Sousplat modelo russo – Parte 2

Esta é a segunda parte do passo a passo, se você precisa da lista de materiais visite a primeira parte do passo a passo seguindo os links:

ATENÇÃO: Não autorizo PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.

Nosso objetivo nesta segunda etapa é concluir o trabalho para que fique como o apresentado na imagem abaixo. Se você ainda não fez a primeira parte observe que apenas passo a passo o trabalho está sendo feito com outro fio, o trabalho original é feito com fio Duna da Círculo S/A para ser utilizado como Sousplat.

Sousplat - O blog do crochê (1)

Na primeira parte do passo a passo nosso trabalho ficou com 15 alças formando semi-círculos:

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (2)

21 – Após finalizar a volta anterior siga com ponto baixíssimo até o terceiro ponto alto dos 21 que estão no primeiro semi-círculo. Em seguida faça uma sequência com 3 pontos baixos (no 4º, 5º e 6º pontos altos do semi-círculo)

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (3) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (4)

22 – Faça 3 correntes, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo… faça novamente 3 correntes, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo… siga até completar 5 alças.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (5) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (6) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (7) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (8) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (9)

23 – Após prender a última alça faça mais 2 pontos baixos e vão sobrar 3 pontos altos do primeiro semi-círculo. Sem fazer corrente de espaço vamos trabalhar no semi-círculo seguinte, pule os 3 primeiros pontos altos e faça 3 pontos baixos, agora só repetir… São 5 alças com 3 correntes sempre iniciando e terminando com 3 pontos baixos. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (10) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (11) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (12) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (13) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (14) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (15) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (16)

24 – Siga com ponto baixíssimo até a primeira corrente das 3 que formam a primeira alça. Faça ponto baixo e duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (17) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (18) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (19)

25 – Faça 4 pontos altos na mesma alça, contando com as correntes iniciais teremos um total de 5 pontos altos. Retire a agulha da laçada e introduza na segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto, pegue a laçada e puxe prendendo todos os fios com ponto baixíssimo formando o ponto pipoca.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (20) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (21) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (22) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (23)

26 – Após finalizar o ponto pipoca faça 3 correntes e em seguida trabalhe 5 pontos altos na próxima alça.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (24) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (25)

27 – Agora basta repetir o ponto pipoca… Retire a agulha da laçada e desta vez introduza no alto do primeiro ponto alto, pegue a laçada, puxe e prenda com ponto baixíssimo… Siga fazendo pontos pipoca em todas as alças. Cada semi-círculo ficará com 5 pontos pipoca.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (26) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (27) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (28) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (29) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (30) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (31)

28 – Para passar de um semi-círculo para o outro faça apenas uma corrente de espaço após finalizar o ponto pipoca. Siga trabalhando ponto pipoca normalmente por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo em cima do ponto baixíssimo que prendeu o primeiro ponto pipoca.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (32) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (33) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (34) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (35) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (36) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (37)

29 -Após finalizar a volta com ponto baixíssimo vamos trabalhar nas alças com 3 correntes que estão atrás dos pontos pipoca.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (38)

30 – Na primeira alça faça 4 pontos baixos, na segunda alça faça 3 pontos baixos. Na terceira alça faça 4 pontos baixos e na 4ª alça faça apenas 3 pontos baixos. 

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (39) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (40) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (41) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (42)

31 – Sem fazer corrente de espaço passe para a primeira alça do semi-círculo seguinte e trabalhe da mesma forma, na primeira e na quarta alça faça 4 pontos baixos, na segunda e na quinta alça faça 3 pontos baixos. siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (43) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (44) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (45) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (46) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (47) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (48)

32 – Nesta volta o trabalho vai repuxar um pouquinho, mas não se preocupe, tende a se normalizar nas próximas voltas.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (49)

33 – Após finalizar a volta no primeiro ponto baixo, faça ponto baixíssimo no segundo ponto baixo. Do terceiro em diante comece a fazer pontos baixos. Siga até completar 10 pontos baixos e vão sobrar apenas 2 dos 14 que temos neste primeiro semi-círculo. (eram 14, pulou os 2 primeiros e sobraram 2).

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (50) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (51) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (52) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (53)

34 – Faça 5 correntes e em seguida vamos prender no próximo semi-círculo. Pule os 2 primeiros pontos de base e prenda com ponto baixo.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (54) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (55) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (56)

35 – Agora basta seguir com mais 9 pontos baixos e chegará novamente no final do semi-círculo onde sobrará apenas 2 pontos de base… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo dos 10 que iniciaram a volta.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (57) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (58) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (59) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (60) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (61) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (62)

36 – Após finalizar a volta faça ponto baixíssimo no segundo ponto de base e então continue com pontos baixos. Desta vez faça 6 pontos baixos e vai sobrar apenas 1 vazio (não contei o que prende a corrente porque ele está ocupado) Observe as imagens.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (63) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (64) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (65) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (66) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (67)

37 – Enrole o fio na agulha e trabalhe 10 pontos altos na alça de 5 correntes, pule o primeiro ponto de base vazio do outro lado e prenda com ponto baixo.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (68) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (69) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (70) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (71) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (72)

38 – Siga com ponto baixo até que sobre apenas 1 ponto de base vazio. Contando com o que prendemos o ponto alto teremos 6 pontos baixos… Siga então com 10 pontos altos na alça de 5 correntes. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo da volta.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (73) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (74) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (75) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (76) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (77)

39 – Após finalizar a volta anterior faça ponto baixíssimo no ponto de base seguinte, e depois faça 2 pontos baixos e uma corrente de espaço. Observe que vai sobrar 1 ponto vazio antes do que está prendendo leque com 10 pontos altos.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (78) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (79) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (80)

40 – Enrole o fio na agulha 3 vezes para que possamos fazer um ponto alto triplo em relevo pegando por trás do ponto alto. No passo seguinte vou explicar como pegar para fazer este ponto.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (81) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (82) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (83) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (84) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (85)

41 – Para fazer o ponto alto triplo em relevo você vai introduzir a agulha de trás para frente, passar por cima do fio e sair atrás novamente. Na segunda imagem está o avesso da peça e na terceira imagem como a agulha pega o fio de trás para frente.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (86) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (87) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (88)

42 – No ponto alto triplo basta ir passando a laçada de 2 em 2 fios até completar o ponto… Faça 10 pontos altos triplos em relevo nos 10 pontos de base sempre com uma corrente de espaço entre 1 e outro.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (89) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (90) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (91) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (92) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (93)

43 – Após o último faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo. Faça mais 1 ponto baixo e vai sobrar apenas 1 para chegar no ponto que prende o leque seguinte, então faça uma corrente de espaço e siga novamente com pontos altos triplos no leque… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo de base.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (94) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (95) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (96) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (97) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (98) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (99) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (100) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (101)

44 – Após finalizar a volta siga com ponto baixíssimo para o próximo leque, faça até que chegue em cima do primeiro ponto alto triplo.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (102)

45 – No espaço de uma corrente (entre os 2 primeiros pontos altos triplos) faça 1 ponto baixo. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no espaço seguinte… Siga em todo o leque até que chegue entre os 2 últimos pontos altos triplo e teremos um total de 8 alças com 3 correntes cada.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (103) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (104) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (105) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (106) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (107) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (108) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (109) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (110)

46 – Para passar de um leque para o outro faça apenas duas correntes e prenda com ponto baixo entre os 2 pontos altos triplos do próximo leque. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (111) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (112) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (113) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (114) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (1) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (2)

47 – Faça 2 pontos baixo dentro da primeira alça de 3 correntes, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé do ponto para formar um ponto picô.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (3) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (4) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (5) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (6) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (7)

48 – Passe para a próxima alça e faça 2 pontos baixos, 3 correntes e prenda com ponto baixo formando o segundo ponto picô… siga até completar 3 pontos picô e faça 2 pontos baixos na 4ª alça.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (8) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (9) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (10) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (11) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (12) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (13) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (14)

48 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no ponto baixo de base, é exatamente igual ao ponto picô porém fica mais longo. Então siga com 2 pontos baixos na próxima alça e faça mais 3 pontos picô terminando com duas correntes na última alça. Observe as imagens:

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (15) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (16) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (17) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (18) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (19) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (20) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (21)

49 – Na alça de duas correntes entre um leque e outro faça apenas um ponto baixo e siga com 2 pontos baixos na primeira alça do segundo leque para então começar a repetir todos os paços do primeiro leque… Faça por toda a volta e termine com ponto ponto baixo na última alça de duas correntes, alongue e corte para fazer o acabamento com agulha de tapeceiro.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (22) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (23) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (24) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (25) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (26) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (27) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (28) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (29) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (30)

50 – Passe o fio de trás para frente no alto do segundo ponto baixo dos 2 que iniciam a volta, passe em cima do último ponto baixo (o que está na alça de duas correntes), passe em cima do primeiro ponto baixo da volta saindo para trás da peça para então fazer os arremates.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (31) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (32) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (33)

51 – O fio inicial você pode costurar no miolinho por algumas voltas, divida o fio em duas partes, amarre bem e corte as sobras.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (34) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (35) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (36) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (37) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (38) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (39)

Agora vou explicar como fazer o detalhe que é opcional. Este vou mostrar pronto com o detalhe utilizando a mesma cor grafite, porém para o passo a passo utilizei o fio amarelo (1289) para que os pontos fiquem bem visíveis e vocês possam entender. No Sousplat que fiz com fio Duna utilizei o fio Duna Brilho Prata. Uma ideia legal se você fazer o Sousplat branco, ao chegar as datas comemorativas (natal, ano novo, dia das mães…) você pode mudar este detalhe com cores que remetem a data! Um degradê com combinações de cores também ficaria ótimo. Vamos ver como fazer?

Tapete russo 3 (3)

52 – No alto de cada carreira temos uma marcação bem visível dos pontos, coloque o fio na parte de baixo da peça, introduza a agulha na frente saindo no avesso e lace o fio puxando uma alça para a parte da frente.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (40) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (41) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (42) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (43) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (44) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (45) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (46) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (47)

53 – Com a agulha ainda na alça na parte da frente introduza no próximo ponto saindo na parte de trás da peça, lace o fio novamente e puxe para parte da frente fazendo uma corrente, porém o fio fica sempre no avesso da peça e você puxa apenas uma parte do fio… É exatamente como fazer corrente, a única diferença é que ela ficará presa no trabalho fazendo o detalhe que precisamos.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (48) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (49) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (50) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (51) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (52)

Veja como fica o avesso:

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (53)

54 – Faça até chegar na última marcação de fio, alongue e corte para fazer o acabamento com agulha de tapeceiro.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (54) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (55) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (56) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (57)

55 – Passe o fio com a agulha na primeira corrente, passe no alto da última corrente saindo atrás da peça.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (58) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (59) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (60)

Veja como não dá pra saber onde começou ou terminou :) Apontei com a agulha para vocês verem onde foi, porém não dá pra notar.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (61) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (62)

56 – Já na parte de trás basta dar dois nós, esconder parte do fio, dividir em duas partes e amarrar novamente para que não se solte com facilidade. Se fizer este detalhe com cor diferente como o amarelo do exemplo, esconda parte do fio apenas do fio da mesma cor para que o acabamento não apareça tanto.

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (63) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (64) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (65) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (66) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (67) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (68) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (69) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (70)

Aqui 3 voltas feito com o amarelo…

Sousplat - O blog do crochê passo a passo (71) Sousplat - O blog do crochê passo a passo (72)

Aqui o trabalho pronto, este com fio 6 mede 60 cm de diâmetro:

Tapete russo 3 (1) Tapete russo 3 (4) Tapete russo 3 (7) Tapete russo 3 (11)

Aqui ele feito com fio Duna:

Sousplat - O blog do croche (1) Sousplat - O blog do croche (2) Sousplat - O blog do croche (3) Sousplat - O blog do croche (4)

Espero que tenham gostado de mais este passo a passo. Um forte abraço e meu agradecimento por sua visita e por compartilhar as postagens do blog.

95 comentários em “Sousplat modelo russo – Parte 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Olá amo seus trabalhos, saiba que o que vc faz ajuda muitas pessoas obrigada por isso. Me tire um aduvida por que vc passou aquela linha amarela no trabalho? e porque ela não aparece no trabalho final? Obrigada

    1. Oi Priscila! Muito obrigado pelo carinho!!!
      Utilizei o amarelo para destacar melhor os pontos que eu estava mostrando como fazer. No trabalho final (Sousplat feito com fio Duna branco) Utilizei a mesma cor, ou seja, utilizei branco e por isso se não prestar bastante atenção não dá para notar, então no passo a passo fiz questão de mostrar em amarelo para que fique bem visível :)

  2. Hoje descobri esse souplat! Muito lindo! Vou começar a fazer um jogo pra mim!”
    Muito grata aq você que nos brindou com tanta belkeza!

  3. adorei fazer este sousplat, ficou lindo mesmo,agora vou fazer mais seis, vc ensina bem explicadinho,ameeei…obrigada

  4. Bom dia Samuel! Comecei a fazer, estou apaixonada! Só que ainda estou aprendendo e a minha dificuldade nem é qdo chega nos pontos mais elaborados, mas no começo que tem muitos pontos cheios, onde a tendência é emborcar, vc tem alguma dica pra esse caso? O que posso fazer? Estou seguindo direitinho o passo a passo. Obrigada!

    1. Oi Isabel, neste caso a dica é tentar não apertar muito os pontos fazendo com que o trabalho fique menor e consequentemente dê a impressão de que está sobrando pontos. Não desista, siga ao menos até passar dos pontos pipoca para ver se ainda vai continuar formando ondulações.

      Forte abraço e tudo de bom sempre!

      1. Oi Samuel! Consegui fazer no barbante n8, ficou muito lindo! Só que toda vez que abro ele tenho que ajeitar bastante pra ficar retinho, vc tem alguma dica pra firmar os pontos,pelo menos o meio, pra quando abrir já ficar no formato?

        1. Oi Isabel, até existe uma goma da marca Círculo própria para crochê. Acredito que seria excelente para sousplat!

  5. Obrigada por compartilhar esse lindo trabalho. Fiz um sousplat com barbante barroco na cor marsala e agora estou fazendo outros com fio charme. Muito bem explicado. Não tem como errar. Parabéns Samuel!!!

    1. Muito obrigado Elisangela!
      Fico feliz que tenha gostado do trabalho e da maneira que explico. Um forte abraço e tudo de bom sempre!!!

  6. Fiz uma para amostra no fio anne mesclado gostei , mas vou fazer para o meu neto que vai casar , com a cor branca a noiva escolheu.Gostei do seu modo de explicar com detalhes.Esta de parabens.

  7. Achei lindo e diferente, muito bem explicado,quero fazer para presentear meu neto que vai casar.

  8. Oi tem vídeo ensinando esse modelo de crochê… Tô louca pra fazer esse modelo mais pra mim q sou iniciante acho mais fácil fazer assistindo o vídeo

    1. Oi Zélia, infelizmente não tenho o vídeo. Estou começando gravar vídeos e espero fazer este futuramente.

  9. GENTE!
    QUE ARRASO ESSE SITE; ESTOU ANSIOSA PARA INICIAR ESTE SOUSPLAT MODELO RUSSO; ESPERO CONSEGUIR FINALIZAR COM SUCESSO; SOU INICIANTE!
    ESTES TRABALHOS SÃO MARAVILHOSOS!
    PARABÉNS E SUCESSO P VOCÊS QUE COMPARTILHAM SEUS TALENTOS CONOSCO!

  10. Olá Boa tarde, que lindo seu trabalho, Parabéns!!! eu tenho uma encomenda de 10 nesse modelo,acho que irei fazer com a linha de numero 3 da fial arte, cleo que ficará bom. quanto que devo cobrar em cada peças Samuel?

    1. Oi Selma, o valor a ser cobrado varia bastante. Já vi essa semana venderem modelos simples por R$15 a unidade, este que é bem trabalhoso acredito que teria que cobrar no mínimo R$25,00 a unidade. Tem um artigo aqui no blog que ajuda na formação de preços, veja: AQUI.

  11. Olá
    Gostaria de agradecer por sua simpatia e delicadeza ao compartilhar seu trabalho… tem sido maravilhoso aprender com você
    Estou fazendo esse modelo de sousplat e ele está ficando com ondulações, estou fazendo com o fio natural barroco 4 .
    Gostaria que me ajudasse, talvez eu esteja fazendo algo errado e não consegui identificar. Tentei modificar mas ainda assim continua ondulado.. . Me socorre por favor 😂

    1. Oi Andressa, você já fez até a parte dos arcos? Normalmente após preencher os arcos ele fica normal novamente. Aconteceu com algumas pessoas e após fazer esta parte ele ficou certinho. Como o Barroco natural é um fio mais macio, pode ter contribuído para estas ondulações.

  12. Lindo demais!
    Amo seu trabalho. Obrigada por compartilhar tudo tão detalhadamente conosco!
    Grande abraço!

  13. Boa tarde tudo bom, eu fiz conforme a explicação mais ficou um pouco repicado o que eu faço kkk por favor me ajuda.

    1. Oi Maisa, fez até o final e repicado que você diz é formando ondulações ou você quis dizer “repuxado”?

  14. Nós pontos pipocas só existe quatro bloquinhos de espaço, no pap diz assim na primeira e quarto semi círculo 4pontos baixos no segundo e QuiNTO 3 pontos baixas, no caso é o terceiro semi círculo????

    1. Cleide, em que numeração do passo a passo você está se referindo?
      Fico no aguardo para esclarecer bem sua dúvida.

      1. Vou fazer este sousolar para minha neta que pedi o para que seja feito 150 peças vou tirar o modelo está semana espero que fique certo ele é lindo sousplat Obrigada

      2. Atrás do ponto pipoca tem uma carreira de pontos baixos. Na receita manda fazer 4 pb na primeira alça, 3 na segunda, 4 na terceira e ao invés de ter 4 na 4a alça, fala pra fazer 4 na quinta alça. Só que a quinta alça não existe e nao fala nada da quarta alça.

      3. Atrás do ponto pipoca tem uma carreira de pontos baixos. Na receita manda fazer 4 pb na primeira alça, 3 na segunda, 4 na terceira e ao invés de ter 4 na 4a alça, fala pra fazer 4 na quinta alça. Só que a quinta alça não existe e nao fala nada da quarta alça. Item 30 e 31

        1. Corrigido Márcia! Agradeço por alertar. São apenas 4 alças mesmo e ao invés de digitar o número 4 informando 4ª alça acabei colocando o número 5. Está correto, o trabalho tem apenas 5 alças nesta parte – Passo 30.
          Grato por ajudar!

  15. estou fazendo o sousplat .
    está tudo correto, os pontos caminhando de acordo com o explicado, porém, está ficando um pouco franzido, é isso mesmo?

    1. Oi Zackia, faça ate completar o passo 23 e veja se ainda vai ficar assim. Você está utilizando que fio e que agulha?

      Bom trabalho.

  16. Samuel, parabéns por seu talento e por sua disponibilidade em repassar tudo tão bem explicadinho, eu já fiz umas peças que foram postadas e amei o resultado. O problema dá linha Duna é que por não ser muito econômica acaba encarecendo o produto. Terias uma outra dica de linha?? Um abraço e Deus o ilumine sempre.

    1. Oi Elaine, obrigado pelo carinho!!!

      Os fios supremo tem uma linha muito similar ao fio Duna com um presso bem em conta. Não sei dizer exatamente o nome dela. Neste caso anote que o fio duna é TEX 590 e 100% algodão, chegando na loja faça a comparação, pegue um fio 100% algodão e com TEX 590 que terá a mesma espessura :)

      Que Deus ilumine a todos nós sempre.

  17. Bom dia. Estou fazendo o souplat, só que o meu está ficando embabadado, gostaria de saber porque. estou na segunda etapa.desde de já fico agradecida.

    Myriam

  18. Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente site.
    Venho acompanhando e comprando seus pap’s desde o ano passado (passei a colecioná-los rs). Na minha humilde opinião são os melhores devido às explicações minuciosas e as imagens (se bem que tinha mais facilidade quando dava para ampliar a imagem ao clicar nela 😀 ). Sem contar que acho as peças produzidas de muito bom gosto.
    Sou iniciante no crochê e estou fazendo esse modelo de sousplat que me encantou muitíssimo devido à delicadeza e à riqueza de detalhes! Pretendo fazer um conjunto com 6 unidades 😀
    Que modelo de porta-copo você indicaria para acompanhar esse sousplat?
    Desde já te desejo muito sucesso e luz!

    Um forte abraço!

    1. Olá Wilma, muito obrigado pelo carinho e fico feliz em ter uma colecionadora :)

      Todas suas observações são muito válidas, agradeço de coração.

      Quanto ao porta-copos, não tenho um específico mas eu faria um parecido… apenas 3 voltas de pontos altos e adaptaria o acabamento a partir das alças. Uma dica para ficar menor é fazer o porta-copo com fio mais fino do que o que foi utilizado no sousplat, ou seja, neste caso faria com fio anne.

      Forte abraço e bom trabalho!

      1. Obrigada pelo retorno, Samuel!!

        Tentarei fazer um… como iniciante será um desafio criar algo (risos). Será que fica bom fazer as três voltas de ponto alto, as alças menores (com 5 correntes) e os pontos picôs? Se der certo, te avisarei 😀
        Obrigada por compartilhar seu talento conosco. Com certeza seu trabalho ajuda muita gente.
        Adoro os modelos russos! Espero termos mais modelos russos por aqui 😉 Já fiz os dois tapetes ovais e estou fazendo o redondo no momento.
        Muita luz e paz para você.
        Abraço!
        Wilma

        1. Wilma, vejo que mesmo se dizendo iniciante já tem noção de proporção :)
          Com certeza as alças menores vai deixar o trabalho mais delicado.

          Muita luz minha amiga.

          Abraço.

  19. Parabéns vc é genial. Tenho visto uma peça com uma técnica similar àquela do tapete com uma flor no centro. Parece uma mandala vc pode me indicar algo? Adoro sua forma de ensinar

  20. Bom dia Samuel!! Adoro seu site!! Acabei de fazer o tapete oval russo e ficou simplesmente lindo!!! Sou iniciante na arte do croche ainda, por isso sempre surgem duvidas. No caso desse susplat, eu queria mto fazer ele e queria saber se eu fizer com a linha Anne eu consigo obter esse mesmo resultado. E tb com barbante fino ficaria bom tb. Vc sabe me informar?? Abraços!!

    1. Olá Pamela, com fio Anne ele fica bem menor, com o fio 4 acredito que fique bem parecido com o fio Duna já que é pouco mais grosso.

      Se fizer nos conte o resultado!

      Forte abraço.

  21. O meu supla ficou lindo, fiz com a linha Duna, achei um pouco dura, doi o dedo, o próximo vou fazer com linha Anne. Agradeço por terem ensinado, achei o passo a passo ótimo. Obrigada.

    1. Olá Elaine, para fazer um gastei um novelo quase todo… como sobra um pouco acredito que 11 novelos será suficiente para fazer as 12 unidades porém você via precisar emendar o fio algumas vezes.

      (O novelo é o maior, com 340mt)

  22. Por favor, poderia me dizer quantos cm de diâmetro ficou o sousplat na linha Duna? Para ficar com 37cm tenho que fazer com qual linha e numeração?

  23. Maravilhoso,fiquei encantada,parabéns.!Fiz com barbante maxcolor barroco branco mais ficou grosseiro,muito grossa e fofa não gostei prefiro trabalhos com linhas mais clássicas e mais finas acho mais elegantes.Por favor me indique uma linha sem ser Duna ou numeração para barbante que fique adequada pois a Duna que tenho encontrado é bem diferente da deste trabalho é grossa,como também a numeração da agulha ideal.Meu ponto é pequeno e apertado.
    Obrigada perdão pelo incômodo aguardo resposta ansiosamente!

    1. Olá Vitória, o fio Duna é TEX 590 ou seja, o dobro do fio Anne, você pode fazer com Anne duplo ou procurar algum fio de algodão que seja TEX 590 que será exatamente a espessura do fio Duna.

    2. Olá… Fiz o meu trabalho com o barbante 4 da Fial e agulha n2…ficou muito bonito e nas mesmas medidas do que foi ensinado. Tbm gostei que o trabalho ficou bem firme e com um toque rústico, mas sem perder a delicadeza!

      1. Que maravilha, Chirlei!!!
        Fico feliz que tenha gostado do resultado, em breve teremos um modelo retangular :)

  24. Parabéns,seu trabalho é maravilhoso. Lindo demais esse souplat. Amo esse blog, aprendi muitas coisas com ele, obrigado pela partilha, pelo passo a passo. Otima noite e sucesso sempre a vcs do bog.

  25. Muito triste…não consegui fazer sem que ficasse embabadado ou encolhido. Vou continuar tentando. Seu trabalho é muito lindo e perfeito. Parabéns!!!

  26. Adorei o souplast russo… seu trabalho é belissimo. Parabéns!
    Poderia por gentileza me enviar o passo a passo via mail? tentei salvar no meu HD mas não me foi autorizado.

    Obrigada,

    Ligia Meneses

  27. Oi… Lindo esse trabalho. Tenho uma dúvida! Posso substitui o fio duna pelo fio barroco? Se sim, um rolo de 200g daria p fazer?

    1. Olá Ana, sim! Pode substituir porém o fio barroco é mais grosso (se for o multicolor ele equivale ao número 6) se for o barroco natural número 4 por exemplo também é mais grosso que o duna. Bem, o multicolor com 200g tem 212m e apesar de nunca ter utilizado acredito que dê sim para fazer uma peça ou faltar muito pouco para completar.

  28. Bom dia! Quero agradecer pelo excelente blog que fez toda a diferença em minha vida. Com certeza, posso dizer que é um dos MELHORES MUNDIALMENTE (pois entendo de crochê há mais de sessenta anos. Já conheci vários tipos de explicações, desde receitas apenas escrito, sem nenhuma foto). As suas fotos, explicações são de perfeita qualidade não existem dúvidas ao confeccionar um trabalho. Gosto muito de pesquisar blogs de crochê mundialmente, e com qualidade maravilhoso desse blog não encontrei. Muito obrigada, e que Deus te abençoes sempre!!!

    1. Que maravilha Maria! Fico lisonjeado com seu comentário. É sempre bom receber elogios, mas quando vem de uma pessoa com tanta experiência só penso em trabalhar cada vez mais para que o blog seja cada dia melhor :) Um grande beijo e que Deus abençoe a todos nós sempre.

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.