Tapete redondo com flor primavera – parte 2 | Croche.com.br

Tapete redondo com flor primavera – parte 2

 Nesta segunda parte do passo a passo vamos dar andamento no tapete deixando o tapete praticamente pronto…
PARTE 1 – TAPETE REDONDO COM FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO PARTE 1
PARTE 3 – TAPETE REDONDO COM FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO PARTE 3
FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO – FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO
Na postagem anterior (1ª parte) o nosso trabalho ficou da seguinte forma:
25 voltas e todos os losangos completos sendo a ultima volta toda de bloquinhos com duas correntes de espaço.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (142)
Aqui inicia-se a 2ª parte
26ª volta – Faça um ponto baixo dentro do primeiro bloquinho antes do ponto alto que está em cima do ponto pompom, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 2 pontos alto dentro do mesmo espaço, faça duas correntes de espaço e no bloquinho seguinte faça 3 pontos alto. Assim teremos um leque.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (143) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (144) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (145)
Faça 3 correntes de espaço, pule um bloquinho e prenda com ponto baixo.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (146) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (147) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (148) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (149)
Faça 3 correntes e prenda novamente no bloquinho seguinte… siga assim até que falte 2 bloquinhos para chegar no ponto alto que está na ponta do losango seguinte.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (150)

Tem que ficar com 13 alças de 3 correntes

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (151)

Então faça 3 correntes, pule um bloquinho e faça novamente o leque igual o anterior. Veja as imagens:

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (152) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (153) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (154)
Novamente 3 correntes, pula um bloquinho e siga fazendo as alcinas de 3 correntes… Faça por toda a volta sempre lembrando de pular um bloquinho antes do leque. Finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da segunda correntinha inicial desta volta.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (155) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (156)
27ª Volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça duas correntinhas, e um ponto alto em cima dos dois pontos alto do leque.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (157)
No meio do leque faça 5 pontos alto
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (158) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (159)
Então novamente um ponto alto em cima de cada um dos 3 pontos seguintes que completam o leque. Teremos um total de 11 pontos alto.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (160)
Após o leque faça 3 correntes  e prenda com ponto baixo na primeira alça de 3 correntes, então siga fazendo alças de 3 correntes e prendendo com ponto baixo nas alças seguintes.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (161) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (162) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (163) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (164)
Após prender com ponto baixo na 13ª alça, faça 3 correntes e inicie ponto alto em cima do leque como fizemos anteriormente. Veja que agora temos 12 alças de 3 correntes entre um leque e outro.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (165) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (166) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (167)
Finalize a volta com ponto baixíssimo no inicio da volta.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (168) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (169)
28ª volta – Faça 5 correntes e em seguida pule um ponto de base e faça 1 ponto alto.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (172)
As 5 correntes equivalem o seguinte:
2 correntes para dar altura do ponto alto
1 corrente para prendermos com ponto baixíssimo no final da volta
2 correntes de espaço que formará o primeiro bloquinho
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (173)
Em seguida, faça duas correntes, pule 1 ponto de base e novamente faça 1 ponto alto.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (174) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (175)
Siga fazendo duas correntes de espaço, pulando um ponto de base e fazendo ponto alto. Ao final teremos 5 bloquinhos em cima do leque.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (176)
Então faça 3 correntes de espaço e siga prendendo com ponto baixo nas alças… é sempre uma repetição neste espaço… ele vai diminuindo e somente na ultima volta será diferente.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (177) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (178)
Nesta volta vai ficar com 11 alças de 3 correntes.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (179) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (180)
Em cima do leque sempre os bloquinhos com duas correntes de espaço e pulando um ponto de base.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (181)
Finalize a volta com ponto baixíssimo na 3ª correntinha das 5 que iniciamos a volta.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (183) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (184)
29ª volta – Após prender com ponto baixíssimo, faça duas correntes para dar altura de 1 ponto alto.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (185)
Dentro do primeiro bloquinho faça 2 pontos alto.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (186)

Em seguida faça 1 ponto alto em cima do ponto alto.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (187)

 No 2º, 3º e 4º bloquinhos faça 3 pontos alto dentro do espaço e sempre fazendo ponto alto em cima dos pontos alto da volta anterior.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (188) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (189) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (190) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (191) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (193)
No 5º bloquinho faça apenas 2 pontos alto e por fim um ponto alto no ultimo ponto alto de base.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (194)
Ficará com um total de 19 pontos alto. Em seguida faça 3 correntes de espaço e trabalhe as alças entre os leques…
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (195) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (196) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (197)
Finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da segunda correntinha que corresponde ao primeiro ponto alto desta volta.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (198)

30ª volta – Inicie com 5 correntinhas e novamente faremos os bloquinhos como na 28ª volta.

Após as 5 correntes pule um ponto de base e faça 1 ponto alto… em seguida faça duas correntes, pule um ponto de base e novamente 1 ponto alto… ao final teremos um total de 9 bloquinhos em cima do leque.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (199) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (200) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (201) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (202)
Após os bloquinhos, 3 correntes de espaço e siga como anteriormente fazendo as alças.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (203) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (204) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (205)
Nesta volta teremos um total de 9 alças no intervalo entre um leque e outro.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (206)
Nos leques seguintes são sempre iguais…
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (207)
Finalize a volta com ponto baixíssimo na terceira correntinha das 5 que iniciamos esta volta.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (208)
31ª volta – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (209)
 Novamente vamos repetir os passos que já vimos, no primeiro e no ultimo bloquinho faça apenas 2 pontos altos, nos blocos do meio faça 3 pontos alto e em cima de cada ponto alto faça ponto alto também.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (210) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (211) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (212) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (213)

Ao final teremos um total de 35 pontos alto.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (214)

 Novamente 3 correntes e siga prendendo com ponto baixo….

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (217)

Nesta volta ficará com  um total de 8 alças de 3 correntes entre um leque e outro.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (218)
Finalize a volta com ponto baixíssimo no inicio da volta.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (219)

32ª volta – Novamente faremos os bloquinhos, então inicie com 5 correntes, pule um ponto de base e faça ponto alto. Faça duas correntes de espaço, pule um ponto de base e faça ponto alto novamente…

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (220) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (221)
Ao final teremos um total de 17 bloquinhos em cada leque.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (222)
Entre um leque e outro teremos um total de 7 alças de 3 correntes.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (223)
Finalize a volta com ponto baixíssimo na 3ª das 5 correntinhas iniciais.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (224)
33ª volta – Agora vamos começar as modificações. Faça um ponto baixo dentro do primeiro bloquinho, duas correntes para dar altura de 1 ponto alto.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (225) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (226)

Faça mais um ponto alto e duas correntes de espaço, novamente 2 pontos alto dentro do mesmo bloquinho. Vai ficar um leque com apenas 4 pontos alto.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (227) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (228)

Sem fazer nenhuma corrente de espaço, pule um bloquinho e faça outro leque…. siga sempre pulando um bloquinho e fazendo um leque… lembre-se, nesta primeira volta (apenas nesta volta) todos os leques tem apenas 4 pontos alto.. sendo 2 pontos alto, duas correntes e 2 pontos alto.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (229)
Teremos ao final 9 leques

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (230)
Na parte central entre um leque e outro não tem alterações… faça 3 correntes e prenda com ponto baixo…

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (231) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (232)

Ao final teremos 6 alças de 3 correntes.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (233)
Nos leques seguintes repita o passo que já vimos, sempre pulando um bloquinho e sem separações entre os leques.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (234) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (235)
Finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da correntinha inicial
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (236) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (237)
Ande com ponto baixíssimo sobre os pontos alto e faça um ponto baixo no meio do leque e vamos iniciar mais uma volta.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (238)

34ª volta – Faça duas correntes, e agora faremos leques com 6 pontos… sendo que

as duas correntes correspondem ao primeiro ponto alto,
faça mais 2 pontos alto
duas correntes de espaço
3 pontos alto no mesmo espaço.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (239) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (240)

Veja como ficou:

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (241)
Siga fazendo leques e sem espaço entre um leque e outro…

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (242)
Ao final do ultimo leque faça 3 correntinhas e no intervalo entre os leques siga como anteriormente…
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (243)
Ficará com um total de 5 alças de 3 correntes.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (244) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (245)
Finalize a volta com ponto baixíssimo.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (246) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (247)
35ª volta – Novamente ande com ponto baixíssimo em cima dos pontos alto do leque e no centro do leque faça ponto baixo. Suba com duas correntes e repita os mesmos passos da 34ª leque em cima de leque e não tem nenhuma alteração.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (248) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (249)
Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (250)
36ª volta – Novamente ande com ponto baixíssimo e no centro do leque faça ponto baixo, faça o primeiro leque e em seguida vamos fazer aumentos.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (251)
entre um leque e outro faça 1 ponto alto. Veja:
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (252)
Repita sempre entre todos os leques….
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (253) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (254) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (255)
na parte central vai ficar 3 alças de 3 correntes…
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (256) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (257)
Finalize a volta com ponto baixíssimo…
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (258) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (259)
37ª volta –  Igual a 36ª volta… não tem nenhuma modificação, lembre-se de fazer ponto alto em cima de ponto alto entre um leque e outro.
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (260) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (261) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (262)

 Na parte central vai ficar com apenas 2 alças.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (264)
Finalize  a volta com ponto baixíssimo.

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (265)

38ª volta – Inicie a volta como as anteriores e entre um leque e outro faça 2 pontos alto em cima do ponto alto da volta anterior… Esta é a ultima volta do tapete… na parte central faremos diferente…

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (266) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (267) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (269)
Ao fazer o ultimo leque antes da parte central não faça mais correntes de espaço. Faça um ponto alto dentro da primeira alça e sem fazer correntes faça mais um ponto alto na segunda alça. Seguindo sem fazer corrente inicie o leque seguinte. Veja as imagens:
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (271) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (272) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (273) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (274)

Ao finalizar a volta seu tapete estará assim:

Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (275)
Aqui na parte central…
Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (276) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (277) Tapete redondo passo a passo - www.croche.com (278)
O tapete já está bonito e muita gente gosta dele desta forma… mas vamos continuar para fazer os contornos e aplicar a flor.

PARTE 3 – TAPETE REDONDO COM FLOR PRIMAVERA PASSO A PASSO PARTE 3

53 comentários em “Tapete redondo com flor primavera – parte 2

  1. Simplesmente lindo. Repliquei; mais precisei fazer algumas alterações pra adaptar ao meu ponto e ao fio 8. Obrigada por dividir conosco seus conhecimentos.

    1. Muito obrigado pelo carinho em fazer um dos meus trabalhos e retornar para contar que gostou!!!
      Forte abraço, Eliane!

  2. Maravilhosa a sua explicação!Samuel parabéns fiz no fio 8 aumentei 3 carreira pra ficar no tamanho que queria .Amei fazer…

    1. Muito obrigado pelo carinho, Elaine.
      Fico feliz que tenha gostado do passo a passo, feito seu tapete e gostado do resultado.

      Um forte abraço.

  3. Estou fazendo o meu com o barbante 6 e agulha 3, só que ele está ficando com onda. Por que será? Me ajuda.

    1. Oi Nilza, será que seus pontos são muito apertados?
      Se sim, utilize uma agulha 3,5 para alongar mais seus pontos!