o próximo canto.
IMG_4738 IMG_4739 IMG_4742
Chegando no final desta aba, faça uma correntinha e um ponto baixo no meio dele descendo, puxe o barbante e corte para fazer o arremate, veja:
IMG_4743 IMG_4744 IMG_4745 IMG_4746 IMG_4747
Agora para fazer o acabamento inicie novamente com o vermelho, não se esqueça de trabalhar com o tapete pelo lado direito (flores viradas pra cima)
IMG_4748
Prende com ponto baixo e faça uma correntinha.
IMG_4749
No primeiro intervalo faça 3 pontos alto e duas correntes. No ultimo ponto alto faremos mais dois pontos atravessados, veja nas imagens.
As duas correntes equivalem a 1 ponto alto, então faremos mais 2 pegando o ultimo ponto alto do intervalo.
IMG_4750 IMG_4751
Feito isso faremos mais 3 pontos alto no mesmo intervalo.
Relembrando:
3 pontos alto,
2 correntes,
2 pontos alto atravessado
3 pontos alto no mesmo intervalo.
veja:
IMG_4752
No próximo intervalo prenda com ponto baixo. Não faça corrente de separação, vá direto pro outro intervalo trabalhar mais um leque igual o anterior, veja:
IMG_4753 IMG_4754
Veja que estou apontando exatamente onde faremos os 2 pontos alto atravessado.
IMG_4755
IMG_4756 IMG_4757
Continuando assim, prendemos com ponto baixo e agora pra fazer o leque do canto faremos uma corrente de separação antes, assim o cantinho não ficará repuxando.
IMG_4758 IMG_4759 IMG_4760 IMG_4761 IMG_4762
Segue trabalhando um leque em um intervalo e prendendo com ponto baixo no outro, no canto faça uma corrente antes do leque pra não repuxar.
Agora na frente do tapete faremos uma modificação bem no meio dele.
Veja, ao fazer 5 leques não prenda com ponto baixo, pule um intervalo sem prender e faça o próximo leque direto encima do ponto alto do meio, em seguida pule um intervalo novamente sem prender e faça outro leque no intervalo seguinte, veja:
IMG_4763 IMG_4764
Após isso siga normalmente, como fizemos esse “truque” o canto ficará certinho igual o anterior.
IMG_4765 IMG_4766
Veja
IMG_4767
Siga normalmente até terminar a próxima aba.
IMG_4768 IMG_4769 IMG_4770
Agora na parte de dentro vamos trabalhar com ponto baixo, siga fazendo ponto baixo encima dos pontos feitos anteriormente com o barbante branco.
IMG_4771
No cantinho de dentro não faça ponto baixo naquele que fica bem na quina (que estou apontando com a agulha) Este é mais um truque pra que a aba não fique abrindo la nas pontas.
IMG_4772 IMG_4773
Chegando onde iniciamos, corte o barbante e faça o arremate com a agulha de tapeceiro ou ao seu modo.
 IMG_4774IMG_4775 IMG_4776 IMG_4777 IMG_4778
Pronto! Se você seguiu todos os passos e conseguiu entender seu tapete ficará assim:
IMG_4786
Se você não conseguiu não se preocupe, utilize os comentários abaixo pra deixar sua pergunta que responderemos assim que possível. Você ponde entrar em contato também enviando um email para crochetapetes@gmail.com ou em nossa página no facebook. Se conseguir fotografar a parte que não está conseguindo mande a imagem e teremos o maior prazer em ajudar você.

28 comentários em “Tapete para banheiro passo a passo

  1. Eu fiz o tapete oval com a flor catavento, e queria muito fazer o jogo completo de banheiro, mais não estou conseguindo achar a capa do vaso e o tapete que vai no chão em volta do vaso obrigada

    1. Infelizmente ainda não temos o passo a passo das outras peças, assim que possível estará disponível.

  2. Maravilhoso…….eu adoro crochê, e com esses paps,ficou melhor ainda confeccionar peças grandes….vou fazer esse,gostaria do restante do jogo,já tem disponível?
    Eu fiz o jogo camélia ficou divino… :)