Tapete redondo com flor primavera parte 3 | Croche.com.br

Tapete redondo com flor primavera parte 3

Nesta postagem vamos ver como fazer os contornos e a aplicação da flor finalizando então o tapete.
Esta é a 3ª parte do passo a passo – Final, a primeira e segunda parte do passo a passo você encontra aqui no blog.
PARTE 1 – TAPETE REDONDO COM FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO PARTE 1
PARTE 2 – TAPETE REDONDO COM FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO PARTE 2
FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO – FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO
Na segunda parte do passo a passo deixamos o tapete como está na imagem abaixo:
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (277)
Inicialmente faremos o contorno em volta dos losangos.

Veja que estiquei o barbante barroco amarelo apenas para indicar onde faremos este contorno.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (287)

Em volta de cada losango tem uma carreira de ponto alto em cima de ponto alto. Prenda o fio com ponto baixo. Escolhi o segundo ponto alto partindo do centro, assim quando finalizar o arremate vai ficar embaixo da flor.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (288)

Em cada ponto alto faremos 3 pontos baixo sem intervalos entre um e outro. Neste primeiro fiz apenas dois para completar o terceiro ao final da volta e arrematar.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (289) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (290) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (291)
Veja que dobrei o tapete para ficar mais fácil trabalhar… então siga fazendo o contorno com ponto baixo..
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (292)
Veja que segui rigorosamente o ponto alto ao lado dos pontos do losango…

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (293)

Ao chegar no ultimo ponto pompom do losango vamos fazer o seguinte:

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (294)
1 ponto alto onde estou indicando com a agulha,

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (295)

1 ponto alto no pé do ponto alto que está em cima do ponto pompom (indiquei com a agulha)

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (296)
1 ponto alto no intervalo seguinte, veja as imagens como ficou:
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (297) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (298) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (299)

Agora continue o contorno descendo em direção ao centro do tapete novamente…

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (300) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (301) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (302) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (303)
Ao chegar no centro do tapete, veja que tem um ponto baixo separando um losango do outro… aquele da terceira volta que fizemos as 8 alças, faça um ponto baixo em cima dele, e vamos subir contornando o próximo losango.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (304) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (305)
Veja que indiquei com o fio a direção que faremos

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (306) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (307)

Aqui o detalhe de como fica no centro do tapete… siga contornando todos os losangos e vamos arrematar onde iniciamos o contorno.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (308)

Sempre utilizo a agulha de tapeceiro para fazer os arremates
Passo o fio no ponto baixo da frente e volto ele no mesmo lugar do ultimo ponto baixo.
Veja as imagens:

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (309) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (310) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (311) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (312)

Em seguida puxe eles para a parte do avesso do tapete, amarre e esconda as pontas antes de cortar.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (314) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (315) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (316) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (317)

 O tapete vai ficar assim:

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (318) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (320) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (321)

Agora vamos aplicar a flor. Utilizei barbante barroco 9368 (amarelo) e 9392 (verde). Fiz a flor exatamente como está no PASSO A PASSO, para ver CLIQUE AQUI
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (281)

No avesso da flor, veja que indiquei com a agulha pegando dois fios do canto da flor.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (336)

Cortei 4 fios na mesma cor da flor e passei pegando dois pontos do canto.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (337)
Se você centralizar a flor no tapete vai perceber que podemos amarrá-la na terceira volta de pontos pompom, só que vamos amarrar entre um losango e outro. Com outras flores como a PAIXÃO POR ROMA por exemplo não vai ser neste mesmo local, a flor é maior e então você vai sempre centralizar a flor e ver onde seria o melhor lugar para amarrá-la.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (338)

Veja que estou indicando com a agulha. Entre um losango e outro tem os pontos que estão dividindo eles. Vou passar o fio um de cada lado para amarrar no avesso do tapete. Sempre prenda antes de apertar o nó, confira se está posicionada corretamente e então pode arrematar.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (339) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (340) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (341)

Veja que amarrei no avesso do tapete…

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (342)
Aqui dá pra ver as 4 amarrações.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (343)
Após dar 2 nós bem firmes, esconda as pontas novamente antes de recortar.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (344)
Após recortar não vai aparecer onde você fez o arremate!

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (345)
Aqui a frente do tapete:

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (346)

PRONTINHO!!! Nosso tapete está pronto! Veja algumas imagens…
IMG_8339 IMG_8341 IMG_8342 IMG_8345 Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (323) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (324) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (326) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (328) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (330) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (332) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (333) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (334) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (335)
Espero que tenham gostado e principalmente entendido todos os passos, mas em caso de dúvida sinta-se a vontade para enviar sua pergunta. crochetapetes@gmai.com Você pode utilizar os comentários abaixo também, mas o e-mail sempre vai acabar sendo mais rápido já que temos muitas postagens no blog e nem sempre consigo revisar todas com tanta rapidez.
A Roseli Fermino (visitante e amiga) confeccionou este tapete maior, vejam a mensagem que ela me enviou:
“À Samuel deixa eu te contar, como poderia ter me esquecido, esse tapete redondo do passo a passo fiz ele com 2,50 pois minha sala é 4,50 e no tamanho normal ficaria desproporcional ao tamanho da sala.
Viu amigo que desafio? Tudo isso graças ao seu incentivo. (flor primavera) a receita é 11 eu acrescentei mais 10 pontos pompons. Oi brigado grande abraço. Fico no aguardo.”
**************
Aqui está a imagem do tapete belíssimo que ela confeccionou :) Obrigado pelo carinho Roseli!
img-20161117-wa0057 img-20161117-wa0058 img-20161117-wa0059

74 comentários em “Tapete redondo com flor primavera parte 3

  1. Olá meu anjo,é primeira vez que faço o tapete fiz igual esse seu preto com amarelo estou muito feliz pq eu entendi é bem explicado e já vendi rsrs agora tenho um pedido para fazer mais de dois metros e meio vc pode me ajudar é uma renda a mais para ajudar pagar a faculdade da minha filha obg por nos ajudar que Deus abençoa vc e tua família de fato preciso fazer o maior

    1. Olá Rose, fico feliz que tenha gostado do modelo, feliz por você ter feito, vendido e já conseguido novas encomendas :)

      Quando ao aumento do tapete teria que criar algo para ir aumentando o trabalho, mas infelizmente não tenho nenhuma imagem passo a passo. Até coloquei a foto de um trabalho que a Roseli fez aumentando e ela primeiro fez o aumento no número de ponto no losango antes de começar a diminuir para só depois adaptar o acabamento. Se ampliar a imagem talvez ajude a entender melhor como ela fez e assim criar sua peça maior também.
      Peço desculpas por não ter um passo a passo explicando como aumentar, mas é que realmente precisa ser uma nova peça já que não é tão simples o aumento em trabalho redondo.

      Forte abraço e tudo de bom sempre!!!

  2. Olá parabéns seu trabalho é muito lindo amei o tapete ..e estou fazendo um igual para minha casa
    Obg pelos passo a passo bjss

  3. Samuel, boa noite! Mim tira uma dúvida, uma cliente mim solicitou um tapete desse, só q ela viu um na minha sala em fio 8 e ela mim disse quer esse na mesma espessura. Vc acha q ele fica legal em fio8? Obrigada!

    1. Oi Juciene, pode fazer com fio 8 sem problema. Fica ótimo também!

      Bom trabalho minha amiga. Tudo de bom sempre!!!!

  4. Amei todos os passo a passo.. desde q descobri o site so vivo por aki… esse passo a passo em especial se tornou mu carro chefe… ja fiz varios de cores variadas e indiquei a amigas tbm… gostaria de mandar as fotos pra vc e agradecer a ideia de passo a passo com fotos… da de 1000 em muitos videos do youtube :-*

    1. Olá Thaissa, fico muito feliz por sua mensagem e por saber que o site tem ajudado você em seus trabalhos.
      Estou ansioso para ver as fotografias dos seus trabalhos, envie para crochetapetes@gmail.com

      Fico no aguardo,