Flor bergamota passo a passo | Croche.com.br

Flor bergamota passo a passo

A flor BERGAMOTA é uma belíssima criação do professor Marcelo Nunes, o efeito de pétalas entrelaçadas torna essa flor encantadora. Vamos aprender passo a passo como confeccioná-la?

Criação: Marcelo Nunes
Execução: www.croche.com.br

bergamota

Materiais utilizados neste passo a passo

1 – Com o fio amarelo, faça um anel mágico (ou uma argolinha de 6 correntes) com 16 pontos alto.
Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (1)
2 – Veja que fechei o anel, cortei o fio e vou arrematar com a agulha para que fique um circulo bem certinho. não gosto de arrematar com ponto baixíssimo porque sempre fica diferente, então veja nas imagens abaixo como farei o arremate.
Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (2)
Veja que eu pego as duas alcinhas do ponto alto e não das correntinhas que subimos para fazer o primeiro.
Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (3) Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (4)
Passe o fio e introduza a agulha no mesmo lugar que ele está saindo do 16º ponto alto.
Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (5)
Assim o fio foi para a parte de trás do trabalho e nosso círculo ficou perfeito!
Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (6) Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (7)

No avesso faremos o arremate:

Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (8) Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (9)
Lado direito:
Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (10)

Lado avesso:

Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (11)
2 – Agora vamos trabalhar com o fio rosa bebê (9284) puxe o fio em qualquer um dos 16 pontos alto, não vou amarrar para não ficar volume, deixe uma pedaço sobrando para arrematar posteriormente. Prenda com ponto baixo.
Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (12) Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (13)
3 – Faça 12 correntinhas e vire a flor no lado avesso.
Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (14)
4 – Veja que o miolinho agora está do lado avesso, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo no 3º. Faça 3 correntinhas e volte a flor para o lado direito novamente.  (estas 3 correntinhas serão lembradas mais a frente)
Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (15) Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (16)
5 – Agora do lado direito da flor novamente faça 19 pontos altos nesta argola totalizando 20 pontos contando com as 3 correntinhas que fizemos inicialmente.
Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (17) Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (18)
6 – Pule um ponto de base (marquei com a agulha de costura pra você entender melhor o ponto que pulei) e prenda com ponto baixo
Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (19) Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (20)
7 – Faça novamente 12 correntes, vire a flor para o lado avesso. Você verá que pulamos 2 pontos de base que estão entre a primeira pétala, prenda com ponto baixo no primeiro ponto da direita para a esquerda. Veja as imagens abaixo:
Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (21) Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (22)
8 – Repita o passo anterior para formar a segunda pétala.
Faça 3 correntinhas, vire o flor de volta para o lado direito, e faça mais 19 pontos alto. se não couber, organize-os para que caiba todos.
Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (23) Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (24)

9 – Novamente pule um ponto de base e prenda com ponto baixo. Faça novamente 12 correntinhas e agora preste atenção neste passo, ele é decisivo para acertar todas as pétalas, pois as seguintes serão repetições.

Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (25) Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (26)
10 – Após fazer as 12 correntinhas da terceira pétala, vire do lado avesso e prenda com ponto baixo no terceiro ponto, é o segundo da direita para a esquerda que está vazio, veja que marquei com a agulha de costura o primeiro ponto vazio e que não pode ser utilizado agora.
Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (27)
11 – Agora repita novamente o mesmo passo para a terceira pétala, 3 correntinhas, vire a flor para o lado direito, 19 pontos altos, pule um ponto de base e prenda. As pétalas seguintes serão iguais, sempre tomando o cuidado de não prender no primeiro ponto vazio e sim no segundo vazio da direita para a esquerda.
Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (30)

12 – Para prender a 8ª pétala utilize o ponto baixo onde iniciou a primeira, ele já está ocupado mas não tem problema, faça ponto baixíssimo, corte o fio e passe ele para a parte do avesso e faça o arremate, não vai dar pra notar onde iniciou nem onde terminou sua flor.

Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (33) Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (34) Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (35) Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (36)
Arremate junto com o fio inicial que eu disse que não havia amarrado
Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (37)
Sua flor vai ficar como na imagem abaixo, mas ainda não temos uma base quadrada com folhas, vamos fazer isso?
Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (38)

13 – Lembra o que eu disse la no passo número 4  e destaquei em vermelho? (estas 3 correntinhas serão lembradas mais a frente) chegou a hora de ser lembrada!

Veja que estou no lado avesso da flor e amarrei novamente o fio rosa justamente nas 3 correntinhas, ela equivale o primeiro dos 20 pontos alto de cada pétala e é justamente nela que vamos fixar as alças.

Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (39) Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (40)

14 – Após amarrar, prenda com ponto baixo e faça 6 correntinhas, prenda no primeiro ponto alto da pétala seguinte, isso será feito na parte de trás da flor sendo que você sempre trabalha com ela no lado direito para que seu crochê não fique no avesso.
Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (41) Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (42)
Veja, marquei com a agulha na parte de trás da flor onde será fixada a argolinha de 6 correntes. Faça 8 argolinhas finalizando com ponto baixíssimo no inicio da primeira.
Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (43) Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (44)
15 – Agora vamos trabalhar a base da flor. Na primeira alça prenda com ponto baixo e suba com 2 correntes (equivale ao primeiro ponto alto) Faça mais 2 pontos alto, 4 correntes e um ponto alto no inicio das 4 correntes, em seguida faça novamente 3 pontos alto na mesma argolinha, teremos então o primeiro canto. Veja a sequência abaixo.
Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (45) Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (46) Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (47)
16 – Faça uma corrente de separação e na argola seguinte faça apenas 3 pontos alto, na terceira argolinha faça outro canto semelhante ao primeiro, siga intercalando para que no final termine uma base quadrada.
Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (48) Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (49)

Aqui o avesso, veja que temos 4 cantos, corte o fio e arremate, vamos trabalhar as folhas.

Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (50)
17 – Amarre o fio verde no ponto alto que ficou atravessado no canto, as 4 correntinhas vão servir futuramente.
Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (51)

18- Para fazer a folha, faça um ponto baixo, 5 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo lugar, faça 8 correntes e prenda com ponto baixo, faça 5 correntes e prenda novamente, veja as imagens abaixo.

Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (52) Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (53) Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (54)
18 – Após finalizar a primeira folha, faça então 5 correntes e prenda com ponto baixo no segundo ponto do conjunto de 3 (veja a imagem acima). Então faça outra folha prendendo tudo no mesmo ponto. Veja que prendi com ponto baixo no ponto do meio, a folha será feita toda neste ponto e para chegar ao próximo canto faça 5 correntes de intervalo.
Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (55)

Repita o mesmo procedimento em todas as laterais e cantos, arremate e sua flor estará pronta! A imagem vista no avesso da flor:

Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (56)

Aqui a flor prontinha!!!

Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (57) Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (58) Flor bergamota passo a passo - www.croche.com (59)
   Viram que surpreendente o resultado? Espero que tenham conseguido fazer. Caso tenha alguma dificuldade pode deixar uma mensagem ou enviar um e-mail para: crochetapetes@gmail.com. Teremos o maior prazer em ajudar você!
   Você pode compartilhar imagem dos seus trabalhos em nosso grupo veja AQUI. Agradeço por sua visita, por compartilhar este passo a passo, comentar… agradeço o carinho e todas as mensagens recebidas. Bom trabalho e tudo de bom sempre!

62 comentários em “Flor bergamota passo a passo

  1. Consegui fazer algumas estou adornado…tenhi um pouco de dificuldades mas estou vencendo.Gratidao!