Tapete Ponto Estrela passo a passo

Neste passo a passo você vai aprender a confeccionar um lindo tapete utilizando apenas 1 novelo de Barroco Maxcolor (400g/452 metros). Quem trabalha com este fio com certeza sabe que a qualidade é indiscutível. É mais durável  e possui cores vibrantes deixando agregando ainda mais valor em nossas peças. Ah, você notou que eu chamei o Barroco Maxcolor de fio e não de barbante? Isso mesmo! Barroco Maxcolor é 100% algodão e por não conter nenhum outro tipo de fibra em sua composição ele é extremamente macio.

tapete-ponto-estrela

O que eu quero mesmo mostrar é que ele vale cada centavo investido, como dito anteriormente com apenas um novelo faremos uma peça medindo 70 x 47 e você pode ver que ainda deixei uma pequena sobra, então mesmo que seus pontos sejam um pouco mais soltos pode fazer sem medo.

Um trabalho fácil, rápido e econômico para ajudar você reforçar seu orçamento. Para saber em média o valor de venda desta peça temos um artigo aqui no blog que será útil, veja AQUI.

 Tapete ponto estrela (2)

 

 

 

 

 

 

Criação e execução: Samuel Ramos

ATENÇÃO: Criação exclusiva para o site croche.com.br – Não autorizo cópia para PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.

MATERIAIS

O tapete Ponto Estrela é bem simples, mas o efeito da combinação de pontos dá um toque muito elegante a este tapete. Se quiser fazer uma passadeira basta continuar a peça antes do acabamento… Outra sugestão é fazer uma peça maior e duas com estas medidas para compor um jogo de tapetes para cozinha. 

01 – Inicie com 51 correntes, volte na 4ª corrente contando da agulha para trás e faça ponto alto. Desta forma já teremos então 2 pontos altos contando com as correntes que fizemos para virar.

Tapete barroco maxcolor estrelinha (2) Tapete barroco maxcolor estrelinha (3) Tapete barroco maxcolor estrelinha (4)

02 – Continue fazendo ponto alto em todas as correntes e ao final teremos então 49 pontos altos.

Tapete barroco maxcolor estrelinha (5) Tapete barroco maxcolor estrelinha (6) Tapete barroco maxcolor estrelinha (6)1

03 – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça mais 3 pontos altos para então começarmos a trabalhar as estrelas.

Tapete barroco maxcolor estrelinha (7) Tapete barroco maxcolor estrelinha (8)

04 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vamos apenas iniciar um ponto alto no pé das duas correntes…

Tapete barroco maxcolor estrelinha (9) Tapete barroco maxcolor estrelinha (10) Tapete barroco maxcolor estrelinha (11)

05 – Introduza a agulha, puxe o fio e passe apenas uma vez para fazer a primeira fase do ponto alto ficando então com duas laçadas na agulha. (uma que ficou ao fazer as correntes e a outra que seria para concluir o ponto alto, observe a segunda imagem…)

Tapete barroco maxcolor estrelinha (12) Tapete barroco maxcolor estrelinha (13)

06 – Enrole o fio na agulha novamente e vamos iniciar outro ponto alto só que desta vez no pé do quarto ponto alto como mostra a segunda imagem… Veja que é no mesmo ponto de base onde já está o último ponto alto que fizemos ao virar… Novamente faça apenas a primeira fase do ponto alto e ficará com 3 laçadas na agulha. Enrole o fio novamente e no mesmo espaço inicie mais 1 ponto alto ficando então com 4 laçadas na agulha.

Tapete barroco maxcolor estrelinha (14) Tapete barroco maxcolor estrelinha (15) Tapete barroco maxcolor estrelinha (16) Tapete barroco maxcolor estrelinha (17) Tapete barroco maxcolor estrelinha (18)

07 – Enrole o fio na agulha, pule 2 pontos de base e inicie mais 2 pontos altos ficando então com 6 laçadas na agulha sem ter terminado os pontos altos…

Tapete barroco maxcolor estrelinha (19) Tapete barroco maxcolor estrelinha (20)

08 – Lace o fio e passe por todos os pontos de uma só vez e em seguida prenda com ponto baixíssimo. (é como fazer uma correntinha) Veja que vai formar “meia estrela”

Tapete barroco maxcolor estrelinha (21) Tapete barroco maxcolor estrelinha (22) Tapete barroco maxcolor estrelinha (23) Tapete barroco maxcolor estrelinha (24)

09 – Em seguida vamos repetir os mesmos passos para fazer outra “meia estrela”… Após prender os pontos com o ponto baixíssimo, faça duas correntes, enrole o fio na agulha e faça novamente a primeira fase de 1 ponto alto pegando o ponto baixíssimo como base.

Tapete barroco maxcolor estrelinha (25) Tapete barroco maxcolor estrelinha (26) Tapete barroco maxcolor estrelinha (27)

10 – Em seguida inicie mais 2 no mesmo ponto de base que foram feitos os últimos pontos do passo número 7 e que estou indicando com a agulha de costura na primeira imagem… Vai ficar com 4 laçadas na agulha…

Tapete barroco maxcolor estrelinha (28) Tapete barroco maxcolor estrelinha (29)

11 – Enrole o fio na agulha, pule 2 pontos de base e inicie mais 2 pontos altos ficando então com 6 laçadas… Lace o fio e passe por todos eles e prenda com ponto baixíssimo.

Tapete barroco maxcolor estrelinha (30) Tapete barroco maxcolor estrelinha (31) Tapete barroco maxcolor estrelinha (32) Tapete barroco maxcolor estrelinha (33) Tapete barroco maxcolor estrelinha (34) Tapete barroco maxcolor estrelinha (35)

12 – Agora basta seguir repetindo por toda a base até que fique sobrando apenas 3 pontos altos de base. O último grupo de pontos não será finalizado com ponto baixíssimo… Veja que logo após passar o fio em todos os pontos ao invés de finaliza com ponto baixíssimo, enrole o fio na agulha e faça 1 ponto alto no mesmo ponto de base como mostram as imagens… (o último ponto alto de base na verdade é formado por correntes que fizemos ao virar…)

Tapete estrelinha (1) Tapete estrelinha (2) Tapete estrelinha (3)

13 – Faça então mais 3 pontos altos completando então a lateral que vai ficar igual o início desta carreira.

Tapete estrelinha (4)

14 – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça mais 3 pontos altos completando então os 4 pontos altos da lateral. Observe que o 4º ponto alto fica dentro da “meia estrela”.

Tapete estrelinha (5) Tapete estrelinha (6) Tapete estrelinha (7)

15 – Para fazer a primeira “meia estrela” da segunda carreira inicie com duas correntes, faça a primeira fase de 1 ponto alto pegando no pé das correntes…

Tapete estrelinha (8) Tapete estrelinha (9) Tapete estrelinha (10)

Faça a primeira fase de mais 2 pontos altos no pé do 4ª ponto alto….

Tapete estrelinha (11)

E o início de mais 2 pontos altos no mesmo ponto baixíssimo da penúltima “meia estrela” da carreira anterior. Em seguida prenda com ponto baixíssimo… Todas as vezes que virar faça desta forma.

Tapete estrelinha (12) Tapete estrelinha (13) Tapete estrelinha (13) Tapete estrelinha (14) Tapete estrelinha (15)

16 – Agora basta seguir repetindo. Para a segunda meia estrela da segunda carreira… Faça duas correntes, inicie o ponto alto no ponto baixíssimo que prendeu a primeira… mais 2 no mesmo ponto baixíssimo que fez os 2 últimos da “meia estrela” anterior e mais 2 no ponto baixíssimo da “meia estrela” seguinte… Veja que apontei com a agulha de mão para facilitar.

Tapete estrelinha (16) Tapete estrelinha (17) Tapete estrelinha (18) Tapete estrelinha (19) Tapete estrelinha (20) Tapete estrelinha (21) Tapete estrelinha (22) Tapete estrelinha (23)

17 – A última “meia estrela” da carreira fica em cima do 4ª ponto alto da carreira anterior… ao invés de prender com ponto baixíssimo faça o ponto alto no mesmo ponto de base, complete a carreira com mais 3 pontos altos. (é normal a lateral ficar mais baixa que o meio do tapete, parece ficar repuxando porque na verdade os pontos ficam altos no meio… mas a última carreira será com pontos altos igual a primeira e então vai alinhar novamente).

Tapete barroco maxcolor estrelinha (75)Tapete barroco maxcolor estrelinha (63)

18 – Agora basta seguir repetindo em carreiras de ida e volta até completar 34 carreiras já contando com a primeira que fizemos com pontos altos. Se quiser fazer o tapete maior basta repetir a quantidade de carreiras necessárias e depois fazer a finalização que vamos ver mais adiante.

Tapete barroco maxcolor estrelinha (64) Tapete barroco maxcolor estrelinha (65) Tapete barroco maxcolor estrelinha (66) Tapete barroco maxcolor estrelinha (67) Tapete barroco maxcolor estrelinha (68) Tapete barroco maxcolor estrelinha (69) Tapete barroco maxcolor estrelinha (70) Tapete barroco maxcolor estrelinha (71)

19 – Finalize a 34ª carreiras normalmente como as anteriores… Em seguida faça duas correntes, vire o trabalho e volte com ponto alto em cima de ponto alto…

Tapete barroco maxcolor estrelinha (72) Tapete barroco maxcolor estrelinha (73) Tapete barroco maxcolor estrelinha (74) Tapete barroco maxcolor estrelinha (75) Tapete barroco maxcolor estrelinha (76) Tapete barroco maxcolor estrelinha (77)

20 – Agora ao invés de fazer novamente meia estrela vamos continuar com ponto alto… Observe que tem sempre 1 ponto alto deitado entre o arremate de meia estrela e outra… Em cada um destes pontos altos faça 2 pontos altos…

Tapete barroco maxcolor estrelinha (85) Tapete barroco maxcolor estrelinha (82) Tapete barroco maxcolor estrelinha (83)

21 – Faça 1 ponto alto no ponto baixíssimo que finaliza a “meia estrela” da carreira anterior… Siga por toda a carreira fazendo pontos altos e teremos um total de 49 pontos altos igual a primeira carreira do tapete.

Tapete barroco maxcolor estrelinha (84)  Tapete barroco maxcolor estrelinha (86) Tapete barroco maxcolor estrelinha (87) Tapete barroco maxcolor estrelinha (88)

22 – Após finalizar a 35ª carreira vamos fazer duas voltas em todo o trabalho. Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e faça 1 ponto alto no mesmo ponto de base. Contando com as correntes teremos 2 pontos altos.

Tapete barroco maxcolor estrelinha (89) Tapete barroco maxcolor estrelinha (92)

23 – Faça duas correntes e mais 2 pontos altos no mesmo ponto de base formando um leque.

Tapete barroco maxcolor estrelinha (93) Tapete barroco maxcolor estrelinha (94)

24 – Agora siga na lateral do tapete fazendo pontos altos. Observe que tem sempre 1 ponto alto para cada carreira que foi feita no tapete. Após o leque faça 1 ponto alto no meio do ponto alto da última carreira como apontado na primeira imagem e outro no pé do ponto alto como apontado na segunda imagem…

Tapete barroco maxcolor estrelinha (95) Tapete barroco maxcolor estrelinha (96)

25 – Siga por toda a lateral do tapete… Veja que sinalizei com pontinhos e para cada carreira teremos então 3 pontos altos na lateral… Faça até chegar no canto seguinte.

Tapete barroco maxcolor estrelinha (98) Tapete barroco maxcolor estrelinha (99) Tapete barroco maxcolor estrelinha (100) Tapete barroco maxcolor estrelinha (101) Tapete barroco maxcolor estrelinha (102) Tapete barroco maxcolor estrelinha (103) Tapete barroco maxcolor estrelinha (104)

26 – No canto faça 2 pontos altos juntos, duas correntes e novamente 2 pontos altos no mesmo espaço.

Tapete barroco maxcolor estrelinha (105) Tapete barroco maxcolor estrelinha (106)

27 – Siga então trabalhando ponto alto em cima de ponto alto nas outras laterais do tapete sempre fazendo o leque nos cantos… Finalize a volta com ponto baixíssimo e siga com ponto baixíssimo em cima do ponto alto seguinte e faça ponto baixo no meio do leque.

Tapete barroco maxcolor estrelinha (107) Tapete barroco maxcolor estrelinha (108)

28 – Para fazer mais uma volta faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto no mesmo espaço. Faça duas correntes de espaço e novamente 2 pontos altos ainda no mesmo espaço formando um leque.

Tapete barroco maxcolor estrelinha (109) Tapete barroco maxcolor estrelinha (110) Tapete barroco maxcolor estrelinha (111)

29 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto por toda a lateral, nos cantos faça sempre 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos… Finalize a volta com ponto baixíssimo e siga com ponto baixíssimo no próximo ponto alto e ponto baixo no meio do leque.

Tapete barroco maxcolor estrelinha (112) Tapete barroco maxcolor estrelinha (113) Tapete barroco maxcolor estrelinha (114)

ACABAMENTO

30 – Faça 5 correntes, volte na terceira corrente e faça ponto baixo formando um ponto picô. Em seguida faça ponto alto dentro do leque…

Tapete barroco maxcolor estrelinha (115) Tapete barroco maxcolor estrelinha (116) Tapete barroco maxcolor estrelinha (117) Tapete barroco maxcolor estrelinha (118)

31 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé da primeira corrente formando outro ponto picô… Novamente ponto alto… Faça desta maneira até que fique com um total de 5 pontos altos e 4 pontos picôs como apresentado nas imagens.

Tapete barroco maxcolor estrelinha (119) Tapete barroco maxcolor estrelinha (120) Tapete barroco maxcolor estrelinha (121) Tapete barroco maxcolor estrelinha (122) Tapete barroco maxcolor estrelinha (123) Tapete barroco maxcolor estrelinha (124)

32 – Faça duas correntes, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo. Faça novamente duas correntes, pule 3 pontos de base e faça ponto alto.

Tapete barroco maxcolor estrelinha (125) Tapete barroco maxcolor estrelinha (126) Tapete barroco maxcolor estrelinha (127) Tapete barroco maxcolor estrelinha (128)

33 – Neste mesmo ponto de base faça outro leque de acabamento porém ele ficará com apenas 4 pontos altos e 3 pontos picôs, portanto diferente dos leques dos cantos que tem 5 pontos altos e 4 pontos picôs. Novamente duas correntes, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo. (Veja atentamente os próximos passos antes de continuar para que o acabamento fique correto)

Tapete barroco maxcolor estrelinha (129) Tapete barroco maxcolor estrelinha (130) Tapete barroco maxcolor estrelinha (131) Tapete barroco maxcolor estrelinha (132) Tapete barroco maxcolor estrelinha (133)

34 – para o terceiro leque pule apenas 2 pontos de base antes e depois do leque… veja na imagem abaixo… Diferente do outro que pulamos 3 pontos de base…

Tapete barroco maxcolor estrelinha (134) Tapete barroco maxcolor estrelinha (135) Tapete barroco maxcolor estrelinha (136)  Tapete barroco maxcolor estrelinha (139) Tapete barroco maxcolor estrelinha (140) Tapete barroco maxcolor estrelinha (137)

Na lateral vai ficar com 10 leques sem contar com os cantos feitos da seguinte forma:

Lembre-se, estes pontos de base que vai pular (3 ou 2) é antes e depois de cada leque como explicado nos 2 primeiros leques.

Tapete barroco maxcolor estrelinha (144)

35 – Se fez tudo corrento o canto fica certinho após pular 3 pontos de base e então fará o leque com 5 pontos altos e 4 pontos picôs…

 Tapete barroco maxcolor estrelinha (141) Tapete barroco maxcolor estrelinha (142) Tapete barroco maxcolor estrelinha (143)  Tapete barroco maxcolor estrelinha (145)

36 – Na largura do tapete todos os leques são feitos pulando 3 pontos de base e terá um total de 6 leques sem contar os cantos. Finalize a volta com ponto baixíssimo na terceira corrente (no pé do primeiro ponto picô) Corte o fio e arremate.

Tapete barroco maxcolor estrelinha (146) Tapete barroco maxcolor estrelinha (147) Tapete barroco maxcolor estrelinha (148)

Veja que como gastando apenas 1 novelo de Barroco Maxcolor você consegue ter uma belíssima peça!

Tapete barroco maxcolor estrelinha (149) Tapete barroco maxcolor estrelinha (150) Tapete barroco maxcolor estrelinha (152) Tapete barroco maxcolor estrelinha (153) Tapete ponto estrela (1) Tapete ponto estrela (2) Tapete ponto estrela (3) Tapete ponto estrela (4) Tapete ponto estrela (5)

 

Espero que tenham gostado de mais este passo a passo!

Até o próximo.

48 comentários em “Tapete Ponto Estrela passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

    1. Olá Simone, o fio 8 rende menos. Se for Maxcolor e comparando com o que gastei neste tapete acredito que 3 novelos será suficiente.

    1. Oi Neyla, sim… ele fica bem fofinho no meio e as bordas ficam mais finas já que são diferentes do meio.

  1. Lindo maravilhoso so tenho a agradecer estou sempre apredendendo novos pontos e novos modelos com o passo a passo obrigada S

  2. Boa tarde,

    gostaria que mandassem para mim modelos com linha mesclada. Gosto muito de trabalhar com barbante mesclado.

    Aguardo!

    1. Oi Cleusa, tudo bem? Você pode fazer qualquer um dos modelos apresentados aqui no blog utilizando linhas mesclada. Os fios barroco multicolor (mesclado) tem a espessura equivalente ao fio 6

  3. Esse tapete ponto estrela é realmente lindo, só que o meu não fica reto, ele vai fechando como se eu fosse fazer uma bolsa.Onde será que estou errando?

    1. Olá Jane, será que no último ponto você não está esquecendo de fazer a metade da estrela? Veja que ao virar inicia no mesmo ponto de base que fez para virar, se pular ele já diminui metade da estrela novamente e pode ser aí o problema. Observe bem o início do passo a passo.

  4. Achei maravilhoso seu trabalho no tapete amarelo, no entanto se tivesse vídeo seria mais viável para o aprendizado e também na divulgação da marca da linha.

  5. ACHEI LINDO, MAS JA COMECEI 03 VEZEZ FAZER E NÃO CONSEGUI,NO FINAL , NÃO DEU CERTO,PODERIA ME AJUDAR

    1. Oi Luzia, me diga qual parte do passo a passo você não está entendendo para ver como ajudar você. Se não está chegando no final como explicado precisa rever as carreiras anteriores para saber se está fazendo como explicado. Fico no aguardo.

  6. Que lindo…. Quero aprender a fazer. Não tenho nenhuma noção. qual seria o preço de venda deste? Parabens

  7. Bom Dia! Em primeiro lugar queria agradecer pelos PAPS do blog pois os seus trabalhos são divinos. Em segundo lugar gostaria de perguntar se é possível você colocar no blog o passo a passo do tapete “Folhinhas” , achei no google mas só sei fazer o trabalho com PAP ou receita. Agradeço muito se puderes retornar. Um grande abraço.

    1. Olá Marcia, muito obrigado pelo carinho e mensagem. Os trabalhos dependem de autorização para serem postados aqui e por isso vamos procurar o tapete indicado ok. Grande beijo.

  8. Olá, tem como fazer este lindo tapete com barbante,o barroco é a mesma espessura do barbante? Amei o tapete muito lindo, já vou fazer o meu

  9. LINDOOO
    DUVIDA… PORQ AS IMAGEM NÃO SÃO MAIORES COMO ANTES. ASSIM FOCANDO BEM O TAPETE COM AQUELA MAOSINHA DO MAUSE Q A GENTE CLICAVA E AUMENTAVA PASSAVA ERA MELHOR PRA VER ABRIA A TELA NO TAPETE INTEIRO E TBM NAS PARTES DO TAPETE??????

    1. Oi Fabiana, imagens maiores ocupam mais espaço em armazenamento. Tem passo a passo aqui com mais de 300 imagens e colocá-las em tamanho original traria um custo tão absurdo na hospedagem que não teríamos condições de mantê-lo. Agradeço a compreensão.

  10. Gostaria de aprender fazer esse trabalho e outros tou começando agora. Não sei fazer quase nada mas sou apaixonada por. Crochê

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.