Tapete redondo com flor primavera parte 1 | Croche.com.br

Tapete redondo com flor primavera parte 1

Hoje vamos aprender passo a passo como confeccionar o tapete redondo. No gráfico utiliza-se outra flor, mas como vocês podem ver em minhas postagens faço ele sempre com flores diferentes. Os primeiros tapetes eu sempre fazia uma adaptação na base da flor para iniciar o tapete a partir da flor, cada flor tem um diâmetro diferente e isso dificultava explicar como fazer com cada flor.

Fiz algumas adaptações para iniciar o tapete sem a flor e depois aplicar qualquer flor que você desejar. Assim você pode confeccionar o tapete e quando a cliente escolher a flor você aplica a flor desejada e envia o produto, ganha em rapidez para atender suas clientes e não teremos dificuldades em adaptar o passo a passo a cada flor. Este tapete sem a flor fica muito bonito também, muitos não gostam do relevo da flor então já podemos atender esta escolha também.
PARTE 2 – TAPETE REDONDO COM FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO PARTE 2
PARTE 3 – TAPETE REDONDO COM FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO PARTE 3 
FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO –FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO
Vamos ao passo a passo?
MATERIAIS UTILIZADOS
 Os barbantes utilizados neste passo a passo você pode encontrar nas lojas de armarinhos em sua cidade ou nas lojas virtuais.
1 - Tapete redondo passo a passo - www.croche.com

01 – Inicie com o barbante 4/6 fazendo um anel mágico (ou uma argolinha com 4 correntes) e faça 12 pontos alto. Feche o anel mágico, finalize com ponto baixíssimo.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (2) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (3) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (4) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (5)

02 – Na 2ª volta faça 2 pontos alto em cada ponto de base, encerrando a volta com um total de 24 pontos alto. Para iniciar esta volta faça duas correntes para dar altura do ponto alto e faça mais um ponto alto no mesmo ponto de base e siga fazendo dois pontos alto em cada ponto de base. Finalize com ponto baixíssimo.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (6) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (7) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (8) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (9)
03 – 3ª votla.  Faça 4 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo. Faça 3 correntes, pule dois pontos de base e prenda novamente com ponto baixo… siga fazendo 3 correntes e pulando dois pontos de base e prenda com ponto baixo… ao final finalize na primeira correntinha já que a primera fizemos 4 correntes…. ao final termos um total de 8 alças.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (10) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (11) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (12) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (13)
 Esta é a base para inicar nosso tapete.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (14)

04 – 4 ª Volta, faça um ponto baixo dentro da primeira alça e suba com 3 correntes (2 que equivalem a altura do ponto alto e uma que deixaremos como espaço posteriormente)

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (15) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (16) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (17)

Agora vamos fazer o primeiro ponto “pipoca” (quero esclarecer que no lugar do ponto pipoca vamos fazer um ponto diferente que vai dar o mesmo efeito porém fica mais elegante e fácil de fazer.)

Enrole o barbante na agulha como de costume para fazer o ponto alto, ao pescar o fio não dê sequência no ponto alto, enrole o barbante novamente e pesque o fio novamente, deixe na agulha e mais uma vez, enrole o barbante na agulha e pesque o fio pela terceira vez, agora sim! passe o fio prendendo todos de uma só vez com um ponto baixo. Conheço este ponto como “PONTO POMPOM” Veja nas imagens abaixo.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (18) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (19) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (20) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (21)

Faça uma corrente de espaço e faça 1 ponto alto na mesma argolinha. Este é o inicio de um dos 8 losangos.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (22) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (23)

Faça uma corrente de espaço e vamos para a argolinha seguinte. Na segunda argolinha faça 1 ponto alto, uma corrente de espaço, um ponto pompom, uma corrente de espaço e mais um ponto alto.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (24) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (25) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (26)

Faça uma corrente de espaço e siga para a argolinha seguinte… vai repetindo até finalizar a volta com ponto baixíssimo na segunda correntinha inicial, sempre deixando uma de espaço para o ponto pompom.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (27) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (28) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (29) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (30) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (31) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (32) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (33) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (34) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (35) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (36)
05 – Iniciando a 5ª volta faça 3 correntes e agora vamos fazer 1 ponto pompom logo no primeiro espaço, uma corrente de espaço e outro ponto pompom, mais uma corrente de espaço e um ponto alto em cima do ponto alto anterior, faça uma corrente de espaço e siga para o losango seguinte. Faça um ponto alto em cima do primeiro ponto alto, uma corrente de espaço, 1 ponto pompom, uma corrente de espaço, outro ponto pompom, mais uma corrente de espaço e 1 ponto alto em cima do ponto alto…. siga até completar a volta.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (37) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (38) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (39) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (40) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (41) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (42) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (43) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (45)
06 – 6ª volta. (da sexta até até a 14ª volta é sempre uma repetição) vale lembrar que via aumentando os pontos pompom nos espaços entre um e outro. Na 14ª volta teremos um total de 11 pontos pompom. Veja a sequência de imagens:
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (46) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (47)

6ª volta 3 pontos pompom

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (48) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (49) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (50) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (51) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (52) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (53)

Aqui a imagem já na 14ª volta e temos um total de 11 pontos pompom em cada losango. Então vamos começar as diminuições na quantidade de pontos pompom.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (54)

15ª volta –  Após finalizar a volta anterior com ponto baixíssimo em cima da segunda correntinha sobra uma de espaço antes do ponto pompom, faça um ponto baixo exatamente nela. Suba com 3 correntes e inicie fazendo ponto pompom entre os que já estão prontos na volta anterior. Veja as imagens:

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (55) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (57) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (58) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (59)

Não faça no ultimo espaço, então ficará com um total de 10 pontos pompom, faça uma corrente de separação e no ultimo espaço faça um ponto alto.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (60) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (61)

Agora para ir até o próximo losango faça o seguinte:
2 correntes de espaço
1 ponto alto entre um losango e outro
2 correntes de espaço
+1 ponto alto no mesmo espaço
2 correntes de separação
1 ponto alto no espaço antes do ponto pompom do losango seguinte

Veja as imagens:

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (62) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (63) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (64) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (65) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (67)
Após fazer o ponto alto antes do ponto pompom faça apenas uma corrente de espaço e inicie novamente com ponto pompom.  Vale lembrar que antes e depois do ponto pompom tem apenas uma corrente de espaço. Já entre os losangos são duas correntes de espaço.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (68) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (69)

Veja como ficou, entre um losango e outro 3 bloquinhos com duas correntes de espaço. Observe que não conto o espaço de uma corrente que está separando o ponto alto do losango, ele é um contorno onde faremos o detalhe com o amarelo posteriormente.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (70)

Aqui com dois losangos prontos veja que vamos diminuindo pra formar o desenho e fazendo um detalhe entre eles. Siga assim por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente, a terceira sempre ficará como espaço.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (71) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (72)
16ª volta – Sempre inicie com ponto baixo dentro do espaço de uma corrente, faça 3 correntes e siga com ponto pompom, nesta volta cada losango fica com um total de 9 pontos pompom.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (73) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (74) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (76)

Nos espaços entre um losango e outro não faremos aumentos nesta e nem na próxima volta. Após fazer o ponto alto logo após o ponto pompom, faça 2 correntes de espaço e faça um ponto alto dentro do primeiro espaço de duas correntes, novamente duas correntes e outro ponto alto no espaço seguinte….

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (77) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (78)

Veja que entre um losango e outro vai ficar com um total de 4 bloquinhos com duas correntes de espaço.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (79)

Siga estes passos e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 que iniciaram esta volta.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (80) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (81) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (82)
Fica assim:
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (83)

 17 ª Volta – Novamente como a anterior, um ponto baixo, 3 correntes e inicie os pontos do losango. Então cada losango ficará com um total de 8 pontos pompom

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (86) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (87) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (88) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (89)

Entre os losangos não tem aumentos, então ficará com um total de 5 bloquinhos com duas correntes de espaço cada.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (90) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (91)
Siga por toda a volta finalizando com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 que iniciaram esta volta.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (92) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (93) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (94)

18ª volta – Novamente inicia com ponto baixo, 3 correntes de separação e nesta volta cada losango ficará com um total de 7 pontos pompom. Nesta volta entre um losango e outro faremos um aumento.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (100)
Após fazer 2 blocos com duas correntes de espaço, vamos fazer dois pontos alto no mesmo espaço e também com duas correntes de separação.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (101) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (102)
Entre um losango ficará com um total de 7 bloquinhos com duas correntes de espaço.
Vou lembrar novamente que conto como bloco apenas os espaços com duas correntes, aquele espacinho logo após e antes do ponto pompom não estou contando já que eles fazem parte do losango.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (103) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (104)

Siga por toda a volta e o tapete já estará com este formato.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (105)
19ª volta – Cada losango vai ficar com um total de 6 pontos pompom e entre um losango e outro não faremos alterações, ficará com um total de 8 bloquinhos com duas correntes de espaço, veja as imagens abaixo:
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (107) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (108) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (109)
20ª volta – Cada losango ficará com um total de 5 pontos pompom e entre um losango e outro também não faremos alterações, ficará com um total de 9 bloquinhos com duas correntes de espaço.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (110) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (111)

O tapete já estará com este formato.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (113)

 21ª volta – Cada losango ficará com um total de 4 pontos pompom. Entre um losango e outro faremos duas alterações.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (115)

Veja que marquei com a agulha:

Faça dois pontos alto no mesmo espaço no 3º e no 7º bloquinho

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (118) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (119) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (120) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (121)

Entre um losango e outro ficará com um total de 12 bloquinhos com duas correntes de espaço cada um.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (120) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (121) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (122) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (123)

22ª volta – Cada losango ficará com um total de 3 pontos pompom e entre um losango e outro não faremos alterações, ficará com um total de 13 bloquinhos com duas correntes de espaço.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (124) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (125)
23ª volta – Cada losango ficará com apenas 2 pontos pompom e entre um losango e outro também não faremos alterações, ficará com um total de 14 bloquinhos com duas correntes de espaço.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (126) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (127)

24ª volta – Cada losango ficará com apenas 1 ponto pompom e entre um losango e outro faremos duas alterações:

A primeira no 3º bloquinho – Faça dois pontos alto no mesmo espaço.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (128) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (129) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (130)
A segunda alteração no 12º bloquinho – Faça dois pontos alto no mesmo espaço.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (131)
Entre um losango e outro ficará com um total de 17 bloquinhos com duas correntes de espaço.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (132)

Agora não vamos finalizar com ponto baixíssimo. Ao fazer o ultimo ponto alto faça apenas uma corrente de espaço e faça um ponto baixo na segunda correntinha, isso fará com que a finalização do ponto fique no meio do bloquinho, lugar perfeito para iniciarmos a próxima volta, veja as imagens:

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (133) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (134)

25ª volta – Após o passo anterior, faça 5 correntinhas, agora pule o ponto alto que está entre o ponto pompom e faça 1 ponto alto exatamente em cima do ponto pompom.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (135)

 Veja que começamos a volta estrategicamente no meio do bloquinho porque sempre vamos pular os pontos do contorno do losango.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (136)
Após o ponto alto em cima do ponto pompom faça duas correntes, pula o primeiro ponto alto e faça ponto alto dentro do bloquinho de duas correntes, siga fazendo duas correntes de espaço e ponto alto nos bloquinhos.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (137) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (138)

Quando chegar no losango seguinte, lembre-se de repetir o passo anterior, pular o ponto alto que contorna o losango e fazer o ponto alto em cima do ponto pompom.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (139)
Se você contar os espaço entre um ponto alto e outro que estão em cima dos losangos, teremos um total de 18 bloquinhos com duas correntes de espaço. Esta é a quantidade correta que precisamos, mais ou menos que isso não dará certo.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (140)

Finalize com ponto baixíssimo na 3ª das 5 correntinhas que iniciamos esta volta.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (141)
Esta é a primeira parte do passo a passo. No próximo passo a passo vamos dar seguimento ao nosso tapete…
PARTE 2 – TAPETE REDONDO COM FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO PARTE 2
PARTE 3 – TAPETE REDONDO COM FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO PARTE 3

205 comentários em “Tapete redondo com flor primavera parte 1

  1. Gosto muito da maneira que vc explica,porem no tapete coqueiro eu nao consigo fazer ele sem que ele fique embabado,isso acontece nas correntinhas de espaco. Você poderia me ajudar? Desde ja obrigada

    1. Oi, Natalia! Diminua a quantidade de correntes! Sempre que for fazer coloque ele em uma superfície plana e veja se o comprimento do cordão de correntes está sobrando ou se está ficando correto.

      Abraço!

    1. Oi, Nathiely!
      Faça da seguinte forma:
      Veja quanto falta na metragem para atingir o tamanho que você precisa e faça metade aumentando. Então na hora de diminuir vai novamente crescer a mesma quantidade.

      Ex.
      Meu tapete tem 112cm, para 250cm faltam 138cm
      138 dividido por 2 = 69

      Significa que preciso aumentar 69cm nos pontos pompons e os outros 69 vão crescer na hora de diminuir o losango.