Tapete flor camélia passo a passo parte 3

Vamos aprender passo a passo a confecção do TAPETE CAMÉLIA do professor Marcelo Nunes. Espero que consigam executar este trabalho, em caso de dúvida pode entrar em contato que vamos te ajudar.

PARTE 1 – TAPETE CAMÉLIA PASSO A PASSO PARTE 1

PARTE 2 – TAPETE CAMÉLIA PASSO A PASSO PARTE 2
FLOR CAMÉLIA PASSO A PASSO –FLOR CAMÉLIA PASSO A PASSO

MATERIAIS UTILIZADOS NESTE PASSO A PASSO:

 – 3 Flores CAMÉLIA
– Agulha para crochê 3.0mm
– Barbante EuroRoma  4/6 branco
– Barbante Barroco Multicolor Nº 9157 (Mescla de laranja) Esta mesma cor utilizei nas flores
– Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e arremates.
No 2º passo aprendemos como deixar o trabalho como este na imagem abaixo:

IMG_6247
 31 – Vamos iniciar com a mesma cor utilizado nas flores, veja que pulei 3 pontos de base da 8ª carreira e prendi com ponto baixo no 4º ponto. Sempre gosto de iniciar neste canto onde foi feito a emenda dos motivos porque fica mais fácil arrematar já que nos outros intervalos vai terminar com correntinha.

IMG_6251

32 – Esta é a 9ª volta e vai ficar da seguinte forma: 

Pula os 3 primeiros pontos de base e faça 9 pontos alto
2 correntes de espaço
9 pontos alto
4 corrente de espaço

Vamos ver como fica nos pontos em relevo

IMG_6252 IMG_6253 IMG_6255
33 – (Vai sobrar 3 pontos alto da carreira anterior) faça 4 correntes e então faça o ponto alto em relevo.
IMG_6256

Novamente 4 correntes e siga o leque normalmente sempre lembrando que agora vamos pular 3 pontos de base da volta anterior.

Vai ficar assim:
Pula os 3 primeiros pontos de base e faça 9 pontos alto
2 correntes de espaço
9 pontos alto
4 correntes de espaço

1 ponto alto em relevo
4 correntes de espaço e pule 3 pontos de base do leque seguinte e prossiga.

Vamos ver como fica na emenda

IMG_6257 IMG_6258 IMG_6259

Chegando na emenda, faça como na volta anterior, vai sobrar 3 pontos de base e sem espaço pule 3 pontos de base do leque seguinte e faça ponto alto diretamente. Veja as imagens abaixo:

IMG_6261 IMG_6262 IMG_6263
34 – 10ª volta, novamente pule 3 pontos da volta anterior e siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto, ao chegar no meio do leque novamente 2 pontos alto, duas correntes e 2 pontos alto. e prossiga, vai sobrar novamente 3 pontos do leque anterior.

Vai ficar assim:
Pula os 3 primeiros pontos de base e faça 8 pontos alto
2 correntes de espaço
8 pontos alto

Faremos diferente nos pontos alto em relevo, veja:

IMG_6264

35 – Agora faça 12 correntinhas de espaço e pule diretamente para o leque seguinte. Não se esqueça de pular os 3 primeiros pontos de base.
Na emenda vai ficar exatamente como na volta anterior, não faça as 12 correntinhas lá, veja as imagens abaixo:

IMG_6266 IMG_6267 IMG_6268 IMG_6269
Veja que na emenda dos motivos ficou exatamente como fizemos na volta anterior
IMG_6270 IMG_6271 IMG_6272
Ao completar esta volta corte o fio e arremate, vamos trabalhar novamente com o barbante branco.
IMG_6273

Ficará assim ao final da 10ª volta

IMG_6274

36 – 11ª volta, prenda o barbante branco com ponto baixo no 3º ponto de base da volta anterior e inicie então esta volta fazendo ponto alto como nas voltas anteriores.

IMG_6275 IMG_6276 IMG_6277 IMG_6278

Vai ficar assim:
7 pontos alto
2 correntes de espaço
7 pontos alto

Agora vamos trabalhar na argolinha de 12 correntes.
IMG_6279

37 – Na argola de 12 correntes, trabalhe da seguinte forma:
1 corrente de separação
1ª correte: 1 ponto alto
2ª correte: 1 ponto alto
3ª correte: 2 pontos alto
4ª correte: 1 ponto alto
5ª correte: 1 ponto alto
6ª correte: 2 pontos alto
7ª correte: 1 ponto alto
8ª correte: 1 ponto alto
9ª correte: 2 pontos alto
10ª correte: 1 ponto alto
11ª correte: 1 ponto alto
12ª correte: 2 pontos alto
1 corrente de separação, pula 3 pontos de base do leque seguinte e continue o trabalho. Nas emendas dos motivos faça igual já foi feito nas voltas anteriores.

Ao final a corrente vai ficar com 16 pontos alto
Veja as imagens abaixo:

IMG_6280 IMG_6281 IMG_6282 IMG_6283 IMG_6284 IMG_6286 IMG_6287 IMG_6288 IMG_6289
Vai ficar assim:
IMG_6290

38 – 12ª volta, pule novamente 3 pontos de base e trabalhe da seguinte forma:

6 pontos alto
2 correntes de espaço
6 pontos alto

Ao chegar novamente na argolinha que tem 16 pontos alto faça 1 corrente de espaço e trabalhe ponto alto em cima de ponto alto, vai ficar da seguinte forma:

1 correntes de espaço 
16 pontos alto
1 corrente de espaço
pule 3 pontos de base do leque seguinte e continue trabalhando como na volta anterior.

IMG_6291 IMG_6292 IMG_6294 IMG_6295 IMG_6296 IMG_6297 IMG_6298
39 – 13ª volta, novamente pule 3 pontos de base e faça 5 pontos alto
IMG_6300 IMG_6301

Vai ficar assim:
5 pontos alto
2 correntes de espaço
5 pontos alto

vai sobrar 3 pontos de base e vamos trabalhar nos pontos da argolinha que tem 16 pontos alto, veja as imagens:

IMG_6302

40 – Faça 2 correntes de espaço, pule o primeiro ponto de base (dos 16 da argolinha) e faça 14 pontos alto, vai sobrar um no final. Então são 14 pontos alto.

IMG_6303 IMG_6304 IMG_6305

41 – Faça 2 correntes de espaço, pule 3 pontos de base e siga a volta como a anterior.

IMG_6306 IMG_6307

Ao final, corte o fio e arremate, vai ficar como na imagem abaixo, então vamos fazer o acabamento.

IMG_6308 IMG_6309

42 – 14ª e ultima volta, prenda com ponto baixo o barbante da mesma cor utilizado nas flores em qualquer ponto alto de um dos leques e siga fazendo ponto baixo.

IMG_6310

43 – No meio no leque faremos o mesmo passo utilizado para fazer as folhas das flores:

5 correntes
prenda com ponto baixo
8 correntes
prenda com ponto baixo
5 correntes
prenda com ponto baixo

siga fazendo ponto baixo, vamos ver como fica na argolinha de 14 pontos

IMG_6312 IMG_6313 IMG_6314 IMG_6315
Chegando ao final do leque faça 2 correntes de espaço e prenda com ponto baixo no primeiro ponto alto, veja as imagens:
IMG_6316

44 – faça um ponto picô, pule um ponto alto e prenda com ponto baixo, novamente ponto picô, pule um ponto de base e prenda com ponto baixo, siga assim porém em um deles você vai precisar pular dois pontos de base para prender. Assim terminará com ponto baixo no ultimo ponto alto.

IMG_6317 IMG_6318 IMG_6319 IMG_6320

Veja na imagem abaixo que no ultimo ponto picô pulei 2 pontos de base e prendi com ponto baixo no ultimo ponto.

Então faça 2 correntes de espaço e continue como nos passos anteriores

IMG_6321

Veja como vai ficar:

IMG_6322 IMG_6323

Aqui na imagem abaixo estou apontando com a agulha os dois pontos que pulei

IMG_6324 IMG_6326

Os leques ficam assim:

IMG_6327

Ao final corte o fio, arremate e seu tapete estará pronto!

IMG_6328

Aqui o tapete prontinho!!

IMG_6341 IMG_6342 IMG_6343 IMG_6344 IMG_6345 IMG_6346 IMG_6347 IMG_6348 IMG_6349 

PARTE 1 – TAPETE CAMÉLIA PASSO A PASSO PARTE 1

PARTE 2 – TAPETE CAMÉLIA PASSO A PASSO PARTE 2
FLOR CAMÉLIA PASSO A PASSO –FLOR CAMÉLIA PASSO A PASSO

Chegamos ao fim de mais um passo a passo, espero que tenham conseguido fazer. Caso tenha alguma dificuldade pode deixar uma mensagem ou enviar um e-mail para: crochetapetes@gmail.com. Teremos o maior prazer em ajudar você!

Você pode enviar imagem dos seus trabalhos também. Agradeço por sua visita, por compartilhar este passo a passo, comentar… agradeço o carinho e todas as mensagens recebidas, saber que estou contribuindo em seus trabalhos é muito gratificante. Bom trabalho e tudo de bom sempre!
    Download     Download        

140 comentários em “Tapete flor camélia passo a passo parte 3

  1. Parabéns pelo passo a passo consegui fazer o meu tapete e aproveitando gostaria que fizesse o passo a passo do tapete de flor caranguejo, tem na revista mas achei muito difícil.bjos.

  2. Boa tarde , eu fiz um igualzinho o modelo e as cores , preciso saber por quanto devo vendê-lo.
    Achei ele pequeno .
    Obrigada , Muito lindo seu trabalho

    1. Olá Vanda, o valor de venda depende muito dos materiais utilizados. AQUI no blog tem um artigo explicando como calcular.
      Se quiser o tapete maior basta fazer com mais flores seguindo a mesma receita!

      Forte abraço.

  3. Será que eu conseguiria fazer um conjunto de cozinha(tapete para fogão, geladeira e armario ) com esse modelo?

  4. Boa noite. Como é os passoapasso desse site, estão de parabéns pela dedicação, amooooo todos os trabalhos, perfeitos.

    BEIJOS.