Tapete flor camélia passo a passo parte 2

Vamos aprender passo a passo a confecção do TAPETE CAMÉLIA do professor Marcelo Nunes. Já vi alguns inclusive havia anexado um vídeo porem estava confundindo muito por se tratar de um vídeo feito a partir de fotografias. Espero que consigam executar este trabalho, em caso de dúvida pode entrar em contato que vamos te ajudar.

Esta é a 2ª parte do passo a passo e vamos aprender como dar seguimento ao nosso tapete.
PARTE 1 – TAPETE CAMÉLIA PASSO A PASSO PARTE 1
PARTE 3 – TAPETE CAMÉLIA PASSO A PASSO PARTE 3
FLOR CAMÉLIA PASSO A PASSO –FLOR CAMÉLIA PASSO A PASSO

MATERIAIS UTILIZADOS NESTE PASSO A PASSO:

No 1º passo aprendemos como deixar o trabalho como na imagem abaixo:
IMG_6183
14 – Ao completar a volta do motivo já estaremos na terceira volta do tapete (fizemos 3 voltas em cada flor). Prenda com ponto baixíssimo no primeiro ponto alto, ande até o segundo ponto alto também com ponto baixíssimo, todas as voltas a partir de agora vamos pular este primeiro ponto de base, veja que na volta anterior tem 5 pontos alto, vamos pular o primeiro e fazer apenas 4 ponto alto em cima dos pontos de base. Ao chegar no meio do leque faça 2 pontos alto e duas correntes de separação, faça novamente 2 pontos alto ainda dentro do espaço e siga com mais 4 pontos alto em cima dos pontos da volta anterior. No final vai sobrar 1 ponto de base.
IMG_6186 IMG_6187 IMG_6188
15 – Veja que ficou o seguinte: 6 pontos alto, duas correntes de intervalo, 6 pontos alto. Agora faça uma corrente de espaço e faça 1 ponto alto em relevo pegando o ponto baixo, veja nas imagens:

Vai ficar com um total de 6 pontos alto
2 correntes de espaço
6 pontos alto
1 corrente de espaço
1 ponto alto em relevo
1 corrente de espaço

segue para o próximo leque
Veremos como fica na emenda

IMG_6189 IMG_6190

16 – Após o ponto em relevo faça uma correntinha de espaço, pule o primeiro ponto de base e repita o procedimento anterior no leque seguinte:

IMG_6191

Veja abaixo como vai ficando, siga fazendo assim até chegar na emenda dos motivos

IMG_6192

17 – Ao chegar no leque que está emendado os motivos, logo após o ponto alto em relevo faça 3 correntinhas e faça um ponto alto na emenda entre um motivo e outro.

IMG_6193 IMG_6194

Veja que marquei com a agulha onde faremos o ponto alto.

IMG_6195

 18 – Faça então duas correntes de separação e novamente 1 ponto alto no mesmo lugar.

IMG_6197 IMG_6198

19 – Agora faça novamente 3 correntes e faça ponto alto em relevo no ponto baixo do motivo seguinte e siga assim até completar toda esta volta.

IMG_6199 IMG_6200

Finalize esta volta com ponto baixíssimo no alto do ponto inicial desta volta, ficará assim ao terminar esta volta (1ª volta contornando os motivos que correspondem a 4ª volta do tapete) Então a partir de agora vou enumerar as voltas sendo esta finalizada a 4ª volta para que nãos e percam.

IMG_6201

20 – 5ª volta, novamente faça ponto baixíssimo no segundo ponto alto, vamos iniciar a volta pulando o primeiro ponto.

IMG_6202 IMG_6203 IMG_6204
21 – Vai ficar com 5 pontos alto em cima dos pontos da volta anterior e + 2 pontos alto no intervalo, Total 7 pontos altos 2 correntes de espaço e 7 pontos altos.  Novamente segue esta volta como a anterior, não se esqueça de sempre pular o primeiro e o ultimo ponto alto de cada leque da carreira anterior, fazer uma correntinha de espaço, fazer o ponto alto em relevo entre os leques, fazer novamente correntinha de espaço, pular o primeiro ponto alto do leque seguinte… Veja as imagens abaixo;

Vai ficar com um total de 7 pontos alto
2 correntes de espaço
7 pontos alto
1 corrente de espaço
1 ponto alto em relevo
1 corrente de espaço

segue para o próximo leque
Veremos como fica na emenda

IMG_6205 IMG_6206 IMG_6207 IMG_6208 IMG_6209 IMG_6210
22 – Na emenda dos motivos, logo após o ponto alto em relevo faça duas correntinhas de espaço.
IMG_6211
23 – Faça 2 pontos alto dentro do espaço de duas correntes da volta anterior, 2 correntinhas de espaço e novamente 2 pontos alto, 2 correntes ponto alto em relevo em cima do ponto em  relevo da volta anterior. Siga toda a volta e em todas as emendas de motivos faça desta forma.

IMG_6212 IMG_6213 IMG_6214 IMG_6215 IMG_6216 IMG_6217
Finalize a volta com ponto baixíssimo
IMG_6218 IMG_6219

24 – 6ª volta, novamente pule o primeiro ponto de base, faça 6 pontos alto em cima dos 6 pontos seguintes + 2 pontos dentro do leque, faça 2 correntes de intervalo e novamente 2 pontos altos no intervalo e mais 6 pontos altos em cima dos pontos alto seguinte, vai sobrar o ultimo. 

Vai ficar com um total de 8 pontos alto
2 correntes de espaço
8 pontos alto
1 corrente de espaço
1 ponto alto em relevo
1 corrente de espaço

segue para o próximo leque
Veremos como fica na emenda

IMG_6220
25 – Na emenda, logo após o ponto alto em relevo faça apenas 1 correntinha de espaço, 2 pontos alto dentro do espaço de duas correntes da volta anterior, 2 correntinhas de espaço e mais 2 pontos alto no mesmo espaço. Faça então 1 corrente de espaço e vá pro ponto alto em relevo. Repita este mesmo procedimento nas emendas e a volta segue normalmente até finalizar com ponto baixíssimo.

IMG_6221 IMG_6222

Veja como fica:

IMG_6223 IMG_6224 IMG_6225
26 – 7ª volta, nesta volta segue como na anterior sempre pulando o primeiro e o ultimo ponto de cada leque e acrescentando os pontos no meio do leque.

Vai ficar com um total de 9 pontos alto
2 correntes de espaço
9 pontos alto
1 corrente de espaço
1 ponto alto em relevo
1 corrente de espaço
segue para o próximo leque

IMG_6226 IMG_6227

27 – Na emenda não faça mais o ponto alto em relevo antes da emenda. Faça apenas 1 corrente de espaço e prenda com ponto baixo nas 2 correntinhas de intervalo. Faça 1 correntinha de espaço (não faça ponto em relevo) pula o primeiro ponto de base do leque seguinte e faça ponto alto para seguir a volta. Segue repetindo este passo nas emendas e ficará como nas imagens abaixo.

IMG_6228 IMG_6229 IMG_6231 IMG_6232 IMG_6233 IMG_6234 IMG_6235

Finalize a volta com ponto baixíssimo.

IMG_6236 IMG_6237

28 – 8ª volta, praticamente o mesmo que na volta anterior, sempre pulando o primeiro ponto alto de inicio

Vai ficar com um total de 10 pontos alto
2 correntes de espaço
10 pontos alto
1 corrente de espaço
1 ponto alto em relevo
1 corrente de espaço
segue para o próximo leque
veremos como fica na emenda

IMG_6238 IMG_6240

29 – Agora não faça mais correntinha de espaço, ao fazer o leque antes da emenda, passe diretamente para o leque seguinte pulando o primeiro ponto alto como os anteriores, vai ficar como nas imagens abaixo:

IMG_6242 IMG_6243 IMG_6244 IMG_6245 IMG_6246

30 – Ao completar a 8ª volta, corte o fio e arremate e vai ficar como na imagem abaixo, então vamos iniciar o trabalho com o barbante colorido.

IMG_6247 IMG_6248
Finaliza aqui a 2ª parte deste passo a passo. Na 3ª parte vamos ver como finalizar nosso tapete.
PARTE 1 – TAPETE CAMÉLIA PASSO A PASSO PARTE 1
PARTE 3 – TAPETE CAMÉLIA PASSO A PASSO PARTE 3
FLOR CAMÉLIA PASSO A PASSO –FLOR CAMÉLIA PASSO A PASSO

53 comentários em “Tapete flor camélia passo a passo parte 2

  1. eu estou em tratamento de depressão e muita ansiedade a doutora mandou que eu fizesse um artesanato fui pesquisar e encontrarei vocês com muitos trabalhos cada um mais lindo do que o outro,hoje estou fazendo crochê e ja estou me sentindo bem melhor gostaria de receber projetos pelo meu e-mail,muito obrigada por estarem me ajudando que Deus os abençoe ricamente.obrigada,obrigada

    1. Olá Rute, fico feliz em saber que o blog está sendo útil. Espero que se livre por completo da depressão. Um grande beijo e que Deus a abençoe sempre!

  2. É lindo mesmo esse jogo de banheiro. Eu queria saber se da pra fazer ele com o fio n.8?..E sem dúvida alguma vocês estão e parabéns.

  3. Ameiii esse site aqui eu posso fazer todas as peças q sempre sonhei parabens pelo o trabalho de vcs! Tudo muito bem explicado sensacional toranaram os meus dias mais felizes fiquem com Deus e muito obrigada😘😘😘

      1. Todas as vezes que vou fazer este jogo entro nesta página vc explica muito bem adoro este jogo fica lindo e perfeito parabéns!

  4. Sempre quis fazer esse jogo de banheiro, mas tinha um pouco de medo de não ficar bonito, mas resolvi fazer o tapete da pia e não é que realmente ele é mto lindo. Amei o resultado e vou fazer as outras duas peças para completar o jogo de banheiro. Mto obgdo pela receita ficou perfeito

  5. Estou fazendo jogo de banheiro ta ficando lindo gracas a VC….sua aulas são ótima obrigado…assim que terminar vou postar …bjs fique com deus…..

  6. Mulher do céu sem palavras para descrever suas aulas,sempre fiz croche mas com suas explicaçoes estou melhorando muito,q Jesus nosso senhor lhe abençoe obrigado

  7. Obrigada pela aula, muito bem explicada.
    Fiz o tapete acabei agora, vou fazer as outras partes para completar o jogo para banheiro, só a flor ficou diferente pois eu já tinha as feito.
    Faço crochê deste criança (linha fina) este foi o meu primeiro com barbante.
    Obrigada mais uma vez.

  8. Trabalho perfeito,ja estou na segunda peça e fiz tambem o de pe de vaso,lindos .Parabens pela dedicação

  9. Parabéns, seus trabalhos são maravilhoso, já fiz dois caminhos de mesa seguindo o passo a passo ficaram lindos, gostaria que postassem mais caminhos, será que este tapete ficaria bonito como toalha de mesa com linha? obrigada

  10. Parabéns pelo seu passo a passo bem explicado estou terminando o tapete coloquei-o na barra de favoritos do meu not…….bjus

  11. LINDOS E PERFEITOS SEUS TRABALHOS GOSTARIA MUITO QUE POSTASSE PASSO A PASSO DE TAPETE ESCRITO BEM VINDOS PARA POR NA PORTA DA ENTRADA DA CASA

  12. estou fazendo este tapete… Simplesmente maravilhoso….que Deus continue ti abençoando….dividir é melhor que somar…..e a minha sexta peça….já vendi duas…me sentindo feliz

  13. obg pelo passo a passo fiquei feliz por encontrar como confeccionar esse modelo. parabéns e que Deus te abençoe sempre.

  14. muito lindo seus trabalhos , amei ,,muito bem explicado,muito obrigada,,pois para mim foi muito bom,aprender nunca consegui , ninguem para me ensinar bjs ;parabens

  15. Lindos os trabalhos os passo passo bem feito ja fiz varios tapetes usado esses paps obrigada por compartilhar conosco…

  16. Muito lindo esses trabalhos lhe agradeço de coração por compartilhar conosco aprendi muito e vendi muitos trabalhos graças a voces ,sempre vejo suas novidades obrigado

    1. Parabéns seus trabalhos são maravilhosos gostaria que estive no youtub mou mandar uma vota para ver se vc manda pra passo a a passo pelo youtubh

      por favor vai no face e ver naõ estou conseguindo colocar a foto