Tapete verão – Passo a passo e gráfico – Parte 3

Esta é a terceira e última parte e estamos confeccionando o TAPETE VERÃO, um modelo de tapete mais largo que também serve como trilho de mesa.

Este modelo em CROCHÊ FILÉ é fácil e rápido para ser confeccionado, para facilitar ainda mais fiz o GRÁFICO e disponibilizei para DOWNLOAD. Utilizei a cor 4156 – Barroco Maxcolor da CÍRCULO S/A, uma cor vibrante e perfeita para este modelo alegre com a cara do verão.

Acabamento - parte 3

MATERIAIS

Este tapete já é bonito sem o bico de acabamento, mas esta finalização deu uma vida a mais no tapete e tenho certeza que vocês vão adorar o resultado!

Tapete verão passo a passo (111)

89 – Vamos começar na largura do trabalho… Contando do cantinho pra esquerda vamos 5 pontos de base e prender o fio com ponto baixo no 6º ponto de base.

Tapete verão passo a passo (1) Tapete verão passo a passo (2) Tapete verão passo a passo (3)

90 – Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo. Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo, novamente 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo. Teremos uma sequência com 3 alças.

Tapete verão passo a passo (4) Tapete verão passo a passo (5) Tapete verão passo a passo (6) Tapete verão passo a passo (7)

91 – Faça 7 correntes, pule 6 pontos de base e prenda com ponto baixo.

Tapete verão passo a passo (8) Tapete verão passo a passo (9)

92 – Repita novamente 3 alças pequenas (com 3 correntes cada pulando 2 pontos de base) e faça a segunda alça com 7 correntes.

Tapete verão passo a passo (10) Tapete verão passo a passo (11)

93 – Chegamos na metade e vamos fazer as 3 alças menores, mas desta vez vamos fazer uma alteração para dar certinho no final… Faça a primeira alça com 3 correntes pulando 2 pontos de base, a segunda alça faça 4 correntes e pule 3 pontos de base, na terceira alça pequena faça 3 correntes e pule 2 pontos de base. Observe as imagens, lembre-se que isso é na metade da largura… os próximos 2 lances de alças são iguais aos 2 primeiros.

Tapete verão passo a passo (12) Tapete verão passo a passo (13) Tapete verão passo a passo (14) Tapete verão passo a passo (15)

94 – Agora só seguir normalmente fazendo a alça com 7 correntes e as próximas alças pequenas são com 3 correntes pulando apenas 2 pontos de base… se fez tudo certinho vai sobrar apenas 5 pontos de base quando chegar no cantinho.

Tapete verão passo a passo (16)

95 – Faça 7 correntes e prenda com ponto baixo no cantinho, faça 7 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo.

Tapete verão passo a passo (17) Tapete verão passo a passo (18) Tapete verão passo a passo (19)

No comprimento do tapete teremos uma grande variação de formato de alças para ajustar… fique atento aos passos, vou destacar em vermelho para que você não se perca :)

A primeira sequência logo após a alça do canto: Faça 3 alças pequenas (3 correntes pulando 2 pontos de base) e em seguida faça 7 correntes, pule 6 pontos de base e prenda com ponto baixo.

Tapete verão passo a passo (20) Tapete verão passo a passo (21) Tapete verão passo a passo (22)

Segunda sequência: Faça 3 alças pequenas (3 correntes pulando 2 pontos de base) e em seguida faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo.

Tapete verão passo a passo (23) Tapete verão passo a passo (24) Tapete verão passo a passo (25)

A terceira sequência: Faça 3 alças pequenas (3 correntes pulando 2 pontos de base) e em seguida faça 6  correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo.

A quarta sequência: Faça 3 alças pequenas (3 correntes pulando 2 pontos de base) e em seguida faça 7 correntes, pule 6 pontos de base e prenda com ponto baixo.

A quinta sequência: Faça 3 alças pequenas (3 correntes pulando 2 pontos de base) e em seguida faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo.

A sexta sequência: Faça 3 alças pequenas (3 correntes pulando 2 pontos de base) e em seguida faça 7 correntes, pule 6 pontos de base e prenda com ponto baixo.

A sétima sequência: Faça 3 alças pequenas (3 correntes pulando 2 pontos de base) e em seguida faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo.

A oitava sequência: Faça 3 alças pequenas (3 correntes pulando 2 pontos de base) e em seguida faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo.

A nona sequência: Faça 3 alças pequenas (3 correntes pulando 2 pontos de base) e em seguida faça 7 correntes, pule 6 pontos de base e prenda com ponto baixo como mostrado nas imagens abaixo:

Tapete verão passo a passo (26) Tapete verão passo a passo (27)

E para chegar no cantinho sobraram 5 pontos de base… faça 7 correntes e prenda no canto.

Tapete verão passo a passo (28) Tapete verão passo a passo (29)

Agora só repetir por toda a volta… na largura faça como a primeira, lembre-se que em apenas uma das alças pequenas temos 4 correntes pulando 3 pontos de base, no restante todas as alças pequenas com 3 correntes pulando 2 pontos de base e todas as alças grandes com 7 correntes pulando 6 pontos de base exceto as do cantinho que são com 7 correntes pulando 5 pontos :) Finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

Tapete verão passo a passo (30)

Faça ponto baixíssimo em duas das 3 correntes da primeira alça e em seguida faça ponto baixo abraçando a alça.

Tapete verão passo a passo (31) Tapete verão passo a passo (32)

Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte, novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo na terceira alça pequena.

Tapete verão passo a passo (33) Tapete verão passo a passo (34) Tapete verão passo a passo (35) Tapete verão passo a passo (36)

Sem fazer corrente de espaço, enrole o fio na agulha e faça 5 pontos altos na alça grande.

Tapete verão passo a passo (37)  Tapete verão passo a passo (50)

Faça duas correntes e em seguida faça mais 5 pontos altos ainda na mesma alça.

Tapete verão passo a passo (51) Tapete verão passo a passo (52)

Sem fazer corrente de espaço, prenda com ponto baixo na primeira alça pequena, faça 3 correntes e prenda na segunda alça, novamente 3 correntes e prenda na terceira alça… siga repetindo até chegar no canto.

Tapete verão passo a passo (53) Tapete verão passo a passo (54) Tapete verão passo a passo (55)

Na primeira alça do canto faça 8 pontos altos, faça duas correntes de espaço e siga para a segunda alça e faça 8 pontos altos.

Tapete verão passo a passo (56) Tapete verão passo a passo (57) Tapete verão passo a passo (58) Tapete verão passo a passo (59) Tapete verão passo a passo (60)

Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça seguinte… agora só seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo. Lembre-se, desta vez todas as alças menores são com 3 correntes mesmo quando prender na alça que tem 4 correntes.

Tapete verão passo a passo (61) Tapete verão passo a passo (62) Tapete verão passo a passo (63) Tapete verão passo a passo (64)

Penúltima volta – Siga com ponto baixíssimo em duas das 3 correntes da alça a frente. Faça ponto baixo abraçando a alça, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte.

Tapete verão passo a passo (65) Tapete verão passo a passo (66) Tapete verão passo a passo (67)

Faça 5 correntes e em seguida faça 2 pontos altos dentro do espaço de duas correntes, faça duas correntes e novamente 2 pontos altos no mesmo espaço.

Tapete verão passo a passo (68) Tapete verão passo a passo (69) Tapete verão passo a passo (70)

Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo na primeira alça, faça 3 correntes e prenda na segunda alça.

Tapete verão passo a passo (71) Tapete verão passo a passo (72) Tapete verão passo a passo (73) Tapete verão passo a passo (74)

Agora só seguir repetindo até chegar no canto.

Tapete verão passo a passo (75)

Chegando no canto faça a alça com 9 correntes, faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes, faça 3 correntes de espaço e novamente 2 pontos altos no mesmo espaço.

Tapete verão passo a passo (76) Tapete verão passo a passo (77) Tapete verão passo a passo (78) Tapete verão passo a passo (79)

Faça 9 correntes e prenda com ponto baixo na primeira alça… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

Tapete verão passo a passo (80) Tapete verão passo a passo (81) Tapete verão passo a passo (82) Tapete verão passo a passo (83)

Para iniciar a última volta siga com ponto baixíssimo em duas das 3 correntes e em seguida faça ponto baixo abraçando a alça.

Tapete verão passo a passo (84) Tapete verão passo a passo (85)

Sem fazer corrente de espaço, enrole o fio na agulha e faça 6 pontos altos na alça de 5 correntes.

Tapete verão passo a passo (86) Tapete verão passo a passo (87)

Faça uma corrente de espaço e faça 3 pontos altos dentro do leque. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé da primeira corrente para formar um ponto picô.

Tapete verão passo a passo (88) Tapete verão passo a passo (89) Tapete verão passo a passo (90) Tapete verão passo a passo (91) Tapete verão passo a passo (92)

Faça 3 pontos altos ainda no mesmo espaço, faça uma corrente de espaço e 6 pontos altos na alça de 5 correntes

Tapete verão passo a passo (93) Tapete verão passo a passo (94) Tapete verão passo a passo (95)

Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes. Sem fazer corrente de espaço enrole o fio na agulha e siga para a próxima alça de 5 correntes onde fará novamente 6 pontos altos… Siga repetindo até chegar no canto.

Tapete verão passo a passo (96) Tapete verão passo a passo (97)

Na alça do canto tem 9 correntes, faça 11 pontos altos.

Tapete verão passo a passo (98) Tapete verão passo a passo (99)

Faça uma corrente e faça 3 pontos altos dentro do leque do canto, faça o ponto picô e novamente 3 pontos altos.

Tapete verão passo a passo (100) Tapete verão passo a passo (101)

Faça uma corrente de espaço e na próxima alça de 9 correntes faça 11 pontos altos, sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou com ajuda de agulha de costura para o acabamento ficar perfeito!

Tapete verão passo a passo (103) Tapete verão passo a passo (104) Tapete verão passo a passo (105)

Para finalizar com agulha de costura/tapeceiro: Alongue o fio, corte e coloque na agulha. Passe o fio de trás para frente no alto do primeiro ponto alto dos 6 que estão na primeira alça. Passe dentro do último ponto alto e em seguida dentro do ponto baixo inicial e saia com a agulha na parte de trás do trabalho.

Tapete verão passo a passo (106) Tapete verão passo a passo (107) Tapete verão passo a passo (108)

Veja, não dá para notar :) Na parte de trás amarre bem e esconda parte do fio antes de cortar a sobra.

Tapete verão passo a passo (109) Tapete verão passo a passo (110)

Tapete prontinho e pelo visto foi aprovado no teste :) :)

Tapete verão passo a passo (111) Tapete verão passo a passo (112) Tapete verão passo a passo (113) Tapete verão passo a passo (114) Tapete verão passo a passo (115) Tapete verão passo a passo (116) Tapete verão passo a passo (117) Tapete verão passo a passo (118)

Chegamos ao final de mais um passo a passo e espero que tenham gostado do resultado. Quando fizer seu tapete compartilhe nas redes sociais e não esqueça de dizer que encontrou aqui no croche.com.br – Assim outras pessoas conseguem fazer também!

Aproveite e participe do nosso grupo no Facebook – AQUI. e não deixe de curtir nossa Fanpage. Se você gosta de gráfico temos bastante opção AQUI no blog para download gratuito.

Deixo meu abraço e espero voltar em breve com mais novidade.

Tapete verão – parte 1

Tapete verão – parte 2

Faça o download do GRÁFICO

2 comentários em “Tapete verão – Passo a passo e gráfico – Parte 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.