Sousplat modelo russo – Parte 1 | Croche.com.br

Sousplat modelo russo – Parte 1

Agora o modelo russo também na mesa! Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar o SOUSPLAT modelo RUSSO. Já temos aqui no blog passo a passo de alguns modelos de tapete russo e você pode conferir AQUI. Eles são encantadores por serem bem detalhados apesar de trabalhar com uma única cor.

Este Sousplat confeccionado com fio Duna da Círculo S/A mede 45 cm de diâmetro, mas se você preferir ele ainda menor utilize o fio Anne.

ATENÇÃO: Não autorizo PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.

MATERIAIS

Veja abaixo imagens do trabalho pronto, um diferencial é o centro do trabalho liso para acomodar bem o prato. Na segunda imagem um detalhe feito com o fio Duna brilho prata.

Sousplat - O blog do crochê (1) Sousplat - O blog do crochê (4) Sousplat - O blog do crochê (5)

ATENÇÃO – Nas imagens do passo a passo estou utilizando outro tipo de fio e agulha  para facilitar a visualização dos pontos. O trabalho acima foi feito com os materiais citados na lista.

01 – Inicie com um anel mágico (PASSO A PASSO DO ANEL MÁGICO AQUI) prenda com ponto baixo e faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça mais 15 pontos altos, puxe a ponta do fio para fechar o anel mágico e finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da terceira corrente. Teremos um total de 16 pontos altos contando com as correntes iniciais.

Sousplat - O blog do crochê (7) Sousplat - O blog do crochê (8) Sousplat - O blog do crochê (9) Sousplat - O blog do crochê (10) Sousplat - O blog do crochê (11)

2 – 2ª volta – Faça 3 correntes e faça ponto alto no mesmo ponto de base, em seguida faça 2 pontos altos em cada ponto de base por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo e teremos um total de  32 pontos altos.

Sousplat - O blog do crochê (12) Sousplat - O blog do crochê (13) Sousplat - O blog do crochê (14) Sousplat - O blog do crochê (15) Sousplat - O blog do crochê (16)

3 – 3ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto no mesmo ponto de base.

Sousplat - O blog do crochê (17) Sousplat - O blog do crochê (18)

4 – No ponto seguinte não tem aumento, faça apenas 1 ponto alto, no terceiro ponto de base faça 2 pontos altos, veja que ele coincide com o primeiro ponto alto do segundo aumento da volta anterior. Em seguida mais um ponto sem aumento e no ponto seguinte faça aumento novamente… ou seja, teremos sempre 1 ponto alto entre um aumento e outro por toda a volta… finalize com ponto baixíssimo.

Sousplat - O blog do crochê (19) Sousplat - O blog do crochê (20) Sousplat - O blog do crochê (21) Sousplat - O blog do crochê (22) Sousplat - O blog do crochê (23) Sousplat - O blog do crochê (24) Sousplat - O blog do crochê (25)

5 – 4ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais um ponto alto no mesmo ponto de base, siga com 2 pontos altos sem aumento e então faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base no 4º ponto de base, veja que indiquei com a agulha que sempre os aumentos vão coincidir com o primeiro ponto de aumento que foi feito na volta anterior… será assim nas voltas seguinte.

Sousplat - O blog do crochê (26) Sousplat - O blog do crochê (27) Sousplat - O blog do crochê (28) Sousplat - O blog do crochê (29) Sousplat - O blog do crochê (30)

6 – Observe que entre um aumento e outro teremos 2 pontos de espaço (2 pontos altos sem aumento) Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Sousplat - O blog do crochê (31) Sousplat - O blog do crochê (32)

7 – 5ª volta – Inicie com 3 correntes e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Siga fazendo como na volta anterior, nesta volta entre um aumento e outro teremos 3 pontos altos de espaço.

Sousplat - O blog do crochê (33) Sousplat - O blog do crochê (34) Sousplat - O blog do crochê (35) Sousplat - O blog do crochê (36) Sousplat - O blog do crochê (37) Sousplat - O blog do crochê (38) Sousplat - O blog do crochê (39)

8 – 6ª volta – Faça como as anteriores e entre um aumento e outro teremos 4 pontos de espaço.

Sousplat - O blog do crochê (40) Sousplat - O blog do crochê (41) Sousplat - O blog do crochê (42) Sousplat - O blog do crochê (43) Sousplat - O blog do crochê (44) Sousplat - O blog do crochê (45) Sousplat - O blog do crochê (46) Sousplat - O blog do crochê (47)

9 – 7ª volta – Faça como as anteriores e entre um aumento e outro teremos 5 pontos de espaço.

Sousplat - O blog do crochê (48) Sousplat - O blog do crochê (49) Sousplat - O blog do crochê (50) Sousplat - O blog do crochê (51) Sousplat - O blog do crochê (52) Sousplat - O blog do crochê (53)

10 – 8ª volta – Faça como as anteriores e entre um aumento e outro teremos 6 pontos de espaço.

Sousplat - O blog do crochê (54) Sousplat - O blog do crochê (55) Sousplat - O blog do crochê (56) Sousplat - O blog do crochê (57) Sousplat - O blog do crochê (58)

11 – 9ª volta – Nesta volta não tem aumentos, faça ponto alto em cima de ponto alto por toda a volta.

Sousplat - O blog do crochê (59) Sousplat - O blog do crochê (60) Sousplat - O blog do crochê (61) Sousplat - O blog do crochê (62)

12 –  10ª volta – Nesta volta faremos 7 aumentos de pontos, para que fiquem bem distribuídos faça pule 17 pontos de espaço entre um aumento e outro, sendo que em dois destes espaços pule 18 pontos. Sua peça deverá terminar com 135 pontos altos. (Se fizer diferente, maior ou menor… a última volta precisa ter o número de pontos múltiplo de 9) 

Sousplat - O blog do crochê (63)

13 – 11ª volta – Após finalizar a volta anterior com ponto baixíssimo faça uma corrente para dar altura do primeiro ponto baixo,  faça 4 pontos baixos nos pontos seguintes… veja que a corrente inicial ficou deitadinha porém é nela que vamos finalizar a volta.

sousplat (1) sousplat (2)

14 – Faça 13 correntes, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo formando a primeira alça.

sousplat (3)Sousplat - O blog do crochê (64)

15 – Faça mais 5 pontos baixos (contando com o que fizemos para prender a alça teremos um total de 6 pontos baixos) Em seguida faça novamente 13 correntes, pule 3 pontos de base e siga com 6 pontos baixos… siga por toda a volta… Vamos ver como finalizar a volta?

Sousplat - O blog do crochê (65) Sousplat - O blog do crochê (66) Sousplat - O blog do crochê (67) Sousplat - O blog do crochê (68) Sousplat - O blog do crochê (69) Sousplat - O blog do crochê (70)

16 – Veja que a última alça é presa no único ponto que sobrou ao pular 3 pontos de base, o ponto seguinte é o que fizemos uma corrente para iniciar a volta, finalize com ponto baixíssimo na corrente e teremos um total de 15 alças como na terceira imagem.

Sousplat - O blog do crochê (71) Sousplat - O blog do crochê (72) Sousplat - O blog do crochê (73)

17 – Após finalizar a volta anterior com ponto baixíssimo faça mais um ponto baixíssimo e depois faça 2 pontos baixos, observe que vai sobrar 1 ponto de base vazio

Sousplat - O blog do crochê (74)

18 – Na alça de 13 correntes faça 21 pontos altos, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo.

Sousplat - O blog do crochê (75) Sousplat - O blog do crochê (76) Sousplat - O blog do crochê (77)  Sousplat - O blog do crochê (79)

19 – Faça mais 1 ponto baixo, veja que sobra 1 ponto de base vazio… Trabalhe 21 pontos altos na próxima alça… Entre uma alça e outra ficará com apenas 2 pontos baixos.

Sousplat - O blog do crochê (80) Sousplat - O blog do crochê (81) Sousplat - O blog do crochê (82)  Sousplat - O blog do crochê (83)

20 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

 Sousplat - O blog do crochê passo a passo (1) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (2)

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, para continuar o trabalho siga o link disponível abaixo!

184 comentários em “Sousplat modelo russo – Parte 1

  1. Uma outra dúvida.. minha cliente quer um detalhe em outra cor, mas mais na borda peça, depois do ponto pipoca, você acha que dá certo? Desde já, muito obrigada.

    1. Katherine, eu acho que dá certo sim, mas acho que todo o acabamento com outra cor seria a melhor opção para não separar muito os pontos pipoca. Se colocar outra cor logo após os pontos pipoca eles vão ficar bem destacado no trabalho como se fosse uma emenda…
      Outra opção seria fazer justamente os pontos pipoca com outra cor, se for algo pro natal fazer as pipocas em vermelho e o restante em verde ficaria legal também.

  2. Ola.. eu gostaria de fazer essa peça no barbante 6, seria possível diminuir as carreiras de base e chegar a um tamanho que ele não fique tão grande? O barbante número 4 poderia tbm ser uma opção? E parabéns pelo trabalho. Amo esse site.

    1. Bom dia, Katherine! Se diminuir as carreiras iniciais depois vai precisar adaptar o acabamento… então para seguir este mesmo passo a passo a solução melhor seria o fio mais fino mesmo e neste caso o fio 4 pode ser uma solução sim. Acredito que não fique tão grande com o fio 4.

  3. Olá!!!
    Esse novelo de 340m que está no material é para um jogo de 04 sousplat ou para apenas 01 sousplat?!

  4. Queria esse modelo para eu imprimir para minha mae, e pelo site nao consigo imprimir. Por favor manda no meu email.