Tapete catavento – passo a passo – parte 3

Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar o TAPETE CATAVENTO. Um tapete simples porém muito bonito. O acabamento do tapete pode ser feito todo da mesma cor predominante, escolhi fazer com as cores utilizadas nas flores para dar mais destaque. Esta é a terceira e última parte do tapete, siga os links abaixo para acessar as outras partes e também para confeccionar as flores.

MATERIAIS

No passo anterior nosso trabalho terminou assim: 6 voltas completas

Tapete catavento - passo a passo (1)

52 – 7ª volta – Inicie com 4 correntes, faça ponto alto em cima de ponto alto e ao chegar no bloquinho antes do ponto pom-pom da volta anterior, faça ponto pom-pom.

Tapete catavento - passo a passo (2) Tapete catavento - passo a passo (3)

53 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto e dos pontos pom-pons dentro do desenho, desta vez teremos uma sequência de 15 pontos altos, em seguida faça novamente o ponto pom-pom, siga com a lateral normalmente.

Tapete catavento - passo a passo (4)

54 – Chegando na parte oval do tapete, faça 3 correntes, prenda com ponto baixo na alça de 5 correntes da volta anterior, faça 3 correntes e no primeiro ponto do leque faça 2 pontos altos juntos. Desta vez vamos fazer um detalhe em cada leque.

Tapete catavento - passo a passo (5) Tapete catavento - passo a passo (6) Tapete catavento - passo a passo (7)

55 – Siga com mais 4 pontos altos e no 6º ponto de base faça um ponto pom-pom. Desta vez não tem espaço, então o ponto pom-pom será feito todo passando em cima do 6º ponto de base como mostram as imagens… Em seguida faça mais 4 pontos altos e no ultimo ponto de base do leque faça 2 pontos altos juntos.

Tapete catavento - passo a passo (8) Tapete catavento - passo a passo (9) Tapete catavento - passo a passo (10) Tapete catavento - passo a passo (11) Tapete catavento - passo a passo (12) Tapete catavento - passo a passo (13)

56 – Para passar de um leque para o outro faça 3 correntes, prenda com ponto baixo na alça de 5 correntes, faça novamente 3 correntes e em seguida repita todos os passos do leque anterior. Veja que fiz uma sequência de imagens para que possa entender bem.

Tapete catavento - passo a passo (14)

No primeiro ponto faça 2 pontos altos juntos, siga com ponto alto em cima de ponto alto…

Tapete catavento - passo a passo (15)

No 6º ponto de base faça 1 ponto pom-pom, siga com ponto alto em cima de ponto alto…

Tapete catavento - passo a passo (16) Tapete catavento - passo a passo (17)

No ultimo ponto faça 2 pontos altos juntos.

Tapete catavento - passo a passo (18) Tapete catavento - passo a passo (19) Tapete catavento - passo a passo (20) Tapete catavento - passo a passo (21) Tapete catavento - passo a passo (22) Tapete catavento - passo a passo (23) Tapete catavento - passo a passo (24) Tapete catavento - passo a passo (25) Tapete catavento - passo a passo (26) Tapete catavento - passo a passo (27)

A lateral parte arredondada fica assim:

Tapete catavento - passo a passo (28)

57 – Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete catavento - passo a passo (29) Tapete catavento - passo a passo (30) Tapete catavento - passo a passo (31)

58 – 8ª volta – Inicie com 4 correntes, faça ponto alto em cima de ponto alto com uma corrente de espaço e logo após 2 bloquinhos já chega a hora de fazer o ponto pom-pom como mostram as imagens abaixo.

Tapete catavento - passo a passo (32) Tapete catavento - passo a passo (34)

59 – Após uma sequência de 19 pontos altos, faça novamente ponto pom-pom. Siga com a lateral normalmente.

Tapete catavento - passo a passo (35) Tapete catavento - passo a passo (36)

60 – Na parte oval do tapete agora será diferente, vamos começar a fazer os aumentos fora do leque. Logo após fazer o ultimo ponto alto na lateral do tapete, faça uma corrente de espaço e na primeira corrente de espaço faça 1 ponto alto.

Tapete catavento - passo a passo (37) Tapete catavento - passo a passo (38)

61 – Faça uma corrente de espaço e em seguida faça 1 ponto alto em cima do ponto baixo que prende a alça da volta anterior. Este ponto vou chamar de ponto fixo, em todas as voltas (exceto na última) faremos ponto alto em cima de ponto alto na direção deste ponto assim como é feito nas laterais do tapete. Na próxima volta você entenderá perfeitamente porque vou chamá-lo de “ponto fixo”.

Tapete catavento - passo a passo (39)

62 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto na segunda alça de 3 correntes.

Tapete catavento - passo a passo (40)

63 – Faça uma corrente de espaço, pule o primeiro ponto de base do leque e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto alto de base do leque. Desta forma o leque ficará com apenas 11 pontos altos porque pulamos o primeiro e o ultimo ponto de base do leque, as diminuições do leque serão sempre assim.

Tapete catavento - passo a passo (41) Tapete catavento - passo a passo (42) Tapete catavento - passo a passo (43)

64 – Faça uma corrente de espaço nas alças entre um leque e outro trabalhe com já fizemos anteriormente, veja que assim como na primeira alça teremos também um “ponto fixo” que fica em cima do ponto baixo que separam as alças entre um leque e outro.

Tapete catavento - passo a passo (45) Tapete catavento - passo a passo (46) Tapete catavento - passo a passo (47)

65 – Faça em toda a parte oval do tapete, estou colocando algumas imagens extras para reforçar o entendimento…

Tapete catavento - passo a passo (48) Tapete catavento - passo a passo (49) Tapete catavento - passo a passo (50) Tapete catavento - passo a passo (51) Tapete catavento - passo a passo (52) Tapete catavento - passo a passo (53) Tapete catavento - passo a passo (54)

66 – Na lateral do tapete faça como a anterior, na segunda parte oval repita todos os passos que já vimos na primeira… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete catavento - passo a passo (55) Tapete catavento - passo a passo (57)

67 – 9ª volta – Inicie com 4 correntes e faça ponto alto em cima de ponto alto, faça o ponto pom-pom um bloquinho antes do que foi feito na volta anterior. Siga com ponto alto em cima de ponto alto e desta vez na metade do desenho vamos fazer um ponto pom-pom. Então após uma sequência de 11 pontos altos, veja que apontei com a agulha o 12º ponto de base fica exatamente na mesma direção do ponto pom-pom que fica lá embaixo na terceira volta. Faça um ponto pom-pom em cima do 12º ponto, veja nas imagens…

Tapete catavento - passo a passo (58) Tapete catavento - passo a passo (59) Tapete catavento - passo a passo (60)

68 – Em seguida faça novamante uma sequência de 11 pontos altos em cima de ponto alto e então faça o ponto pom-pom que ficará logo no primeiro bloquinho vazio após o ultimo ponto pom-pom da volta anterior. Após isso siga com a lateral normalmente.

Tapete catavento - passo a passo (61) Tapete catavento - passo a passo (62) Tapete catavento - passo a passo (63) Tapete catavento - passo a passo (64) Tapete catavento - passo a passo (65) Tapete catavento - passo a passo (66)

69 – Na parte oval do tapete, após o último ponto da lateral faça uma corrente, faça 1 ponto alto no intervalo de uma corrente da volta anterior. Faça novamente corrente de espaço e novamente ponto alto no espaço de uma corrente da volta anterior… Faça novamente uma corrente de espaço e então faça 1 ponto alto em cima do ponto alto, aquele que chamo de ponto fixo. Veja as imagens…

Tapete catavento - passo a passo (67) Tapete catavento - passo a passo (68) Tapete catavento - passo a passo (69) Tapete catavento - passo a passo (70) Tapete catavento - passo a passo (71)

70 – Após o ponto alto em cima do ponto alto faça uma corrente de espaço e faça ponto alto na corrente de espaço. Uma corrente e novamente ponto alto na corrente de espaço, uma corrente de espaço e então chegamos no leque, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto alto do leque.

Tapete catavento - passo a passo (72) Tapete catavento - passo a passo (73) Tapete catavento - passo a passo (74) Tapete catavento - passo a passo (75)

71 – Entre um leque e outro faça novamente como já vimos anteriormente, não se esqueça de fazer ponto alto em cima de ponto alto no “ponto fixo” pois esta é a forma de fazer aumentos na parte oval do tapete já que os leques estão sendo reduzidos. Siga por toda a parte oval do tapete, observe as imagens que são bem explicativas.

Tapete catavento - passo a passo (76) Tapete catavento - passo a passo (77) Tapete catavento - passo a passo (78) Tapete catavento - passo a passo (79) Tapete catavento - passo a passo (80) Tapete catavento - passo a passo (81) Tapete catavento - passo a passo (82) Tapete catavento - passo a passo (83) Tapete catavento - passo a passo (84) Tapete catavento - passo a passo (85)

72 – Na lateral do tapete, siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto com uma corrente de espaço, preste bastante atenção para não seguir na lateral do tapete fazendo ponto nas correntes como na parte oval…

Tapete catavento - passo a passo (86) Tapete catavento - passo a passo (87) Tapete catavento - passo a passo (88)

73 – No desenho que estamos fazendo com ponto pom-pom faça como na lateral anterior… siga por toda a volta e finalize com ponto baixissimo.

Tapete catavento - passo a passo (90)

74 – 10ª volta – Inicie com 4 correntes, faça ponto alto em cima de ponto alto e desta vez faça o ponto pom-pom em cima do ponto pom-pom da volta anterior, veja que não será no bloquinho antes como vinhamos fazendo, pois vamos começar a reduzir o desenho para que fique no formato de coração.

Tapete catavento - passo a passo (91) Tapete catavento - passo a passo (92)

75 – Após o ponto pom-pom faça uma sequência de 9 pontos altos, veja que ficam faltando 2 pontos para chegar no ponto pom-pom.

Tapete catavento - passo a passo (93) Tapete catavento - passo a passo (94)

76 – Faça o ponto pom-pom e em seguida faça 1 ponto alto.

Tapete catavento - passo a passo (95) Tapete catavento - passo a passo (96)

77 – Após o ponto alto, faça uma corrente de espaço, pule o ponto pom-pom da volta anterior e faça novamente ponto alto, veja que fica um bloquinho como no restante da lateral do tapete.

Tapete catavento - passo a passo (1) Tapete catavento - passo a passo (2) Tapete catavento - passo a passo (3)

78 – Após o bloquinho faça uma novamente o ponto pom-pom, novamente uma sequência com 9 pontos altos e então faça o ponto pom-pom em cima do ponto pom-pom da volta anterior. Siga com a lateral do tapete normalmente.

Tapete catavento - passo a passo (4) Tapete catavento - passo a passo (5) Tapete catavento - passo a passo (6)

79 – Chegando na parte oval do tapete, faça ponto alto entre os pontos da volta anterior e não se esqueça de fazer ponto alto em cima do ponto alto fixo como apontei com a agulha. Nos leques sempre pule o primeiro e o ultimo ponto alto de base e cada leque vai ficar com um total de 7 pontos altos. Entre um leque e outro novamente ponto alto entre ponto alto respeitando o ponto fixo. Observe as imagens… Siga por toda a volta, sendo que na lateral seguinte será como a anterior e a parte oval seguinte como esta… finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete catavento - passo a passo (7) Tapete catavento - passo a passo (8) Tapete catavento - passo a passo (9) Tapete catavento - passo a passo (10) Tapete catavento - passo a passo (11) Tapete catavento - passo a passo (12) Tapete catavento - passo a passo (13) Tapete catavento - passo a passo (14) Tapete catavento - passo a passo (15) Tapete catavento - passo a passo (16) Tapete catavento - passo a passo (17) Tapete catavento - passo a passo (18)

80 – 11ª volta – Inicie com 4 correntes, siga com ponto alto em cima de ponto alto, desta vez faça bloquinho até passar do primeiro ponto pom-pom. Na volta anterior fizemos uma sequência com 9 pontos altos, desta vez o ponto pom-pom ficará no 2º ponto alto após o ponto pom-pom da volta anterior, veja na imagem.

Tapete catavento - passo a passo (19)

81 – Após o ponto pom-pom faça uma sequência de 5 pontos altos e em seguida faça novamente ponto pom-pom. Após o ponto pom-pom fica faltando 1 ponto alto de base, faça o ponto alto, corrente de espaço para fazer o bloquinho como na lateral do tapete e faça bloquinho até passar do outro ponto pom-pom da volta anterior como mostra nas imagens.

Tapete catavento - passo a passo (20) Tapete catavento - passo a passo (21) Tapete catavento - passo a passo (22) Tapete catavento - passo a passo (24)

82 – Faça novamente o ponto pom-pom e em seguida uma sequência de 5 pontos altos, desta forma fica faltando 2 pontos de base, faça o ponto pom-pom, 1 ponto alto, uma corrente e pule o ponto pom-pom da volta anterior para fazer o ponto alto formando então o bloquinho, siga por toda a lateral normalmente.

Tapete catavento - passo a passo (25) Tapete catavento - passo a passo (26) Tapete catavento - passo a passo (27) Tapete catavento - passo a passo (28)

83 – Na parte oval do tapete faça como nas voltas anteriores, não se esqueça de fazer ponto alto em cima de ponto alto quando chegar no “ponto fixo”, não se esqueça também de pular o primeiro e o ultimo ponto de cada leque… desta vez cada leque vai ficar com 5 pontos altos apenas. Siga por toda a volta repetindo os passos da lateral e da parte oval do tapete, finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete catavento - passo a passo (29) Tapete catavento - passo a passo (30)

84 – 12ª volta – Inicie com 4 correntes, novamente ponto alto em cima de ponto alto fazendo bloquinhos até passar do ponto pom-pom.

Tapete catavento - passo a passo (31) Tapete catavento - passo a passo (32)

85 – Desta vez faremos da seguinte forma:

Tapete catavento - passo a passo (33) Tapete catavento - passo a passo (34)

86 – Após as sequências de ponto pom-pom faça bloquinhos até passar do ponto pom-pom da volta anterior.

Tapete catavento - passo a passo (36) Tapete catavento - passo a passo (37)

87 – Novamente faça:

Tapete catavento - passo a passo (38) Tapete catavento - passo a passo (39)

88 – Siga com a lateral normalmente até chegar na parte oval do tapete.

Tapete catavento - passo a passo (40) Tapete catavento - passo a passo (42) Tapete catavento - passo a passo (43)

89 – Na parte oval faça como nas voltas anteriores, faça ponto alto em cima do ponto fixo, em todos os outros espaços são pontos altos entre os pontos altos. Não se esqueça de pular o primeiro e o ultimo ponto alto do leque, desta vez cada leque ficará com apenas 3 pontos. Siga por toda a volta fazendo a próxima lateral como a anterior e a outra parte oval igual a esta. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Tapete catavento - passo a passo (44)

90 – 13ª volta – Desta vez toda a lateral ficará apenas com bloquinhos, finalmente não faremos mais ponto pom-pom porque o desenho já está pronto. Siga com a lateral normalmente.

Tapete catavento - passo a passo (45) Tapete catavento - passo a passo (46) Tapete catavento - passo a passo (47) Tapete catavento - passo a passo (48)

91 – Na parte oval será como nas voltas anteriores e novamente faça o ponto alto em cima do “ponto fixo” nos leques faça o ponto alto em cima do ponto do meio finalizando também os leques… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Observe as imagens, apontei com a agulha que segui com ponto alto em cima de ponto alto na lateral, ponto alto entre ponto alto até chegar no ponto fixo, fiz o ponto alto em cima do ponto alto, novamente ponto alto entre ponto alto e no leque ponto alto em cima do ponto alto do meio, sempre com uma corrente de espaço entre um ponto alto e outro.

Tapete catavento - passo a passo (49) Tapete catavento - passo a passo (50) Tapete catavento - passo a passo (51) Tapete catavento - passo a passo (52) Tapete catavento - passo a passo (53)

92 – 14ª volta – Inicie com 4 correntes e faça ponto alto em cima de ponto alto com uma corrente de espaço em toda a lateral, chegando na parte oval do tapete faremos uma modificação importante para que o acabamento fique correto.

Tapete catavento - passo a passo (54) Tapete catavento - passo a passo (55)

93 – Na parte oval do tapete em todas as voltas fizemos ponto alto em cima do tal “ponto fixo” se você observar bem temos 5 pontos fixos. Desta vez vamos fazer ponto alto em cima de apenas 2 deles. Para que o tapete não fique deformada faremos da seguinte forma:

Ignore o primeiro ponto fixo, veja nas imagens que vou pular o ponto fixo e fazer ponto alto entre ponto alto normalmente. Siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto até chegar no segundo ponto fixo.

Tapete catavento - passo a passo (56) Tapete catavento - passo a passo (57) Tapete catavento - passo a passo (58) Tapete catavento - passo a passo (59) Tapete catavento - passo a passo (60) Tapete catavento - passo a passo (61)

94 – Chegando no segundo ponto fixo desta vez faça o ponto alto em cima dele, em seguida continue fazendo ponto alto entre ponto alto, passe direto pelo 3º ponto fixo como já fizemos com o 1º e só faça ponto alto novamente em cima do 4ª ponto fixo. Sendo assim siga com ponto alto entre ponto alto e pule o 5º ponto fixo e só volte a fazer ponto alto em cima do ponto alto da lateral novamente.

Tapete catavento - passo a passo (62) Tapete catavento - passo a passo (63) Tapete catavento - passo a passo (64) Tapete catavento - passo a passo (65)

95 – Aqui a lateral, preste bastante atenção para não confundir e passar direto no ponto que marca a lateral… Siga por toda a volta e na outra parte oval repita o mesmo que fizemos nesta primeira. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Caso queira fazer o acabamento com a mesma cor do tapete, após finalizar a volta com ponto baixíssimo faça um ponto baixo dentro do espaço seguinte e então continue com o acabamento, caso contrário corte o fio e arremate.

Tapete catavento - passo a passo (66) Tapete catavento - passo a passo (67)

96 – Eu escolhi fazer o acabamento com a mesma cor utilizada nas duas flores mais escuras, o barroco 9427. Amarre-o em qualquer um dos espaços e prenda com ponto baixo. Em seguida pule 1 bloquinho e no terceiro bloquinho faça 3 pontos altos. Após os 3 pontos altos faça duas correntes e em seguida faça 2 pontos altos pegando o terceiro ponto alto. Em seguida faça novamente 3 pontos altos no mesmo espaço formando um “cogumelo”. Pule 1 bloquinho e prenda com ponto baixo no bloquinho seguinte. (veja esta sequência mais abaixo)

Tapete catavento - passo a passo (68) Tapete catavento - passo a passo (69) Tapete catavento - passo a passo (70)

97 – Aqui fotografei a sequência descrita acima… prenda com ponto baixo. Em seguida pule 1 bloquinho e no terceiro bloquinho faça 3 pontos altos.

Tapete catavento - passo a passo (71)

Após os 3 pontos altos faça duas correntes e em seguida faça 2 pontos altos pegando o terceiro ponto alto. Em seguida faça novamente 3 pontos altos no mesmo espaço formando um “cogumelo”. Pule 1 bloquinho e prenda com ponto baixo no bloquinho seguinte… continue assim por toda a volta, finalize a volta com ponto baixíssimo. Corte o fio e arremate.

Tapete catavento - passo a passo (72) Tapete catavento - passo a passo (73) Tapete catavento - passo a passo (74)

Tapete catavento - passo a passo (75)

Se você fez a última volta corretamente não vai faltar nem sobrar bloquinhos. Seu tapete estará prontinho!!

Tapete catavento (1) Tapete catavento (2) Tapete catavento (3) Tapete catavento (4) Tapete catavento (5) Tapete catavento (6) Tapete catavento (7) Tapete catavento (8) Tapete catavento (9) Tapete catavento (10)

48 comentários em “Tapete catavento – passo a passo – parte 3

  1. Ótimo passo a passo, gostaria de fazê-lo também em tamanho maior para um jogo de cozinha, mas como sou iniciante no croche nao consigo fazer aumentos. Gostaria de uma ajudinha sua.

    1. Oi Jaíne, para fazer maior com 5 flores por exemplo, emenda normalmente as flores e a única diferença ficará no comprimento. Na parte oval não muda nada… neste caso adapte duas sequências de desenho de coração. Infelizmente não tenho como detalhar cada passo :(

  2. Amei os crochê quero receber os passo a passo,Boa ideia pra quem teve está iniciativa parabéns.

    1. Oi Maria, tem o passo a passo completo aqui no blog! Para baixar o gráfico tem o link no início do blog.

  3. Oi Samuel esse site é top … amodoro !!! Bem que você poderia dar o passo a passo da capa do vaso e do pé do vaso heim …. o jogo para o banheiro nesse modelo ficaria lindo … pense com carinho à respeito ok … desde já agradeço … abraço

  4. Oiii….será que vocês podem me ajudar,vou fazer um jogo de banheiro com o modelo desse tapete;na cor laranja velha,qual será a cor para as flores..?? Pensei em vermelhas,mas estou em dúvida..Obrigada pela atenção

    1. Olá Elisabeth, as flores com a mesma cor sendo um tom mais forte ou na cor branca acredito que ficaria legal. Como o vermelho também dá origem a cor laranja creio que combine também.

  5. Oi adoro seus trabalhos. Mais neste tapete gostaria de fazer outra flor mais trabalhada. Vc poderia me sugerir alguma? Obrigada.

  6. Oi tudo bem ,muito lindo esse topete,gostaria de saber como faço pra diminuír pra faser a tampa do vaso sanitário….tudo nesse site e muito lindo,obrigado por compartilhar conosco….

    1. Olá Helisandra, faça com duas flores e diminua o número de intervalo que tem entre a lateral e desenho do coração.

  7. Esse tapete é muito bonito, fiz ele com as flores em vermelho mesclado e ao invés de usar barbante cru, optei por cinza grafite, ficou show!!!
    Mais um passo a passo que faço daqui.
    Valeu Samuel, grande abraço!!!

    1. Legal Júnior! Com as combinações de cores citadas acredito que tenha ficado muito bonito mesmo. Forte abraço.

  8. Este foi mais um tapete maravilhoso que fis graças a este blog que ensina tão bem .Eu agradeço de coração pois sou uma senhora de 60 anos com problemas de síndrome do pânico e depressão; hoje estou mais fortelecida graças a voces pois só assim fazendo croche eu me sinto bem as vezes erro bastante ma não desisto e hoje acabei de terminar este tapete catavento muito lindo . Agora se DEUS quiser vou começar outro vou escolher qual. Grande beijo pra voces . Qual o nome do professor? Fiquem com DEUS.

    1. Olá Fátima, fico muito feliz em saber que o blog está sendo útil. Peço que Deus a abençoe sempre!
      Grande beijo, o nome do professor? Samuel R. Ramos, muito prazer!

  9. Seu blog é maravilhoso, ja fiz varias peças e é muito facil seguir as suas explicaçoes, parabens que Deus abençoe

  10. Nossa seu blog é maravilhoso. estou na fase final deste tapete e estou muito feliz,pois eu nunca tinha feito um tapete tabalhado com flores assim,mas seu pap é tão bem explicado que não tem como não acertar. Obrigada! bjos!

  11. Amei este tapete. Muito obrigada.
    Gostaria de saber se há possibilidade de aumentar este tapete na fase final??? E o que eu poderia fazer???
    Visto que ainda não fiz o bico.

    1. Oi Larissa, muito obrigado pelo carinho! Olha, para aumentar o tapete precisaria criar algo e infelizmente não tenho imagens para auxiliar você. Só tome o cuidado de não aumentar muito sem fazer com mais flores, porque senão ao invés de oval ele fica mais pra redondo.

  12. lindíssimo este tapete, trabalhoso sim ,mas o pap é tão bem explicado que não há como errar.Parabéns! Seus trabalhos, aliás seu blog é maravilhoso.Nunca tire do ar e nos prive dessas maravilhas. Vou fazer .Muito obrigado.Abraços.

  13. Realmente vcs estão de parabens só não faz quem não quiser pois no passo a passo fica muito fácil a confecção deste belo tapete.

  14. Fiz este tapete e ficou tão lindo quanto o seu. Muito bem explicado e deu certinho.
    Visito este site todos os dias!!!
    Amei todos os tapetes, estou no 2º trabalho…

  15. Adorei fazer o tapete catavento, não sabia nada só ponto alto e baixo e achava que não seria capaz de fazer um trabalho tão elaborado. As explicações são bem claras, agora quero fazer outros.

  16. bom dia! estou sempre procurando algo novo na net, mas passo a passo é somente aqui com vcs , muito bem explicado, vcs estão de parabéns, muito obrigada !!!!!!

  17. ki lindo sou apaixonada pelos seus trabalhos….como faço para faser menor pra adaptar pra tampa do vaso?sou sua fã bjo

  18. Lindo esse tapete, ja quero faze-lo… Parabens pelo site entro aqui todos os dias para ver as novidades rsrsrs