Flor em crochê para cortina passo a passo | Croche.com.br

Flor em crochê para cortina passo a passo

Esta é a flor utilizada na confecção da cortina de flores. Uma linda flor e bastante fácil de fazer. Nesta passo a passo procurei detalhar bem para que possam entender.

Criação: Desconhecida
Execução: www.croche.com.br

flor-para-cortina

Materiais

Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (1)

01 – Com o fio pink Nº 9427 faça um anel mágico (ou uma argolinha com 5 correntes) e faça 12 pontos alto. Vale lembrar que vamos trabalhar apenas com duas cores, na mesma flor dá pra trabalhar até 4 cores intercalando, neste caso basta arrematar, amarrar o fio da cor seguinte e seguir o Passo a passo.

Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (3) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (4)

02 – Após fechar o círculo com ponto baixíssimo, faça 5 correntes e prenda com ponto alto no ponto alto de base seguinte.

Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (5) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (6)

03 – Faça 2 correntes de intervalo e novamente 1 ponto alto. Siga assim até completar toda a volta. Sempre intercalando com duas correntinhas de intervalo.

Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (7) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (8)
04 – Para fechar, prenda com ponto baixíssimo na terceira correntinha. Corte o fio e arremate.
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (9) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (10) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (11) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (12)
05 – Amarre o fio rosa Nº 9284 no lado esquerdo de um dos 12 intervalos como na imagem a baixo, faça um ponto baixo e mais duas correntinhas. (Faremos isso para que ao final da volta fique exatamente em uma posição melhor para continuar o trabalho, se for trabalhar com cores intercaladas não precisa fazer somente este ponto no lado esquerdo já que ao final da volta teria que arrematar e amarrar um novo fio).
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (13) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (14)
06 – Veja que no intervalo que amarrei o fio fiz apenas 1 ponto baixo e duas correntes para dar altura e no intervalo seguinte 3 pontos alto. Nos próximos intervalos faça 3 pontos alto até completar a volta.
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (15) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (16)
07 – Chegando no intervalo inicial, faça 2 pontos alto e prenda com ponto baixíssimo na segunda correntinha fechando então a volta.
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (17) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (18)
08 – Fala duas correntes e 1 ponto alto no mesmo ponto de base
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (19) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (20)
09 – No primeiro ponto alto (dos 3) do intervalo seguinte, faça 2 pontos alto, veja a imagem abaixo:
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (21)
10 – Faça 5 correntes, pule um ponto de base (sempre o ponto do meio dos 3 de cada intervalo) e novamente 2 pontos alto.
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (22) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (23)
11 – Veja que vamos repetir sempre 4 pontos alto em apenas 2 pontos de base, sendo o ultimo de um intervalo e o primeiro do outro, veja:
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (24) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (25)
12 – Ao final, prenda com ponto baixíssimo no alto da correntinha inicial.
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (26) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (27)
13 – Agora faça 1 ponto baixo pegando entre os 4 pontos alto da volta anterior como na imagem abaixo:
 Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (28)
14 – Após fazer o ponto baixo do passo anterior, trabalhe 5 pontos na alça, faça 1 ponto picô e mais 5 pontos alto. Em seguida prenda com ponto baixo novamente entre os 4 pontos alto da volta anterior. Repita os mesmo passos até completar toda a volta formando as 12 pétalas. Veja a sequência de imagens:
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (29) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (30) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (31) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (32) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (33) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (34) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (35)
15 – No final corte o fio e arremate. Sua flor ficou pronta! Agora vamos ver como unir as flores?
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (36) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (37) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (38) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (39)
16 – A flor a ser unida é presa na ultima volta através do ponto picô. Então faça 5 pontos alto na argola e na hora de executar o ponto picô faça apenas uma corrente, prenda com ponto baixo no ponto picô da primeira flor e em seguida prenda com ponto baixo no local que se prenderia o ponto picô, veja nas imagens abaixo:
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (58) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (59) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (60) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (61) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (63) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (64) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (65)
17 –  Em seguida complete a pétala.
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (66)
18 – Assim ficam as pétalas unidas.
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (38) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (67) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (68)
Vejam um exemplo de como fica a cortina, esta abaixo foi confeccionada pela artesã Janaina Pitas
DSC020781-200x150 IMG_4800
Aqui um exemplo de como eu fiz a montagem de uma cortina
Viram que surpreendente o resultado? Espero que tenham conseguido fazer. Caso tenha alguma dificuldade pode deixar uma mensagem ou enviar um e-mail para: crochetapetes@gmail.com

73 comentários em “Flor em crochê para cortina passo a passo

  1. AMEI. QUERO FAZER PARA A MINHA BIBLIOBRINQUEDOTECA – PROJETO DE LEITURA FILANTRÓPICO EM UMA COMUNIDADE CARENTE – VARJÃO/DF