Tapete verão – Passo a passo e gráfico – Parte 3

Esta é a terceira e última parte e estamos confeccionando o TAPETE VERÃO, um modelo de tapete mais largo que também serve como trilho de mesa.

Este modelo em CROCHÊ FILÉ é fácil e rápido para ser confeccionado, para facilitar ainda mais fiz o GRÁFICO e disponibilizei para DOWNLOAD. Utilizei a cor 4156 – Barroco Maxcolor da CÍRCULO S/A, uma cor vibrante e perfeita para este modelo alegre com a cara do verão.

Acabamento - parte 3

MATERIAIS

Este tapete já é bonito sem o bico de acabamento, mas esta finalização deu uma vida a mais no tapete e tenho certeza que vocês vão adorar o resultado!

Tapete verão passo a passo (111)

89 – Vamos começar na largura do trabalho… Contando do cantinho pra esquerda vamos 5 pontos de base e prender o fio com ponto baixo no 6º ponto de base.

Tapete verão passo a passo (1) Tapete verão passo a passo (2) Tapete verão passo a passo (3)

90 – Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo. Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo, novamente 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo. Teremos uma sequência com 3 alças.

Tapete verão passo a passo (4) Tapete verão passo a passo (5) Tapete verão passo a passo (6) Tapete verão passo a passo (7)

91 – Faça 7 correntes, pule 6 pontos de base e prenda com ponto baixo.

Tapete verão passo a passo (8) Tapete verão passo a passo (9)

92 – Repita novamente 3 alças pequenas (com 3 correntes cada pulando 2 pontos de base) e faça a segunda alça com 7 correntes.

Tapete verão passo a passo (10) Tapete verão passo a passo (11)

93 – Chegamos na metade e vamos fazer as 3 alças menores, mas desta vez vamos fazer uma alteração para dar certinho no final… Faça a primeira alça com 3 correntes pulando 2 pontos de base, a segunda alça faça 4 correntes e pule 3 pontos de base, na terceira alça pequena faça 3 correntes e pule 2 pontos de base. Observe as imagens, lembre-se que isso é na metade da largura… os próximos 2 lances de alças são iguais aos 2 primeiros.

Tapete verão passo a passo (12) Tapete verão passo a passo (13) Tapete verão passo a passo (14) Tapete verão passo a passo (15)

94 – Agora só seguir normalmente fazendo a alça com 7 correntes e as próximas alças pequenas são com 3 correntes pulando apenas 2 pontos de base… se fez tudo certinho vai sobrar apenas 5 pontos de base quando chegar no cantinho.

Tapete verão passo a passo (16)

95 – Faça 7 correntes e prenda com ponto baixo no cantinho, faça 7 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo.

Tapete verão passo a passo (17) Tapete verão passo a passo (18) Tapete verão passo a passo (19)

No comprimento do tapete teremos uma grande variação de formato de alças para ajustar… fique atento aos passos, vou destacar em vermelho para que você não se perca :)

A primeira sequência logo após a alça do canto: Faça 3 alças pequenas (3 correntes pulando 2 pontos de base) e em seguida faça 7 correntes, pule 6 pontos de base e prenda com ponto baixo.

Tapete verão passo a passo (20) Tapete verão passo a passo (21) Tapete verão passo a passo (22)

Segunda sequência: Faça 3 alças pequenas (3 correntes pulando 2 pontos de base) e em seguida faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo.

Tapete verão passo a passo (23) Tapete verão passo a passo (24) Tapete verão passo a passo (25)

A terceira sequência: Faça 3 alças pequenas (3 correntes pulando 2 pontos de base) e em seguida faça 6  correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo.

A quarta sequência: Faça 3 alças pequenas (3 correntes pulando 2 pontos de base) e em seguida faça 7 correntes, pule 6 pontos de base e prenda com ponto baixo.

A quinta sequência: Faça 3 alças pequenas (3 correntes pulando 2 pontos de base) e em seguida faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo.

A sexta sequência: Faça 3 alças pequenas (3 correntes pulando 2 pontos de base) e em seguida faça 7 correntes, pule 6 pontos de base e prenda com ponto baixo.

A sétima sequência: Faça 3 alças pequenas (3 correntes pulando 2 pontos de base) e em seguida faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo.

A oitava sequência: Faça 3 alças pequenas (3 correntes pulando 2 pontos de base) e em seguida faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo.

A nona sequência: Faça 3 alças pequenas (3 correntes pulando 2 pontos de base) e em seguida faça 7 correntes, pule 6 pontos de base e prenda com ponto baixo como mostrado nas imagens abaixo:

Tapete verão passo a passo (26) Tapete verão passo a passo (27)

E para chegar no cantinho sobraram 5 pontos de base… faça 7 correntes e prenda no canto.

Tapete verão passo a passo (28) Tapete verão passo a passo (29)

Agora só repetir por toda a volta… na largura faça como a primeira, lembre-se que em apenas uma das alças pequenas temos 4 correntes pulando 3 pontos de base, no restante todas as alças pequenas com 3 correntes pulando 2 pontos de base e todas as alças grandes com 7 correntes pulando 6 pontos de base exceto as do cantinho que são com 7 correntes pulando 5 pontos :) Finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

Tapete verão passo a passo (30)

Faça ponto baixíssimo em duas das 3 correntes da primeira alça e em seguida faça ponto baixo abraçando a alça.

Tapete verão passo a passo (31) Tapete verão passo a passo (32)

Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte, novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo na terceira alça pequena.

Tapete verão passo a passo (33) Tapete verão passo a passo (34) Tapete verão passo a passo (35) Tapete verão passo a passo (36)

Sem fazer corrente de espaço, enrole o fio na agulha e faça 5 pontos altos na alça grande.

Tapete verão passo a passo (37)  Tapete verão passo a passo (50)

Faça duas correntes e em seguida faça mais 5 pontos altos ainda na mesma alça.

Tapete verão passo a passo (51) Tapete verão passo a passo (52)

Sem fazer corrente de espaço, prenda com ponto baixo na primeira alça pequena, faça 3 correntes e prenda na segunda alça, novamente 3 correntes e prenda na terceira alça… siga repetindo até chegar no canto.

Tapete verão passo a passo (53) Tapete verão passo a passo (54) Tapete verão passo a passo (55)

Na primeira alça do canto faça 8 pontos altos, faça duas correntes de espaço e siga para a segunda alça e faça 8 pontos altos.

Tapete verão passo a passo (56) Tapete verão passo a passo (57) Tapete verão passo a passo (58) Tapete verão passo a passo (59) Tapete verão passo a passo (60)

Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça seguinte… agora só seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo. Lembre-se, desta vez todas as alças menores são com 3 correntes mesmo quando prender na alça que tem 4 correntes.

Tapete verão passo a passo (61) Tapete verão passo a passo (62) Tapete verão passo a passo (63) Tapete verão passo a passo (64)

Penúltima volta – Siga com ponto baixíssimo em duas das 3 correntes da alça a frente. Faça ponto baixo abraçando a alça, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte.

Tapete verão passo a passo (65) Tapete verão passo a passo (66) Tapete verão passo a passo (67)

Faça 5 correntes e em seguida faça 2 pontos altos dentro do espaço de duas correntes, faça duas correntes e novamente 2 pontos altos no mesmo espaço.

Tapete verão passo a passo (68) Tapete verão passo a passo (69) Tapete verão passo a passo (70)

Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo na primeira alça, faça 3 correntes e prenda na segunda alça.

Tapete verão passo a passo (71) Tapete verão passo a passo (72) Tapete verão passo a passo (73) Tapete verão passo a passo (74)

Agora só seguir repetindo até chegar no canto.

Tapete verão passo a passo (75)

Chegando no canto faça a alça com 9 correntes, faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes, faça 3 correntes de espaço e novamente 2 pontos altos no mesmo espaço.

Tapete verão passo a passo (76) Tapete verão passo a passo (77) Tapete verão passo a passo (78) Tapete verão passo a passo (79)

Faça 9 correntes e prenda com ponto baixo na primeira alça… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

Tapete verão passo a passo (80) Tapete verão passo a passo (81) Tapete verão passo a passo (82) Tapete verão passo a passo (83)

Para iniciar a última volta siga com ponto baixíssimo em duas das 3 correntes e em seguida faça ponto baixo abraçando a alça.

Tapete verão passo a passo (84) Tapete verão passo a passo (85)

Sem fazer corrente de espaço, enrole o fio na agulha e faça 6 pontos altos na alça de 5 correntes.

Tapete verão passo a passo (86) Tapete verão passo a passo (87)

Faça uma corrente de espaço e faça 3 pontos altos dentro do leque. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé da primeira corrente para formar um ponto picô.

Tapete verão passo a passo (88) Tapete verão passo a passo (89) Tapete verão passo a passo (90) Tapete verão passo a passo (91) Tapete verão passo a passo (92)

Faça 3 pontos altos ainda no mesmo espaço, faça uma corrente de espaço e 6 pontos altos na alça de 5 correntes

Tapete verão passo a passo (93) Tapete verão passo a passo (94) Tapete verão passo a passo (95)

Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes. Sem fazer corrente de espaço enrole o fio na agulha e siga para a próxima alça de 5 correntes onde fará novamente 6 pontos altos… Siga repetindo até chegar no canto.

Tapete verão passo a passo (96) Tapete verão passo a passo (97)

Na alça do canto tem 9 correntes, faça 11 pontos altos.

Tapete verão passo a passo (98) Tapete verão passo a passo (99)

Faça uma corrente e faça 3 pontos altos dentro do leque do canto, faça o ponto picô e novamente 3 pontos altos.

Tapete verão passo a passo (100) Tapete verão passo a passo (101)

Faça uma corrente de espaço e na próxima alça de 9 correntes faça 11 pontos altos, sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou com ajuda de agulha de costura para o acabamento ficar perfeito!

Tapete verão passo a passo (103) Tapete verão passo a passo (104) Tapete verão passo a passo (105)

Para finalizar com agulha de costura/tapeceiro: Alongue o fio, corte e coloque na agulha. Passe o fio de trás para frente no alto do primeiro ponto alto dos 6 que estão na primeira alça. Passe dentro do último ponto alto e em seguida dentro do ponto baixo inicial e saia com a agulha na parte de trás do trabalho.

Tapete verão passo a passo (106) Tapete verão passo a passo (107) Tapete verão passo a passo (108)

Veja, não dá para notar :) Na parte de trás amarre bem e esconda parte do fio antes de cortar a sobra.

Tapete verão passo a passo (109) Tapete verão passo a passo (110)

Tapete prontinho e pelo visto foi aprovado no teste :) :)

Tapete verão passo a passo (111) Tapete verão passo a passo (112) Tapete verão passo a passo (113) Tapete verão passo a passo (114) Tapete verão passo a passo (115) Tapete verão passo a passo (116) Tapete verão passo a passo (117) Tapete verão passo a passo (118)

Chegamos ao final de mais um passo a passo e espero que tenham gostado do resultado. Quando fizer seu tapete compartilhe nas redes sociais e não esqueça de dizer que encontrou aqui no croche.com.br – Assim outras pessoas conseguem fazer também!

Aproveite e participe do nosso grupo no Facebook – AQUI. e não deixe de curtir nossa Fanpage. Se você gosta de gráfico temos bastante opção AQUI no blog para download gratuito.

Deixo meu abraço e espero voltar em breve com mais novidade.

Tapete verão – parte 1

Tapete verão – parte 2

Faça o download do GRÁFICO

8 comentários em “Tapete verão – Passo a passo e gráfico – Parte 3

  1. Olá fiz o jogo para cozinha mais quando fiz os pequenos apenas com duas flores quando comecei a fazer o bico não estão batendo os cantos o que será que está dando errado…desde já agradeço e o trabalho é lindo.

    1. Oi Ângela, se você fez ele menor precisa adaptar o acabamento. Me diga quantos pontos tem no comprimento e quantos tem na largura que respondo pra você informando exatamente como deve fazer as alças.

      Fico no aguardo.

      1. Olha se contei certo rsr… de comprimento com as carreirinhas de pontos baixo 54 e na largura esta dando 87 com os pontos baixos no acabamento.

        1. Oi Ângela, você contou os pontos baixos no comprimento e deu um total de 54, certo?
          Se sim, todas as alças grandes pulando 6 pontos (inclusive as do canto) e as alças pequenas pulando apenas 2 pontos.

          Na largura tem 87, certo?
          Pula 6 pontos e comece fazendo as alças pequenas – A primeira alça pequena faça pulando 2 pontos, a segunda alça pequena pulando 3 pontos e a terceira alça pulando 2 pontos.
          Faça a alça grande pulando 6 pontos, alça pequena pulando 2, alça pequena pulando 3 e alça pequena pulando 2.

          Ou seja, todas as alças grandes pulando 6 pontos e das alças pequenas sempre a alça do meio pulando 3.

          Bom trabalho!!!