Tapete oval modelo Russo – passo a passo – parte2

No passo a passo de hoje vamos aprender como confeccionar este lindo TAPETE OVAL MODELO RUSSO, a alguns dias postamos aqui no blog o passo a passo do modelo redondo e você pode conferir clicando AQUI. Este é um modelo que combina com vários ambientes, aproveite o passo a passo para fortalecer sua renda! Caso queira ter uma noção de valores, temos uma tabela aqui no site para auxiliar você!

Esta é a segunda parte do passo a passo, caso queira ver como iniciar o tapete siga o link abaixo:

MATERIAIS

Vamos dar sequência e concluir nosso trabalho?

42 – 15ª volta – Após passar o barbante para a parte do avesso, faça uma corrente e novamente vamos trabalhar uma volta com pontos baixos (também pode ser com meio ponto alto) Desta vez vamos pegar apenas o fio da parte de trás da 13ª volta, a 14ª volta fizemos os pontos no fio da frente, desta vez vamos continuar o tapete no fio de trás, assim a 14ª volta ficará solta formando um relevo detalhando nosso tapete! Faça por toda a volta, não tem aumentos, um ponto para cada ponto de base totalizando 260 pontos. Finalize a volta com ponto baixíssimo na corrente inicial que forma o primeiro ponto.

Tapete oval russo passo a passo (264) Tapete oval russo passo a passo (265) Tapete oval russo passo a passo (266) Tapete oval russo passo a passo (267) Tapete oval russo passo a passo (268) Tapete oval russo passo a passo (270) Tapete oval russo passo a passo (271)

43 – 16ª e 17ª voltas – Novamente faça uma corrente para iniciar a volta e em seguida trabalhe novamente uma volta toda com pontos baixos, desta vez pegando apenas o fio de trás da volta anterior para que fique um fio na frente formando um detalhe bem bonito no tapete. Faça por toda a volta. É normal ficar repuxando um pouquinho, após as 3 voltas seguintes estará normal. Se continuar repuxando verifique se seu ponto não está muito apertado!

Tapete oval russo passo a passo (272) Tapete oval russo passo a passo (273) Tapete oval russo passo a passo (274) Tapete oval russo passo a passo (275) Tapete oval russo passo a passo (276) Tapete oval russo passo a passo (277)

44 – 18ª volta – Após finalizar a volta anterior, faça uma corrente de espaço e em seguida faça mais 5 pontos baixos, desta vez pegue os dois fios normalmente… em seguida faça 15 correntes, pule 4 pontos de base e prenda com ponto baixo, faça mais 5 pontos baixos totalizando 6 pontos baixos contando com o que fizemos para prender a alça…

Tapete oval russo passo a passo (278) Tapete oval russo passo a passo (279) Tapete oval russo passo a passo (280) Tapete oval russo passo a passo (281) Tapete oval russo passo a passo (282) Tapete oval russo passo a passo (283)

45 – Novamente faça 15 correntes, pule 4 pontos de base e prenda com ponto baixo, faça mais 5 pontos baixos completando então 6 pontos baixos contando com o que prendemos a alça de 15 correntes…. Siga por toda a volta, se você fez as voltas anteriores corretamente deverá terminar a volta prendendo uma alça na corrente inicial, não sobra nem falta pontos. Teremos um total de 26 alças com 15 correntes.

Tapete oval russo passo a passo (284) Tapete oval russo passo a passo (285) Tapete oval russo passo a passo (286) Tapete oval russo passo a passo (287)

46 – 19ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça mais um ponto baixíssimo no ponto baixo seguinte e em seguida faça 2 pontos baixos, desta forma sobra 1 ponto baixo vazio antes de chegar na alça e mais o que prende a alça.

Tapete oval russo passo a passo (289) Tapete oval russo passo a passo (290)

47 – Na alça de 15 correntes trabalhe 21 pontos altos, pule o primeiro ponto baixo vazio e prenda com ponto baixo, faça mais 1 ponto baixo e novamente trabalhe na alça seguinte… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo que inicia a volta.

Tapete oval russo passo a passo (291) Tapete oval russo passo a passo (292) Tapete oval russo passo a passo (293) Tapete oval russo passo a passo (294) Tapete oval russo passo a passo (295) Tapete oval russo passo a passo (296) Tapete oval russo passo a passo (297) Tapete oval russo passo a passo (298)

48 – 20ª volta – Ande com ponto baixíssimo até o terceiro ponto alto dos 21 que estão na alça, em seguida faça pontos baixos no 4ª, 5ª e sexto pontos altos. Faça 3 correntes, pule um ponto de base e prenda com ponto baixo.

Tapete oval russo passo a passo (300) Tapete oval russo passo a passo (301) Tapete oval russo passo a passo (302) Tapete oval russo passo a passo (303)

49 – Em seguida faça novamente 3 correntes, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo… siga até completar 5 alças com 3 correntes, após prender a 5ª alça faça mais 2 pontos baixos, veja que sobram 3 pontos altos…

Tapete oval russo passo a passo (304) Tapete oval russo passo a passo (305) Tapete oval russo passo a passo (306)

50 – Faça uma corrente de espaço, pule 3 pontos de base do leque seguinte e prenda com ponto baixo, faça mais 2 pontos baixos e em seguida novamente a sequência de 5 alças… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete oval russo passo a passo (307) Tapete oval russo passo a passo (308) Tapete oval russo passo a passo (309) Tapete oval russo passo a passo (310) Tapete oval russo passo a passo (311) Tapete oval russo passo a passo (312)

51 – 21ª volta – Após finaliza a volta, siga com ponto baixíssimo nos pontos baixos seguinte e em seguida faça 1 ponto baixo dentro da primeira alça. Faça 3 correntes e mais 4 pontos altos, retire a agulha e introduza na terceira corrente, lace e puxe o barbante, em seguida prenda com ponto baixíssimo formando 1 ponto pipoca.

Tapete oval russo passo a passo (313) Tapete oval russo passo a passo (314) Tapete oval russo passo a passo (315) Tapete oval russo passo a passo (316)

52 – Faça duas correntes de espaço e na ala seguinte faça novamente ponto pipoca… faça nas 5 alças deste primeiro leque.

Tapete oval russo passo a passo (317) Tapete oval russo passo a passo (318) Tapete oval russo passo a passo (319) Tapete oval russo passo a passo (320) Tapete oval russo passo a passo (321)

53 – Para passar para a alça seguinte, após prender o ponto pipoca faça apenas uma corrente de espaço, em seguida trabalhe pontos pipocas sempre com duas correntes de espaço… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto pipoca inicial.

Tapete oval russo passo a passo (322) Tapete oval russo passo a passo (323) Tapete oval russo passo a passo (324)

54 – 22ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça 4 pontos baixos na primeira alça. Na segunda alça faça 3 pontos baixos, na terceira alça faça apenas 4 pontos baixos e na quarta alça faça 3 pontos baixos.

Tapete russo passo a passo (169) Tapete russo passo a passo (170) Tapete russo passo a passo (171) Tapete russo passo a passo (172)

55 – Para passar para o leque seguinte, entre um ponto pipoca e outro tem apenas uma corrente, nesta corrente não faremos nada. Sem fazer corrente de espaço vá para a primeira alça e faça 4 pontos baixo, na segunda alça 3 pontos baixos, na terceira alça 4 pontos baixos e na quarta alça 3 pontos baixo. Viu que sempre vai intercalando? Siga assim por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo dos 4 que estão na primeira alça.

Tapete russo passo a passo (173) Tapete russo passo a passo (174) Tapete russo passo a passo (175)

56 – 23ª volta – Após finalizar a volta anterior Siga para o segundo ponto e faça ponto baixo, siga fazendo ponto baixo até que sobre apenas 2 neste leque. veja que são ao todo 10 pontos baixos.

Tapete russo passo a passo (178) Tapete russo passo a passo (179) Tapete russo passo a passo (180)

57 – Faça 5 correntes de espaço, pule os 2 pontos baixos deste leque e os 2 primeiros do leque seguinte, prenda com ponto baixo no terceiro ponto baixo de base, faça mais 9 pontos baixos e novamente uma alça com 5 correntes. Clique nas imagens para ampliar e entender melhor… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo encima do primeiro ponto baixo que inicia esta volta.

Tapete russo passo a passo (181) Tapete russo passo a passo (182) Tapete russo passo a passo (183) Tapete russo passo a passo (184) Tapete russo passo a passo (185) Tapete russo passo a passo (187)

59 – 24ª volta – Após finalizar a volta anterior faça mais 1 ponto baixíssimo, em seguida faça 6 pontos baixos, desta forma vai sobrar 1 ponto baixo de base vazio e o segundo que inicia a alça.

Tapete russo passo a passo (190) Tapete russo passo a passo (191)

60 – Em seguida faça 10 pontos altos na alça com 5 correntes, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo, observe que não conto o ponto que está prendendo a alça, temos que pular um ponto de base vazio. Em seguida faça mais 5 pontos baixos. Novamente trabalhe 10 pontos altos na alça com 5 correntes… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo que inicia esta volta.

Tapete russo passo a passo (192) Tapete russo passo a passo (193) Tapete russo passo a passo (194) Tapete russo passo a passo (195) Tapete russo passo a passo (196) Tapete russo passo a passo (197)

61 – 25ª volta – Após finalizar a volta anterior, faça mais 1 ponto baixíssimo e em seguida faça 2 pontos baixos, veja que sobram 2 pontos baixo de base.

Tapete russo passo a passo (203) Tapete russo passo a passo (204)

62 – Faça uma corrente de espaço e vamos fazer ponto alto triplo em baixo relevo. Enrole o barbante 3 vezes na agulha e em seguida passe a agulha de baixo mara cima como mostra a terceira imagem… em seguida faça o ponto alto triplo e uma corrente de espaço.

Tapete russo passo a passo (205) Tapete russo passo a passo (206) Tapete russo passo a passo (207) Tapete russo passo a passo (208)

63 – Após a corrente de espaço faça novamente ponto alto triplo em baixo relevo pegando o segundo ponto alto… faça uma corrente de espaço e novamente ponto alto triplo… siga até completar os 10 pontos, faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo no segundo ponto de base, faça mais 1 ponto baixo. É normal que o ultimo ponto alto triplo fique um pouco encolhido, na próxima volta ele vai ficar normal.

Tapete russo passo a passo (209) Tapete russo passo a passo (210) Tapete russo passo a passo (211) Tapete russo passo a passo (212)

64 – Após o segundo ponto baixo, faça uma corrente e novamente trabalhe pontos altos triplos como no passo anterior… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete russo passo a passo (213) Tapete russo passo a passo (214)

65 – 26ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo ande com ponto baixíssimo e faça ponto baixo dentro do primeiro espaço de uma corrente que separam 2 pontos altos triplos. Faça 3 correntes de espaço e prenda com ponto baixo no próximo espaço de uma corrente… Siga fazendo alças em todos os espaços seguintes, teremos no total 8 alças com 3 correntes neste leque.

Tapete russo passo a passo (218) Tapete russo passo a passo (219) Tapete russo passo a passo (220) Tapete russo passo a passo (221) Tapete russo passo a passo (222) Tapete russo passo a passo (223)

66 – Faça 3 correntes e espaço e prenda com ponto baixo no primeiro espaço de uma corrente que separam os pontos altos triplos do segundo leque. Veja que aquele ponto que estava encolhido se normaliza. Repita novamente 8 alças com 3 correntes, para passar para o leque seguinte novamente 3 correntes… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete russo passo a passo (224) Tapete russo passo a passo (225) Tapete russo passo a passo (226) Tapete russo passo a passo (227) Tapete russo passo a passo (228)

67 – 27ª e ultima volta – Após finalizar com ponto baixíssimo faça 2 pontos baixos na primeira alça com 3 correntes. Em seguida faça 1 ponto picô (3 correntes e prenda com ponto baixo no alto do segundo ponto baixo) Em seguida vá para a segunda alça e faça 2 pontos baixos.

Tapete russo passo a passo (232) Tapete russo passo a passo (233) Tapete russo passo a passo (234) Tapete russo passo a passo (235)

68 – Após os 2 pontos baixos faça ponto picô novamente e vá para a terceira alça e faça 2 pontos baixos, novamente ponto picô e vá para a quarta alça e faça 2 pontos baixos. Em seguida faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no alto do segundo ponto baixo, ou seja, é exatamente como o ponto picô só que com 5 correntes.

Tapete russo passo a passo (236) Tapete russo passo a passo (237) Tapete russo passo a passo (238)

69 – Vá para a alça seguinte e faça 2 pontos baixos e faça 1 ponto picô, siga até terminar a oitava alça com 2 pontos baixos, veja que são 3 pontos picôs com correntinha, 1 ponto picô com 5 correntinhas e mais 3 pontos picôs com 3 correntinhas.

Tapete russo passo a passo (239) Tapete russo passo a passo (240)

70 – Na alça com 3 correntes que separam os leques faça apenas 1 ponto baixo, siga para o próximo leque e repita os passos anteriores… siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. Finalmente tapete pronto!!!

Tapete russo passo a passo (241) Tapete russo passo a passo (242) Tapete russo passo a passo (243) Tapete russo passo a passo (244) Tapete russo passo a passo (245) Tapete russo passo a passo (246)

Tapete Oval - Modelo russo (1) Tapete Oval - Modelo russo (2) Tapete Oval - Modelo russo (3) Tapete Oval - Modelo russo (5) Tapete Oval - Modelo russo (6) Tapete Oval - Modelo russo (8) Tapete Oval - Modelo russo (10) Tapete Oval - Modelo russo (11) Tapete Oval - Modelo russo (15) Tapete Oval - Modelo russo (17) Tapete Oval - Modelo russo (19)

Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham gostado e conseguido fazer mais este trabalho. Em caso de dúvidas escreva para crochetapetes@gmail.com ou através do formulário de contato e vamos ajudar você!

Gráfico

166 comentários em “Tapete oval modelo Russo – passo a passo – parte2

  1. Beautiful rug. Although I don’t understand Portuguese I could follow all your instructions for this beautiful rug very easily. Thank you for sharing this lovely rug with everybody which I thoroughly enjoyed making. I am very satisfied with my end product and also proud to display this rug in my lounge. Thank you very much with kind regards: Dana van Heerden. South Africa

    1. Thank you for your comment Dana! I am very happy to have carried out this work and liked the result.
      I hope you come back! A big hug for you and all of South Africa.

  2. Terminei meu tapete russo oval e ficou lindo. Segui o passo a passo e deu super certo. Amei o resultado.

    1. Oi Henrique, faça a alteração apenas no meio para ficar mais curto, basta iniciar com menos correntes e adaptar o final. A largura não muda, então se fizer muito curto ficará quase redondo.

      Para fazer menor e manter a proporção ficando oval e não redondo teria que criar um novo trabalho inspirado neste.

  3. Hi, is there possibility to get this pattern in English? Or maybe you have diagram (drawing) of it? I really would like to do it :)

  4. Boa tarde Samuel, adoro seu trabalho e seu blog, e considero esse modelo um xodo!!! Já fiz umas 7 vezes, gostaria de saber se 1 novelo n 6 de 1 kg da euro é suficiente? Pois sempre faço com o 8 e acabo utilizando 2 novelos (sendo 1 pela metade). Desde ja agradeço!

    1. Olá Isabela, fico feliz que tenha feito e gostado deste modelo :)

      Bem, utilizei em média 800g de fio número 6… é um pouco mais que um novelinho de 612m

  5. Parabéns conseguir fazer o meu ficou lindo na cor amarelo, eu queria saber se vc tem uma sugestão de calor desse tapete.Parabéns e continua postando.

    1. Olá Maisa, suponho que seja sugestão de valor que você quer certo?

      O valor depende muito do material utilizado e também do valor de sua mão de obra. AQUI no blog tem um artigo explicando como fazer este calculo inclusive tem uma tabela para ajudar você ok.

      Obrigado pelo carinho, seja sempre muito bem vinda!

  6. Obrigada por compartilhar este passo a passo,estou na última carreira meu tapete ficou lindo, agora vou fazer o redondo, obrigada

  7. Boa tarde, parabéns pela explicação excelente. Gostaria de fazer esse tapete com um metro e meio, é possivel?, sou nova na arte.

    1. Olá Luciene, vai precisar algumas adaptações e que pode dar um certo trabalho…

      Inicialmente você precisa fazer um cordão de correntes que fique no comprimento da diferença que falta para um metro e meio, este meu ficou com 96cm então eu precisaria fazer um cordão com 54cm e depois continuar o passo a passo com mais 50 correntes como se pede no passo a passo.

  8. passo a passo maravilhoso ,muito bem explicadinho ,AMEIIII.ESTOU NA ULTIMA CARREIRA ASSIM QUE TERMINARR ,POSTO FOTOS NO FACE,BEIJOS

  9. O tapete é lindo!!! A execução está muito bem explicada, parabéns.Sou iniciante na arte do crochê, mas vou tentar fazer.
    Um abraço e obrigada

  10. Boa noite!Como eu faço para aumentar esse modelo na largura? Além de aumentar no comprimento, devo repetir a mesma volta mais vezes? Quero fazê-lo para usar na sala. Obrigada pela atenção.

    1. Olá Renata, para aumentar na largura teria que criar alguma coisa (algumas voltas a mais). Neste caso só fazendo e testando para ver se não fica encolhendo ou repuxando… tem que ir testando… Infelizmente nunca fiz mais largo e por isso não tenho imagens para auxiliar você.

      Aumentar o comprimento é mais fácil, basta aumentar o número de correntes inicial.

      Uma maneira de deixá-lo maior seria fazer com fio 8 ou 10 por exemplo.

      1. Muito obrigado. No comprimento eu já consegui improvisar. Minha dúvida mesmo era na largura. Vou tentar e ver no que dá. Rs. Boa noite.

  11. Amei esse tapete,to terminando,mas tenho q agradecer pq é muito bem explicado, não tive dificuldade nenhuma, parabéns pelo trabalho!😘😘😘

    1. :) Que maravilha Alicia, fico muito feliz por ter conseguido fazer seu tapete e também pelo carinho em deixar seu comentário. Grande beijo.

  12. Amei esse tapete, e fiquei muito feliz quando encontrei esse passo a passo! O meu tapete não ficou muito bom, ficou meio ababadado. Mas o PAP do site é muito bem explicado. Obrigada! Um abraço do tamanho do Rio Grande!

    1. Obrigado Gicele! Espero que seus próximos trabalhos fiquem perfeitos.
      Obrigado por este enorme abraço do Rio Grande :)
      Um outro bem grande do tamanho de todo o nordeste.

  13. Olá
    Parabéns o tapete é lindo.
    Estou fazendo
    Para eu vender…
    Me dê uma sugestão de preço
    O que ele vale??
    Abraços

  14. Nossa site perfeito!!! O PAP mostrando cada detalhe,nao tenho palavras para agradecer, consegui fazer meu primeiro tapete e ficou lindo!!! Muitooooo obrigada!!!

  15. Muchisimas gracias por este tutorial tan bien explicado paso a paso, es uno de mis primeros trabajos en crochet, lo tome como desafio y me encanto el resultado. ahora voy iniciando el segundo tapete para mi dormitorio. gracias de vuelta por compartirlo todo, aprendo muchisimo con ustedes, un abrazo fuerte desde Luque, Paraguay.

    1. Olá Rossana, fico muito feliz com suas palavras. Desejo um bom trabalho e tudo de bom sempre!
      Saludos, sea muy bien venida!

  16. Olá! Acabei de fazer esse lindo tapete oval modelo Russo. O meu ficou meio embabadado, mas é pq não tenho mta prática, vou continuar praticando com outros modelos até sair perfeito. Mto obrigada por vcs me permitirem aprender cada dia mais. Continuem com esse projeto maravilhoso! Bjim

    1. Muito obrigado Uillie! Fico feliz por sua mensagem e espero que suas próximas peças já saiam ainda melhores. Grande beijo.

  17. Olá,
    Muito obrigada pelos PAPs que vocês postam. Este, por exemplo, já fiz 3 vezes, sendo um totalmente em barbante cru e dois em duas cores – cru e lilás, ficou magnífico.
    Mais uma vez,obrigada!!!

    1. Muito obrigado pelo carinho Maria! Adoro a cor lilás e seu tapete deve ter ficado lindo mesmo.

      Grande beijo e tudo de bom sempre!

  18. Aprendi a arte do crochê há quase 20 anos amo demais e esse site é digno e referência dessa arte linda e milenar… Parabéns pelo respeito ao crochê e a quem exerce a arte.Fiz meu tapete seguindo suas explicações que são fantásticas para iniciantes ou não;amei o resultado. Parabéns aos idealizadores do site pelo carinho com que dedicam ao crochê.

    1. Muito obrigado pelas palavras de carinho Elisangela. Fico feliz que tenha gostado do resultado do trabalho, grande beijo e tudo de bom sempre!

  19. Muito obrigada por esse passo a passo.
    Terminei meu tapete, adorei fazê-lo.
    Ficou lindo, grande, com as medidas 1,00 x 0,70m.
    Obrigada mesmo.

  20. Maravilhosos seus tapetes…Fiz e ficou perfeito..passo a passo perfeito …parabéns e muito obrigada por sua generosidade de dividir seu talento.

  21. Olá!! Tinha comentado com você que iria tentar fazer um tapetão grande… bem… não consegui… mas dobrei os pontos e fiz uma passadeira. Ficou muito bacana. Não ficou perfeita.. mas gostei muito! Vou te mandar a foto pelo e-mail! Muito obrigada!

  22. Ola se eu iniciar o tapete com 100 pontos ao inves de 50 vai dobrsr de tamanho o tapete né?
    Obg

    1. Olá Majory, tapete oval para trabalhar com medidas exatas não é tão simples… você precisa saber a altura do seu ponto alto e subtrair a quantidade correspondente da largura para saber quantas voltas precisa diminuir, subtrair no comprimento para saber quantos centímetros precisa diminuir, ou seja, modelos oval para diminuir o comprimento não muda a largura e isso complica na contagem.

  23. Bom dia.

    Alguém pode me auxiliar no passo 47 do tapete oval modelo russo, não estou conseguindo entender para proceder e as fotos não mostram o passo a passo, apenas o começo e já finalizado… Não consigo concluir meu tapete por isso…

    1. Olá Vanessa, conforme contato por Facebook são 21 pontos altos abraçando a alça e não feito nas correntes.

  24. Estou fazendo o tapete, simplesmente maravilhoso… mas tem um porem, fiz a contagem certa desde o inicio, mas o meu de 27 alças… estou preocupada… me ajude… vai dar certo… ou preciso desmanchar????? aguardo.

    1. Oi Elaine, se deu 27 alças completas não tem problema já que o acabamento também acompanha a quantidade de alças, mas deve ter ficado com pontos a mais porque uma alça a mais são bastante pontos de diferença.

    2. Deve ser na parte arredondada… tem uma hora que começa a confundir e se a gente não prestar atenção a gente faz um ponto antes do ponto que é especialmente para a parte arredondada… Aí cada vez que iniciamos outra carreira fazemos a parte arredondada cada vez um pouquinho maior e assim, quando você está fazendo as alças acaba dando uma alça a mais.

  25. BOM DIA ANA CLARA ESTOU FAZENDO O TAPETE LINDO QUE VC POSTOU
    MAS ACHEI ELE PEQUENO COMO FAÇO PARA FAZER MAIOR QTOS PTOS DEVO
    POR A MAIS ENFIM ME DE TDAS AS DICAS SOU MEIO ATRAPALHADA OBGO
    BJ

    1. Olá Vera, para aumentar basta adicionar 3 correntes, ou de 3 em 3. Ex. mais 3, 6, 9, 12…

      Grato,
      Samuel Ramos

      1. Oi Samuel
        Boa tarde
        Você sabe se tem jeito de aumentar o modelo russo redondo?
        Obrigada

        1. Oi Vera, bom dia! teria que criar algo para que fique parecido. Nunca fiz maior e por isso não tenho nem imagem para auxiliar você, mas tenho uma ideia que pode ser útil. que tal fazer “abacaxis” logo depois da segunda volta de pontos pipocas? depois dos abacaxis faça uma volta fechada e então faça o acabamento… acho que combina já que iniciam os leques de 10 pontos altos para acabamento no mesmo formato.

  26. Olá Ana Clara! Estou mto feliz, pois estou terminando de crochetar meu tapete russo. Graças ao seu passo a passo, está ficando lindo. Qdo acabar mando uma foto

  27. Bom dia Ana Clara! Estou fazendo o meu primeiro tapete Oval Russo! Nao esta perfeito igual o seu, mas no proximo vou consertar os meus erros. Comecei a tricotar com 7 anos e o croche estou aprendendo e estou amando! Obrigada por proporcionar o PAP. Beijo no coracao

  28. Olá,lindo tapete, gostaria de saber como aumentar ou diminuir, ou seja as correntinhas tem que ser multiplos de quantos?? att Milene

  29. Fiz 3 tapetes modelo russo. Não tão perfeito quanto o modelo.ficou bonito.a linha sugerida não fica um tapete muito leve?gosto de trabalhar com 8 fios

  30. Gostaria de parabeniza-la pela perfeição e paciência de ensinar o passo a passo do trabalho. Tentarei fazê-lo. Gostaria de saber se eu quero maior qual é o momento correto em aumentar? Obrigada.

  31. Olá ..boa noite….acabei de fazer este tapete…ficou a coisa mais linda….fiz ele rosa…obrigada…Amei o PAP de voces…muito bem explicado ….Deus te abençoe….bj

  32. Nossa nem sei como agradecer fiz o meu na cor bege e ficou lindo !!!! Muito obrigada amo esse site Abraços ………..

  33. Professora, parabéns!
    Está tudo muito bem explicado
    Não tive dificuldade para fazer
    O meu não ficou tão bom pois usei o barbante ´barroco natural e agulha 4. Acho que ficou muito grosso.
    vou ver se consigo esse barbante que você usou, mas acho uma marca difícil de encontrar,
    Muito obrigada

  34. Ola, fiquei maravilhada com este tapete. Já comecei o meu. Estou iniciando a segunda parte. Vocês poderiam publicar video aulas também. Seria muito bacana. Deus abençoe cada dia mais. Um abraço.

    1. Olá Maiara, acredito ser até mais fácil produzir videos já que não precisaria digitar e sim falar, mas temos uma grande preocupação… Muitas pessoas ainda acessam a internet por Smartphone e com um plano de dados bem reduzido fica bem complicado assistir muitos vídeos. Prometo pensar na ideia de fazer os 2 modos. Grande beijo.

  35. Estou terminando o Tapete Oval Russo, parece que vai ficar lindo. Adorei o PAP de vocês, muito bem explicado. Não tem como errar. Se tiver outros modelos por favor me envie. Tive um problema de Saúde, estou aposentada, e fazer crochê preenche o meu tempo e minha alma. Muito obrigada!! .bjs

  36. Gostaria de saber se tem diferença no tapate oval russo por ser canhota. Obrigada. E na carreira 4 tem que ficar com 6 ou 7 na parte arredondada??

    1. Olá Adelina, por ser canhota a única diferença é que vai fazer de modo contrário ao nosso. Como dito no passo a passo, ao completar a 4ª carreira vai ficar com 7 grupinhos.

  37. Sem querer fazer propaganda, será que pode me dizer qual a marca e a numeração do barbante que VC usou?
    Não entendo muito de barbante mas sei que o meu não é igual ao seu.
    Obrigada!

  38. Amei o seu PAP fiz o meu e adorei seu trabalho! Obrigada e que Deus abençoe sempre voce! Bjs!

  39. Muito lindo esse tapete!!! Ja comecei a fazer o meu, estou na segunda parte.Perfeito o jeito de explicar.Ate agora nao tive nenhuma dificuldade e e super rapido! To fazendo com um barbante bem grosso.Ta ficando maaaaaara!!!:)

  40. Morria de vontade de fazer esse tapete mas não tinha o PAP , até que encontrei esse e fiz o meu na cor caramelo. Ficou maravilhoso, amei seu PAP, muito bem elaborado, ficou muito fácil acompanhar, estou na última carreira. Muito obrigada por compartilhar conosco. Sucesso nos seus trabalhos. Beijo.

  41. Esse tapete é lindo!! Estou terminando ele na cor vermelha e está ficando DIVO!! O pap é super explicado e não tem como errar 😍 amei

  42. Amei essa receita,queria fazer um encosto para meu sofá mas não achava um que me agradasse. Quando vi esse tapete,fiquei apaixonada,aumentei aumentei alguns pontos na lateral e deu certo.Ficou lindo,fez o maior sucesso!!!!!
    Obrigada por com partilhar seu

  43. !!Obrigada! Estou na penultima volta deste tapete e suas explicações são fantásticas! E olha q sou uma curiosa nessa arte..rsrsrsrsrs. .Obrigada maus uma vez e q Deus te abençoe.

  44. Olá! Parabéns pelo belíssimo trabalho. Gostaria de saber cono faço pra dobrar o tapete de tamanho? No início pede para fazer 50 correntes (sse não me engano), para dobrar de tamanho faço 100 correntes?
    Obrigada!

  45. Caramba! Acabei de acabar o meu tapete lindo!
    Fiz rosa, ficou perfeito. Adorei seu espaço.
    Parabéns, você é muito caprichosa e com sua ajuda consegui fazer o meu tapete russo. Ficou lindo.
    Tudo tão bem explicado, não tem como errar. E acabei de ver que vc tem outros dois p.a.p de modelo russo, to apaixonada *-*
    Ameiiii!

  46. Eu aprendi um trilho de mesa coruja com voce,fiz deu certo e amei,tudo que voce faz.Parabéns pela sua ideia .agora vou tentar fazer outras peças.Pois curto muito sua pagina e é bem explicado,suas receitas.Bjs e obrigda.

  47. Consegui fazer o tapete até o final,não é difícil mas exigiu muita concentração por isso desmanchei várias vezes,obrigada,a sua explicação é notável, parabéns pelo seu site.

  48. Fiz o tapete russo. Ficou lindíssimo. Sua explicações são maravilhosas. Com todos os detalhes sem omitir nada, tanta riqueza de detalhes nas explicações só tinha encontrado em sites estrangeiros.
    Parabens

  49. Ola estou fazendo o tapete,tem q ter 260 pts se não,não da certo né? tive q desmanchar,vamos ver agora…esse tapete e lindo..

  50. GENTEEEE SUPER FÁCIL DE FAZER POIS AS IMAGENS E EXPLICAÇÕES SÃO TÃO CLARAS Q NÃO TEM COMO DAR ERRADO.Fiz o oval e agora começarei o redondo.

  51. Estou maravilhada com tanta beleza faço crochê e trico não para vender hoje so pras netas filhas e voltei a crocheta para mim , faço pouco pra não afetar a minha cabça tenho cefaleia em salva logo vou operar mas quero o passo a passo dos tapetes russo oval e redondo ficaram lindos no meu banheiro,ah sou prof e estou me aposentando adoro ensinar pessoas q querem aprender fazer trico ,crochê e outras artes,passo pra elas o seu endereço digo que tem um anjo enviado por Deus que ensina explica e mostra como se faz.Deus continue abençoando cd vez mais pelo muito que faz por nós. Vou começar o meu mas nem sempre tem sinal por isso peço por email bjos.

  52. Já vi trabalhos lindos, mas, nenhum deles se comparam a este. “LINDO D +++ ” Amei esse trabalho.

  53. Olá, amei sua explicação! Acabei de finalizar o meu, confeccionei na cor vermelha.
    Seus trabalhos são lindos.
    Sucesso!!!
    Bjos

  54. Adorei tudo…
    Principalmente as explicações: bem detalhadas e fotografadas.
    Parabéns.
    Fico esperando ansiosamente por novidades.
    Já fiz o tapete russo oval e agora vou fazer o redondo.
    Obrigada.
    bjus

  55. DIVINO, parabéns pela sua explicação, ta muito facil de entender e as fotos ajudam muito mais ,é difícil as pessoas quererem explicar, passar a receita e do seu jeito ainda , piorou ,elas querem vender e ñ passar o ganha pão delas, fico muito feliz pela sua atitude e te agradeço de coração

  56. Muito lindo esse trabalho. Ainda sou iniciante, portanto, ainda falta bastante para eu conseguir fazer uma peça tão linda. Mas, com certeza, tentarei!

  57. o meu tapete fico todo godeado a partir dos elos,nao sei o que fazer por favor me da uma luz….beijos obrigada.

    1. Oi Sueli, se você está utilizando o mesmo fio e agulha o único motivo para formar “babados” seria os pontos muito soltos ou ponto sobrando. O tapete da imagem é o mesmo que foi feito para as fotografias do passo a passo. Espero que dê certinho seu tapete também.

  58. Muito Obrigada por esse pap estou terminando o meu,assim que estiver pronto envio uma foto,e mais uma vez meu muito Obrigada…Bjs1

    1. arrasou no pap…faz pra gente aquele russo anfisa….ele é lindo e vai bombar aqui no seu site…e obrigada por compartilhar tudo que faz…bjs