Tapete coqueiro – Passo a passo Parte 2

Esta é a segunda parte do passo a passo e estamos confeccionando o TAPETE COQUEIRO. Se você quer ver o início do passo a passo ele já está disponível no link abaixo:

Tapete coqueiro – parte 1

tapete coqueiro passo a passo

MATERIAIS

A quantidade de fios depende dos pontos de cada pessoa, neste tapete gastei 2 novelos com 400g e não sobrou praticamente nada. Se seus pontos são um pouco mais soltos vai precisar de mais fio para fazer este mesmo tamanho de tapete.

Tapete coqueiro - passo a passo (2)

47 – Inicie a volta com 3 correntes e faça mais 2 pontos altos completando o primeiro bloquinho. Faça duas correntes de espaço e onde temos 5 correntes vamos fazer como na segunda volta de leques, 3 pontos altos em cima dos 3 primeiros pontos de base, duas correntes de espaço e vamos trabalhar dentro do leque.

Tapete coqueiro - passo a passo (165) Tapete coqueiro - passo a passo (166) Tapete coqueiro - passo a passo (167) Tapete coqueiro - passo a passo (168)

48 – Dentro do leque vamos fazer 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos.

Tapete coqueiro - passo a passo (169) Tapete coqueiro - passo a passo (170) Tapete coqueiro - passo a passo (171) Tapete coqueiro - passo a passo (172)

49 – Agora só repetir a lateral seguinte: duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e faça um bloquinho com 3 pontos altos. Duas correntes de espaço e ponto alto em cima dos pontos altos do segundo bloquinho. Observe que na ponta do leque fizemos da mesma forma que fizemos na penúltima volta… será assim até o final, sempre intercalando em leques com 3 pontos altos e leques com 5 pontos altos.

Tapete coqueiro - passo a passo (173) Tapete coqueiro - passo a passo (174) Tapete coqueiro - passo a passo (175) Tapete coqueiro - passo a passo (176) Tapete coqueiro - passo a passo (177)

50 – Faça 3 correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto baixo em cima de ponto baixo até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 4 pontos baixos.

Tapete coqueiro - passo a passo (178) Tapete coqueiro - passo a passo (179) Tapete coqueiro - passo a passo (180)

51 – Faça 3 correntes e siga para o leque seguinte que será trabalhado da mesma forma que já fizemos no primeiro… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (181) Tapete coqueiro - passo a passo (182) Tapete coqueiro - passo a passo (183) Tapete coqueiro - passo a passo (184)

52 – Inicie a volta com 3 correntes e faça mais 2 pontos altos completando o primeiro bloquinho. Faça duas correntes e siga para o segundo bloquinho… duas correntes e trabalhe a sequência de 5 pontos altos na ponta do leque. Faça duas correntes e continue na lateral seguinte fazendo 5 pontos altos.

Tapete coqueiro - passo a passo (185) Tapete coqueiro - passo a passo (186) Tapete coqueiro - passo a passo (187) Tapete coqueiro - passo a passo (188)

53 – Na direção das correntes do leque faça duas correntes de espaço e faça ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete coqueiro - passo a passo (189)

54 – Faça 4 correntes, pule o primeiro ponto baixo de base e faça 2 pontos baixos. Observe que vai sobrar o último… Faça 4 correntes e siga para o próximo leque. Repita por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (190) Tapete coqueiro - passo a passo (191) Tapete coqueiro - passo a passo (192) Tapete coqueiro - passo a passo (193) Tapete coqueiro - passo a passo (194) Tapete coqueiro - passo a passo (195) Tapete coqueiro - passo a passo (196)

55 – Faça 3 correntes para iniciar a volta e faça ponto alto em cima de ponto alto nos bloquinhos, na direção de duas correntes faça duas correntes de espaço até chegar no leque. Onde tem 5 pontos altos faça um bloquinho com 3 pontos altos, duas correntes de espaço, pule os 2 pontos de base e faça o leque dentro do leque, desta vez com 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos… Observe que na ponta do leque sempre fica igual a penúltima volta, não importa a volta que esteja, basta olhar como foi feito na penúltima volta :) será assim até o final e a diferença será na hora de passar de um leque para o outro.

Tapete coqueiro - passo a passo (197) Tapete coqueiro - passo a passo (198) Tapete coqueiro - passo a passo (199) Tapete coqueiro - passo a passo (201)

56 – Desta vez não tem correntes de espaço, os leques serão emendados… ao terminar o último bloquinho do primeiro leque, siga para o primeiro bloquinho do leque seguinte… repita por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (202) Tapete coqueiro - passo a passo (203) Tapete coqueiro - passo a passo (204) Tapete coqueiro - passo a passo (205) Tapete coqueiro - passo a passo (206) Tapete coqueiro - passo a passo (207)

57 – Desta vez vamos abandonar o primeiro bloquinho e iniciar a volta em cima do segundo bloquinho, siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e nas correntes…

Tapete coqueiro - passo a passo (208) Tapete coqueiro - passo a passo (209)

58 – Na direção do bloquinho seguinte vamos iniciar a volta com 3 correntes e ponto alto em cima de ponto alto… são duas correntes de espaços separando os bloquinhos como anteriormente. Na ponta do leque tem apenas 3 pontos altos e desta vez ficará com 5 pontos altos… vamos ver como passar de um leque para o outro?

Tapete coqueiro - passo a passo (210) Tapete coqueiro - passo a passo (211) Tapete coqueiro - passo a passo (212)

Agora sempre que for passar de um leque para o outro faremos correntes… se suas correntes forem mais alongadas pode diminuir a quantidade de correntes entre um leque e outro, vou colocar quantas fiz e ao fazer observe se não vai ficar muito solta, se ficar diminua a quantidade!

59 – Faça 6 correntes, pule o primeiro bloquinho do leque seguinte e faça ponto alto em cima de ponto alto… Observe as imagens:

Tapete coqueiro - passo a passo (213) Tapete coqueiro - passo a passo (214) Tapete coqueiro - passo a passo (215)

60 – Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (216) Tapete coqueiro - passo a passo (217)

61 – Após finalizar a volta faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga trabalhando ponto altos em todo os bloquinhos do leque como já vimos anteriormente.

Tapete coqueiro - passo a passo (218) Tapete coqueiro - passo a passo (219) Tapete coqueiro - passo a passo (220)

62 – Desta vez faça 5 correntes para passar de um leque para o outro e não vamos pular o bloquinhos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (221) Tapete coqueiro - passo a passo (222) Tapete coqueiro - passo a passo (223) Tapete coqueiro - passo a passo (224)

63 – Após finalizar a volta faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga trabalhando ponto alto em todos os bloquinhos do leque como na volta anterior…

Tapete coqueiro - passo a passo (225) Tapete coqueiro - passo a passo (226)

64 – Para passar de um leque para o outro faça apenas 4 correntes. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Veja que fizemos 3 voltas sem pular bloquinhos dos leques, então posso dizer que finalizamos mais uma faze do leque.

Tapete coqueiro - passo a passo (227) Tapete coqueiro - passo a passo (228) Tapete coqueiro - passo a passo (230)

65 – Na próxima volta vamos pular o primeiro e o último bloquinho de cada leque, siga com ponto baixíssimo até o segundo bloquinho, faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga trabalhando até chegar no penúltimo bloquinho, observe as imagens:

Tapete coqueiro - passo a passo (231) Tapete coqueiro - passo a passo (232) Tapete coqueiro - passo a passo (233) Tapete coqueiro - passo a passo (234)

66 – Para passar de um leque para o outro faça 9 correntes, pule o primeiro bloquinho do leque seguinte… siga trabalhando por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (235) Tapete coqueiro - passo a passo (236) Tapete coqueiro - passo a passo (237) Tapete coqueiro - passo a passo (238) Tapete coqueiro - passo a passo (239)

67 – Após finalizar a volta faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga trabalhando ponto altos em todo os bloquinhos do leque.

Tapete coqueiro - passo a passo (240) Tapete coqueiro - passo a passo (241)

68 – Para passar de um leque para o outro faça 8 correntes e siga para o próximo leque… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (242) Tapete coqueiro - passo a passo (243) Tapete coqueiro - passo a passo (244) Tapete coqueiro - passo a passo (245)

69 – Inicie a volta com 3 correntes, siga trabalhando os pontos altos e espaços do leque…

Tapete coqueiro - passo a passo (246)

70 – Para passar de um leque para o outro faça 6 correntes. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (247) Tapete coqueiro - passo a passo (248) Tapete coqueiro - passo a passo (249) Tapete coqueiro - passo a passo (250) Tapete coqueiro - passo a passo (251)

71 – Como fizemos 3 voltas sem pular bloquinhos vamos fazer isso na próxima volta. Siga com ponto baixíssimo até o segundo bloquinho, faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga trabalhando até chegar no penúltimo bloquinho, observe as imagens:

Tapete coqueiro - passo a passo (252) Tapete coqueiro - passo a passo (253) Tapete coqueiro - passo a passo (254) Tapete coqueiro - passo a passo (255) Tapete coqueiro - passo a passo (256)

72 – Para passar de um leque para o outro faça 12 correntes, pule o primeiro bloquinho do leque seguinte… siga trabalhando por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (257) Tapete coqueiro - passo a passo (258) Tapete coqueiro - passo a passo (259) Tapete coqueiro - passo a passo (260) Tapete coqueiro - passo a passo (261) Tapete coqueiro - passo a passo (262) Tapete coqueiro - passo a passo (263)

73 – Agora vamos trabalhar mais duas voltas sem pular bloquinhos… o início de cada volta será sempre igual e apenas para passar de um leque para o outro vamos diminuindo as correntes…

Tapete coqueiro - passo a passo (264)

74 – Desta vez faça 10 correntes e siga para o leque seguinte… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (265) Tapete coqueiro - passo a passo (266) Tapete coqueiro - passo a passo (267) Tapete coqueiro - passo a passo (268)

75 – Iniciando mais uma volta, para passar de um leque para o outro faça 8 correntes… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (269) Tapete coqueiro - passo a passo (270) Tapete coqueiro - passo a passo (271) Tapete coqueiro - passo a passo (272) Tapete coqueiro - passo a passo (273) Tapete coqueiro - passo a passo (274) Tapete coqueiro - passo a passo (275)

76 – Encerrada mais uma faze novamente vamos pular o primeiro bloquinho e iniciar a volta em cima do segundo bloquinho… siga com ponto baixíssimo até o segundo bloquinho, faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga trabalhando até chegar no penúltimo bloquinho deste leque.

Tapete coqueiro - passo a passo (276) Tapete coqueiro - passo a passo (277) Tapete coqueiro - passo a passo (278) Tapete coqueiro - passo a passo (279) Tapete coqueiro - passo a passo (280)

77 – Para passar de um leque para o outro são 14 correntes… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (281) Tapete coqueiro - passo a passo (282) Tapete coqueiro - passo a passo (283)

78 – Na volta seguinte para passar de um leque para o outro são 12 correntes de espaço… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (284) Tapete coqueiro - passo a passo (285) Tapete coqueiro - passo a passo (286) Tapete coqueiro - passo a passo (287) Tapete coqueiro - passo a passo (288)

79 – Na terceira e última volta desta faze são 10 correntes de espaço para passar de um leque para o outro… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (289) Tapete coqueiro - passo a passo (290) Tapete coqueiro - passo a passo (291) Tapete coqueiro - passo a passo (292) Tapete coqueiro - passo a passo (293) Tapete coqueiro - passo a passo (294) Tapete coqueiro - passo a passo (295)

Se desejar fazer mais voltas inicie mais uma faze… basta pular o primeiro e último bloquinho dos leques, para passar de um leque para o outro faça duas correntes a mais do que fizemos na primeira volta desta fase que terminamos, ou seja, fizemos com 16 correntes, então na próxima faze são 18 correntes e depois vai diminuindo de 2 em 2 nas duas voltas seguinte… O aumento é bem intuitivo e depende muito dos seus pontos também, basta medir a correntinha se não vai ficar repuxando ou sobrando muito ao passar de um leque para o outro.

80 – Para fazer o acabamento faça uma corrente logo após finalizar a volta, pule o ponto alto do meio do bloquinho e faça ponto baixo em cima do terceiro ponto, observe que apontei com a agulha… em cima do ponto alto do meio não faremos nada.

Tapete coqueiro - passo a passo (296) Tapete coqueiro - passo a passo (297) Tapete coqueiro - passo a passo (298)

81 – Faça ponto baixo no espaço entre um bloquinho e outro, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto baixo para formar o ponto picô, após o ponto picô faça ponto baixo ainda no espaço entre um bloquinho e outro. Observe as imagens:

Tapete coqueiro - passo a passo (299) Tapete coqueiro - passo a passo (300) Tapete coqueiro - passo a passo (301) Tapete coqueiro - passo a passo (302) Tapete coqueiro - passo a passo (303)

83 – Faça ponto baixo em cima do primeiro ponto alto do bloquinho seguinte, pule o ponto alto do meio e faça ponto baixo em cima do terceiro ponto do bloquinho… agora só seguir repetindo na lateral do leque e o ponto picô da ponta será diferente…

Tapete coqueiro - passo a passo (304) Tapete coqueiro - passo a passo (305) Tapete coqueiro - passo a passo (306)

84 – Chegando na pontinha do leque faça ponto baixo e desta vez faremos o ponto picô com 4 correntes, o ponto em si é exatamente igual, mas feito com 4 correntes ele ficará um pouco maior que os pontos da lateral… Vamos ver como passar de um leque para o outro?

Tapete coqueiro - passo a passo (307) Tapete coqueiro - passo a passo (308) Tapete coqueiro - passo a passo (309) Tapete coqueiro - passo a passo (310) Tapete coqueiro - passo a passo (311) Tapete coqueiro - passo a passo (312) Tapete coqueiro - passo a passo (313) Tapete coqueiro - passo a passo (314)

85 – Ao chegar no último bloquinho do leque vamos pular as duas primeiras correntes e fazer ponto baixo na terceira corrente. Ela vai encolher formando uma pontinha para baixo. Faça mais 2 pontos baixos nas próximas correntes. Em seguida faça o ponto picô e trabalhe mais 3 pontos baixos nas correntes, vão sobrar duas correntes da alça… então siga com ponto baixo para o bloquinho seguinte… Veja que o ponto picô fica no meio formando uma pontinha e as correntes que pulamos no inicio e no final da alça formam pontinhas para baixo e a alça ficará em formato de arco.  Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (315) Tapete coqueiro - passo a passo (316) Tapete coqueiro - passo a passo (317)

Aqui o tapete pronto!

20170318_110715 20170318_110727 20170318_110747 20170318_110806 20170318_110829 20170318_110905

Tapete coqueiro - passo a passo (318) Tapete coqueiro - passo a passo (319)

Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham gostado e que consigam fazer seu tapete. Em caso de dúvidas deixe seu comentário.

Um forte abraço e tudo de bom sempre!

Samuel Ramos.

 

 

Parte 1

15 comentários em “Tapete coqueiro – Passo a passo Parte 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Ameiiii esse tapete, meu quarto ficou muitoooo charmoso. Esse site foi um achado. Muito obrigada por compartilhar.

    1. :) Fico feliz que tenha gostado do resultado Débora!
      Seja sempre muito bem vinda. Um forte abraço e tudo de bom sempre.

  2. Samuel amo seus trabalhos ja fiz os tapetes redondos quase todos o coqueiro ja fiz três vezes por último fiz na linha Anne branca ficou lindo. Parabéns.

    1. 2 novelos com 400g cada. :)
      Deixei a lista de materiais no inicio da postagem e inclusive numeração de agulha que utilizei.

      Obrigado pelo carinho Bia!

  3. Samueel…sou iniciante no crochê…neste tapete estou na 7 volta…esta ficando embabado….o que estou fazendo errado…..me ajude please…abraço

    1. Oi Dilamar, a 7ª volta é toda em ponto alto fechada certo?
      Você conferiu a quantidade de pontos das voltas anteriores e estão todas corretas?
      Está utilizando que fio e que numeração de agulha?

      Forte abraço.

      1. Ola samuel…sim a contagem esta correta….mas como moro em uma cidade pequena não achei a fio que recomendou….entao estou fazendo com barbante 6 ( a vendedora disse que é da mesma espessura da barroco maxcolor) e agulha 3 1/5

        1. Oi Dilamar,
          O barbante apesar de ter a mesma numeração ele acaba sendo um pouco mais fino que os fios barroco maxcolor. Estes fios por serem 100% algodão ele é mais macio e acaba sendo um pouquinho mais grosso.

          Para barbante 6 utilize agulha 3.0 que vai deixar os pontos mais apertados e acredito que vai resolver estas ondulações.

  4. Bom dia…. Muito lindo esse tapete azul “Coqueiro”. Ficará na minha lista de trabalhos a serem feitos… mas o que achei fantástico foi o tapete coadjuvante…. aquele que aparece entre os sofás… Por favor.. faça um pra mostrar a troca de fios.. combinação de cores… aproveitamento das sobras… muito, muito lindo… Abraços

    1. Olá Bethy, muito obrigado pelo carinho!!!

      O tapete que você se refere na verdade é um carpete de 2 x 2.5mts não é crochê :)
      Comprei este tapete recentemente em uma loja de decoração e paguei um preço bem justo. Quando vi gostei na hora :)

      Aqui no blog tem um tapete que fiz com bloquinhos e dá para aproveitar a ideia… só fazer os bloquinhos menores :)

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.