Tapete oval modelo Russo – passo a passo – parte2 | Croche.com.br

Tapete oval modelo Russo – passo a passo – parte2

No passo a passo de hoje vamos aprender como confeccionar este lindo TAPETE OVAL MODELO RUSSO, a alguns dias postamos aqui no blog o passo a passo do modelo redondo e você pode conferir clicando AQUI. Este é um modelo que combina com vários ambientes, aproveite o passo a passo para fortalecer sua renda! Caso queira ter uma noção de valores, temos uma tabela aqui no site para auxiliar você!

Esta é a segunda parte do passo a passo, caso queira ver como iniciar o tapete siga o link abaixo:

MATERIAIS

Vamos dar sequência e concluir nosso trabalho?

42 – 15ª volta – Após passar o barbante para a parte do avesso, faça uma corrente e novamente vamos trabalhar uma volta com pontos baixos (também pode ser com meio ponto alto) Desta vez vamos pegar apenas o fio da parte de trás da 13ª volta, a 14ª volta fizemos os pontos no fio da frente, desta vez vamos continuar o tapete no fio de trás, assim a 14ª volta ficará solta formando um relevo detalhando nosso tapete! Faça por toda a volta, não tem aumentos, um ponto para cada ponto de base totalizando 260 pontos. Finalize a volta com ponto baixíssimo na corrente inicial que forma o primeiro ponto.

Tapete oval russo passo a passo (264) Tapete oval russo passo a passo (265) Tapete oval russo passo a passo (266) Tapete oval russo passo a passo (267) Tapete oval russo passo a passo (268) Tapete oval russo passo a passo (270) Tapete oval russo passo a passo (271)

43 – 16ª e 17ª voltas – Novamente faça uma corrente para iniciar a volta e em seguida trabalhe novamente uma volta toda com pontos baixos, desta vez pegando apenas o fio de trás da volta anterior para que fique um fio na frente formando um detalhe bem bonito no tapete. Faça por toda a volta. É normal ficar repuxando um pouquinho, após as 3 voltas seguintes estará normal. Se continuar repuxando verifique se seu ponto não está muito apertado!

Tapete oval russo passo a passo (272) Tapete oval russo passo a passo (273) Tapete oval russo passo a passo (274) Tapete oval russo passo a passo (275) Tapete oval russo passo a passo (276) Tapete oval russo passo a passo (277)

44 – 18ª volta – Após finalizar a volta anterior, faça uma corrente de espaço e em seguida faça mais 5 pontos baixos, desta vez pegue os dois fios normalmente… em seguida faça 15 correntes, pule 4 pontos de base e prenda com ponto baixo, faça mais 5 pontos baixos totalizando 6 pontos baixos contando com o que fizemos para prender a alça…

Tapete oval russo passo a passo (278) Tapete oval russo passo a passo (279) Tapete oval russo passo a passo (280) Tapete oval russo passo a passo (281) Tapete oval russo passo a passo (282) Tapete oval russo passo a passo (283)

45 – Novamente faça 15 correntes, pule 4 pontos de base e prenda com ponto baixo, faça mais 5 pontos baixos completando então 6 pontos baixos contando com o que prendemos a alça de 15 correntes…. Siga por toda a volta, se você fez as voltas anteriores corretamente deverá terminar a volta prendendo uma alça na corrente inicial, não sobra nem falta pontos. Teremos um total de 26 alças com 15 correntes.

Tapete oval russo passo a passo (284) Tapete oval russo passo a passo (285) Tapete oval russo passo a passo (286) Tapete oval russo passo a passo (287)

46 – 19ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça mais um ponto baixíssimo no ponto baixo seguinte e em seguida faça 2 pontos baixos, desta forma sobra 1 ponto baixo vazio antes de chegar na alça e mais o que prende a alça.

Tapete oval russo passo a passo (289) Tapete oval russo passo a passo (290)

47 – Na alça de 15 correntes trabalhe 21 pontos altos, pule o primeiro ponto baixo vazio e prenda com ponto baixo, faça mais 1 ponto baixo e novamente trabalhe na alça seguinte… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo que inicia a volta.

Tapete oval russo passo a passo (291) Tapete oval russo passo a passo (292) Tapete oval russo passo a passo (293) Tapete oval russo passo a passo (294) Tapete oval russo passo a passo (295) Tapete oval russo passo a passo (296) Tapete oval russo passo a passo (297) Tapete oval russo passo a passo (298)

48 – 20ª volta – Ande com ponto baixíssimo até o terceiro ponto alto dos 21 que estão na alça, em seguida faça pontos baixos no 4ª, 5ª e sexto pontos altos. Faça 3 correntes, pule um ponto de base e prenda com ponto baixo.

Tapete oval russo passo a passo (300) Tapete oval russo passo a passo (301) Tapete oval russo passo a passo (302) Tapete oval russo passo a passo (303)

49 – Em seguida faça novamente 3 correntes, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo… siga até completar 5 alças com 3 correntes, após prender a 5ª alça faça mais 2 pontos baixos, veja que sobram 3 pontos altos…

Tapete oval russo passo a passo (304) Tapete oval russo passo a passo (305) Tapete oval russo passo a passo (306)

50 – Faça uma corrente de espaço, pule 3 pontos de base do leque seguinte e prenda com ponto baixo, faça mais 2 pontos baixos e em seguida novamente a sequência de 5 alças… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete oval russo passo a passo (307) Tapete oval russo passo a passo (308) Tapete oval russo passo a passo (309) Tapete oval russo passo a passo (310) Tapete oval russo passo a passo (311) Tapete oval russo passo a passo (312)

51 – 21ª volta – Após finaliza a volta, siga com ponto baixíssimo nos pontos baixos seguinte e em seguida faça 1 ponto baixo dentro da primeira alça. Faça 3 correntes e mais 4 pontos altos, retire a agulha e introduza na terceira corrente, lace e puxe o barbante, em seguida prenda com ponto baixíssimo formando 1 ponto pipoca.

Tapete oval russo passo a passo (313) Tapete oval russo passo a passo (314) Tapete oval russo passo a passo (315) Tapete oval russo passo a passo (316)

52 – Faça duas correntes de espaço e na ala seguinte faça novamente ponto pipoca… faça nas 5 alças deste primeiro leque.

Tapete oval russo passo a passo (317) Tapete oval russo passo a passo (318) Tapete oval russo passo a passo (319) Tapete oval russo passo a passo (320) Tapete oval russo passo a passo (321)

53 – Para passar para a alça seguinte, após prender o ponto pipoca faça apenas uma corrente de espaço, em seguida trabalhe pontos pipocas sempre com duas correntes de espaço… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto pipoca inicial.

Tapete oval russo passo a passo (322) Tapete oval russo passo a passo (323) Tapete oval russo passo a passo (324)

54 – 22ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça 4 pontos baixos na primeira alça. Na segunda alça faça 3 pontos baixos, na terceira alça faça apenas 4 pontos baixos e na quarta alça faça 3 pontos baixos.

Tapete russo passo a passo (169) Tapete russo passo a passo (170) Tapete russo passo a passo (171) Tapete russo passo a passo (172)

55 – Para passar para o leque seguinte, entre um ponto pipoca e outro tem apenas uma corrente, nesta corrente não faremos nada. Sem fazer corrente de espaço vá para a primeira alça e faça 4 pontos baixo, na segunda alça 3 pontos baixos, na terceira alça 4 pontos baixos e na quarta alça 3 pontos baixo. Viu que sempre vai intercalando? Siga assim por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo dos 4 que estão na primeira alça.

Tapete russo passo a passo (173) Tapete russo passo a passo (174) Tapete russo passo a passo (175)

56 – 23ª volta – Após finalizar a volta anterior Siga para o segundo ponto e faça ponto baixo, siga fazendo ponto baixo até que sobre apenas 2 neste leque. veja que são ao todo 10 pontos baixos.

Tapete russo passo a passo (178) Tapete russo passo a passo (179) Tapete russo passo a passo (180)

57 – Faça 5 correntes de espaço, pule os 2 pontos baixos deste leque e os 2 primeiros do leque seguinte, prenda com ponto baixo no terceiro ponto baixo de base, faça mais 9 pontos baixos e novamente uma alça com 5 correntes. Clique nas imagens para ampliar e entender melhor… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo encima do primeiro ponto baixo que inicia esta volta.

Tapete russo passo a passo (181) Tapete russo passo a passo (182) Tapete russo passo a passo (183) Tapete russo passo a passo (184) Tapete russo passo a passo (185) Tapete russo passo a passo (187)

59 – 24ª volta – Após finalizar a volta anterior faça mais 1 ponto baixíssimo, em seguida faça 6 pontos baixos, desta forma vai sobrar 1 ponto baixo de base vazio e o segundo que inicia a alça.

Tapete russo passo a passo (190) Tapete russo passo a passo (191)

60 – Em seguida faça 10 pontos altos na alça com 5 correntes, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo, observe que não conto o ponto que está prendendo a alça, temos que pular um ponto de base vazio. Em seguida faça mais 5 pontos baixos. Novamente trabalhe 10 pontos altos na alça com 5 correntes… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo que inicia esta volta.

Tapete russo passo a passo (192) Tapete russo passo a passo (193) Tapete russo passo a passo (194) Tapete russo passo a passo (195) Tapete russo passo a passo (196) Tapete russo passo a passo (197)

61 – 25ª volta – Após finalizar a volta anterior, faça mais 1 ponto baixíssimo e em seguida faça 2 pontos baixos, veja que sobram 2 pontos baixo de base.

Tapete russo passo a passo (203) Tapete russo passo a passo (204)

62 – Faça uma corrente de espaço e vamos fazer ponto alto triplo em baixo relevo. Enrole o barbante 3 vezes na agulha e em seguida passe a agulha de baixo mara cima como mostra a terceira imagem… em seguida faça o ponto alto triplo e uma corrente de espaço.

Tapete russo passo a passo (205) Tapete russo passo a passo (206) Tapete russo passo a passo (207) Tapete russo passo a passo (208)

63 – Após a corrente de espaço faça novamente ponto alto triplo em baixo relevo pegando o segundo ponto alto… faça uma corrente de espaço e novamente ponto alto triplo… siga até completar os 10 pontos, faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo no segundo ponto de base, faça mais 1 ponto baixo. É normal que o ultimo ponto alto triplo fique um pouco encolhido, na próxima volta ele vai ficar normal.

Tapete russo passo a passo (209) Tapete russo passo a passo (210) Tapete russo passo a passo (211) Tapete russo passo a passo (212)

64 – Após o segundo ponto baixo, faça uma corrente e novamente trabalhe pontos altos triplos como no passo anterior… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete russo passo a passo (213) Tapete russo passo a passo (214)

65 – 26ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo ande com ponto baixíssimo e faça ponto baixo dentro do primeiro espaço de uma corrente que separam 2 pontos altos triplos. Faça 3 correntes de espaço e prenda com ponto baixo no próximo espaço de uma corrente… Siga fazendo alças em todos os espaços seguintes, teremos no total 8 alças com 3 correntes neste leque.

Tapete russo passo a passo (218) Tapete russo passo a passo (219) Tapete russo passo a passo (220) Tapete russo passo a passo (221) Tapete russo passo a passo (222) Tapete russo passo a passo (223)

66 – Faça 3 correntes e espaço e prenda com ponto baixo no primeiro espaço de uma corrente que separam os pontos altos triplos do segundo leque. Veja que aquele ponto que estava encolhido se normaliza. Repita novamente 8 alças com 3 correntes, para passar para o leque seguinte novamente 3 correntes… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete russo passo a passo (224) Tapete russo passo a passo (225) Tapete russo passo a passo (226) Tapete russo passo a passo (227) Tapete russo passo a passo (228)

67 – 27ª e ultima volta – Após finalizar com ponto baixíssimo faça 2 pontos baixos na primeira alça com 3 correntes. Em seguida faça 1 ponto picô (3 correntes e prenda com ponto baixo no alto do segundo ponto baixo) Em seguida vá para a segunda alça e faça 2 pontos baixos.

Tapete russo passo a passo (232) Tapete russo passo a passo (233) Tapete russo passo a passo (234) Tapete russo passo a passo (235)

68 – Após os 2 pontos baixos faça ponto picô novamente e vá para a terceira alça e faça 2 pontos baixos, novamente ponto picô e vá para a quarta alça e faça 2 pontos baixos. Em seguida faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no alto do segundo ponto baixo, ou seja, é exatamente como o ponto picô só que com 5 correntes.

Tapete russo passo a passo (236) Tapete russo passo a passo (237) Tapete russo passo a passo (238)

69 – Vá para a alça seguinte e faça 2 pontos baixos e faça 1 ponto picô, siga até terminar a oitava alça com 2 pontos baixos, veja que são 3 pontos picôs com correntinha, 1 ponto picô com 5 correntinhas e mais 3 pontos picôs com 3 correntinhas.

Tapete russo passo a passo (239) Tapete russo passo a passo (240)

70 – Na alça com 3 correntes que separam os leques faça apenas 1 ponto baixo, siga para o próximo leque e repita os passos anteriores… siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. Finalmente tapete pronto!!!

Tapete russo passo a passo (241) Tapete russo passo a passo (242) Tapete russo passo a passo (243) Tapete russo passo a passo (244) Tapete russo passo a passo (245) Tapete russo passo a passo (246)

Tapete Oval - Modelo russo (1) Tapete Oval - Modelo russo (2) Tapete Oval - Modelo russo (3) Tapete Oval - Modelo russo (5) Tapete Oval - Modelo russo (6) Tapete Oval - Modelo russo (8) Tapete Oval - Modelo russo (10) Tapete Oval - Modelo russo (11) Tapete Oval - Modelo russo (15) Tapete Oval - Modelo russo (17) Tapete Oval - Modelo russo (19)

Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham gostado e conseguido fazer mais este trabalho. Em caso de dúvidas escreva para crochetapetes@gmail.com ou através do formulário de contato e vamos ajudar você!

Gráfico

212 comentários em “Tapete oval modelo Russo – passo a passo – parte2

  1. consegui fazer,deu um pouco de trabalho em algumas partes mas ficou lindo….amei o resultado agora quero tentar fazer um maior com barbante mais grosso.tem alguma dica pra dar?? obrigada.

    1. Oi, Beatriz! Como já fez um agora acredito que vai ser mais fácil se precisar fazer alguma adaptação em um tapete maior.
      Infelizmente não tenho um modelo maior para você seguir, mas se precisar de ajuda em alguma parte da adaptação deixe um comentário aqui!
      Forte abraço.

  2. Lindíssimo trabalho. Amei!! Estão de parabéns!
    O passo a passo deste tapete está disponível em vídeo?
    Grata!

  3. Muito obrigada pelo paso a paso do tapete russo.amei..e muito claro e facil de fazer…bjos

  4. estou fazendo os dois tapetes Russo…Oval eo Redondo..Realmente sao maravilhosos..so tenhoa a agradecer a vcs por compartirem com nos,essas mravilhosas criatividades ,que me fazem muito feliz,pois tenho prazer em executalas…Obrigada..