Tapete coqueiro – Passo a passo Parte 2

Esta é a segunda parte do passo a passo e estamos confeccionando o TAPETE COQUEIRO. Se você quer ver o início do passo a passo ele já está disponível no link abaixo:

Tapete coqueiro – parte 1

tapete coqueiro passo a passo

MATERIAIS

A quantidade de fios depende dos pontos de cada pessoa, neste tapete gastei 2 novelos com 400g e não sobrou praticamente nada. Se seus pontos são um pouco mais soltos vai precisar de mais fio para fazer este mesmo tamanho de tapete.

Tapete coqueiro - passo a passo (2)

47 – Inicie a volta com 3 correntes e faça mais 2 pontos altos completando o primeiro bloquinho. Faça duas correntes de espaço e onde temos 5 correntes vamos fazer como na segunda volta de leques, 3 pontos altos em cima dos 3 primeiros pontos de base, duas correntes de espaço e vamos trabalhar dentro do leque.

Tapete coqueiro - passo a passo (165) Tapete coqueiro - passo a passo (166) Tapete coqueiro - passo a passo (167) Tapete coqueiro - passo a passo (168)

48 – Dentro do leque vamos fazer 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos.

Tapete coqueiro - passo a passo (169) Tapete coqueiro - passo a passo (170) Tapete coqueiro - passo a passo (171) Tapete coqueiro - passo a passo (172)

49 – Agora só repetir a lateral seguinte: duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e faça um bloquinho com 3 pontos altos. Duas correntes de espaço e ponto alto em cima dos pontos altos do segundo bloquinho. Observe que na ponta do leque fizemos da mesma forma que fizemos na penúltima volta… será assim até o final, sempre intercalando em leques com 3 pontos altos e leques com 5 pontos altos.

Tapete coqueiro - passo a passo (173) Tapete coqueiro - passo a passo (174) Tapete coqueiro - passo a passo (175) Tapete coqueiro - passo a passo (176) Tapete coqueiro - passo a passo (177)

50 – Faça 3 correntes, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto baixo em cima de ponto baixo até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 4 pontos baixos.

Tapete coqueiro - passo a passo (178) Tapete coqueiro - passo a passo (179) Tapete coqueiro - passo a passo (180)

51 – Faça 3 correntes e siga para o leque seguinte que será trabalhado da mesma forma que já fizemos no primeiro… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (181) Tapete coqueiro - passo a passo (182) Tapete coqueiro - passo a passo (183) Tapete coqueiro - passo a passo (184)

52 – Inicie a volta com 3 correntes e faça mais 2 pontos altos completando o primeiro bloquinho. Faça duas correntes e siga para o segundo bloquinho… duas correntes e trabalhe a sequência de 5 pontos altos na ponta do leque. Faça duas correntes e continue na lateral seguinte fazendo 5 pontos altos.

Tapete coqueiro - passo a passo (185) Tapete coqueiro - passo a passo (186) Tapete coqueiro - passo a passo (187) Tapete coqueiro - passo a passo (188)

53 – Na direção das correntes do leque faça duas correntes de espaço e faça ponto alto em cima de ponto alto.

Tapete coqueiro - passo a passo (189)

54 – Faça 4 correntes, pule o primeiro ponto baixo de base e faça 2 pontos baixos. Observe que vai sobrar o último… Faça 4 correntes e siga para o próximo leque. Repita por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (190) Tapete coqueiro - passo a passo (191) Tapete coqueiro - passo a passo (192) Tapete coqueiro - passo a passo (193) Tapete coqueiro - passo a passo (194) Tapete coqueiro - passo a passo (195) Tapete coqueiro - passo a passo (196)

55 – Faça 3 correntes para iniciar a volta e faça ponto alto em cima de ponto alto nos bloquinhos, na direção de duas correntes faça duas correntes de espaço até chegar no leque. Onde tem 5 pontos altos faça um bloquinho com 3 pontos altos, duas correntes de espaço, pule os 2 pontos de base e faça o leque dentro do leque, desta vez com 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos… Observe que na ponta do leque sempre fica igual a penúltima volta, não importa a volta que esteja, basta olhar como foi feito na penúltima volta :) será assim até o final e a diferença será na hora de passar de um leque para o outro.

Tapete coqueiro - passo a passo (197) Tapete coqueiro - passo a passo (198) Tapete coqueiro - passo a passo (199) Tapete coqueiro - passo a passo (201)

56 – Desta vez não tem correntes de espaço, os leques serão emendados… ao terminar o último bloquinho do primeiro leque, siga para o primeiro bloquinho do leque seguinte… repita por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (202) Tapete coqueiro - passo a passo (203) Tapete coqueiro - passo a passo (204) Tapete coqueiro - passo a passo (205) Tapete coqueiro - passo a passo (206) Tapete coqueiro - passo a passo (207)

57 – Desta vez vamos abandonar o primeiro bloquinho e iniciar a volta em cima do segundo bloquinho, siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e nas correntes…

Tapete coqueiro - passo a passo (208) Tapete coqueiro - passo a passo (209)

58 – Na direção do bloquinho seguinte vamos iniciar a volta com 3 correntes e ponto alto em cima de ponto alto… são duas correntes de espaços separando os bloquinhos como anteriormente. Na ponta do leque tem apenas 3 pontos altos e desta vez ficará com 5 pontos altos… vamos ver como passar de um leque para o outro?

Tapete coqueiro - passo a passo (210) Tapete coqueiro - passo a passo (211) Tapete coqueiro - passo a passo (212)

Agora sempre que for passar de um leque para o outro faremos correntes… se suas correntes forem mais alongadas pode diminuir a quantidade de correntes entre um leque e outro, vou colocar quantas fiz e ao fazer observe se não vai ficar muito solta, se ficar diminua a quantidade!

59 – Faça 6 correntes, pule o primeiro bloquinho do leque seguinte e faça ponto alto em cima de ponto alto… Observe as imagens:

Tapete coqueiro - passo a passo (213) Tapete coqueiro - passo a passo (214) Tapete coqueiro - passo a passo (215)

60 – Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (216) Tapete coqueiro - passo a passo (217)

61 – Após finalizar a volta faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga trabalhando ponto altos em todo os bloquinhos do leque como já vimos anteriormente.

Tapete coqueiro - passo a passo (218) Tapete coqueiro - passo a passo (219) Tapete coqueiro - passo a passo (220)

62 – Desta vez faça 5 correntes para passar de um leque para o outro e não vamos pular o bloquinhos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (221) Tapete coqueiro - passo a passo (222) Tapete coqueiro - passo a passo (223) Tapete coqueiro - passo a passo (224)

63 – Após finalizar a volta faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga trabalhando ponto alto em todos os bloquinhos do leque como na volta anterior…

Tapete coqueiro - passo a passo (225) Tapete coqueiro - passo a passo (226)

64 – Para passar de um leque para o outro faça apenas 4 correntes. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Veja que fizemos 3 voltas sem pular bloquinhos dos leques, então posso dizer que finalizamos mais uma faze do leque.

Tapete coqueiro - passo a passo (227) Tapete coqueiro - passo a passo (228) Tapete coqueiro - passo a passo (230)

65 – Na próxima volta vamos pular o primeiro e o último bloquinho de cada leque, siga com ponto baixíssimo até o segundo bloquinho, faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga trabalhando até chegar no penúltimo bloquinho, observe as imagens:

Tapete coqueiro - passo a passo (231) Tapete coqueiro - passo a passo (232) Tapete coqueiro - passo a passo (233) Tapete coqueiro - passo a passo (234)

66 – Para passar de um leque para o outro faça 9 correntes, pule o primeiro bloquinho do leque seguinte… siga trabalhando por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (235) Tapete coqueiro - passo a passo (236) Tapete coqueiro - passo a passo (237) Tapete coqueiro - passo a passo (238) Tapete coqueiro - passo a passo (239)

67 – Após finalizar a volta faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga trabalhando ponto altos em todo os bloquinhos do leque.

Tapete coqueiro - passo a passo (240) Tapete coqueiro - passo a passo (241)

68 – Para passar de um leque para o outro faça 8 correntes e siga para o próximo leque… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (242) Tapete coqueiro - passo a passo (243) Tapete coqueiro - passo a passo (244) Tapete coqueiro - passo a passo (245)

69 – Inicie a volta com 3 correntes, siga trabalhando os pontos altos e espaços do leque…

Tapete coqueiro - passo a passo (246)

70 – Para passar de um leque para o outro faça 6 correntes. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (247) Tapete coqueiro - passo a passo (248) Tapete coqueiro - passo a passo (249) Tapete coqueiro - passo a passo (250) Tapete coqueiro - passo a passo (251)

71 – Como fizemos 3 voltas sem pular bloquinhos vamos fazer isso na próxima volta. Siga com ponto baixíssimo até o segundo bloquinho, faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga trabalhando até chegar no penúltimo bloquinho, observe as imagens:

Tapete coqueiro - passo a passo (252) Tapete coqueiro - passo a passo (253) Tapete coqueiro - passo a passo (254) Tapete coqueiro - passo a passo (255) Tapete coqueiro - passo a passo (256)

72 – Para passar de um leque para o outro faça 12 correntes, pule o primeiro bloquinho do leque seguinte… siga trabalhando por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (257) Tapete coqueiro - passo a passo (258) Tapete coqueiro - passo a passo (259) Tapete coqueiro - passo a passo (260) Tapete coqueiro - passo a passo (261) Tapete coqueiro - passo a passo (262) Tapete coqueiro - passo a passo (263)

73 – Agora vamos trabalhar mais duas voltas sem pular bloquinhos… o início de cada volta será sempre igual e apenas para passar de um leque para o outro vamos diminuindo as correntes…

Tapete coqueiro - passo a passo (264)

74 – Desta vez faça 10 correntes e siga para o leque seguinte… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (265) Tapete coqueiro - passo a passo (266) Tapete coqueiro - passo a passo (267) Tapete coqueiro - passo a passo (268)

75 – Iniciando mais uma volta, para passar de um leque para o outro faça 8 correntes… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (269) Tapete coqueiro - passo a passo (270) Tapete coqueiro - passo a passo (271) Tapete coqueiro - passo a passo (272) Tapete coqueiro - passo a passo (273) Tapete coqueiro - passo a passo (274) Tapete coqueiro - passo a passo (275)

76 – Encerrada mais uma faze novamente vamos pular o primeiro bloquinho e iniciar a volta em cima do segundo bloquinho… siga com ponto baixíssimo até o segundo bloquinho, faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga trabalhando até chegar no penúltimo bloquinho deste leque.

Tapete coqueiro - passo a passo (276) Tapete coqueiro - passo a passo (277) Tapete coqueiro - passo a passo (278) Tapete coqueiro - passo a passo (279) Tapete coqueiro - passo a passo (280)

77 – Para passar de um leque para o outro são 14 correntes… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (281) Tapete coqueiro - passo a passo (282) Tapete coqueiro - passo a passo (283)

78 – Na volta seguinte para passar de um leque para o outro são 12 correntes de espaço… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (284) Tapete coqueiro - passo a passo (285) Tapete coqueiro - passo a passo (286) Tapete coqueiro - passo a passo (287) Tapete coqueiro - passo a passo (288)

79 – Na terceira e última volta desta faze são 10 correntes de espaço para passar de um leque para o outro… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (289) Tapete coqueiro - passo a passo (290) Tapete coqueiro - passo a passo (291) Tapete coqueiro - passo a passo (292) Tapete coqueiro - passo a passo (293) Tapete coqueiro - passo a passo (294) Tapete coqueiro - passo a passo (295)

Se desejar fazer mais voltas inicie mais uma faze… basta pular o primeiro e último bloquinho dos leques, para passar de um leque para o outro faça duas correntes a mais do que fizemos na primeira volta desta fase que terminamos, ou seja, fizemos com 16 correntes, então na próxima faze são 18 correntes e depois vai diminuindo de 2 em 2 nas duas voltas seguinte… O aumento é bem intuitivo e depende muito dos seus pontos também, basta medir a correntinha se não vai ficar repuxando ou sobrando muito ao passar de um leque para o outro.

80 – Para fazer o acabamento faça uma corrente logo após finalizar a volta, pule o ponto alto do meio do bloquinho e faça ponto baixo em cima do terceiro ponto, observe que apontei com a agulha… em cima do ponto alto do meio não faremos nada.

Tapete coqueiro - passo a passo (296) Tapete coqueiro - passo a passo (297) Tapete coqueiro - passo a passo (298)

81 – Faça ponto baixo no espaço entre um bloquinho e outro, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto baixo para formar o ponto picô, após o ponto picô faça ponto baixo ainda no espaço entre um bloquinho e outro. Observe as imagens:

Tapete coqueiro - passo a passo (299) Tapete coqueiro - passo a passo (300) Tapete coqueiro - passo a passo (301) Tapete coqueiro - passo a passo (302) Tapete coqueiro - passo a passo (303)

83 – Faça ponto baixo em cima do primeiro ponto alto do bloquinho seguinte, pule o ponto alto do meio e faça ponto baixo em cima do terceiro ponto do bloquinho… agora só seguir repetindo na lateral do leque e o ponto picô da ponta será diferente…

Tapete coqueiro - passo a passo (304) Tapete coqueiro - passo a passo (305) Tapete coqueiro - passo a passo (306)

84 – Chegando na pontinha do leque faça ponto baixo e desta vez faremos o ponto picô com 4 correntes, o ponto em si é exatamente igual, mas feito com 4 correntes ele ficará um pouco maior que os pontos da lateral… Vamos ver como passar de um leque para o outro?

Tapete coqueiro - passo a passo (307) Tapete coqueiro - passo a passo (308) Tapete coqueiro - passo a passo (309) Tapete coqueiro - passo a passo (310) Tapete coqueiro - passo a passo (311) Tapete coqueiro - passo a passo (312) Tapete coqueiro - passo a passo (313) Tapete coqueiro - passo a passo (314)

85 – Ao chegar no último bloquinho do leque vamos pular as duas primeiras correntes e fazer ponto baixo na terceira corrente. Ela vai encolher formando uma pontinha para baixo. Faça mais 2 pontos baixos nas próximas correntes. Em seguida faça o ponto picô e trabalhe mais 3 pontos baixos nas correntes, vão sobrar duas correntes da alça… então siga com ponto baixo para o bloquinho seguinte… Veja que o ponto picô fica no meio formando uma pontinha e as correntes que pulamos no inicio e no final da alça formam pontinhas para baixo e a alça ficará em formato de arco.  Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete coqueiro - passo a passo (315) Tapete coqueiro - passo a passo (316) Tapete coqueiro - passo a passo (317)

Aqui o tapete pronto!

20170318_110715 20170318_110727 20170318_110747 20170318_110806 20170318_110829 20170318_110905

Tapete coqueiro - passo a passo (318) Tapete coqueiro - passo a passo (319)

Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham gostado e que consigam fazer seu tapete. Em caso de dúvidas deixe seu comentário.

Um forte abraço e tudo de bom sempre!

Samuel Ramos.

Parte 1

15 comentários em “Tapete coqueiro – Passo a passo Parte 2

  1. Ameiiii esse tapete, meu quarto ficou muitoooo charmoso. Esse site foi um achado. Muito obrigada por compartilhar.

    1. :) Fico feliz que tenha gostado do resultado Débora!
      Seja sempre muito bem vinda. Um forte abraço e tudo de bom sempre.

  2. Samuel amo seus trabalhos ja fiz os tapetes redondos quase todos o coqueiro ja fiz três vezes por último fiz na linha Anne branca ficou lindo. Parabéns.

    1. 2 novelos com 400g cada. :)
      Deixei a lista de materiais no inicio da postagem e inclusive numeração de agulha que utilizei.

      Obrigado pelo carinho Bia!

  3. Samueel…sou iniciante no crochê…neste tapete estou na 7 volta…esta ficando embabado….o que estou fazendo errado…..me ajude please…abraço

    1. Oi Dilamar, a 7ª volta é toda em ponto alto fechada certo?
      Você conferiu a quantidade de pontos das voltas anteriores e estão todas corretas?
      Está utilizando que fio e que numeração de agulha?

      Forte abraço.

      1. Ola samuel…sim a contagem esta correta….mas como moro em uma cidade pequena não achei a fio que recomendou….entao estou fazendo com barbante 6 ( a vendedora disse que é da mesma espessura da barroco maxcolor) e agulha 3 1/5

        1. Oi Dilamar,
          O barbante apesar de ter a mesma numeração ele acaba sendo um pouco mais fino que os fios barroco maxcolor. Estes fios por serem 100% algodão ele é mais macio e acaba sendo um pouquinho mais grosso.

          Para barbante 6 utilize agulha 3.0 que vai deixar os pontos mais apertados e acredito que vai resolver estas ondulações.

  4. Bom dia…. Muito lindo esse tapete azul “Coqueiro”. Ficará na minha lista de trabalhos a serem feitos… mas o que achei fantástico foi o tapete coadjuvante…. aquele que aparece entre os sofás… Por favor.. faça um pra mostrar a troca de fios.. combinação de cores… aproveitamento das sobras… muito, muito lindo… Abraços

    1. Olá Bethy, muito obrigado pelo carinho!!!

      O tapete que você se refere na verdade é um carpete de 2 x 2.5mts não é crochê :)
      Comprei este tapete recentemente em uma loja de decoração e paguei um preço bem justo. Quando vi gostei na hora :)

      Aqui no blog tem um tapete que fiz com bloquinhos e dá para aproveitar a ideia… só fazer os bloquinhos menores :)