Sousplat modelo russo – Parte 1 | Croche.com.br

Sousplat modelo russo – Parte 1

Agora o modelo russo também na mesa! Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar o SOUSPLAT modelo RUSSO. Já temos aqui no blog passo a passo de alguns modelos de tapete russo e você pode conferir AQUI. Eles são encantadores por serem bem detalhados apesar de trabalhar com uma única cor.

Este Sousplat confeccionado com fio Duna da Círculo S/A mede 45 cm de diâmetro, mas se você preferir ele ainda menor utilize o fio Anne.

ATENÇÃO: Não autorizo PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.

MATERIAIS

Veja abaixo imagens do trabalho pronto, um diferencial é o centro do trabalho liso para acomodar bem o prato. Na segunda imagem um detalhe feito com o fio Duna brilho prata.

Sousplat - O blog do crochê (1) Sousplat - O blog do crochê (4) Sousplat - O blog do crochê (5)

ATENÇÃO – Nas imagens do passo a passo estou utilizando outro tipo de fio e agulha  para facilitar a visualização dos pontos. O trabalho acima foi feito com os materiais citados na lista.

01 – Inicie com um anel mágico (PASSO A PASSO DO ANEL MÁGICO AQUI) prenda com ponto baixo e faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 15 pontos altos, puxe a ponta do fio para fechar o anel mágico e finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente. Teremos um total de 16 pontos altos contando com as correntes iniciais.

Sousplat - O blog do crochê (7) Sousplat - O blog do crochê (8) Sousplat - O blog do crochê (9) Sousplat - O blog do crochê (10) Sousplat - O blog do crochê (11)

2 – 2ª volta – Faça 3 correntes e faça ponto alto no mesmo ponto de base, em seguida faça 2 pontos altos em cada ponto de base por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo e teremos um total de  32 pontos altos.

Sousplat - O blog do crochê (12) Sousplat - O blog do crochê (13) Sousplat - O blog do crochê (14) Sousplat - O blog do crochê (15) Sousplat - O blog do crochê (16)

3 – 3ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto no mesmo ponto de base.

Sousplat - O blog do crochê (17) Sousplat - O blog do crochê (18)

4 – No ponto seguinte não tem aumento, faça apenas 1 ponto alto, no terceiro ponto de base faça 2 pontos altos, veja que ele coincide com o primeiro ponto alto do segundo aumento da volta anterior. Em seguida mais um ponto sem aumento e no ponto seguinte faça aumento novamente… ou seja, teremos sempre 1 ponto alto entre um aumento e outro por toda a volta… finalize com ponto baixíssimo.

Sousplat - O blog do crochê (19) Sousplat - O blog do crochê (20) Sousplat - O blog do crochê (21) Sousplat - O blog do crochê (22) Sousplat - O blog do crochê (23) Sousplat - O blog do crochê (24) Sousplat - O blog do crochê (25)

5 – 4ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais um ponto alto no mesmo ponto de base, siga com 2 pontos altos sem aumento e então faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base no 4º ponto de base, veja que indiquei com a agulha que sempre os aumentos vão coincidir com o primeiro ponto de aumento que foi feito na volta anterior… será assim nas voltas seguinte.

Sousplat - O blog do crochê (26) Sousplat - O blog do crochê (27) Sousplat - O blog do crochê (28) Sousplat - O blog do crochê (29) Sousplat - O blog do crochê (30)

6 – Observe que entre um aumento e outro teremos 2 pontos de espaço (2 pontos altos sem aumento) Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Sousplat - O blog do crochê (31) Sousplat - O blog do crochê (32)

7 – 5ª volta – Inicie com 3 correntes e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Siga fazendo como na volta anterior, nesta volta entre um aumento e outro teremos 3 pontos altos de espaço.

Sousplat - O blog do crochê (33) Sousplat - O blog do crochê (34) Sousplat - O blog do crochê (35) Sousplat - O blog do crochê (36) Sousplat - O blog do crochê (37) Sousplat - O blog do crochê (38) Sousplat - O blog do crochê (39)

8 – 6ª volta – Faça como as anteriores e entre um aumento e outro teremos 4 pontos de espaço.

Sousplat - O blog do crochê (40) Sousplat - O blog do crochê (41) Sousplat - O blog do crochê (42) Sousplat - O blog do crochê (43) Sousplat - O blog do crochê (44) Sousplat - O blog do crochê (45) Sousplat - O blog do crochê (46) Sousplat - O blog do crochê (47)

9 – 7ª volta – Faça como as anteriores e entre um aumento e outro teremos 5 pontos de espaço.

Sousplat - O blog do crochê (48) Sousplat - O blog do crochê (49) Sousplat - O blog do crochê (50) Sousplat - O blog do crochê (51) Sousplat - O blog do crochê (52) Sousplat - O blog do crochê (53)

10 – 8ª volta – Faça como as anteriores e entre um aumento e outro teremos 6 pontos de espaço.

Sousplat - O blog do crochê (54) Sousplat - O blog do crochê (55) Sousplat - O blog do crochê (56) Sousplat - O blog do crochê (57) Sousplat - O blog do crochê (58)

11 – 9ª volta – Nesta volta não tem aumentos, faça ponto alto em cima de ponto alto por toda a volta.

Sousplat - O blog do crochê (59) Sousplat - O blog do crochê (60) Sousplat - O blog do crochê (61) Sousplat - O blog do crochê (62)

12 –  10ª volta – Nesta volta faremos 7 aumentos de pontos, para que fiquem bem distribuídos faça pule 17 pontos de espaço entre um aumento e outro, sendo que em dois destes espaços pule 18 pontos. Sua peça deverá terminar com 135 pontos altos. (Se fizer diferente, maior ou menor… a última volta precisa ter o número de pontos múltiplo de 9) 

Sousplat - O blog do crochê (63)

13 – 11ª volta – Após finalizar a volta anterior com ponto baixíssimo faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo,  faça 4 pontos baixos nos pontos seguintes… veja que a corrente inicial ficou deitadinha porém é nela que vamos finalizar a volta.

sousplat (1) sousplat (2)

14 – Faça 13 correntes, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo formando a primeira alça.

sousplat (3)Sousplat - O blog do crochê (64)

15 – Faça mais 5 pontos baixos (contando com o que fizemos para prender a alça teremos um total de 6 pontos baixos) Em seguida faça novamente 13 correntes, pule 3 pontos de base e siga com 6 pontos baixos… siga por toda a volta… Vamos ver como finalizar a volta?

Sousplat - O blog do crochê (65) Sousplat - O blog do crochê (66) Sousplat - O blog do crochê (67) Sousplat - O blog do crochê (68) Sousplat - O blog do crochê (69) Sousplat - O blog do crochê (70)

16 – Veja que a última alça é presa no único ponto que sobrou ao pular 3 pontos de base, o ponto seguinte é o que fizemos uma corrente para iniciar a volta, finalize com ponto baixíssimo na corrente e teremos um total de 15 alças como na terceira imagem.

Sousplat - O blog do crochê (71) Sousplat - O blog do crochê (72) Sousplat - O blog do crochê (73)

17 – Após finalizar a volta anterior com ponto baixíssimo faça mais um ponto baixíssimo e depois faça 2 pontos baixos, observe que vai sobrar 1 ponto de base vazio

Sousplat - O blog do crochê (74)

18 – Na alça de 13 correntes faça 21 pontos altos, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo.

Sousplat - O blog do crochê (75) Sousplat - O blog do crochê (76) Sousplat - O blog do crochê (77)  Sousplat - O blog do crochê (79)

19 – Faça mais 1 ponto baixo, veja que sobra 1 ponto de base vazio… Trabalhe 21 pontos altos na próxima alça… Entre uma alça e outra ficará com apenas 2 pontos baixos.

Sousplat - O blog do crochê (80) Sousplat - O blog do crochê (81) Sousplat - O blog do crochê (82)  Sousplat - O blog do crochê (83)

20 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

 Sousplat - O blog do crochê passo a passo (1) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (2)

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, para continuar o trabalho siga o link disponível abaixo!

167 comentários em “Sousplat modelo russo – Parte 1

  1. Bom dia pode me tirar uma dúvida?
    Minha cliente quer esse modelo mas. Para ser centro de mesa e três toalhinhas menores qual medida ideal pra fazer? No caso só diminuiria as carreiras centrais

    1. Oi, Sara! Para seguir o mesmo passo a passo e ficar menor utilize fio mais fino como Anne pro exemplo.
      Se diminuir as carreiras centrais vai precisar adaptar o acabamento.

  2. grata pelo compartilhamento. eu estava fazendo muitos aumentos, e a peça ficando como um chapéu….rsrs.

    gratíssima

  3. Adorei este trabalho. Já fiz o tapete oval, agora, com certeza farei este souplast. Obrigado por compartilhar conosco. Não sou profissional, faço por hobby mesmo. Adoroooo croche.