O TAPETE COQUEIRO é uma adaptação que fiz utilizando o fio Barroco Maxcolor da Círculo S/A. Você pode confeccionar com fio Duna e utilizar como centro de mesa que também fica muito lindo.
Nunca fiz maior, mas é bem fácil aumentar este modelo caso queira, durante a confecção você vai ver que os aumentos são sempre repetidos e a única mudança é ao passar de um leque para o outro. Como utilizei mais de um novelo precisei emendar o fio, AQUI no blog tem um passo a passo que ajuda você fazer a emenda de forma simples e não vai ficar aparecendo.
MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº 6 – Utilizei a cor 2859
- Agulha para crochê 3.5mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos.
- Tamanho do trabalho: 120cm de diâmetro
A quantidade de fios depende dos pontos de cada pessoa, neste tapete gastei 2 novelos com 400g e não sobrou praticamente nada. Se seus pontos são um pouco mais soltos vai precisar de mais fio para fazer este mesmo tamanho de tapete.
Atualizei o passo a passo e fiz videoaula, veja!
01 – Inicie com anel mágico, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
02 – Dentro do anel mágico faça 19 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos um total de 20 pontos altos. Puxe a ponta de fio para ajustar os pontos sem apertar muito e finalize a volta com ponto baixíssimo.
03 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga para o próximo ponto de base e faça 2 pontos altos. (Os 2 pontos altos no mesmo ponto de base chamamos de “aumento”).
04 – No terceiro ponto de base faça apenas 1 ponto de base. No quarto ponto de base novamente teremos o aumento novamente… Siga intercalando, um ponto com aumento e outro não, siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Teremos um total de 30 pontos altos.
05 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais um ponto alto no mesmo ponto de base. Nesta volta faremos aumento de pontos em todos os pontos de base, ou seja, faça 2 pontos altos em cada ponto de base. Finalize a volta com ponto baixíssimo e teremos um total de 60 pontos altos.
06 – Após finalizar a volta faça 5 correntes, pule 1 ponto de base e faça ponto alto.
07 – Faça duas correntes de espaço, pule 1 ponto de base e faça ponto alto… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 5 que fizemos para iniciar a volta. Teremos um total de 30 bloquinhos.
08 – Após finalizar a volta anterior faça ponto baixo dentro do primeiro espaço, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto no mesmo espaço.
09 – Faça uma corrente, pule o ponto de base e faça 2 pontos altos no espaço seguinte… novamente uma corrente e siga para o próximo espaço e faça 2 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
10 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto em cima do próximo ponto de base, no espaço de uma corrente faça apenas um ponto alto. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
11 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto em cima do próximo ponto de base.
12 – O terceiro ponto de base é o que fizemos no espaço de uma corrente, em cima deste ponto faça 2 pontos altos. Vamos seguir assim por toda a volta, sempre que chegar na direção do ponto alto que foi feito no espaço teremos um aumento de pontos. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo, teremos um total de 120 pontos altos.
13 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto em cima do ponto seguinte.
14 – Faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e em seguida faça 2 pontos altos sendo um em cada ponto de base.
15 – Agora só seguir repetindo, duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e faça 2 pontos altos… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Teremos um total de 30 bloquinhos com duas correntes de espaço entre um e outro.
16 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto em cima do próximo ponto de base.
17 – No espaço de duas correntes faça 3 pontos altos. Siga assim por toda a volta, sempre 3 pontos altos no espaço de duas correntes, em cima dos pontos altos não tem aumento. Finalize a volta com ponto baixíssimo.
18 – Após finalizar a volta faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo, siga para o próximo ponto e faça ponto baixo… siga por toda a volta fazendo ponto baixo em cima de cada ponto de base, finalize a volta com ponto baixíssimo na corrente que fizemos para iniciar a volta.
19 – Siga com mais 2 pontos baixíssimos e faça ponto baixo em cima do ponto alto do meio dos 3 que foram feitos no espaço de duas correntes. Observe que apontei com a agulha. Vamos iniciar assim para facilitar as próximas voltas.
20 – Faça 10 correntes, pule 6 pontos de base e prenda com ponto baixo. Observe que ficou na direção do primeiro ponto alto do terceiro bloquinho que temos na penúltima volta.
21 – Faça 10 correntes, pule 7 pontos de base e prenda com ponto baixo. Observe que ficou na direção do ponto alto do do meio dos 3 que tem no espaço de duas correntes.
22 – Agora vamos seguir intercalando… as alças são sempre com 10 correntes, já os espaços são intercalados pulando 6 e 7 pontos de base. Finalize com ponto baixíssimo em cima do primeiro ponto baixo. Se fizer tudo certo teremos um total de 20 alças.
23 – Após finalizar com ponto baixíssimo vamos trabalhar pontos baixos nas alças. Em cada alça faça 11 pontos baixos, os pontos são feitos abraçando a alça e não pegando dentro das correntes, entre um ponto baixo e outro não tem corrente de espaço, basta trabalhar 11 pontos baixos em cada alça e finalizar com ponto baixíssimo em cima do primeiro ponto baixo da primeira alça.
24 – Após finalizar a volta faça mais 4 pontos baixíssimos em cima dos pontos baixos da primeira alça. Em seguida faça ponto baixo em cima do 6º ponto de base como apresentado abaixo. (O ponto baixo ficará em cima do ponto do meio já que temos um total de 11 pontos na alça).
25 – Faça 10 correntes, siga para a segunda alça e prenda com ponto baixo em cima do ponto do meio… siga por toda a volta fazendo alças com 10 correntes. Finalize com ponto baixíssimo em cima do primeiro ponto baixo que fizemos para iniciar a primeira alça.
26 – Agora vamos trabalhar pontos baixos nas alças e desta vez faremos 14 pontos baixos em cada alça. Para passar de uma alça para a outra não tem corrente de espaço… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo em cima do primeiro ponto baixo dos 14 que estão na primeira alça.
27 – Faça mais 4 pontos baixíssimos em cima dos pontos de base. Observe que estaremos em cima do 5º ponto de base.
28 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos.
29 – Faça duas correntes de espaço e faça mais 3 pontos altos em pular nenhum ponto de base. Teremos 1 leque.
30 – Faça 3 correntes de espaço e vamos trabalhar pontos baixos na alça seguinte. Pule o primeiro ponto de base e faça uma sequência de 12 pontos baixos, observe que vai sobrar 1 pontos de base no final.
31 – Faça 3 correntes e na terceira alça faremos leque novamente… Pule 4 pontos de base e faça o leque com 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos… siga por toda a volta sempre intercalando as alças com 10 pontos baixos e leque na outra. Finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente que forma o primeiro ponto alto. Teremos um total de 10 leques.
32 – Após finalizar a volta faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto em cima dos 2 pontos altos seguintes.
33 – Dentro do espaço de duas correntes que tem dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos.
34 – Siga com ponto alto em cima dos pontos altos, em seguida faça 3 correntes de espaço, pule o primeiro ponto baixo da alça seguinte e prenda com ponto baixo em cima do segundo ponto de base.
35 – Siga com ponto baixo em cima de ponto baixo até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 10 pontos.
36 – Faça 3 correntes e faça o leque seguinte exatamente como o primeiro… ponto alto em cima de ponto alto, dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos… ponto alto em cima de ponto alto… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente que forma o primeiro ponto alto.
37 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos. Teremos um bloquinho com 3 pontos altos.
38 – Faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e vamos fazer leque dentro do espaço de duas correntes. Faça 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos dentro do leque. Observe que teremos leque dentro leque.
39 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 3 pontos altos em cima dos pontos altos seguintes.
40 – Faça 3 correntes, pule o primeiro ponto baixo da alça seguinte e siga com ponto baixo em cima de ponto baixo até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 8 pontos baixos.
41 – Faça 3 correntes e vamos repetir o que fizemos no leque anterior… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
42 – Inicie a volta com 3 correntes e faça ponto alto em cima de ponto alto do bloquinho inicial. Faça duas correntes de espaço e vamos trabalhar ponto alto em cima dos 3 pontos altos do leque e 2 pontos altos dentro do espaço de duas correntes como apresentado nas imagens.
43 – Faça duas correntes de espaço e faça 2 pontos altos novamente dentro do mesmo espaço, siga com ponto alto em cima dos 3 pontos altos seguinte.
44 – Faça duas correntes de espaço, siga para o bloquinho seguinte e faça ponto alto em cima de ponto alto.
45 – Faça 3 correntes de espaço, vamos para a próxima alça, pule o primeiro ponto baixo, siga com ponto baixo em cima de ponto baixo até o penúltimo ponto de base. Teremos um total de 6 pontos baixos.
46 – Faça 3 correntes e siga para o leque e repita o que fizemos no primeiro… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.
Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. Na próxima postagem vamos dar sequência e finalizar nosso trabalho.
–