Sousplat modelo russo – Parte 1

Agora o modelo russo também na mesa! Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar o SOUSPLAT modelo RUSSO. Já temos aqui no blog passo a passo de alguns modelos de tapete russo e você pode conferir AQUI. Eles são encantadores por serem bem detalhados apesar de trabalhar com uma única cor.

Este Sousplat confeccionado com fio Duna da Círculo S/A mede 45 cm de diâmetro, mas se você preferir ele ainda menor utilize o fio Anne.

ATENÇÃO: Não autorizo PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.

MATERIAIS

Veja abaixo imagens do trabalho pronto, um diferencial é o centro do trabalho liso para acomodar bem o prato. Na segunda imagem um detalhe feito com o fio Duna brilho prata.

Sousplat - O blog do crochê (1) Sousplat - O blog do crochê (4) Sousplat - O blog do crochê (5)

ATENÇÃO – Nas imagens do passo a passo estou utilizando outro tipo de fio e agulha  para facilitar a visualização dos pontos. O trabalho acima foi feito com os materiais citados na lista.

01 – Inicie com um anel mágico (PASSO A PASSO DO ANEL MÁGICO AQUI) prenda com ponto baixo e faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 15 pontos altos, puxe a ponta do fio para fechar o anel mágico e finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente. Teremos um total de 16 pontos altos contando com as correntes iniciais.

Sousplat - O blog do crochê (7) Sousplat - O blog do crochê (8) Sousplat - O blog do crochê (9) Sousplat - O blog do crochê (10) Sousplat - O blog do crochê (11)

2 – 2ª volta – Faça 3 correntes e faça ponto alto no mesmo ponto de base, em seguida faça 2 pontos altos em cada ponto de base por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo e teremos um total de  32 pontos altos.

Sousplat - O blog do crochê (12) Sousplat - O blog do crochê (13) Sousplat - O blog do crochê (14) Sousplat - O blog do crochê (15) Sousplat - O blog do crochê (16)

3 – 3ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto no mesmo ponto de base.

Sousplat - O blog do crochê (17) Sousplat - O blog do crochê (18)

4 – No ponto seguinte não tem aumento, faça apenas 1 ponto alto, no terceiro ponto de base faça 2 pontos altos, veja que ele coincide com o primeiro ponto alto do segundo aumento da volta anterior. Em seguida mais um ponto sem aumento e no ponto seguinte faça aumento novamente… ou seja, teremos sempre 1 ponto alto entre um aumento e outro por toda a volta… finalize com ponto baixíssimo.

Sousplat - O blog do crochê (19) Sousplat - O blog do crochê (20) Sousplat - O blog do crochê (21) Sousplat - O blog do crochê (22) Sousplat - O blog do crochê (23) Sousplat - O blog do crochê (24) Sousplat - O blog do crochê (25)

5 – 4ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais um ponto alto no mesmo ponto de base, siga com 2 pontos altos sem aumento e então faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base no 4º ponto de base, veja que indiquei com a agulha que sempre os aumentos vão coincidir com o primeiro ponto de aumento que foi feito na volta anterior… será assim nas voltas seguinte.

Sousplat - O blog do crochê (26) Sousplat - O blog do crochê (27) Sousplat - O blog do crochê (28) Sousplat - O blog do crochê (29) Sousplat - O blog do crochê (30)

6 – Observe que entre um aumento e outro teremos 2 pontos de espaço (2 pontos altos sem aumento) Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Sousplat - O blog do crochê (31) Sousplat - O blog do crochê (32)

7 – 5ª volta – Inicie com 3 correntes e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Siga fazendo como na volta anterior, nesta volta entre um aumento e outro teremos 3 pontos altos de espaço.

Sousplat - O blog do crochê (33) Sousplat - O blog do crochê (34) Sousplat - O blog do crochê (35) Sousplat - O blog do crochê (36) Sousplat - O blog do crochê (37) Sousplat - O blog do crochê (38) Sousplat - O blog do crochê (39)

8 – 6ª volta – Faça como as anteriores e entre um aumento e outro teremos 4 pontos de espaço.

Sousplat - O blog do crochê (40) Sousplat - O blog do crochê (41) Sousplat - O blog do crochê (42) Sousplat - O blog do crochê (43) Sousplat - O blog do crochê (44) Sousplat - O blog do crochê (45) Sousplat - O blog do crochê (46) Sousplat - O blog do crochê (47)

9 – 7ª volta – Faça como as anteriores e entre um aumento e outro teremos 5 pontos de espaço.

Sousplat - O blog do crochê (48) Sousplat - O blog do crochê (49) Sousplat - O blog do crochê (50) Sousplat - O blog do crochê (51) Sousplat - O blog do crochê (52) Sousplat - O blog do crochê (53)

10 – 8ª volta – Faça como as anteriores e entre um aumento e outro teremos 6 pontos de espaço.

Sousplat - O blog do crochê (54) Sousplat - O blog do crochê (55) Sousplat - O blog do crochê (56) Sousplat - O blog do crochê (57) Sousplat - O blog do crochê (58)

11 – 9ª volta – Nesta volta não tem aumentos, faça ponto alto em cima de ponto alto por toda a volta.

Sousplat - O blog do crochê (59) Sousplat - O blog do crochê (60) Sousplat - O blog do crochê (61) Sousplat - O blog do crochê (62)

12 –  10ª volta – Nesta volta faremos 7 aumentos de pontos, para que fiquem bem distribuídos faça pule 17 pontos de espaço entre um aumento e outro, sendo que em dois destes espaços pule 18 pontos. Sua peça deverá terminar com 135 pontos altos. (Se fizer diferente, maior ou menor… a última volta precisa ter o número de pontos múltiplo de 9) 

Sousplat - O blog do crochê (63)

13 – 11ª volta – Após finalizar a volta anterior com ponto baixíssimo faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo,  faça 4 pontos baixos nos pontos seguintes… veja que a corrente inicial ficou deitadinha porém é nela que vamos finalizar a volta.

sousplat (1) sousplat (2)

14 – Faça 13 correntes, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo formando a primeira alça.

sousplat (3)Sousplat - O blog do crochê (64)

15 – Faça mais 5 pontos baixos (contando com o que fizemos para prender a alça teremos um total de 6 pontos baixos) Em seguida faça novamente 13 correntes, pule 3 pontos de base e siga com 6 pontos baixos… siga por toda a volta… Vamos ver como finalizar a volta?

Sousplat - O blog do crochê (65) Sousplat - O blog do crochê (66) Sousplat - O blog do crochê (67) Sousplat - O blog do crochê (68) Sousplat - O blog do crochê (69) Sousplat - O blog do crochê (70)

16 – Veja que a última alça é presa no único ponto que sobrou ao pular 3 pontos de base, o ponto seguinte é o que fizemos uma corrente para iniciar a volta, finalize com ponto baixíssimo na corrente e teremos um total de 15 alças como na terceira imagem.

Sousplat - O blog do crochê (71) Sousplat - O blog do crochê (72) Sousplat - O blog do crochê (73)

17 – Após finalizar a volta anterior com ponto baixíssimo faça mais um ponto baixíssimo e depois faça 2 pontos baixos, observe que vai sobrar 1 ponto de base vazio

Sousplat - O blog do crochê (74)

18 – Na alça de 13 correntes faça 21 pontos altos, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo.

Sousplat - O blog do crochê (75) Sousplat - O blog do crochê (76) Sousplat - O blog do crochê (77)  Sousplat - O blog do crochê (79)

19 – Faça mais 1 ponto baixo, veja que sobra 1 ponto de base vazio… Trabalhe 21 pontos altos na próxima alça… Entre uma alça e outra ficará com apenas 2 pontos baixos.

Sousplat - O blog do crochê (80) Sousplat - O blog do crochê (81) Sousplat - O blog do crochê (82)  Sousplat - O blog do crochê (83)

20 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

 Sousplat - O blog do crochê passo a passo (1) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (2)

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, para continuar o trabalho siga o link disponível abaixo!

128 comentários em “Sousplat modelo russo – Parte 1

  1. Agradeço a preocupação desse site em nos proporcionar modelos e passo a passo tão lindos e fáceis de fazer. Lindo Souplast e consegui fazer perfeitamente. Obrigada

  2. Bom dia
    Não estou conseguindo imprimir o passos do souplast croche russo, o passo 1 e 2
    poderiam me envia por email.
    Se for atendida agradeço

  3. Tem alguma coisa errada que não está certa. Você podeira me dizer quantos pontos tem a nona carreira? Porque na décima carreira não está saindo 135 pontos e sim 120 já desmanchei 3 vezes.

    1. Oi Magda, na 9ª volta tem 128 pontos, na 10 volta precisa fazer mais 7 aumentos como descrito no passo nº 12 e assim teremos um total de 135 pontos na 10ª volta.

      Se na nona volta não tem 128 pontos algo está errado em alguma das voltas anteriores… Acontece de esquecermos algum aumento ou colocar aumento a mais então vale a pena dar uma conferida :)

      Ah, este trabalho participou de um concurso e muita gente fez ele sem problemas. Grande beijo minha querida!!!

      1. Obrigadaaa, dei uma largada de mão kkkk estou voltando hoje com mais calma. Hoje contando os pontos vi que errei já na primeira volta 😂 mas não desisti, volto pra te falar.

  4. Difícil ver um trabalho tao lindo assim. Beleza e sofisticação no desempenho e, isso estimula a confecção das suas peças, mesmo pra quem ainda tem dificuldades. Parabéns pela iniciativa de compartilhar seus trabalhos! O meu sousplat ficou lindo. Obrigada!

    1. Obrigado pelo carinho e por suas palavras Maria de Fátima!
      Fico feliz que tenha gostado do resultado e espero que faça muitos outros trabalhos aqui do blog :)

  5. Nunca consegui fazer crochê.qdo fazia a primeira florzinha, ela emborcava.ñ sei porquê.mas vendo agora como faz,aprendí.Adorei.Obrigada.

  6. Amo demais os trabalhos russos.
    Você, expert em crochê. poderia nos
    trazer mais modelos de sousplat adaptados
    de tapetes ou napperon!
    Fica minha idéia!

    1. Olá Nathalia, infelizmente não tem gráfico deste modelo. Criei exclusivamente para o site e não fiz o gráfico :(

  7. Eu posso fazer estas peças com outras linhas, pois não tenho muito acesso a linha duna? Estou encantada com o crochê russo.

    1. Oi Flávia, pode fazer sim!
      Como pode notar no passo a passo utilizei fio número 6 mas fica grande. Então pode utilizar barbante ou fio número 4 que vai ficar com tamanho legal.
      Forte abraço.

    1. Olá Ana, utilizei fio maxcolor nº 6 cor 8212 – Se for utilizar fio Duna a cor equivalente é a 8799

  8. Mais uma pergunta…
    O Barroco nº 4 equivale ao Duna ou o trabalho vai ficar muito maior? Fica delicado? O Duna rende pouco pelo preço… Obrigada!

  9. Fiz com fio 60 (bem fininho mesmo!) e agulha 0,75. Ficou liiiindo! Muito delicado, com 15cm de diâmetro. Meus parabéns e obrigada por compartilhar este lindo trabalho conosco, Samuel.

  10. Samuel…esse sousplat e lindo, porém eu estou com um sério problema.. .o meu está embabadando..me ajuda por favor!
    Barbante 8 com agulha 3.5mm
    Na carreira número 7 começa a embabadar!

    1. Eu sou canhota e quando fiz o meu saiu perfeitamente, na minha tia que é destra não está dando certo.
      Só corrigindo, estamos usando barroco 6 e agulha 3.5mm

      1. Oi Claudia, as vezes a diferença entre tamanho de pontos pode causar isso. Veja se os pontos da sua tia não são mais apertados, se sim utilize uma agulha com numeração maior… a 4 por exemplo.

        1. Primeiramento Samuel do céu, obrigada por compartilhar. Ta divino.
          Claudia, tbm sou novata e meu tbm embabadou horrores. Depois de fazer e desmanchar mil vezes eu comecei a dar mais intervalos entre um aumento e outro.
          Tomara q te ajude.

    2. Oi Claudia, com fio 8 ele ficará enorme e vai servir como tapete!
      Mesmo assim siga o trabalho até completar duas voltas após os arcos para ver se o problema ainda persiste.

  11. Olá Samuel! Bom dia. Parabéns pelo seu trabalho!!!
    Gostaria de saber o número dessa cor cinza/chumbo! Adorei ela.

    Obrigada!

  12. Excelente explicação!! Estão de parabéns!!! Ficou lindo o q eu fiz e em dois dias. 😍😘👏👏

  13. Olá Samuel, gostaria de saber se tem esse passo a passo para eu salvar, fica mais fácil executar o trabalho.

    1. Oi Pâmela, fica com 45cm de diâmetro se utilizar fio Duna… Pode variar dependendo da altura dos pontos de cada pessoa.

  14. Boa tarde Samuel! Vou tentar fazer o sousplat Russo. Mando foto quando acabar> Obrigada!

  15. Olá Samuel, lindíssimo esse modelo de suplat. Também estou fazendo e está ficando embabado. Estou usando a agulha de 2mm, ja que nao tenho e nao acho a de 2,5 e estou utilizando a linha Anne para agulha de 1.75mm, 100% algodão. Será q isso interfere?! Abraços querido…

    1. Esqueci de informar que estou na 6°curva e os pontos estão casando certinho com os intervalos como informou.

      1. Faça até completar as alças, fazer os pontos altos e prendê-las para ver se as ondulações persistem.

    2. Oi minha querida, com agulha 2 possivelmente os pontos estão ficando mais apertados. Faça até concluir o preenchimento das alças para ver se vai continuar formando ondulações.

  16. Olá, Samuel, é a Heloisa de novo!
    Sigo fazendo aos poucos cada trabalho! Lindo esse sousplat, já quero fazer dourado ou prata! Hehehe
    Eu fiquei com dúvida já no segundo passo :(
    Depois que pedes pra fazer as correntes e dar o primeiro ponto alto, os meu próximos dois pontos altos em cada ponto de base não estão saindo como os teus, devo estar colocando a agulha no lugar errado.. pq não fica justinho como o teu trabalho, fica um espaço largo entre esses pontos e o centro.. Poderias me ajudar?
    Muitíssimo obrigada
    Abraço!

  17. Boa noite….
    Achei lindo o sousplat….
    Será que dá pra fazer com uma linha mais fina ( tipo clea)?????

  18. Primeiro, Samuel, gostaria de agradecer pelas instruções dessa receita. Fazia tempo q procurava um sousplat parecido, mas são poucos que explicam tão detalhadamente como vc. Então, mto obrigada. Ganhou uma fã.
    Tô usando o fio Duna com a agulha 2,5mm, mas a minha base ficou toda embolada. Dei uma ajustada (deixando 2 carreiras sem aumento), respeitando o término com múltiplo de 9. Mas agora que tô terminando as alças, percebi que ficou mais um sousplat pra prato de sobremesa… ficou meio pequeno… mas acho q é uma questão de ajuste, né? É só fazer mais do que 10 carreiras da base, certo?
    Obrigada novamente.

    1. Obrigado pelo carinho Júlia!
      Exato, fazendo mais carreiras ele fica maior, mas veja que após pronto o meu ficou com 45cm, então esta parte central vai servir apenas para ficar o fundo do prato :)
      Outra dica é fazer com o fio número 4 e ele ficará um pouco maior, creio que uns 50 a 52cm de diâmetro.

      Grande beijo!

  19. Qual a linha e o número da cor desse sousplat que você fez o passo a passo ´ficou muito bonito , parece cinza , quero fazer um dessa cor também.

    1. Oi Fátima, para fotografar o passo a passo utilizei fio número 6 mas ele fica muito grande. Só fiz com número 6 para facilitar a visualização dos pontos já que o branco embaralha muito e ficaria mais difícil a compreensão.

      A cor que está nas imagens é cinza sim :) Barroco maxcolor cor 8212 – Tem fio Duna cinza também! Veja o passo a passo do square para colcha de cama que fiz com fio Duna cor 8799

  20. Estou fazendo conforme a receita, com a linha Duns e agulha 2,5. Meu ponto é mais apertado, e mesmo seguindo a receita tá ficando embanadado. Fiz até a nona carreira. O que devo fazer?

      1. Oi Samuel, cheguei até o ponto pipoca e melhorou um pouco, mas ainda assim preciso puxar um pouco o crochê pra ficar certinho. Vou prosseguir e nos próximos farei alguns ajustes. Fiz um outro com o mesmo fio mas usei a agulha 3,5 e ele ficou mais certinho. Gostaria de algum dica a respeito da relação fio, tensão do ponto e agulha. Desde já agradeço, a receita é super bem explicada.

        1. Oi Iara, acredito que seus pontos sejam apertados. Digo isso porque ao utilizar a agulha 3.5 ele ficou melhor, ou seja, a agulha com espessura maior deixou os pontos mais soltos e consequentemente deu um caimento melhor na peça.

          Cada espessura de fio recomenda numerações de agulha, mas o ideal mesmo é observar a que melhor você se adapta. Eu por exemplo gosto de agulha 3.0 para fio 6 e agulha 2.5 para fio Duna (TEX 590). Meus pontos altos com fio 6 tem em média 1,3mm de altura, já com o fio Duna caem para 1cm.

          Infelizmente não dá para cravar uma pressão exata que melhor se adapta a esta peça por não ter feito com outros tipos de fios além desses 2.

          Ah, outra coisa, lembra o detalhe que fiz no centro da peça? Ele tende a apertar e deixar um pouco mais firme. Quando finalizar esta peça tente fazer aquele detalhe que citei lá do passo 52 em diante. Depois me conte o resultado :)

          Abraço e bom trabalho Minha querida.

  21. Oi seu trabalho é muito lindo, gostaria de tentar fazer um sousplat,mais gostaria de fazer com barbante cru, qual numero e marca você me indicaria. Desde ja agradeço.

    1. Olá Fátima, a numeração de fio mais indicada é o 4. Duas marcas ótimas são Círculo S/A e EuroFios

  22. Adorei esta peça! Tem algum modelo de porta copos que a página indique para fazer o jogo?

  23. Adorei este modelo, estou tentando fazer com linha duna e agulha 3mm e está ficando todo ondulado, o q posso estar fazendo errado?

    1. Olá Ana, para o fio Duna utilize a agulha 2.5 para que os pontos fiquem menores! A agulha 3 deixa os pontos maiores e pode ser este o problema.

        1. Oi Ana, pode ser que seus pontos estejam muito solto… Com a agulha 2.5 já ficam menores. Tente fazer até preencher as alças para ver se ele vai continuar formando ondulações.

  24. Amei a pagina de voces,o passo a passo é perfeito para iniciante,continue assim estao de parabéns…estou encantada fazendo esse sousplat.

  25. Que peça linda! Vou fazer um joguinho para dar de Natal à minha mãe :)
    Grande site, parabéns pelos belos trabalhos e por compartilhar conosco!

    Grande abraço, sucesso!

  26. oi sou iniciante e queria te fazer um pedido nessas voltas de ponto alto tem como vc me dizer o total de pontos altos em cada carreira por favor obrigada seu trabalho eh maravu-ilhoso

    1. Olá Dryca, em qual volta você está com dificuldade? No passo a passo indiquei todos os aumentos volta por volta, infelizmente não tenho a peça em mãos para contar todas as voltas, mas se me indicar uma volta posso dizer a quantidade de pontos. Grato.

  27. Oi!

    O meu também ficou um pouco embabadado na parte central. Uma pena pois me apaixonei nesse trabalho. Se fizer menos pontos resolveria? (um arco a menos)

    1. Olá Erica, sim… apesar de sobrar não da para fazer outro, mas acredito 3 novelos daria para fazer 4 peças.

  28. Fiquei encantada com tudo que vi Parabéns pela maneira de ensinar o papel muito profissional. ES SE Sousplat é maravilhoso OBRIGADA

  29. Olá professor Samuel! Conhecer o seu blog foi muito inspirador! Seus trabalhos são encantadores e suas explicações são cristalinas! Obrigada por tudo isso.
    Outrossim, para confeccionar esse souplat no fio Anne qual agulha seria ideal e quanto medirá?
    Grata,
    Abraço.

    1. Olá Lucineide, muito obrigado por suas palavras de carinho!
      Para o fio Anne utilize agulha 1.75mm – Nunca fiz este modelo utilizando o fio Anne mas acredito que ficaria com uns 30cm de diâmetro. Como tem a parte em alças não da pra calcular utilizando como base a altura do ponto alto feito com fio Anne, então para ser preciso na medida precisaria fazer um como teste.
      Forte abraço.

      1. Obrigada, professor! Consegui fazê-lo no fio Anne e ficou com 35cm de diâmetro. (meus pontos são mais pra apertados). Tentei postar a imagem pra você ver, mas não consegui.
        Mais uma vez, obrigada por me proporcionar fazer trabalhos tão incríveis como esse.

        Abraços. 😘

        1. Olá Lucineide, fico muito feliz pelo carinho e por você ter conseguido fazer seu trabalho. Agradeço sua mensagem e e desejo tudo de bom sempre!
          Grande beijo.

  30. Estou tentando fazer o souplat mas a parte central fica com ondas. Já apertei ou afrouxei o ponto e não deu certo. O que estou fazendo errado?

    1. Oi Márcia, infelizmente não foi feito um gráfico para que possa conferir a contagem de pontos. Fiz algumas vezes, recebi imagens de visitantes do blog que também fez sem problemas… uma pena você não conseguir :(

  31. Você é maravilhosa… nunca vi explicações como as suas, tão detalhadas e muito precisas… As fotos são geniais, até consegui fazer o tapete modelo russo, sem nenhuma dificuldade. Obrigada, virei sua fã!

    1. Olá Márcia,
      peço desculpas pela demora na resposta, estava em recesso e retornei hoje.
      Obrigado pelo carinho!

  32. Amo seu blog! Já fiz vários trabalhos para vender e fazem o maior sucesso!!
    Obrigada por compartilhar esses PAP’s e todo o seu conhecimento!

  33. Se fizer esse sousplat com fio 6,da barroco ou Eco Brasil, por exemplo, qual seria o dimetro dessa peça? Acredito que ficaria muito grande para porta prato.

    1. Olá Bethy, este na cor grafite que fiz para fotografar o passo a passo é feito com fio 6 e fica realmente grande, 60cm de diâmetro. Pequeno como tapete porém ótimo como centro de mesa mais rústico (uma mesa de madeira por exemplo)