Tapete Girassol – Passo a passo

Vamos aprender a confeccionar o TAPETE GIRASSOL com ponto conduzido? Este tapete é uma das criações da talentosíssima artesã CLEIDE PÉRTILE. Aliás ela foi super atenciosa, autorizou e passou todos os segredinhos deste modelo para que eu disponibilizasse essa maravilha aqui no blog. Tenho certeza que assim como eu vocês vão amar fazer este tapete.

Para entrar em contato com a artesã CLEIDE PÉRTILE visite sua página no Facebook clicando AQUI. Esta é apenas uma de suas maravilhosas criações, ela fez vários modelos de acabamentos e cores diferentes. Utilizei Fios Barroco da Círculo S/A e inclusive as cores foram sugestões da artesã, vejam como ficou lindo!

Parte 2 – Parte 3 – Parte 4

Tapete girassol com fio conduzido.

MATERIAIS

O centro do tapete é feito com fio Barroco Decore Luxo, este fio simula muito bem as sementes do girassol. Para o passo a passo vou utilizar um fio liso para que possam visualizar os pontos. Durante a confecção com a cor branca vamos precisar fazer emendas de fios já que utilizaremos 3 novelos, tenho um passo a passo que explica como fazer isso sem deixar aparecer. Veja AQUI.

Tapete girassol passo a passo (1) Tapete girassol - passo a passo (497) Tapete girassol - passo a passo (34) Tapete girassol - passo a passo (31)

01 – Inicie com um ANEL MÁGICO, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 17 pontos altos dentro do anel mágico, puxe a ponta do fio para fechar e finalize com ponto baixíssimo. Teremos um círculo com 18 pontos altos.

Tapete girassol - passo a passo (1) Tapete girassol - passo a passo (2) Tapete girassol - passo a passo (5)

02 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base.

Tapete girassol - passo a passo (6) Tapete girassol - passo a passo (7)

03 – Siga fazendo 2 pontos altos em cada ponto de base e finalize a volta com ponto baixíssimo. Teremos um total de 36 pontos altos.

Tapete girassol - passo a passo (8) Tapete girassol - passo a passo (9) Tapete girassol - passo a passo (10)

04 – Faça 3 correntes para dar altura, no segundo ponto de base faça 2 pontos altos. No terceiro ponto de base faça apenas 1 ponto alto, no quarto ponto de base faça novamente 2 pontos altos… Veja que teremos um aumento em um ponto e no outro não… No final da volta teremos um total de 54 pontos altos.

Tapete girassol - passo a passo (11) Tapete girassol - passo a passo (12) Tapete girassol - passo a passo (13) Tapete girassol - passo a passo (14) Tapete girassol - passo a passo (15) Tapete girassol - passo a passo (16)

05 – 4ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, no segundo ponto de base faça apenas 1 ponto alto, no terceiro ponto de base faça 2 pontos altos.

Tapete girassol - passo a passo (17) Tapete girassol - passo a passo (18) Tapete girassol - passo a passo (19)

06 – Novamente uma sequência de 2 pontos altos sendo um em cada ponto de base e depois faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base… Observe que nesta volta vamos pular dois pontos de base e então fazer o aumento… Siga por toda a volta e teremos um total de 72 pontos altos.

Tapete girassol - passo a passo (20) Tapete girassol - passo a passo (21) Tapete girassol - passo a passo (22) Tapete girassol - passo a passo (23) Tapete girassol - passo a passo (24) Tapete girassol - passo a passo (25)

07 – Chegando no final alongue o fio, corte e faça o acabamento com uma agulha de tapeceiro. Para isso coloque a ponta de fio na agulha, passe o fio de trás para frente em cima do ponto alto que está logo após as correntes iniciais, passe no alto do último ponto alto e então passe na terceira corrente saindo na parte de trás. Desta forma o círculo ficará perfeito!

Tapete girassol - passo a passo (26) Tapete girassol - passo a passo (27) Tapete girassol - passo a passo (28) Tapete girassol - passo a passo (29) Tapete girassol - passo a passo (30) Tapete girassol - passo a passo (31)

08 – Fazendo com o fio Barroco Decore Luxo a parte que estamos trabalhando fica menos felpuda como apresentado na primeira imagem, então para prosseguir com o trabalho vamos trabalhar no avesso da peça por ser onde apresenta a maior concentração de pelinhos.

Tapete girassol - passo a passo (33) Tapete girassol - passo a passo (34) Tapete girassol - passo a passo (35)

O desenho de girassol vamos fazer com ponto conduzido. Conduzir o fio nada mais é que “prender” o fio que não estiver utilizando enquanto trabalha com o outro, na hora que precisa da cor muda e prende os fios que não for utilizar… Olhando parece trabalhoso e difícil, mas posso garantir que é super fácil e tudo que você precisa é ter calma no início, logo após os primeiros pontos tenho certeza que você vai adorar trabalhar com fio conduzido.

09 – Vou fazer a primeira volta nesta mesma base para que possa visualizar porém você estará trabalhando na base felpuda… Prenda o fio amarelo com ponto baixo em um dos pontos de base, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 2 pontos altos e vamos fazer o quarto ponto alto já prendendo o fio verde na base. Basta posicionar o fio verde rente aos pontos de base e predê-lo ao fazer o ponto alto, observe na terceira imagem que no avesso aparece o fio verde já preso.

Tapete girassol - passo a passo (36)  Tapete girassol - passo a passo (38) Tapete girassol - passo a passo (39) Tapete girassol - passo a passo (40)

10 – O quinto ponto alto faça apenas a primeira fase do ponto, veja que ficam duas laçadas na agulha.

Tapete girassol - passo a passo (41) Tapete girassol - passo a passo (42)

11 – Puxe o fio amarelo para baixo, pegue o fio verde que estávamos prendendo e finalize o ponto alto.

Tapete girassol - passo a passo (43) Tapete girassol - passo a passo (44) Tapete girassol - passo a passo (45)

12 – Agora vamos fazer a primeira faze de um ponto alto já com o fio verde e prendendo o fio amarelo na base. Faça apenas a primeira fase e vão sobrar duas laçadas na agulha. Desça o fio verde por trás do fio amarelo, suba com o fio amarelo e finalize o ponto alto. Observe que mesmo trocando a cor teremos um ponto completo com a mesma cor. Uma dica para que os fios não fiquem trançando é sempre puxar para cima e devolver para baixo sempre na mesma ordem, se você observar eu subi com o fio verde na parte de trás e na hora de voltar com ele também fiz o mesmo caminho, desci com ele na parte de trás.

Tapete girassol - passo a passo (47) Tapete girassol - passo a passo (48) Tapete girassol - passo a passo (49)

13 – Precisamos de uma sequência de 8 pontos altos na cor amarela, porém precisamos trocar a cor para verde no 9º ponto. Neste caso vamos fazer 7 pontos altos completos sempre prendendo o fio verde na base e o 8º ponto alto na cor amarela vamos fazer apenas a primeira fase e finalizar com o verde. Observe as imagens:

Tapete girassol - passo a passo (51) Tapete girassol - passo a passo (52) Tapete girassol - passo a passo (53) Tapete girassol - passo a passo (54) Tapete girassol - passo a passo (55) Tapete girassol - passo a passo (56)

14 – Repita a primeira fase de um ponto alto com a cor verde, desça o fio verde na parte de trás e finalize o ponto com a cor amarela… siga repetindo por toda a volta, vou voltar com o miolinho felpudo para dar sequência.

Tapete girassol - passo a passo (57) Tapete girassol - passo a passo (58) Tapete girassol - passo a passo (59) Tapete girassol - passo a passo (60) Tapete girassol - passo a passo (61) Tapete girassol - passo a passo (62) Tapete girassol - passo a passo (63) Tapete girassol - passo a passo (64) Tapete girassol - passo a passo (65)

15 – Veja que fiz a mesma coisa na base felpuda, o último bloquinho precisamos completar com mais 3 pontos altos e finalizar com ponto baixíssimo. Veja que para finalizar eu puxo o fio verde para cima e pego o fio amarelo passando por cima dele para que ele fique preso no alto dos pontos altos.

Tapete girassol - passo a passo (66) Tapete girassol - passo a passo (67) Tapete girassol - passo a passo (68) Tapete girassol - passo a passo (69)

Veja o avesso:

Tapete girassol - passo a passo (70)

16 – 6ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga com mais 3 pontos altos. No último ponto de base que temos na cor amarela vamos fazer um aumento e trocar o fio no segundo ponto alto. Para isso basta fazer 1 ponto alto completo em cima do último ponto de base na cor amarela, faça apenas a primeira fase do segundo ponto alto e então finalize-o com já com o verde.

Tapete girassol - passo a passo (71) Tapete girassol - passo a passo (72) Tapete girassol - passo a passo (73) Tapete girassol - passo a passo (74) Tapete girassol - passo a passo (75)

17 – Faça a primeira fase do ponto alto na cor verde em cima do ponto alto da volta anterior. Troque novamente de cor e finalize com o amarelo.

Tapete girassol - passo a passo (76) Tapete girassol - passo a passo (77) Tapete girassol - passo a passo (78)

18 – No primeiro ponto de base na cor amarela vamos fazer 2 pontos altos o que chamamos de aumento. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e em cima do último ponto alto do bloquinho que temos vamos novamente fazer o aumento e trocar a cor novamente. Observe as imagens:

Tapete girassol - passo a passo (79) Tapete girassol - passo a passo (80) Tapete girassol - passo a passo (81) Tapete girassol - passo a passo (82)

19 – Agora basta seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo já subindo novamente com o fio verde. Só para lembrar, cada bloquinho na cor amarela ficará com 10 pontos altos.

Tapete girassol - passo a passo (83) Tapete girassol - passo a passo (84) Tapete girassol - passo a passo (85)

20 – 7ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, nesta volta não tem nada diferente… continuaremos fazendo aumentos antes e depois do ponto verde. Para isso lembre-se de fazer sempre a primeira fase do ponto alto e trocar a cor do fio para então fazer o ponto alto na cor verde. Desta vez cada bloquinho amarelo ficará com 12 pontos altos. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete girassol - passo a passo (86) Tapete girassol - passo a passo (87) Tapete girassol - passo a passo (88) Tapete girassol - passo a passo (89) Tapete girassol - passo a passo (90) Tapete girassol - passo a passo (91) Tapete girassol - passo a passo (92) Tapete girassol - passo a passo (93)

21 – 8ª volta – Esta volta é exatamente como a anterior, desta vez cada bloco amarelo que estão formando as pétalas ficarão com 14 pontos altos. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete girassol - passo a passo (94) Tapete girassol - passo a passo (95) Tapete girassol - passo a passo (96) Tapete girassol - passo a passo (97) Tapete girassol - passo a passo (98) Tapete girassol - passo a passo (99) Tapete girassol - passo a passo (100)

22 – 9ª volta – Esta volta é exatamente como a anterior, desta vez cada bloco amarelo que estão formando as pétalas ficarão com 16 pontos altos. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete girassol - passo a passo (101) Tapete girassol - passo a passo (102) Tapete girassol - passo a passo (103) Tapete girassol - passo a passo (104) Tapete girassol - passo a passo (105)

23 – 10ª volta – Nesta volta não faremos aumentos nos bloquinhos amarelos, os aumentos serão feitos com o fio verde para iniciar a formação das folhas. Inicie a volta com 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga com ponto alto completo até o penúltimo ponto de base. No último ponto faça apenas a primeira fase do ponto alto e troque de com como apresentado nas imagens.

Tapete girassol - passo a passo (106) Tapete girassol - passo a passo (107) Tapete girassol - passo a passo (108) Tapete girassol - passo a passo (109)

24 – Em cima do ponto alto verde faça 2 pontos completos com a cor verde e o terceiro ponto faça apenas a primeira fase, troque de cor e finalize o ponto. Teremos 3 pontos altos no mesmo ponto de base.

Tapete girassol - passo a passo (110) Tapete girassol - passo a passo (111) Tapete girassol - passo a passo (112)

25 – Siga com a cor amarela fazendo ponto alto em cima de ponto alto, não tem aumento e só não se esqueça de trocar a cor novamente no último ponto de base. Chegando no verde faça novamente 3 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. (As pétalas continuam com 16 pontos altos, já as folhas terão 3 pontos altos).

Tapete girassol - passo a passo (113) Tapete girassol - passo a passo (114) Tapete girassol - passo a passo (115) Tapete girassol - passo a passo (116) Tapete girassol - passo a passo (117)

25 – 11ª volta – Inicie com o 3 correntes, siga com ponto alto em cima de ponto alto e desta vez vamos diminuir a pétala, para isso vamos fazer a troca de cor no penúltimo ponto de base e não no último. Observe as imagens…

Tapete girassol - passo a passo (118) Tapete girassol - passo a passo (119) Tapete girassol - passo a passo (120) Tapete girassol - passo a passo (121) Tapete girassol - passo a passo (122)

26 – Já com a cor verde temos ainda um ponto de base na cor amarela, faça 2 pontos altos na cor verde em cima deste ponto de base.

Tapete girassol - passo a passo (123)

27 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto nos pontos de base verde, quando chegar em cima do ponto alto amarelo faça um ponto alto completo com a cor verde e no mesmo ponto de base faça apenas a primeira fase do segundo ponto alto (aumento) e faça a troca de cor novamente. Siga com ponto alto na cor amarela e faça a troca sempre no penúltimo ponto de base e não do último. Desta vez cada pétala vai ficar com 14 pontos altos, já as folhas em cor verde vão ficar com 7 pontos altos. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete girassol - passo a passo (124) Tapete girassol - passo a passo (125) Tapete girassol - passo a passo (126) Tapete girassol - passo a passo (127) Tapete girassol - passo a passo (128) Tapete girassol - passo a passo (129) Tapete girassol - passo a passo (130)

Bem, chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. Na segunda parte vamos dar continuidade até finalizar as pétalas.

Tapete girassol - passo a passo (499) Tapete girassol - passo a passo (504)

 

Parte 2 – Parte 3 – Parte 4

 

    Download     Download        

23 comentários em “Tapete Girassol – Passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.