Tapete vermelho paixão – Passo a passo e gráfico | Croche.com.br

Tapete vermelho paixão – Passo a passo e gráfico

Chegou mais um passo a passo detalhado! Um maravilhoso tapete em crochê filé. Este modelo pode ser utilizado como manta para sofá ou adaptar a largura para fazer uma colcha de cama, que tal? Vi este tapete confeccionado pela Artesã Arlete D. Borges e gostei tanto que fiz o meu também. Aproveitei para fazer uma adaptação no reposicionamento dos espaços maiores que estavam desalinhados e também no acabamento.

Para facilitar ainda mais fiz o gráfico para ficar exatamente igual ao tapete que fiz e disponibilizei para download gratuito, pode baixar e se aparecer alguma dúvida basta seguir o passo a passo.

 Tapete vermelho Paixão

MATERIAIS

Neste passo a passo vou explicar como fazer um tapete com 4 motivos na largura. Meu trabalho ficou com 0,70cm mas, como se trata de um trabalho manual pode acontecer variações. Para cada motivo precisamos de 19 correntes, então caso queira fazer mais largo aumente 19, 38, 57… Se quiser um tapete mais estreito segue a mesma fórmula, basta diminuir estas quantidades.

01 – Faça um cordão com 90 correntes que equivale a 4 motivos mais as laterais do trabalho, volte na segunda correntinha e faça ponto baixo.

Tapete vermelho passo a passo (1) Tapete vermelho passo a passo (2) Tapete vermelho passo a passo (3) Tapete vermelho passo a passo (4)

02 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e continue com ponto alto em todas as correntes do cordão. Teremos um total de 89 pontos altos no final da carreira.

Tapete vermelho passo a passo (5) Tapete vermelho passo a passo (6) Tapete vermelho passo a passo (7) Tapete vermelho passo a passo (8) Tapete vermelho passo a passo (9)

03 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, enrole o fio na agulha e vire o trabalho e volte com ponto alto em cima de ponto alto até o final da carreira.

Tapete vermelho passo a passo (10) Tapete vermelho passo a passo (11) Tapete vermelho passo a passo (12) Tapete vermelho passo a passo (13) Tapete vermelho passo a passo (14)

04 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Faça mais 4 pontos altos, contando com as correntes que fizemos para virar teremos a lateral com 5 pontos altos.

Tapete vermelho passo a passo (15) Tapete vermelho passo a passo (16)

05 – Faça uma corrente, pule 1 ponto de base e faça ponto alto. Teremos um espaço vazio, siga siga até completar 5 espaços vazios com uma corrente e pulando apenas 1 ponto de base como apresentado nas imagens.

Tapete vermelho passo a passo (17) Tapete vermelho passo a passo (18) Tapete vermelho passo a passo (20)

06 – Após 5 espaços faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto. Teremos então um bloquinho vazio diferente dos outros que tem apenas uma corrente e um ponto de espaço.

Tapete vermelho passo a passo (21) Tapete vermelho passo a passo (22) Tapete vermelho passo a passo (23)

07 – Agora siga com mais 8 espaços de uma corrente e pulando apenas 1 ponto de base. Após 8 espaços vazios faça novamente um bloquinho pulando 2 pontos de base. Observe as imagens:

Tapete vermelho passo a passo (24) Tapete vermelho passo a passo (25) Tapete vermelho passo a passo (26) Tapete vermelho passo a passo (27)

08 – Após o 4º bloquinho (espaço com duas correntes) Observe que estamos chegando no final da carreira. Após 5 espaços vazios como no início só resta fazer a lateral com 5 pontos altos. :)

Tapete vermelho passo a passo (28) Tapete vermelho passo a passo (29)

09 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Faça mais 4 pontos altos para completar a lateral.

Tapete vermelho passo a passo (30) Tapete vermelho passo a passo (31)

10 – Faça 2 espaços vazios pulando apenas 1 ponto de base e siga com ponto alto até completar um total de 16 pontos altos. Observe que nos espaços de uma corrente faremos apenas 1 ponto alto, no espaço de duas correntes são 2 pontos altos.

Tapete vermelho passo a passo (32) Tapete vermelho passo a passo (33) Tapete vermelho passo a passo (34) Tapete vermelho passo a passo (35) Tapete vermelho passo a passo (36) Tapete vermelho passo a passo (37) Tapete vermelho passo a passo (38)

11 – Faça 2 espaços vazios e siga novamente até completar 16 pontos altos… Nesta carreira teremos um total de 4 blocos com 16 pontos altos sempre separados por 2 espaços. Para finalizar a carreira faça a lateral com 5 pontos altos.

Tapete vermelho passo a passo (39) Tapete vermelho passo a passo (40) Tapete vermelho passo a passo (41) Tapete vermelho passo a passo (42) Tapete vermelho passo a passo (43) Tapete vermelho passo a passo (44)

12 – Inicie a 5ª carreira fazendo a lateral com 5 pontos altos e 2 espaços vazios.

Tapete vermelho passo a passo (45)

13 – Após os 2 espaços vazios siga até completar 7 pontos altos. Faça um bloquinho vazio com duas correntes de espaço.

Tapete vermelho passo a passo (46) Tapete vermelho passo a passo (47) Tapete vermelho passo a passo (48)

14 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto até o final do primeiro bloco da carreira anterior.

Tapete vermelho passo a passo (49)

15 – Faça 2 espaços vazios pulando apenas 1 ponto de base em cada espaço e repita o que fizemos no bloco anterior… são 7 pontos altos, bloquinho vazio com duas correntes e novamente 7 pontos altos. Siga até completar a carreira fazendo a lateral seguinte.

Tapete vermelho passo a passo (50) Tapete vermelho passo a passo (51) Tapete vermelho passo a passo (52) Tapete vermelho passo a passo (53)

16 – Inicie fazendo a lateral com 5 pontos altos e 2 espaços vazios.

Tapete vermelho passo a passo (54)

17 – Após os 2 espaços vazios complete a sequência com mais 3 pontos altos, faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto.

Tapete vermelho passo a passo (55) Tapete vermelho passo a passo (56) Tapete vermelho passo a passo (57) Tapete vermelho passo a passo (58)

18 – Faça duas correntes de espaço. pula o espaço e faça ponto alto em cima do ponto alto. Novamente duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto.

Tapete vermelho passo a passo (59) Tapete vermelho passo a passo (60)

19 – Agora só completar a sequência com mais 3 pontos altos.

Tapete vermelho passo a passo (61) Tapete vermelho passo a passo (62)

20 – Faça 2 espaços vazios pulando apenas 1 ponto de base em cada um e siga com mais 3 pontos altos, 3 bloquinhos vazios com espaço de duas correntes… complete a sequência de 4 pontos altos. Siga repetindo até completar a carreira fazendo a lateral com 5 pontos altos.

Tapete vermelho passo a passo (63) Tapete vermelho passo a passo (64) Tapete vermelho passo a passo (65) Tapete vermelho passo a passo (66) Tapete vermelho passo a passo (67) Tapete vermelho passo a passo (68)

21 – Inicie fazendo a lateral com 5 pontos altos e os 2 espaços vazios. Em seguida vamos completar a sequência de 7 pontos altos. Esta carreira é igual a 5ª carreira, a diferença é que precisamos fazer 2 pontos altos no espaço de duas correntes e terminar a sequência em cima do primeiro ponto alto do segundo bloquinho vazio como apresentado nas imagens:

Tapete vermelho passo a passo (69) Tapete vermelho passo a passo (70) Tapete vermelho passo a passo (72) Tapete vermelho passo a passo (73)

22 – Faça o bloquinho vazio, continue com pontos altos até completar a sequência de 7 pontos altos e então faça os 2 espaços vazios.

Tapete vermelho passo a passo (74) Tapete vermelho passo a passo (76) Tapete vermelho passo a passo (77) Tapete vermelho passo a passo (78)

23 – Agora só seguir repetindo por toda a carreira e finalizar a carreira fazendo a lateral com 5 pontos altos.

Tapete vermelho passo a passo (79) Tapete vermelho passo a passo (80) Tapete vermelho passo a passo (81) Tapete vermelho passo a passo (82)

24 – Inicie como já fizemos anteriormente e logo após os 2 espaços vazios siga até completar 16 pontos altos. Observe que esta carreira é exatamente igual a 4ª carreira do trabalho.

Tapete vermelho passo a passo (83) Tapete vermelho passo a passo (84) Tapete vermelho passo a passo (85) Tapete vermelho passo a passo (86) Tapete vermelho passo a passo (87)

25 – Após os pontos altos faça os 2 espaços vazios e continue até finalizar a a carreira.

Tapete vermelho passo a passo (88) Tapete vermelho passo a passo (89)

26 – Faça a lateral com pontos altos e vamos fazer duas carreiras de espaços igual a terceira carreira do trabalho.

Tapete vermelho passo a passo (90) Tapete vermelho passo a passo (91) Tapete vermelho passo a passo (92) Tapete vermelho passo a passo (93) Tapete vermelho passo a passo (94)

27 – Abaixo as imagens da segunda carreira de espaços vazios, basta repetir o que foi feito na terceira carreira do trabalho.

Tapete vermelho passo a passo (95)

28 – Agora você pode repetir os motivos e para isto basta seguir repetindo o que fizemos anteriormente… da 4ª até a 8ª carreira, entre um motivo e outro sempre duas carreiras de espaços vazios.

Tapete vermelho passo a passo (96)

Meu tapete eu fiz com 13 motivos.

29 – Quando terminar o comprimento desejado faça apenas uma carreira de espaços vazios e em seguida faça duas carreiras de pontos altos para ficar igual ao início do trabalho. Observe as imagens:

Tapete vermelho passo a passo (97) Tapete vermelho passo a passo (98) Tapete vermelho passo a passo (99) Tapete vermelho passo a passo (100)

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, nosso tapete já está quase pronto e só ficou faltando o acabamento. AQUI no blog tem sugestão de acabamento simples como fiz em vários tapetes e tem também o acabamento “franjão” que você pode conferir AQUI.

Na segunda parte deste passo a passo vou explicar como fazer o acabamento apresentado neste tapete vermelho paixão:

Tapete vermelho passo a passo (205) Tapete vermelho passo a passo (200)

Aproveite para fazer o download do gráfico!

 

Faça download do gráfico

 

17 comentários em “Tapete vermelho paixão – Passo a passo e gráfico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Samuel gostei também muito deste tapete Vermelho Paixão , um vermelho muito bacana. Todos os seus trabalhos são lindos não sei o qual gosto mais.
    Você sabe das coisas tem muito gosto em confeccionar os seus trabalhos.
    Beijos muita força na sua caminhada meu amigo Samuel 🙌🙌🙌

    1. Olá minha amiga!!!
      Li seus comentários hoje, muito obrigado pelo carinho. Fico muito feliz em ver que gostou também dos meus trabalhos mais antigos. :)
      Um grande beijo no coração Rita!

  2. Gostaria que vc autorizasse eu imptimir suas receitas e graficos de croche, são lindos seus trabalhos, desde já obg, bjinn no coração!!! bom dia

  3. Este tapete vermelho paixão vc usou 3 novelos de quantas gramas?😊
    Amo seu trabalho… Deus tapetes São lindos…

    1. Oi Suzana, são 3 novelos de 400g, mas não utiliza tudo, sobrou meio novelo. Sendo assim 1kg será suficiente.

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.