Tapete flor camélia passo a passo parte 3

Vamos aprender passo a passo a confecção do TAPETE CAMÉLIA do professor Marcelo Nunes. Espero que consigam executar este trabalho, em caso de dúvida pode entrar em contato que vamos te ajudar.

PARTE 1 – TAPETE CAMÉLIA PASSO A PASSO PARTE 1

PARTE 2 – TAPETE CAMÉLIA PASSO A PASSO PARTE 2
FLOR CAMÉLIA PASSO A PASSO –FLOR CAMÉLIA PASSO A PASSO

MATERIAIS UTILIZADOS NESTE PASSO A PASSO:

 – 3 Flores CAMÉLIA
– Agulha para crochê 3.0mm
– Barbante EuroRoma  4/6 branco
– Barbante Barroco Multicolor Nº 9157 (Mescla de laranja) Esta mesma cor utilizei nas flores
– Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e arremates.
No 2º passo aprendemos como deixar o trabalho como este na imagem abaixo:

IMG_6247
 31 – Vamos iniciar com a mesma cor utilizado nas flores, veja que pulei 3 pontos de base da 8ª carreira e prendi com ponto baixo no 4º ponto. Sempre gosto de iniciar neste canto onde foi feito a emenda dos motivos porque fica mais fácil arrematar já que nos outros intervalos vai terminar com correntinha.

IMG_6251

32 – Esta é a 9ª volta e vai ficar da seguinte forma: 

Pula os 3 primeiros pontos de base e faça 9 pontos alto
2 correntes de espaço
9 pontos alto
4 corrente de espaço

Vamos ver como fica nos pontos em relevo

IMG_6252 IMG_6253 IMG_6255
33 – (Vai sobrar 3 pontos alto da carreira anterior) faça 4 correntes e então faça o ponto alto em relevo.
IMG_6256

Novamente 4 correntes e siga o leque normalmente sempre lembrando que agora vamos pular 3 pontos de base da volta anterior.

Vai ficar assim:
Pula os 3 primeiros pontos de base e faça 9 pontos alto
2 correntes de espaço
9 pontos alto
4 correntes de espaço

1 ponto alto em relevo
4 correntes de espaço e pule 3 pontos de base do leque seguinte e prossiga.

Vamos ver como fica na emenda

IMG_6257 IMG_6258 IMG_6259

Chegando na emenda, faça como na volta anterior, vai sobrar 3 pontos de base e sem espaço pule 3 pontos de base do leque seguinte e faça ponto alto diretamente. Veja as imagens abaixo:

IMG_6261 IMG_6262 IMG_6263
34 – 10ª volta, novamente pule 3 pontos da volta anterior e siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto, ao chegar no meio do leque novamente 2 pontos alto, duas correntes e 2 pontos alto. e prossiga, vai sobrar novamente 3 pontos do leque anterior.

Vai ficar assim:
Pula os 3 primeiros pontos de base e faça 8 pontos alto
2 correntes de espaço
8 pontos alto

Faremos diferente nos pontos alto em relevo, veja:

IMG_6264

35 – Agora faça 12 correntinhas de espaço e pule diretamente para o leque seguinte. Não se esqueça de pular os 3 primeiros pontos de base.
Na emenda vai ficar exatamente como na volta anterior, não faça as 12 correntinhas lá, veja as imagens abaixo:

IMG_6266 IMG_6267 IMG_6268 IMG_6269
Veja que na emenda dos motivos ficou exatamente como fizemos na volta anterior
IMG_6270 IMG_6271 IMG_6272
Ao completar esta volta corte o fio e arremate, vamos trabalhar novamente com o barbante branco.
IMG_6273

Ficará assim ao final da 10ª volta

IMG_6274

36 – 11ª volta, prenda o barbante branco com ponto baixo no 3º ponto de base da volta anterior e inicie então esta volta fazendo ponto alto como nas voltas anteriores.

IMG_6275 IMG_6276 IMG_6277 IMG_6278

Vai ficar assim:
7 pontos alto
2 correntes de espaço
7 pontos alto

Agora vamos trabalhar na argolinha de 12 correntes.
IMG_6279

37 – Na argola de 12 correntes, trabalhe da seguinte forma:
1 corrente de separação
1ª correte: 1 ponto alto
2ª correte: 1 ponto alto
3ª correte: 2 pontos alto
4ª correte: 1 ponto alto
5ª correte: 1 ponto alto
6ª correte: 2 pontos alto
7ª correte: 1 ponto alto
8ª correte: 1 ponto alto
9ª correte: 2 pontos alto
10ª correte: 1 ponto alto
11ª correte: 1 ponto alto
12ª correte: 2 pontos alto
1 corrente de separação, pula 3 pontos de base do leque seguinte e continue o trabalho. Nas emendas dos motivos faça igual já foi feito nas voltas anteriores.

Ao final a corrente vai ficar com 16 pontos alto
Veja as imagens abaixo:

IMG_6280 IMG_6281 IMG_6282 IMG_6283 IMG_6284 IMG_6286 IMG_6287 IMG_6288 IMG_6289
Vai ficar assim:
IMG_6290

38 – 12ª volta, pule novamente 3 pontos de base e trabalhe da seguinte forma:

6 pontos alto
2 correntes de espaço
6 pontos alto

Ao chegar novamente na argolinha que tem 16 pontos alto faça 1 corrente de espaço e trabalhe ponto alto em cima de ponto alto, vai ficar da seguinte forma:

1 correntes de espaço 
16 pontos alto
1 corrente de espaço
pule 3 pontos de base do leque seguinte e continue trabalhando como na volta anterior.

IMG_6291 IMG_6292 IMG_6294 IMG_6295 IMG_6296 IMG_6297 IMG_6298
39 – 13ª volta, novamente pule 3 pontos de base e faça 5 pontos alto
IMG_6300 IMG_6301

Vai ficar assim:
5 pontos alto
2 correntes de espaço
5 pontos alto

vai sobrar 3 pontos de base e vamos trabalhar nos pontos da argolinha que tem 16 pontos alto, veja as imagens:

IMG_6302

40 – Faça 2 correntes de espaço, pule o primeiro ponto de base (dos 16 da argolinha) e faça 14 pontos alto, vai sobrar um no final. Então são 14 pontos alto.

IMG_6303 IMG_6304 IMG_6305

41 – Faça 2 correntes de espaço, pule 3 pontos de base e siga a volta como a anterior.

IMG_6306 IMG_6307

Ao final, corte o fio e arremate, vai ficar como na imagem abaixo, então vamos fazer o acabamento.

IMG_6308 IMG_6309

42 – 14ª e ultima volta, prenda com ponto baixo o barbante da mesma cor utilizado nas flores em qualquer ponto alto de um dos leques e siga fazendo ponto baixo.

IMG_6310

43 – No meio no leque faremos o mesmo passo utilizado para fazer as folhas das flores:

5 correntes
prenda com ponto baixo
8 correntes
prenda com ponto baixo
5 correntes
prenda com ponto baixo

siga fazendo ponto baixo, vamos ver como fica na argolinha de 14 pontos

IMG_6312 IMG_6313 IMG_6314 IMG_6315
Chegando ao final do leque faça 2 correntes de espaço e prenda com ponto baixo no primeiro ponto alto, veja as imagens:
IMG_6316

44 – faça um ponto picô, pule um ponto alto e prenda com ponto baixo, novamente ponto picô, pule um ponto de base e prenda com ponto baixo, siga assim porém em um deles você vai precisar pular dois pontos de base para prender. Assim terminará com ponto baixo no ultimo ponto alto.

IMG_6317 IMG_6318 IMG_6319 IMG_6320

Veja na imagem abaixo que no ultimo ponto picô pulei 2 pontos de base e prendi com ponto baixo no ultimo ponto.

Então faça 2 correntes de espaço e continue como nos passos anteriores

IMG_6321

Veja como vai ficar:

IMG_6322 IMG_6323

Aqui na imagem abaixo estou apontando com a agulha os dois pontos que pulei

IMG_6324 IMG_6326

Os leques ficam assim:

IMG_6327

Ao final corte o fio, arremate e seu tapete estará pronto!

IMG_6328

Aqui o tapete prontinho!!

IMG_6341 IMG_6342 IMG_6343 IMG_6344 IMG_6345 IMG_6346 IMG_6347 IMG_6348 IMG_6349 

PARTE 1 – TAPETE CAMÉLIA PASSO A PASSO PARTE 1

PARTE 2 – TAPETE CAMÉLIA PASSO A PASSO PARTE 2
FLOR CAMÉLIA PASSO A PASSO –FLOR CAMÉLIA PASSO A PASSO

Chegamos ao fim de mais um passo a passo, espero que tenham conseguido fazer. Caso tenha alguma dificuldade pode deixar uma mensagem ou enviar um e-mail para: crochetapetes@gmail.com. Teremos o maior prazer em ajudar você!

Você pode enviar imagem dos seus trabalhos também. Agradeço por sua visita, por compartilhar este passo a passo, comentar… agradeço o carinho e todas as mensagens recebidas, saber que estou contribuindo em seus trabalhos é muito gratificante. Bom trabalho e tudo de bom sempre!

150 comentários em “Tapete flor camélia passo a passo parte 3

  1. Amo fazer esses tapetes. Tenho uma dúvida esse tapete não teria outro nome sem usar o nome da flor? Obrigada.

  2. Muito obrigado adoro fazer tapetes por aqui consigo todos Obrigado vcs estão de parabéns continua colocado mais e mais bjsss e obrigado

  3. Parabéns pelo passo a passo consegui fazer o meu tapete e aproveitando gostaria que fizesse o passo a passo do tapete de flor caranguejo, tem na revista mas achei muito difícil.bjos.

  4. Boa tarde , eu fiz um igualzinho o modelo e as cores , preciso saber por quanto devo vendê-lo.
    Achei ele pequeno .
    Obrigada , Muito lindo seu trabalho

    1. Olá Vanda, o valor de venda depende muito dos materiais utilizados. AQUI no blog tem um artigo explicando como calcular.
      Se quiser o tapete maior basta fazer com mais flores seguindo a mesma receita!

      Forte abraço.

  5. Será que eu conseguiria fazer um conjunto de cozinha(tapete para fogão, geladeira e armario ) com esse modelo?

  6. Boa noite. Como é os passoapasso desse site, estão de parabéns pela dedicação, amooooo todos os trabalhos, perfeitos.

    BEIJOS.

    1. Olá Sanda, este trabalho é uma das belíssimas criações dele mestre Marcelo Nunes porém este não é o site dele. O DVD creio que você consiga adquirir nas lojas online como Ciadobarbante, Armarinhos São José e Bazar Horizonte.

  7. ACABEI MEU TAPETE AGORA ESTOU MUITO FELIZ NESTE SAITE E BEM EXPLICADA O PASSO A PASSO NÃO TEM COMO ERRAR OBRIGADO

    1. Que legal Sueli!
      Fico feliz que tenha gostado do passo a passo e espero que faça muitos outros trabalhos daqui.
      Forte abraço e tudo de bom sempre!

  8. Muito obrigada pelo passo a passo desse tapete maravilhoso, antes só fazia o ponto, hoje to com o meu tapete prontinho e lindo.

  9. m Muito lindo o seu trabalho um capricho e um carinho nos detalhes parabens.
    tenho uma pergunta para fazer um jogo de cozinha com 3 peças vc recomenda usar quantas flores para o tapete grande? Eu pensei em 5 para o tapete grande de pia e duas para os outros dois, vc acha?

    1. Oi Regina, obrigado pelo carinho!

      Estas quantidades de flores ficam ótimas.Os tapetes com essa flor não ficam tão pequeno, então mesmo com duas flores creio que seria um bom tamanho para compor o jogo.

  10. Amei este site. Tem me ajudado muito pois estou desempregada e esse site tem me ajudado a pagar minhas contas rsrsrs. Que Deus abençoe vc por divulgar seu trabalho conosco

    1. Fico muito feliz em saber que o site está sendo útil em seus trabalhos Marcia, um grande beijo e muito sucesso.

  11. Qual a diferença de um barbante 4/6 pro 6? Tenho dois tapetes desse modelo pra fazer de encomenda, um de 150cm e outro com 50cm, quantas flores preciso fazer pra ficarem com este tamanho, e quanto deveria cobrar?
    Adoro esse site, já aprendi vários modelos com vocês. Obrigada por compartilharem seu trabalho conosco.

    1. Olá Renata, não existe diferença… é a mesma coisa. Quanto aos tamanhos varia muito dependendo do ponde de cada pessoa, pontos mais soltos deixam o trabalho maior e pontos mais apertados ficam menores… Os meus trabalhos com este modelo ficam com 52cm de largura, ou seja, apenas uma flor vai atingir o comprimento e a largura… vai ficar redondo. Com 6 flores meu trabalho fica com 2m e nunca fiz maior.

  12. Nossa amei o passo a passo a muito tempo queria fazer esse tapete de flor camélia não conseguia fazer pelo grafico, e pelo passo a passo foi ótimo de fazer obgada por explicar to adorando crochê.com.br

  13. Amei fazer esse jogo Carmélia, com esse passo a passo maravilhoso ! Obrigada por facilatar nosso trabalho !

  14. bom dia, gostaria de saber se vc tem a quantidade de barbante q vc usou para fazer esse tapete. Tenho uma encomenda de um desses com 7 flores. Obrigada

  15. Adorei o tapete fiz com barbante 8 mas sei só copiar e não achei o porta papel higiênico igual vcs tem???

  16. Obrigado a todos por esse maravilhoso trabalho, e por compartilhá-lo conosco. Sou nova no ramo, mas já vendi 2 jogos desse modelinho e tenho mais encomendas. Minhas clientes amaram, e realmente fica maravilhoso. Parabéns!

  17. Adorei as suas explicações,são ótimas,consegui fazer meu jogo de banheiro,e ficou muito lindo obgd,vc esta de parabéns seus trabalhos são muito lindos….

  18. Adoro suas explicações! São muito precisas e me ajudam bastante. Acabo de concluir esse tapete. Ficou belíssimo. Obrigada Flor!!!!!! Beijos

  19. EU AMEI ESSE TAPETE CONSEGUI FAZER FICOU LINDO SO NAO CONSEGUI FAZER AS FLERES MAIS FIZ COM OUTRA E DEU CERTO OBG

  20. Olá! Segui o PAP certinho, mas já na 7ª carreira, o tapete começa a ficar embabado, todo ondulado, como se sobrasse pontos, uso agulha 3,0 mm e barbante 6. Meu ponto é apertado. Por que não fica bom?

    1. Olá Aline, o ponto picô é feito da seguinte forma:
      1º – Após fazer ponto baixo,
      2º – faça 3 correntes
      3º – Prenda com ponto baixo no alto do ponto baixo que fica no pé das 3 correntes

      Assim forma o ponto picô.

  21. Já fiz 4 tapetes Camélia seguindo este pap. Ninguém explica tão bem como aqui.
    Obrigada e parabéns! O trabalho de vocês é maravilhoso, assim como a generosidade em dividir o pap.
    Gostaria de fazer o Jogo de banheiro Harmonia, vi um pap no Face , mas não consegui…. :(
    Obrigada!

  22. Terminei meu tapete, fiz igual ao do modelo, fico lindo!As explicações são muito claras não como errar.Muito obrigada!

  23. ADOREI ficou maravilhoso ,e muito explicado parabens estarei sempre fazendo os seus trabalhos que é top, Abraços continua fazendo seus trabalhos lindos ,boa tarde

  24. Amei… Muito bem explicado, terminei agora, muito obrigada. Agora vou fazer mais dois para ficar o jogo completo. Valeu

  25. Lindo, fiz e me apaixonei pelo resultado. O PAP está muito bem explicado, agradecida, vou tentar fazer o jogo de banheiro agora.

  26. Lindo, amei. Fiz um vermelho, ficou muito lindo também, perfeito. Agradeço a disponibilidade do passo a passo.. Fantástico.

  27. Só tenho que dizer que é maravilhoso…vou tentar fazer não sei se vou conseguir, pois não tenho muita experiência em copiar de gráficos em croche. Parabéns!!

  28. Olá. Já fiz esse modelo 4X e sempre quando chega no bico na parte que tem que fazer 16 pontos altos ja começa ondular. Faço as próximas pra ver se melhora mas continua. Faço com barbante 6 e agulha 3. Meu ponto é bem apertado. O que será que faço de errado? Me ajuda por favor. É só no bico que começa das errado.

    1. Oi Elaine, a terceira volta do bico reduz para 14 pontos, e sempre fica é repuxando ao invés de ondular já que diminui. Se está tudo correto e está ondulando a única explicação seria que algo estivesse errado nos leques “sobrando pontos” porque sempre faço exatamente como neste passo a passo. Inclusive é exatamente assim que está no gráfico deste tapete. :(

  29. muito lindo esse tapete, e muito facil de fazer, td muito bem explicado, adorei…fiz um na cor pink

  30. esse tapete é lindo demais e muito fácil de fazer com suas explicacoes obrigada por colocar os passos. bjs

  31. Querida professora, acabei de fazer este tapete que achei lindo só que fiz como centro de mesa, A sua explicação é 1000, só não faz quem não entende de crochê. Obrigada . ANGELICA ARANTES

  32. vi esse modelo no face fiquei 3 dias procurando pelo passo a passo e quando encontrei fiquei feliz e mais feliz ainda é que consegui fazer, suas explicações são ótimas. Obrigada por compartilhar seus trabalhos são maravilhosos, amei muito fiz na cor azul ficou divino. Parabéns.

  33. Lindo seus trabalhos, fiz o tapete camélia e deu tudo certo, suas explicação da pra gente entender tudo. muito obrigada que Deus continue te abençoando com este dom maravilhoso.

  34. DIRCE AP LUCIO FERRARI fiz uma passadeira com seis flores camelia ficou linda muito obrigado pelo passo a passo disse:

    fiz uma passadeira com seis flores camelia ficou linda muito obrigado por esse pap eu te adimiro muito

    1. Gostaria de agradecer pela atenção, entendi que a diferença do numero do barbante interferiu no resultado final do tapete. Vou fazer outro tenho certeza que vai dar certo.

  35. ACHEI TUDO MUITO FACIL DE ENTENDER ,CONSEGUI FAZER POREM, FICOU EMBABADADO,A PARTIR DA 11 CARREIRA,DESMANCHEI VARIAS VEZES E ACABEI PARANDO NA 10 CARREIRA . EU USEI O BARBANTE PREDILETO 8 FIOS , O BARROCO E A AGULHA 3.5 ,GOSTARIA DE AJUDA,GOSTARIA QUE FICASSE PERFEITO.

    1. Marilda, nunca fiz este modelo com o barbante 8, mas formar “babados” normalmente acontece quando os pontos estão muito soltos. Como está utilizando o barbante 8 e a agulha 3.5 isso já aumenta o tamanho dos pontos… então tente fazer os pontos mais apertados e acredito que vai dar certo. Sempre utilizo o barbante 6 e a agulha 3.0mm

  36. Parabéns, seus trabalhos são maravilhosos! Deus te abençoe ricamente por repartir conosco esses passos a passos tão perfeitos.Obrigada!

  37. Parabéns.. Lindo seus trabalhos e seu blog está perfeito. Acabei de terminar o meu. Aprendi muito. Obrigada.

  38. amei,sua explicação é perfeita não tem erro nenhum,qualquer pessoa que esteja começando a fazer croche ,consegue fazer esse trabalhos lindos que vc,está ensinando.Que Deus te abençõe mto,e vc possa sempre estar postando coisa novas .Vc é mto abençoada.Como diz a professora Simone eleotèrio,o croche não é pra ser guardado,e sim compartilhado,pois tem pessoas que eu conheci,que chegou até sair de uma depressão,fazendo croche.O meu filho Esrom de 7 anos faz croche e gosta mto.um abraço e até mais.

  39. Amei, vc esta de parabéns. Nunca vi um site que explicasse tâo bem quanto este ficou lindo o meu tapete muito obrigado. DEUS ABENÇOE IMENSAMENTE.

  40. Olá,
    parabéns pelo site, esse dom é para poucos, compartilhar e ensinar tudo que sabe sem cobrar nada por isso, você é uma pessoa iluminada por Deus.
    Já fiz várias peças e não tive qualquer dificuldade, tudo está bem explicado.
    Que Deus te ilumine a cada dia mais.
    Att:

    Estela

  41. ola amei o pap do tapete camelia fiz numa boa e amei o resultado muito obrigado se posivel eu queria o pap do jogo de banheiro dos tapetes do bico virado

  42. Adorei fazer o tapete com a flor Camélia, achei que seria difícil, mas não tive dificuldade alguma. Agradeço por compartilhar o passo a passo e aproveito para desejar-lhe Feliz Ano Novo, que Jesus ilumine a todos e a você.
    FELIZ 2015.
    Com carinho Roza

  43. Parabéns, seu pap, muito claro e objetivo, deixo meu muito obrigada. Terminei o tapete com 5 flores e ficou lindo!

  44. Lindo e fácil.Fiz um jogo de banheiro com essa flor e esse mesmo modelo de tapete.Foi só copiar de fotos na internet e pronto.O jogo pedia o porta papel,a tampa do vaso,o tapete do vaso e o tapete,que foi esse mesmo do pap.Se prestar bastante atenção,através do pap da pra ver onde tem que aumentar e diminuir em cada modelo que for fazer.O meu já fiz e vendi.Obrigado!

    1. Antônio, fico muito feliz por seu comentário, dedicação e carinho. Quando quiser compartilhar seus trabalhos visite a aba CONTATO e em seguida clique em compartilhar seu trabalho. Participe do nosso grupo!

    1. Amei muito eu já fiz cinco ficaram lindos. Obrigada foi muito bem explicado aprendi rapidamente. Parabéns professor.