Tapete oval modelo Russo – passo a passo

No passo a passo de hoje vamos aprender como confeccionar este lindo TAPETE OVAL MODELO RUSSO, a alguns dias postamos aqui no blog o passo a passo do modelo redondo e você pode conferir clicando AQUI. Este é um modelo que combina com vários ambientes, aproveite o passo a passo para fortalecer sua renda! Caso queira ter uma noção de valores, temos uma tabela aqui no site para auxiliar você!

MATERIAIS

Tapete Oval - Modelo russo (1)

01 – Inicie o trabalho com 50 correntes, volte na quarta corrente e faça 5 pontos altos, veja que contando com as outras 3 correntes formaram então um conjunto com 6 pontos altos.

Tapete oval russo passo a passo (1) Tapete oval russo passo a passo (2) Tapete oval russo passo a passo (3)

02 – Agora siga fazendo 1 ponto alto em cada corrente até chegar na ultima correntinha e novamente faça 6 pontos altos juntos para fazer a volta.

Tapete oval russo passo a passo (4) Tapete oval russo passo a passo (5) Tapete oval russo passo a passo (6) Tapete oval russo passo a passo (7) Tapete oval russo passo a passo (8)

03 – Aproveite para voltar prendendo barbante e fazer o acabamento… Finalize a volta com ponto baixíssimo. Desta forma ao finalizar teremos um total de 102 pontos altos sendo  90 no comprimento contando os 2 lados e em cada parte arredondada 6 pontos altos.

Tapete oval russo passo a passo (9) Tapete oval russo passo a passo (10) Tapete oval russo passo a passo (11) Tapete oval russo passo a passo (12)

04 – Para iniciar a segunda volta, faça duas correntes e faça mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base, nos 5 pontos altos seguintes faça 2 pontos altos juntos totalizando então 12 pontos altos em 6 pontos de base.

Tapete oval russo passo a passo (13) Tapete oval russo passo a passo (14) Tapete oval russo passo a passo (15) Tapete oval russo passo a passo (16)

05 – Faça duas correntes de espaço e sem pular ponto de base faça um ponto alto mas sem finalizar a segunda fase do ponto, veja que passei apenas uma vez e deixei na agulha, em seguida faremos mais 2 pontos para totalizar 3 e finalizar tudo junto. Observe que não são pontos juntos e sim 1 em cada ponto de base porem finalizados juntos… observe as imagens:

Tapete oval russo passo a passo (18) Tapete oval russo passo a passo (19) Tapete oval russo passo a passo (21) Tapete oval russo passo a passo (22) Tapete oval russo passo a passo (23)

Passe todos juntos e finalize com um ponto baixíssimo.

Tapete oval russo passo a passo (24) Tapete oval russo passo a passo (25)

06 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça uma corrente de espaço e novamente repita os 3 pontos altos finalizados juntos, quero relembrar que é um ponto em cada ponto de base e finalizados juntos.. Ao completar 15 conjuntinhos teremos então chegado na parte arredondada novamente.

Tapete oval russo passo a passo (26) Tapete oval russo passo a passo (27) Tapete oval russo passo a passo (28)  Tapete oval russo passo a passo (30)

07 – Faça duas correntes de espaço e novamente 2 pontos altos juntos em cada ponto de base por 6 vezes, novamente duas correntes de espaço e volte na outra lateral repetido o mesmo que foi feito na anterior, 3 pontos altos finalizados juntos. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete oval russo passo a passo (31) Tapete oval russo passo a passo (32) Tapete oval russo passo a passo (33) Tapete oval russo passo a passo (34) Tapete oval russo passo a passo (35) Tapete oval russo passo a passo (36) Tapete oval russo passo a passo (39) Tapete oval russo passo a passo (40)

08 – Inicie a 3ª volta com duas correntes e em seguida faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base, mas desta vez faça para que fique igual na lateral do tapete, apenas a primeira fase de cada ponto e finalize-os juntos com as duas correntes iniciais. Observe as imagens…

Tapete oval russo passo a passo (41) Tapete oval russo passo a passo (42) Tapete oval russo passo a passo (43)

09 – Faça 3 correntes de espaço, sem pular ponto de base novamente execute 3 pontos altos finalizados todos juntos. Veja que faz 1 ponto alto em 1 ponto de base e em seguida 2 pontos altos juntos no mesmo ponto de base… siga por toda a curva do tapete sempre com 3 correntes de espaço.

Tapete oval russo passo a passo (44) Tapete oval russo passo a passo (45) Tapete oval russo passo a passo (46) Tapete oval russo passo a passo (47) Tapete oval russo passo a passo (48)

10 – Ao fazer o 6º conjuntinho de pontos faça novamente 3 correntes de espaço e em seguida um conjunto com 3 pontos altos juntos no primeiro espaço da lateral, para seguir para o próximo espaço faça apenas duas correntes de espaço. Siga por toda a lateral do tapete e ao fazer o ultimo conjuntinho no espaço da lateral faça novamente 3 correntes de espaço e repita o procedimento anterior para fazer a curva do tapete.

Tapete oval russo passo a passo (49) Tapete oval russo passo a passo (50) Tapete oval russo passo a passo (51) Tapete oval russo passo a passo (52) Tapete oval russo passo a passo (53) Tapete oval russo passo a passo (54) Tapete oval russo passo a passo (55) Tapete oval russo passo a passo (56) Tapete oval russo passo a passo (57)

Veja que ao chegar novamente na curva faça 3 correntes e em seguida 1 conjunto com 3 pontos altos, não se esqueça que faz 1 ponto alto no primeiro ponto de base e 2 pontos altos juntos no segundo ponto de base… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto do primeiro conjuntinho de pontos que iniciaram esta volta.

Tapete oval russo passo a passo (58) Tapete oval russo passo a passo (59) Tapete oval russo passo a passo (60) Tapete oval russo passo a passo (61) Tapete oval russo passo a passo (62) Tapete oval russo passo a passo (63) Tapete oval russo passo a passo (64)

11 – 4ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça 1 ponto baixo dentro do primeiro espaço e em seguida faça 4 correntes. Faça 1 ponto ato dentro do mesmo espaço, em seguida uma corrente de espaço e mais 1 ponto alto. Veja que as 5 correntes também vão formar 1 ponto alto.

Tapete oval russo passo a passo (65) Tapete oval russo passo a passo (66) Tapete oval russo passo a passo (67) Tapete oval russo passo a passo (68) Tapete oval russo passo a passo (69)

12 – Sem fazer corrente de espaço, siga para a próxima alça e faça 1 ponto alto, uma corrente de espaço, 1 ponto alto, novamente uma corrente de espaço e o terceiro ponto alto. Apontei com a agulha que o primeiro espaço antes do inicio da volta tem 3 correntes de espaço, ao chegar lá vamos fazer igual este inicio, as laterais do tapete são diferentes e não deixe de fazer esta observação para que o tapete não fique torto.

Tapete oval russo passo a passo (70) Tapete oval russo passo a passo (71) Tapete oval russo passo a passo (72) Tapete oval russo passo a passo (73) Tapete oval russo passo a passo (74)

Siga fazendo sempre um conjunto de 3 pontos altos nas alças que tem 3 correntes, veja que temos no total 6 conjuntinhos e quando completar a volta faremos mais um conjunto de 3 pontos na mesma alça e teremos então 7 conjuntos de 3 pontos na mesma alça formando a parte arredondada do tapete.

Tapete oval russo passo a passo (75) Tapete oval russo passo a passo (76)

13 – Após fazer o 6º conjuntinho com 3 pontos altos, temos a frente uma alça com apenas duas correntes onde já inicia a lateral do tapete, sem fazer corrente de espaço faça 1 ponto alto, uma corrente e 1 ponto alto na mesma alça, ou seja, um conjuntinho com apenas 2 pontos altos. Siga por toda a lateral e ao chegar na parte arredondada (onde teremos novamente 3 correntes) faça um conjuntinho com 3 pontos altos.

Tapete oval russo passo a passo (77) Tapete oval russo passo a passo (78) Tapete oval russo passo a passo (79) Tapete oval russo passo a passo (80) Tapete oval russo passo a passo (81) Tapete oval russo passo a passo (82) Tapete oval russo passo a passo (83)

Veja que na parte arredondada vamos repetir o passo anterior… Teremos então 7 conjuntinhos com 3 pontos altos. Na lateral seguinte repita os passos da outra lateral.

Tapete oval russo passo a passo (84) Tapete oval russo passo a passo (85) Tapete oval russo passo a passo (86) Tapete oval russo passo a passo (87)

14 – Veja que a ultima alça tem 3 correntes e faremos então um conjunto com 3 pontos altos e finaliza a volta com ponto baixíssimo na terceira corrente das 4 que iniciaram a volta, desta forma teremos a corrente formando 1 ponto alto e uma corrente de espaço.

Tapete oval russo passo a passo (88) Tapete oval russo passo a passo (89) Tapete oval russo passo a passo (90) Tapete oval russo passo a passo (91) Tapete oval russo passo a passo (92)

15 – 5ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça 1 ponto baixo no espaço de uma corrente e em seguida faça 4 correntes. Faça ponto alto em cima do ponto alto do meio (do grupinho com 3 pontos da volta anterior) Uma corrente de espaço e mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base, uma corrente de espaço e 1 ponto alto no segundo espaço de uma corrente, observe as imagens…

Tapete russo modelo oval (1) Tapete russo modelo oval (2) Tapete russo modelo oval (3) Tapete russo modelo oval (4)Tapete russo modelo oval (5) Tapete russo modelo oval (6) Tapete russo modelo oval (7)

17 – Em seguida faça uma corrente de espaço e faça 1 ponto alto no primeiro espaço do segundo grupinho, novamente sem corrente de espaço  faça ponto alto em cima do ponto alto do meio, uma corrente e mais um ponto alto no mesmo ponto de base, uma corrente de espaço faça 1 ponto alto no segundo espaço. Siga desta foma em toda a parte arredondada do tapete.

Tapete russo modelo oval (8) Tapete russo modelo oval (9) Tapete russo modelo oval (10) Tapete russo modelo oval (11) Tapete russo modelo oval (12)

18 – Ao chegar na lateral do tapete faça apenas uma corrente de espaço e faça exatamente como na volta anterior, 1 ponto alto, uma corrente de espaço e 1 ponto alto, para passar para o próximo espaço não faça corrente. Siga até chegar na parte oval do tapete e repita os passos anteriores. Finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da terceira correntinhas que iniciaram a volta.

Tapete russo modelo oval (12) Tapete oval russo passo a passo (129) Tapete oval russo passo a passo (130) Tapete oval russo passo a passo (131) Tapete oval russo passo a passo (132) Tapete oval russo passo a passo (133) Tapete oval russo passo a passo (134) Tapete oval russo passo a passo (135) Tapete oval russo passo a passo (136)

19 – 6ª volta – Após finalizar a volta anterior, faça 1 ponto baixo no primeiro espaço de uma corrente, veja que estou contando as 3 correntes inicias da volta anterior como o primeiro ponto. Faça 3 correntes e em seguida faça 1 ponto alto dentro do espaço de uma corrente, faça uma corrente de espaço e mais 1 ponto alto no mesmo espaço, faça uma corrente de espaço faça 1 ponto alto no próximo espaço de uma corrente.

Tapete russo modelo oval (24) Tapete russo modelo oval (25) Tapete russo modelo oval (26) Tapete russo modelo oval (27)

 Tapete russo modelo oval (28) Tapete russo modelo oval (29) Tapete russo modelo oval (30) Tapete russo modelo oval (31)

20 – Sem fazer corrente de espaço, faça 1 ponto alto entre um grupinho e outro da volta anterior como mostram as imagens abaixo.

 Tapete russo modelo oval (35) Tapete russo modelo oval (36)

21 – Em seguida faça 1 ponto alto dentro do espaço de uma corrente, faça uma corrente de espaço e 1 ponto alto no espaço seguinte, uma corrente e mais 1 ponto alto no mesmo espaço, faça uma corrente de espaço faça 1 ponto alto no próximo espaço de uma corrente…. siga repetindo desta forma em toda a parte arredondada do tapete.

Tapete russo modelo oval (37) Tapete russo modelo oval (38) Tapete russo modelo oval (39) Tapete russo modelo oval (40) Tapete russo modelo oval (41)

22 – Quando chegar na lateral, faça uma corrente de espaço e repita como nas voltas anteriores (1 ponto alto, uma corrente e 1 ponto alto no mesmo espaço, passe para o espaço seguinte sem fazer corrente de separação)

Tapete oval russo passo a passo (154) Tapete oval russo passo a passo (155) Tapete oval russo passo a passo (156) Tapete oval russo passo a passo (157) Tapete oval russo passo a passo (158)

23 – Ao chegar na parte arredondada novamente repita os passos anteriores… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que iniciou esta volta.

Tapete oval russo passo a passo (159) Tapete oval russo passo a passo (160) Tapete oval russo passo a passo (161) Tapete oval russo passo a passo (162)

Tapete oval russo passo a passo (164) Tapete oval russo passo a passo (165) Tapete oval russo passo a passo (166)

24 – 7ª volta –  Após anterior, faça 3 correntes e em seguida pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo no primeiro espaço de uma corrente da volta anterior.

Tapete russo modelo oval (50) Tapete russo modelo oval (51)

25 – Novamente 3 correntes de espaço, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo em cima do quarto ponto alto do mesmo grupinho, observe nas imagens.

Tapete russo modelo oval (52) Tapete russo modelo oval (53)

26 – Em seguida faça 3 correntes, pule o ponto alto que divide os grupinhos e prenda no primeiro ponto alto do grupinho seguinte. Agora só repetir os passos anteriores em toda a parte arredondada do tapete. Veja que vai terminar em cima do ultimo ponto alto do grupinho que forma a parte oval…

Tapete russo modelo oval (54) Tapete russo modelo oval (55) Tapete russo modelo oval (56) Tapete russo modelo oval (57) Tapete russo modelo oval (58)  Tapete oval russo passo a passo (176)

27 – Em seguida faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no primeiro espaço de uma corrente da lateral do tapete, novamente 3 correntes e prenda no segundo espaço… siga assim por toda a lateral, na parte oval seguinte faça como a anterior, finalize a volta com ponto baixíssimo em cima do mesmo ponto que iniciou esta volta.

Tapete oval russo passo a passo (177) Tapete oval russo passo a passo (178) Tapete oval russo passo a passo (179) Tapete oval russo passo a passo (180) Tapete oval russo passo a passo (181) Tapete oval russo passo a passo (182) Tapete oval russo passo a passo (183) Tapete oval russo passo a passo (185)

28 – 8ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça mais um ponto baixíssimo na primeira corrente que forma a primeira alça, em seguida faça 1 ponto baixo dentro da alça.

Tapete oval russo passo a passo (186) Tapete oval russo passo a passo (187)

29 – Agora vamos repetir, 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte… novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo que inicia esta volta.

Tapete oval russo passo a passo (188) Tapete oval russo passo a passo (189) Tapete oval russo passo a passo (190) Tapete oval russo passo a passo (191) Tapete oval russo passo a passo (193)

30 – 9ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça 1 ponto baixo dentro da primeira alça e em seguida faça 3 correntes e mais 4 pontos altos, retire a agulha, introduza no na terceira corrente, lace o barbante e puxe, em seguida faça 1 ponto baixíssimo formando então 1 ponto pipoca.

Tapete oval russo passo a passo (194) Tapete oval russo passo a passo (195) Tapete oval russo passo a passo (196) Tapete oval russo passo a passo (197) Tapete oval russo passo a passo (198) Tapete oval russo passo a passo (199) Tapete oval russo passo a passo (200)

31 – Faça duas correntes de espaço e no próximo espaço faça novamente ponto pipoca, (5 pontos altos, retire a agulha e introduza no alto do primeiro ponto e puxe, em seguida faça ponto baixíssimo) Siga por toda a volta sempre com duas correntes de espaço. Finalize a volta com ponto baixíssimo em cima no primeiro ponto pipoca.

Tapete oval russo passo a passo (201) Tapete oval russo passo a passo (202) Tapete oval russo passo a passo (203) Tapete oval russo passo a passo (204) Tapete oval russo passo a passo (205) Tapete oval russo passo a passo (206) Tapete oval russo passo a passo (208) Tapete oval russo passo a passo (209)

32 – 10ª volta – Inicie a volta com ponto baixo dentro da primeira alça, faça duas correntes e mais 2 pontos altos. Faça uma corrente de espaço e na próxima alça novamente um bloquinho com 3 pontos altos… siga assim na parte oval do tapete.

Tapete oval russo passo a passo (210) Tapete oval russo passo a passo (211) Tapete oval russo passo a passo (212) Tapete oval russo passo a passo (213) Tapete oval russo passo a passo (214)

33 – Ao chegar na lateral, (após 16 grupinhos) Veja que terminou exatamente na alça que divide a parte oval da lateral do tapete.

Tapete oval russo passo a passo (215)

34 – Agora não faça corrente de espaço, siga para a próxima alça e faça 1 grupinho com 3 pontos altos, na alça seguinte novamente 3 pontos altos… sem corrente de espaço, toda fechadinha, se fizer corrente de espaço vai formar babados.

Tapete oval russo passo a passo (216) Tapete oval russo passo a passo (217)

35 – Após 16 grupinhos chegamos novamente na parte oval, faça uma corrente de espaço e trabalhe grupinhos sempre com corrente de espaço… Após 20 grupinhos com correntes de espaço chega novamente na lateral…

Tapete oval russo passo a passo (218) Tapete oval russo passo a passo (219) Tapete oval russo passo a passo (220) Tapete oval russo passo a passo (221) Tapete oval russo passo a passo (222) Tapete oval russo passo a passo (223) Tapete oval russo passo a passo (224) Tapete oval russo passo a passo (225) Tapete oval russo passo a passo (226) Tapete oval russo passo a passo (227)

Veja que após 16 grupinhos sem espaço não completou a a volta ainda, faça grupinhos com corrente para completar a volta porque iniciamos na parte oval, complete a oval para que também fique com 20 grupinhos com correntes de espaço. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete oval russo passo a passo (228) Tapete oval russo passo a passo (229) Tapete oval russo passo a passo (233) Tapete oval russo passo a passo (235) Tapete oval russo passo a passo (236)

36 – 11ª volta – Faça ponto baixo dentro do primeiro espaço e novamente uma volta igual a anterior… onde tem espaço faça uma corrente de espaço, na lateral do tapete faça bloquinhos dentre os bloquinhos anteriores, veja que não tem corrente de espaço mas isso não atrapalha… siga por toda  a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete oval russo passo a passo (237) Tapete oval russo passo a passo (238) Tapete oval russo passo a passo (239) Tapete oval russo passo a passo (240) Tapete oval russo passo a passo (241) Tapete oval russo passo a passo (242) Tapete oval russo passo a passo (243)

37 – 12ª volta, faremos uma unica alteração, veja que após iniciar a volta faça 4 bloquinhos e em seguida faça duas correntes de espaço, em seguida continue apenas com uma corrente de espaço por mais 11 bloquinhos, na lateral não faça espaço entre os bloquinhos como nas voltas anteriores.

Tapete oval russo passo a passo (244) Tapete oval russo passo a passo (245) Tapete oval russo passo a passo (246) Tapete oval russo passo a passo (247)

38 – Ao chegar na outra parte oval do tapete, faça as duas correntes de espaço após o 11º bloquinho… em seguida continue normalmente, complete a volta, não esqueça que após a lateral teremos novamente espaços entre os bloquinhos, finalize com ponto baixíssimo.

Tapete oval russo passo a passo (248) Tapete oval russo passo a passo (249) Tapete oval russo passo a passo (250) Tapete oval russo passo a passo (251) Tapete oval russo passo a passo (252) Tapete oval russo passo a passo (253)

39 – 13ª volta – Esta volta é igual a anterior, logo após as duas correntes de espaço faça novamente duas correntes de espaço. Complete a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete oval russo passo a passo (254)

40 – 14ª volta – Após finalizar a volta anterior, faça uma corrente de espaço, vamos fazer uma volta completa com ponto baixo. Após a corrente siga com pongo baixo pegando apenas 1 fio de cada ponto alto, observe nas images… nas correntes de espaço faça ponto baixo também… na lateral do tapete não temos correntes de espaço e então faremos 1 ponto baixo para cada ponto de base. No total teremos 260 pontos baixos contando com a corrente inicia, Finalize a volta com ponto baixíssimo nesta corrente que forma o primeiro ponto.

Tapete oval russo passo a passo (255) Tapete oval russo passo a passo (256) Tapete oval russo passo a passo (257) Tapete oval russo passo a passo (258) Tapete oval russo passo a passo (259) Tapete oval russo passo a passo (260) Tapete oval russo passo a passo (261)

41 – Após finalizar a volta, retire a agulha e introduza de trás para frente, vamos passar a alça para o avesso do tapete para trabalhar a volta seguinte. Caso queira também pode cortar o fio e arrematar com agulha de mão para ter um melhor resultado. Caso queira ver como arrematar veja o passo a passo da Rosa enrolada, observe como é feito o arremate do miolinho da flor, assim fica um acabamento perfeito. Se optar por este arremate inicie a volta seguinte prendendo o barbante no mesmo ponto baixo só que no fio de trás… caso contrário apenas vamos prosseguir com o passo a passo.

Tapete oval russo passo a passo (262) Tapete oval russo passo a passo (263)

 

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, a seguir vamos continuar e concluir nosso trabalho. Siga o link abaixo!

 

275 comentários em “Tapete oval modelo Russo – passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Oi Samuel, amei esse tapete e to tentando fazer pela segunda vez. Quando chego na primeira volta do ponto pipoca, embabada. Vou tentar ate conseguir. Mto obrigada por disponibilizar a receita de um jeito tao claro. Deus abençoe sua criatividade e generosidade. Abraços

  2. Deu certo as correntinhas muito obrigada pela ajuda. Agora queria saber se e normal o ponto pipoca de cima das correntinhas ficarem repuxadas na parte oval? Elas se ajeitam com os pontos baixos q vão na carreira de cima?

  3. Consegui resolver esse problema kkk… Fiz o mesmo ponto da lateral da 4°volta. Agora o problema esta nas correntinhas na 18° volta. Quando cheguei ao final a última faltaram espaço pra uma última… Pra chegar nos 5 primeiros pontos baixo do inicio vou tentar te explicar

    U°°°°°θ°°°°°U

    °-pontos baixos
    U-correntinha
    θ – esse e o ponto de inicio.
    E antes de chegar nele eu teria q ter mais um U. Não sei como fazer a soma pra chegar na medida exata 😭

        1. Franciele, faça as alças pulando 6 pontos de base e faça os 5 pontos baixos… teremos um total de 31 alças, acontece que vão sobrar 9 pontos. Então ao longo do tapete faça 9 das 31 alças pulando 7 pontos de base no lugar da alça “U”. Assim você vai terminar de forma correta. Tente e me conte!

          Basta distribuir de forma aleatória ao longo do tapete.

  4. Olá … Sua pagina e maravilhosa.. Mais estou tendo problemas na 11° carreira em diante … Esta ficando com babados dos lados oq posso fazer pra modificar e conseguir o modelo exato? Estou fazendo com 110 correntinhas …maior que esse do modelo pode me ajudar ? Já Desmanchei 2 vezes 😭

    1. Oi Franciele, você está fazendo correntes de espaço entre um bloquinho e outro? Se sim tente fazer sem as correntes de espaço para ver se resolve!

      1. Só quando chega na parte oval… Tá ficando com babados nas laterais… Estou fazendo 3 pontos altos sem espaço como manda acima na receita. Já tentei diminuir as correntes quando chega na parte oval… Na primeiro ou segundo bloquinho…mais quando chega na parte dos pontos baixos acima aparte oval vira pra cima então não sei mais oq fazer..já tentei de tudo 😣

        1. Franciele, pode ser que ele esteja mais leve no meio e pesado nas pontas e por isso formam as ondulações. Embora tenha visto fazerem ele maior não sei se fizeram algum tipo de adaptação, mas um tapete só forma ondulações quando sobram pontos, ou no caso do tapete oval se as pontas forem mais pesadas que o meio ele tende a repuxar para o meio formando as terríveis ondulações. :( :(

          1. Depois de fazer isso… Deu certo a contagem das correntinhas e pontos baixos. Mais o problema agora é que elas ficaram muito largas e quando feito o ponto pipoca não ficam altas. Como deveriam então na parte oval tá irrigando e levantando não sei mais oq eu faço 😭😭😭😭😭😭

            Entra em contrato por email pra poder falar melhor se possível por favooor

          2. Oi Franciele, como você fez ele maior pode ser que precise então fazer as alças também pulando mais pontos. Neste caso só via experimentando tem que desmanchar e fazer as alças em “U” pulando um número maior de pontos.
            Crochê é assim, quando a gente vai adaptar um trabalho precisa ter paciência, desmanchar e refazer até dar certo.
            Infelizmente não consigo te dizer quantos pontos deve pular pq nunca fiz para ter uma noção, precisa ir experimentando até dar certo, mas eu pularia uns 2 pontos de base a mais em cada “U”.
            Qualquer coisa entre em contato por e-mail! crochetapetes@gmail.com

  5. Olá! Parabéns pelo seu trabalho, ficou muito lindo. Como faço pra não dar babado? Comecei mas embabadou…

    1. Olá Nilsiane, está utilizando agulha 3? Se sim tente eliminar as correntes de espaço que tem entre um bloquinho e outro para ver se resolve.

    1. Olá Taise, agradeço o carinho!
      O valor depende dos materiais que utilizar na confecção, veja AQUI um artigo que pode ajudar você.

  6. Hola Samuel muito boa noite fiquei muito surpresa, eu nem sequer imaginava que um homem poderia fazer trabalhos de crochê tão lindos quanto os que você faz,morro de vontade de aprender, consegui fazer um quadrado de square você explica muito bem parabéns obrigada por compartilhar seus conhecimentos um abraço.

  7. Olá estou amando seu jeito de explicar, eu gostaria de fazer um desse maior com 1,60×1,10 com quantas correntinhas eu tenho que começar???

    1. Oi Luciana, com 50 correntes ele ficou com 96cm para completar teria que fazer um cordão com 54cm e depois fazer mais 50 correntes. Já a largura não tem como, independente da quantidade de correntes vai ficar com a mesma largura.

      Para fazer com essas medidas teria que criar uma nova peça e apenas usar este como exemplo, pq teria que fazer mais voltas.
      Neste caso tem que medir a altura do ponto alto para ver quantas voltas vai precisar fazer a mais para atingir a largura, como aumenta tbm o comprimento teria que diminuir desse cordão os centímetros a mais que vão crescer com o aumento de voltas.

      Grande beijo.

  8. Olá, Samuel! Gostaria primeiramente de te parabenizar pelos lindos trabalhos que você disponibiliza aqui no site, os PAP’s são ricos em detalhes. Adorei seu modo de ensinar. Parabéns.
    Gostaria de fazer o tapete russo oval um pouco menor que esse, pois já confeccionei este modelo e ficou muito bonito, porém não tanto quanto o seu, já que seu iniciante no crochê hahahaha . Gostaria de fazer menor pra colocar na cozinha. Você me passa como fazer?
    Obrigada e Deus abençoe!

    1. Oi Maiara, muito obrigado pelo elogio e por comentar aqui no blog.
      Você pode diminuir de 3 em 3 correntes mas da metade para frente do trabalho vai ter que improvisar/adaptar.
      O início vai dar certo já que os grupinhos são divididos de 3 em 3 correntes, mas logo da metade pra frente não tem como seguir a descrição… então você vai precisar ver as imagens para ter uma noção de como se faz e adaptar a contagem de pontos do seu tapete.

      Que Deus abençoe a todos nós sempre!!!

  9. Bom dia, Samuel.
    Samuel para fazer maior esse tapete para fazer uma passadeira eu posso iniciar com 100 correntinha?
    E se der para fazer com 100, nas voltas em fez de começar com 6 será 12?

    Você acha que dá certo?

    1. Oi Kátia, dá certo fazer maior sim. Na parte oval não vai mudar nada… será sempre igual, só muda a adaptação no comprimento.

  10. Sou Canhota, e nunca tem receita para canhotos, mas ja acostumei a visualizar ao contrario das receitas. Acho que se tivesse o passo a passo para canhotas ficaria bem menos trabalhoso as receitas. Eu consigo entender como se faz, eu na minha imaginação interpreto a carreira de modo contrário, pois faço croche desde meus 10 anos de idade(hoje 65), mas como eu tive dificuldade em aprender com a mão esquerda creio que tem muitas pessoas que gostariam de uma receita para os Especiais.Estou fazendo o tapete Russo Oval, da trabalho mas ainda não desmanchei nenhuma carreira, heheheheh. Ja fiz vários trabalhos atravez de voces. Agradeço muito e desejo sucessos.

    1. Oi Marilei, agradeço de coração seu comentário e sugestão. Fico feliz que tenha conseguido fazer as receitas do blog e prometo pensar com carinho em sua sugestão.

      Um forte abraço e que Deus a abençoe sempre.

  11. Very beautiful rug and I am definitely working on it. Please let me have part takes well so that I can complete this stunning product. Thanks for your lovely pattern. Dana van Heerden

  12. Olá,
    Lindo seu trabalho!
    Estou tentando fazer um tapete desse, mas gostaria que fosse maior, pra colocar nos pés da cama de casal.
    Como você me aconselharia a fazer?
    Desde já agradeço.

    1. Olá Tatiany, basta iniciar com mais correntes e depois precisa adaptar o restante. Como não vai ter como seguir o passo a passo corretamente é sempre bom dar uma olhada no passo a passo para ir adaptando, mas basicamente você vai adaptar no comprimento já que na parte oval será exatamente igual.

  13. Olá Samuel, estou encantada com o seu passo a passo maravilhoso! tenho uma parede azul royal no meu quarto qual cor ficaria boa para eu fazer o tapete russo,

    1. Oi Cleila, vai depender da cor do seu piso. Seria legal uma cor para contrastar com o piso e combinar com a parede. Acho meio difícil que seu piso seja azul, então uma tonalidade de azul mais claro que a parede vai ficar ótimo!

    1. Oi Pamela, vai depender dos materiais utilizados e isso também varia muito de uma região para outra. Aqui no blog tem um artigo que pode ajudar você, veja AQUI.

    1. Oi Aline, basta iniciar com mais correntes e depois adaptar o restante do tapete. Como não tem uma receita certa tem que olhar este como modelo e ir fazendo para ficar parecido.

    1. Oi Jardeane, diminua a quantidade de correntes iniciais e depois vei precisar adaptar o restante do tapete.

  14. Boa tarde …estou tentando fazer esse tapete…mas ele esta ficando com ondas o que estou fazendo de errado? ja desmanchei umas 4x e mesmo assim nao estou acertando?
    Obrigada

    1. Olá Andrea, tudo bem?
      Tem o gráfico para dowload no final do passo a passo, dá uma conferida para ver se está tudo certinho.
      Outra dica é não fazer os espaços que tem entre um bloquinho e outro no comprimento do tapete, muitos fizeram assim e deu certo :)

      Bom trabalho e espero que o seu dê certo também.

    1. Oi Adriana, sim… gastei 800g porém este tapete foi feito com barbante e não fio 100% algodão. O fio Barroco é um pouco mais leve.

    2. Adriana, eu utilizei o fio n° 6 barroco natural de 700g, fiz o tapete com a agulha de 4mm e ainda sobrou, devo ter usado umas 600g. Espero ter ajudado na sua dúvida.

  15. Já fiz este tapete umas 6 vezes, e não consegui de jeito algum resolver um problema. Depois da primeira camada em ponto pipoca, aqueles blocos com corrente para separar ficam embabadados. Já diminui o número de correntes, mas aí fico com menos pontos, e quando chega naquela volta das alças ele acaba ficando menor e o tapete fica todo esquisito. Tem alguma dica?

    1. Oi Andrea, se diminuir as correntes entre os bloquinhos mantenha os pontos baixos que tem entre os bloquinhos mesmo que não tenha a corrente de espaço. Assim a contagem de pontos não fica diferente!

    1. Oi Regiane, o meu ficou com 96cm de comprimento… neste caso eu tereia que fazer um cordão de correntes com 54cm (equivalente a diferença de tamanho) e depois fazer + 50 correntes que pede no início do trabalho.

      Como o trabalho vai ficar maior inevitavelmente você terá que fazer ajustes e adaptações.

  16. Boa noite não entendi a 6 carreira me perdi ai VC pode me ajudar por gentileza me perdi na parte arrendondada

    1. Oi Gislaine, confira se sua 5ª volta está correta, na 6ª volta clique nas imagens que elas aumentam pra você ver melhor como foi feito.

  17. Olá, este tapete é muito maravilhoso! Gostaria de saber se não tem o passo a passo em vídeo.
    Parabéns pela obra!

  18. É lindo esse trabalho! Quero parabenizar e saber se posso compartilhá-lo concedendo os devidos créditos ao site.
    Vou tentar acompanhar esse maravilhoso passo-a-passo e reproduzi-lo para minha casa.

    Parabéns! Vou curtir a página e acompanhá-los de agora em diante!

    Obrigada, abraço.

    Regina

    1. Olá Regina, será um grande prazer ver você compartilhar os links aqui do site!
      Só tenho a agradecer.

      Muito obrigado pelo carinho, estou muito feliz que tenha gostado e espero encontrar sempre seus comentários aqui ou nos outros canais (e-mail, redes sociais…) :)

      Um grande beijo e tudo de bom sempre!!!

  19. Gostei muito desse tapete. VI que na loja virtual comprando o arquivo em pdf, vem tb o grafico. No caso vem os 2 graficos, da parte um e da parte 2.
    No aguardo de v.resposta.

    Att,
    Glaucia

  20. Desejo saber se tem o grafico desse tapete. Vi que adquirindo em formato PDF vem o grafico, mas como existem 2 aquivos deste modelo, desejo saber se algum deles vem o grafico completo.

    No aguardo.
    Att,
    Glaucia

  21. Queria copiar (nao consigo) ou que voce me enviasse via email a receita do tapete oval modelo russo e tapete oival modelo russo – parte 2

    Grata

  22. Boa noite Samuel, como faço caso queira um pouco maior?
    É possível aumentando o número de correntes para iniciar?
    Obrigada

    1. Olá Soraia, seria possível sim apesar de ter que fazer algumas adaptações.

      Se a necessidade não for de um tapete muito maior a forma menos trabalhosa seria trabalhar com fio mais grosso ou fio de malha.

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.