Tapete Turquesa – Gráfico e passo a passo

Mais uma adaptação pra vocês! Desta vez estou trazendo o passo a passo do TAPETE TURQUESA. Um modelo simples, daqueles que a gente adora usar no dia-a-dia :)

O passo a passo está bem detalhado, mas para facilitar ainda mais fiz o gráfico também. O link está no final desta postagem. Agora tenho perfil no Instagram e no YouTube – Me siga por lá também! Vou fazer vídeos dos meus trabalhos e aos poucos o canal ficará bem recheado de ideias.

Tapete Turquesa - passo a passo e gráfico

01 – Inicie com 71 correntes, volte na segunda corrente e faça ponto baixo pegando apenas 1 fio.

Tapete Azul Turquesa (2) Tapete Azul Turquesa (3) Tapete Azul Turquesa (4)

02 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto nas correntes sempre pegando apenas 1 dos fios. Faça até o final do cordão, teremos um total de 70 pontos altos.

Tapete Azul Turquesa (5) Tapete Azul Turquesa (6) Tapete Azul Turquesa (7)

03 – Faça duas  correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Siga com ponto alto em cima de ponto alto até completar a carreira.

Tapete Azul Turquesa (8) Tapete Azul Turquesa (9) Tapete Azul Turquesa (10)  Tapete Azul Turquesa (11)

04 – Iniciando a 3ª carreira – Faça duas correntes para formar o primeiro ponto alto, enrole o fio na agulha e continue com mais 3 pontos altos

Tapete Azul Turquesa (12) Tapete Azul Turquesa (13)

05 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto, novamente duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto… siga repetindo até que no final da carreira vão sobrar apenas 3 pontos de base. Complete com pontos altos formando a lateral do tapete.

Tapete Azul Turquesa (14) Tapete Azul Turquesa (15) Tapete Azul Turquesa (16) Tapete Azul Turquesa (17) Tapete Azul Turquesa (18)

06 – Iniciando a 4ª carreira – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça 3 pontos altos. Faça duas correntes e faça ponto alto em cima do ponto alto. Agora faremos uma sequência com 4 bloquinhos cheios… Faça 2 pontos altos nos espaços de duas correntes e faça ponto alto em cima de ponto alto. Observe as imagens:

Tapete Azul Turquesa (19) Tapete Azul Turquesa (20) Tapete Azul Turquesa (21) Tapete Azul Turquesa (22) Tapete Azul Turquesa (23)

07 – Faça 1 bloquinho vazio e siga novamente com 4 bloquinhos cheios. Apontei com a agulha para facilitar.

Tapete Azul Turquesa (25) Tapete Azul Turquesa (26) Tapete Azul Turquesa (27)

08 – Novamente 1 bloquinho vazio e mais uma vez 4 bloquinhos cheios.

Tapete Azul Turquesa (28) Tapete Azul Turquesa (29)

09 – Para completar a carreira faça 1 bloquinho vazio, 4 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio e a lateral com 1 bloquinho cheio.

Tapete Azul Turquesa (30) Tapete Azul Turquesa (31) Tapete Azul Turquesa (32)

10 – Iniciando a 5ª carreira – Faça a lateral com uma corrente e 3 pontos altos, em seguida faça 1 bloquinho vazio.

Tapete Azul Turquesa (33) Tapete Azul Turquesa (34)

11 – Faça 3 bloquinhos cheios, desta vez vai terminar faltando 3 pontos de base dos bloquinhos que fizemos na carreira anterior.

Tapete Azul Turquesa (35) Tapete Azul Turquesa (36)

12 – Faça duas correntes pule 2 pontos de base e faça ponto alto formando 1 bloquinho vazio.

Tapete Azul Turquesa (37)

13 – Vamos continuar com mais 4 bloquinhos cheios, apontei com a agulha para facilitar.

Tapete Azul Turquesa (38) Tapete Azul Turquesa (39) Tapete Azul Turquesa (40)

14 – Faça 1 bloquinho vazio, 1 bloquinho cheio e 1 bloquinho vazio.

Tapete Azul Turquesa (41) Tapete Azul Turquesa (42) Tapete Azul Turquesa (43)

15 – Continue com 4 bloquinhos cheios, faça 1 bloquinho vazio, siga com 3 bloquinhos cheios e para completar a carreira faça 1 bloquinho vazio e a lateral com 1 bloquinho cheio.

Tapete Azul Turquesa (44) Tapete Azul Turquesa (45) Tapete Azul Turquesa (46) Tapete Azul Turquesa (47) Tapete Azul Turquesa (48)

16 – Inicie a próxima carreira fazendo a lateral com bloquinho cheio e faça 1 bloquinho vazio.

Tapete Azul Turquesa (49)

17 – Faça 2 bloquinhos cheios, apontei com a agulha para facilitar

Tapete Azul Turquesa (50) Tapete Azul Turquesa (51)

18 – Faça 1 bloquinho vazio e continue com 4 bloquinhos cheios. (perdi a imagem mostrando os 4 bloquinhos cheios, mas observe a marcação que fiz com a agulha e faça os 4 bloquinhos cheios)

Tapete Azul Turquesa (52) Tapete Azul Turquesa (53) Tapete Azul Turquesa (54)

19 – Faça 1 bloquinho vazio, 1 bloquinho cheio e 1 bloquinho vazio.

Tapete Azul Turquesa (55) Tapete Azul Turquesa (56) Tapete Azul Turquesa (57)

20 – Faça mais 1 bloquinho cheio e 1 bloquinho vazio.

Tapete Azul Turquesa (58) Tapete Azul Turquesa (59)

21 – Faça 4 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio e para completar a carreira faça 2 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio e a lateral com 1 bloquinho cheio.

Tapete Azul Turquesa (60) Tapete Azul Turquesa (61) Tapete Azul Turquesa (62) Tapete Azul Turquesa (63)

22 – Inicie a carreira fazendo a lateral com 1 bloquinho cheio e em seguida faça 1 bloquinho vazio e novamente 1 bloquinho cheio.

Tapete Azul Turquesa (64) Tapete Azul Turquesa (65)

23 – Faça 1 bloquinho vazio e continue com 4 bloquinhos cheios.

Tapete Azul Turquesa (66) Tapete Azul Turquesa (67) Tapete Azul Turquesa (68)

24 – Agora vamos intercalar… 1 bloquinho vazio, 1 bloquinho cheio, 1 bloquinho vazio, novamente bloquinho cheio, mais uma vez bloquinho vazio, bloquinho cheio e bloquinho vazio.

Tapete Azul Turquesa (69) Tapete Azul Turquesa (70)

25 – Faça 4 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio e para completar a carreira faça 1 bloquinho cheio, 1 bloquinho vazio e a lateral com 1 bloquinho cheio.

Tapete Azul Turquesa (71) Tapete Azul Turquesa (72) Tapete Azul Turquesa (73) Tapete Azul Turquesa (74)

26 – Inicie a carreira fazendo a lateral com 4 pontos altos e faça 2 bloquinhos vazios.

Tapete Azul Turquesa (75) Tapete Azul Turquesa (76)

27 – Faça 4 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio e 1 bloquinho cheio.

Tapete Azul Turquesa (77) Tapete Azul Turquesa (78) Tapete Azul Turquesa (79)

28 – Faça novamente 1 bloquinho vazio e 1 bloquinho cheio.

Tapete Azul Turquesa (80)

29 – faça 11 correntes, enrole o fio na agulha, pule 2 pontos de base e faça ponto alto.

Tapete Azul Turquesa (81) Tapete Azul Turquesa (82) Tapete Azul Turquesa (83)

30 – Complete 1 bloquinho cheio, basta fazer 2 pontos altos no espaço de duas correntes e ponto alto em cima do ponto alto seguinte como apresentado na imagem.

Tapete Azul Turquesa (84) Tapete Azul Turquesa (85)

31 – Faça 1 bloquinho vazio, 1 bloquinho cheio, novamente 1 bloquinho vazio e continue com 4 bloquinhos cheios. [apontei com a agulha para facilitar]

Tapete Azul Turquesa (86) Tapete Azul Turquesa (87) Tapete Azul Turquesa (88) Tapete Azul Turquesa (89)

32 – Para completar a carreira faça 2 bloquinhos vazios e complete a carreira fazendo a lateral com 1 bloquinho cheio.

Tapete Azul Turquesa (90)

33 – Inicie a carreira com a lateral formada por pontos altos, faça 1 bloquinho vazio e siga com 4 bloquinhos cheios.

Tapete Azul Turquesa (91) Tapete Azul Turquesa (92) Tapete Azul Turquesa (93)

34 – Faça 1 bloquinho vazio, 1 bloquinho cheio, 1 bloquinho vazio e novamente 1 bloquinho cheio.

Tapete Azul Turquesa (94) Tapete Azul Turquesa (95)

35 – Faça 5 correntes e em seguida faça 3 pontos baixos no meio da alça de 11 correntes.

Tapete Azul Turquesa (96) Tapete Azul Turquesa (97)

36 – Faça 5 correntes e em seguida pula 2 pontos de base e faça ponto alto.

Tapete Azul Turquesa (98) Tapete Azul Turquesa (99) Tapete Azul Turquesa (100)

37 – Complete o bloquinho cheio fazendo mais 3 pontos altos,

Tapete Azul Turquesa (101)

38 – Faça 1 bloquinho vazio, 1 bloquinho cheio, novamente 1 bloquinho vazio e siga com 4 bloquinhos cheios.

Tapete Azul Turquesa (102) Tapete Azul Turquesa (103) Tapete Azul Turquesa (104)

39 – Para completar a carreira faça 1 bloquinho vazio e a lateral com 1 bloquinho cheio.

Tapete Azul Turquesa (105) Tapete Azul Turquesa (106)

40 – Inicie a carreira fazendo a lateral com 1 bloquinho cheio, faça 1 bloquinho vazio e siga com 3 bloquinhos cheios.

Tapete Azul Turquesa (107) Tapete Azul Turquesa (108) Tapete Azul Turquesa (109)

41 – Faça 1 bloquinho vazio, 1 bloquinho cheio, 1 bloquinho vazio e novamente 1 bloquinho cheio.

Tapete Azul Turquesa (110) Tapete Azul Turquesa (111)

42 – Faça 7 correntes, faça 1 ponto baixo no final da corrente de 5 correntes logo no inicio da sequência de pontos baixos. Faça ponto baixo em cima de ponto baixo e faça 1 ponto baixo na próxima alça de 5 correntes. Teremos uma sequência de 5 pontos baixos.

Tapete Azul Turquesa (112) Tapete Azul Turquesa (113) Tapete Azul Turquesa (114) Tapete Azul Turquesa (115)

43 – Faça 7 correntes e em seguida faça ponto alto em cima do último ponto alto do bloquinho seguinte [apontei com a agulha]

Tapete Azul Turquesa (116) Tapete Azul Turquesa (117) Tapete Azul Turquesa (118)

44 – Complete o bloquinho cheio fazendo mais 3 pontos altos.

Tapete Azul Turquesa (119)

45 – Faça 1 bloquinho vazio e novamente bloquinho cheio e bloquinho vazio.

Tapete Azul Turquesa (120)

46 – Para completar a carreira faça 3 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio e a lateral com 1 bloquinho cheio.

Tapete Azul Turquesa (121) Tapete Azul Turquesa (122) Tapete Azul Turquesa (123)

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, na próxima fase vamos dar continuidade no Tapete Turquesa. Espero que estejam gostado e espero ler seu comentário no final da postagem! Aproveite para fazer o download do gráfico!

Tapete Azul Turquesa (377) Tapete Azul Turquesa (378) Tapete Azul Turquesa (379)

Parte 2Parte 3Gráfico

28 comentários em “Tapete Turquesa – Gráfico e passo a passo

  1. Samuel esqueci de disser que é o azul do tapete turquesa com o mesmo motivo o desenho da aranha , só que será um caminho de mesa ela é grande com seis lugares deve ficar legal né?
    Obrigada por te alugar meu amigo.

  2. Samuel meu querido amigo
    Hoje comprei os fio Barroco Maxcolor número 4 , para fazer um caminho de mesa vou fazer no mesmo azul que vc fez 2194, só que tem um porém vou fazer um caminho de mesa para minha sala, por isso que comprei o fio mais fino com agulha 3mm.
    Estou pensando vou fazer o bico lindo maravilhoso ou fazer o acabamento em ponto baixo por 3 vezes ( clássico).
    O que vc me sugere amigo?
    Um forte abraço 🤗🤗🤗🙌🙌🙌

  3. Meu querido amigo Samuel , fico encantada com seu trabalho. Já achei os gráficos que procurava do tapete Salmão.
    Mas achei muito interessante aquele acabamento no tapete azul Bic clássico , achei bem bacana. Estou namorando é este tapete azul turquesa para fazer um caminho para minha mesa. Será que posso concluir com acabamento clássico?
    Samuel um beijo grande da amiga Rita.

    1. Oi Rita!
      O acabamento do tapete Azul Bic dá sim para fazer no tapete turquesa, aliás já faço uma volta com ponto baixo no tapete turquesa e então basta fazer mais uma volta.

    1. Oi Adriana!
      No final da página, tem o link para as outras partes do passo a passo e também para fazer download do gráfico!

  4. Olá Samuel! Amei este tapete, é muito lindo! Outro dia compartilhei a sua postagem no face e, acabei recebendo uma encomenda de um jogo de cozinha, exatamente igual a este até a cor!!!rsrs
    Enfim meu amigo, estou feliz em poder fazê-lo (mesmo que não seja pra mim…rsrs), seguindo o seu PAP, é claro! Muito obrigada SEMPRE, por compartilhar conosco seu lindo trabalho!!!😘

    1. Que legal Aparecida!!! Fico extremamente feliz quando vejo que consegui ajudar alguém nas vendas :)
      Feliz por você ter gostado do modelo e agora fazê-lo para uma cliente que também gostou. Obrigado pelo carinho e que Deus a abençoe sempre!!!
      Grande beijo.

    1. :) Eu que agradeço o carinho Daniela!!!
      Desejo bom trabalho e não se esqueça de compartilhar seu tapete nas redes sociais. Grande beijo.

    1. Oi Gislaine, gastei mais ou menos 800m para fazer o tapete completo. Se comprar o fio Barroco Maxcolor ele tem as duas indicações, peso e medida em metros, já algumas marcas tem apenas a medida em comprimento mas não tem o peso… por isso coloquei o peso do maxcolor e a medida também :)