Tapete Zínia – Passo a passo

Neste passo a passo vamos aprender um modelo exclusivo, criado especialmente para vocês leitores e seguidores do blog. Criei o TAPETE ZÍNIA que também pode ser utilizado como TOALHA DE MESA.

Para este trabalho utilizei o fio Barroco Maxcolor número 6 da Círculo S.A e o trabalho ficou com 103 cm de diâmetro (Um metro e três centímetros). Se utilizar fio número 8 o trabalho fica maior e mais firme como tapete e se utilizar o fio Duna por exemplo o trabalho ficará mais delicado para utilizar como toalha de mesa.

Criação e execução: Samuel Ramos

ATENÇÃO: Criação exclusiva para o site croche.com.br – Não autorizo cópia para PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.

MATERIAIS

Para este tapete vamos utilizar a FLOR ZÍNIA que já temos o passo a passo AQUI no blog, a única diferença é que ao terminar a flor não corte o fio para seguir trabalhando com a mesma cor.

Tapete zínia (6) Tapete zínia (13) Flor Zinia (95)

01 – Ao terminar de confeccionar a FLOR ZÍNIA não corte o fio, siga com ponto baixíssimo e faça ponto baixo no ponto picô que fica na ponta da flor. Se já cortou o fio prenda-o com ponto baixo no ponto picô de uma das pontas como apresentado na imagem para seguir trabalhando.

Flor Zinia (92) Tapete zínia passo a passo parte 1 (1) Tapete zínia passo a passo parte 1 (58)

02 – Faça 9 correntes e prenda com ponto baixo na ponta seguinte… siga fazendo alças com 9 correntes e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (59) Tapete zínia passo a passo parte 1 (60) Tapete zínia passo a passo parte 1 (61) Tapete zínia passo a passo parte 1 (62) Tapete zínia passo a passo parte 1 (63)

03 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e na alça de 9 correntes faça 11 pontos altos (sempre abraçando a alça e não pegando as correntes da alça).

Tapete zínia passo a passo parte 1 (65) Tapete zínia passo a passo parte 1 (66) Tapete zínia passo a passo parte 1 (67)

04 – Faça ponto alto em cima do ponto baixo e siga fazendo 11 pontos altos em cada uma das alças até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente das 3 que iniciam a volta.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (68) Tapete zínia passo a passo parte 1 (69) Tapete zínia passo a passo parte 1 (70)

05 – Faça 9 correntes, pule 5 pontos de base e faça ponto alto. Faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e faça ponto alto. Este segundo ponto alto fica exatamente na direção do ponto baixo que prende a alça anterior.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (71) Tapete zínia passo a passo parte 1 (72) Tapete zínia passo a passo parte 1 (73) Tapete zínia passo a passo parte 1 (74)

06 – Siga por toda a volta fazendo alças com 6 correntes e pulando 5 pontos de base para fazer o ponto alto… Finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 9 que iniciam a volta, assim a primeira alça também ficará com 6 correntes.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (76) Tapete zínia passo a passo parte 1 (77) Tapete zínia passo a passo parte 1 (78) Tapete zínia passo a passo parte 1 (79)

07 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e na alça de 6 correntes faça 6 pontos altos. Faça ponto alto em cima do ponto alto que divide as alças e siga fazendo 6 pontos altos em cada uma das alças até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente das 3 que iniciam a volta.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (81) Tapete zínia passo a passo parte 1 (82) Tapete zínia passo a passo parte 1 (83) Tapete zínia passo a passo parte 1 (84) Tapete zínia passo a passo parte 1 (85) Tapete zínia passo a passo parte 1 (87)

08 – Faça 10 correntes, pule 6 pontos de base e faça ponto alto. Faça 7 correntes, pule 6 pontos de base e faça ponto alto.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (88) Tapete zínia passo a passo parte 1 (89)

09 – Siga por toda a volta fazendo alças com 7 correntes e pulando 6 pontos de base para fazer o ponto alto… Finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 10 que iniciam a volta, assim a primeira alça também ficará com 7 correntes.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (90) Tapete zínia passo a passo parte 1 (91) Tapete zínia passo a passo parte 1 (92)

10 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e na alça de 7 correntes faça 8 pontos altos. Faça ponto alto em cima do ponto alto que divide as alças e siga fazendo 8 pontos altos em cada uma das alças até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente das 3 que iniciam a volta.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (93) Tapete zínia passo a passo parte 1 (94) Tapete zínia passo a passo parte 1 (95) Tapete zínia passo a passo parte 1 (96) Tapete zínia passo a passo parte 1 (97) Tapete zínia passo a passo parte 1 (98)

11 – Faça 11 correntes, pule 8 pontos de base e faça ponto alto. Faça 8 correntes, pule 8 pontos de base e faça ponto alto. Siga por toda a volta fazendo alças com 8 correntes e pulando 8 pontos de base para fazer o ponto alto… Finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 10 que iniciam a volta, assim a primeira alça também ficará com 8 correntes.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (100) Tapete zínia passo a passo parte 1 (101)

12 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e na alça de 8 correntes faça 9 pontos altos. Faça ponto alto em cima do ponto alto que divide as alças e siga fazendo 9 pontos altos em cada uma das alças até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente das 3 que iniciam a volta.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (102) Tapete zínia passo a passo parte 1 (103) Tapete zínia passo a passo parte 1 (104) Tapete zínia passo a passo parte 1 (105)

13 – Faça 6 correntes, pule 3 pontos de base e faça uma sequência de 3 pontos altos.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (106) Tapete zínia passo a passo parte 1 (107) Tapete zínia passo a passo parte 1 (108)

14 – Faça 3 correntes, pule 3 pontos altos e faça 1 ponto alto apenas. Este ponto alto ficará na mesma direção do ponto alto que divide a alça anterior.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (109) Tapete zínia passo a passo parte 1 (110)

15 – Faça 3 correntes, pule 3 pontos de base e faça uma sequência de 3 pontos altos… faça 3 correntes, pule 1 ponto de base e faça ponto alto. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 6 que iniciam a volta.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (111) Tapete zínia passo a passo parte 1 (112) Tapete zínia passo a passo parte 1 (113)

16 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Faça duas correntes e em seguida faça novamente 2 pontos altos ainda no mesmo ponto de base, veja que teremos a formação de 1 leque em cima do mesmo ponto de base.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (114) Tapete zínia passo a passo parte 1 (115) Tapete zínia passo a passo parte 1 (116) Tapete zínia passo a passo parte 1 (117)

17 – Faça duas correntes e prenda com ponto baixo em cima do segundo ponto baixo dos 3 que formam o bloquinho a frente.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (118) Tapete zínia passo a passo parte 1 (119)

18 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e trabalhe o leque formado por 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos em cima do ponto alto que divide a alça seguinte.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (120) Tapete zínia passo a passo parte 1 (121) Tapete zínia passo a passo parte 1 (122) Tapete zínia passo a passo parte 1 (123)

19 – Agora basta seguir repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (124) Tapete zínia passo a passo parte 1 (125) Tapete zínia passo a passo parte 1 (126) Tapete zínia passo a passo parte 1 (127)

20 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça ponto baixíssimo em cima do próximo ponto alto, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Desta forma estamos iniciando a volta em cima do segundo ponto de base.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (128) Tapete zínia passo a passo parte 1 (129) Tapete zínia passo a passo parte 1 (130)

21 – Dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes e novamente 2 pontos altos. Em seguida faça ponto alto em cima do próximo ponto de base e então ficará sobrando um ponto do leque que foi feito na volta anterior. (Observe que pulamos o primeiro e o último ponto do leque)

Tapete zínia passo a passo parte 1 (131) Tapete zínia passo a passo parte 1 (132) Tapete zínia passo a passo parte 1 (133)

22 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto em cima do ponto baixo que divide os leques da volta anterior.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (134)

23 – Faça uma corrente, pule o primeiro ponto do leque seguinte e faça ponto alto em cima do segundo ponto alto. Faça 2 pontos altos dentro do espaço de duas correntes do leque, duas correntes de espaço e dois pontos altos no mesmo espaço, faça ponto alto no próximo ponto alto de base… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que iniciam a volta.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (135) Tapete zínia passo a passo parte 1 (136) Tapete zínia passo a passo parte 1 (137) Tapete zínia passo a passo parte 1 (138) Tapete zínia passo a passo parte 1 (139) Tapete zínia passo a passo parte 1 (140) Tapete zínia passo a passo parte 1 (141) Tapete zínia passo a passo parte 1 (142) Tapete zínia passo a passo parte 1 (143) Tapete zínia passo a passo parte 1 (144) Tapete zínia passo a passo parte 1 (145)

24 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça ponto baixíssimo em cima do próximo ponto alto, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Desta forma estamos iniciando a volta em cima do segundo ponto de base. Faça ponto alto em cima do próximo ponto de base, dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos… Siga com ponto alto até sobrar o último ponto de base do leque.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (146) Tapete zínia passo a passo parte 1 (147) Tapete zínia passo a passo parte 1 (148) Tapete zínia passo a passo parte 1 (149) Tapete zínia passo a passo parte 1 (150)

25 – Faça uma corrente de espaço, enrole o fio na agulha e faça ponto alto em relevo pegando o ponto alto que divide o leque como apresentado nas imagens.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (151) Tapete zínia passo a passo parte 1 (152) Tapete zínia passo a passo parte 1 (153)

26 – Faça uma corrente de espaço e repita o leque seguinte sempre pulando o primeiro e último ponto de base. Entre um leque e outro faça uma corrente de espaço, ponto alto em relevo, uma corrente… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (155) Tapete zínia passo a passo parte 1 (156) Tapete zínia passo a passo parte 1 (157) Tapete zínia passo a passo parte 1 (158) Tapete zínia passo a passo parte 1 (159) Tapete zínia passo a passo parte 1 (160) Tapete zínia passo a passo parte 1 (161) Tapete zínia passo a passo parte 1 (162) Tapete zínia passo a passo parte 1 (163)

27 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça ponto baixíssimo em cima do próximo ponto alto, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Desta forma estamos iniciando a volta em cima do segundo ponto de base. Faça ponto alto em cima de ponto alto… dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos… Siga com ponto alto em cima de ponto alto até sobrar o último ponto de base do leque.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (164) Tapete zínia passo a passo parte 1 (165) Tapete zínia passo a passo parte 1 (166) Tapete zínia passo a passo parte 1 (167) Tapete zínia passo a passo parte 1 (168) Tapete zínia passo a passo parte 1 (169)

28 – Faça uma corrente de espaço, enrole o fio na agulha e faça ponto alto em relevo pegando o ponto alto que divide o leque como apresentado nas imagens. Faça uma corrente de espaço e repita o leque seguinte sempre pulando o primeiro e último ponto de base. Entre um leque e outro faça uma corrente de espaço, ponto alto em relevo, uma corrente… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.

Tapete zínia passo a passo parte 1 (170) Tapete zínia passo a passo parte 1 (171) Tapete zínia passo a passo parte 1 (172) Tapete zínia passo a passo parte 1 (173)

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, para continuar o trabalho siga o link abaixo:

47 comentários em “Tapete Zínia – Passo a passo

  1. Seus trabalhos são incríveis, um mais lindo que o outro… Tu tens canal no YouTube? Se tiver passa o nome por favor e se não, pensa na ideia, fará muito sucesso :)

  2. Não consegui fazer a Flor Zínia. Não consigo encontrar o passo a passo dela. Muito lindo esse trabalho. Parabéns!

  3. Esse tapete é lindo, fiz ele na cor amarelo para dar de presente de aniversário de é 15 anos, ela amou é eu também,bjs

    1. :) legal Rosemary!!!!
      Fico feliz que tenha gostado do modelo e muuuuuuuuuito feliz por este modelo ter sido utilizado como presente :)

      Grande beijo minha querida.

  4. Adorei este tapete, muito lindo. Fiz na linha fina ( Cleia) pra usar na minha comoda, ficou muito bonito.

  5. Estou fazendo o tapete Zínia, mas ele esta ficando ondulado. Gostaria de saber como posso resolver este problema?!
    Obrigada.

    1. Oi Aline, isso pode estar acontecendo por conta da diferença dos pontos entre uma pessoa e outra.
      Tente utilizar uma agulha com numeração menor (Agulha 3.0 por exemplo)
      Outra opção é diminuir uma corrente da quantidade que citei nas alças.

      Bom trabalho, espero que dê certo.

  6. Perfeito o modo de como foi explicado e apresentado o crochê. Estão de PARABÉNS! !
    Postem mais por gentileza!!❤❤❤

  7. Um dos melhores sites de croche que existem na net.
    As explicaçoes e as fotografias dos trabalhos sao excelentes.

  8. Certamente é o melhor site de passo-a-passo que já tive conhecimento. Meus parabéns, os trabalhos são incríveis e a explicação, melhor ainda.

    Obrigada!

  9. O trabalho é um dos mais bonitos, mas a explicação com certeza é a mais excepcional que ja vi…. Parabéns!!!!

  10. Olá boa tarde… Com o barbante número 8 gasta-se a mesma quantidade de novelos para esse modelo.

    1. Olá Inglid, como o fio número 8 vem menos quantidade no novelo você precisará comprar um novelo a mais.

  11. Olá! E muito bom esse site, eu não tinha nem noção em fazer crochê, é já fiz varios trabalhos por aqui! Muito obrigado a todos! Só queria fazer um pedido coloquem um passo a passo de um tapete redondo de uns 4 metros, quero muito fazer um tapete assim mais não consigo aumentar, já tentei várias vezes e não dá certo! Desde de já agradeço!

  12. Olá! Este tapete é lindo! Gostaria de fazer esse trabalho com linha Duna, para usar como toalha de mesa. Mas gostaria q ficasse maior, como faço pra que ele fique com um diâmetro maior?

    Obrigada!

    1. Oi Rachel tudo bem? Acredito que com fio Duna fique pouco menor, neste caso precisaria fazer umas duas ou 3 voltas a mais no acabamento ou antes de fazer o acabamento. Para aumentar basta fazer mais voltas seguindo sempre a proporção (um número de correntes para a alça e um ponto alto a mais dentro da alça na próxima volta)

      Bom trabalho!

  13. Adorei este tapete este site e maravilhoso ja fiz varios trabalhos por este site parabens a vces vou fazer este tbem.