Cortina de crochê – Passo a passo | Croche.com.br

Cortina de crochê – Passo a passo

Desta vez eu trouxe pra vocês o passo a passo de um lindo modelo de CORTINA. Este modelo também pode ser utilizado como bandô ou barradinho para toalha de banho e pano-de-prato.

Para facilitar ainda mais tem gráfico de brinde e vídeo para facilitar! Preparei o GRÁFICO e deixei no final desta postagem para que você faça o download gratuitamente para acompanhar, o vídeo está um pouco mais abaixo neste passo a passo. A maior dificuldade que normalmente enfrentam é na hora de aumentar a quantidade de bloquinhos no final da carreira, mas AQUI no blog já tem um passo a passo detalhado e neste passo a passo vou mostrar novamente de forma simples e fácil :)

Cortina em crochê passo a passo

Se for fazer barradinho o ideal é trabalhar com os fios mais finos e os mais indicados são Cléa e Anne. Neste caso utilize agulha com numeração 1.0 mm para fio Cléa e 1.75mm para fio Anne.

01 – Inicie com 47 correntes, volte na segunda corrente contando da agulha para trás e prenda com ponto baixo.

Cortina passo a passo (1) Cortina passo a passo (2) Cortina passo a passo (3) Cortina passo a passo (4)

02 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 3 pontos altos para completar o primeiro bloquinho

Cortina passo a passo (5) Cortina passo a passo (6)

03 – Faça duas correntes, pule duas correntes e faça novamente 4 pontos altos.

Cortina passo a passo (7) Cortina passo a passo (8)

04 – Novamente duas correntes de espaço, pule duas correntes da base e faça bloquinho com 4 pontos altos. Teremos um total de 3 bloquinhos com 4 pontos altos cada.

Cortina passo a passo (9) Cortina passo a passo (10)

05 – Agora faremos uma sequência de 9 bloquinhos vazios, para isso faça duas correntes, pule duas correntes da base e faça ponto alto. Novamente duas correntes, pule duas correntes da base e faça ponto alto… siga até completar 9 bloquinhos vazios e vão sobrar apenas 3 correntes de base.

Cortina passo a passo (11) Cortina passo a passo (12) Cortina passo a passo (13) Cortina passo a passo (14)

06 – Complete com pontos altos formando um bloquinho cheio que vai servir como a lateral do trabalho.

Cortina passo a passo (15) Cortina passo a passo (16) Cortina passo a passo (17) Cortina passo a passo (18)

07 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho, faça ponto alto em cima de ponto alto para formar a lateral.

Cortina passo a passo (19) Cortina passo a passo (20) Cortina passo a passo (21)

08 – Siga com 8 bloquinhos vazios, veja que mostrei com a agulha que vamos terminar um bloquinho antes dos que temos na carreira anterior.

Cortina passo a passo (22) Cortina passo a passo (23) Cortina passo a passo (24) Cortina passo a passo (25)

09 – Faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes e faça ponto alto em cima do ponto alto seguinte formando um bloquinho cheio.

Cortina passo a passo (26) Cortina passo a passo (27)

10 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto.

Cortina passo a passo (28) Cortina passo a passo (29)

11 – Repita 2 pontos altos no espaço de duas correntes e ponto alto em cima do ponto alto seguinte para formar o segundo bloquinho.

Cortina passo a passo (30)

12 – Faça 11 correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto, observe as imagens:

Cortina passo a passo (31) Cortina passo a passo (32)

13 – Faça bloquinho cheio… para isso basta fazer 2 pontos altos no espaço de duas correntes e ponto alto em cima do ponto alto seguinte.

Cortina passo a passo (33) Cortina passo a passo (34)

14 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto na segunda corrente das duas que forma o primeiro ponto alto da carreira anterior.

Cortina passo a passo (35) Cortina passo a passo (36)

15 – Agora faremos o primeiro bloquinho a mais. Enrole o fio duas vezes na agulha para fazer ponto alto duplo. Introduza a agulha no pé do último ponto alto e puxe a laçada mas, não alongue muito o fio.

Cortina passo a passo (37) Cortina passo a passo (38) Cortina passo a passo (39)

16 – Passe a laçada em duas das alças da agulha de forma que fique bem preso, em seguida alongue as duas laçadas que estão mais na ponta da agulha para depois concluir um ponto alto normalmente.

Cortina passo a passo (40) Cortina passo a passo (41) Cortina passo a passo (42)

17 – O Terceiro ponto alto do bloquinho cheio será feito no pé do ponto alto duplo, observe que mostrei com a agulha de tapeceiro exatamente onde introduzir a agulha para fazer a primeira fase do ponto. Não se esqueça de fazer a primeira parte mais apertado e só depois alongar para concluir o ponto alto.

Cortina passo a passo (43) Cortina passo a passo (44) Cortina passo a passo (45) Cortina passo a passo (46) Cortina passo a passo (47)

18 – O terceiro ponto alto duplo será feito no pé do segundo ponto alto duplo, desta forma teremos um bloquinho com 4 pontos altos e passando da quantidade que temos na carreira anterior. Gostaram? :)

Cortina passo a passo (48) Cortina passo a passo (49) Cortina passo a passo (50) Cortina passo a passo (51)

19 – Para iniciar a terceira carreira faça 4 correntes, volte na segunda corrente e prenda com ponto baixo. Aproveite para virar o trabalho.

Cortina passo a passo (52) Cortina passo a passo (53) Cortina passo a passo (54) Cortina passo a passo (55) Cortina passo a passo (56)

20 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto nas duas correntes que sobraram. Complete o bloquinho fazendo ponto alto em cima do primeiro ponto de base do bloquinho que temos na carreira anterior.

Cortina passo a passo (57) Cortina passo a passo (58) Cortina passo a passo (59)

21 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça um bloquinho cheio.

Cortina passo a passo (60) Cortina passo a passo (61)

22 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo um pouquinho antes do meio da alça de 11 correntes que temos a frente. Faça mais 2 pontos baixos.

Cortina passo a passo (62) Cortina passo a passo (63)

23 – Faça 5 correntes e em seguida faça ponto alto no último ponto alto do bloquinho que temos a frente. Em seguida faça um bloquinho cheio.

Cortina passo a passo (64) Cortina passo a passo (65)

24 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça mais um bloquinho cheio.

Cortina passo a passo (66) Cortina passo a passo (68)

25 – Siga com 7 bloquinhos vazios e complete a carreira fazendo a lateral com pontos altos.

Cortina passo a passo (69)

26 – Para virar faça duas correntes, enrole o fio na agulha, vire o trabalho e faça a lateral com ponto alto em cima de ponto alto.

Cortina passo a passo (70) Cortina passo a passo (71)

27 – Siga com 6 bloquinhos vazios. Faça 1 bloquinho cheio, 1 bloquinho vazio e 1 bloquinho cheio.

Cortina passo a passo (72) Cortina passo a passo (73) Cortina passo a passo (74) Cortina passo a passo (75)

28 – Faça 7 correntes, prenda com ponto baixo no final da primeira alça, siga com ponto baixo em cima de ponto baixo e faça ponto baixo no inicio da alça seguinte.

Cortina passo a passo (76) Cortina passo a passo (77) Cortina passo a passo (78)

29 – Faça 7 correntes e em seguida faça ponto alto em cima do último ponto de base do primeiro bloquinho cheio.

Cortina passo a passo (79) Cortina passo a passo (80)

30 – Complete 1 bloquinho cheio fazendo 2 pontos altos no espaço de duas correntes e ponto alto em cima do ponto alto seguinte.

Cortina passo a passo (81)

31 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto.

Cortina passo a passo (82)

32 – Para fazer um bloquinho passando basta repetir o que fizemos no final da segunda carreira.

Cortina passo a passo (83)

33 – Faça 4 correntes, vire o trabalho, volte na segunda corrente e prenda com ponto baixo. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto nas duas correntes que sobraram e para completar o bloquinho cheio faça ponto alto em cima do primeiro ponto alto de base.

Cortina passo a passo (84) Cortina passo a passo (85) Cortina passo a passo (86)

34 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com mais um bloquinho cheio.

Cortina passo a passo (87)

35 – Faça 9 correntes, prenda com ponto baixo no final da primeira alça. Siga com ponto baixo em cima dos pontos de base e faça ponto baixo no início da alça seguinte. Teremos uma sequência de 7 pontos baixos.

Cortina passo a passo (88) Cortina passo a passo (89) Cortina passo a passo (90) Cortina passo a passo (91)

36 – Faça 7 correntes e em seguida faça ponto alto em cima do último ponto de base do primeiro bloquinho que temos a frente.

Cortina passo a passo (92) Cortina passo a passo (93)

37 – Complete um bloquinho cheio, bloquinho vazio e bloquinho cheio.

Cortina passo a passo (94) Cortina passo a passo (95)

38 – Para completar a carreira faça 5 bloquinhos vazios e a lateral com pontos altos.

Cortina passo a passo (96) Cortina passo a passo (97)

39 – Inicie a próxima carreira como já fizemos anteriormente e desta vez faça 6 bloquinhos vazios.

Cortina passo a passo (98) Cortina passo a passo (99) Cortina passo a passo (100)

40 – Faça 1 bloquinho vazio e para completar o segundo bloquinho cheio faça 3 pontos altos na alça de 9 correntes.

Cortina passo a passo (101) Cortina passo a passo (102)

41 – Faça 7 correntes, pule o primeiro ponto baixo de base e faça 5 pontos baixos… observe que vai sobrar o último ponto de base.

Cortina passo a passo (103) Cortina passo a passo (104) Cortina passo a passo (105) Cortina passo a passo (106) Cortina passo a passo (107)

42 – Faça 7 correntes e vamos iniciar com 3 pontos altos no final da alça de 9 correntes como apresentado na imagem. Para completar o bloquinho faça ponto alto em cima do primeiro ponto de base.

Cortina passo a passo (108) Cortina passo a passo (109) Cortina passo a passo (110)

43 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça 1 bloquinho cheio. Desta vez os bloquinhos começam a diminuir  novamente.

Cortina passo a passo (111)

44 – Após concluir o bloquinho no passo anterior vire o trabalho e deixe o fio passando pela frente da agulha, agora siga com ponto baixíssimo até o último ponto do primeiro bloquinho.

Cortina passo a passo (112) Cortina passo a passo (113)

45 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o bloquinho fazendo 2 pontos altos no espaço de duas correntes e ponto no primeiro ponto alto do bloquinho seguinte.

Cortina passo a passo (114) Cortina passo a passo (115)

46 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto, complete o bloquinho cheio fazendo mais 3 pontos altos na alça de 7 correntes.

Cortina passo a passo (116) Cortina passo a passo (117)

47 – Faça 7 correntes, pule o primeiro ponto baixo e faça 3 pontos baixos. observe que vai sobrar um pontinho de base.

Cortina passo a passo (118) Cortina passo a passo (119) Cortina passo a passo (120)

48 – Faça 7 correntes, inicie o bloquinho fazendo 3 pontos altos na alça de 7 correntes e complete fazendo ponto alto em cima do primeiro ponto alto do bloquinho que temos na carreira anterior.

Cortina passo a passo (121) Cortina passo a passo (122)

49 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça mais um bloquinho cheio. Complete a carreira fazendo 7 bloquinhos vazios e a lateral com pontos altos.

Cortina passo a passo (123) Cortina passo a passo (124) Cortina passo a passo (125)

50 – Inicie mais uma carreira como já fizemos anteriormente e desta vez siga com 8 bloquinhos vazios.

Cortina passo a passo (126) Cortina passo a passo (127) Cortina passo a passo (128)

51 – Faça 1 bloquinho cheio, bloquinho vazio e complete o segundo bloquinho cheio com 3 pontos altos na alça de 7 correntes.

Cortina passo a passo (129) Cortina passo a passo (130)

52 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e inicie o primeiro bloquinho cheio com 3 pontos altos no final da alça seguinte e complete fazendo ponto alto em cima do primeiro ponto alto do bloquinho cheio.

Cortina passo a passo (131) Cortina passo a passo (132)

53 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça o segundo bloquinho cheio.

Cortina passo a passo (133) Cortina passo a passo (134)

54 – Vire o trabalho e volte com ponto baixíssimo como já fizemos no inicio da 6ª carreira. Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o bloquinho com 2 pontos altos no espaço de duas correntes e ponto alto em cima do próximo ponto de base.

Cortina passo a passo (135) Cortina passo a passo (136)

55 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça bloquinho cheio. Este inclusive fica no espaço de duas correntes que fecha o desenho :) Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e novamente bloquinho cheio. Para completar a carreira faça 9 bloquinhos vazios e a lateral com pontos altos. Teremos então o primeiro motivo pronto.

Cortina passo a passo (137) Cortina passo a passo (138) Cortina passo a passo (139)

56 – Agora basta repetir quantas vezes desejar até completar o tamanho desejado.

Cortina passo a passo (140) Cortina passo a passo (141) Cortina passo a passo (142)

57 – Esta amostra fiz com 3 motivos, após fazer um motivo basta medir e terá uma noção de quantos vai precisar fazer para atingir o comprimento desejado.

Cortina passo a passo (143) Cortina passo a passo (144) Cortina passo a passo (145) Cortina passo a passo (146) Cortina passo a passo (147)

Gostaram do passo a passo? Compartilhe!!!

Quero deixar meu abraço e agradecimento pelo carinho. Tudo de bom sempre!!!

Faça download do GRÁFICO

33 comentários em “Cortina de crochê – Passo a passo

  1. adoro,ver,ouvir os seus passo a passos e vou continuar a seguilo, parabens , vou fazer bandos para lateral de cama com fio 4 e ag 3 . e tenho certeza que ira ficar lindo. muito obrigado por dividir sua arte, que Deus o abençoe.

    1. Muito obrigado Benedita!
      Fico feliz que tenha gostado dos trabalhos e da maneira que ensino. Um forte abraço e tudo de bom sempre!!!

  2. Oi Samuel adorei o passo a passo quando eu terminar o trabalho como eu fasso os encaixe para apendurar na parede

    1. Oi Celina, faça um cordão com 15 correntes e em seguida faça 3 carreiras de pontos altos. Em seguida prenda ela na cortina com ajuda de agulha de tapeceiro. Faça vários desses e o ideal é colocar um em cada ponta, e depois ir colocando ao longo da cortina a cada 30cm

    1. Muito obrigado Maria!!!
      Realmente com o desenvolver da peça a gente vai pegando o jeito e logo se torna tão fácil quanto o restante não é :)
      Grande beijo minha querida.

  3. Samuel gostei muito do passo a passo,mais não sei cm alimentar na altura ficou meiuto curto cm vc ensinou na minha janela.bjs

    1. Oi Valquiria, iniciei com 47 correntes e após o terceiro bloquinho cheio segui até o final com bloquinhos vazios…
      Para aumentar digamos que inicie com 50 correntes, teremos 1 bloquinho vazio a mais no final
      se iniciar com 53 correntes teremos 2 bloquinhos vazios a mais no final da carreira…

      os aumentos são sempre de 3 em 3 correntes, se quiser 10 bloquinhos a mais no comprimento precisa iniciar com 77 correntes ou seja, 30 correntes a mais :)

      Espero que tenha entendido.
      Bom trabalho!!!

  4. Samuel, se eu quiser usar como cortina, como posso fazer para aumentar o comprimento para colocar na janela da cozinha por exemplo, e como faço para fazer a parte de colocar no varão? Sou iniciante, aí não tenho ideia de como fazer? Obrigada.

    1. Oi Chrislainy, você pode aumentar o número de correntes iniciais em múltiplo de 3 – Ex.: 3 ou 6 ou 9… Desta forma fará mais bloquinhos vazios e o último faz cheio como já está.

      Para fazer o local de pendurar o varão faça um cordão com 16 correntes, volte na segunda corrente e faça ponto baixo, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e continue até o final com pontos altos, alongue e corte o fio, veja que formou uma tira que pode ser costurada com agulha de mão para passar o varão dentro… faça vários para pendurar ao longo da cortina e o ideal é colocar uma tira dessa a cada 10cm.

      Bom trabalho!

        1. Olá Damy, pode sim!
          Também gosto de trabalhar com agulha 3.0 quando utilizo o fio 6. Flores por exemplo só faço com a 3.0 :)

  5. Lindo, a cada dia que passa você nos surpreende com trabalhos cada vez mais bonitos.
    Te desejo um feliz 2018 cheio de sucesso, paz, amor e inspiração para criar mais trabalhos maravilhosos como esse.

  6. Eu só tenho a agradecer à você Samuel R.Ramos
    por seu carinho em atender meu pedido;fazendo essa vídeo aula desse Bandô de Cortina,
    que tanto me pediram.
    Com certeza fará um grande sucesso.
    As fotos dos gráficos estão lindas
    Parabéns e muito obrigada.

    1. Eu que agradeço o carinho Mayumi, sua amizade foi um dos presentes que ganhei em 2017 e espero que continue para sempre!!!

      Grande beijo no coração e tudo de bom sempre.