Tapete quadrado

Que tal aprender passo a passo este lindo tapete quadrado? Os modelos mais comuns são os retangulares, redondos e ovais, mas hoje vou mostrar como fazer um lindo modelo de tapete quadrado com desenho de losangos. Se preferir pode trabalhar com aplicações de flores normalmente.

O charme neste tapete ficam por conta dos desenhos formados por pontos e o fio Barroco Maxcolor da Círculo S/A. da um toque todo especial.

Para este tapete utilizaremos pontos básicos como: Correntes, ponto baixíssimo, ponto baixo, ponto alto e ponto pompom. Se sentir alguma dificuldade para fazer o ponto pompom que inicia o tapete veja o vídeo que preparei para que possa entender bem como é feito este ponto. ..::VER O VÍDEO::..

MATERIAIS

01 – Neste passo a passo nosso objetivo é fazer o tapete quadrado como o apresentado abaixo:

Tapete quadrado passo a passo (1) Tapete quadrado passo a passo (2) Tapete quadrado (1)

02 – Inicie com 8 correntes, finalize com ponto baixíssimo formando uma argola.  Faça ponto baixo dentro da argolinha para prender bem e vamos iniciar com os pontos pompons. Tem um vídeo bem curtinho explicando como fazer estes pontos e pode auxiliar você, para assistir clicando .::AQUI::., mas não se preocupe, vou explicar aqui no blog também.

Tapete quadrado passo a passo (3) Tapete quadrado passo a passo (4) Tapete quadrado passo a passo (5)

03 – Após o ponto baixo alongue bem a alça, enrole o fio na agulha e busque o fio como se fosse fazer ponto alto, deixe na agulha. Enrole novamente como se iniciasse outro ponto alto, busque o fio e deixe na agulha, em seguida finalize todos os pontos juntos com ponto baixo formando o primeiro ponto pompom.

Tapete quadrado passo a passo (6) Tapete quadrado passo a passo (7) Tapete quadrado passo a passo (8) Tapete quadrado passo a passo (9) Tapete quadrado passo a passo (10) Tapete quadrado passo a passo (11) Tapete quadrado passo a passo (12)

04 – Faça duas correntes de espaço, lace o fio na agulha para fazer o segundo ponto pompom… novamente duas correntes de espaço e novamente ponto pompom… siga até completar 8 pontos pompons e finalize com ponto baixíssimo no alto do primeiro ponto.

Tapete quadrado passo a passo (13) Tapete quadrado passo a passo (14) Tapete quadrado passo a passo (15) Tapete quadrado passo a passo (16) Tapete quadrado passo a passo (17) Tapete quadrado passo a passo (18) Tapete quadrado passo a passo (19)

05 – (1ª volta) – Faça ponto baixo no primeiro espaço de duas correntes entre um ponto pompom e outro, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos.

Tapete quadrado passo a passo (20) Tapete quadrado passo a passo (22) Tapete quadrado passo a passo (23)

06 – Faça duas correntes de espaço e faça 3 pontos altos formando 1 leque.

Tapete quadrado passo a passo (30) Tapete quadrado passo a passo (31)

07 – Faça uma corrente e no espaço seguinte faça apenas 1 ponto pompom semelhante ao que já fizemos no inicio do trabalho. Novamente uma corrente e no espaço seguinte faça outro leque formado por 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos.

Tapete quadrado passo a passo (32) Tapete quadrado passo a passo (33) Tapete quadrado passo a passo (34) Tapete quadrado passo a passo (35) Tapete quadrado passo a passo (36)

08 – Siga intercalando e então teremos 4 leques divididos por 4 pontos pompons. Finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro leque.

Tapete quadrado passo a passo (37)

09 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça ponto baixíssimo no segundo ponto do leque, sempre que iniciar a volta faremos isso para pular o primeiro ponto de base. Em seguida faça duas correntes e faça ponto alto em cima do próximo ponto. No espaço de duas correntes dentro do leque faça 2 pontos altos.

Tapete quadrado passo a passo (38) Tapete quadrado passo a passo (39) Tapete quadrado passo a passo (40)

10 – Faça duas correntes de espaço e faça mais 2 pontos altos dentro do mesmo espaço, siga com mais 2 pontos altos em cima dos pontos altos de base, veja que vai sobrar um ponto de base. Faça uma corrente de espaço e entre o leque o ponto pompom da volta anterior faça 1 ponto pompom.

Tapete quadrado passo a passo (41) Tapete quadrado passo a passo (42) Tapete quadrado passo a passo (43)

11 – Faça uma corrente de espaço e no intervalo seguinte faça novamente ponto pompom… Uma corrente de espaço, pule o primeiro ponto de base do leque e siga com ponto alto em cima de ponto alto… no espaço de duas correntes faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos, siga com ponto alto até que sobre apenas 1 ponto de base do leque, faça uma corrente de espaço e faça a lateral como a anterior… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que iniciam a volta.

Tapete quadrado passo a passo (44) Tapete quadrado passo a passo (45) Tapete quadrado passo a passo (46) Tapete quadrado passo a passo (47)

12 – Como explicado anteriormente, sempre que for iniciar a volta siga com ponto baixíssimo para o segundo ponto de base… faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga com ponto alto em cima de ponto alto, nos cantos faça sempre 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos. Estes serão os aumentos que serão feitos iguais em cada volta… Na outra lateral trabalhe o leque de forma que fique sobrando 1 ponto de base como apresentado na imagem.

Tapete quadrado passo a passo (48) Tapete quadrado passo a passo (49) Tapete quadrado passo a passo (50)

13 – Faça uma corrente, no primeiro espaço de uma corrente faça 1 ponto pompom, faça uma corrente, no segundo espaço faça 1 ponto alto, faça uma corrente de espaço e logo após o ponto pompom da volta anterior faça o segundo ponto pompom. Veja que o desenho do losango começa a se formar. Faça uma corrente, pule o primeiro ponto de base do leque seguinte e continue por toda a volta.

Tapete quadrado passo a passo (51) Tapete quadrado passo a passo (52) Tapete quadrado passo a passo (53) Tapete quadrado passo a passo (54)

14 – Nos cantos faça como explicado no primeiro, sempre pulando o primeiro e o último ponto de base… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que iniciam a volta.

Tapete quadrado passo a passo (55) Tapete quadrado passo a passo (56) Tapete quadrado passo a passo (57)

15 – Faça ponto baixíssimo no ponto de base seguinte, faça duas correntes e siga com ponto alto em cima de ponto alto… no canto faça como nas voltas anteriores… Não se esqueça de deixar sobrando o último ponto de base antes de trabalhar o ponto pompom.

Tapete quadrado passo a passo (58) Tapete quadrado passo a passo (59) Tapete quadrado passo a passo (60) Tapete quadrado passo a passo (61) Tapete quadrado passo a passo (63) Tapete quadrado passo a passo (64)

16 – Faça uma corrente de espaço e faça o ponto pompom no espaço antes do primeiro ponto pompom da volta anterior. Siga com uma corrente de espaço e pontos altos nos espaços seguintes e faça o segundo ponto pompom após o segundo ponto da volta anterior para que o desenho vá se abrindo… Observe as imagens:

Tapete quadrado passo a passo (66) Tapete quadrado passo a passo (67) Tapete quadrado passo a passo (68) Tapete quadrado passo a passo (69)

17 – Veja que nesta volta teremos 2 pontos altos entre um ponto pompom e outro… no cantos teremos 6 pontos altos em cada lateral do leque contando com os pontos feitos dentro do espaço de duas correntes…

Tapete quadrado passo a passo (70) Tapete quadrado passo a passo (71) Tapete quadrado passo a passo (72) Tapete quadrado passo a passo (73) Tapete quadrado passo a passo (74) Tapete quadrado passo a passo (75)

18 – Bem, acredito que deu para entender bem como são feitas as voltas e agora basta seguir repetindo e o desenho segue sempre abrindo. Mais a frente vou explicar como fazer a diminuição do desenho formando o losango e como dar continuidade ao trabalho. Para este tapete fiz um total de 13 voltas contando a partir da volta que iniciam os leques. Esta primeira parte fica com 40cm ou seja, metade do tamanho que ficará o tapete. Você pode fazer quantas voltas desejar para depois começar a fechar o desenho, portanto se você quer um tapete maior com 2 metros e quer manter o mesmo desenho, esta primeira parte você precisaria trabalhar até atingir 1 metro. Simples não é mesmo?

Tapete quadrado passo a passo (76) Tapete quadrado passo a passo (77) Tapete quadrado passo a passo (78) Tapete quadrado passo a passo (79) Tapete quadrado passo a passo (80) Tapete quadrado passo a passo (81) Tapete quadrado passo a passo (83) Tapete quadrado passo a passo (84) Tapete quadrado passo a passo (86)

19 – Na imagem acima tenho o trabalho com 13 voltas contando a partir da primeira volta de leques. Observe que tenho o desenho de apenas metade do desenho dos losangos. Se contar os pontos pompons a partir do primeiro seguindo em uma lateral teremos exatos 13 pontos pompons. Agora é hora de começar a fechar o desenho e dar continuidade ao trabalho, serão mais 15 voltas até concluir o trabalho incluindo o acabamento.

Como nas voltas anteriores faça ponto baixíssimo no próximo ponto de base, assim deixaremos de trabalhar no mesmo ponto onde finalizamos a volta. Faça 4 correntes, pule 1 ponto de base e faça ponto alto.

Tapete quadrado passo a passo (87) Tapete quadrado passo a passo (88) Tapete quadrado passo a passo (89) Tapete quadrado passo a passo (90)

20 – Ao completar a volta vamos finalizar com ponto baixíssimo na terceira corrente como apontado com a agulha na primeira imagem. Siga fazendo uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e faça ponto alto… Vai sobrar apenas 1 ponto antes de atingir o canto do leque.

Tapete quadrado passo a passo (91) Tapete quadrado passo a passo (92) Tapete quadrado passo a passo (93)

21 – Após uma corrente de espaço faça um leque com 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos no canto como apresentado na imagem.

Tapete quadrado passo a passo (94) Tapete quadrado passo a passo (95) Tapete quadrado passo a passo (96) Tapete quadrado passo a passo (97)

22 – Faça uma corrente de espaço, pule o primeiro ponto de base e faça ponto alto… siga com uma corrente de espaço sempre pulando 1 ponto de base e fazendo ponto alto, vai sobrar o último ponto de base do leque.

Tapete quadrado passo a passo (98) Tapete quadrado passo a passo (99) Tapete quadrado passo a passo (100)

23 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto no espaço de uma corrente que fica antes do ponto pompom da volta anterior. Como nossa intenção é fechar o desenho central e formar o losango passaremos a fazer o primeiro ponto pompom sempre após o primeiro (ponto pompom) da volta anterior e o segundo será feito antes do segundo (ponto pompom) da volta anterior.

Tapete quadrado passo a passo (101) Tapete quadrado passo a passo (102)

24 – Entre 1 ponto e outro faça apenas uma corrente de espaço como de costume…

Tapete quadrado passo a passo (103) Tapete quadrado passo a passo (104) Tapete quadrado passo a passo (105) Tapete quadrado passo a passo (106) Tapete quadrado passo a passo (107)

25 – Veja que logo após o segundo ponto pompom será feito o primeiro ponto alto, uma corrente de espaço e pule o primeiro ponto de base do leque e siga com ponto alto… não se esqueça que no canto o leque será feito com 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 4 que iniciam a volta sobrando uma corrente para formar o espaço como estão entre os demais pontos.

Tapete quadrado passo a passo (108) Tapete quadrado passo a passo (109) Tapete quadrado passo a passo (110) Tapete quadrado passo a passo (111) Tapete quadrado passo a passo (112) Tapete quadrado passo a passo (113)

26 – Faça ponto baixíssimo na corrente que sobrou de espaço e em seguida faça ponto baixo no mesmo espaço. Faça 3 correntes, (isso mesmo, como temos ponto baixo apenas 3 correntes para iniciar a volta) faça ponto alto no espaço seguinte. Agora basta seguir fazendo uma corrente de espaço e ponto alto nos espaços da volta anterior até chegar no canto.

Tapete quadrado passo a passo (114) 1 Tapete quadrado passo a passo (116)

27 – Faça uma corrente, pule o primeiro ponto de base do leque e faça ponto alto em cima dos 2 pontos seguintes (faremos o leque como já fizemos no início) No canto formado por duas correntes faça 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos no mesmo espaço. Siga com ponto alto até que sobre apenas 1 ponto alto de base do leque para então fazer uma corrente de espaço.

Tapete quadrado passo a passo (117) Tapete quadrado passo a passo (118) Tapete quadrado passo a passo (119) Tapete quadrado passo a passo (120) Tapete quadrado passo a passo (121) Tapete quadrado passo a passo (122)

28 – Após a corrente faça ponto alto no primeiro espaço de uma corrente da volta anterior… siga com uma corrente de espaço e ponto alto nos espaços de uma corrente… Lembre-se, o primeiro ponto pompom é feito logo após o ponto pompom da volta anterior… já o segundo será feito antes para que o desenho vá se fechando. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda das 3 correntes que iniciam a volta.

Tapete quadrado passo a passo (123) Tapete quadrado passo a passo (124) Tapete quadrado passo a passo (125) Tapete quadrado passo a passo (126) Tapete quadrado passo a passo (127) Tapete quadrado passo a passo (128) Tapete quadrado passo a passo (129) Tapete quadrado passo a passo (130) Tapete quadrado passo a passo (131) Tapete quadrado passo a passo (132) Tapete quadrado passo a passo (133) Tapete quadrado passo a passo (134)

29 – As demais voltas são repetições desta última volta, se seguir como explicado o desenho do losango irá se fechando e os leques do canto do tapete vão aumentando… Siga até que o losango se feche completamente com apenas 1 ponto pompom. Confira as imagens para ver como vai ficando o desenho.

Tapete quadrado passo a passo (135) Tapete quadrado passo a passo (136) Tapete quadrado passo a passo (137) Tapete quadrado passo a passo (138) Tapete quadrado passo a passo (139) Tapete quadrado passo a passo (140) Tapete quadrado passo a passo (141) Tapete quadrado passo a passo (142) Tapete quadrado passo a passo (143) Tapete quadrado passo a passo (144) Tapete quadrado passo a passo (145) Tapete quadrado passo a passo (146) Tapete quadrado passo a passo (147) Tapete quadrado passo a passo (148) Tapete quadrado passo a passo (149) Tapete quadrado passo a passo (150) Tapete quadrado passo a passo (151) Tapete quadrado passo a passo (152)

30 – Após concluir a volta que termina com apenas um ponto pompom, finalize com ponto baixíssimo.

Optei por fazer um acabamento liso, apenas com pontos altos para dar mais destaque ao desenho do tapete, mas você pode fazer um bico de acabamento se desejar!

A seguir o passo a passo para que fique igual ao apresentado nas imagens…

Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga fazendo ponto alto em cada espaço da volta anterior e em cima dos pontos altos de base como apresentado nas imagens…

Tapete quadrado passo a passo (153) Tapete quadrado passo a passo (154) Tapete quadrado passo a passo (155) Tapete quadrado passo a passo (156) Tapete quadrado passo a passo (157) Tapete quadrado passo a passo (158)

31 – Nos cantos não muda, será feito exatamente como nas voltas anteriores sendo 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos…

Tapete quadrado passo a passo (159) Tapete quadrado passo a passo (160) Tapete quadrado passo a passo (161) Tapete quadrado passo a passo (162) Tapete quadrado passo a passo (163)

32 – Siga fazendo ponto alto inclusive em cima do ponto pompom… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que iniciam a volta.

Tapete quadrado passo a passo (164) Tapete quadrado passo a passo (165) Tapete quadrado passo a passo (166)

33 – Faremos mais uma volta com pontos altos para deixar a aba do tapete mais pesada e imponente. Após finalizar a volta anterior faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto… nos cantos faça como nas voltas anteriores… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete quadrado passo a passo (168) Tapete quadrado passo a passo (169) Tapete quadrado passo a passo (170) Tapete quadrado passo a passo (172)

34 – Após finalizar a segunda volta de pontos altos faremos uma volta com pontos baixos, inicie com uma corrente e siga fazendo ponto baixo em cima de cada ponto de base…

Tapete quadrado passo a passo (173) Tapete quadrado passo a passo (174) Tapete quadrado passo a passo (175)

35 – Nos cantos faça 1 ponto baixo, duas correntes e 1 ponto baixo no mesmo espaço… siga com ponto baixo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou com agulha de tapeceiro para que o trabalho fique com um acabamento mais delicado… vamos ver como?

Tapete quadrado passo a passo (176) 20160607_154412 Tapete quadrado passo a passo (178) Tapete quadrado passo a passo (179)

36 – Para finalizar com agulha de tapeceiro (agulha de costura) faça ponto baixo até o último ponto de base porém não finalize com ponto baixíssimo. Alongue bem o fio e corte.

Tapete quadrado passo a passo (180) Tapete quadrado passo a passo (181) Tapete quadrado passo a passo (182)

37 – Com ajuda da agulha passe o fio de trás para frente no alto do primeiro ponto baixo (pule a corrente inicial)

Tapete quadrado passo a passo (183) Tapete quadrado passo a passo (184) Tapete quadrado passo a passo (185)

38 – Em seguida passe o fio no alto do último ponto baixo, passe dentro da corrente saindo com o fio na parte de trás do tapete para então fazer o arremate. Basta costurar o fio por mais alguns pontos, dividir em duas partes e dar 2 nós para que fique bem firme. Veja que não dá pra perceber que finalizamos a volta neste ponto. :)

Tapete quadrado passo a passo (186) Tapete quadrado passo a passo (187) Tapete quadrado passo a passo (188)

Tapete pronto:

Tapete quadrado (1) Tapete quadrado (2)

57 comentários em “Tapete quadrado

  1. Gostaria de saber o que esta acontecendo com site???Pois estou terminando um trabalho e não tenho mais acesso a imagem ficou muito ruim assim so aparece por escrito os passo a passo

    1. Oi Yasmin, estamos trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível. Agradeço a compreensão.

  2. Parabéns, Samuel muito bem explicado , vou fazer o meu , obrigado por dividir o que você sabe😍

    1. Oi Ana Paula, se for com fio Barroco nº8 Acredito que 5 novelos será suficiente. Se utilizar o Barroco Natural observe que a metragem é maior e gastará menos novelos.

      1. Vou fazer com o n¤6 … obrigado pela sua ajuda agora já tenho uma noção de quantos novelos vou precisar graças a seu site tenho muitos modelos com passo a passo que me ajuda muito e são muito lindos… parabéns ☺

  3. Samuel sou sua fã. Suas receitas são ótimas e estão dando novo impulso à minha vida, redescobrindo meus dons artesãos. Minha avó era crocheteira de linha Merce, a mais fina. Sempre fez trabalhos minuciosos. Aprendi com ela aos 9 anos. Estou com 62 e após cuidar de minha mãe com Alzheimer por 28 anos, sem cabeça pra mais nada, hoje, após seu falecimento, estou reencontrando minha paz e descanso nesses trabalhos lindos que vc nos dispôs. Deus o abençoe, um 2017 farto em alegrias, com o Menino Jesus fazendo todos os dias o Natal em seu coração.

    1. Que felicidade ler seu comentário Tânia. Que o menino Jesus conforte seu coração e que 2017 seja de muita paz. Um grande beijo e tudo de bom sempre!

  4. Samuel meu tapete ficou lindo maravilhoso,posso finalizar com mais três carreiras de pontos altos para aumentar o tamanho do tapete?????

  5. estava procurando um tapete vermelho e quadrado. …o seu é perfeito. so uma pergunta o ponto pompom é o mesmo pipoca????

  6. Oi Boa noite
    Tô fazendo o tapete . Mas entendi que nos leque para fechar o losango seria com três pontos altos dentro do espaço mas os cantos ficaram maiores mais bicudos . Eu errei em que? Rsrsrs. Me auxilia por favor se tiver que desmanchar bora la fazer denovo .
    Feliz por estar conseguindo é o primeiro que faço.

    1. Oi Milton, apenas o primeiro leque (onde inicia o segundo desenho do canto) que tem 3 pontos altos. Nas voltas seguintes são apenas 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos como já foi feito desde o início do tapete. Será que foi isso que errou? Seguiu fazendo sempre 3 pontos altos duas correntes e 3 pontos altos nos cantos?

      Obrigado pelo carinho, forte abraço e bom trabalho.

      1. Oi Samuel
        Já desmanche e reiniciei mas to com dificuldade rsrs,ta fuçando ondulado e não retinho. Por ser o primeiro deve ser normal mas o que faço para isso não acontecer .
        Tô iniciando do zero para acertar se e vou fazer de novo até acertar
        Obrigado
        Milton

        1. Oi Milton, esse modelo não é complicado e se seguir o passo a passo corretamente acredito que não terá problema. Bom trabalho!!

  7. Boa tarde quero fazer um tapete deste, mas o tamanho é de 1,5×1,5 e gostaria de sAber se é a mesma quantidade de pontos no início? Help…

    1. Oi Lully, sim, não muda nada no inicio… Então você vai fazer com os pontos pompons abrindo até atingir a metade desejada (0,75 cm) e depois começa a fechar para formar o desenho.

  8. Adoro esse site.
    Explicações excelentes.
    Peças exclusivas e lindas.
    Amo amo.
    Quero agradecer por esse trabalho lindo. Dividir a arte do crochê.
    Obrigada. Faço crochê por hobby em minha casa tenho um modelo de cada tapete que você ensina. Nunca deixo de fazer. 💗

    1. Obrigado pelo carinho Juliana! Fico feliz que tenha gostado das peças e também em saber que você faz para uso! Isso mostra que realmente você gosta dos trabalhos :)
      Um grande beijo e tudo de bom sempre!

  9. Oi pessoa
    Vc é uma pessoa muito especial ,pois nos ensina o beabá do croche coisa que ninguem fez até hj…Muito obrigado por vc existir…Continue sendo esta pessoa inegualável…bjos Aprendi a gostar de croche com vc quero dizer um pouquinho mais…MUITO BOM MESMO

    1. Oi Sonia, fico muito feliz por com seu comentário e elogios. Feliz por despertar em você um pouco mais do gosto por esta arte. Um grande beijo e tudo de bom sempre!

  10. Estou terminando o meu com o tamanho de dois metros. Esta ficando lindo, super amei. obrigada por mis essa obra de arte que passaste pra nós.

  11. Parabéns pelos trabalhos. Sua didática é tão eficiente, que o crochê deixa de ter segredos. Não é mais preciso talento, basta atenção e dedicação. Que Deus abençoe a iniciativa de difundir esta arte tão linda. Beijos.

    1. Obrigado pelo carinho Sônia, fico muito feliz por sua visita e espero que volte sempre! Um grande beijo no coração e tudo de bom sempre!

  12. Gostaria de saber se esse modelo poder ser feito maior de tamanho ou se tem algum passo a passo de tapete grandes para sala tanto retangular como redondo……desde já agradeço….

    1. Olá Lilian, sim você pode fazer maior e inclusive saber exatamente o tamanho que vai ficar mantendo o mesmo desenho. No passo número 18 tem explicando como fazer maior, e se você precisa com 2,0 mts por exemplo basta fazer a primeira parte como explicado com 1,0 mt que a segunda parte ficará igual…

  13. Achei lindo esse tapete, logo que vi, fui logo comprar linha pra faze-lo e enfeitar minha casa, é fácil de fazer e fica uma bela peça, amei.