Olá, artesão e artesã! Seja muito bem-vindo à conclusão do nosso tutorial completo. Esta é a segunda parte do nosso passo a passo detalhado onde estamos confeccionando um delicado porta sabonete em crochê. Na primeira parte, preparamos as duas bases e a flor, e agora vamos aprender como fazer a união perfeita e o acabamento que dará todo o charme à peça.
Está gostando de confeccionar este mimo? O resultado final é encantador e muito gratificante. Não deixe de compartilhar suas fotos nas redes sociais para inspirar mais pessoas!
MATERIAIS
- Fio de algodão fino (espessura compatível com agulha 1.75mm) nas cores: marrom, rosa, verde mesclado e branco.
- Agulha para crochê 1.75mm
- Pérola para acabamento (sugestão nº 6)
- Tesoura e agulha de tapeçaria para arremates
- Flor cravo – Confira o tutorial da flor AQUI.
40 – Começaremos a união das peças. Posicione as duas partes avesso com avesso. Amarre o fio rosa no cantinho, atravessando as duas peças simultaneamente. Certifique-se de que a parte com a flor esteja voltada para cima.
41 – Prenda com um ponto baixo, suba 3 correntes e prenda com um ponto baixo na primeira corrente, formando o ponto picô.
42 – Pule o primeiro ponto alto da base e prenda com um ponto baixo no ponto central (o segundo dos três que formam o leque). Lembre-se sempre de atravessar as duas peças com a agulha.
43 – Faça novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto baixo de base para fechar o picô.
44 – Pule o ponto alto seguinte e faça 2 pontos baixos no espaço de duas correntes, unindo as duas peças.
45 – Após os pontos baixos, faça o ponto picô, pule o ponto alto e vá para o próximo espaço de duas correntes fazendo 2 pontos baixos. Siga este padrão até chegar no próximo canto.
46 – No último espaço antes do canto, faça o ponto picô, pule o primeiro ponto alto e prenda com ponto baixo no ponto alto central do leque.
47 – Faça mais um picô e prenda com ponto baixo dentro do espaço do leque (no cantinho). Repita mais um picô e outro ponto baixo no mesmo lugar para que o canto fique bem desenhado.
48 – Siga com ponto picô, pule um ponto e prenda no meio. Continue com picôs e pontos baixos nos espaços de duas correntes por toda a base da peça.
49 – Continue até formar um “U” com o acabamento, contornando as duas laterais e a base. Note como as fotos mostram o caminho:
50 – Ao chegar no último canto da lateral, alongue o fio para o arremate. Deixaremos a parte superior (a “boca” da sacolinha) aberta.
51 – Corte o fio e, com o auxílio de uma agulha de tapeçaria, esconda a ponta por dentro dos pontos para um acabamento limpo.
52 – Lembra do fio branco que deixamos em espera na primeira parte? Vamos usá-lo agora. Prenda-o com ponto baixo no ponto picô. Iniciando pelo avesso ou pela frente, o importante é seguir a lógica dos pontos altos.
53 – Faça 5 correntes e, em seguida, um ponto alto no cantinho do leque. Veja na quarta foto abaixo: é o mesmo canto onde amarramos o fio rosa, mas agora pegue apenas uma das peças para manter a abertura.
54 – O ponto alto acima deve ser feito em apenas uma peça. Agora, faça duas correntes e um ponto alto no último ponto alto do leque.
55 – Faça duas correntes e ponto alto sobre ponto alto, contornando a boca da sacola. Ao chegar no próximo canto, faça o ponto alto no primeiro ponto do leque seguinte. Desta vez, não faremos o desenho do leque completo.
56 – Faça duas correntes e um ponto alto no espaço do cantinho do leque, conforme a imagem.
57 – Faça duas correntes e um ponto alto direto no ponto picô. Pode parecer que os pontos ficam muito próximos ou “amontoados”, mas não se preocupe: como é um formato de sacolinha, esse cantinho ficará naturalmente dobrado e o resultado será perfeito.
58 – Faça duas correntes e vá para o outro lado da peça, fazendo um ponto alto no cantinho do leque da face oposta.
59 – Agora, basta seguir o padrão: duas correntes e ponto alto sobre o último ponto do leque, seguido de duas correntes e ponto alto sobre ponto alto. No final da carreira, faça o ponto alto sobre o primeiro ponto do leque.
60 – Após o ponto alto final, faça duas correntes e feche com um ponto baixíssimo na terceira corrente das 5 iniciais.
61 – Note que completamos uma volta inteira, mas as peças continuam separadas na parte superior, criando a cavidade para o sabonete.
62 – Após o fechamento, suba 5 correntes e faça um ponto alto no próximo ponto alto. Siga repetindo: duas correntes e ponto alto sobre ponto alto.
63 – Sempre finalize suas voltas na terceira corrente das 5 que iniciam o trabalho.
64 – Repita este processo até completar um total de 6 voltas brancas na parte superior.
65 – Com as 6 voltas finalizadas, feche com ponto baixíssimo. Caminhe por mais alguns pontos para reforçar o arremate, alongue e corte o fio. Fique tranquilo, esses pontos baixíssimos extras serão cobertos pelo bico final.
66 – Retome o fio rosa e amarre-o exatamente onde terminou o branco, prendendo as sobras de fio conforme trabalha.
67 – No espaço de correntes, faça dois pontos baixos, já escondendo as pontas dos fios.
68 – Faça o ponto picô (3 correntes presas com ponto baixo no ponto baixo de base).
69 – Pule um ponto e faça 2 pontos baixos no próximo espaço. Repita este acabamento por toda a volta circular da boca da sacola.
70 – Ao terminar o último picô, corte o fio deixando uma ponta generosa para fazermos um arremate profissional com agulha de tapeçaria.
71 – Passe o fio de trás para frente no segundo ponto baixo inicial, depois por dentro do último picô e retorne ao primeiro ponto baixo, saindo na parte interna da peça.
72 – Amarre as pontas internas, dê um nó seguro e esconda as sobras antes de cortar definitivamente.
73 – Faça um cordão com cerca de 90 correntes. Você pode usar uma agulha para facilitar a passagem, mas também é possível fazer manualmente.
74 – Comece pelo meio da frente, na direção da folha central, inserindo o cordão na primeira das 6 voltas brancas da gola.
75 – Intercale o cordão: passe por baixo de um ponto e por cima do outro por toda a circunferência.
76 – Se a contagem estiver correta, as pontas se encontrarão exatamente no meio da frente.
77 – Coloque uma pérola em cada ponta do cordão e dê um nó firme nas correntes para que a pérola não escape. Se não estiver usando pérolas, basta finalizar com um nó decorativo.
78 – Corte as pontinhas de fio excedentes com cuidado.
Prontinho! Sua peça está finalizada. Este porta-sabonete acomoda perfeitamente 4 sabonetes pequenos de 25g ou um sabonete padrão de até 100g, mantendo toda a elegância do trabalho.
O que achou deste tutorial? Esta peça é tão rápida e prazerosa de fazer que você provavelmente vai querer produzir várias para presentear ou vender. Lembre-se de me marcar quando postar seus resultados nas redes sociais, ficarei imensamente feliz em ver seu progresso!
Um grande beijo no coração de todos e desejo muito sucesso em seus trabalhos!
Clique aqui para rever a Parte 1
Você sabia?
Samuel Ramos desenvolveu este modelo de porta-sabonete pensando na sustentabilidade e no reaproveitamento. A técnica de união das peças em formato de “sacolinha” é uma das favoritas no Blog do Crochê porque permite criar estruturas firmes sem a necessidade de costuras complexas com agulha de mão, mantendo a integridade da trama do crochê do início ao fim.
Acompanhe meu trabalho nas redes sociais:
- YouTube: @BlogdocrocheOficial
- Instagram: @Blogdocroche
- Facebook: @Blogdocroche
- TikTok: @Blogdocroche



















































































































