Flor em crochê para cortina passo a passo

Esta é a flor utilizada na confecção da cortina de flores. Uma linda flor e bastante fácil de fazer. Nesta passo a passo procurei detalhar bem para que possam entender.

Criação: Desconhecida
Execução: www.croche.com.br

flor-para-cortina

Materiais

Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (1)

01 – Com o fio pink Nº 9427 faça um anel mágico (ou uma argolinha com 5 correntes) e faça 12 pontos alto. Vale lembrar que vamos trabalhar apenas com duas cores, na mesma flor dá pra trabalhar até 4 cores intercalando, neste caso basta arrematar, amarrar o fio da cor seguinte e seguir o Passo a passo.

Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (3) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (4)

02 – Após fechar o círculo com ponto baixíssimo, faça 5 correntes e prenda com ponto alto no ponto alto de base seguinte.

Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (5) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (6)

03 – Faça 2 correntes de intervalo e novamente 1 ponto alto. Siga assim até completar toda a volta. Sempre intercalando com duas correntinhas de intervalo.

Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (7) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (8)
04 – Para fechar, prenda com ponto baixíssimo na terceira correntinha. Corte o fio e arremate.
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (9) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (10) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (11) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (12)
05 – Amarre o fio rosa Nº 9284 no lado esquerdo de um dos 12 intervalos como na imagem a baixo, faça um ponto baixo e mais duas correntinhas. (Faremos isso para que ao final da volta fique exatamente em uma posição melhor para continuar o trabalho, se for trabalhar com cores intercaladas não precisa fazer somente este ponto no lado esquerdo já que ao final da volta teria que arrematar e amarrar um novo fio).
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (13) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (14)
06 – Veja que no intervalo que amarrei o fio fiz apenas 1 ponto baixo e duas correntes para dar altura e no intervalo seguinte 3 pontos alto. Nos próximos intervalos faça 3 pontos alto até completar a volta.
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (15) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (16)
07 – Chegando no intervalo inicial, faça 2 pontos alto e prenda com ponto baixíssimo na segunda correntinha fechando então a volta.
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (17) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (18)
08 – Fala duas correntes e 1 ponto alto no mesmo ponto de base
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (19) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (20)
09 – No primeiro ponto alto (dos 3) do intervalo seguinte, faça 2 pontos alto, veja a imagem abaixo:
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (21)
10 – Faça 5 correntes, pule um ponto de base (sempre o ponto do meio dos 3 de cada intervalo) e novamente 2 pontos alto.
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (22) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (23)
11 – Veja que vamos repetir sempre 4 pontos alto em apenas 2 pontos de base, sendo o ultimo de um intervalo e o primeiro do outro, veja:
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (24) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (25)
12 – Ao final, prenda com ponto baixíssimo no alto da correntinha inicial.
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (26) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (27)
13 – Agora faça 1 ponto baixo pegando entre os 4 pontos alto da volta anterior como na imagem abaixo:
 Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (28)
14 – Após fazer o ponto baixo do passo anterior, trabalhe 5 pontos na alça, faça 1 ponto picô e mais 5 pontos alto. Em seguida prenda com ponto baixo novamente entre os 4 pontos alto da volta anterior. Repita os mesmo passos até completar toda a volta formando as 12 pétalas. Veja a sequência de imagens:
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (29) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (30) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (31) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (32) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (33) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (34) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (35)
15 – No final corte o fio e arremate. Sua flor ficou pronta! Agora vamos ver como unir as flores?
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (36) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (37) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (38) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (39)
16 – A flor a ser unida é presa na ultima volta através do ponto picô. Então faça 5 pontos alto na argola e na hora de executar o ponto picô faça apenas uma corrente, prenda com ponto baixo no ponto picô da primeira flor e em seguida prenda com ponto baixo no local que se prenderia o ponto picô, veja nas imagens abaixo:
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (58) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (59) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (60) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (61) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (63) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (64) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (65)
17 –  Em seguida complete a pétala.
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (66)
18 – Assim ficam as pétalas unidas.
Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (38) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (67) Flor para cortina e manta - www.croche.cpm (68)
Vejam um exemplo de como fica a cortina, esta abaixo foi confeccionada pela artesã Janaina Pitas
DSC020781-200x150 IMG_4800
Aqui um exemplo de como eu fiz a montagem de uma cortina
Viram que surpreendente o resultado? Espero que tenham conseguido fazer. Caso tenha alguma dificuldade pode deixar uma mensagem ou enviar um e-mail para: crochetapetes@gmail.com

71 comentários em “Flor em crochê para cortina passo a passo

  1. Olá uma cliente pediu o orçamento para a cortina de flores e não estou conseguindo fazer o calculo por se tratar de uma confecção diferente. Podem me ajudar? comprimento 2,30m. usarei o barbante Barroco Multicolor ( que vocês indicaram na postagem).

    1. Oi Dankielli, neste caso veja quantas flores você vai gastar.
      Veja quanto você cobraria em uma flor (faça flores com um novelo para saber quantas dá para fazer, divida o valor do novelo pela quantidade de flores e terá o valor de custo de cada flor) Adicione o valor de sua mão de obra em uma flor e calcule em todas as que foram feitas com o mesmo novelo e então ter uma base de quanto vai cobrar.

      Sabendo o valor a ser cobrado por uma flor você vai conseguir calcular melhor o valor final do trabalho… claro que você pode ajustar o valor final para não perder a cliente :)

  2. eu amei achar o seu site com as flores, mas eu tenho uma queixa… gosto de copiar para o meu computador, porque já aconteceu de depois de algum tempo eu tentar acessar algum site e não conseguir, ou o site não existe mais, então tento copiar e colar a imagem ou então em Word para poder guardar. Não consegui de jeito nenhum, se eu quiser fazer a flor, tenho que toda vez vir aqui, se por algum motivo o seu site fechar, não terei mais como fazer… não sei se vc fez de propósito para se resguardar, mas já que vc se dispôs a ensinar, não sei, não entendo direito… as imagens talvez eu consiga, mas a explicação não consegui… enfim, vou tentar aprender e talvez eu consiga não esquecer as explicaçoes….rsrsrs mas obrigada por postar, amei todas as flores, uma mais linda que a outra, mas essa para cortinas eu realmente estava procurando..rsrs abraços

    1. Olá Nailza, muito obrigado pelo carinho e fico feliz que tenha gostado das postagens. Sim, o site é bloqueado para cópias para resguardar o conteúdo de outros maliciosos mas os arquivos para impressão você pode adquirir em http://www.croche.com.br/loja por um valor simbólico (a partir de R$1,00) e o valor ajuda manter este site funcionando :)

      Forte abraço e tudo de bom sempre!

  3. Lindos trabalhos de crochè sou apaixonada,vou tentar fazer uma blusa.Obrigada por colocar à disposição tanta coisa boa.Bejs.

    1. Oi Miriam, seus pontos devem ser maiores… Se estiver utilizando agulha maior também fica maior, mas basta ajustar o tamanho da cortina com a quantidade de flores necessárias para o local que vai usar!

  4. Ola,boa noite!!!

    Adorei conhecer seu blog!tudo muito bem explicado e imagens otimas,ja fiz algumas pecas das corujinhas e agora estou fazendo esta flor para a cortina,mas tenho uma duvida:como prendo a cortina no varao ou trilho depois de pronta?
    Te sigo no facebook e insta tbm.

    Grata
    Abracos
    Ana.

    1. Oi Ana Paula, seja sempre muito bem vinda e fico feliz por sua mensagem! Para pendurar basta passar o varão por dentro das pétalas das flores que ficam na extremidade da cortina! :)

  5. Copiei a flor para a cortina….amei o passo a passo mega bem explicado. Em breve cortina pronta. Beijos a todos !!!

  6. Olá, gostaria de saber qual a largura da cortina pink com o multicolor e qtos rolos de barbante vc usou.
    Obrigada

    1. Olá Sonia, como mencionei lá na postagem, a cortina pink foi confeccionada pela artesã Janaina Pitas e não sei dizer a metragem. Se levar em conta o tamanho da flor que tem em média 12cm imagino que a cortina tenha de 96cm a 100cm.

      Fiz uma um pouquinho mais larga que esta, aquela com vários tons que está ao lado… Gastei um novelo de 200g de cada cor… como fiz bem misturado não cheguei a gastar todo o fio de cada novelo.

  7. Parabéns!!!!
    Amei seu trabalho. Obrigada por compartilhar.
    Estou fazendo as flores. Porém minha flor tem 11cm, será que não está muito pequena
    Segui direitinho as instruções. Estou usando linha Anne, será que vai ficar bom?
    psi.luciene@gmail.com é o meu contato
    Agradeço atenção,
    Luciene.

  8. Olá, quero fazer essa cortina na cor branca…pode me dizer que n°de barbante devo usar ou que fio? Obrigada!!!

  9. Quantas flores para fazer a cortina? e posso fazer as flores separadas e depois de prontas uni-las?

    1. Olá Andréa, o tamanho da flor depende do tamanho do seu ponto e a quantidade de flores depende do tamanho da cortina que você precisa. Pode sim fazer as flores e unir depois, porém além de ser mais difícil as emendas vão ficar aparecendo o que acaba desvalorizando seu trabalho.

  10. Oi. Boa noite Tentei fazer a primeira flor p cortina, mais acho que nao saiu muito certa, ela nao ficou igual a modelo, ficou enrugada, com as pétalas um pouco pra cima, nao sei onde errei, fiz como modelo, onde errei?

    1. Olá Sandra, sem ver a imagem fica difícil saber onde errou, espero que tenha utilizado os materiais e agulha na mesma numeração. Se utilizou veja se seus pontos não estão muito soltos. Grata

  11. oi amei essa cortina quantos novelos vc usou de cada cor pra confeccionar ela toda quero fazer uma igual obrigada

      1. Muito lindaa!!! Na foto q vc deixou como exemplo com as flores em amarelo, quais foram as cores utilizadas? Parabéns pelo trabalho!! :)

        1. Utilizei dois tons de marrom liso sendo o mais escuro no miolinho da flor e o mais claro na terceira etapa, o barroco 9900 na segunda etapa e barroco 9368 (amarelo) para concluir a flor.

    1. Oi Fabiana, nunca fiz para este tamanho mas é fácil calcular e depende do tamanho do seu ponto. Faça uma flor e veja o tamanho que fica se ficar com 20cm por exemplo saberá que 10 flores na parte de cima ocuparia o comprimento de 2 metros.
      Depende também se você vai querer a cortina mais fechada ou com flores apenas na lateral. Sabendo a quantidade que vai utilizar encima você desenha no papel a quantidade da parte de cima e vai preenchendo o formato que você quer para saber a quantidade exata.
      Eu desenho círculos para representar cada flor e meio circulo para representar o local da meia flor.

  12. Olá, Parabéns pelo trabalho…

    estou fazendo as flores para a cortina, mas estou na dúvida como fazer a flor pela metade para colocar nas laterais, espero sua ajuda…

    obrigada!!!

  13. Parabéns pelo belíssimo trabalho e obrigada pela generosidade em compartilhar seus conhecimentos. As explicações juntamente com as ilustrações não dão margem ao erro.

  14. Adorei o pap da flor para cortina, estava procurando, pretendo fazer pra mim. Parabéns, muito bem explicado e obrigada por compartilhar seu conhecimento.

  15. Muito lindo os trabalho e bem explicado estou aprendendo , e estou amando fazer trabalhos , e melhor quando vejo no passo a passo . Parabens ótimo trabalho