Tapete redondo com flor primavera parte 3

Nesta postagem vamos ver como fazer os contornos e a aplicação da flor finalizando então o tapete.
Esta é a 3ª parte do passo a passo – Final, a primeira e segunda parte do passo a passo você encontra aqui no blog.
PARTE 1 – TAPETE REDONDO COM FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO PARTE 1
PARTE 2 – TAPETE REDONDO COM FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO PARTE 2
FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO – FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO
Na segunda parte do passo a passo deixamos o tapete como está na imagem abaixo:
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (277)
Inicialmente faremos o contorno em volta dos losangos.

Veja que estiquei o barbante barroco amarelo apenas para indicar onde faremos este contorno.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (287)

Em volta de cada losango tem uma carreira de ponto alto em cima de ponto alto. Prenda o fio com ponto baixo. Escolhi o segundo ponto alto partindo do centro, assim quando finalizar o arremate vai ficar embaixo da flor.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (288)

Em cada ponto alto faremos 3 pontos baixo sem intervalos entre um e outro. Neste primeiro fiz apenas dois para completar o terceiro ao final da volta e arrematar.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (289) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (290) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (291)
Veja que dobrei o tapete para ficar mais fácil trabalhar… então siga fazendo o contorno com ponto baixo..
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (292)
Veja que segui rigorosamente o ponto alto ao lado dos pontos do losango…

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (293)

Ao chegar no ultimo ponto pompom do losango vamos fazer o seguinte:

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (294)
1 ponto alto onde estou indicando com a agulha,

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (295)

1 ponto alto no pé do ponto alto que está em cima do ponto pompom (indiquei com a agulha)

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (296)
1 ponto alto no intervalo seguinte, veja as imagens como ficou:
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (297) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (298) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (299)

Agora continue o contorno descendo em direção ao centro do tapete novamente…

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (300) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (301) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (302) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (303)
Ao chegar no centro do tapete, veja que tem um ponto baixo separando um losango do outro… aquele da terceira volta que fizemos as 8 alças, faça um ponto baixo em cima dele, e vamos subir contornando o próximo losango.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (304) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (305)
Veja que indiquei com o fio a direção que faremos

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (306) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (307)

Aqui o detalhe de como fica no centro do tapete… siga contornando todos os losangos e vamos arrematar onde iniciamos o contorno.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (308)

Sempre utilizo a agulha de tapeceiro para fazer os arremates
Passo o fio no ponto baixo da frente e volto ele no mesmo lugar do ultimo ponto baixo.
Veja as imagens:

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (309) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (310) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (311) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (312)

Em seguida puxe eles para a parte do avesso do tapete, amarre e esconda as pontas antes de cortar.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (314) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (315) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (316) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (317)

 O tapete vai ficar assim:

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (318) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (320) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (321)

Agora vamos aplicar a flor. Utilizei barbante barroco 9368 (amarelo) e 9392 (verde). Fiz a flor exatamente como está no PASSO A PASSO, para ver CLIQUE AQUI
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (281)

No avesso da flor, veja que indiquei com a agulha pegando dois fios do canto da flor.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (336)

Cortei 4 fios na mesma cor da flor e passei pegando dois pontos do canto.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (337)
Se você centralizar a flor no tapete vai perceber que podemos amarrá-la na terceira volta de pontos pompom, só que vamos amarrar entre um losango e outro. Com outras flores como a PAIXÃO POR ROMA por exemplo não vai ser neste mesmo local, a flor é maior e então você vai sempre centralizar a flor e ver onde seria o melhor lugar para amarrá-la.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (338)

Veja que estou indicando com a agulha. Entre um losango e outro tem os pontos que estão dividindo eles. Vou passar o fio um de cada lado para amarrar no avesso do tapete. Sempre prenda antes de apertar o nó, confira se está posicionada corretamente e então pode arrematar.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (339) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (340) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (341)

Veja que amarrei no avesso do tapete…

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (342)
Aqui dá pra ver as 4 amarrações.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (343)
Após dar 2 nós bem firmes, esconda as pontas novamente antes de recortar.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (344)
Após recortar não vai aparecer onde você fez o arremate!

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (345)
Aqui a frente do tapete:

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (346)

PRONTINHO!!! Nosso tapete está pronto! Veja algumas imagens…
IMG_8339 IMG_8341 IMG_8342 IMG_8345 Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (323) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (324) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (326) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (328) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (330) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (332) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (333) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (334) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (335)
Espero que tenham gostado e principalmente entendido todos os passos, mas em caso de dúvida sinta-se a vontade para enviar sua pergunta. crochetapetes@gmai.com Você pode utilizar os comentários abaixo também, mas o e-mail sempre vai acabar sendo mais rápido já que temos muitas postagens no blog e nem sempre consigo revisar todas com tanta rapidez.
A Roseli Fermino (visitante e amiga) confeccionou este tapete maior, vejam a mensagem que ela me enviou:
“À Samuel deixa eu te contar, como poderia ter me esquecido, esse tapete redondo do passo a passo fiz ele com 2,50 pois minha sala é 4,50 e no tamanho normal ficaria desproporcional ao tamanho da sala.
Viu amigo que desafio? Tudo isso graças ao seu incentivo. (flor primavera) a receita é 11 eu acrescentei mais 10 pontos pompons. Oi brigado grande abraço. Fico no aguardo.”
**************
Aqui está a imagem do tapete belíssimo que ela confeccionou :) Obrigado pelo carinho Roseli!
img-20161117-wa0057 img-20161117-wa0058 img-20161117-wa0059

74 comentários em “Tapete redondo com flor primavera parte 3

  1. Olá meu anjo,é primeira vez que faço o tapete fiz igual esse seu preto com amarelo estou muito feliz pq eu entendi é bem explicado e já vendi rsrs agora tenho um pedido para fazer mais de dois metros e meio vc pode me ajudar é uma renda a mais para ajudar pagar a faculdade da minha filha obg por nos ajudar que Deus abençoa vc e tua família de fato preciso fazer o maior

    1. Olá Rose, fico feliz que tenha gostado do modelo, feliz por você ter feito, vendido e já conseguido novas encomendas :)

      Quando ao aumento do tapete teria que criar algo para ir aumentando o trabalho, mas infelizmente não tenho nenhuma imagem passo a passo. Até coloquei a foto de um trabalho que a Roseli fez aumentando e ela primeiro fez o aumento no número de ponto no losango antes de começar a diminuir para só depois adaptar o acabamento. Se ampliar a imagem talvez ajude a entender melhor como ela fez e assim criar sua peça maior também.
      Peço desculpas por não ter um passo a passo explicando como aumentar, mas é que realmente precisa ser uma nova peça já que não é tão simples o aumento em trabalho redondo.

      Forte abraço e tudo de bom sempre!!!

  2. Olá parabéns seu trabalho é muito lindo amei o tapete ..e estou fazendo um igual para minha casa
    Obg pelos passo a passo bjss

  3. Samuel, boa noite! Mim tira uma dúvida, uma cliente mim solicitou um tapete desse, só q ela viu um na minha sala em fio 8 e ela mim disse quer esse na mesma espessura. Vc acha q ele fica legal em fio8? Obrigada!

    1. Oi Juciene, pode fazer com fio 8 sem problema. Fica ótimo também!

      Bom trabalho minha amiga. Tudo de bom sempre!!!!

  4. Amei todos os passo a passo.. desde q descobri o site so vivo por aki… esse passo a passo em especial se tornou mu carro chefe… ja fiz varios de cores variadas e indiquei a amigas tbm… gostaria de mandar as fotos pra vc e agradecer a ideia de passo a passo com fotos… da de 1000 em muitos videos do youtube :-*

    1. Olá Thaissa, fico muito feliz por sua mensagem e por saber que o site tem ajudado você em seus trabalhos.
      Estou ansioso para ver as fotografias dos seus trabalhos, envie para crochetapetes@gmail.com

      Fico no aguardo,

      Abraço.

  5. Obga samuel pelo passo a passo desse tapete a tempos tinha vontade de fazê-lo, agora uma pergunta, será que posso usar o fio de número 8?

    1. Olá Ana, obrigado pelo carinho!

      Muita gente já fez utilizando o fio número 8 e não teve problemas.

  6. Amei fazer este tapete ficou muito lindo, fiz a flor e o contorno lilás com barroco. Obrigada por compartilhar esta maravilha conosco, e muito bem explicadinho. Amei!

  7. Heeeee acabei mais esse trabalho graças ao passo a passo super bem explicado do Samuel Ramos.
    Fiz com barbante cru nº6 e o contorno com barroco maxcolor laranja.
    Optei por não aplicar a flor, já que quis usar como toalha de mesa e sempre coloco um vaso no centro. Ficou perfeito!
    Mais uma vez meu muito obrigado meu teacher!

  8. porque eu nunca consigo ver ampliada a foto que seleciono? De todas as fotos que você põe do trabalho pronto só aparece grande (quando clico na imagem) uma só foto, mesmo que eu selecione outras…

    1. Oi Beatriz, como sempre posto muitas imagens para detalhar bem o passo a passo se eu colocar todas as imagens grandes minha hospedagem torna-se inviável. Se estiver em um computador pressione as teclas CTRL e clique no sinal de + que vai aumentar. Depois para diminuir faça o contrário, pressione CTRL e o sinal de –

    1. use barbante seis ou oito, agulha no mínimo número 4 (ou seja use agulhas maiores que isto) e faça os pontos bem soltos, assim ficam mais compridos e, consequentemente, terá um tapete bem maior.

  9. Amei confeccionar este tapete, amei o resultado, muito lindo Marcelo. Obrigada por disponibilizar o passo a passo do trabalho. Muito perfeito!!!

  10. amei mais fis ele no barbante cru e nao contornei e nem coloquei a flhor e ficou lindo tambemum grande abraço e DEUS abençoe as suas maos por nus propocionar um grandioso trabalho beijos

  11. Crochê é uma verdadeira terapia para mim.
    Esse tapete,além de lindo, está muito bem explicado e ilustrado.
    Agradeço a generosidade do compartilhamento desse conhecimento.
    Gostaria,também, de saber o nome da professora, para conhecer seus outros trabalhos.
    Obrigada a equipe

  12. Amei fazer esse modelo de tapete,muito lindo e facio de fazer,obrigada por nos dar essa opurtunidade..

  13. Lindoe fácil de entender. Parabens. Fiz e ficou maravilhoso. Obrigada por existir pessoas assim como vc.

  14. Ola boa noite, voce nao teria o video aula dele? e pq queria salvar mais nao consigo, achei ele super lindo ta de parabéns.

  15. Muito bem explicado. Eu estava a procura do contorno e com sua explicação vou conseguir. Lindo tapete. Obrigada.

    1. Oi Daniela, é complicado aumentar um modelo de tapete como este por conta do acabamento. Se acrescentar voltas logo o acabamento não ficará igual porque o espaço entre um leque e outro fica maior.

  16. Obrigada por compartilhar peças maravilhosas, fáceis de fazer e com um passo a passo incrível. Amo seu blog, e o retorno que nos dá por e-mail, que, além de muito rápido, é bem esclarecedor. Amei fazer esse tapete, fica simplesmente MARAVILHOSO. Um LUXO.
    Um abraço, Deus continue te abençoando.

  17. Obrigado por fazerem um blog, tão perfeito, e muito bem explicado adorei, vou fazer não sei se vou acertar, mais vou tentar, parabens

  18. Adoro trabalhos em crochê comecei faz pouco tempo, quando achei este site fiquei mais apaixonada ainda por esta arte, é incrivel como consegui fazer tao fácil e muito bem explicado, estou finalizando o meu e ja esta lindo. Parabéns por nos ensinar tão bem.

    1. eu fiz este tapete ficou lindo obrigado por colocar a receita ficou bem esplicado muito obrigado vale apena fazer este tapete.