Flor brinco de princesa passo a passo | Croche.com.br

Flor brinco de princesa passo a passo

No passo a passo de hoje vamos aprender como confeccionar a flor BRINCO DE PRINCESA, uma florzinha muito linda que utilizaremos como base para confeccionar o tapete oval de mesmo nome. Apesar de rebuscada esta flor é bastante simples, basta um pouquinho de concentração no inicio e logo que pegar o jeito certo de fazer verás que é bastante fácil.

MATERIAIS:

Para fazer esta flor temos sempre que levar em conta a quantidade de flor vamos precisar. Para cada flor utilizaremos 5 correntes, sendo assim sempre vamos fazer números múltiplos de 5 mais 6 correntes para que fique sobrando 3 no final.

Por exemplo, para fazer 6 flores faça as contas assim: 6 flores x 5 correntes = 30 correntes

30 correntes + 6 correntes para virar e sobrar = 36 correntes

Iniciando com 36 correntes teremos um total de 6 flores como na imagem abaixo.

Flor brinco de princesa (34)

Se fossemos fazer 10 flores seriam 10 x 5 = 50+6 = 56

01 – Inicie com 36 correntes, volte na quarta corrente e faça ponto alto.  Veja que das 36 já utilizamos 3 para virar.

brinco-de-princesa Flor brinco de princesa (1) Flor brinco de princesa (2) Flor brinco de princesa (3)

02 – Faça mais 3 pontos altos, contando com as correntinhas que viramos teremos um total de 5 pontos altos.

Flor brinco de princesa (4)

03 – Faça 3 correntes, enrole o barbante na agulha, volte no inicio das correntes que fica no alto do ultimo ponto alto e faça ponto alto, observe as imagens. (Memorize bem este passo, futuramente vamos utilizar este ponto atravessado como alça e quando for fazer as folhas estas 3 correntes ficam logo atrás da flor e também servirá de alça, mas não se preocupe, vou lembrar você quando chegar a hora)

Flor brinco de princesa (5) Flor brinco de princesa (6) Flor brinco de princesa (7)

04 – Após o ponto alto, faça novamente ponto alto mas desta vez na corrente, sendo na mesma corrente que fizera o último ponto alto dos 5 iniciais. (digo 5 porque contamos as correntinhas como sendo 1 ponto alto) Veja que esta correntinha ficou com 3 pontos altos, ainda vamos prender a flor aqui ao completar.

Flor brinco de princesa (8)

05 – Faça 3 correntes e agora utilizando o último ponto alto como alça faça mais 4 pontos altos.

Flor brinco de princesa (9) Flor brinco de princesa (10)

06 – Veja que estou apontando o 5º ponto alto com a agulha, logo após trabalhar os 4 pontos altos do passo anterior faça então 5 pontos altos utilizando este ponto como alça, para trabalhar melhor vire este ponto de forma que fique na sua frente.

Flor brinco de princesa (11) Flor brinco de princesa (12) Flor brinco de princesa (13)

07 – Agora vamos utilizar aquele ponto alto atravessado (que vimos no passo 3) utilizando-o como alça. Faça 1 ponto alto nele, em seguida faça 1 ponto picô.  Novamente ponto alto e em seguida ponto picô… siga fazendo até completar 5 pontos altos com 4 pontos picôs.

Flor brinco de princesa (14) Flor brinco de princesa (15) Flor brinco de princesa (16)

08 – Após o último ponto alto vamos prender com ponto baixo no pé da flor, ou seja na mesma correntinha que já tem 2 pontos altos, a mesma que vimos no passo número 4. Veja que formou uma florzinha porém oca, na sequência faremos um rococó que vai se encaixar por dentro desta primeira fase da flor.

Flor brinco de princesa (17) Flor brinco de princesa (18)

09 – Após prender com ponto baixo, faça ponto baixo na corrente seguinte e em seguida faça 7 correntinhas.

Flor brinco de princesa (19) Flor brinco de princesa (20)

10 – Enrole o barbante na agulha, volte na terceira correntinha e faça 3 pontos altos no mesmo espaço pegando apenas um dos fios da corretinha, veja que mostrei bem com a agulha na primeira imagem.

Flor brinco de princesa (21) Flor brinco de princesa (22)

11 – Na correntinha seguinte e novamente pegando apenas um dos fios faça novamente 3 pontos altos no mesmo espaço… desça por toda a correntinha fazendo 3 pontos altos em cada corrente, mas é importante que faça em apenas um dos fios para que ele forme um rococó. Por isso você vai ver que ele vai se enrolando naturalmente…

Flor brinco de princesa (23) Flor brinco de princesa (24)

12 – Após fazer o último conjuntinho de pontos altos, prenda com ponto baixo ponto baixo do inicio da corrente como mostrei na imagem. Pronto, já temos o necessário para formar uma florzinha.

Flor brinco de princesa (25) Flor brinco de princesa (26)

13 – Pois bem, aqui será o momento se você quiser intercalar as flores e fazer uma de cada cor. Se for fazer isso logo após prender com ponto baixo e sem cortar o barbante, pegue a nova cor e faça mais uma corrente.

Flor brinco de princesa (27) Flor brinco de princesa (28)

14 – Em seguida faça 4 pontos altos na corrente inicial, aproveite para ir prendendo a ponta da nova cor e também a cor inicial, pois assim ao completar a segunda flor basta você passar para o barbante da cor inicial e repetir a terceira flor… Para fazer a segunda flor basta repetir todos os passos anteriores, se precisar reveja do passo número 4 em diante.

Flor brinco de princesa (29) Flor brinco de princesa (30)

15 – Se não quiser intercalar cores de flor, logo após prender com ponto baixo faça uma corrente e em seguida faça 4 pontos altos na corrente inicial e repita todos os passos da primeira flor. Bom, você deve estar achando estranho, mas esta flor precisa ser montada, então logo após os 4 pontos altos se quiser já poderá montar a primeira, eu sempre vou montando para não ficar “embolando”

Flor brinco de princesa (31) Flor brinco de princesa (32)

16 – Veja que a primeira fase da flor, aquela antes do rococó tem um buraco central, pegue o rococó e passe-o dentro buraquinho da flor fazendo com que ele fique formando o miolinho da flor. Para facilitar a passagem desenrole o rococó e após passar arrume-o novamente para que ele fique enroladinho.

Flor brinco de princesa (33) Flor brinco de princesa (34) Flor brinco de princesa (35) Flor brinco de princesa (36)

17 – Veja como fica a base da flor…

Flor brinco de princesa (37)

18 – Desta forma basta ir fazendo flores por toda a corrente inicial até completar 6 flores…

Flor brinco de princesa (38) Flor brinco de princesa (39) Flor brinco de princesa (40) Flor brinco de princesa (41) Flor brinco de princesa (42) Flor brinco de princesa (43) Flor brinco de princesa (44) Flor brinco de princesa (45)

19 – Após a sexta flor teremos então 3 pontos altos como na imagem abaixo. Corte o barbante e amarre bem, corte as sobras.

Flor brinco de princesa (46) Flor brinco de princesa (47) Flor brinco de princesa (48) Flor brinco de princesa (49) Flor brinco de princesa (50) Flor brinco de princesa (51)

Na próxima fazer vamos trabalhar a base das flores.

 Flor brinco de princesa (1)

20 – Agora vamos trabalhar com o barbante na cor verde para fazer as folhas. Prenda com ponto baixo no pé do ultimo ponto alto onde terminamos as flores. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

Flor brinco de princesa (2) Flor brinco de princesa (3)

21 – Siga fazendo ponto alto em todas as correntes da base, veja que iniciamos a flor com 36 correntes e utilizamos 3 para virar, sendo assim sobraram 33 correntes… nesta fase com o verde então teremos na base da flor 33 pontos altos com a cor verde.

Flor brinco de princesa (4) Flor brinco de princesa (5) Flor brinco de princesa (6)

22 – Após o ultimo ponto alto da primeira lateral, faça 6 pontos altos nas 3 correntes que que utilizamos para virar no inicio da flor e que forma o primeiro ponto alto. Em seguida faça então ponto alto encima de ponto alto, mas veja que logo após 3 pontos altos temos uma interrupção porque tem uma flor…

Flor brinco de princesa (7) Flor brinco de princesa (8) Flor brinco de princesa (9)

23 – Veja que atrás da flor tem uma alça com 3 correntes, lembra que você viu esta anotação lá no passo número 4? Faça 2 pontos altos nesta alça.

Flor brinco de princesa (10) Flor brinco de princesa (11)

24 – Em seguida faça novamente 3 pontos altos (ponto alto encima de ponto alto que fica entre uma flor e outra) Novamente 2 pontos altos na alça de correntes que fica atrás da segunda flor…. siga por toda esta lateral e verás que também teremos 33 pontos altos.

Flor brinco de princesa (12) Flor brinco de princesa (13) Flor brinco de princesa (14) Flor brinco de princesa (15)

25 – Ao chegar na ponta da flor, utilize o ultimo ponto alto como alça e faça 6 pontos altos, em seguida finalize a volta com ponto baixíssimo.

Flor brinco de princesa (16)

26 – Após finalizar a volta faremos então as folhas, faça um ponto baixo no primeiro ponto de base e em seguida faça 8 correntes, prenda com ponto baixo no ponto alto seguinte como mostrado na terceira imagem…

Flor brinco de princesa (17) Tapete brinco de princesa passo a passo (214) Flor brinco de princesa (18) Flor brinco de princesa (19) Flor brinco de princesa (20)

27 – Faça novamente 8 correntes e em seguida prenda com ponto baixo no ponto alto seguinte… Se quiser uma flor com folhas de tamanhos intercalados, basta fazer esta segunda corrente com apenas 5 pontos altos… siga fazendo as correntes e prendendo nos pontos altos da base. Escolhi fazer todas as folhas com 8 correntes, mas você pode intercalar que vai ficar muito bonito! Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e amarre, esconda as pontas e corte as sobras.

 Flor brinco de princesa (21)  Flor brinco de princesa (22) Tapete brinco de princesa passo a passo (217) Flor brinco de princesa (23) Flor brinco de princesa (24) Flor brinco de princesa (25)

Pronto! Aqui o resultado, flor brinco de princesa prontinha!

Flor brinco de princesa (27) Flor brinco de princesa (28) Flor brinco de princesa (29)

O avesso da flor fica assim…. uma base pronta para iniciar um tapete oval por exemplo.

Flor brinco de princesa (30) Flor brinco de princesa (31) Flor brinco de princesa (32) Flor brinco de princesa (33) Flor brinco de princesa (34) Flor brinco de princesa (35) Flor brinco de princesa (36) Flor brinco de princesa (37) Flor brinco de princesa (38) Flor brinco de princesa (39) Flor brinco de princesa (40) Flor brinco de princesa (41)

Chegamos ao final deste passo a passo, espero que tenham gostado do resultado!

Até o próximo.

75 comentários em “Flor brinco de princesa passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

        1. Olá Marcia, observe que ela é feita em duas partes e depois encaixada uma dentro da outra… será que é isso que você não está acertando?

          1. Oi acho que e e satamente hai que estou errado.vou tentar. De novo .obrigadu .pela sua atenç

  1. Oi nao estou conseguindo fazer as 6 flores, com as 36 correntinhas. Oq to fazendo de errado? So da pra fazer 5 flores. 😞😞

    1. Oi Gabriela, veja se você está fazendo igual fiz no passo 4, veja que tem um ponto feito no mesmo lugar do anterior… se não fizer assim ao final terá utilizado as 5 correntes que seriam da flor seguinte.

  2. Só me responda uma duvida por favor como faço aquela base verde minha maior dificuldade eras nas flores já fiz as flores flores mais não estou conseguindo fazer aquela base verde

    1. Olá Gislaine, a base verde é feita com pontos altos prendendo na base da flor e depois com correntes prendendo com ponto baixo na carreira verde. Veja do passo 20 em diante!

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.