Tapete flor camélia passo a passo parte 2

Vamos aprender passo a passo a confecção do TAPETE CAMÉLIA do professor Marcelo Nunes. Já vi alguns inclusive havia anexado um vídeo porem estava confundindo muito por se tratar de um vídeo feito a partir de fotografias. Espero que consigam executar este trabalho, em caso de dúvida pode entrar em contato que vamos te ajudar.

Esta é a 2ª parte do passo a passo e vamos aprender como dar seguimento ao nosso tapete.
PARTE 1 – TAPETE CAMÉLIA PASSO A PASSO PARTE 1
PARTE 3 – TAPETE CAMÉLIA PASSO A PASSO PARTE 3
FLOR CAMÉLIA PASSO A PASSO –FLOR CAMÉLIA PASSO A PASSO

MATERIAIS UTILIZADOS NESTE PASSO A PASSO:

No 1º passo aprendemos como deixar o trabalho como na imagem abaixo:
IMG_6183
14 – Ao completar a volta do motivo já estaremos na terceira volta do tapete (fizemos 3 voltas em cada flor). Prenda com ponto baixíssimo no primeiro ponto alto, ande até o segundo ponto alto também com ponto baixíssimo, todas as voltas a partir de agora vamos pular este primeiro ponto de base, veja que na volta anterior tem 5 pontos alto, vamos pular o primeiro e fazer apenas 4 ponto alto em cima dos pontos de base. Ao chegar no meio do leque faça 2 pontos alto e duas correntes de separação, faça novamente 2 pontos alto ainda dentro do espaço e siga com mais 4 pontos alto em cima dos pontos da volta anterior. No final vai sobrar 1 ponto de base.
IMG_6186 IMG_6187 IMG_6188
15 – Veja que ficou o seguinte: 6 pontos alto, duas correntes de intervalo, 6 pontos alto. Agora faça uma corrente de espaço e faça 1 ponto alto em relevo pegando o ponto baixo, veja nas imagens:

Vai ficar com um total de 6 pontos alto
2 correntes de espaço
6 pontos alto
1 corrente de espaço
1 ponto alto em relevo
1 corrente de espaço

segue para o próximo leque
Veremos como fica na emenda

IMG_6189 IMG_6190

16 – Após o ponto em relevo faça uma correntinha de espaço, pule o primeiro ponto de base e repita o procedimento anterior no leque seguinte:

IMG_6191

Veja abaixo como vai ficando, siga fazendo assim até chegar na emenda dos motivos

IMG_6192

17 – Ao chegar no leque que está emendado os motivos, logo após o ponto alto em relevo faça 3 correntinhas e faça um ponto alto na emenda entre um motivo e outro.

IMG_6193 IMG_6194

Veja que marquei com a agulha onde faremos o ponto alto.

IMG_6195

 18 – Faça então duas correntes de separação e novamente 1 ponto alto no mesmo lugar.

IMG_6197 IMG_6198

19 – Agora faça novamente 3 correntes e faça ponto alto em relevo no ponto baixo do motivo seguinte e siga assim até completar toda esta volta.

IMG_6199 IMG_6200

Finalize esta volta com ponto baixíssimo no alto do ponto inicial desta volta, ficará assim ao terminar esta volta (1ª volta contornando os motivos que correspondem a 4ª volta do tapete) Então a partir de agora vou enumerar as voltas sendo esta finalizada a 4ª volta para que nãos e percam.

IMG_6201

20 – 5ª volta, novamente faça ponto baixíssimo no segundo ponto alto, vamos iniciar a volta pulando o primeiro ponto.

IMG_6202 IMG_6203 IMG_6204
21 – Vai ficar com 5 pontos alto em cima dos pontos da volta anterior e + 2 pontos alto no intervalo, Total 7 pontos altos 2 correntes de espaço e 7 pontos altos.  Novamente segue esta volta como a anterior, não se esqueça de sempre pular o primeiro e o ultimo ponto alto de cada leque da carreira anterior, fazer uma correntinha de espaço, fazer o ponto alto em relevo entre os leques, fazer novamente correntinha de espaço, pular o primeiro ponto alto do leque seguinte… Veja as imagens abaixo;

Vai ficar com um total de 7 pontos alto
2 correntes de espaço
7 pontos alto
1 corrente de espaço
1 ponto alto em relevo
1 corrente de espaço

segue para o próximo leque
Veremos como fica na emenda

IMG_6205 IMG_6206 IMG_6207 IMG_6208 IMG_6209 IMG_6210
22 – Na emenda dos motivos, logo após o ponto alto em relevo faça duas correntinhas de espaço.
IMG_6211
23 – Faça 2 pontos alto dentro do espaço de duas correntes da volta anterior, 2 correntinhas de espaço e novamente 2 pontos alto, 2 correntes ponto alto em relevo em cima do ponto em  relevo da volta anterior. Siga toda a volta e em todas as emendas de motivos faça desta forma.

IMG_6212 IMG_6213 IMG_6214 IMG_6215 IMG_6216 IMG_6217
Finalize a volta com ponto baixíssimo
IMG_6218 IMG_6219

24 – 6ª volta, novamente pule o primeiro ponto de base, faça 6 pontos alto em cima dos 6 pontos seguintes + 2 pontos dentro do leque, faça 2 correntes de intervalo e novamente 2 pontos altos no intervalo e mais 6 pontos altos em cima dos pontos alto seguinte, vai sobrar o ultimo. 

Vai ficar com um total de 8 pontos alto
2 correntes de espaço
8 pontos alto
1 corrente de espaço
1 ponto alto em relevo
1 corrente de espaço

segue para o próximo leque
Veremos como fica na emenda

IMG_6220
25 – Na emenda, logo após o ponto alto em relevo faça apenas 1 correntinha de espaço, 2 pontos alto dentro do espaço de duas correntes da volta anterior, 2 correntinhas de espaço e mais 2 pontos alto no mesmo espaço. Faça então 1 corrente de espaço e vá pro ponto alto em relevo. Repita este mesmo procedimento nas emendas e a volta segue normalmente até finalizar com ponto baixíssimo.

IMG_6221 IMG_6222

Veja como fica:

IMG_6223 IMG_6224 IMG_6225
26 – 7ª volta, nesta volta segue como na anterior sempre pulando o primeiro e o ultimo ponto de cada leque e acrescentando os pontos no meio do leque.

Vai ficar com um total de 9 pontos alto
2 correntes de espaço
9 pontos alto
1 corrente de espaço
1 ponto alto em relevo
1 corrente de espaço
segue para o próximo leque

IMG_6226 IMG_6227

27 – Na emenda não faça mais o ponto alto em relevo antes da emenda. Faça apenas 1 corrente de espaço e prenda com ponto baixo nas 2 correntinhas de intervalo. Faça 1 correntinha de espaço (não faça ponto em relevo) pula o primeiro ponto de base do leque seguinte e faça ponto alto para seguir a volta. Segue repetindo este passo nas emendas e ficará como nas imagens abaixo.

IMG_6228 IMG_6229 IMG_6231 IMG_6232 IMG_6233 IMG_6234 IMG_6235

Finalize a volta com ponto baixíssimo.

IMG_6236 IMG_6237

28 – 8ª volta, praticamente o mesmo que na volta anterior, sempre pulando o primeiro ponto alto de inicio

Vai ficar com um total de 10 pontos alto
2 correntes de espaço
10 pontos alto
1 corrente de espaço
1 ponto alto em relevo
1 corrente de espaço
segue para o próximo leque
veremos como fica na emenda

IMG_6238 IMG_6240

29 – Agora não faça mais correntinha de espaço, ao fazer o leque antes da emenda, passe diretamente para o leque seguinte pulando o primeiro ponto alto como os anteriores, vai ficar como nas imagens abaixo:

IMG_6242 IMG_6243 IMG_6244 IMG_6245 IMG_6246

30 – Ao completar a 8ª volta, corte o fio e arremate e vai ficar como na imagem abaixo, então vamos iniciar o trabalho com o barbante colorido.

IMG_6247 IMG_6248
Finaliza aqui a 2ª parte deste passo a passo. Na 3ª parte vamos ver como finalizar nosso tapete.
PARTE 1 – TAPETE CAMÉLIA PASSO A PASSO PARTE 1
PARTE 3 – TAPETE CAMÉLIA PASSO A PASSO PARTE 3
FLOR CAMÉLIA PASSO A PASSO –FLOR CAMÉLIA PASSO A PASSO

53 comentários em “Tapete flor camélia passo a passo parte 2